Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Variedades: BFF Girls são indicadas à duas categorias do "Meus Prêmios Nick 2020"



"Conteúdo Digital" do "Ano e Hit Nacional Favorito" são as categorias que o trio concorre

RedaçãoH/ourpress

BFF Girls, a girl band febre do momento, formada por Bia Torres, Giulia Nassa e Laura Castro, recebeu duas indicações do concorrido "Meus Prêmios Nick" deste ano.

Hoje (22) começam as votações, e as meninas concorrem nas categorias: “Conteúdo Digital do Ano” com a webserie “Por Trás da Música”, ao lado de Manu Gavassi, Débora Aladim, Maju Trindade, Desimpedidos e Jovem Nerd, e na categoria “Hit do Ano” com a canção “Fica”, ao lado de Manu Gavassi, Giulia Be, Melin, AnaVitoria, Iza e Lagum, Gustavo Mioto e Camila Loures.

A votação terá duas fases: a primeira começa hoje, dia 22 e vai até 13 de agosto. A partir do dia 13, os quatro mais votados em cada categoria seguirão na disputa do prêmio.

Sucesso no YouTube, as BFF’s já ultrapassam a marca de 252 milhões views na plataforma, e mais de 66 mil ouvintes mensais no Spotify. Além do sucesso na música, o trio é referência nas telonas também, já no primeiro bimestre de 2020, Bia Torres, Giulia Nassa e Laura Castro chegaram aos cinemas com o filme “O Melhor Verão das Nossas Vidas”, onde mostra as integrantes vivendo altas aventuras para conseguir entrar em um festival de música.

Vote aqui e registre sua torcida pelas meninas da BFF Girls

Economia: Como reduzir os custos das indústrias neste período


Cortar custos industriais nesse momento é essencial, mas sem comprometer a qualidade e segurança das operações

Redação/Hourpress

Segundo o levantamento realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), 92% das indústrias brasileiras consultadas estão sofrendo com impactos negativos em decorrência da COVID-19. Nesse cenário, a redução dos custos industriais e o aumento das vendas são a principal rota para enfrentar essa fase. “Antes de qualquer decisão, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados”, alerta Giordania Tavares, diretora executiva da Rayflex, líder no mercado nacional de portas industriais. Segundo ela, não adianta acelerar as vendas e cortar diversos custos industriais sem ponderar todos os riscos e as oportunidades. “A partir da integração e sinergia entre as equipes do comercial e financeiro com a produção e logística, é possível estabelecer estratégias mais assertivas para a lucratividade e economia da sua indústria”, completa.

Com a ajuda da executiva listamos algumas dicas para reduzir os gastos nesse momento sem comprometer a qualidade e segurança das operações

1.Conheça os seus custos industriais

É comum que as empresas não tenham clareza sobre todos os seus custos industriais, ou ao menos o que eles representam para o processo produtivo, principalmente quando se fala em gastos variáveis e indiretos. “Antes de optar por demissões, troca de fornecedores, substituição de matérias-primas, e o adiamento de qualquer tipo de investimento, identifique e avalie todos os seus custos industriais diretos, indiretos, fixos e variáveis”, explica Giordania. Assim é possível garantir a precificação adequada de seus produtos e serviços, atuar na raiz do problema e prevenir quedas na qualidade de produção.

2.Elimine os prejuízos

Acidentes de trabalho, paradas inesperadas dos equipamentos por falta de manutenção e processos falhos ou redundantes estão entre as principais causas de perdas nas indústrias. Portanto, evitar esses prejuízos é o primeiro cuidado para eliminar custos industriais excessivos e desnecessários. “Nesse sentido a tecnologia surge como aliada para garantir a segurança dos trabalhadores. O uso de niveladoras eletrohidráulicas para carregamento e descarregamento de caminhão, por exemplo, tornam a operação muito mais segura, pois elimina o vão que fica entre a doca e o veículo, além de contribuir para a ergonomia dos colaboradores pois seu funcionamento é automatizado e não exige esforço físico para operar”, diz Giordania. “Para a divisão de ambientes internos, as portas rápidas são extremamente úteis, garantindo que o local fique fechado sem interromper o fluxo da operação. As da Rayflex possuem tecnologia patenteada nas guias laterais que elimina qualquer tipo de barras metálicas na lona, tornando-a inofensiva aos usuários que passam por baixo da porta”, pontua.

3.Economize energia elétrica

A energia elétrica chega a representar mais de 40% dos custos industriais relativos à produção. Tal custo é variável e influenciado por fatores internos e externos, mas alguns cuidados simples podem garantir a redução significativa desse consumo. O dimensionamento da planta e dos compressores de ar, a manutenção preditiva dos filtros do ar condicionado, além do controle da troca de ar e perda de pressão entre os ambientes, por exemplo, resultam em elevada economia no dia a dia da sua produção. Existem ainda os modelos de portas rápidas que contribuem para essa economia. O modelo Frigoiso, da Rayflex, foi criado especificamente para aplicação em câmara fria de resfriados ou de congelados com alto fluxo de passagem. Por agilizar o processo de entrada e saída da câmara, reduz o tempo de porta aberta e evitando perda de frio

4.Pondere custo x investimentos

Um dos maiores enganos no controle de custos industriais é encarar o adiamento dos investimentos como premissa, evitando qualquer iniciativa que possa gerar um gasto adicional em meio a um cenário de crise. “É necessário considerar não apenas o custo inicial de suas soluções, mas também os gastos ou a economia que esse investimento pode representar a médio e longo prazo”, finaliza a executiva.

Sobre a Rayflex

Criada em 1988, a Rayflex Industrial é líder do mercado nacional de portas industriais com fabricação nacional, atuante em todos os estados do Brasil e em alguns países da América Latina nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, automobilísticas, metalúrgicas, além de armazéns e centros de distribuição independentes (logística), especializada em porta rápidas, portas para docas e niveladores de docas, desenvolvidos especialmente para isolamento e proteção dos mais variados ambientes industriais.  Para mais informações: www.rayflex.com.br

Economia: Brasileiros começarão a se familiarizar com o PIX a partir de outubro

Sistema instantâneo de pagamentos seria lançado em novembro



Agência Brasil 

O Banco Central (BC) antecipou para 5 de outubro o registro das chaves de endereçamento para receber um PIX, sistema de pagamentos e transferências instantâneos.

Segundo o BC, as chaves são o “método fácil e ágil” de identificação do recebedor. Desta forma, o pagador não precisará de dados como número da instituição, agência e conta para fazer uma transferência.

Para receber um PIX, a partir de outubro, basta acessar o aplicativo da instituição em que tem conta e fazer o registro da chave, vinculando o número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ àquela conta específica.As informações serão armazenadas em uma plataforma tecnológica desenvolvida e operada pelo BC, chamada Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT), um dos componentes do Pix.

De acordo com o BC, antes previsto para se iniciar em 3 de novembro, o registro foi antecipado para que os clientes e as instituições tenham mais tempo para se familiarizar com o PIX. Estarão disponíveis antecipadamente todas as funcionalidades para a gestão das chaves – além do registro, a exclusão, a alteração, a reivindicação de posse e a portabilidade. As regras específicas estarão detalhadas no Regulamento PIX, que será publicado em agosto.

O BC nforma ainda que a participação no período antecipado de registro de chaves será facultativa para as instituições financeiras e de pagamentos participantes do PIX, tendo como pré-requisito a conclusão bem-sucedida da etapa de homologação.

Cronograma

Agosto: Divulgação do Regulamento PIX e manuais técnicos

5 de outubro: Início do processo de registro de chaves de endereçamento

3 de novembro: Início da operação restrita do PIX

16 de novembro: Lançamento do PIX para toda a população

Economia: No Brasil, 10 milhões de famílias não precisam pagar conta de luz

Ministro diz que anunciará em agosto leilões para o setor energético



Agência Brasil 

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez hoje (22) um balanço as ações da pasta, no sentido de dar suporte a famílias de baixa renda durante a pandemia. Segundo ele, 10 milhões de unidades consumidoras com esse perfil são beneficiadas com a gratuidade na conta de luz, desde que o consumo não seja superior a 220 quilowatts por hora (kw/h).

O ministro destacou também que, durante a pandemia, a capacidade de geração de energia teve uma expansão de 3 gigawatts, ao mesmo tempo que a inadimplência caiu de 10% para 2%. “Além disso saímos de uma queda na carga, que estava em 20% no início da pandemia [em parte pela diminuição do consumo no setor industrial] para 2%”, acrescentou durante coletiva de imprensa online, convocada para falar dos 60 anos do ministério.

Exportações

Albuquerque acrescentou que o setor de minas e energia ocupou, no período entre janeiro e junho, o segundo lugar no ranking de exportações, com 10,2% do total exportado, o que equivale a US$ 10 bilhões. “O minério de ferro teve bastante importância na nossa balança comercial, representando 44% das exportações da indústria extrativa”, acrescentou.

Falando especificamente sobre o setor de petróleo e gás, Albuquerque disse que, no ano passado, os leilões “propiciaram que 50% dos bônus realizados no mundo fossem feitos no Brasil”.

“A Petrobras continuará com seu programa de desinvestimento, apesar de termos suspendido alguns leilões por conta dos imprevistos deste ano. No que diz respeito a energia, faremos apenas o leilão de transmissão do final de ano. E provavelmente em agosto anunciaremos novos leilões para os próximos anos”, disse o ministro referindo-se, também, a leilões de termelétricas.

Segundo ele, esses leilões complementarão as medidas estruturantes pretendidas pelo governo. Ele, no entanto, não quis dar mais detalhes sobre quais seriam essas medidas. “Entendemos que já há um consenso em relação a diversas medidas que dizem respeito à modernização do setor, o que é fundamental para dar segurança aos investidores e para prestar melhores serviços aos consumidores. Mas não quero adiantar quais serão as medidas porque elas ainda estão sendo construídas e consensualizadas com o Congresso, com órgãos vinculados ao MME e com agentes do mercado”, disse o ministro.

Petrobras

Abulquerque voltou a negar que o governo tenha a intenção de privatizar a Petrobras. “Não há nenhum movimento ou estudo do governo federal em relação à privatização da Petrobras, que é uma empresa que orgulha os brasileiros e que tem papel importante na economia, produção e na balança comercial”, disse

“O desinvestimento feito ano passado na Petrobras resultou em recursos da da ordem de US$ 16 bilhões, possibilitando que a empresa investisse US$ 27 bilhões naquilo que é sua expertise, que é exploração de petróleo e gás em águas profundas”, argumentou.

Segundo o ministro, esse desinvestimento vai ao encontro do que é defendido pelo Conselho Nacional de Política Energética, que é a busca por novos agentes e empresas de pequeno e médio porte para atuar no setor.

“Isso tem sido exitoso. Houve aumento da produção nas áreas e campos que foram desinvestidos. No Rio Grande do Norte, por exemplo, o aumento foi da ordem de 30% na produção, comparando com 2019. Isso tem trazido benefícios à atividade socioeconômica de nosso país”, acrescentou.

Eletrobras

Albuquerque voltou a citar, como prioridade do governo, a capitalização da Eletrobras. “É prioridade desde 2019, quando assumimos o governo. No período de transição já trabalhávamos nesse processo. A aprovação, pelo Congresso Nacional, é fundamental para que capitalizemos a empresa, dando maior competitividade ao setor”, disse.

“Mas volto a dizer: o Congresso Nacional é soberano na avaliação que faz em relação aos projetos em tramitação”, ponderou.

Saúde: Prontos-socorros privados realizam mais atendimentos sem internações


Levantamento foi feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar



Agência Brasil 

Os atendimentos em prontos-socorros privados que não geraram internações aumentaram 20% em junho, na comparação com maio, mostra o Boletim Covid-19 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Já a quantidade de atendimentos, no entanto, encontra-se perto da metade do que era realizado em fevereiro, revela ANS.

Os dados assistenciais levam em conta 51 operadoras de saúde que possuem hospitais próprios. Com a chegada da pandemia de covid-19, o número de atendimentos de emergência que não geraram internações caiu 13% em maio e 51% em abril. Em maio, houve aumento, de 4,2%.

A pesquisa também mostra que o número de exames e terapias autorizados em junho foi 26% inferior ao de 2019. Apesar de intensa, a queda é menor que a dos meses anteriores. Em maio, a redução foi de 47%, e, em abril, de 63%.

O boletim informa ainda que a ocupação de leitos cresceu de 61% para 62% de maio para junho, o que inclui leitos comuns e de unidades de terapia intensiva. No ano passado, a ocupação era de 75% nos dois meses.

A ocupação de leitos para covid-19 caiu de 61% em maio para 59% em junho, enquanto a taxa aumentou de 61% para 63% para os demais procedimentos de internação.

As demandas de reclamação registradas junto à ANS por consumidores tiveram um aumento em junho, superando a quantidade contabilizada em maio em 21,4%. Ainda assim, o total permaneceu abaixo do que era recebido mensalmente pela ANS entre o segundo semestre de 2019 e março de 2020.

Entre março e junho, a ANS recebeu 5.766 reclamações relacionadas à covid-19, sendo 40% sobre o tratamento ou exames para a doença e 40% sobre outras assistências afetadas pela pandemia. O restante das reclamações foi sobre temas não assistenciais, como contratos e regulamentos.

Em uma análise quinzenal, as reclamações sobre exames e tratamentos de covid-19 cresceram desde abril, saltando de 89 registros nos primeiros 15 dias daquele mês para 630 na segunda quinzena de junho. Do total de reclamações recebidas pela agência mês passado, 17,8% foram relacionadas ao novo coronavírus. Em maio, o percentual foi de 18,3% em relação ao total de demandas.

O estudo também traz dados sobre a situação econômico-financeira das operadoras de saúde. A inadimplência de planos com preço preestabelecido caiu tanto para os familiares quanto para os coletivos. No primeiro caso, a queda foi de 13% para 10%. Já no segundo, de 7% para 5%. Segundo a ANS, as quedas trouxeram a inadimplência de volta aos patamares históricos. Os dados de inadimplência levam em conta as informações de 102 operadoras. 


Saúde: Casos do novo coronavírus no mundo superam marca de 15 milhões


EUA têm maior número de casos - 3,91 milhões


Agência Brasil 

O número de infecções pelo novo coronavírus no mundo superou a casa de 15 milhões nesta quarta-feira (22), de acordo com contagem da Reuters, e a pandemia ganha força apesar de países seguirem divididos em resposta à crise.

Nos Estados Unidos, que têm o maior número de casos no mundo, com 3,91 milhões de infecções, o presidente Donald Trump alertou: "Vai provavelmente, infelizmente, piorar antes de melhorar."

Completam a lista de cinco países com maior número de casos, atrás dos EUA, o Brasil, a Índia, Rússia e África do Sul. Mas a contagem da Reuters mostra que a doença está se acelerando mais rapidamente nas Américas, que respondem por mais da metade dos casos no mundo e metade das mortes causadas pela covid-19.

Globalmente, a taxa de novas infecções não mostra sinais de desaceleração, de acordo com a contagem da Reuters, baseada em dados oficiais.

Depois que o primeiro caso do novo coronavírus foi relatado em Wuhan, na China, no início de janeiro, foram cerca de 15 semanas para se chegar à marca de 2 milhões. Por outro lado, demorou apenas oito dias para se superar a marca de 15 milhões de infecções desde que se chegou ao número de 13 milhões, alcançado em 13 de julho.

Especialistas em saúde enfatizam que os dados oficiais quase certamente subestimam os números reais de infecções e de mortes pela doença, especialmente em países com capacidade de testagem limitada.

O número oficial de casos de covid-19, de 15.009.213, é pelo menos o triplo do de infecções graves de influenza registrados anualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Ao mesmo tempo, o número de mortos pela covid-19 no mundo, de mais de 616 mil em sete meses, está próximo da ponta mais alta das mortes anuais por influenza.

Saúde: Inverno é tempo de doar sangue em São Paulo


Banco de Sangue de São Paulo sensibiliza doadores para aumentar os estoques

Redação/Hourpress

Com a chegada do inverno, uma situação se agrava nos Bancos de Sangue do país: a queda brusca nas doações de sangue. No aconchego de seus lares, as pessoas se esquecem de praticar esse simples gesto que pode salvar até quatro vidas.

De acordo com Bibiana Alves, líder de captação do Banco de Sangue de São Paulo, normalmente já há uma queda de 40% nas doações de sangue no inverno, o que é muito grave, pois justamente neste período aumentam as doenças respiratórias.

"Essa situação se agrava com a pandemia, e nosso estado de alerta fica em torno de 60% de redução no número de doações. Paradoxalmente, o número de atendimentos vem aumentando em razão da retomada da vida social, do retorno de cirurgias eletivas, além dos pacientes que prosseguem em tratamentos de anemias, câncer, dentre outros procedimentos", explica Bibiana, informando ainda que o sangue O- enfrenta uma situação pior.

Segundo a líder de captação, são necessárias 100 doações diárias para manter os estoques em níveis saudáveis. "Nossa expectativa com esse alerta à população é que as pessoas se mobilizem para nos ajudar doando sangue o quanto antes, pois o reflexo do estoque baixo pode ser grave", ressalta Bibiana.

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;

• Não ter diabetes em uso de insulina;

❗ Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o CORONAVÍRUS:

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;

• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).

Serviço:

Banco de Sangue de São Paulo

Unidade Paraíso

Endereço: Rua Tomas Carvalhal, 711 - Paraíso

Tel.: (11) 3373-2000

Atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábado, das 08h às 16h Estacionamento gratuito Hotel Matsubara - Rua Tomas Carvalhal, 480

Unidade Hospital Edmundo Vasconcelos

Endereço: Rua Borges Lagoa, 1450 - Vila Clementino

Tel.: (11) 5080-4435

Atendimento: Segunda a sábado, das 8h ao 12h

Estacionamento gratuito.

Geral: Instituto Votorantim e banco BV selecionam municípios para receber Programa de Telemedicina Inteligente


Iniciativa selecionará 10 municípios brasileiros com mais de 350 mil habitantes por meio de edital inédito


Redação/Hourpress

Instituto Votorantim, com apoio do banco BV, torna pública a abertura do Edital de Seleção de Municípios para participação no Programa Telemedicina Inteligente, que aumenta a capacidade da central de atendimento do município, permitindo o atendimento para mais pessoas com maior eficiência e com otimização de recursos.

Essa é uma das iniciativas do Instituto Votorantim para auxiliar no avanço e gestão da pandemia, oferecendo para municípios com mais de 350 mil habitantes (IBGE, 2019) uma solução de triagem que utiliza um robô com Inteligência Artificial para teleorientar pacientes com sintomas do COVID-19, podendo chegar à etapa de teleconsulta. A seleção dos municípios também considerará os que possuem maior índice de Vulnerabilidade Social Municipal (IVM), elaborado pelo Instituto Votorantim, bem como a situação do município em relação à curva dos casos de Coronavirus.

Os municípios participantes do Programa Telemedicina Inteligente contarão com apoio técnico para melhoria do atendimento à população e monitoramento de casos inseridos na plataforma Laura P.A Digital, que contribui na diminuição da sobrecarga no Pronto Atendimento do município, aumentando a eficiência e otimizando recursos.

"Com a Inteligência Artificial, pacientes em trajetória de risco são identificados de maneira antecipada, dando ao time assistencial mais tempo para iniciar a gestão do cuidado. Ela permite também uma maior aproximação do paciente com o sistema de saúde. Permitindo ao sistema de saúde dos municípios um atendimento mais eficaz no enfrentamento da pandemia", afirma Talita André, Gerente de Inovação e Desenvolvimento Institucional do Instituto Votorantim.

Esta solução já está presente em cinco municípios (Curitiba-PR, Araripina-PE, Catanduva-SP, Piçarras-SC e São José dos Pinhais-PR) e 12 hospitais, contabilizando mais de 15 mil pacientes monitorados.

"Essa pandemia reforçou o potencial da telemedicina e sua eficácia no atendimento à saúde, possibilitando o tratamento adequado mesmo nos lugares mais remotos. O apoio ao Instituto Votorantim nessa ação faz parte das iniciativas do BV no combate ao Covid-19, onde também doamos dezenas de ventiladores mecânicos e mais de 3,5 milhões de EPI’s, como máscaras, luvas, álcool, entre outros, para hospitais em todo o país", afirma Tiago Soares, gerente de Sustentabilidade do banco BV.

Veja como mentoria funciona:

Nível 1: Atendimento via robô (dúvidas e triagem)

O paciente entra no site da prefeitura ou no canal de Whatsapp, para tirar dúvidas e também fazer a triagem dos sintomas sobre risco do coronavírus. Uma vez classificado o risco do paciente ele pode continuar sendo monitorado por 14 dias pelo robô ou escalar para o segundo nível de atendimento.

Nível 2: Teleorientação (via chat ou via telefone)

Quando acionados profissionais da saúde (enfermeiros, estudantes de medicina e voluntários) podem fazer o atendimento do cidadão via chat ou telefone fazendo a tele orientação. O número de profissionais de saúde pode variar de cidade para cidade, dependendo do número de casos de coronavírus; a recomendação é que no nível 2 haja, pelo menos, um profissional de saúde para cada 100 mil habitantes.

Nível 3: Teleconsulta (via vídeo chamada)

Caso seja necessário o paciente pode ser direcionado para teleconsulta com um médico. O número de profissionais de médicos pode variar de cidade para cidade, dependendo do número de casos de coronavírus; a recomendação é que no nível 3 haja, pelo menos, um médico para cada 150 mil habitantes.

74 municípios podem se inscrever no edital que pretende selecionar 10 municípios para receber uma licença de acesso sem custos por seis meses à plataforma que realiza triagem e monitoramento virtual de pacientes com sintomas da COVID-19 que acessaram os canais de contato da Prefeitura.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelo link: www.institutovotorantim.org.br/editaltelemedicina no período de 20 a 27 de Julho de 2020. O resultado será divulgado no dia 31 de julho.

O edital é mais uma da série ações de apoio à sociedade brasileira que a Votorantim e suas empresas investidas estão implementando contra os efeitos do novo coronavírus. Todas as iniciativas são feitas por meio do Instituto Votorantim e somadas às ações individuais das companhias investidas, somam R$ 150 milhões.

O Instituto tem mais de 300 projetos, em todas as regiões do país, que foram todos redirecionados para o combate à pandemia. Também estão sendo doados alimentos e equipamentos de higiene e saúde, incluindo kits para teste e respiradores para autoridades, instituições de saúde e entidades da sociedade civil. As iniciativas têm apoio técnico e médico da Beneficência Portuguesa de São Paulo, organização apoiada historicamente pela Votorantim.

As ações apoiadas pelo BV contra a pandemia da Covid-19 impactaram mais de 430 mil pessoas em todo o Brasil. Em março, o BV anunciou a doação de R$ 30 milhões para apoio às famílias vulneráveis e à infraestrutura hospitalar. Já receberam recursos mais de 40 projetos sociais, entidades beneficentes e hospitalares em todo o Brasil. Mais de 73 mil pessoas foram beneficiadas diretamente com a doação de mais de 18 mil cartões-alimentação, com valores entre R$ 200 e R$ 300, como a doação de R$ 1,2 milhão à Cufa (Central Única das Favelas) para o projeto "Mães da Favela" em parceria com Taís Araújo. Além disso, mais de 26 mil kits de higiene estão sendo entregue para idosos nas regiões Norte e Nordeste.

Em infraestrutura hospitalar, R$ 5 milhões foram para o hospital de campanha Parque dos Atletas, na zona oeste do Rio de Janeiro, que incrementou 200 leitos, sendo 50 de UTI e 150 de internação, na cidade carioca. Também foram doados recursos para compra e fabricação de 1.017 equipamentos, incluindo respiradores e refrigeradores de armazenamentos de testes de Covid-19.

Sobre o Instituto Votorantim

Criado em 2002, o Instituto Votorantim é o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim S.A. e trabalha com geração de valor compartilhado. Isso significa promover benefícios sociais cada vez mais significativos e duradouros nas localidades de atuação da Votorantim, gerando um ambiente propício para a operação sustentável dos negócios.

Geral: Marco Legal do Saneamento é oportunidade para reduzir desperdício de água


Quarenta por cento dos volumes produzidos perdem-se na produção e na
distribuição de água tratada


Redação/Hourpress

Com a pandemia da covid-19 espalhando-se pelo Brasil e a necessidade urgente de políticas de higienização (como lavar as mãos), a votação do Marco Legal do Saneamento nesta semana representa uma oportunidade de combater as perdas d’água, que, no Brasil, chegam a mais 38%. Medida também favorece a implementação de políticas ecologicamente corretas, alerta a Ramboll, uma das maiores consultorias ambientais do mundo.

"Uma das principais formas de combater a Covid-19 é lavando as mãos, mas, sem a universalização do saneamento, isso é quase impossível", frisa Eugenio Singer, presidente da Ramboll no Brasil. "Atualmente, perdemos muito do que produzimos por problemas na distribuição, mas nunca demos muita atenção por causa da abundância. Com as mudanças climáticas, como as secas recentes que atingiram o Sul e o Sudeste do País, fica nítido que precisamos resolver essa questão".

Segundo levantamento feito pela Ramboll, tendo como base os dados disponíveis no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 38,45% da água captada é perdida. A Região Norte é a recordista, com mais de 55% de desperdício. Em segundo lugar vem o Nordeste (45,98%), seguido por Sul (37,14%), Centro-Oeste (35,67%) e Sudeste (34,38%).

"Uma das formas de reduzirmos as perdas é revisão da estrutura de distribuição, que possui sistemas antigos, sem dados de cadastro e informações detalhadas, como diâmetro das tubulações, material usado e localização exata, o que facilita as ações de combate aos vazamentos", pondera Singer. "Outra forma é utilizando a tecnologia, com a implementação de uma Gestão Integrada de Dados, com o uso de plataformas digitais, capazes de passar informações em tempo real", completa.

O Marco Legal do Saneamento também quer aprimorar o reuso de água, que é um forte aliado para problemas de oferta hídrica e no suprimento de consumos elevados no setor industrial. Para se ter uma ideia dos benefícios do reúso, a bacia do Alto Tietê, por exemplo, que atende uma população de mais de 15 milhões de habitantes, não dispõe, a longo prazo, de mananciais suficientes para suprir as demandas futuras, sendo importante a reutilização do volume de esgoto tratado para fins menos nobres.

Ainda de acordo com o SNIS - ano base 2018, o Estado de São Paulo trata um volume de 140 milhões m³/mês, gerando oportunidades de reúso significativas para diferentes demandas. Um exemplo são as indústrias, que têm inúmeras possibilidades de receber efluente sanitário tratado, como torres de resfriamento com água de make-up; construção civil, incluindo preparação e cura de concreto; e lavagens de piso e de alguns tipos de peças. Não existem dados disponíveis do quanto é reutilizado.

Sobre a Ramboll
A Ramboll é uma empresa de dinamarquesa de consultoria ambiental, que está entre as maiores do mundo. Operando em todos continentes, ela desenvolve projetos na área de transporte, planejamento urbano, energia, saúde, meio ambiente, dentre outros.

A Ramboll tem como compromissos explícitos as Pessoas, os Clientes, a Empresa e a Sociedade. Foi fundada há 75 anos atrás, após a Segunda Guerra Mundial para reconstruir a Europa e hoje está preparada e estabelecida em mais de 30 países e 300 escritórios ao redor do mundo para ajudar a través de seus 16.000 colaboradores a ajudar os países a se recuperarem da grave crise econômica causada pela covid-19.

Geral: Comunidades indígenas já receberam mais de 280 mil cestas básicas


Kits fazem parte de plano elaborado para ajudar durante pandemia



Agência Brasil 

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou hoje (21) um balanço parcial das ações do Plano de Contingência para Populações Vulneráveis - uma iniciativa do governo federal que visa reduzir o impacto econômico e social da pandemia do novo coronavírus em comunidades vulneráveis de povos indígenas.

Segundo os dados divulgados pela pasta, já foram distribuídas 282,6 mil cestas de alimentos em 22 estados. O estado de Amazonas teve 61,2 mil cestas distribuídas, seguido de Mato Grosso do Sul, com 26,2 mil e Mato Grosso, com 24,1 mil.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável pela compra, montagem, embalagem e distribuição das unidades, ainda serão repassadas, até o final de julho, 40,8 mil cestas de alimentos. A meta da ação é entregar um total de 323 mil kits de saúde alimentar.

"Esse trabalho conjunto é fundamental para que a gente atenda da melhor forma possível as nossas comunidades indígenas e povos tradicionais. Unidos, não vamos deixar ninguém para trás", afirmou a ministra do MMFDH, Damares Alves.

Verbas de contingência

Para garantir as doações, o MMFDH aplicou R$ 40 milhões dos R$45 milhões destinados à pasta para o combate à pandemia na aquisição, embalagem e distribuição dos produtos. Após a compra e o empacotamento, parte das cestas é entregue diretamente pela Conab nas comunidades quilombolas. O restante é encaminhado para as coordenações regionais da Funai - responsável pela entrega nas aldeias indígenas.

Geral: Cartórios registram aumento de 18,7% nos divórcios durante a pandemia


Audiências remotas facilitaram o processo



Agência Brasil 

O número de divórcios consensuais realizados pelos cartórios de notas do país, durante a quarentena decretada pela pandemia do novo coronavírus, entre os meses de maio e junho deste ano, aumentou 18,7%. O aumento coincide com a autorização nacional para que divórcios, inventários, partilhas, compra e venda, doação e procurações possam ser feitos de forma remota, por videoconferência por meio da plataforma e-Notariado.

Desde maio, o Provimento nº 100, editado pela Corregedoria Nacional de Justiça, disciplinou a realização de atos à distância pelos cartórios de notas de todo o país. Desta forma, atos de divórcios consensuais e que não envolvam menores passaram a ser resolvidos de forma mais prática e rápida, sem a necessidade de deslocamentos ou encontros entre as partes, ao mesmo tempo ou em momentos distintos, utilizando inclusive o aparelho celular.

Números

Em números absolutos, os divórcios consensuais passaram de 4.471 em maio para 5.306 em junho de 2020. Houve crescimento em 24 estados brasileiros, especialmente no Amazonas (133%), Piauí (122%), Pernambuco (80%), Maranhão (79%), Acre (71%) Rio de Janeiro (55%) e Bahia (50%). Segundo o levantamento, apenas três unidades federativas não viram crescimento neste período: Amapá, Mato Grosso e Rondônia.

“Muitos atos notariais, não só os divórcios, mas também as escrituras de compra e venda de imóveis, estavam represados em razão da pandemia e do isolamento social, e a autorização para a prática de atos online destravou esta barreira, fazendo com o que o fluxo dos negócios jurídicos e da formalização da vontade das partes pudesse voltar a ser feito, agora também de forma online, mas com a mesma segurança que o ato praticado presencialmente em cartório”, explica a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Giselle Oliveira de Barros.

Na comparação com o mês de junho de 2019, também houve uma leve alta em nível nacional, 1,9%. Ao todo, 15 unidades da Federação registraram crescimento: Amazonas (30%), Distrito Federal (8,5%), Espírito Santo (18,4%), Goiás (33,8%), Minas Gerais (13,5%), Mato Grosso do Sul (36,1%), Mato Grosso (14,9%), Paraná (21,8%), Rondônia (31,2%), Roraima (100%), Rio Grande do Sul (7,8%), Santa Catarina (28,3%), Sergipe (40,9%), Tocantins (5,3%) e São Paulo (1,9%).

Segundo o Colégio Notorial do Brasil, por causa das restrições ou redução de horário de funcionamento online e presencial e da diminuição das equipes de atendimento no início da pandemia, nos meses de março e abril, o número de atos em cartórios caiu drasticamente.

Regras

Para realizar o divórcio em Cartório de Notas, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O mesmo processo pode ser realizado online a partir da plataforma e-Notariado, onde o casal, em posse de um certificado digital emitido de forma gratuita no Cartório de Notas, poderá declarar expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião. Desde o dia 13 de julho, os serviços desta plataforma também estão disponíveis em aparelhos celulares.

Túnel do Tempo: Santos Dumont se mata no Brasil


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 23 de julho de 1932,  #Santos Dumont, o brasileiro que inventou o avião, se enforca com uma gravata em um hotel no Guarujá (SP) depois de ver sua obra sendo usada em táticas de guerra. 

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida Prof. Ascendino Reis




Luís Alberto Alves/Hourpress


Ascendino Angelo Reis nasceu na cidade de Divina Pastora (SE) em 20 de abril de 1852. Foi médico da Cia. Ingleza, do Exército, e professor. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1889, mas nunca se dedicou ao exercício da profissão. 

Diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, onde defendeu tese sobre "Diagnóstico Diferencial das Moléstias do Coração". Foi nomeado 2º tenente do Corpo de Saúde do Exército, por decreto do Imperador Pedro II, em 13 de fevereiro de 1875, serviu na guarnição de Sergipe até 1885, e na de São Paulo até se reformar, em 1899, como 1º cirurgião e major-médico do Exército.

 Professor em São Paulo ocupou durante vários anos, a cadeira de Geografia Geral e Coreografia do Brasil, e, inteiramente as de Português, Francês, Inglês e Latim. Professor catedrático de Farmacologia e Matéria Médica da Faculdade de Medicina de São Paulo, exerceu o cargo até o dia de sua morte. Alí regeu inteiramente as cadeiras de Terapêutica e Medicina Legal. Sua cultura e bondade foram proverbiais em São Paulo, onde clinicou por mais de quarenta anos. A  Avenida Prof. Ascendino Reis (foto) fica em Moema, Zona Sul de SP.