Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Túnel do Tempo: Maior aeroporto do mundo




Luís Alberto Alves


Aeroporto: No dia 6 de julho de 1998, Hong Kong inaugura o maior e mais moderno aeroporto do mundo, o Chek Lap Kok, com capacidade para 35 milhões de usuários por ano.

Radiografia de Sampa: Rua Cuba


Luís Alberto Alves


 A Rua Cuba, no Jardim América, Zona Sul de SP, é homenagem ao país descoberto por Cristovão Colombo em 1492, que permaneceu como território espanhol até 1898. Independente a partir de então, entre 1953 e 1959 enfrentou a Revolução Cubana, tirando do poder o ditador Fulgêncio Batista.  Daquela época até 2015 enfrentou forte boicote econômico dos Estados Unidos, quebrado na atual gestão do presidente democrata Barack Obama. É a única nação socialista das Américas. A Rua Cuba (foto) fica no Jardim América, Zona Sul de SP.

Geral: Envelhecimento de idosos em SP poderá dobrar doenças ósseas em 20 anos




Redação

Especialista da Abrasso  (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo) alerta para o risco de um grave problema de saúde pública, com alta taxa de mortalidade entre idosos. Campanhas de prevenção e conscientização podem combater o problema.

 Nos próximos 20 anos o número de idosos na cidade de São Paulo deverá dobrar, de acordo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. A incidência de doenças ósseas acompanhará o envelhecimento da população e poderá se tornar um problema grave de saúde pública caso ações efetivas não sejam adotadas tanto pelo governo quanto por setores da comunidade médica e da sociedade.

 De acordo com o Dr. Alberto Frisoli Jr., geriatra e membro da comissão científica da Abrasso, campanhas de conscientização sobre a osteoporose e suas consequências são fundamentais para a comunidade médica e para a sociedade se sensibilizarem a respeito da importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença.

 “A importância que o médico dá à doença é fundamental para o paciente. Em um estudo realizado pelo setor de Cardiogeriatria da Disciplina de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo observou-se que especialistas que não lidam com osteoporose, fraturas e risco de queda não sentem necessidade de avaliar ou encaminhar o idoso para essas avaliações, pois entendem que alguém, em algum momento, irá fazê-lo.

 Isso significa que normalmente, o idoso só se importará com a osteoporose quando tiver uma fratura ou quando receber uma informação de impacto sobre o problema que o motive a procurar o diagnostico”, explicou o Dr. Frisoli.

Atualmente mais de 10 milhões de pessoas sofrem da doença no Brasil e em 2015 mais de 66 mil brasileiros deverão apresentar fraturas de quadril causadas pela osteoporose, conhecida por ser altamente incapacitante e aumentar o risco de morte, de acordo com o Estudo Brasileiro de Validação em Osteoporose (Bravos).

 “Esses números refletem na formação de uma população com riscos elevados de fratura e consequentemente em dependentes funcionais, com internações frequentes e certamente com maior risco de morte”, afirma o Dr. Frisoli. Por isso, além da conscientização, outra medida importante é implantar um rastreamento capaz de antecipar e identificar as pessoas predispostas à doença junto às unidades básicas de saúde e secretarias municipais e estaduais de saúde.

 A partir dos 40 anos, quando a vulnerabilidade da osteoporose aumenta, o médico deve solicitar um exame de avaliação da densidade mineral óssea ao paciente. Principalmente aos que apresentam fatores de risco - menopausa, consumo excessivo de álcool, depressão crônica e uso de corticosteroides. “Para o público acima de 70 anos, além do exame ósseo, o controle das doenças crônicas, medicamentos e hábitos que interferem no metabolismo ósseo devem ser acompanhados pelo paciente e pelo médico”, esclareceu o especialista.

 Além dos idosos, a osteoporose também pode ocorrer em situações especificas, nos adolescentes, homens e mulheres jovens e na menopausa. Por isso, a alimentação balanceada com alimentos ricos em cálcio, como laticínios, verduras e frutas, acrescidos da prática de exercícios físicos contra gravidade e, nos idosos, a musculação, ajudam na prevenção da osteoporose e de fraturas. 

“Contudo, para que possamos manter a qualidade de vida dos idosos é fundamental a conscientização da população sobre os riscos da osteoporose. Ainda, a ação dos médicos e dos órgãos promotores de saúde públicos e privados no sentido de rastrear e tratar a todos”, finalizou Dr. Frisoli.


Geral: Mais da metade dos internautas desconfia de transações on line de bancos






Redação

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B International, mais da metade (54%) dos internautas acredita que os pagamentos realizados de forma offline são mais confiáveis do que online. Apesar do medo, no entanto, a maioria das pessoas realiza pagamentos online, mas muitas falham em tomar medidas básicas de segurança e, assim, colocam seu dinheiro e a reputação dos bancos em risco.

Uma das maneiras mais fáceis que os criminosos encontram para invadir contas bancárias online é se passando por proprietários da conta. Isto pode ser feito obtendo informações da conta ou criando páginas de phishing que levam os usuários a inserirem seus logins e senhas. Outra maneira é interceptando dados de usuários com um trojan bancário que invade o computador quando eles entram em páginas legítimas do banco. Computadores tradicionais e dispositivos móveis são vulneráveis a estes ataques.

A pesquisa mostra que um número significativo de usuários (49%) se sentem vulneráveis ao realizar transações financeiras online. Além disso, metade (54%) acredita que os pagamentos realizados de forma offline são mais confiáveis do que os online e 46% concordaram que as tradicionais ‘bocas de caixa’ dos bancos são mais seguras do que suas plataformas digitais.

Ainda que sintam receio, a maioria dos usuários realizam pagamentos online: 79% dos entrevistados usam seus desktops ou laptops para pagamentos online, 52% usam seus tablets e 45% usam seus smartphones. Além disso, 12% dos proprietários de Smart TVs admitiram já ter usado suas televisões para tais operações. Ainda de acordo com a pesquisa, 20% dos usuários não fazem nada para proteger seus dados financeiros online.

"Se os clientes seguirem optando pela tradicional ‘boca de caixa’ dos bancos por medo de serem vítimas de fraudes online, a adoção em grande escala de sistemas de pagamentos digitais e mobile será dificultada. Isso forçará os bancos a investirem mais de seus recursos em outras plataformas. É por isso que, hoje em dia, é vital que os bancos invistam em tecnologia para garantir um ambiente online seguro para seus clientes. Isto encorajará os clientes mais tradicionais a adotarem os meios digitais e reduzirá o risco para os clientes descuidados", disse Ross Hogan, Diretor Global da Divisão de Prevenção de Fraudes da Kaspersky Lab.

Uma solução contra os criminosos é o Kaspersky Fraud Prevention, uma plataforma de proteção em várias camadas projetada especificamente para bancos. A plataforma protege os dados financeiros em dispositivos de clientes, aumentando assim a fidelidade do usuário e reduzindo as chances do banco ter que investigar incidentes, pagar indemnizações ou restaurar sua reputação depois de uma falha de segurança. O Kaspersky Fraud Prevention protege proprietários de PCs com Windows, Mac, Windows Phone, Android e também usuários do sistema iOS.
Sobre a Kaspersky Lab

Geral: Inverno x proteção solar




Redação
  A prevenção do câncer de pele é, muitas vezes, desconsiderada pela maioria da população, principalmente nas estações mais frias, quando o sol aparenta não estar prejudicando. Mas o tema possui extrema relevância na atual conjuntura que envolve a saúde brasileira. Dados recentes do INCA – Instituto Nacional de Câncer – mostram que o câncer de pele não melanoma é o mais presente no Brasil e sua ocorrência equivale a 25% de todos os tumores malignos registrados no país.
 Ainda com base em dados fornecidos pelo mesmo órgão, sabe-se que dentre os tumores de pele, o do subtipo não melanoma, apesar de apresentar menores índices de óbitos, é o que se mostra mais incidente na população. É bem rara a sua ocorrência em crianças e negros (exceto portadores de enfermidades cutâneas anteriores) e comum em pessoas com idade igual ou acima de 40 anos. Somente em 2012 (ano da última pesquisa), de acordo com o INCA, ocorreram 134.170 novos casos, sendo 62.680 homens e 71.490 mulheres.
 Já o do subtipo melanoma é responsável por apenas 4% das neoplasias malignas da pele, apesar de ser considerado o mais grave, devido à sua alta possibilidade de metástase. A cura de pacientes está diretamente ligada ao diagnóstico e tratamento precoces, pois se observa melhores resultados quando feitos em estágios iniciais. Em 2010, ano da última pesquisa disponível,  o INCA registrou 1.507 mortes oriundas do câncer de melanoma, sendo 842 homens e 665 mulheres.
 Entre os principais sintomas do câncer de pele, de acordo com Dr. Amândio Soares, oncologista da Oncomed BH, pode-se destacar “o espessamento da pele que se apresenta elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida. Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho. Uma mancha ou ferida que não cicatriza que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento”, pontua.
 Para se prevenir do câncer de pele, é necessário evitar a exposição ao sol sem proteção para a pele. “Recomendamos o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre, mesmo no frio e/ou com tempo nublado. Também é importante evitar a exposição solar em horários em que os raios ultravioletas são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas. No caso do uso de filtros solares, sugerimos a reaplicação a cada duas horas. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15, variando de pele para pele”, explica o médico.
 A principal forma de combater o câncer é basicamente a remoção cirúrgica da lesão. O tratamento tópico ou radioterapia também podem ser realizados. “Mas a solução deve ser decidida com cautela e somente por um profissional especialista. Nada de resolver o problema de forma caseira e/ou através da automedicação”, diz Dr. Amândio.
                                                             Inverno
 Se engana quem pensa que no inverno, por ser uma estação mais fria, os riscos de contrair o câncer de pele diminuem. “Apesar da baixa temperatura, os raios ultravioleta do sol durante o inverno podem ser mais fortes e mais prejudiciais do que no verão, já que nesta estação há mais nuvens, que ajudam a filtrar os raios solares”, explica o oncologista.
 A prevenção continua sendo o melhor remédio contra o câncer de pele, independente da estação do ano. “Independente da temperatura, pequenas atitudes no dia a dia são fundamentais, como o uso de filtro solar no rosto e em todas as partes do corpo que ficam expostas, uso de camisetas de mangas longas, chapéu, guarda-sol e evitar exposição excessiva entre 10h e 16h.
 O auto-exame também é importante. A pessoa deve ficar atenta ao surgimento de manchas na pele ou alteração naquelas já existentes e procurar um médico imediatamente. O câncer de pele tem grandes chances de cura se for detectado precocemente”, finaliza Dr. Amândio.



Variedades: L’Oréal Professionnel ministra curso de penteados para noivas em Campinas


Redação


 O mercado de casamentos no Brasil não para de crescer. Pensando neste segmento em ascensão que a L’Oréal Professionnel lança o Atelier Mariage 2015, workshop para profissionais que visa trazer novas técnicas de penteados para o grande dia. Ministrado pelos embaixadores Viktor I e César Augusto, o encontro acontece dia 13, no Royal Palm Plaza, e conta com parceria da estilista Emannuelle Junqueira, que desenvolveu vestidos para a ocasião. Mais informações
http://lorealprofessionnel.com.br/contact-us /
faleconosco@br.lorealprofessionnel.com

Variedades: Réveillon 2016 Tivoli Ecoresort Praia do Forte terá atrações imperdíveis





Redação


 O Tivoli Ecoresort Praia do Forte, no litoral baiano, é um dos destinos mais badalados do nordeste brasileiro e o seu réveillon, imperdível. Além do cenário e clima paradisíaco, a virada de ano no hotel conta com diversas atrações para celebrar a chegada de 2016 e para comemorar o aniversário de 30 anos do hotel.

 Os pacotes para o réveillon 2016 no hotel já podem ser reservados* para sete dias de hospedagem, incluindo welcome drink, café da manhã e jantar servidos no restaurante GOA com bebidas não alcoólicas e toda a programação especial de 27 de dezembro a 1º de janeiro.

 As comemorações já começam no domingo, 27, com show de música dos anos 80 e 90. Na segunda-feira, 28, o hotel recebe Alexandre Leão para um show de MPB e, na terça-feira, 29, a Companhia de Patifaria da Bahia comanda a noite. Um luau intimista com a Banda Eva na noite do dia 30 prepara os hóspedes para a chegada do novo ano.

 Para a noite de réveillon, o hotel receberá seus hóspedes com um coquetel seguido pela ceia com orquestra conduzida por Beto Nash. Os devotos de Iemanjá também poderão participar do cortejo e da oferenda à rainha do mar, que serão seguidos por um belíssimo show pirotécnico na hora da virada. Para iniciar o ano com o pé direito, Simone Sampaio será responsável por animar a primeira madrugada de 2016.

 As crianças não ficarão de fora da comemoração. Os monitores do Tivoli Ecoresort Praia do Forte prepararam uma programação especial para que os pequenos também aproveitem ao máximo a chegada de 2016 no recém-renovado clubinho infantil Careta Careta.

 Entre as atividades da programação especial do réveillon 2016 do Tivoli Ecoresort Praia do Forte estão: 

27 de dezembro: Noite musical anos 80 e 90
28 de dezembro: Show de MPB com Alexandre Leão
29 de dezembro: Apresentação teatral Companhia de Patifaria da Bahia
30 de dezembro: Luau com Banda Eva
31 de dezembro: Show de Simone Sampaio
1º de janeiro: Stand up comedy

 *As reservas efetuadas e pagas integralmente até 29 de julho terão desconto de 10% sobre o valor das diárias. Reservas feitas e pagas integralmente até 10 de setembro receberão 5% de desconto sobre o valor das diárias.

Informações e reservas:
Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Tel: 55 (71) 3676 4000 ou 55 (11) 3146 6540
E-mail: 
reservas.htpf@tivolihotels.com 
www.tivolihotels.com

Variedades: Atticus Ross vai compor trilha sonora de “Outcast”





Redação

 A FOX International Studios (FIS) anunciou que Atticus Ross, compositor, produtor e artista de música eletrônica detentor de prêmios o Grammy, Globo de Ouro e Oscar será o responsável pela trilha sonora de "Outcast", a próxima série de drama, sobre exorcismo, de Robert Kirkman, produzida para o Cinemax pelos FOX International Studios (FIS). Esta será a estreia de Ross em uma série de TV.

 O aclamado trabalho de Ross para o cinema inclui a trilha sonora de "A Rede Social", de David Fincher, que lhe rendeu um Oscar e um Globo de Ouro", assim como "Millenium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres" e "Garota Exemplar", que também contou com a colaboração de seu amigo de longa data, Trent Reznor, líder da consagrada banda de rock Nine Inch Nails. Ross também compôs a trilha sonora de "O Livro de Eli", dos irmãos Hughes; "Love & Mercy", de Bill Pohlad; e "Hacker", de Michael Mann, dentre outros.

 Ross atraiu atenção do público pela primeira vez em meados da década de 90, quando foi programador de sintetizadores para o grupo Bomb the Bass, de Tim Simeon, e também por coproduzir cinco álbuns do Nine Inch Nails, em parceria com Reznor: With Teeth, Year Zero, The Slip, el instrumental Ghosts I-IV e Hesitation Marks.

 "Quem não se lembra dos estridentes sons do violino em "Psicose" na cena do banho, ou das duas notas que se repetem antes do ataque do tubarão em "Tubarão"?", disse Kirkman. "Uma música inesquecível e épica é de suma importância nas narrativas de terror em qualquer plano de fundo, e temos o privilégio de contar com Atticus para que nos ajude a ilustrar a história de Kyle Barnes."

 "Estou muito empolgado em trabalhar com Robert Kirkman e toda a equipe de "Outcast". Com sorte poderemos fazer justiça sonora para a visão depravada e brilhante de Robert", afirmou Ross.

 "Outcast é uma série muito especial que requer uma sonoridade característica. O gênio musical Atticus levará a séria a um outro nível", completou Sharon Tal Yguado, Presidente do FOX International Studios.

 Os participantes da Comic-Con serão os primeiros a ter a oportunidade de assistir "Outcast", no sábado, 11 de julho, na sala 6DE, às 15h00. Dentre os representantes da série estarão: os criadores e produtores executivos Robert Kirkman e Chris Black, os atores Patrick Fugit (Kyle Barnes), Philip Glenister (Reverendo Anderson) e Wrenn Schmidt (Megan Holtes). Kumail Nanjiani ("Vale do Silício, da HBO) será o mediador, e em seguida acontecerá uma sessão de autógrafos, às 17h45 no estande da Warner Bros.

 Outcast, a adaptação para a TV do quadrinho homônimo escrito por Kirkman e Skybound, foi desenvolvida pelo FIS e delegada para o Cinemax para transmitir a série nos Estados Unidos e para o FOX International Channels (FIC) para transmitir para o resto do mundo. A série segue a vida de Kyle Barnes, um jovem acometido por uma possessão demoníaca desde pequeno. Já adulto, ele embarca em uma viagem para encontrar respostas, porém descobre que isso pode significar o fim da vida na Terra tal conhecemos.

 A expectativa é de que "Outcast" estreie simultaneamente no Cinemax, nos Estados Unidos, e em todos os canais de entretenimento FOX, da FIC, em mais de 125 países em 2016. Kirkman é o produtor Executivo, junto com David Alpert, de Circle of Confusion, Sue Naegle, de Naegle Inc., e Sharon Tal Uguado, do FIS.