Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Veículos: Jeep® apresenta novo carro conceito Wrangler Rubicon

O motor V8 de 6.4 litros tem 450 cavalos de potência e 62,2 kgfm de torque alcançado de 0-100 km/h em menos de 5 segundos


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação

A última vez que o veículo mais reconhecível do planeta esteve disponível com um motor V8 foi no Jeep CJ de 1981, com seu motor de 5.0 litros V8 de 125 cavalos de potência e 30,4 kgfm de torque. Os apaixonados pela Jeep têm pedido um Wrangler de produção com motor V8 nos últimos anos, e o novo carro conceito Jeep Wrangler Rubicon 392 é uma indicação de que, em breve, os desejos deles podem ser atendidos na América do Norte.

A marca Jeep lança seu novo conceito Wrangler Rubicon 392, equipado com um motor V8 de 6.4 litros que fornece 450 cavalos de potência e 62,2 kgfm de torque e um tempo de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. Com eixos Dana 44, uma transmissão integral de dupla velocidade, diferenciais blocantes elétricos dianteiro e traseiro, pneus de lama de 37 polegadas e um kit de de elevação Jeep Performance Parts 2 da Mopar combinado com melhorias na suspensão, um sistema mais robusto de transmissão de 8 marchas e um motor V-8 para fornecer mais fun-to-drive, com mais capacidade off-road do que nunca em um Jeep Wrangler.

“Apaixonados pelo Jeep Wrangler tem pedido um Wrangler V-8 e o nosso novo conceito Wrangler Rubicon 392 prova que nós temos a capacidade de fazer acontecer”, afirma Jim Morrison, Head da Jeep para a FCA da América do Norte. “Desde o recém-lançado Wrangler EcoDiesel ao nosso premiado Jeep Gladiator e o próximo veículo elétrico híbrido plug-in Wrangler 4xe, a Jeep está ouvindo claramente seus clientes. Estamos ansiosos para avaliar sua reação a esse novo conceito, um veículo que oferece um nível incrível e incomparável de fun-to-drive e de desempenho e capacidade dentro e fora da estrada. ”

Potência, performance e capacidade on e off-road

Para acomodar seu motor V8 de 6,4 litros e uma transmissão de 8 velocidades mais forte, o conceito Jeep Wrangler Rubicon 392 apresenta suportes de motor aprimorados e uma estrutura modificada. As atualizações de suspensão incluem novos amortecedores Fox de alumínio e monotubo para um melhor amortecimento e dissipação de calor. Um escape de dois modos altera o som da performance com o toque de um botão.

O novo conceito da Jeep conta com uma capacidade ainda maior graças aos eixos Dana 44 de terceira geração, uma caixa de transmissão de duas velocidades de tempo integral Selec-Track, diferenciais de bloqueio elétricos dos eixos dianteiros e traseiros Tru-Lok, pneus de lama de 37 polegadas que se envolvem ao redor de aros personalizados de 17 polegadas com beadlock que prendem os pneus às rodas sob cargas laterais extremas, permitindo uma operação de pressão reduzida e maior tração.

O kit de elevação de fábrica Jeep Performance Parts de 2 polegadas da Mopar permite uma articulação de suspensão adicional e ângulos melhorados de entrada e saída. O novo conceito Wrangler Rubicon 392 também apresenta protetores para pedras Rubicon, para-choques de aço com guincho Warn e uma placa de aço - todos adicionados para ajudar a navegar nos terrenos off-road mais difíceis.

A transmissão automática mais robusta de 8 velocidades e a caixa de transferência 4x4 melhoram a capacidade geral de condução, e enormes quantidades de torque de baixa potência permitem uma relação de marchas de 3,73, que oferece mais eficiência na rodovia e uma maior variedade de capacidade off-road.

Capacidade Jeep Trail Rated melhorada

A marca Jeep conta com várias categorias Trail Rated, que são aprimoradas no conceito Wrangler Rubicon 392. Especificamente: melhor tração graças aos 62,2 kgfm de torque e rodas personalizadas com beadlock de 17 polegadas. O kit de elevação de fábrica Jeep Performance Parts de 2 polegadas e os pneus de 37 polegadas se combinam para melhorar a articulação e contribuem com os níveis sem precedentes de capacidade de imersão na água (34 polegadas) e distância do solo (13.25 polegadas), assim como melhores ângulos de entrada (51,6 graus), ventral (29,5 graus) e de saída (40,1 graus).

Desenho único e personalizado por dentro e por fora

O novo conceito Jeep Wrangler Rubicon 392 presenta pintura externa em Granito Crystal com ganchos de reboque, emblemas, molas, amortecedores e rodas em bronze, além de capota de desempenho elevado com aparência agressiva, meias-portas personalizadas e teto solar Sky One-touch powertop, com painéis laterais removíveis para total liberdade ao ar livre. No interior, o Wrangler Rubicon 392 tem bancos em couro Vermelho Rock com costura dourada, além de um volante de alto desempenho.

 
 
 
 
Novo conceito Jeep Wrangler Rubicon 392 6.4l V8
Novo conceito Jeep Wrangler Rubicon 392 6.4l V8

Internacional: Vida normal não voltará pelo menos até novembro, diz premiê britânico


Segundo Boris Johnson, casas noturnas têm de permanecer fechadas


Agência Brasil 

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse nesta sexta-feira (17) que a vida normal não voltará por completo até pelo menos novembro, alertando que casas noturnas e áreas de lazer precisam permanecer fechadas, ao mesmo tempo que festas de casamento terão de seguir limitadas.

Johnson afirmou que a presença de público em eventos esportivos será permitida a partir de outubro. Acrescentou que o governo avalia uma volta mais significativa ao normal a partir de novembro.

 

Política: Decreto proíbe queimadas em todo o Brasil por 120 dias


Medida pretende diminuir incêndios em florestas brasileiras


Agência Brasil
Arquivo

O governo federal anunciou, na noite desta quarta-feira (15), que foi editado um decreto para proibir o emprego de fogo em áreas rurais por um período de 120 dias. A medida vale para todo o território nacional. Em nota distribuída à imprensa, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que, historicamente, a maior incidência de queimadas ocorre entre os meses de agosto e outubro. O Decreto Nº 10.424, de 15 de julho de 2020, está publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (16).

"A previsão climática do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos para os meses de julho, agosto e setembro indica período de forte estiagem, motivo pelo qual tornou-se urgente a adoção da suspensão das queimadas para conter e reduzir a ocorrência de incêndios nas florestas brasileiras", informou a pasta. 

Segundo a nota, citando o Ministério do Meio Ambiente, os dados recentes da plataforma de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam grande quantidade de focos de queimadas no primeiro semestre deste ano, não apenas na Amazônia, mas também em outros biomas, como o Pantanal. 

De acordo com o governo, o decreto de suspensão de queimadas não se aplica para alguns casos, como nas práticas agrícolas de subsistência executadas pelas populações tradicionais e indígenas; nas práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas ou supervisionadas pelas instituições públicas responsáveis pela prevenção e pelo combate aos incêndios florestais no Brasil; nas atividades de pesquisa científica realizadas por Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), desde que autorizadas pelo órgão ambiental competente; no controle fitossanitário, desde que autorizado pelo órgão ambiental competente, e nas queimas controladas em áreas fora da Amazônia Legal e no Pantanal, quando imprescindíveis à realização de práticas agrícolas, desde que autorizadas previamente pelo órgão ambiental estadual.

No ano passado, em meio ao aumento dos incêndios, principalmente na Amazônia, o governo também suspendeu, por meio de decreto, a aplicação de fogo em áreas rurais. Segundo dados oficiais, a medida, que vigorou durante 60 dias, entre agosto e setembro, reduziu as queimadas em 16%. 

Política: Alckmin é indiciado por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro


Indiciamento também inclui suspeita de falsidade ideológica eleitoral


Agência Brasil 

Sebastião Moreira/Efe

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin foi indiciado pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (16) pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral. Além dele, foram indiciados pelos mesmos crimes Marcos Antônio Monteiro, tesoureiro da campanha de Alckmin e também seu ex-secretário de Planejamento; e o advogado Sebastião Eduardo Alves de Castro.

O indiciamento é resultado de investigação da Operação Lava Jato, iniciada pela PF a partir das delações premiadas de executivos do Grupo Odebrecht. Além da colaboração premiada, foram realizadas diversas outras diligências, como prova pericial nos sistemas de informática do Grupo Odebrecht, análise de extratos telefônicos, obtenção de conversas por aplicativo Skype e ligações telefônicas, análise de documentos indicando a prática de cartel no Metrô de São Paulo e no Rodoanel.

Segundo a PF, houve ainda a oitiva de testemunhas e de outras pessoas também sob o regime da colaboração premiada.

Outro lado

O PSDB, partido ao qual o ex-governador é filiado, divulgou nota em defesa de Alckmin. “Governador quatro vezes de São Paulo, quase cinco décadas de vida pública, médico, Geraldo Alckmin sempre levou uma vida modesta e de dedicação ao serviço público. É uma referência de correção e retidão na vida pública. Tem toda a confiança do PSDB.”

A assessoria do ex-governador disse que não se manifestará sobre o assunto. A Agência Brasil não conseguiu contato com os demais citados no indiciamento.

Economia: Reabertura gradual de serviços impacta motoristas de aplicativos

Procura por locação de carros pela Kovi aumenta 43% em uma semana


Redação/Hourpress

Divulgação
A Kovi, a maior startup de aluguel de veículos para motoristas de aplicativo, apresentou em São Paulo 43% de crescimento na procura pelo aluguel de carros por motoristas de apps, e entregou 50% mais carros, entre a semana de 29 de junho e 6 de julho - justamente a semana de reabertura de mais serviços na cidade. Os motoristas da base da Kovi trabalham exclusivamente com aplicativos, como Uber, 99, Cabify, Lady Driver, Rappi, entre outros. " Com a reabertura de mais serviços, aumenta o otimismo e a expectativa de motoristas por mais demanda" diz Adhemar Milani Neto, CEO da Kovi.


A Kovi levantou que 53,5% perceberam algum aumento na demanda após reabertura de estabelecimentos comerciais. 22,7% dos motoristas sentiram aumento de corridas especificamente para bares (10,5%) , restaurantes (6,1%) e salões de beleza (5,1%).


A Kovi continua oferecendo preços convidativos para manter motoristas na ativa e ansiosos pela demanda crescente. Os descontos levam em conta a quilometragem rodada pelo motorista na semana: Para rodar de 0 a 300 km por semana, o motorista paga apenas R$150 por semana. De 301 km a 700 km, o pacote custa R$220. De 700 km a 1.250 km, motorista paga R$269,00 e pacote de km ilimitado por R$329.


Esses novos preços do Desconto por KM Rodado entram no dia 4 de julho e são válidos até 10 de agosto. Para alugar um carro da startup, o processo é simples e 100% online. O motorista precisa se cadastrar no site da Kovi, www.kovi.com.br, a startup analisará os documentos após essa etapa, deve-se escolher o plano que melhor atende as necessidades, efetuar pagamento, e agendar o horário de retirada do veículo do pátio.



Sobre a Kovi
Fundada em 2018 por dois ex-executivos da 99, Adhemar Milani Neto e João Costa, a Kovi é uma startup disruptiva que, de forma colaborativa com montadoras e locadoras, proporciona a locação de carros a motoristas de aplicativo de uma maneira simples, barata e com uma excelente experiência. Uma das startups que mais cresceu em 2019 no país, a Kovi busca revolucionar a indústria ao facilitar a vida do motorista e das locadoras, desburocratizando os processos e garantindo segurança para os dois lados.
 
  

Economia: Mais de 70% dos trabalhadores temem perder o emprego

Informação é de pesquisa feita para a CNI


Agência Brasil 

Arquivo

Sete em cada dez trabalhadores formais e informais (71%) têm “algum medo” de perder a ocupação de onde tiram o sustento. A mesma proporção informa ter reduzidos os gastos mensais desde o início da pandemia de covid-19.

As informações são de pesquisa de opinião realizada para a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dados foram apurados em levantamento por telefone, realizado entre 10 e 13 de julho em todas as unidades da Federação.

Na enquete anterior, feita em maio, a proporção de pessoas preocupadas com a manutenção do trabalho era de 77%, e o percentual de quem reduziu o consumo, 74%.

Segundo nota da CNI, “o nível reduzido de consumo tende a ser mantido mesmo após o fim do isolamento social”. A maioria dos entrevistados considera que vai manter o atual patamar de consumo entre 15 tipos de produtos industrializados - desde itens como roupas, produtos de higiene pessoal até bebidas alcoólicas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

“Para se ter uma ideia, os itens que mais devem ter crescimento de consumo no pós-isolamento são as roupas. Mesmo assim, apenas 21% dos entrevistados afirmaram que pretendem ampliar o consumo desses produtos”, diz a nota da confederação.

A pesquisa também verificou que para 67% dos entrevistados a recuperação da economia ainda não começou - sendo que 61% calculam que ela vai demorar pelo menos um ano para ocorrer. Três de cada dez das pessoas ouvidas (31%) disseram que perderam parte ou a renda integral antes da covid-19.

O levantamento ainda verificou que o medo de ser infectado pelo novo coronavírus alcança 47% das pessoas entrevistadas, seis pontos percentuais a menos do que em maio. A redução do temor não fez ceder o amplo apoio às medidas de isolamento social (84%). Conforme a CNI, “o grupo das pessoas que saem de casa apenas para ações essenciais, como fazer compras ou trabalhar, aumentou de 58% para 67% entre maio e julho.”

Nesse período, houve recuo de oito pontos percentuais na proporção de pessoas que se dizem endividadas, de 53% para 45%. A maioria (62%) que se diz endividada afirma que vai conseguir quitar os compromissos em 30 dias.

Um terço dos entrevistados pediu e está recebendo auxílio emergencial. Entre esses, 57% usaram o dinheiro para fazer compras e 35% aproveitaram o valor para pagar dívidas.

Saúde: Covid-19 mata jornalista José Paulo de Andrade


Ele trabalhou por 57 anos na Rádio Bandeirantes 

Redação/Hourpress

O jornalista e radialista José Paulo de Andrade, de 78 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (17), em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein desde o dia 7 de julho após ser diagnosticado com coronavírus.

Ele trabalhou por 57 anos na Rádio Bandeirantes e ficou conhecido por apresentar o programa "O Pulo do Gato" desde que estreou em 1973. Ele começou a trabalhar na rádio como narrador esportivo em 1963.


Saúde: SP projeta 26 mil mortes pelo novo coronavírus até o fim de julho

O estado ultrapassou ontem (16) os 19 mil mortos por covid-19


Agência Brasil 

Arquivo

O Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo estima que o estado de São Paulo possa ter, até o final deste mês de julho, entre 21 mil e 26 mil óbitos provocados pelo novo coronavírus.

O Centro também estima que o estado feche o mês com um número entre 510 mil e 600 mil pessoas infectadas por covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Até ontem (16), o estado soma 402.048 casos confirmados do novo coronavírus, com 19.038 mortes.

O centro havia previsto que o estado teria, até ontem (15), entre 335 mil e 470 mil casos confirmados de covid-19 e entre 18 mil e 23 mil mil óbitos. O estado ficou dentro do esperado, fechou o dia de ontem com 393.176 casos confirmados e 18.640 óbitos.

Testagem

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, anunciou hoje em coletiva à imprensa que o estado paulista vem ampliando sua capacidade de testagem do novo coronavírus. Desde o início da pandemia até o dia 30 de junho, o estado fez 1,1 milhão de testes diagnósticos, sendo 26 mil deles no mês de março, 108 mil em abril, 361 mil em maio e 663 mil em junho.

Na primeira semana de julho, o estado fez 128 mil testes. E a média, este mês, tem sido de 18 mil testes por dia, testando entre 45 e 50 pessoas a cada 100 mil habitantes, semelhante ao que fez a Alemanha, no mês passado. “A Alemanha, em junho, em uma situação parecida com a nossa, mas um pouco mais avançada, estava com nível de testagem em torno de 50 testes para cada 100 mil habitantes. Hoje eles fazem em torno de 70 testes a cada 100 mil habitantes”, disse Patricia Ellen.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a ideia em São Paulo é ampliar ainda mais a sua capacidade de testagem, chegando a 50 testes a cada 100 mil habitantes até o final deste mês e a 70 testes por 100 mil habitantes em agosto.

Saúde: SP: funcionários de instituto de assistência médica pedem reajuste

Em manifestação, eles pedem também fim dos contratos terceirizados


Agência Brasil 

Arquivo

Funcionários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), na Vila Clementino, na Zona Sul de São Paulo, fizeram hoje (16) uma manifestação em frente à unidade pedindo reajuste salarial, equipamentos de proteção individual, pagamento de gratificações e a não contratação de funcionários terceirizados, além do pagamento de insalubridade devido à pandemia de covid-19.

De acordo com a Associação de Funcionários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Afiamspe) e o Sindicato os Trabalhadores da Saúde do estado (SindSaúde), a instituição também não está pagando os bônus previstos em lei.

Os funcionários pedem ainda melhoria na qualidade dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e o fornecimento desse material também para quem trabalha em setores administrativos, já que pelo menos nove funcionários do hospital já morreram em consequência da covid-19. “Eles não estão pagando insalubridade para funcionários do setor administrativo, que também correm risco de contrair o novo coronavírus, porque têm contato com pessoas de todas as áreas”, disse o diretor da área de comunicação da associação, Walmir Godoy.

O Iamspe, órgão ligado ao governo estadual, informou que, com o surgimento da pandemia de covid-19, contratou, em caráter emergencial, médicos e enfermeiros terceirizados para atender a demanda. “Os contratos têm vigência de 180 dias e o hospital também abriu concurso para contratação de médicos especialistas, com edital aberto para inscrições até 14 de agosto”, diz nota divulgada pelo instituto.

Segundo as informações, desde o início da pandemia, foram adquiridos mais de 6 milhões de EPIs, distribuidos conforme as normas técnicas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). De acordo com o instituto, no momento, não há registro de falta de nenhum equipamento.

“Sobre as licenças dos profissionais, o critério de insalubridade paga 40% para os trabalhadores da linha de frente e 20% para os profissionais que atuam na área administrativa e de apoio. Os pagamentos estão ocorrendo mensalmente desde o início da pandemia. Já o pagamento de bônus anual era realizado enquanto o Iamspe estava vinculado à Secretaria de Economia e Planejamento de acordo com a Lei 1.079. Em 2019, a autarquia passou a ser vinculada à Secretaria de Governo, não se enquadrando mais nessa lei para o recebimento do benefício”, informou o hospital.

Saúde: Brasil atinge 2 milhões de contaminados por covid-19


Mais de 1,2 milhão de brasileiros se recuperaram da doença



Agência Brasil 

Nesta quinta-feira (16), o Ministério da Saúde divulgou que o novo coronavírus atingiu 2.012.151 de pessoas no Brasil desde o início da pandemia. Desse total, 1.296.328 pacientes conseguiram se recuperar da covid-19, doença que causou a morte de 76.688 brasileiros. Atualmente, 639.135 pacientes estão em tratamento.

Nas últimas 24 horas, o país registrou 45.403 novos casos da doença e confirmou mais 1.322 óbitos em decorrência do novo coronavírus. 

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,8 %. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 36,5. A incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes é de 957,5.

Covid-19 nos estados

São Paulo é o estado mais atingido pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, acumula 402.048 casos da doença, que resultaram em 19.038 óbitos. Em seguida, os estados que mais registraram casos confirmados são Ceará (144.000), Rio de Janeiro (134.573), Pará (133.039) e Bahia (116.373). 

Rio de Janeiro é segundo estado que mais registrou número de mortes (11.849), seguido por Ceará (7.127), Pernambuco (5.836) e Pará (5.385).

Boletim epidemiológico covid-19
Boletim epidemiológico covid-19 - Ministério da Saúde

Geral: Morre a nona pessoa intoxicada por cervejas Backer


Óbito ocorreu após internação de 500 dias em hospital de BH


Agência Brasil 

Morreu anteontem (15), em Belo Horizonte (MG), mais uma pessoa intoxicada pela ingestão de cervejas da marca Backer. José Osvaldo de Faria, 66 anos, estava há mais de 500 dias internado no Hospital Madre Teresa, na capital mineira.

A morte de Faria é a 9ª morte associada ao consumo de produtos da cervejaria mineira, alvo de um inquérito policial que, no mês passado, resultou no indiciamento de 11 funcionários da companhia por homicídio, lesão culposa (sem a intenção de matar) e contaminação de produtos alimentícios.

Faria consumiu cervejas da marca Backer em fevereiro de 2019. Após manifestar os primeiros sintomas associados à síndrome nefroneural (dores, paralisia facial, embaçamento ou perda da visão, alteração sensório, paralisia motora, entre outros) comum, em maior ou menor intensidade, a todas as pesssoas que ingeriram cervejas contaminadas por uma substância tóxica, foi internado e permaneceu na unidade de terapia intensiva (UTI) por cerca de 500 dias. No fim de junho, ele foi transferido para um quarto, mas seu quadro ainda era considerado grave.

Em um vídeo divulgado poucos dias antes da morte do marido, a empresária Eliana Reis Faria descreveu o estado de saúde de Faria. “Ele saiu agora da UTI, após 500 dias. Foi para o quarto, mas está cego, não mexe as pernas, não fala, perdeu os rins, faz diálise todos os dias. Ele está em um estado deplorável”, afirmou a empresária ao criticar a decisão do desembargador Luciano Pinto, que um dia antes de se aposentar, decretou, em caráter liminar, a redução do bloqueio dos bens dos donos da empresa, de R$ 50 milhões para R$ 5 milhões.

Segundo a Polícia Civil mineira, diversos lotes de diferentes marcas de cerveja produzidas pela Backer foram contaminadas por duas substâncias tóxicas usadas em sistemas de refrigeração devido a suas propriedades anticongelantes: o monoetilenoglicol e o dietilenoglicol. Ao longo de cinco meses de investigação, os peritos encontraram vazamentos em equipamentos por onde as substâncias entraram em contato com a cerveja.

Ao concluir o inquérito e indiciar os 11 funcionários da companhia, a Polícia Civil contabilizava 29 vítimas intoxicadas pelas mesmas substâncias tóxicas encontradas na cerveja, além de sete mortes (uma oitava estava, então, sendo investigada) e dezena de casos em análise.

Geral: SP multou 16 empresas e quatro pessoas por regras de uso de máscaras


Lei que obriga o uso de máscaras em estabelecimentos tem 15 dias


Agência Brasil 


Arquivo

Em 15 dias de vigência da lei, a Vigilância Sanitária estadual de São Paulo multou 16 estabelecimentos comerciais e quatro pessoas físicas por não utilizarem a máscara ou por permitirem a entrada de pessoas sem máscara em ambientes públicos ou privados de todo o estado.

Desde o dia 1º de julho, o governo de São Paulo tornou obrigatório o uso de máscara sempre que uma pessoa estiver fora de casa, seja em ambientes públicos ou em ambientes privados. A multa varia entre R$ 524 para pessoa física até R$ 5,025 mil por estabelecimento.

Fiscalização cabe aos municípios

Segundo Maria Cristina Megid, diretora técnica do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, foram inspecionados 7.013 estabelecimentos do estado até este momento. "Isso corresponde à estatística que já foi feita, dizendo que 97% da população está utilizando máscaras".

Túnel do Tempo: Coincidência macabra com vários acidentes aéreos



Luís Alberto Alves/Hourpress

Nesse  dia 17 de julho aconteceram os desastres aéreos com os voos TWA 800 (1996), Alliance Air 7412 (2000), TAM 3054 (2007) e Malaysia Airlines MH17 (2014). A queda do avião da TAM, ao lado do Aeroporto de Congonhas, Zona Sul de SP, matou todos os 186 passageiros. Foi o maior desastre da história da aviação brasileira. 

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Teixeira da Silva


Luís Alberto Alves/Hourpress

Antonio Teixeira da Silva formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1886. Entre 1887 e 1888 ocupou o cargo de inspetor geral de colonização e imigração, em 1891 foi nomeado bibliotecário da Faculdade de Direito. 

Nesse mesmo ano, foi um dois fundadores do Instituto dos Advogados de São Paulo. Além de atuar como advogado, foi também diretor do Liceu de Artes e Ofícios e professor do Mackenzie. Morreu em 1917. A Rua Teixeira da Silva (foto) fica na Vila Mariana, Zona Sul de SP.