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quarta-feira, 15 de julho de 2015

Túnel do Tempo: FHC proíbe fumar em público







Luís Alberto Alves

Fumo: no dia 15 de julho de 1996, o presidente Fernando Henrique Cardoso sanciona lei que proíbe fumar em recintos fechados, particulares ou públicos.

Radiografia de Sampa: Rua Rodolfo Miranda





Luís Alberto Alves

 Rodolfo Nogueira da Rocha Miranda nasceu em Bananal (SP) em 8 de novembro de 1862. Neto do Coronel Antonio José Nogueira, um dos revolucionários de 42. Rodolfo Miranda, desde a escola já era um adepto da causa republicana e nas colunas do "Echo Juvenil" e "Iracema", dois pequenos jornais, fazia ardorosamente propaganda da Idéia Nova. 

 Aos 18 anos interrompeu seus estudos para assumir a direção da casa paterna. Em seguida partiu para a Europa de onde regressou em 1882, fixando residência em São Simão  (SP). Ali reiniciou com mais ardor sua atividade partidária e pronunciou as seguintes palavras: Aqui vim plantar café e plantar a República.

 São notáveis suas Cartas ao Diário Popular. Após a proclamação da República, foi aclamado chefe do governo municipal de São Simão, revelando-se então um administrador prudente e criterioso. No final de 1889, seguiu novamente para a Europa, onde permaneceu por dois anos. 

 Exerceu o mandato de deputado, senador e no governo do Dr. Nilo Peçanha, exerceu o alto posto de ministro da Agricultura. Possuía grandes propriedades agrícolas, assim como um estabelecimento industrial em Piracicaba (SP). A Rua Rodolfo Miranda (foto) fica no bairro do Bom Retiro, Centro de SP.

Geral: Zelo faz Inverno ficar mais quente











Redação

 As noites estão ficando cada vez mais frias e cada estação tem uma ambientação própria. Para acompanhar o Inverno e a queda de temperatura, a Zelo destaca seu cobertor de microfibra com toque de seda. Aconchegante, macio e confortável, é ideal para esta época do ano.

 A coleção Toque de Seda traz toda a sofisticação e charme que o Inverno pede. Com gramatura de 450g/m² e acabamento de debrum largo, os cobertores são perfeitos para aquecer, sem perder o charme. Estão disponíveis em dois modelos: casal - R$169,90 e queen - R$199,90 e três cores sand/ ameixa/ bordô.

Zelo

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Loja Virtual: www.zelo.com.br

Geral: Franquia “Vó, Quero Bolo!” aposta em seus diferenciais para seguir crescendo



Bolos sem produtos químicos



Redação

 A franquia Vó, Quero Bolo! iniciou sua expansão no início deste ano – não sem antes ter a certeza de que o negócio é bom e veio para ficar. Os franqueadores, Willians Navarro e Fernando Cachulo, em dois anos, abriram seis lojas em bairros importantes da capital paulista. Agora, acompanham a implantação da primeira franquia da rede, que será inaugurada em agosto na cidade de Campinas, cidade do interior paulista.

 Também há negociações fora do estado paulista – em Florianópolis, Vitória e Fortaleza. A meta, até o final do ano, é abrir dez novas lojas para disseminar o que a dupla de franqueadores tanto preza: o sabor do verdadeiro bolo caseiro.

 E quando o assunto é sabor, é este o grande diferencial da Vó, Quero Bolo! em relação à concorrência. “Nas cozinhas das lojas, tudo é fresco: os ingredientes são naturais, tudo é feito na hora e nada é pré-pronto. Palavras como conservante, estabilizante, corante e aromatizante são verdadeiros palavrões em nossa empresa”, brincou Cachulo.

 Todas as coberturas são feitas dentro das cozinhas das lojas. A cobertura de avelã, por exemplo, é feita com sementes importadas que são assadas, trituradas e manipuladas diretamente na cozinha de cada franquia – e não com o já conhecido creme de avelã que existe no mercado. “Quase que diariamente somos abordados por fornecedores oferecendo itens já industrializados como pasta de mandioca congelada, aromatizantes, ovos em pó, misturas e coberturas prontas, entre outras facilidades, que recusamos veementemente”, completou o franqueador.

 Apoio total ao franqueado – Este é outro aspecto que vem seduzindo os investidores.  “Não conheço nenhuma empresa do segmento que tenha um centro de treinamento específico para o franqueado e sua equipe”, cita o sócio de Fernando Cachulo, Willians Navarro. “É um local especializado, no qual se aprende a fazer as receitas dos bolos da rede e os outros itens do cardápio”. No Centro, também são oferecidos cursos das novas receitas desenvolvidas pela franqueadora. Os treinamentos de reciclagem são específicos e dados pelos consultores de campo, que, assim, podem avaliar o dia a dia de cada loja e suas demandas individuais.

 O franqueador também cita os manuais extremamente detalhados de toda a operação e a Central de Compras. “O franqueado terá acesso à mesma matéria-prima utilizada em toda a rede. Com isso, garantimos um padrão de excelência na qualidade dos ingredientes usados ao mesmo tempo em que reduzimos o custo para o franqueado – já que a franqueadora compra em grande quantidade”.

 Pensando no cliente – Para aumentar o número de fãs da rede, a variedade de bolos conta muito a favor. São mais de 40 sabores de bolos doces e salgados, tortas, cucas, especialidades, linha diet, light, integral, sem glúten, sem lactose, além de nove tipos de coberturas. E há, ainda, os bolos comemorativos, feitos em datas como Dia das Mães, Páscoa e festa junina, que agradam aos mais variados paladares. “É o maior mix de produtos do mercado”, destaca Cachulo.

 E o cliente ainda tem o benefício do cartão fidelidade: a cada bolo adquirido em qualquer uma das lojas da rede, um carimbo é colocado no cartão. Ao completar 12 carimbos, o cliente ganha um bolo de cortesia. Navarro completa: “E o melhor: o cartão pode ser preenchido com carimbos de qualquer loja da rede e trocado, também, na loja de preferência do cliente”.

 Interessados em abrir uma loja da Vó, Quero Bolo! investem entre R$ 165 mil e R$ 200 mil, valor já com taxa de franquia, capital de giro, reforma do imóvel, entre outros custos, ou seja, o valor estimado é para ter a loja pronta, em operação. O faturamento médio mensal é de R$ 80 mil e a lucratividade varia entre 10% e 20%.
  
Rede chega a Campinas

 Até o final do mês de julho, será aberta uma loja da Vó, Quero Bolo! no centro da cidade de Campinas (SP). O objetivo é vender 150 bolos por dia na nova loja, que fica em uma região com grande fluxo de pedestres.

 “O franqueado comparou nossa franquia com outras dedicadas a bolos caseiros e nos escolheu devido ao frescor dos ingredientes que utilizamos na preparação dos bolos”, explicou Cachulo. Ele diz que Campinas é uma cidade estratégica para a rede, devido à sua grande importância. “Nosso estudo de geomarketing apontou que é possível abrir quatro lojas na cidade, uma das principais do interior paulista”, revela.


Geral: Guarulhos (SP) realiza seu 2º Festival do Pastel de Feira na próxima segunda (20)





O delicioso pastel de feira estará na Praça Getúlio Vargas, Centro de Guarulhos (SP)


Redação
 Com a proposta de apresentar a feira livre como um produto turístico que fortalece o desenvolvimento econômico da cidade, a Prefeitura de Guarulhos e o Sindicato dos Feirantes vão realizar o 2º Festival do Pastel de Feira na próxima segunda-feira (20), das 9 às 17 horas, na Praça Getúlio Vargas, Centro.

 O festival contará com nove barracas de pastel com vários sabores, que poderão ser degustados pelo preço único de R$ 4, além de cinco de caldos de cana. O Comtur (Conselho Municipal do Turismo) receberá 15% da renda. Na ocasião, serão apresentadas várias atrações culturais.

 “Decidimos pelo festival do pastel de feira e não pelo melhor pastel, como ocorre regularmente na Capital, porque entendemos que o pastel de feira já é um diferencial. Então optamos por aproveitar o evento para fazer uma divulgação da feira livre como um equipamento de abastecimento fundamental do município, tanto pela qualidade dos produtos oferecidos como pela função que ela tem de balizar preços”, ponderou Hélio Teruia, presidente do Sindfeira Guarulhos.

 O evento é parte da construção de uma política pública turística, destaca a diretora do Departamento de Turismo, Josefa Leôncio. “A primeira edição foi um sucesso. E nós estamos criando diversos formatos de produtos turísticos para a população, com vocação gastronômica, como, por exemplo, este evento”, concluiu.