Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 7 de março de 2016

Túnel do Tempo: Descoberta de bilhões de toneladas de carvão no Sul



Luís Alberto Alves

Carvão: Em 7 de março de 1981, o ministro César Cals anuncia a descoberta de uma reserva de quase três bilhões de toneladas de carvão no Rio Grande do Sul.

Radiografia de Sampa: Avenida Padre Lebret


Luís Alberto Alves

Louis-Joseph Lebret nascido dia 26 de junho de 1897, era natural de Minihic - Grã Bretanha. O Padre Joseph Louis Lebret, fundador do "IRFED" Institut International de Recherche et de Formation, Éducation et Développement, atual Centre International Développement et Civilisations- Lebret-Irfed, em Paris e do "Movimento Economia e Humanismo".

Foi economista, era uma figura de renome internacional, estudioso dos problemas do mundo moderno, principalmente o desenvolvimento e a melhoria de condições de vida das regiões sub-desenvolvidas, vinculado entreitamente em São Paulo, onde era cidadão benemérito. 

Na década de 40, foi professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo - USP. Publicou em 1951, "Sondagem Preliminar a um Estudo sobre a Habitação em São Paulo", que foi impresso pelo Departamento de Cultura de São Paulo. Faleceu aos 69 anos de idade, dia 20 de julho de 1966, em Paris - França. A Avenida Padre Lebret (foto) fica no Morumbi, Zona Sul.

Geral: Festival de Foodbikes e Foodtrucks



Redação

Fashion Mall promoverá entre os dias 29/2 a 23/3 das 12h às 22h, o festival de Foodbikes e Foodtrucks. O evento contará com opções para todos os gostos como vinhos da Las Chicas, Bike Brownies, Rechearia, Descolado, Caliente, Retro, entre outras. A programação com as atrações de cada semana será divulgada nas redes sociais do shopping.

Geral: QUAIS INFECÇÕES NA GESTAÇÃO PODEM AFETAR O BEBÊ?




Redação

 Zika vírus, ainda em pesquisa, e sífilis preocupam
O mês de março começou como Tom Jobim já o cantava: com suas águas fechando o verão. É neste momento em que é preciso redobrar a atenção, pois o acúmulo de água parada das chuvas pode favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, chikungunya e Zika vírus.

Esta última doença tem ganhado grande repercussão pelo fato de muitos casos de microcefalia estarem associados a ela. Pesquisas ainda estão sendo realizadas, nada está provado, mas assim como outras infecções podem ocasionar malformações no feto (inclusive microcefalia), não se pode descartar a possibilidade de que o Zika vírus também possa.
Assim como bactérias, protozoários, autoanticorpos, drogas, medicamentos e hormônios, os vírus de maneira geral podem cair na corrente sanguínea, e alguns deles passar da mãe para o feto através da placenta. “Nem toda infecção no feto causa malformação e a gravidade das interferências no desenvolvimento fetal é maior no início da gestação na maioria dos casos”, explica a ginecologista e obstetra Lilian Fiorelli, da Alira Medicina Clinica.
A preocupação maior no momento é com o Zika Vírus, mas outras infecções podem ser transmitidas de mãe para filho, na gestação. A obstetra listou abaixo as mais comuns e alerta: “um bom acompanhamento pré-natal é essencial e também pode ajudar a diminuir o risco de infecções na gestação e suas possíveis consequências para o feto, por isso não deve ser negligenciado”.
Toxoplasmose
É uma doença causada por protozoário que está presente principalmente nas fezes dos gatos e esta é a principal forma de transmissão às gestantes (seja pela manipulação das fezes do animal ou indiretamente nos pelos do gato). Pode ser transmitida também por carnes cruas ou malcozidas e, mais raramente, pela ingestão de alimentos mal lavados. A infecção no adulto, na maioria das vezes, é assintomática, outros podem ter dores musculares, febre, e até aumento dos gânglios do pescoço, que pode durar por muitos meses (neste evento, é chamada síndrome mono-like). Nos casos de imunidade baixa, pode haver acometimento do sistema nervoso, pulmão entre outros. O feto ou recém-nascido infectado pode ter sequela como surdez, cegueira, atraso no desenvolvimento psicomotor, anemia, convulsões, hidrocefalia, microcefalia e até aborto ou óbito fetal. Na gestante com essa infecção pode-se fazer tratamento o que diminui as consequências para o feto.
Rubéola
A rubéola é uma infecção viral que tem como sintomas erupções cutâneas, aumento dos gânglios linfáticos, febre baixa, dores articulares e cansaço. O vírus costuma ser transmitido pelo ar, através da aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal. Uma mulher grávida com rubéola pode transmitir o vírus para o feto, podendo causar problemas cardíacos, cegueira, surdez, hidrocefalia, microcefalia, aumento do fígado e baço e até aborto ou óbito fetal. Apesar de poder gerar malformações graves no feto, a boa notícia é que cada vez menos encontramos gestantes com a doença devido as vacinas. Por isso é importante estar com suas vacinas em dia.
Sífilis
É causada por uma bactéria muito comum chamada Treponema pallidum (entre 2005 e 2012 foram notificados 57.700 casos de sífilis em gestantes) e de transmissão predominantemente por via sexual. Pode se manifestar no início por feridas na região genital (chamada de cancro duro), e se não tratada pode ir para corrente sanguínea, afetando outras regiões gerando sintomas inespecíficos como febre e vermelhidão no corpo. A doença também pode passar por um período sem sintomas, chamada síflis latente, e, em casos mais graves, ocasionar problemas neurológicos como convulsões e demência. A infecção grave no feto pode ocorrer em 80% dos casos, e os sintomas podem variar desde a ocorrência do parto prematuro, restrição do crescimento, inchaço dos órgãos, anemia, alterações no pulmão, fígado, baço, pâncreas, ossos, surdez e até aborto ou mesmo a morte do bebê. O tratamento precoce com antibióticos na gestação é fundamental para diminuir a chance de alterações no feto.
 Hepatite B, Hepatite C e HIV

São vírus transmitidos por via sexual e contato direto ou indireto com o sangue infectado (como compartilhar agulhas, lâminas de barbear, ou mesmo equipamentos de manicure sem esterilização adequada). Os vírus da Hepatite B e C podem causar inflamação crônica do fígado e favorecer partos prematuros. A transmissão da Hepatite B para o bebê ocorre principalmente no parto.
A Hepatite C e o HIV podem ser transmitidos da mãe para o bebê pela placenta ou durante o parto. É importante destacar que os vírus podem ser encontrados no leite materno. Nenhuma destas doenças estão associadas a malformações fetais, mas são doenças crônicas.
Alguns fatores aumentam a chance de transmissão, como por exemplo: estágio clínico avançado da doença, quantidade de vírus no sangue da mãe e coexistência de outras infecções.
 Citomegalovírus

O citomegalovírus integra a família das herpes, e a contaminação é feita por secreções contaminadas, como sangue, saliva, leite materno e outros. A doença, no adulto, é muitas vezes assintomática, mas pode provocar sintomas semelhantes a qualquer outra infecção viral e, por isso, seu diagnóstico só pode ser feito por meio de exame de sangue. A transmissão para o bebê é feita pelo sangue durante a gravidez, mas só quando a mãe tem a infecção na fase aguda da doença. No recém-nascido causa alterações no coração, pulmão, fígado, surdez, restrição de crescimento ou microcefalia. É uma doença rastreada no pré-natal nas pacientes de risco como profissionais de saúde e imunossuprimidos (que é quando o sistema imune está com baixa atividade).
 Estreptococo do grupo B

É uma bactéria que pode estar presente na vagina da mulher e na maioria das vezes é assintomática. Contudo, se o bebê tiver contato durante o parto pode desenvolver infecções graves como pneumonias ou meningites. A pesquisa da bactéria é feita pelo “teste do cotonete” no pré natal e se positiva o tratamento é feito com antibiótico durante o trabalho de parto.
 Zika vírus

Como já dito, a doença causada pelo zika vírus é transmitida pela mesma família dos mosquitos causadores da dengue e da febre chikungunya. Os sintomas incluem febre, dor nas articulações e músculos, conjuntivite e manchas vermelhas na pele e, geralmente, surgem 10 dias após a picada. Podem ocorrer outros sintomas mais inespecíficos como problemas digestivos, dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarréia ou prisão de ventre, aftas e coceira pelo corpo.
A relação entre zika e microcefalia foi sugerida pela primeira vez no fim de novembro de 2015, mas ainda não se sabe como o vírus atua no organismo humano, quais mecanismos levariam à microcefalia e qual seria o período de maior vulnerabilidade para a gestante. Ainda não há tratamento nem vacina para o Zika vírus.
O Zika vírus também pode ser detectado na urina, placenta, fluido amniótico e até no sêmem. O uso da camisinha é recomendado na suspeita de infecção por Zika.
Caso sinta qualquer sintoma que possa indicar que está com o zika vírus a gestante deve informar ao médico sobre qualquer alteração em seu estado de saúde, principalmente no período até o quarto mês de gestação. 

Economia: É possível aumentar a produção de soja

Brasil é um grande produtor de soja

Prof. Dr. Antonio Luiz Fancelli e Eng. Agrônomo Henry Sako*

O Comitê Estratégico Soja Brasil - Cesb realiza no Brasil há vários anos o Desafio da Máxima Produtividade da Soja. Na safra 2014/15, o Desafio somou 12 produtores que conseguiram suplantar a produtividade de 110 sacos por hectare, sendo que o recorde desse concurso atingiu 141 sacos por hectare, registrado no Paraná; provando que é possível ultrapassar, com folga, a média nacional de 50 sacos por hectare.

 Por essa razão, reconhece-se a extrema competência do Brasil agrícola que alcançou, globalmente, os maiores índices de produtividade de soja no ciclo passado. Tal eficiência produtiva pode ser atribuída à adoção de boas práticas agrícolas; ao emprego de tecnologias apropriadas, à quebra de inúmeros paradigmas; ao aproveitamento das condições climáticas satisfatórias presentes nas principais regiões produtoras do país, bem como à mudança do perfil do agricultor.

Neste contexto a identificação das práticas usadas pelos responsáveis por altas produtividades e sua efetiva difusão para outros produtores e regiões, com certeza proporcionarão significativos benefícios para a melhoria da produção e da sustentabilidade da atividade agrícola nacional. Este é o objetivo do Cesb e do Desafio Nacional, consolidando uma forma de difusão de tecnologia, eficaz e possível, pois se utiliza de exemplos práticos fundamentados em quem já fez.

Nas áreas do Desafio verificou-se que além da qualidade da semeadura garantindo a distribuição espacial correta de plantas; a presença de perfil de solo corrigido; o uso de adubação equilibrada e fundamentada nas necessidades nutricionais e na expectativa de produção, aliada à proteção efetiva das plantas contra pragas, doenças e plantas daninhas, foram as práticas responsáveis pelos excelentes resultados obtidos. 

Em algumas dessas áreas de alta produtividade foram abertas trincheiras de 1,20 metros de profundidade para a avaliação do volume de raízes e da qualidade física e da fertilidade do solo, ao longo da profundidade. Os resultados obtidos foram comparados com aqueles relativos às trincheiras abertas em outro talhão de soja do mesmo produtor apresentando menor produtividade. Nesses locais onde a produtividade ultrapassou 90 sacos/ha observou se as seguintes características de solo, na camada entre 40 e 100 centímetros: (i) saturação por bases acima de 30%; (ii) saturação de cálcio acima de 20% na CTC efetiva; (iii) valores absolutos de cálcio acima de 8 mmol/dm³ e (iv) pH, em CaCl2, entre 5,0 e 5,5. Tais constatações confirmam as condições decisivas para o pleno aprofundamento e funcionamento das raízes e para as plantas atingirem altos rendimentos.

Áreas com menor taxa de compactação e adensamento de solo permitem um melhor crescimento de raízes, conforme constatado na determinação do volume das raízes das duas áreas avaliadas. Nas áreas de altas produtividades verificou-se maior volume de raízes nas profundidades abaixo de 40 cm. Esse fato propicia grande impacto na redução de estresses hídricos e no melhor aproveitamento de água e nutrientes, em profundidade.

Os indicadores citados, tais como: (i) maior quantidade de raízes em profundidade; (ii) presença de cálcio em subsuperfície, que asseguram o crescimento radicular e  (iii) menor compactação do solo, elucidam uma parte importante do segredo da alta produtividade e do desempenho de plantas.

Finalmente, objetivando a compreensão desses e de outros fatores que impactam na produtividade da cultura, a Rede de Pesquisa do CESB irá realizar nesta safra 2015/16 um estudo extensivo em inúmeros locais apresentando condições edafo-climáticas diversas. Porém, pelos resultados e tecnologias atualmente disponíveis, já é possível afirmar que a atual média  nacional de 50 sc/ha é coisa do passado, pois o agricultor brasileiro está habilitado a produzir mais de 100 sc/ha.

*Prof. Dr. Antonio Luiz Fancelli é professor da Esalq/USP e membro fundador do Cesb
*Eng. Agrônomo Henry Sako é coordenador Técnico do Cesb

Economia:Para reduzir despesas, governo venderá 57 imóveis em Brasília


Meta é conseguir dinheiro para equilibrar as contas

  • Brasília
Da Agência Brasil
A Caixa Econômica Federal publicou hoje (7) edital de concorrência pública para a venda de 57 imóveis da União. Estão sendo ofertados 24 apartamentos funcionais, duas casas e 31 terrenos, localizados no Distrito Federal, que valem R$ 152,4 milhões.

edital está disponível no site do banco e contém prazos e regras para a apresentação de propostas, bem como preço mínimo de venda para cada imóvel. A licitação de imóveis da União tem como meta reduzir despesas e também arrecadar mais.

De acordo com a Caixa, o interessado deve formalizar a oferta mediante preenchimento da Proposta de Compra de Imóvel, disponível no anexo do edital de concorrência pública, e entregar a proposta no endereço indicado no Aviso de Venda do edital, até 6 de maio. Além disso, é preciso efetuar o recolhimento de depósito em conta vinculada, a título de caução, no valor correspondente a 5% do valor do imóvel pretendido, limitado a R$ 10 mil.

                                                                          Normas
A Caixa informou, também, que qualquer pessoa, física ou jurídica, pode participar da concorrência, desde que atenda às condições do edital. O interessado que fizer a melhor oferta, respeitando o preço mínimo de venda, é considerado o vencedor. A compra do imóvel poderá ser realizada à vista, com utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por financiamento ou por meio de contratação de empréstimos em qualquer instituição financeira.

A divulgação do resultado acontecerá no dia 17 de maio. O prazo para recurso vai até 24 de maio e a homologação do resultado da concorrência, no dia 25 do mesmo mês. O lançamento de outros editais ofertando mais 182 imóveis, em 21 estados, totalizando, assim, os 239 imóveis que o Ministério da Planejamento, Orçamento e Gestão está pondo à venda tem previsão de divulgação até o final de abril.

Política: Para Dilma, não tem sentido conduzir Lula “sob vara” para prestar depoimento


Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff voltou a defender hoje (7) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, na sexta-feira (4), foi levado a prestar depoimento na Polícia Federal, em São Paulo, na 24ª fase da Operação Lava Jato.

“Justiça seja feita: sempre o presidente Lula aceitou, ao ser convidado para prestar esclarecimentos, ele sempre foi. Não tem o menor sentido conduzi-lo 'sob vara' para prestar depoimento se ele jamais se recusou a ir. Nem cabe alegar que estavam protegendo ele. Como disse um juiz, era necessário saber se ele queria ser protegido porque tem certo tipo de proteção que é muito estranho”, afirmou Dilma, durante cerimônia de entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Com a deflagração da 24ª fase da Operação Lava Jato, a Polícia Federal conduziu o ex-presidente, que estava em casa, em São Bernardo do Campo (SP), a uma unidade da polícia no Aeroporto de Congonhas para tomar seu depoimento.
Em nota divulgada no sábado (5), o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos inquéritos da Operação Lava Jato na primeira instância, disse que a condução coercitiva de Lula não significa "antecipação de culpa do ex-presidente".
                                                                             Vazamentos
Dilma também voltou a criticar o que ela classificou de vazamentos sistemáticos de depoimentos. “Além disso, no Brasil, nós temos assistido a vazamentos sistemáticos e esses vazamentos provam, a partir de um determinado momento, que não são verdadeiros, mas aí o estrago de jogar lama nos outros já ocorreu. Eu acho que a gente não pode demonizar ninguém, nem pessoas, nem órgãos de imprensa, nem opinião diferente da nossa. Agora, temos de exigir o respeito para si e dar o respeito para os outros”, acrescentou.
                                                                             Críticas à oposição

A presidenta ainda criticou uma parte de oposição pelo aprofundamento da crise política o que, segundo ela, intensifica o período de dificuldades econômicas por que passa o país. “Uma parte desse momento de dificuldades é devida à sistemática crise política que provocam no país aqueles inconformados que perderam as eleições e querem antecipar a eleição [presidencial] de 2018. Um governo tem de querer a unidade dos brasileiros. Um governo governa para todos os brasileiros, não governa para uma parte da população”, disse.

Sem citar nomes, Dilma afirmou que essa parcela da oposição está dividindo o país. “A oposição tem o absoluto direito de divergir, mas não pode ficar sistematicamente dividindo o país. Não pode porque tem certo tipo de luta política que cria um problema sistemático não só para a política, mas também para a economia, para a criação de empregos, para o crescimento das empresas”.

Política:Oposição quer reunião com Lewandowski para acelerar pedido de impeachment

Inferno astral de Dilma continua
Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil
Líderes da oposição vão tentar se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, ainda hoje (7) para pedir celeridade na decisão sobre a comissão especial que vai julgar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A Corte havia se pronunciado no final do ano passado contra a composição da comissão por chapas avulsas – não indicadas pelos líderes de cada partido – e declarando que esta decisão tem que ser tomada por voto aberto.

“O Supremo tomou uma decisão equivocada. É possível que haja uma releitura”, disse o líder do PPS, Rubens Bueno (PR).

Contrários à continuidade do governo Dilma, PPS, ao lado de DEM e PSDB, vão pedir que o STF responda os embargos apresentados pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pedindo esclarecimentos sobre o rito.

A oposição ainda quer acrescentar ao processo a reportagem, divulgada semana passada pela revista IstoÉ, de que o senador Delcídio Amaral (PT-MS), ex-líder do governo, fez delação premiada e teria dito que a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinham conhecimento do esquema de corrupção na Petrobras. Bueno disse que este aditivo não vai atrasar o andamento do impeachment. Líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM), disse que mesmo que o depoimento não seja homologado pela Justiça, “a oposição vai entrar com um pedido de investigação”. Ele lembrou que os partidos contrários ao governo fecharam questão e vão obstruir as votações na Casa até que a comissão que vai analisar o pedido de impeachment seja instalada.

                                                                           Críticas
Em evento hoje (7), em Caxias do Sul (RS), a presidenta Dilma Rousseff que parte da oposição está dividindo o país. Ao rebater as declarações da presidenta, Avelino disse que o papel da oposição é de fiscalização do governo. “Somos a minoria. Não fomos eleitos para governar o país. Nosso papel é fiscalizar. Ela [Dilma] e o governo dela não têm propostas sérias”.

                                                                           Requerimento

A Mesa Diretora da Câmara já recebeu o requerimento, assinado por Rubens Bueno,  que pede esclarecimentos sobre custos da viagem de Dilma a São Bernardo do Campo (SP) para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último sábado (5). O requerimento deve encaminhar até o final do dia para Casa Civil da Presidência da República. “Pedimos esclarecimentos sobre custos da viagem, aparato de servidores que a acompanharam, o deslocamento de helicóptero para depois pedir na Justiça o ressarcimento desses gastos”, argumentou o parlamentar.

Dilma viajou em jato da Força Aérea Brasileira acompanhada pelo ministro Jaques Wagner (Casa Civil) para prestar solidariedade a Lula, que no dia anterior foi levado coercitivamente para prestar depoimento à Polícia Federal sobre investigações da Lava Jato. No encontro, Lula e Dilma apareceram na varanda do apartamento de Lula, em São Bernardo do Campo, e cumprimentaram apoiadores que se aglomeraram em frente ao prédio. “Foi o abraço dos afogados”, disse Bueno.

Em relação ao pedido de esclarecimentos, a assessoria da Presidência da República informou que "por imposição de segurança, todo o deslocamento da presidenta Dilma Rousseff precisa ser feito por meio do avião presidencial. Também por questões de segurança, se necessário o uso de helicóptero, será o helicóptero militar"

Política: Secretário investigado não deve deixar o governo, diz Alckmin


  • São Paulo
Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil
 Rovena Rosa/Agência Brasil)
Governador nega saída do titular da Casa Civil e descarta reforma do secretariadoRovena Rosa/Agência Brasil
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, negou hoje (7) que o secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, investigado por improbidade administrativa, vá deixar o cargo. “Eu não tenho nenhuma proposta de fazer reforma no secretariado”, disse o governador, ao ser perguntado sobre a possibilidade.

Na última segunda-feira (29), o Ministério Público de São Paulo (MPSP ) abriu inquérito para apurar a compra de um apartamento por Edson Aparecido. O promotor Marcelo Milani decidiu começar a investigação após reportagem do portal UOL informar que o secretário comprara um imóvel por um terço do valor de mercado. Segundo o texto, o apartamento, localizado na zonal sul paulistana, vale cerca de R$ 2 milhões, mas foi adquirido por R$ 602 mil.

Milani destacou que o proprietário do imóvel, Luiz Alberto Kamilos, também é dono da Construtora Kamilos. De acordo com o promotor, a empresa foi “contratada pelo estado de São Paulo para a execução de vultosas obras públicas”. Para Milani, o caso gerou suspeitas sobre a “possível incompatibilidade de sua [de Edson Aparecido] remuneração pública com a sua respectiva evolução patrimonial.”
Em nota, o secretário disse que prestará todos os esclarecimentos necessários ao Ministério Público. Segundo Aparecido, o apartamento foi comprado de maneira “lícita e transparente” há mais de 10 anos, quando ele ainda não fazia parte do governo. “Tudo foi devidamente registrado nos órgãos competentes e declarado à Receita Federal e aos respectivos tribunais eleitorais. Não há nenhuma ilegalidade ou qualquer ocultação de patrimônio”, diz ainda a nota do secretário.

Variedades: Escultura em homenagem a Mário Covas é inaugurada em São Paulo



  • São Paulo
Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil
A escultura Sonho de Liberdade foi inaugurada ontem (6) no Parque da Juventude, Zona Norte da capital paulista, em homenagem aos 15 anos da morte do ex-governador de São Paulo, Mário Covas. No local onde a obra foi instalada funcionou, no passado, o Pavilhão 9 da Casa de Detenção do Carandiru, que ficou conhecido pelo massacre do Carandiru.

A Casa de Detenção foi desativada por decisão do ex-governador Covas, em 2001, dando espaço ao Parque da Juventude, à Escola Técnica e à Biblioteca de São Paulo. Atualmente, as atrações recebem, em média, 200 mil frequentadores por mês.
                                                                              Escultura
A obra original do artista italiano Domenico Calabrone foi doada pela família do escultor à Fundação Mario Covas. A instalação inaugurada hoje é uma réplica ampliada em bronze de 6 metros de altura, financiada com recursos do Programa de Ação Cultural (Proac).

“Mário Covas deixou exemplo de coerência, apreço pela democracia, um homem de principios, de valores. Um grande gestor, perto do povo quando prefeito, nos mutirões nos bairros de São Paulo, a que ele ia pessoalmente aos sábados. Um governador que recuperou o estado”, disse o governador Geraldo Alckmin, que participou da inauguração.

O neto de Covas, o deputado federal Bruno Covas (PSDB), também fez sua homenagem. “Num país onde se diz que 'rei morto é rei posto', num país em que ser político é tudo o que há de pior na face da terra, a gente está aqui 15 anos depois do falecimento dele, juntando todas essas pessoas. Isso mostra que vale a pena a obra ser perpetuada. As pessoas carregam carinho, a recordação de cada palavra, de cada discurso, de cada ação dele”, disse.

A cerimônia teve também um culto ecumênico com a presença de um padre, um pastor evangélico, um rabino e um representante de religiões afro.