Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Túnel do Tempo:A filha que Pelé recusou reconhecer



Quando morreu, Pelé não foi ao velório da filha que nunca quis reconhecer

Luís Alberto Alves

Justiça: No dia 15 de maio de 1996, após cinco anos de luta judicial, Sandra Regina Machado é reconhecida como filha de Pelé. Porém, o jogador nunca quis aproximação com ela. Sandra era fruto de relacionamento que Pelé teve com a dona de casa, Anísia Machado, em 1963.
Em 2000 ela foi eleita vereadora pela cidade de Santos (SP). É dela a proposta em nível municipal de torna gratuito o exame de DNA, mas tarde estendido para todo o País. Sandra morreu de câncer em 2006. Pelé não compareceu ao enterro alegando “não se sentir bem” em velórios.


Radiografia de Sampa: Avenida São João



A Avenida São João está no Centro de SP


Luís Alberto Alves

 A história da Avenida São João remonta a 1651. Naquele ano, os paulistanos Henrique da Cunha Gago e Cristóvão da Cunha solicitaram à Câmara Municipal a doação de terrenos na área delimitada pelos Ribeirões Anhangabaú e Yacuba. Nascia assim uma tosca trilha de terra batida que fazia a ligação dessas propriedades com a chamada colina histórica de São Paulo.

 Com o passar do tempo, esse rústico caminho passou a ser conhecido como "Ladeira do Acu", numa abreviação de Yacuba. A ladeira iniciava-se no antigo Largo do Rosário (atual Praça Antonio Prado) e terminava nas proximidades do Largo do Paiçandu. Desse ponto em diante, ela transformava-se na "Estrada de Jundiaí", caminho muito utilizado por tropeiros que seguiam em direção ao Interior do Estado.

 Para transpor o Ribeirão Anhangabaú existia uma ponte conhecida como "Ponte do Acu". Por isso a Ladeira do Acu era também conhecida como "Ladeira da Ponte do Acu". E com esse nome a São João permaneceu durante todo o século XVIII. E por que São João? De fato, trata-se de uma homenagem a São João Batista, considerado o "protetor das águas" na tradição católica.

 Em 1865, o vereador Malaquias Rogério de Salles Guerra sugeriu que a ladeira "da ponte do Acu" fosse denominada como "Ladeira de São João". Mais tarde, ela se transformou em Rua e, depois, em Avenida São João. Entre 1910 e 1937, sucessivas reformas, alargamentos e prolongamentos foram realizados. Numa de suas últimas reformas, entre as décadas de 80 e 90, a construção do novo "Vale do Anhangabaú" alterou o seu início, dando origem ao "Boulevard São João".  A Avenida São João fica no Centro de SP.


Geral: Mais de 90% de desempregados não recebem retorno em processos seletivos



Para vários candidatos ao novo emprego, o telefone nunca toca


Luís Alberto Alves


 A Curriculum, um dos maiores sites de emprego da América Latina, realizou pesquisa com mais de 9 mil profissionais sobre feedback em processos seletivos. Os resultados mostram que 91% dos entrevistados não recebem nenhuma resposta sobre sua participação numa entrevista de emprego.

 Dentre os 9% que tiveram um feedback do selecionador, 31% relataram que o tempo médio para recebê-lo é de até uma semana. No entanto, 72% responderam que não recebem explicações quando ele é negativo.

 Questionados sobre o quão importante é ter uma resposta sobre um processo em que participaram, 88% disseram ser muito importante, 11% acham importante e menos de 1% avaliou como pouco importante.

 O estudo levantou também os principais motivos que levam um profissional a desejar uma resposta sobre um processo seletivo. Para 54% dos entrevistados, o gesto demonstra respeito a quem participou da entrevista; 15% pensam que é ideal para não persistir no erro nas próximas vezes; outros 15% afirmaram que é para saber se têm chances numa futura oportunidade; 14% disseram que é para poder seguir em outras entrevistas de emprego; apenas 2% responderam que é para dar uma resposta a outro selecionador.

                                                                     Resultados
 Em 2012, a Curriculum realizou uma pesquisa com o mesmo tema. Os resultados mostraram que 83% dos candidatos não receberam nenhuma resposta dos selecionadores sobre o término do processo e a participação deles no resultado da seleção, ou seja, em 2014 temos um aumento de 8% nesse número.

 Já dos profissionais que obtiveram um feedback naquela época (17%), a maioria disse que o tempo médio para retorno era de até uma semana, que se equipara ao resultado atual. No entanto, mais da metade (51%) disse que nunca recebeu nenhuma explicação sobre os motivos da não aprovação, um número relativamente menor que os 73% da recente pesquisa.

 “Os resultados atuais se intensificaram e há um desequilíbrio entre a expectativa dos candidatos e a realidade do RH”, observou Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.

 Em geral, a pesquisa de 2012 já havia demonstrado a grande insatisfação dos candidatos pela falta de retorno do selecionador, uma vez que 98% deles afirmaram que gostariam de ter algum feedback para não persistir no erro nas próximas vezes, além de que compreendem que o gesto demonstraria consideração e respeito, os mesmos sentimentos em relação ao levantamento atual.

                                                                       Curiosidades
 Na mesma pesquisa, os resultados mostram que 95% dos profissionais gostariam de saber quando a vaga foi fechada, mesmo sem terem sido chamados; 86% apreciariam saber quantos candidatos concorrem na mesma oportunidade; 98% achariam de bom grado tomar conhecimento das chances de serem chamados para uma entrevista; e 90% gostaram da ideia de poder ter um feedback automático do profissional de Recursos Humanos, sabendo que a rotina desse colaborador é corrida, o que torna difícil dar um retorno a todos os candidatos.


Geral: Floripa recebe universitários da Saint John´s University de Minnesota



Intercâmbio para enriquecer relacionamento entre os povos

Redação

 Com a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olímpiadas em 2016 no Brasil, nosso país tem despertado o interesse cada vez maior de estrangeiros interessados em conhecer e aprender sobre nossa língua e cultura. Entre os dias 18 de maio e 07 de junho/2014, a escola de idiomas The Language Club, localizada na Lagoa da Conceição -- Florianópolis/SC, irá receber 14 alunos universitários dos EUA, na faixa dos 20 anos de idade, em uma parceria com a Saint John´s Univestity do Estado de Minnesota.

 Na oportunidade, os alunos irão participar do curso de “Modern Brazil: Its People and Culture”, num programa de estudos da cultura brasileira, que incluirá aulas de culinária, dança, capoeira, aulas de português e viagens de estudos e conhecimento de cidades do estado de SC.

 O objetivo é proporcionar aos alunos a experiência de imersão na cultura local e uma ampla visão da história do Brasil. Migração, política, economia e religião serão matérias abordadas e contextualizadas para que os alunos percebam como os diversos fatores influenciam na sociedade moderna.

 Para completar esta imersão dos alunos na cultura brasileira, o The Language Club, promove junto com a comunidade de Florianópolis a recepção e acomodação dos alunos em casas de famílias do bairro, o que complementa e enriquece a relação entre os povos.


Geral: Empresa lança produto que usa plástico para assar carnes




O plástico serve para embalar a carne e conservar o líquido durante o processo de assar


Redação

 Para trazer mais praticidade e sabor na hora do preparo das refeições, a Útil Kiko, tradicional empresa de descartáveis, acaba de lançar a linha “Assado no Ponto”. “Os produtos que são fabricados com filmes de poliéster, podem entrar em contato direto com o alimento, temperos e até gordura sem causar mal à saúde,” explicou o gerente de marketing, Rafael Cavalcante.

 A linha,  comercializada em supermercados e lojas de varejo de todo o Brasil, foi desenvolvida para uso doméstico e está divida entre o saco para assar em forno e micro-ondas; e o filme especial para churrasco.

 O saco para assar possui as vantagens de manter as características nutricionais do alimento, conservar o forno limpo e ainda garantir um assado saboroso e suculento. Cada embalagem contém 5 unidades. Já o filme especial para churrasco é utilizado para embalar peixes e carnes durante o preparo na churrasqueira e garantir que o alimento fique mais macio, com o sabor explorado e realçado. Prático e fácil de usar, o produto possui comprimento de 5 metros e largura de 45 centímetros.






Economia: Conheça a lingerie e-commerce




Redação


 A Scala Lingerie acaba de colocar no ar sua loja online, que vai levar o melhor da marca de underwear para todo o Brasil. No e-commerce, será possível encontrar toda a coleção de inverno 2014, além dos disputadíssimos bodies, que viraram uma febre da #bodymania e peças com muitos detalhes em renda, tule e listras. 

 E para quem não vive sem o celular, a loja também entra no ar com uma versão mobile, onde será possível comprar com apenas um clique, as linhas Luxury, Lounge-se, Algodão, Underwear Básico, Shape, Biofir, Meias e também Cuecas para os meninos.

 Um dos principais serviços do e-commerce da Scala é a sessão Chá de Lingerie, aonde noivas e amigas das noivas poderão criar suas listas, gerenciar as peças "desejo" e garantir a lingerie perfeita para o dia do casamento. Outra facilidade do portal será a área com o lookbook, para que a consumidora consiga ver como cada peça fica no corpo. 

 "A Scala acredita que o e-commerce vai mudar a forma de nossas clientes consumirem lingerie. Além do portal, investimos no m-commerce, pois com o rápido crescimento de transações concluídas através de dispositivos móveis, acreditamos que 18% das vendas online em 2014 sejam realizadas através de smartphones", diz Flávio Inácio, gerente de e-commerce da Scala.

 Com entrega em todo o Ptaís, a loja oferece frete grátis para compras acima de R$ 150. Para facilitar, o site conta com separação por categorias, além de filtros por linha, cor e tamanho. Os pagamentos podem ser efetuados em todos os cartões e boleto bancário.

Variedades: Banda Vanguard estréia no SescTV




A banda Vanguard é o destaque do SescTV


Redação

 A banda cuiabana Vanguart é destaque na faixa musical do SescTV, em show inédito na quarta­feira (21), às 22hgravado em outubro de 2013, no Sesc Pompeia, capital paulista. O som da banda tem influências do Rock, Pop e o Folk norte-americano. Uma melodia construída por instrumentos como guitarra, baixo, bateria, violino, gaita, trompete, bandolim e teclado.

 No repertório, músicas do terceiro álbum do grupo, Muito Mais que o Amor, tais como: “Meu Sol”, que foi trilha de novela; “Estive”; “A Escalada das Montanhas de Mim Mesmo”; e “Pelo Amor do Amor”; além de canções dos trabalhos anteriores do grupo.

 O programa, com direção para TV de Rodrigo Gianetto, traz uma versão editada do show e entrevista com os integrantes do grupo, que falam sobre sua trajetória. O show é intercalado por intervenções poéticas, gravadas em vídeo, declamadas por Débora Rebechi, Darília Lilbé e Thiago Pethit.

Vanguart é formado por: Hélio Flanders (vocal, violão e gaita); David Dafré (guitarra); Reginaldo Lincoln (baixo vocal); Fernanda Kostchak (violino); Douglas Godoy (bateria); e Luiz Lazzaroto (teclado e piano).



Variedades: Orquestra Jovem se apresenta no Teatro Adamastor


A Orquestra Jovem de Guarulhos se apresenta no teatro Adamastor


Redação

 A Orquestra Jovem do Conservatório Municipal de Guarulhos (OJMG) se apresenta neste sábado (17), a partir das 20 horas, no Teatro Adamastor Centro. O concerto é gratuito e os ingressos devem ser retirados meia hora antes do seu início, na bilheteria do teatro. No mês de maio, em parceria com o violinista e maestro Luís Otávio Santos, a OJMG apresenta um concerto de música antiga.

 O regente convidado é professor do núcleo de música antiga da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), estudou desde os 18 anos na Holanda, lecionou no conservatório de Bruxelas e em Fiesole (Itália) antes de retornar ao Brasil. Desde 1992, é membro da La Petite Bande, e integra outros grupos, como Ricercar Consort, Le Concert Français e De Nederlandse Bachverening .

  Atuou sob a direção de importantes artistas, como Sigiswald Kuijken, Phillipe Pierlot e Gustav Leonhardt. Desde 1998 é professor de violino barroco no Conservatório Real de Bruxelas (Bélgica). Leciona regularmente violino barroco em vários festivais.

Serviço: O Teatro Adamastor Centro fica na Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos, Grande SP.