Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Túnel do Tempo: ACM escapa de cassação



Luís Alberto Alves


Processo: Em 6 de maio de 2003, o Senado rejeita a proposta de abertura de processo de cassação por quebra de decoro parlamentar contra o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA).

Radiografia de Sampa: Alameda Dino Bueno






Luís Alberto Alves
  
 O Dr. Antonio Dino da Costa Bueno nasceu em Pindamonhangaba (SP), em 15 de dezembro de 1854. Fez os cursos preparatórios no Rio de Janeiro e matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo em 1869. Recebeu o grau de bacharel em 1873, logo após a formatura, em 1876, foi nomeado promotor público da comarca de São Paulo e, em 1877, ocupou o cargo de juiz substituto da Primeira Vara.

 Em 1882 obteve, em concurso, o lugar de professor substituto da Faculdade, dedicando-se ao magistério. Por decreto de 06 de setembro de 1890 foi nomeado lente catedrático. Em 1896 foi Secretário do Interior em São Paulo, na presidência Campos Sales.

 Dessa data em diante ocupou vários cargos de eleição. Em 1908 foi nomeado diretor da Faculdade de Direito, aposentando-se em 1912. Na qualidade de presidente do Senado ocupou a presidência do Estado, vaga com o falecimento de Carlos de Campos, de 27 de abril de 1927 a 14 de julho desse mesmo ano. Faleceu em São Paulo em 27 de fevereiro de 1931. A Alameda Dino Bueno(foto) fica no bairro de Santa Cecília, Centro.


Geral: 11º Encontro Delas terá novas atrações no Day Care




As atletas ganharão bolsas estilizadas

Redação 

  Com novidades, brincadeiras, danças e várias atividades criativas, a 11° edição da Encontro Delas – Circuito Itambé acontece nos dias 30 e 31 de maio, na Lagoa Seca, no bairro Belvedere, em Belo Horizonte. “A cada edição, queremos valorizar ainda mais as mulheres que participam das edições da Encontro Delas, com kits fashions, atrações e novidades. Dessa vez terá o Festival Dança Delas, que serão aulas de dança com o grupo Primeiro Ato, e o Espaço Kids, antes aberto só no domingo, também receberá as crianças no sábado”, diz a coordenadora de Marketing da Encontro, Cristiane de Marco.

   O Festival Dança Delas acontece pela primeira vez, ele será realizado em dois dias no sábado, dia 30 de maio e no domingo, dia 31 de maio, no mesmo local da corrida. O Grupo Primeiro Ato, junto com a curadoria da Suely Machado, participa pela primeira vez do evento e prepara grandes atrações artísticas, espetáculo e danças para as participantes. As crianças podem aproveitar o espaço Kids com vários brinquedos, atividades e vivências Lúdicas.

  A 11° edição da Encontro Delas conta com várias atrações para toda a família inclusive para as crianças. No sábado dia 30 de maio, as corredoras podem retirar na Lagoa Seca, o kit Atleta com camisa, bag, numeração e chip que identifica cada corredora. No dia 30 de maio (sábado) e no dia 31 de maio (domingo), o espaço pode ser aproveitado com várias atividades ao ar livre como massagem, ginástica, espaço de beleza, dança e também o espaço infantil. A academia Cia Atlhetica realiza várias aulas durante o dia.

  A corrida é divida em seis categorias para que todas as participantes consigam competir de acordo com a sua modalidade. Elite profissional, até 24 anos, de 25 a 34 anos, de 35 a 44 anos, de 45 a 54 anos ou acima de 55 anos. O kit que as participantes ganham, após a inscrição, este ano vem com novidades. Pela primeira vez, a bag é em formato de mochila, deixando mais charmosa a bolsa criada pelo grande estilista Rogério Lima. A blusa que as participantes usam no dia da corrida ganhou um toque mais elegante nos seus detalhes. Ela a é na cor pink neon com estampa de onça.

                                                           Espaço Kids

 O Espaço Kids, estará disponível pela primeira vez nos dois dias do evento. Para completar a programação, as crianças vão curtir o cantinho da Cultura Inglesa com várias atividades em inglês, uma ótima oportunidade para os pequenos aproveitarem de uma maneira bem divertida.

                                                           Serviço

Evento: 11° edição Encontro Delas
Local: Lagoa Seca- Belvedere
Dia: 30 de maio –  Day Care -  Retirada do Kit e atividades gratuitas
Horário: 09h00 às 18h00

Dia: 31 de maio – Corrida
Horário: 07h00 às 12h00 – largada às 09:00hs
Inscrições pelo site: http://www.encontrodelas.com.br/
Valor da inscrição: R$ 120,00



Economia: O impacto da crise automobilística na região do ABC



Economia brasileira vive tempestade


*Viviane Kelly Santos

  O ano de 2014 terminou com uma dúvida, pois já se falava da crise de 2015. Hoje não se trata mais de indagar se a crise econômica irá ocorrer, pois já estamos vivendo essa realidade. Nossa indagação é para saber qual será o tamanho dessa crise e de que forma continuará impactando os diversos setores econômicos e as finanças pessoais de cada um.

 O momento está sendo marcado pela volta da inflação, disparada do dólar, restrição do crédito e desemprego onde se torna evidente que não precisamos analisar relatórios especializados para saber a proporção da crise, basta uma simples compra no supermercado para vivenciar os efeitos dessa realidade.

 O impacto no setor automobilístico na região do ABC tem se mostrado preocupante. No mês de janeiro, tivemos uma greve que conseguiu reverter a decisão da Volkswagen de demitir 800 funcionários. No mês passado tivemos outra greve que conseguiu reverter a decisão da Mercedes-Benz de demitir 500 funcionários. Sem uma perspectiva de uma retomada das vendas a situação dos colaboradores desse setor é muito frágil.

 Mas a pergunta individual que fica em mente nesse momento da economia é: como ser um profissional de sucesso em meio à crise? Como dizia o consultor Daniel Castello, anos difíceis são como mar alto: só surfista profissional entra na água. Em um ano difícil as empresas continuam suas buscas, mas a procura é pelos profissionais com diferencial.

 Pesquisa coordenada pelo economista Marcelo Neri, publicada pelo IETEC - Instituto de Educação Tecnológica confirma a aderência do mercado pela busca de profissionais que possuam uma pós-graduação ou MBA como diferencial. 

A pesquisa ainda revela, que há maior possibilidade de o profissional com pós-graduação ou MBA gerar retorno às empresas em tempos de crise, esse é o evidente caminho para o sucesso.
Uma vez escolhido o correto caminho, nada melhor que focar no curso que possua a visão para o momento atual. Na Anhanguera, por exemplo, o curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios atua na visão macro, considerado essencial nesse momento de crise.

 A disciplina Gestão de Mercados e Estratégias de Marketing faz parte do curso e se torna ponto chave para a busca da correta direção que as empresas buscam.

 O curso ainda conta com profissionais altamente qualificados como Doutores, Mestres e Especialistas que atuam no mercado de trabalho em grandes corporações, trazendo para a sala de aula não somente o conhecimento acadêmico, mas também o conhecimento corporativo e a vivência do dia a dia no mercado de trabalho.
 Anos difíceis requerem muita inteligência e 2015 será assim. No entanto, será mais fácil para quem possui um diferencial. A pergunta é: e você? Qual é o seu plano para 2015?

*Viviane Kelly dos Santos é professora do MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Anhanguera de São Paulo, unidade Santo André. Formada em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em Projetos e MBA em Logística. Tem vivência de cinco anos na Inglaterra onde atuou nas áreas de Gestão e Marketing. Já passou em diversas empresas multinacionais como IBM, Mercedes-Benz, Brasil Kirin, Grupo Pão de Açúcar entre outras.
 


Economia: Entenda como funciona a malha fina



Leão não admite ser enganado na declaração do IR

Redação

Acabou o período da entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2015, com isso, para quem entregou fica a expectativa de receber a restituição e também o medo de milhares de caírem na malha fina. Mas, o que é esse termo e por que causa tanto medo?

"O contribuinte realmente deve se preocupar em não cair na malha fina, pois essa se refere ao processo de verificação de inconsistências da declaração do imposto IRPF, assim, caso o sistema da Receita Federal perceba alguma informação está errada, separa a declaração para uma análise mais apurada. E caso perceba erros chama o contribuinte para ajustes ou até mesmo inicia investigações e cobra atrasados e multas", explica o diretor executivo da Confirp Contabilidade Richard Domingos.

Assim, a malha fina é praticamente uma "peneira" para os processos de declarações que estão com alguma pendência, impossibilitando a sua restituição.

"Para evitar a malha fina, é interessante que o contribuinte inicie o quanto antes o processo de elaboração da declaração, pois poderá fazer com mais calma, buscando documentos que faltam e ajustando possíveis inconsistências", recomenda o diretor da Confirp. Além disso, quem entrega o material com antecedência receberá sua restituição antes, já nos primeiros lotes.

Veja os principais motivos para cair na malha fina:
1.      Informar despesas médicas diferente dos recibos, principalmente em função da DMED;
2.    Lançar valores e dados na ficha de rendimentos tributáveis diferentes daqueles relacionados nos informes de rendimento [Rendimento tributável, Imposto Retido, etc];
3.    Deixar de informar rendimentos recebidos durante o ano (as vezes é comum esquecer de empresas em que houve a rescisão do contrato);
4.    Deixar de informar os rendimentos e outras informações dos dependentes;

5.     Lançar os mesmos dependentes quando a declaração é feita em separado pelos cônjuges ou companheiros ou informar dependentes sem ter a relação de dependência;
6.    A empresa alterar o informe de rendimento e não comunicar o funcionário;
7.     Deixar de informar os rendimentos de aluguel recebidos durante o ano;
8.    Informar os rendimentos diferentes dos declarados pelos administradores / imobiliárias.

9.    Não lançar na ficha de rendimentos tributáveis, os rendimentos proveniente de resgate de previdências privadas, quando não optantes pela plano regressivo de tributação;
10.               Não lançar os valores recebidos de Fapi (Fundos de Aposentadoria Programada Individual) como rendimentos tributáveis, sem direito à parcela isenta;
11.  Não lançar a pensão alimentícia recebida como rendimentos na ficha de rendimentos tributados recebidos de pessoa física.
12.Não preencher a ficha de ganhos de capital no caso de alienações de bens e direitos;
13.Não preencher a ficha de ganhos de renda variável se o contribuinte operou em bolsa de valores;
14.Não relacionar valores de alugueis recebidos de pessoa física na ficha de recebimento de pessoa física;
15. Não abater comissões e despesas relacionadas a alugueis recebidos na ficha de rendimentos recebidos de pessoas físicas.
A empresa pode levar o funcionário à malha fina quando:
1.      Deixa de informar na DIRF ou declara com CPF incorreto;
2.    Deixar de repassar o IRRF retido do funcionário durante o ano;
3.    Altera o informe de rendimento na DIRF sem informar o funcionário.



Variedades: Programação do Cine Sesc de 7 a 13 de maio



 
O Pequeno Quinquin é um dos destaques
Redação

O Pequeno Quinquin (Dir.: Bruno Dumont, França, 2014, 200 min., 14 anos)
 Em O Pequeno Quinquin, o capitão de polícia Van der Weyden e seu parceiro Carpentier investigam a descoberta de uma vaca morta preenchida com restos humanos dentro de um galpão alemão abandonado após a Segunda Guerra. Enquanto buscam respostas, eles são seguidos pelo pequeno Quinquin, um menino que cria confusão por onde passa junto com seus amigos e a namorada que toca trombeta.

 De 07/05 a 13/05, quinta a quarta, às 14h30 e às 19h50

Segundas, terças e quintas - R$ 17,00 (inteira); R$ 8,50 (+60 anos, estudante e professor da rede pública de ensino); R$ 5,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc).

Quartas-feiras - R$ 12,00 (inteira); R$ 6,00 (+60 anos, estudante e professor da rede pública de ensino); R$ 3,50 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc).

Sábados, domingos e feriados - R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (+60 anos, estudante e professor da rede pública de ensino); R$ 6,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc).

 Singularidades de Uma Rapariga Loira (Dir.: Manoel de Oliveira. Portugal, França, Espanha. 2009,35mm, 64min, 14 anos)

Macário conta a uma desconhecida que viaja ao seu lado no trem para o Algarve as tribulações de sua vida amorosa. Recém-contratado como contador na empresa de seu tio Francisco em Lisboa, ele se apaixona perdidamente por uma moça loira que mora na casa do outro lado da rua. Ele a conhece e decide pedi-la em casamento. De forma inesperada, tio Francisco se opõe categoricamente e o expulsa de casa. Mas Macário consegue enriquecer no Cabo Verde e termina por obter a permissão de seu tio para o casamento. Só então que ele começa a descobrir as singularidades do caráter de sua noiva. Baseado em um conto de Eça de Queirós.

(Direção e roteiro: Manoel de Oliveira. Portugal, França, Espanha. 2009,35mm, 64min) Elenco: RICARDO TREPA, CATARINA WALLENSTEIN, DIOGO DORIA, JULIA BUISEL, LEONOR SILVEIRA, FILIPE VARGAS.

De 07/05 a 13/05, quinta a quarta, às 18h20

Segundas, terças e quintas - R$ 17,00 (inteira); R$ 8,50 (+60 anos, estudante e professor da rede pública de ensino); R$ 5,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc).

Quartas-feiras - R$ 12,00 (inteira); R$ 6,00 (+60 anos, estudante e professor da rede pública de ensino); R$ 3,50 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc).

Sábados, domingos e feriados - R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (+60 anos, estudante e professor da rede pública de ensino); R$ 6,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc).
Classificação 14 anos.
 __________________________________________
                                                     Cineclubinho

 Pinocchio (Dir.: Anna Justice. Alemanha, 2013, 96 min., 8 anos, dublado)
Quando um pedaço de madeira cai nas mãos do pobre e velho fabricante de brinquedos Gepeto, ele esculpe um fantoche e o chama de Pinóquio. De repente este boneco ganha vida, para a alegria de Gepeto. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 8 anos.
Domingo, 10/5, às 11h, Grátis.

                                                      Cinema da Vela

 Diálogos entre Cinema e Televisão. A TV tem sido influenciada pelo Cinema que, por sua vez, também vem se apropriando da linguagem televisiva. Seriados que são produzidos como se fossem longas metragens, filmes que editados são revertidos em minisséries, diretores de cinema que dirigem produtos televisivos, editais que incentivam produtoras de cinema a realizarem programas para canais a cabo, bem como o avanço tecnológico dos equipamentos audiovisuais, são exemplos do amplo diálogo entre o cinema e a televisão.
Os diretores de cinema e televisão Marcos Baldini e André Guerreiro conversam sobre o tema no tempo do queimar de uma vela.
Quarta-feira, 13/5, às 19h30.

                                                         Curso

 Panorama do Cinema Independente ao Longo da História.
O curso abordará o cinema independente, feito à margem das produções de grande orçamento e dos estúdios. Filmes que permitem maior criatividade, inventividade, maior ousadia, desafiam tabus e a censura, representam as minorias e também sempre foram escola para o formação de grandes cineastas.
Com Fernando Oriente.
Quintas-feiras, 7/5 e 14/5 e sextas-feiras, 8/5 e 15/5, das 19h30 às 21h30. De R$ 12 a R$ 40.

                                                           Exposição

 41º FESTIVAL SESC MELHORES FILMES.
O CineSesc apresenta no hall uma exposição com os trabalhos do artista plástico, autor e ilustrador Marcelo Cipis.
Livre. Grátis. Todos os dias, 14h às 21h30.