Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Túnel do Tempo: Pouso da Apolo 13



Astronautas sendo resgatados no Oceano Pacífico, após missão no espaço

Luís Alberto Alves


Apolo 13 no Oceano: No dia 17 de abril de 1970 a Apolo 13 pousa no oceano Pacífico, com seus três tripulantes a salvo, depois da explosão de um tanque de oxigênio.

Radiografia de Sampa: Avenida Olavo Fontoura


A Avenida Olavo Fontoura passa ao lado do Palácio de Exposições do Anhembi, Zona Norte de SP

Luís Alberto Alves

 O industrial Olavo Fontoura nasceu em Bragança Paulista (SP), em 05 de dezembro de 1910. Estudou nos Colégios São Luiz, Rio Branco e Franco-Brasileiro. Cursou depois a Universidade de Milikin, em Dekatur, EUA. Voltando ao Brasil estudou no Colégio Mackenzie e, posteriormente, a Faculdade de Farmácia da Universidade de São Paulo, onde colou grau.

 De 1945 a 1948 foi membro da Casa Civil do governador Ademar de Barros. Exerceu os cargos de diretor-presidente da Vasp, presidente da Aerovias Brasil S/A, diretor do Instituto de Medicamentos Fontoura S/A., da Fanto-Química S.A. e da Sociedade Rádio Cultura de São Paulo. Deixou um trabalho sobre "Determinação do Poder Absorvente dos Carvões Medicinais" como contribuição à "Revista da Farmácia Brasileira".

 Era oficial da FAB (Força Aérea Brasileira) e havia sido condecorado com a Cruz da Aviação e a Medalha da Batalha do Atlântico Sul. Faleceu na Capital paulista em 10 de março de 1968. A Avenida Olavo Fontoura fica ao lado do Parque Anhembi, Santana, Zona Norte de SP.


Geral: Índios sofrem ainda com falta de políticas públicas




A juventude indígena enfrenta muitos problemas, principalmente de discriminação social

Luís Alberto Alves

 No próximo dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio. Segundo dados do Censo 2010, no Brasil há 817 mil índios, cerca de 0,4% da população brasileira. Em 10 anos, a população indígena no Brasil cresceu cerca de 11%. Porém os índios no Brasil ainda sofrem a dizimação das reservas, preconceitos e violência.

 Para o CRESS-SP, Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo, a luta deve ser sobre a identidade, língua, saúde e educação, assim como a moradia dessa parcela da população. “A falta de recursos humanos e financeiros para atender às demandas indígenas, além do pouco empenho do governo no que se refere às demarcações, proteção e fiscalização das terras indígenas, são os maiores agentes que contribuem para essa triste realidade”, afirmou assistente social Áurea Fuziwara, militante de base do CRESS-SP.

 Segundo pesquisa do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) houve crescimento de 237% na categoria violência contra a população indígena (ameaças de morte, homicídios, tentativas de assassinato, racismo, lesões corporal e violência sexual) em 2012. Nos últimos dez anos, ocorreram cerca de 563 assassinatos de índios no País.

 Para a assistente social, a violência contra indígenas no campo e na cidade tem se agravado. “A especulação imobiliária e os esforços para a realização dos megaeventos (Copa do Mundo e Jogos Olímpicos) têm intensificado brutalmente estas violações de direitos. É muito doloroso constatar que essas populações estão sendo dizimadas, anos após anos e que não há uma política pública direcionada a reverter esse processo de aniquilamento”, disse Aurea.

 “Não podemos aceitar que essas questões fiquem à margem do debate por um país mais justo e solidário. Os povos indígenas merecem respeito e atenção das autoridades. Mas o que vemos é um total abandono. O Serviço Social brasileiro tem se debruçado para compreender este tema, por meio do trabalho direto com a população indígena ou com pesquisas, especialmente na região Norte e Nordeste”, finalizou a assistente social.



Geral: Excesso de atividade esportiva prejudica saúde



O crescimento da prática de corridas trouxe junto problemas de saúde nos esportitas

Luís Alberto Alves


Um dos esportes que mais cresce não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, é a corrida. A grande popularização do esporte a partir da década de 70, faz dela, hoje, a principal atividade esportiva, envolvendo milhões de pessoas em todo o mundo. Hoje, em nosso País, são cerca de 500 provas realizadas somente no Estado de São Paulo ao ano, recebendo mais de meio milhão de atletas profissionais e amadores.

 Nesse meio, há uma questão que preocupa bastante a médicos e profissionais da saúde: o aumento de casos de lesões. Entre elas, os joelhos estão entre as principais queixas. Nem sempre os problemas estão relacionados à falta de orientação para a prática esportiva. Isso porque as cartilagens, que protegem as articulações do corpo humano, como os joelhos, sofrem com progressivo processo de desgaste, expondo a articulação ao atrito, o que causa dor e restringe movimentos.

 Sem diagnóstico precoce e pronto início do tratamento, este processo pode levar a consequências mais sérias, como a osteoartrose. Infelizmente, sem capacidade de regeneração, a melhor opção é, ainda, a prevenção.

                                                                             Prevenção Hereditariedade, fatores hormonais, idade (a partir dos 40 anos), obesidade, doenças metabólicas, traumas, sobrecarga esportiva e uso inadequado de aparelhos de musculação são as principais causas para o aparecimento da Osteoartrite. Também conhecida como artrose, é uma das doenças articulares mais comuns, causada pelo desequilíbrio entre a degradação e a renovação da cartilagem.

Para prevenir, além de manter uma alimentação balanceada, praticar atividade física sempre com acompanhamento profissional e realizar exames médicos preventivos regulares, a suplementação de colágeno pode ser necessária.



Geral: Excesso de chocolate é prejudicial à saúde




Pelo bem da saúde é recomendável conter o apetite em relação ao chocolate


Luís Alberto Alves

 A Páscoa é uma data festiva que faz a alegria das crianças e dos adultos. Mas endocrinologista Mauro Scharf, do laboratório Pasteur, faz um alerta sobre o excesso do consumo de chocolate.

 De acordo com o especialista, o chocolate é rico em nutrientes, porém a ingestão excessiva pode provocar ganho de peso e distúrbios gastrointestinais, como diarreia, náuseas e vômitos. “Além disso, este tipo de doce não deve ser consumido por crianças com menos de um ano”, explicou o médico.

 Dr. Mauro acrescenta que os pais precisam se atentar, ainda, se os filhos têm alergia a algum componente do chocolate. “Nesses casos, deve-se parar de consumir e procurar orientação médica”, observou.

 Sintomas como coriza, urticária, tosse seca e mal estar devem ser monitorados para atentar sobre o limite da ingestão. “Aqueles que têm intolerância à lactose podem procurar ovos de chocolate amargo e meio amargo”, exemplificou o endocrinologista.

 A diarreia é o sintoma mais comum quando os pequenos abusam do chocolate. Caso isso ocorra, é fundamental suspender imediatamente o consumo e hidratar a criança com líquidos. “Se houver desidratação, deve-se procurar um hospital", comentou Dr. Mauro.

                                                                            Diabéticos
 Os diabéticos que gostam desse doce podem recorrer aos chocolates diet. “Mas o consumo deve ser bem moderado, porque eles têm uma quantidade de gordura maior do que o ovo de chocolate tradicional”, ressaltou o médico.

 Crianças com diabetes tipo 1 devem ter uma atenção redobrada. A terapia de contagem de carboidratos permite a ingestão de açúcar, mas a pessoa tem que ser treinada pelo médico ou de preferência por uma nutricionista especializada no assunto.

 “O excesso de açúcar do chocolate em diabéticos tipo 1 pode induzir a um quadro conhecido como cetoacidose diabética, com altíssimas taxas de glicemia, desidratação e até eventual necessidade de internação”, destacou Dr. Mauro.

                                                                              Benefícios 
 Se consumido moderadamente, o chocolate faz bem à saúde. O endocrinologista Mauro Scharf, do laboratório Pasteur, recomenda que a ingestão diária não ultrapasse 30 gramas.

“O chocolate contém nutrientes, como cálcio, fósforo, proteínas e outros minerais, necessários ao organismo, além de ser fonte de antioxidantes (especialmente o amargo), que combatem os radicais livres e ajudam a diminuir o colesterol", concluiu o especialista.

                                                                              Pasteur
O Pasteur nasceu há 38 anos em Brasília e atualmente possui 26 unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado referência no segmento de medicina diagnóstica, o laboratório disponibiliza aos clientes serviços com qualidade e credibilidade. E, para quem não tem plano de saúde, o programa Pasteur Popular oferece exames com preços acessíveis para toda a família.
 A marca conta, ainda, com o projeto Pasteur Melhor Idade, que oferece assistência diferenciada para idosos e uma série de vantagens, como descontos especiais no valor dos exames de análises clínicas, anatomia patológica e imagem.

 Com o objetivo de buscar continuamente mais conforto aos pacientes, o laboratório desenvolveu o conceito de atendimento integrado na Mega Unidade Taguatinga Norte, que oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica e diagnóstico por imagem no mesmo local. Para mais informações acesse o site www.pasteur-df.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-9669.



Geral: Feriado em SP começa com calor e termina na chuva



O sol no feriado vai dar lugar à chuva no final do descanso prolongado

Luís Alberto Alves

 Nesta quinta-feira, apesar do dia ter amanhecido com uma névoa na Grande São Paulo, as nuvens se dissipam e nas próximas horas o sol volta a predominar, o que aumenta de calor, a máxima na capital paulista será de 26°C, com sensação de 28°C. “Há previsão de chuva isolada, que pega uma cidade e não pega a cidade vizinha. A chuva não deverá atrapalhar a saída para o feriado na maior parte das rodovias paulistas”, explicou o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

 A Sexta-feira da Paixão será um dia bastante proveitoso em todo o Sudeste, com sol e calor em São Paulo. Na Capital a máxima prevista é de 27°C, ou seja, termômetros acima da média para o mês, depois da cidade ter registrado a tarde mais fria do ano nesta semana. Para amanhã, não tem previsão de chuva forte ou transtornos.

 Apesar das temperaturas alta na maior parte do Sudeste, no alto da Serra da Mantiqueira as temperaturas iniciam o dia na casa dos 10ºC, com formação de nevoeiros, para alegria dos turistas. Em Campos do Jordão-SP, a máxima amanhã deverá chegar aos 23°C e no sábado esquenta ainda mais, as temperaturas deverão variar entre 11°C e 25°C. Somente no domingo, as condições de tempo mudam e os termômetros caem para 9°C na madrugada e 22°C ao longo da tarde.

 Segundo os meteorologistas da Somar, o sábado também será parcialmente proveitoso, com sol e calor pela manhã. À tarde, no entanto, uma frente fria se aproxima e traz pancadas de chuva, trovoadas e ventos fortes, mas que atingem uma ou outra cidade, entre o Litoral Sul e a Capital paulista. O tempo no interior ainda será mais favorável as atividades de lazer ao ar livre, do que nas praias, pois esta frente fria será mais fraca que a que passou ao longo da semana e por isso, será menos abrangente.

 O Estado de São Paulo não deverá ter uma mudança muito drástica do tempo no decorrer do fim de semana prolongado. Somente no litoral paulista, Região Metropolitana e cidades mais próximas do Paraná é que o tempo fica mais fechado no domingo e na segunda-feira. Com a grande quantidade de nuvens no céu, os termômetros caem novamente e na cidade de São Paulo-SP a máxima no domingo será de 23°C, uma queda de cerca de 5°C em relação ao sábado.


Economia: Alimentos jogam lenha na fogueira da inflação


Cada vez que o consumidor vai ao supermercado, o preço dos produtos alimentícios sofreram reajustes

Luís Alberto Alves

 O IPCA-15 de abril foi de 0,78%, de acordo com o IBGE. O professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian, destaca que novamente o grupo de alimentação e bebidas foi responsável por parcela expressiva do índice, com uma variação de 0,45% no período.

 A inflação acumulada de 2014 foi de 2,91% ante uma alta de 2,58% no mesmo período de 2013. Segundo Vartanian isso se deve a pressão exercida pelos preços dos alimentos, com influências sazonais, mas também ao fato do preço dos alimentos no mercado mundial está em alta, o que reduz a possibilidade de queda significativa nos preços do grupo nos próximos meses.


 Por esse motivo e pelas expectativas inflacionárias elevadas em razão do represamento dos preços administrados, Vartanian afirma que o Banco Central do Brasil deverá prosseguir na política monetária contracionista com a elevação de 0,25 p.p. na próxima reunião, com o desafio de conseguir fazer com que a inflação de 2014 não venha a ultrapassar o teto da meta.

Variedades: Nat Geo estreia terceira temporada de Tabu Brasil





A pegada do programa é discutir temas considerados tabus pela sociedade

Redação

 Com o mote "Não é Certo. Não é errado. É Tabu", a terceira temporada da série "Tabu Brasil" chega à tela do Nat Geo na terça-feira (22) às 22h30, trazendo sete comportamentos atuais e urbanos que, muitas vezes, são inaceitáveis no convívio em sociedade. 

 Assuntos cuja discussão costuma ser evitada pela população em geral são abordados em episódios inéditos. Personagens da vida real expõem suas vidas falando sobre o que os tornam tabus. Amor livre, partos polêmicos, Aids, mulheres na prisão, humanização pet, superdotados e obesidade são os temas desta nova temporada, que exibe um episódio inédito de uma hora por semana.

 "A cada temporada tentamos trazer algum diferencial. Nesta com temas urbanizados e que refletissem o que o mundo moderno trouxe de tabus", afirmou Paulo Franco, vice-presidente de Programação e Conteúdo da Fox International Channels Brasil.

 Mulheres que arriscam a vida, recusam a medicina convencional e emprestam corpos de outras mulheres para realizar o sonho da maternidade. Casamentos consanguíneos, pessoas que mantém relacionamentos múltiplos e uma avassaladora paixão entre um homem e uma transexual. Animais de estimação tratados como verdadeiros seres humanos.

 As enormes dificuldades e diferentes habilidades presentes no universo de pessoas superdotadas. A epidemia da obesidade que afeta a saúde e o convívio social, mas que pode ser vista por alguns como oportunidade. Jovens, mulheres e idosos passam a ser grupos de risco do silencioso vírus da Aids. A cada episódio, o programa mostra três personagens que se contrapõem em um mesmo tema, além de especialistas analisando esses tabus. A série "Tabu Brasil" será exibida todas as terças, a partir do dia 22 de abril, às 22h30.

 Para concretizar este projeto, o Nat Geo conta, mais uma vez, com a parceria da BossaNovaFilms, responsável pela produção dos episódios, dirigidos por Edu Rajabally e Patricia Rubano.

                                                                      Primeiro episódio 
 O episódio de estreia, 'amor livre, mostra que um casamento 'aceitável' hoje em dia é aquele realizado entre duas pessoas, de sexos opostos.  Tabu vai mostrar que nem todas as histórias de amor obedecem a esse enredo. Quando a pessoa contraria a regra dos relacionamentos monogâmicos e se relaciona com mais de uma pessoa. Quando primos de primeiro grau resolvem se casar e constituir família. Quando um homem resolve seguir o coração e casa-se com figuras marginalizadas pela sociedade como travestis e prostitutas. Isso é tabu



Variedades: FOX Life coloca na tela segunda temporada de Design Original




Projetos de design ou renovação serão os desafios para soluções criativas e originais

Redação

 Na quinta-feira (24) às 0h15, o FOX Life estreia a segunda temporada de "Design Original". Este programa mostra a equipe formada por Bob e Cortney Novogratz, marido e mulher, enquanto eles assumem projetos de design ou renovação que os desafiarão a pensar em soluções criativas e originais.

 Cada projeto é baseado nos princípios-chave dos Novogratz: bom gosto e bolsos cheios não estão relacionados, combinar peças modernas com materiais prontos pode adicionar textura e personalidade a qualquer projeto e cada um tem uma história que pode ser contada por meio do design. Bob e Cortney trazem sua sensibilidade estética que é descolada, moderna e despretensiosa e seu estilo autodidata para lidar com cada trabalho.

 No primeiro episódio, 'O Backstage de Wendy Williams', Cortney e Bob encontram a apresentadora de talk show Wendy Williams, que deseja renovar a sala de espera de sua plateia. Os Novogratz encontram a designer preferida de Wendy, Norma Kamali, em busca de inspiração e de aprovação para seguirem uma linha forte, com toques inesperados.

 Eles trazem a artista Camomile Hixon para fazer uma luminária com brilhantes sapatos de salto, que dá um incrível ponto de foco para o cômodo. Cortney e Bob colocam cadeiras, espaço para um DJ, uma cabine fotográfica e uma parede com fotos de Wendy. Eles personalizam almofadas com frases de Wendy, e dão vida ao ambiente com a cor favorita dela: rosa. Graças aos Novogratz, a plateia de Wendy vai entrar em uma festa antes mesmo de entrar no programa.