Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Variedades: Bandas de carnaval se aquecem para folia





Luís Alberto Caju


  No dia 22, sábado, das 16h às 21h, o carnaval das antigas, com direito a marchinhas e sambas enredos inesquecíveis, explode no bairro do Imirim, Zona Norte de Sampa.  Com enredo “Lixo dá Samba”, o Bloco Carnavalesco Brás Pereira Banda Show Tradição Paulistana vai para as ruas. O samba enredo é de autoria do compositor Ademir Silva, e fala que o lixo pode trazer riqueza por meio da reciclagem ou tragédias se for descartado em lugar errado.

 O fundador da banda, o jornalista, sambista e carnavalesco Brás Pereira aposta na sustentabilidade para trazer alegria à população. O desfile percorre algumas ruas do Imirim. Espera-se a participação de mil pessoas que acompanharão o cortejo. A concentração ocorre na Rua Carolina Roque, nº 492, depois segue pelas ruas Atlântico Meridional, Ângelo Lupi, Ainda Gomes Toledo, Miguel Roque, João Roque, Fonte das Figueiras, lateral da Avenida Imirim, Praça Guido Giovanni Roch e retorna à Carolina Roque. Participação é gratuita.

                                                                       Guarulhos
 A agitação toma conta de Guarulhos, Grande SP, a partir deste fim de semana com a abertura do Carnaval 2014. O Bloco do Asinha desfila neste sábado (15) a partir das 14 horas e, pelo quarto ano seguido, os foliões sairão da Vila São Jorge e percorrerão algumas ruas até chegar ao Centro da cidade. A participação é paga. A organização do evento espera reunir cerca de 800 pessoas na festa, que terá participação da bateria da Escola de Samba Caprichosos da Vila, do grupo Colégio do Pagode, trio elétrico, banda de marchinhas e da Corte do Carnaval da cidade.
Bloco do Asinha é um dos destaques do carnaval de rua de Guarulhos neste sábado (15)


 Assim como o Asinha, outros dois blocos terão neste ano apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. O Bloco Samba do Sino, participação gratuita, animará o público no Jardim Tranquilidade, no próximo sábado (22), a partir das 16 horas. No mesmo dia e horário, o Bloco dos Fanfarrões, participação gratuita, leva a festa para o Parque Santo Antônio. Ambos percorrerão as ruas de suas regiões ao som das tradicionais marchinhas de Carnaval.

A Banda Bixcha desfila na cidade há 34 anos e também vai agitar Guarulhos no dia 22. A concentração acontece na Praça Ênio Chiesa, na região central, a partir das 13 horas, e os foliões vão cantar e dançar até o final do percurso, que será na Rua Tapajós, no Macedo. O diferencial deste bloco é que os homens curtem o Carnaval vestido de mulher.

 Serviço: Dia 15/2, Bloco do Asinha, Concentração: A partir das 14 horas na Rua São Jorge, 156, Vila São Jorge, Participação: Paga. Mais informações no telefone 2229-0574.

  Dia 22, Bloco Samba do Sino, Concentração: A partir das 16 horas no Galpão Giramundo, na Rua Jacob, 223, no Jardim Tranquilidade, Participação: Gratuita, mas a organização sugere que os interessados vistam camisa vermelha ou fantasia.

 Bloco dos Fanfarrões, Concentração: A partir das 16 horas na Rua Morás, altura do nº 400, no Parque Santo Antônio. Participação: Gratuita.  Banda Bixcha, Concentração: A partir das 13 horas na Praça Ênio Chiesa, na Avenida Tiradentes com a Rua Dr. Nilo Peçanha. Participação: Não informada.

Variedades: Paula Fernandes faz show no Citibank Hall



Luís Alberto Caju



 “Um ser amor” traz atmosfera mais teatral ao universo musical da artista. Turnê conta com efeitos especiais, cenas em 3D, parcerias virtuais, climatização, esteiras e plataformas giratórias 

 Com apresentação no Citibank Hall, neste sábado (15), a cantora Paula Fernandes traz à capital paulista sua nova turnê, “Um ser amor”, é a primeira produção totalmente dirigida pela cantora e sua empresa, Jeito de Mato.
Paula Fernandes está no Citibank Hall


 Com um show inovador em que a tecnologia é utilizada para evidenciar elementos da natureza e também alguns momentos que fazem parte da sua vida, Paula quer um espetáculo para emocionar o público: “Eu sempre digo que minha missão é emocionar as pessoas, nesta nova turnê meu desejo é compartilhar minhas emoções com o meu público”, comentou.

Os ingressos já estão disponíveis pela internet (www.ticketsforfun.com.br), pelo telefone 4003-5588, nos pontos de venda espalhados pelo Brasil e na bilheteria do Citibank Hall. O show é realizado pela TIME FOR FUN.

 Algumas parcerias musicais da cantora aparecem virtualmente, como Zezé de Camargo & Luciano, Roberta Miranda (ambos participaram do atual DVD Multishow ao vivo Paula Fernandes - Um Ser Amor). Já a veia pop de Paula no dueto com Taylor Swift traz uma dinâmica diferenciada num cenário retrô - um cine drive-in, onde as duas cantoras interagem, Taylor no telão e Paula em cima de um dos carros.

 O ritmo acelera com o medley que Paula faz de uma de suas fontes de inspiração: Shania Twain. O termo mais acertado para este momento do show é eletrizante! Muita luz, ventiladores, guitarras e, acima de tudo, a performance de Paula Fernandes surpreende e eleva a temperatura do espetáculo, que também trará quatro trocas de figurinos, incluindo um pijama com pantufas, lembrando a menina que desde cedo mostra sua vocação musical para a mãe.

Paula sobe ao palco acompanhada de sete músicos. “Acrescentamos um pedal steel, que traz uma sonoridade da qual gosto muito. Tive todos os cuidados e fiz questão de imprimir minha essência em cada momento deste show”, concluiu a cantora. 

 Assista ao teaser da turnê 2014 “UM SER AMOR” :
 http://www.youtube.com/watch?v=NKU3Hu7o9Nw


Serviço: Citibank Hall - Av. das Nações Unidas, 17.955 – Santo Amaro. Capacidade: 3.820 lugares. Ingressos: de R$ 40 a R$ 300 (ver tabela completa). Duração: aproximadamente 1h30, Classificação etária: Não será permitida a entrada de menores de 12 anos.  Doze anos e 13 anos: permitida a entrada (acompanhados dos pais ou responsáveis legais), 14 anos em diante: permitida a entrada (desacompanhados). Acesso para deficientes. Central de Vendas Tickets For Fun: 4003-5588, Meio de Pagamento Preferencial: Citi.


Internacional: Tempestade de Inverno mata 17 nos Estados Unidos


Os EUA enfrentam um dos Invernos mais rigorosos das últimas décadas

Luís Alberto Caju

 O Inverno nos Estados Unidos tem sido um dos mais rigorosos das últimas décadas. Há pelo menos duas semanas uma forte tempestade atinge o país e já causou muitos transtornos. O frio extremo e o acumulo de neve nos Estados do sudeste americano já provocaram 17 mortes, sendo que duas foram por causa de hipotermia e as outras foram causadas por acidentes de carro. Além disso, 500 mil pessoas ficaram sem energia elétrica nas últimas 48 horas.

 Não é apenas o transporte terrestre que foi prejudicado, cerca de 6.500 voos foram canelados nas cidades atingidas pela tempestade Pax e outros 2 mil sofreram atrasos por causa do mau tempo. Mais de 2.300 militares da Guarda Nacional foram mobilizados em sete estados, para ajudar nos serviços de emergência, da Geórgia até Delaware.

 A previsão não é animadora, a massa de ar polar avança pelo país e vai provocar neve entre a costa leste e a região central dos Estados Unidos. Em Nova Iorque o sábado será gelado, já existe a possibilidade de nevar nesta madrugada, mas o fenômeno se intensifica amanhã e deverá acumular até 30 centímetros. As temperaturas ficarão baixas, com máxima de 1°C e mínima de -8°C. Em Washington, capital americana, também haverá uma forte nevasca, e os termômetros ficarão em torno dos -7°C.

 O meteorologista da Somar Celso Oliveira explica que existe um sistema meteorológico de baixa pressão atmosférica na costa leste dos Estados Unidos. As linhas de pressão estão muitos próximas uma das outras, o que irá agravar a tempestade, pois isso significa que além da neve e da chuva, toda essa região será atingida por fortes ventos.


Política: Projeto de Lei proíbe violência policial em manifestações públicas


Polícia não poderá usar armas para disparar balas de borracha ou gás lacrimogênio nos atos de protestos

Luís Alberto Caju
 A Câmara analisa o Projeto de Lei 6.500/13, do deputado Chico Alencar (Psol-RJ), que proíbe a violência policial em manifestações e eventos públicos, e na execução de mandados judiciais de manutenção e reintegração de posse.
 O texto proíbe, em qualquer hipótese, o uso de armas de fogo, balas de borracha, eletrochoque e bombas de efeito moral ou armas químicas, como o gás lacrimogênio.
 Segundo o projeto, o governo poderá equipar os agentes com meios que permitam o exercício de sua legítima defesa. No entanto, os policiais armados deverão ser acompanhados sempre, durante os eventos e na reintegração de posse, por uma equipe de agentes desarmados e especializados na mediação de conflitos e na busca de sua solução pacífica.

 A proposta permite apenas o uso de armas de baixa letalidade, definidas como "as projetadas especificamente para conter temporariamente pessoas, com baixa probabilidade de causar morte ou lesões corporais permanentes". O uso delas só será aceitável, diz o texto, quando comprovadamente necessário para resguardar a integridade física dos agentes ou em situações em que o uso da força seja o único meio possível de conter ações violentas.
                                                                            Proteção
 O projeto também pretende assegurar o trabalho da imprensa durante as manifestações e ações de reintegração de posse, proibindo o confisco de material e garantindo a proteção especial desses profissionais durante os eventos. Alencar apresentou o projeto no ano passado, antes da morte do cinegrafia da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, em uma manifestação no Rio de Janeiro.
 Ainda de acordo com o projeto, a atuação da Defensoria Pública, do Ministério Público, de entidades da sociedade civil e de observadores dos Direitos Humanos será resguardada.
 Chico Alencar argumenta que o projeto é baseado em uma resolução do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana aprovada em junho do ano passado em resposta às manifestações que ocorreram em várias cidades.
 Para o deputado, a atuação policial durante manifestações, eventos públicos e reintegrações de posse precisa deixar de ser orientada pelo “paradigma militarista” de que o manifestante é o inimigo. “Esse paradigma tem como pedra angular a arraigada premissa – inconstitucional e antidemocrática – de que o cidadão portador de determinadas identidades (em especial o jovem negro, o ‘favelado’, o imigrante, o manifestante) é inimigo a ser controlado e até mesmo combatido, e não sujeito portador de direitos que devem ser garantidos”, explicou.
 Ele lembrou excessos cometidos por policiais durante as passeatas de junho passado, quando manifestantes e profissionais de imprensa foram atingidos por balas de borracha, bombas e gás.
 “Não podemos admitir a repetição de cenas como as que tiveram lugar no Rio de Janeiro, no dia 17 de junho, quando a Polícia Militar atirou – supostamente para o alto – com fuzis e revólveres, para dispersar multidão de cerca de 100 mil pessoas que protestava”, citou.
                                                                          Tramitação
 A proposta tramita em 
caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e Constituição e Justiça e de Cidadania.


Economia: Banco do Brasil registra maior lucro da história do sistema financeiro nacional


O lucro líquido do BB é o maior da história no Brasil

Luís Alberto Caju

 O Banco do Brasil registrou lucro líquido de R$ 15,8 bilhões em 2013, representando RSPL de 22,9%. No 4T13, o lucro líquido atingiu R$ 3,0 bilhões, desempenho que corresponde a um RSPL de 18,0%.

 Em 2013 a remuneração aos acionistas atingiu R$ 6,3 bilhões, montante equivalente a 40% do lucro líquido, sendo R$ 3,3 bilhões na forma de juros sobre capital próprio (JCP) e R$ 3,0 bilhões em dividendos. O valor por ação alcançou R$ 2,23.

 O valor proporcional ao 4T13 foi de R$ 1,2 bilhão, destes R$ 871,6 milhões na forma de JCP e R$ 365,2 milhões em dividendos. O valor por ação no trimestre foi de R$ 0,44.
 Os ativos do Banco do Brasil superaram R$ 1,3 trilhão em dez/13, crescimento de 13,5% em 12 meses e 3,5% em relação ao trimestre anterior, favorecido principalmente pela expansão da carteira de crédito. O Banco do Brasil é líder em ativos entre as empresas do setor financeiro da América Latina.

 A carteira de crédito ampliada, que inclui TVM privados e garantias prestadas, atingiu R$ 692,9 bilhões em dez/2013, crescimento de 19,3% em 12 meses e 6,2% em relação ao trimestre anterior. Destaques para o financiamento imobiliário, crédito ao agronegócio e às empresas, que registraram incrementos em 12 meses de 87,2%, 34,5% e 19,5%, respectivamente. Ao final de 2013, o BB ampliou a sua liderança em crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN), atingindo 21,1% de participação de mercado.

 O crédito imobiliário atingiu saldo de R$ 24,1 bilhões em dez/13, expansão de 87,2% em 12 meses. O financiamento às empresas cresceu 122,6% em um ano, atingindo saldo de R$ 5,9 bilhões e o financiamento às pessoas físicas cresceu 78,0% no mesmo período, com saldo de R$ 18,2 bilhões e mais 161 mil operações contratadas. Em relação ao volume contratado no trimestre, as pessoas físicas responderam por R$ 3,2 bilhões enquanto as empresas representaram R$ 2,5 bilhões.


O financiamento ao agronegócio encerrou 2013 com a marca de R$ 144,8 bilhões. Esse montante é 34,1% maior do que o registrado no mesmo período de 2012 e 11,3% superior em relação a set/13. O BB ampliou a sua liderança neste segmento, atingindo 66,1% conforme os dados do Sistema Nacional de Crédito Rural. Destaques para as operações de crédito agroindustrial, que atingiram saldo de R$ 34,6 bilhões, evolução de 60,9% em 12 meses.

Na safra 2013/2014, os desembolsos efetuados já somam R$ 42,3 bilhões e são 27,2% superiores se comparados ao mesmo período da safra anterior. Destaques para agricultura empresarial e agricultura familiar com desembolsos de R$ 34,1 e R$ 8,3 bilhões, respectivamente.

Geral: Fim de semana terá chuva




As fortes chuvas vão trazer alagamentos em algumas regiões da cidade e do Estado de SP

Luís Alberto Caju

 O fim de semana também será de tempo instável, com pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria. Na Região Metropolitana de São Paulo, o tempo fica chuvoso e fica o alerta para alagamentos neste sábado. O calor diminui no Sul e Leste do Estado já que o vento finalmente muda de direção e passa a soprar do quadrante sul. Na Capital Paulista a mínima é de 19ºC e a máxima não passa dos 26ºC.

 Domingo com chuvas em todo o Estado. De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, na Capital deve chover forte em alguns momentos do dia. A temperatura continua ainda mais baixa, o dia amanhece com 18ºC e a tarde a máxima fica na casa dos 26ºC.

 A passagem de uma frente fria pelo território paulista vai provocar chuva forte em alguns pontos do Estado neste fim de semana. Este sistema será o primeiro depois do bloqueio atmosférico e deverá trazer intensos temporais ao Litoral Sul, Baixada Santista e Vale do Ribeira na manhã do sábado. A tarde a chuva vai atingir o Litoral Norte, Vale do Paraíba, Piracicaba, Pirassununga, São Carlos e Ribeirão Preto.

 No domingo a chuva será intensa e constante em todo o Litoral Paulista durante todo o dia. Também há previsão de chuva forte em Ribeirão Preto, Franca, Campinas e Serra Negra. Segundo a Somar Meteorologia, a passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste vai provocar um declínio da temperatura máxima no Sul e Leste de São Paulo a partir do dia 15.


Radiografia de Sampa: Rua Rego Freitas

A Rua Rego Freitas fica no Centro de SP

Luís Alberto Caju

  Antônio Pinto do Rego Freitas nasceu em São Paulo em 2 de julho de 1835. Em 1861 recebeu o grau de bacharel e exerceu diversos cargos públicos, entre os quais o de juiz municipal e Inspetor do Tesouro Provincial de 1870 a 1873, ano em que foi demitido pelo presidente liberal Batista Pereira, presidente durante dois mandatos de quatro anos da Câmara Municipal, diretor do Banco de Crédito Real e da Companhia Cantareira.

 Em outubro de 1874 o governo imperial o distinguiu com o oficialato da Ordem da Rosa. Era tenente-coronel do Batalhão de reserva nº 11 da Guarda Nacional. Dotado de espírito caridoso doou à Santa Casa, grande terreno onde foi construído seu Hospital, bem como um terreno situado no largo do Arouche para a construção de uma escola pública. Faleceu em São Paulo, em 13 de janeiro de 1886. A Rua Rego Freitas fica na região central de SP, bairro da Consolação.


Túnel do Tempo: Morte da ovelha Dolly



Ovelha clonada Dolly, por cientistas britânicos

Luís Alberto Caju

A cópia não resistiu:  No dia 14 de fevereiro de 2003 morria a ovelha clonoda Dolly, primeira cópia de um mamífero adulto. Ela foi sacrificada aos seis anos de idade. Sofria de uma doença pulmonar degenerativa incurável.