Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Túnel do Tempo: Morte de Michael Jackson




Talento tragado por medicamentos para dormir

Luís Alberto Alves


Pop: No dia 25 de junho de 2009 a Pop Music e a Black Music perdia para sempre o talento do cantor Michael Jackson, aos 50 anos. Dependente de medicamentos para dormir, ele morreu supostamente de overdose deste tipo de remédio. Decorridos seis do seu falecimento, aumentou o faturamento de direitos autorais de músicas e filmes, elevando o valor do patrimônio, que deixou para sua mãe e filhos.

Radiografia de Sampa: Rua Brazelisa Alves de Carvalho






Luís Alberto Alves

  Brazeliza Alves de Carvalho nasceu em Piracicaba (SP), em 17 de março de 1877. Pertenceu a diversas instituições de caridade e religiosas.

  Participou todas as campanhas assistenciais, principalmente daquelas que se desenvolveram no bairro dos Campos Elíseos,Centro,  que com sua família ajudou a fundar e onde residiu por muitos anos.

  Faleceu nesta Capital, em 30 de setembro de 1966. A Rua Brazelisa Alves de Carvalho (foto) fica na Casa Verde, Zona Norte de SP.


Geral: Consumo de alimentos gordurosos no inverno prejudica a digestão



É difícil, mas é aconselhável evitar alimentos gordurosos no frio

Redação
 É comum que o cardápio no inverno fique mais recheado de alimentos doces e gordurosos. Isso acontece, principalmente, por conta da baixa temperatura que leva o organismo a exigir mais energia para se aquecer, buscando essa compensação na comida. Porém, é importante ter cuidado com a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos nessa época para evitar o aumento de peso e problemas com a digestão.

 “O ser humano precisa de um controle interno para que o corpo fique na temperatura ideal. Como no inverno as temperaturas baixam bastante, existe uma pseudo necessidade de o próprio corpo precisar de mais calorias para a manutenção desta temperatura perfeita, o que gera a fome. Porém, cada indivíduo tem uma reserva de nutrientes e cabe a cada um resistir às tentações”, explicou a nutricionista especialista em fitoterapia, Vanderlí Marchiori.

Quando há o consumo excessivo, além de fazer mal à saúde, normalmente, as pessoas acabam levando o sentimento de culpa. Em pesquisa realizada pela marca Eparema, em parceria com a Associação Paulista de Fitoterapia, que analisa o impacto dos problemas digestivos na vida da população de São Paulo e do Rio de Janeiro, 60% se sentem culpadas pelo consumo excessivo de alimentos,  deste total, 70% são mulheres.

 Entre os alimentos mais ingeridos nesta estação, estão as massas, queijos, pizzas, sanduíches, frituras e fondues. “No inverno, as pessoas costumam comer muito carboidrato e proteína, pois esse tipo de alimento traz a sensação de estar saciado”, afirmou Vanderlí.

 Um dos itens ao qual deve-se prestar mais atenção é o fondue, que, se ingerido em excesso, pode apresentar riscos para o organismo. Este alimento é rico em gorduras, sendo algumas saturadas – consideradas as mais perigosas para o coração –, devido à adição de leite e manteiga, que podem aumentar os níveis de colesterol. Por isso, é muito importante que o consumo de doces e guloseimas seja controlado.

 Para que a alimentação aqueça e não “engula” você neste inverno, a nutricionista Vanderlí Marchiori dá dicas preciosas:
 1. Opte por sopas de legumes bem quentes, pois dão maior sensação de calor e contêm menos calorias;
 2. Beba chás mornos ao longo do dia e à noite para afastar a sensação do frio;
 3. Consuma frutas assadas ou cozidas com mel e canela para compensar a vontade excessiva do doce;
 4. Sempre que possível, acrescente aos temperos pimentas, açafrão e gengibre, pois possuem ação altamente antioxidante e termogênica, contribuindo para melhor digestão.

                                                  Resultados da pesquisa

·  68% dos participantes acreditam que o estresse é o principal causador dos problemas digestivos.
·  A maioria dos entrevistados declarou sofrer de azia, má digestão, gases, barriga estufada, prisão de ventre e empachamento pelo menos duas vezes durante um mês.
·  Oito em cada dez pessoas se preocupam com a alimentação.
·  47% não deixam de comer algo mesmo sabendo que poderá lhe fazer mal.
·  60% têm o sentimento de culpa pelo consumo excessivo, sendo que, deste total, 70% são mulheres.
·  Os sintomas da má digestão acabam impactando primeiramente na rotina de trabalho e, na sequência, nos momentos de lazer.

·  90% disseram  que poderiam ter uma alimentação mais saudável, equilibrando todos os nutrientes necessários e respeitando as quantidades permitidas, além de trocar cardápios calóricos por opções mais leves.
·  Metade da amostra compra o medicamento que age contra os distúrbios digestivos antecipadamente, enquanto outros quase40% compram apenas quando estão precisando.
·  Quase 90% acreditam que os medicamentos fitoterápicos podem ajudar nos problemas digestivos.
·  Apenas 7% disseram ir ao médico quando têm azia, má digestão, gases, barriga estufada, prisão de ventre e empachamento.


Geral: Governo criou outra alternativa ao fator previdenciário



O trabalhador outra vez virou palhaço nas mãos da Previdência Social

Luís Alberto Alves

 O Governo Federal propôs uma nova regra para a concessão de aposentadorias, criando alternativa ao fator previdenciário. Com a MP-767, a Previdência e as contas públicas serão equilibradas sem que isso acarrete prejuízo para o trabalhador. O novo sistema cria fórmula que calcula a aposentadoria progressivamente de acordo com a expectativa de vida da população. A MP tem validade de 90 dias. A medida provisória será então apreciada pelo Congresso Nacional, para, com análise dos parlamentares, se tornar lei.

                                                Fórmula

 A medida encaminhada pelo Governo estabelece um sistema de pontos, alternativo ao fator previdenciário, que combina a idade da pessoa com o tempo de contribuição com a Previdência. Para calcular o número de pontos final, cada contribuinte deve somar sua idade ao número de anos pelos quais pagou sua contribuição ao INSS.

 Até dezembro de 2016, uma mulher passa a poder se aposentar de forma integral quando a soma de sua idade com os anos pelos quais contribuiu for igual a 85. No caso dos homens, quando essa soma for igual a 95. (Exemplo: uma mulher de 55 anos que tiver trabalhado por 30 anos já pode receber aposentadoria integral. O mesmo vale para um homem de 60 que tiver trabalhador por 35 anos). Esses números serão gradualmente aumentados até 2022, quando chegarão a 90 pontos para as mulheres e 100 para os homens.

                                                   Atenção

 Os trabalhadores não vão se aposentar com 85 e 95 anos. Esse é o número de pontos que eles deverão atingir para se aposentarem integralmente. O número de pontos é igual à idade da pessoa mais o tempo de contribuição com o INSS.
 Não houve mudança no tempo mínimo de contribuição para recebimento da aposentadoria integral. As mulheres precisam contribuir por pelo menos 30 anos; e os homens, por pelo menos 35.

 É importante esclarecer que, apesar de o fator previdenciário não ter sido extinto, ele não incidirá na aposentadoria de quem completar o patamar mínimo de pontos.

                                                     Discussão

 Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, nessa quarta-feira (24/06), o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, explicou a importância da aprovação da nova medida pelo Congresso Nacional. “Nós precisamos cuidar da nossa Previdência, que é um patrimônio do trabalhador brasileiro, para que ele continue protegendo os trabalhadores e as suas famílias”, afirmou. “Nós estamos trabalhando para discutir e aprovar a Medida Provisória 676 que incorpora o conceito do 85/95, mas traz uma evolução que diz respeito à sustentabilidade, a garantia de subsistência da Previdência Social para as futuras gerações”, finalizou.

                                                       Contas

 Como os brasileiros estão vivendo mais tempo, e recebendo aposentadoria por um período maior de tempo, os custos da Previdência aumentam a cada ano. Ao mesmo tempo, as taxas de fecundidade no Brasil estão caindo, o que significa que nas próximas décadas haverá menos contribuintes para cada aposentado. Para se ter uma ideia, hoje há mais de 9 trabalhadores contribuindo com a Previdência para cada pessoa que recebe aposentadoria. Em 2030, serão 5 na ativa para cada aposentado; e em 2050, somente 3. Para assegurar a aposentadoria dos trabalhadores de hoje, sem prejudicar a de seus filhos e netos, o governo propôs uma medida que torna a Previdência e as contas públicas mais sustentáveis.


Geral: Procedimento de reembolso de show de Cristiano Araújo



Cristiano Araújo morreu em acidente de carro na madrugada de quarta feira (24) em Goiás


Redação

 A  Assessoria de Imprensa T4F lamenta o falecimento do artista Cristiano Araújo e informa que todos os clientes que adquiriram ingresso para a apresentação do cantor, que seria realizada no dia 1º de agosto no Citibank Hall São Paulo, serão reembolsados de acordo com os procedimentos abaixo:

 - Aos clientes que adquiriram ingresso na bilheteria do Citibank Hall ou nos pontos de venda com pagamento em dinheiro:
a. Dirigir-se ao mesmo local onde a compra foi efetuada;
b. Apresentar o ingresso adquirido;
c. O reembolso ocorrerá através de depósito bancário;

 - Aos clientes que adquiriram ingresso na bilheteria do Citibank Hall ou nos pontos de venda com pagamento em cartão de crédito ou débito não será necessário solicitar o reembolso, o valor será creditado no cartão utilizado na compra da seguinte forma: 
a. Para as compras realizadas com cartão de débito, o valor será creditado na conta vinculada ao cartão utilizado na compra dentro de até 20 dias úteis;
b. Para compras efetuadas com cartão de crédito, o valor será creditado na fatura do cartão utilizado na compra, em até 20 dias úteis.

 - Para quem efetuou compra pela Internet não será necessário solicitar o reembolso. O valor da compra será creditado no cartão utilizado e estará disponível para consulta na próxima fatura ou na subsequente. Todos os clientes receberão um e-mail do sac@ticketsforfun.com.br confirmando o cancelamento da compra.


Geral: Até 2015, Brasil poderá ter 75 milhões de crianças gordas





Doces devem ser consumidos com moderação

Redação

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em parceria com o Ministério da Saúde, fez estudo que revelou que uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos de idade está acima do peso recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Os obesos entre os meninos chegam a 16,6%, e as meninas somam 11,8%. Se nada for feito para mudar esse quadro, a OMS estima que, até o ano de 2025, haja 75 milhões de crianças com sobrepeso e obesidade no Brasil.

 Um dos fatores que leva a obesidade entre crianças e adolescentes é o consumo de fast-food. A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do UniCEUB, Karina Aragão, explica que a preferência da população - começando pelos adultos, propagandas e o sabor agradável são algumas das razões para o início precoce do consumo de fast-food na infância e a perpetuação na adolescência.
“Este tipo de hábito alimentar acompanha o modelo globalizado de alimentação”, disse. A nutricionista chama a atenção para os problemas de saúde e psicológicos que a obesidade pode causar.

“Diversos estudos vêm demonstrando que crianças acima do peso apresentam transtornos psicológicos como depressão, ansiedade e dificuldade de ajuste social. Diversas vezes indivíduos obesos sofrem estigmatização social e discriminação, podendo impactar negativamente em sua qualidade de vida”, explicou a especialista do UniCEUB, acrescentando outros problemas de saúde causados pelo consumo exagerado de fast-food.

 “Considerando que esses alimentos são ricos em gordura saturada, gordura trans e açúcar, mas com boa palatabilidade, as crianças tendem a querer consumir com alta frequência e a exposição a estes componentes predispõe ao estresse oxidativo, favorecendo o desenvolvimento de resistência à insulina e dislipidemia, o que gera aumento precoce do risco cardiovascular”, ressaltou.

 O ideal, de acordo com Karina Aragão, é que crianças e adolescentes não consumam ou evitem ao máximo a ingestão de fast-food. Porém, segundo ela, comidas com alto teor de gordura e doces são servidos em contextos positivos, como recompensas e comemorações, fazendo com que haja a associação desses alimentos com algo positivo, o que reforça o consumo.

 “Por outro lado, as crianças são forçadas a ingerir alimentos mais saudáveis, como hortaliças, verduras e legumes, causando na maioria das vezes a recusa por associarem a algo negativo, como a briga dos pais para que elas comam saudavelmente”, afirmou.

 No dia a dia a especialista recomenda que sejam evitados os alimentos industrializados, frituras e o consumo de sal e açúcar. “Não há motivo para adoçar um suco de abacaxi, por exemplo. Mas o que não deve ser feito é tornar a alimentação saudável algo obrigatório e os alimentos industrializados algo proibido, porque o resultado é desastroso”, alertou.

 Para a mudança dos hábitos alimentares, Karina Aragão recomenda que os pais introduzam no cardápio dos filhos frutas, sejam elas isoladas ou combinadas com outras ou ainda com castanhas, vitaminas de frutas com leite, variando as preparações e evitando a monotonia. Os sanduíches também são boas opções quando montados com pães com menor teor de gordura e menos aditivos, uma fonte de proteína magra como queijo branco ou frango desfiado, acompanhado de salada.

 “Quem opta por comer em lanchonetes e restaurantes deve priorizar os pratos saudáveis, como saladas e frutas, alimentos ricos em fibras e pobres em açúcar, sal e gordura ruim e, principalmente, ser disciplinado. O ideal é preparar o próprio lanche em casa para não ficar refém do que estes locais oferecem. Planejamento é a palavra-chave”, afirma a nutricionista, que chamou a atenção ainda para os piores alimentos para o cardápio das crianças: “Refrigerantes são péssimos. Além de ricos em açúcar e sódio, contêm aditivos químicos que prejudicam, por exemplo, o aproveitamento do cálcio”, destacou.

 “Salsicha, nuggets, salgadinhos de pacote e macarrão instantâneo são ricos em sódio e gordura e pobres em nutrientes. Alimentos que parecem saudáveis e não são, como sucos industrializados “de caixinha” e cereais matinais também são repletos de sódio, aditivos químicos e pobres nutricionalmente. Por isso, o melhor é aprender a ler os rótulos dos alimentos para não cair nas armadilhas”, finalizou.


Variedades: FOX estreia no Brasil a nova ficção original "Cumbia Ninja"



A ficção original do é sucesso absoluto na América Latina

Redação




 Na quarta-feira, dia 1° de Julho, às 22h30, estreia na FOX a série "Cumbia Ninja", ficção original do Grupo, gravada em Bogotá. Sucesso absoluto na América Latina, a série foi produzida com talentos de diversos países da região, conta com mais de 90 milhões de views no seu canal oficial do Youtube, além de ter batido recordes de audiência. Com muita ação, drama, romance e música, "Cumbia Ninja" leva emoções e ritmos marcantes para a tela do canal.

 Nomes de jovens talentos são outro destaque da produção: a argentina Brenda Asnicar, o mexicano Ricardo Abarca, os venezuelanos Rudy Rodríguez e Albi de Abreu, o peruano Christian Meier, os mexicanos Víctor Jiménez e Rubén Zamora, o chileno Ignacio Meneses e os colombianos Cristina Umaña, Nicolás Rincón, Juan Diego Sánchez, Manuel Sarmiento, Sebastián Rendón, Helena Mallarino, Julio e Natalia Reyes formam um elenco multicultural.

 Produzida pela FOX Telecolombia, produtora integral de conteúdo de ficção do Grupo FOX e composta por treze episódios de uma hora, "Cumbia  Ninja" tem como cenário principal o bairro La Colina, uma região controlada por traficantes de drogas e que, contrariados, serão enfrentados por uma banda musical liderada por Hache (Abarca). Com ajuda da música, de um maestro ninja e de um personagem mítico que mora em La Colina, Hache conseguirá manter o bairro a salvo dos perigos que envolvem a briga de gangues da região.

 Ao mesmo tempo, Juana (Asnicar), menina rica e acostumada com uma vida de luxos e conforto, vê sua vida desmoronar quando encontra sua família inteira assassinada em casa e se vê obrigada a fugir para continuar viva. O bairro La Colina será o local que encontrará refugio para escapar dos assassinos e encarar os desafios que a esperam em um local totalmente diferente de sua realidade. 

 Criada e escrita pelos argentinos Andrés Gelós ("Kdabra"), Martín Preusche ("Kdabra"), Natacha Caravia ("Kdabra") e Luis Langlemey ("Kdabra"). "Cumbia Ninja" conta com a direção dos colombianos Felipe Martínez e Riccardo Gabrielli.