Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Túnel do Tempo: EUA invadem Iraque



EUA ameaçaram e invadiram o país do ditador Saddam Hussein

Luís Alberto Alves


Guerra:  Em 8 de abril de 2003, os EUA invadem centro de Bagdá contra Saddam Hussein com um violento tiroteio e pesado bombardeio aéreo. Palácios do ditador foram invadidos pelos militares americanos.

Radiografia de Sampa: Avenida Moema



Luís Alberto Alves

 Este logradouro foi aberto entre 1913 e 1915 pela Cia. Territorial Paulista e o seu leito foi tornado público através de doação à Municipalidade em 03 de Abril de 1933.

 Neste mesmo ano ganhou o nome de Rua Moema, trecho entre a Avenida Ibirapuera e a Rua Iraê. Em 1952 foi transformada em Avenida e dois anos depois ganhou a atual configuração de início e término.

 O nome "Moema", como os demais nomes dos logradouros da região, seguiu uma temática sugerida pelo proprietário da área, engenheiro Fernando Arens Júnior, diretor da Cia. Territorial Paulista.

 Conta-se que ele apreciava os nomes indígenas e de aves. Neste caso, Moema é o nome de uma das heroínas do poema épico "Caramuru", de Frei José de Santa Rita Durão.

 Nessa obra, as passagens mais belas referentes a Moema, encontram-se no Canto VI, estrofe 37 e seguintes. Na língua Tupi, Moema significa "a que faz doçura, a meiga". A Avenida Moema (foto) fica no bairro de Moema, Zona Sul de SP.





Geral: Você conhece as maiores ameaças da internet?




Luís Alberto Alves


 Os hackers se reinventam para seguir praticando crimes na internet. Para isso, desenvolvem diferentes tipos e cada vez mais potentes malwares, que ameaçam sua atividade digital e ainda podem gerar perdas financeiras, o que é não é nada agradável. Para prevenir-se é preciso conhecer os riscos. O time de análises da PSafe elaborou uma lista com as maiores ameaças e por onde elas circulam na web. Veja a seguir: 

Top 10 malwares financeiros

1. Bolware
O Bolware é um malware bancário que altera dados de boletos bancários para desviar pagamentos de cobrança para contas de hackers. É, ainda hoje, uma das principais formas de cometer crimes na internet e já causou prejuízo a milhares de brasileiros.

2. CryptoLocker
O CryptoLocker é um malware que sequestra suas informações digitais e criptografa os documentos do usuário, exigindo resgate financeiro para fornecer a chave de descriptografia e, assim, liberar acesso aos documentos infectados. Apesar de diversos produtos de segurança serem capazes de remover o malware, não é possível decifrar o código de criptografia utilizado para esconder as informações. Pode ser que tudo seja perdido.

3. Regin
O spyware Regin infectou principalmente empresas de telecomunicações, energia e empresas aéreas. Porém afetou também usuários pessoas físicas. O Regin é um malware de vigilância para coleta de dados em massa. Utilizado principalmente para espionagem, o Regin pode monitorar e registrar chamadas telefônicas com objetivo de conseguir vantagens competitivas, com possibilidade de causar prejuízos financeiros a corporações e governos. Oferece controle remoto do teclado do infectado, podendo permitir o monitoramento da sua atividade online e ainda recupera arquivos apagados pelo usuário.

4. PowerOffHijack
Não só o sistema operacional Windows está vulnerável ao ataque de hackers ávidos por desviar dinheiro, o sistema operacional móvel Android também tem o seu vilão. Trata-se do PowerOffHijack, malware móvel que simula o desligamento do aparelho para agir. Pode fazer ligações, enviar mensagens SMS e ter acesso à câmera do aparelho, causando prejuízos financeiros e de privacidade ao usuário Android.

5. Zbot/Zeus
O primeiro malware da família Zeus desta lista é o Zbot/Zeus, trojan que infecta computadores Windows para roubar informações confidenciais do sistema operacional, senhas, dados bancários e outros detalhes financeiros. Voltado a recolher informações bancárias de países específicos, desvia dinheiro por transferências bancárias realizadas por uma complexa rede de computadores. O malware já se espalhou pelo mundo e teve acesso até a contas da Nasa.

6. Zeus Gameover
O Zeus Gameover já afetou a vida de mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. O malware especializado na coleta de dados financeiros, como números e senhas de cartões de crédito, não depende de comando centralizado e age por meio de infraestrutura botnet peer-to-peer.

7. SpyEye
Também da família Zeus, este malware rouba informações financeiras e de segurança social por ação de um Keylogger, que captura as informações digitadas online e, com isso, passa a ter acesso a contas bancárias e de recolhimento de impostos sociais de usuários, abrindo espaço para o desvio de dinheiro.

8. Ice IX
Este sofisticado membro da família de malwares Zeus é capaz de driblar os motores de proteção de sites rastreadores, que monitoram servidores maliciosos utilizados por outras variações de Zeus, criando brechas para o espião ter acesso a logins e senhas de contas de e-mail e também bancárias. Ice IX pode controlar o conteúdo exibido no navegador de sites de Internet Banking, mascarando a sua atividade real.

9. Citadel
Parte de numerosa família Zeus, Citadel é um software open source que recebeu contribuições de diversos hackers no mundo depois que o código fonte de Zeus vazou na internet em 2011. O malware pode ser alterado para enganar usuários para que revelem dados confidenciais como informações bancárias, permitindo operações financeiras fraudulentas.

10. Carberp
A família mais famosa do universo de malwares, a Zeus, tem mais um membro especializado em desviar dinheiro, entre outros que ficaram de fora desta lista. Carberp pode baixar dados de máquinas infectadas a partir de servidores de controle e comando. O malware não só injeta códigos em páginas web, mas também busca explorar vulnerabilidades do sistema infectado para aumentar os privilégios administrativos aos criminosos. Uma peculiaridade deste malware é utilizar recursos web legítimos para coletar informações.

Top 10 sites perigosos

O Google preparou uma lista dos endereços mais perigosos da internet. Não estão nela os principais endereços de audiência no Brasil, mas como nunca é demais apostar em prevenção, iremos reproduzir a lista da empresa para evitar que você caia num endereço malicioso. É bom saber por onde navega para evitar problemas maiores depois.

1º. 38zu.cn
2º. Googleanalytics.net
3º. Lousecn.cn
4º. Fqwerz.cn
5º. Goooogleadsence.biz
6º. 94.247.2.195
7º. Gumblar.cn
8º. D99q.cn
9º. Orgsite.info
10º. Martuz.cn
Top 4 ameaças e vulnerabilidades

Além de conhecer o comportamento dos malwares para tentar identificar uma infecção e saber os endereços da internet que devem ser evitados, você precisa saber os riscos que podem oferecer os dispositivos eletrônicos para, assim, criar barreiras mais efetivas de proteção contra a ação de hackers. Aí estão eles:

1. Pen drive e HD externo – as unidades de memória podem ser infectadas por malwares que ficam ocultos nos dispositivos, com objetivo de atrapalhar a vida do usuário e infectar outros dispositivos com malwares. No início do ano, uma confusão chegou a apontar os carregadores de telefone como periféricos a serviço do crime.

2. USB – pen drives podem ser fixados a computadores públicos via porta USB e transformados em keyloggers para, finalmente, roubar senhas e ter acesso a tudo que for digitado no PC. Normalmente fica escondido na parte de trás do computador para não ser descoberto com facilidade.

3. Wi-Fi público – por não oferecer barreiras de conexão, os wi-fi públicos podem abrir as portas dos seus dispositivos eletrônicos a hackers. Caso o ponto público de wi-fi esteja vulnerável, a conexão à internet pode servir de ponte para que criminosos assumam o controle dos seus gadgets.

4. Internet of Things – a conectividade está chegando a todos os lugares. Com cada vez mais eletroeletrônicos e eletrodomésticos com acesso à internet, os gadgets inteligentes com unidades de memória representam ampliação das possibilidades para ataques à sua vida digital. Conheça também: os malwares mais antigos ainda em atividade

REF: 
https://heimdalsecurity.com/blog/top-financial-malware/
http://fortune.com/2014/11/23/regin-malware-surveillance/
http://venturebeat.com/2015/02/19/new-android-malware-makes-your-phone-look-like-its-off-and-then-spies-on-you/
http://lista10.org/sites/os-10-sites-mais-perigosos-da-internet-segundo-o-google/

Geral: Câncer de próstata é tema de workshop em Minas Gerais


 
Câncer de próstata mata muitos homens
Redação 

 A Oncomed BH promoverá, no dia 11 de abril, o II Workshop Multidisciplinar de Câncer de Próstata. O evento será realizado no Hotel Golden Flat Cidade Jardim, em Belo Horizonte, e contará com a presença de urologistas, radiologistas, radioterapeutas, oncologistas clínicos e anátomo-patologistas. “Nossa expectativa é reunir mais de 100 especialistas para discutir as novidades e avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata na atualidade”, afirmou Dr. Alexandre Fonseca, oncologista e organizador do workshop.

 No cronograma, estão previstas palestras e apresentações divididas em módulos, de modo a tornar o debate mais democrático e consistente. Serão contemplados temas dinâmicos e atuais nas diversas áreas da medicina envolvidas com o tratamento da enfermidade. “A abordagem começará com o diagnóstico histológico pelo patologista e com diagnóstico por imagem pelo radiologista. Em seguida, falaremos das novidades de biologia molecular mais recentes e também apresentaremos as atualizações  no campo da cirurgia, radioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e quimioterapia”, completou o médico.

 Nomes como Dr. Roberto Porto Fonseca, Presidente do Conselho Superior da Sociedade Brasileira de Cancerologia; Dr. Amândio Soares, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia; Carlos Corradi, Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia; e Antônio Peixoto de Lucena Cunha, Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia - seccional Minas Gerais já estão confirmados para o workshop científico. “Com a participação de diversas especialidades, somamos esforços para atingir os melhores resultados para o paciente. O câncer de próstata é uma doença complexa e exige o envolvimento de todos”, finalizou Dr. Alexandre.

 As inscrições são gratuitas e abertas a toda comunidade médica, incluindo residentes nas áreas correlatas. Os interessados podem se inscrever através do site www.oncomedbh.com.br.  Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (31) 2516-4356. As vagas são limitadas.

                                                   Câncer de próstata
 O câncer de próstata é segundo que mais acomete homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em 2014, segundo o último levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), surgiram 68.800 novos casos dessa neoplasia em todo Brasil.

 Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

  Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

                                                             Serviço
II º Workshop Multidisciplinar de Câncer de Próstata
Data: 11 de abril
Horário: de 8h às 13h30
Local: Hotel Golden Flat Cidade Jardim - Av. Prudente de Morais, 520 – Cidade Jardim
Mais informações: (31) 2516-4356 ou pelo site www.oncomedbh.com.br



Política: Aprovado texto-base do PL 4330/2004 que regulamenta terceirização



Aprovação do PL 4330/2004 é a senha para precarização no mercado de trabalho

Luís Alberto Alves
 O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) o texto-base do Projeto de Lei 4330/04, que regulamenta os contratos de terceirização no setor privado e para as empresas públicas, de economia mista, suas subsidiárias e controladas na União, nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. Foram 324 votos a favor do texto, 137 contra e 2 abstenções.
 Um acordo de procedimentos entre os partidos deixou a votação dos destaquespara a próxima terça-feira (14), quando pontos polêmicos deverão ser decididos em votações separadas.
 O substitutivo apresentado pelo deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA), que relatou a matéria em Plenário em nome das comissões, manteve, por exemplo, a possibilidade de a terceirização ocorrer em relação a qualquer das atividades da empresa.
 O texto não usa os termos atividade-fim ou atividade-meio, permitindo a terceirização de todos os setores de uma empresa. Os opositores do projeto argumentam que isso provocará a precarização dos direitos trabalhistas e dos salários.
 Esse deve ser um dos pontos a serem debatidos por meio de destaques na próxima semana.
 De acordo com o relator, o texto segue “uma linha média capaz de atender os trabalhadores, os empresários e a economia brasileira”, destacando que muito da precarização do trabalho terceirizado decorre da falta de uma regulamentação.
                                                           Retenção antecipada
 A pedido do Ministério da Fazenda, o relator incluiu no texto a obrigação de a empresa contratante fazer o recolhimento antecipado de parte dos tributos devidos pela contratada.
 Deverão ser recolhidos 1,5% de Imposto de Renda na fonte ou alíquota menor prevista na legislação tributária; 1% da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); 0,65% do PIS/Pasep; e 3% da Cofins.
                                                            Atividade econômica
 O texto votado nesta quarta-feira prevê que, quando o contrato de terceirização for entre empresas que pertençam à mesma categoria econômica, os empregados da contratada envolvidos no contrato serão representados pelo mesmo sindicato dos empregados da contratante, observados os respectivos acordos e convenções coletivas de trabalho.
                                                             Proibição de sócios
 Segundo a redação aprovada, não poderão atuar como empresas contratadas na terceirização aquelas cujo sócio ou titular seja administrador ou equiparado da contratante ou tenha relação de pessoalidade, subordinação e habitualidade.
 Também não poderão ser sócios ou titulares aqueles que tenham trabalhado na empresa contratante ou prestado serviços a ela nos últimos dois anos, exceto se forem aposentados.
                                                              Responsabilidade
 Quanto à responsabilidade da empresa contratante do serviço terceirizado, ela será solidária ou subsidiária em relação às obrigações trabalhistas e previdenciárias devidas pela contratada.
 Se a contratante fiscalizar o recolhimento e pagamento dessas obrigações, exigindo sua comprovação, a responsabilidade será subsidiária. Nesse caso, a contratante somente poderá ser acionada na Justiça pelo recebimento dos direitos se a contratada não puder pagá-los após ter sido processada.
 A responsabilidade será solidária se a contratante não comprovar que fiscalizou os pagamentos. Nesse caso, as duas empresas responderão perante a Justiça pelos direitos trabalhistas e previdenciários.
 O texto do relator Arthur Maia prevê ainda que, no caso de subcontratação, permitida apenas quanto a serviços técnicos especializados, as regras sobre a responsabilidade se aplicarão tanto à contratante no contrato principal e àquela que subcontratou os serviços.


Variedades: Chorinho no teatro Adamastor de Guarulhos(SP)



Grupo tem vasto repertório de chorinhos

Redação
 Como parte da programação do Intervalo Cultural, o quinteto Choro Moço toca no Teatro Adamastor, em Guarulhos (SP) nesta quinta-feira, dia 9, às 20h. No repertório, o grupo vai mostrar arranjos de seu primeiro disco “Chico no Choro”, com canções de Chico Buarque interpretadas em choro.

  Formado em 2008, o grupo Choro Moço nasceu com o objetivo de levar o chorinho ao público geral, interpretando grandes compositores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Chiquinha Gonzaga, entre outros.

O grupo se apresenta em bares, unidades do Sesc e espaços culturais, além de ministrar worshops didáticos sobre o choro. É integrado pelos músicos Deni Domenico (cavaco), Diego Lisboa (flauta e sax), Lucas Silva (pandeiro), Matheus Motta (violão de seis cordas) e Wesley Ferreira (violão de sete cordas).
                                                                    Serviço
Intervalo Cultural: Choro Moço apresenta Chico no Choro
Dia 9, às 20h
Teatro Adamastor – Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos (SP)
Entrada franca. Retirar ingressos na bilheteria do teatro uma hora antes.