Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Radiografia de Sampa: Rua Teodoro Sampaio





A Rua Teodoro Sampaio fica no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de SP

Luís Alberto Caju

 Esta rua foi aberta no final do século XIX, como parte do loteamento do bairro Vila Cerqueira César. Em 1897 ganhou o nome de Teodoro Sampaio, começando na altura da Rua Arruda Alvim, sem ligação com a atual Avenida Dr.Arnaldo) e terminava perto da Rua Joaquim Antunes.

 Ela homenageia o engenheiro, geógrafo e historiador Teodoro Fernandes Sampaio, nascido na Bahia em 1855. Formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1876, dois anos depois trabalhava no Porto de Santos. Depois assumiu a função de engenheiro chefe das obras e melhoramentos para navegação do Rio São Francisco.

 Após o término dos serviços veio a São Paulo a convite do governo do Estado. Aqui chefiou diversas obras. Na Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo, ao lado de Orvile Derby, realizou trabalhos pioneiros do primeiro mapeamento sistemático do Brasil.

 Voltou à Bahia em 1905 para obras de saneamento de Salvador. Eleito deputado federal defendeu temas que tinham ligações com saneamento das cidades brasileiras. Nessa época colaborou frequentemente com o jornal O Estado de S. Paulo.

 Deixou os seguintes livros: “O Rio São Francisco e Chapada Diamantina (1906), O Tupi na Geografia Nacional (1901), Atlas dos Estados Unidos do Brasil (1908) e Introdução geral do Dicionário Histórico, Geográfico e Etnográfico do Brasil (1922). Morreu em 1937. A Rua Teodoro Sampaio fica no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário