Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Túnel do Tempo: Vietnã recusa acordo de paz



Militares dos EUA atacados pelos vietcongs

Luís Alberto Alves


 Guerra: Em 5 de fevereiro de 1972,  Vietnã do Norte rejeita o plano dos EUA, de junho de 1971, para terminar a guerra. O conflito chegou ao fim três anos depois, com a derrota dos Estados Unidos amargando 50 mil militares mortos e 1 milhão de vítimas fatais vietnamitas.

Radiografia de Sampa: Brigadeiro Tobias




Luís Alberto Alves

 Rafael Tobias de Aguiar, conhecido por "brigadeiro Tobias" desde 21 de janeiro de 1895, nasceu em Sorocaba (SP) em 04 de outubro de 1793. Feitos os seus estudos primários, veio para São Paulo, onde completou a sua educação, tendo por companheiro Feijó, Paula Souza e outros.

Em 1821 foi nomeado eleitor para escolha de deputados às Cortes de Lisboa e, em 1826, entrou para o Conselho do Governo. Em 17 de novembro de 1831 tomou posse do cargo de Presidente da Província de São Paulo, exercendo-o até 10 de maio de 1835. Em 1840 foi escolhido pela segunda vez para dirigir os destinos de São Paulo.

 Homem rico e dono de um caráter puríssimo, prestou em ambas as vezes assinalados serviços ao Estado. Na Assembléia Provincial serviu durante quatro legislaturas. Na câmara temporária teve assento durante as 6ª, 7ª e 10ª legislaturas, atuando sempre com grande brilho. Os seus trabalhos de homem público, elogiados por todos os seus conterrâneos, mereceram também do Governo Imperial provas evidentes de apreço; foram-lhe conferidos: a comenda da Ordem de Cristo, o posto de brigadeiro e a dignatária da Imperial Ordem da Rosa.

 Em 1842, como chefe do Partido-Liberal de São Paulo, envolveu-se na rebelião que nesse ano estourou em Minas Gerais e em São Paulo, sendo obrigado, pela traição e temor de vários dos seus companheiros, a refugiar-se no Estado do Rio Grande do Sul. Aí foi preso, sendo enviado para a Fortaleza da Lage, no Rio, onde permaneceu até 14 de março de 1844, data em que se concedeu anistia aos revoltosos.

 De volta à São Paulo foi recebido triunfalmente pelo povo que o estimava e admirava. Nesse mesmo ano, porém, o Partido Liberal havia conseguido tomar conta do Governo, e o brigadeiro Tobias, velho chefe querido de todos, volta a atividade política e é eleito deputado da Assembléia Geral Legislativa.

 Em 1857, em Santos, foi atacado por uma grave doença. Sendo assim, retornou imediatamente para o Rio de Janeiro, vindo a falecer a bordo do navio que o levava. O brigadeiro Tobias foi um dos amigos íntimos e leais do grande paulista padre Feijó. Em 1822, o logradouro, era denominado "Rua que vai para a Ponte Grande", atual Ponte das Bandeiras. A Rua Brigadeiro Tobias (foto) fica no Centro de São Paulo.


Geral: Para quem tem grana, voo fretado ajuda driblar congestionamentos


Helicóptero é a condução ideal para fugir de congestionamentos em São Paulo

Redação

 As altas temperaturas e o trânsito intenso têm feito aumentar a procura por voos fretados. Helicóptero pode ser uma opção para chegar com mais tranquilidade ao litoral.  As praias costumam ser a escolha para curtir a folia de Carnaval, e as altas temperaturas tem feito esta procura aumentar ainda mais.

  A saída dos paulistanos da cidade neste período costuma ser marcada por trânsito intenso. Com tantos carros nas ruas, fretar um helicóptero é garantia de fugir dos inevitáveis congestionamentos característicos neste período. A Helimarte, empresa de táxi aéreo presente há 16 anos no mercado, disponibiliza sua frota para atender a demanda do período.

 “Os grandes congestionamentos que se formam no carnaval fazem com que muitas pessoas percam paciência, tempo e sofram com o calor intenso que tem feito nos últimos meses em diversas regiões do Brasil. Por isso, aqueles que querem aproveitar a festa sem aborrecimentos optam pelo fretamento de aeronaves, que, apesar do que muitos imaginam, se tornou um meio de transporte acessível”, afirmou Jorge Bitar Neto, comandante e proprietário da Helimarte. Os destinos mais procurados são: Ilha Bela, Parati, Angra, Guarujá, Búzios, Florianópolis.

 “A procura por fretamento para o litoral tem um aumento de 50% em relação aos outros fins de semana do verão”, disse. Rodoviárias e aeroportos costuma ficar lotados, o que causa uma série de atrasos nas partidas, refletindo em longas horas de esperas. “O grande volume de passageiros deixam o ambiente lotado, barulhento, causando mal estar nos  passageiros, falta até lugar para sentar, as informações são desencontradas e longas filas nas lanchonetes deixam os usuários irritados e descontentes”, explicou.
 “Não há nada como a exclusividade. Um atendimento VIP, com serviço de bordo especialmente preparado para quem realmente quer desfrutar o feriado a partir do primeiro minuto. Todos estes fatores contribuem para que as pessoas prefiram investir em um voo exclusivo aumentando a procura do Táxi Aéreo”, disse o comandante.
  A Helimarte mantém tripulação e aeronaves 24 horas por dia à disposição dos clientes e ainda pode buscar seus passageiros onde estiverem com o serviço Door to Door em uma luxuosa van que muitas vezes sai como cortesia, dependendo do voo escolhido. Os preços variam de acordo com o destino e o modelo da aeronave solicitada. O fretamento de um helicóptero Robinson 44, que acomoda até 3 pessoas, por exemplo, custa R$ 2.300,00 a hora. 

 “Uma dica importante: procure locar aeronaves somente de empresas homologadas pela Anac, desta forma você terá a certeza de estar colocando sua família a bordo de aeronaves seguras, bem mantidas e com pilotos profissionais exaustivamente treinados. A forma de saber se está lidando com uma empresa habilitada a fretamentos é solicitando o Cheta – Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo”, alertou Jorge Bitar.


Geral: Veículos deverão ter novos itens de segurança



Dentro de três anos, os cintos de segurança de três pontas serão obrigatório em todos os veículos


Luís Alberto Alves
 Itens de segurança como sistema de fixação para cadeirinhas (Isofix ou LATCH), apoio de cabeça individual e cinto de segurança de três pontos serão obrigatórios a partir de 2018 para os novos veículos lançados no mercado, e a partir de 2020 para todos os veículos em produção.

 Essa foi a decisão do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada nesta segunda-feira (02/02) no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Resolução nº 518, de 2015.

 De acordo com a resolução, os automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários devem dispor de cinto de segurança de três pontos com retrator e apoio de cabeça em todas as posições de assento. Antes, o uso desses dispositivos era obrigatório apenas nos assentos laterais, sendo facultado nos assentos intermediários.

 Caminhões, caminhões-tratores e motor-casa devem ter cinto de segurança de três pontos com retrator em todos os assentos, exceto nos assentos intermediários dianteiros em veículos cujo para-brisa esteja localizado fora da zona de contato com a cabeça do ocupante, ou nos assentos intermediários traseiros. Nestes casos, admite-se a utilização de cintos de segurança subabdominais com retrator.

Com relação ao apoio de cabeça, para estes veículos são obrigatórios nos assentos com cintos de segurança de três pontos e facultativos nos assentos com cintos subabdominais.

 Já o sistema de fixação do dispositivo de retenção de criança, torna obrigatório que os automóveis, camionetas e utilitários possuam ao menos uma ancoragem inferior e uma superior Isofix ou uma LATCH em um dos assentos do banco traseiro.

  Para os veículos esportivos de duas portas, admite-se a aplicação dessas fixações ao banco do passageiro dianteiro. Já nos veículos conversíveis, será exigida apenas a ancoragem inferior Isofix ou LATCH nos assentos traseiros. Caso o veículo possua apenas uma fileira de bancos, fica dispensado o uso deste sistema de fixação.

 O objetivo é garantir uma fixação mais rápida e segura da cadeirinha, reduzindo o risco de má instalação e melhorando a eficiência por estar presa diretamente na carroceria do veículo. 


Geral: Aprenda como pular o Carnaval sem sair duro após a festa



Carnaval dura poucos dias, mas as dívidas, às vezes, permanecem até o final do ano

*Reinaldo Domingos

 O período início de ano, juntamente com as férias, é sempre um pouco complicado, principalmente quando se fala de orçamento financeiro, porque os gastos acabam sendo maiores. A rotina vai voltando ao normal, mas logo já chega o Carnaval, trazendo mais despesas. Por isso, deve-se fazer um bom planejamento, evitando problemas.

 Se não refletir para fazer as contas, não terá como saber se poderá fazer uma viagem em família ou com os amigos ou se terá que fazer algo mais econômico, como curtir os blocos de rua. Sendo assim, o primeiro passo é fazer um diagnóstico financeiro, ou seja, saber em que situação se encontra: endividado, equilibrado ou investidor.

 Caso esteja com dívidas acumuladas, talvez seja melhor não adquirir mais uma agora. Pesquise e veja uma opção mais barata. Mesmo que seja uma festa na cidade mesmo, tem o custo da roupa, da entrada, das bebidas e comidas. É preciso tomar cuidado e tentar ao máximo economizar. Se não for cauteloso, há grandes chances de o que era para ser um momento de descontração e alegria, se tornar um longo período de preocupação.

 Esse planejamento faz parte do processo de educação financeira, que ainda não é realidade para boa parte da população. Na vida, o que deve ser priorizado são os sonhos, os objetivos, por isso é preciso praticar o consumo consciente e não os gastos imediatistas e não programados.

 Aos que se encontram em uma situação financeira equilibrada, o momento também é de cautela, até porque, os equilibrados não possuem dívidas, mas também não possuem reserva financeira, o que significa que qualquer passo maior que a perna pode transformá-los em endividados, chegando até a serem inadimplentes. Procure saber minuciosamente o seu orçamento e busque por opções de diversão que caibam no seu bolso, lembrando que há outras contas em paralelo.

 Agora, se você já está preparado financeiramente para curtir o Carnaval, desenvolvi algumas orientações práticas para auxiliar nesse momento:

- Dá para economizar em tudo, inclusive na fantasia. Talvez, dê para usar a mesma do ano passado ou pegar uma emprestada com um amigo. Para os mais prendados e criativos, ainda é possível fazer a sua própria, customizando alguma roupa;

- Cuidado com a bebida alcoólica! Exagerar nesse quesito não fará bem para a sua saúde física e nem para a financeira;

- Se for viajar, tente prever todas as despesas que terá durante e depois. Claro que outros gastos existirão, mas ter um valor em mente ajuda a não gastar muito mais do que o programado;

- Se a situação financeira estiver realmente complicada, não desanime. Faça algo mais simples este ano e já comece a se planejar agora mesmo para o próximo.
*Reinaldo Domingos é educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.


Geral: Defesa Civil de Guarulhos (SP) usa captação de água da chuva para limpeza e manutenção


A água da chuva em armazenada em tanques de mil litros


Redação

 Para reduzir o gasto com água em época de escassez hídrica como a que ocorre no Estado de São Paulo, a Defesa Civil de Guarulhos (SP) montou um sistema de captação de água da chuva para utilizar na limpeza e manutenção do prédio da coordenadoria.

 O esquema é bem simples, porém, eficiente. A água decorrente das precipitações que atinge um dos prédios é levada por meio de um cano para um tanque de 1.000 litros. O líquido armazenado é utilizado para limpeza de viaturas, banheiro, departamentos e, também, para aguar plantas.

 Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Margaret Martins, a ideia é instalar outros tanques para armazenar mais água e, assim, reduzir a dependência dos sistemas de reservação, como o da Cantareira, que está operando bem abaixo de sua capacidade.

“Como reservatório para a água nós utilizamos um tanque que estava na Defesa Civil há tempos. Depois de um acidente com um caminhão, ninguém quis ficar com ele e, então, ficou aqui na Defesa Civil”, explica Margaret, ao acrescentar que à época o tema “crise hídrica” não era disseminado. “O tanque era de cola e, para nós utilizarmos, tivemos de limpá-lo e higienizá-lo”, completou a coordenadora.





Variedades: Marcelo Yuka debate energia alternativa hoje (5)



Marcelo Yuka vai falar sobre energia alternativa no programa de hoje

Redação
 No último episódio da primeira temporada da série Hoje eu desafio o mundo sem sair da minha casa¸ Marcelo Yuka fala sobre energias alternativas com Luiz Pinguelli Rosa, físico, mestre em engenharia nuclear, doutor em física, professor da UFRJ e ex-presidente da Eletrobrás, e Geraldo Tavares professor de engenharia elétrica e gerente do Laboratório de Energias e Ventos da UFF. Na parte musical o convidado é o MC Sapão. O programa vai ao ar nesta quinta-feira, dia 05 de fevereiro, às 22h.
 Durante a conversa, Yuka e seus convidados discutem as energias alternativas e suas dificuldades. Geraldo Tavares comenta sobre a energia eólica e declara: “O Brasil tem uma costa cheia de vento e não tinha energia eólica, e essa era minha pergunta. A primeira resposta que eu tive é porque o pessoal não conhece a energia eólica no Brasil”. Já Luiz defende a energia solar, mas concorda que o investimento é muito elevado.
 Depois de lançar um livro biográfico e ser personagem central de um documentário em longa-metragem, o músico Marcelo Yuka estreou no dia 14 de agosto de 2014, às 22h, no canal Play TV, a série documental de TV Hoje eu desafio o mundo sem sair da minha casa. Uma coprodução da Indiana Produções com a PlayTV, a série é mais uma plataforma encontrada para o artista, um dos fundadores das bandas O Rappa e F.UR.T.O, falar sobre música e soltar suas contundentes opiniões sobre polícia e segurança pública, acessibilidade, drogas, desigualdade social, meio ambiente, entre outros assuntos. Yuka era baterista até levar um tiro durante um assalto sofrido no ano 2000, que o deixou paraplégico, impossibilitando de tocar bateria.
 A casa do músico, ponto de encontro para a criação e a troca de ideias entre amigos e artistas, serviu de cenário para gravação de diversas entrevistas. A série, de 26 episódios, terá sempre um tema central e receberá um entrevistado e uma atração musical por programa. A primeira temporada conta com depoimentos da atriz Letícia Sabatella, do cientista político Luiz Eduardo Soares, do biólogo Mario Moscatelli, além de outras personalidades do meio intelectual e artístico. A direção-geral é de Marco Altberg e a direção é de Antônio Pedro de Andrade.
Hoje eu desafio o mundo sem sair da minha casa vai ao ar sempre às quintas-feiras, às 22h, no canal PlayTV.
 Sobre a PlayTV: A PlayTV é um canal especializado em games, música e cinema, cuja programação é transmitida 24 horas nas frequências: 122 da NET, 181 da Sky, 16 da Vivo TV, 118 da ClaroTV, 86 da GVT, 430 no DTH da OiTV e 30 da OiTV. Com conceito criativo e uma linguagem jovem, o conteúdo aborda o mundo dos jogos eletrônicos com as novidades do mercado, a cena da música nacional e internacional com todos os lançamentos dos videoclipes, além dos bastidores das maiores produções do cinema mundial.


Variedades: Curso On Line de História do Cinema


As aulas vão decifrar a  história do cinema



Redação

 As matrículas para o Módulo I do curso já estão disponíveis e ficarão abertas até segunda-feira, dia 9 de fevereiro. O Curso Online de Introdução à História do Cinema é uma maneira fácil e rápida de aprender, para você fazer a hora que quiser, onde quiser, bastando acessar um link.

 O Módulo I é composto por 5 vídeo-aulas (com trechos de filmes comentados no curso) e abrange desde o início do cinema em 1895 com os irmãos Lumière até os anos 1950. São aboradados no curso diretores como Charles Chaplin, D.W. Griffith, F.W. Murnau, Fritz Lang, Sergei Eisenstein, John Ford, Howard Hawks, Roberto Rossellini, Jean Renoir, Carl T. Dreyer, Alfred Hitchcock, Orson Welles, entre outros- veja o conteúdo das aulas abaixo.

 O curso tem ao todo três Módulos que vão do surgimento do cinema aos dias de hoje.

 Cada aula tem em média 1 hora de duração. Sugerimos fazer o curso em 5 semanas, mas você faz quando quiser!

As aulas foram preparadas e são ministradas pelo crítico Fernando Oriente, do site Tudo Vai Bem (www.tudovaibem.com). Para você fazer a hora que quiser, onde quiser, bastando acessar um link.

Ao comprar o curso, você recebe uma apostila de apoio em PDF com conteúdo das aulas e um brinde especial: o “Guia Online: A Evolução Cinema – Filmes e Cineastas”, um guia com fotos e links para trechos dos filmes mais marcantes de cada período do cinema até os anos 2000.

 O pagamento é 100% seguro e prático. O Curso Online de Introdução à História do Cinema oferece um certificado digital aos que acompanharem as aulas. Para fazer a inscrição é só clicar no link abaixo. https://www.hotmart.net.br/order/checkout/paycomponent.html?order=L2518735L&checkoutMode=6&cid=56 

Conteúdo do Curso
Módulo I
Aula 1
O surgimento do cinema e o cinema mudo
Irmãos Lumière, Georges Méliès, D.W. Griffith, Louis Feuillade, Charles Chaplin e Erich von Stroheim

Aula 2
-Cinema soviético – Sergei Eisenstein e Dziga Vertov
-Expressionismo alemão – F. W. Murnau, Fritz Lang, entre outros
-Cinema Surrealista – Luís Buñuel e Salvador Dalí, René Clair e Jean Cocteau
-¨Limite¨, de Mário Peixoto

Aula 3
Cinema sonoro – Cinema Clássico Americano – Hollywood e a Força dos Estúdios
-John Ford, Howard Hawks, Fritz Lang, Vincente Minnelli, Nicholas Ray, Douglas Sirk e Billy Wilder entre outros
-Cinema de Terror

Aula 4
-Neo-realismo italiano – Roberto Rossellini, Vittorio de Sica, Luchino Visconti, entre outros
-Cinema japonês – Yasujiro Ozu e Kenji Mizoguchi e Akira Kurosawa

Aula 5
-Alfred Hitchcock
-Orson Welles
-Carl TheodorDreyer
-Jean Renoir



Bloco Carnavalesco Brás Pereira sacode o Imirim neste sábado



O bloco Brás Pereira esquenta a folia neste sábado (7) no bairro do Imirim, Zona Norte de SP



 Redação

Será neste sábado (7), a partir das 13h, que o empolgado Bloco Carnavalesco Brás Pereira vai sacudir o bairro do Imirim, Zona Norte. Comemorando 25 anos de fundação, a rapaziada vai apresentar o enredo “Onde Canta o Sabiá”. Para participar não precisa pagar nada. É só chegar e cair na folia, como ocorria nas bandas de carnaval de antigamente.

 De acordo com o jornalista, sambista e carnavalesco Brás Pereira, a escolha do tema é uma homenagem ao canto desse pássaro que sumiu da maioria dos bairros paulistanos por causa da poluição, além de falar dos 25 anos de alegria que o bloco traz ao Imirim.

 O samba enredo é autoria do compositor Ademir Silva, vencedor de vários sambas na Vai-Vai, principalmente em 1987, quando a alvinegra do “Bixiga” foi tetracampeã na época em que o desfile era na Avenida Tiradentes.

Serviço: Desfile do Bloco Carnavalesco Brás Pereira, dia 7 de fevereiro (sábado), às 14h, Rua Carolina Roque, 492. Mais informações: (11) 3984 4942, 99374 4534 com Brás Pereira.