Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 28 de março de 2019

Chumbo quente: A janela quebrada




A educação escolar nunca foi uma real preocupação governamental


Celso Tracco

A teoria da janela quebrada foi apresentada em 1982 nos Estados Unidos e estabelece uma relação de causalidade entre a desordem e a criminalidade. Os autores James Wilson e George Kelling demonstraram que, em uma casa desprotegida, se alguém arremessa uma pedra e quebra os vidros de uma janela e eles não são repostos imediatamente, aquela casa passa a ser considerada abandonada e será vandalizada. Mais ainda, os estudos mostraram que não existe uma grande diferença referente a vandalismo em bairros pobres e bairros ricos. Um carro abandonado em um bairro rico com uma janela quebrada também foi depenado rapidamente.

Em resumo, a teoria procura provar que a população tende a respeitar o que está bem cuidado e que funciona. No entanto, se algo está abandonado, sujo, sem alguém tomando conta, o bem imóvel não é respeitado e pequenos delitos (vandalismo, invasões) são cometidos. O problema é que, em geral, os delinquentes começam pelos pequenos delitos e, se sentem que há impunidade, vão avançando para delitos mais graves.
Uso dessa teoria para uma reflexão: como está a "janela da educação" no Brasil? Todos os cientistas políticos e sociais são unanimes em afirmar que a educação escolar é a base de tudo. Sem um povo minimamente escolarizado nada dará certo: a mão de obra não será qualificada, não haverá o hábito de leitura, haverá maior agressividade, menor interesse em um aprendizado constante etc. Então, pergunto: estamos cuidando bem de nossas "janelas escolares", certo?

Nada mais equivocado. A educação escolar nunca foi uma real preocupação governamental. Cansamos de ver na internet como são organizadas as escolas básicas no Japão. As crianças antes de aprenderem as matérias tradicionais, aprendem a ter respeito! Respeito pelos funcionários, pelos professores, pelos seus colegas, pela escola. E aprendem, não com teoria de qualquer gênero, mas praticando. Aos alunos cabe a limpeza da escola, da sala de aula, dos banheiros, de manter a ordem. A alimentação é comum para todos: alunos, professores e funcionários, aprende-se que não pode haver diferenças. Os alunos mais antigos recepcionam os mais novos, mostrando como funciona a escola. Em uma palavra a escola pertence a eles e cabe a eles cuidarem da escola. Quanta diferença para nós!

Veja como está o chão no entorno de qualquer escola de seu bairro. Principalmente aquelas em que se permitem barraquinhas para venda de comida e refrigerantes. O que os pais dos alunos conhecem da escola?
Porém, há também no Brasil bons exemplos de escolas que foram assumidas pela comunidade em bairros pobres e violentos. E apenas com diálogo, disciplina e respeito, a situação caótica mudou, os alunos responderam positivamente. Se não agimos com dignidade, respeito, educação e disciplina com uma criança, teremos a grande chance de ter um adolescente revoltado, alienado e agressivo. O Brasil que queremos será reflexo de nossas atitudes. Pense nisso!

Geral: O papel da nutrição no tratamento da acne



A baixa ingestão de componentes antioxidantes e fibras na dieta também pode ser um fator agravante


Redação/Hourpress

Os cuidados com a estética corporal são diários, especialmente quando se fala em saúde da pele. Uma das condições que afetam significativamente as pessoas em diferentes épocas da vida é a acne, tecnicamente chamada de acne vulgar.
 
Com uma prevalência que atinge de 85 a 100% da população, a acne é considerada uma das mais frequentes doenças cutâneas. Ela se desenvolve por um conjunto de fatores internos e externos, com destaque à alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas e liberação de componentes inflamatórios. Pode acometer diversas partes do corpo, sendo as mais comuns a face, as costas e o ombro. No Brasil, a acne é mais frequente na faixa etária dos 14 aos 19 anos, cuja a incidência chega a 1% na população masculina e 5% na feminina.
 
Segundo Thaiza Nunes, nutricionista gerente do Meeting Brasileiro de Nutrição Estética, a alimentação exerce influência expressiva tanto no desenvolvimento e progressão da acne, como na redução e cicatrização dos seus sinais específicos na pele. Uma recente revisão bibliográfica (Silva; Paes, 2017) mostrou que a alta ingestão de leite e derivados, carboidratos de alta carga glicêmica e produtos com elevada concentração de açúcar simples apresentam relação positiva no surgimento de acne, especialmente por elevar os níveis de hormônios circulantes como insulina e testosterona, responsáveis por estimular a secreção de sebo.
 
A baixa ingestão de componentes antioxidantes e fibras na dieta também pode ser um fator agravante da acne. A modulação intestinal através da alimentação é essencial para evitar o acúmulo de toxinas que comprometem a resposta imunológica do organismo, mais um aspecto diretamente associado ao desenvolvimento desta desordem na pele.
 
Estudos apontam, ainda, que o consumo excessivo de ômega-6, presente em óleos vegetais (canola, girassol) pode resultar na manifestação da acne, por atuar como precursor de inflamação celular. Sendo assim, o equilíbrio entre o aporte de ômega-6 e ômega-3 torna-se fundamental. O ômega-3 é um nutriente que apresenta eficácia na modulação anti-inflamatória e que auxilia na melhora dos quadros de acne. O zinco, presente em sementes oleaginosas e cereais, por sua vez, favorece a redução da produção de sebo pela glândula sebácea, mais um benefício atribuído à prevenção da acne.
 

Por ser considerada uma patologia estética, o tratamento da acne deve ter um acompanhamento adequado com uma equipe multidisciplinar. O nutricionista é responsável por avaliar os processos inflamatórios decorrentes e traçar a conduta dietética e a suplementação necessária para cada paciente, de forma individualizada e, portanto, mais assertiva. O mercado de nutracêuticos e nutricosméticos vem ganhando espaço com diferentes novidades que podem ser promissoras para auxiliar no tratamento de disfunções cutâneas e outras associadas à estética corporal.

Variedades: Pão Chinês Bao é a novidade no cardápio Jin Jin

 


O Bao é feito no vapor


Redação/Hourpress

A tradicional rede de culinária asiática Jin Jin traz mais uma novidade saborosa para os clientes. Direto da cultura oriental, chega às lojas o fofinho, suave e saboroso Bao. Também conhecida como Bun, ou Pão Chinês, a iguaria ganhou espaço e está se tornando uma febre entre os brasileiros amantes da culinária asiática. 

Mas o que esse pãozinho tem de tão especial? Tudo! Com um sabor suave e textura incrivelmente macia, o Bao Jin Jin é muito saudável e vem com três opções de recheios: carne suína, bovina ou de frango e será vendido à la carte com uma ou três unidades e/ou no buffet.

“Este prato está sendo um sucesso em todo o País, por isso trouxemos para os nossos clientes. O Bao chama atenção pela leveza e a suavidade da massa que dá destaque aos recheios “destacou Christiano Evers, diretor de Comunicação e Marketing do Grupo Halipar. 

Muito comum na China, no Japão, na Coreia e, principalmente, nas ruas de Taiwan, o Bao é feito no vapor, pode ser servido como acompanhamento para a maioria dos pratos e apresentando em vários formatos.

Na Jin Jin, o gostoso pãozinho chinês pode ser consumido a qualquer hora do dia e estará disponível em todas as unidades a partir de abril, enriquecendo ainda mais o cardápio da Jin Jin. 

Sobre a Jin Jin
A Jin Jin é a maior rede de culinária asiática em shoppings do Brasil. Pertencente à Holding Halipar, a rede fortaleceu em 2016 as operações internas das lojas e conseguiu encerrar o ano de 2018 com crescimento de 10% no número de unidades. Este índice conquistado deve-se à capacitação de franqueados, em diversas áreas de treinamento, com foco em estimulá-los a abrir mais lojas da marca ou das demais bandeiras do Grupo. Para 2019, a franqueadora visa à expansão por meio de seus dois modelos de negócio: a Jin Jin formato Praça de Alimentação e o quiosque Jin Jin Sushi.

Economia: Plataforma Digital Inédita Simplifica a Montagem e Entrega do Imposto de Renda


Com investimento de R$ 1,3 mi, o "HERO" conecta contadores e declarantes do imposto de renda; todo esse processo é simplificado, seguro e online

Luís Alberto Alves/Hourpress
Quais são os desafios e as necessidades de profissionais de contabilidade e clientes na hora de declarar o imposto de renda? O HERO é uma plataforma que surgiu após o entendimento de um desejo dos contadores de encontrar cada vez mais clientes e aumentar suas receitas. Da mesma forma, os clientes procuravam por contadores baseando suas buscas em atendimento com a menor burocracia possível e preços adequados à suas particularidades. A ferramenta, que já está online por meio do site www.ircomhero.com.br, chegou para profissionalizar e escalar de forma prática, segura e 100% digital a entrega da Declaração do Imposto de Renda.

Como funciona para o declarante? O cadastro e acesso ao HERO é 100% gratuito e conta com uma base de contadores certificados e aptos a atender as mais diversas necessidades dos contribuintes de acordo com o nível de complexidade de cada um.  Ao mesmo tempo, apresenta à ele os contadores mais adequados  nos quesitos proximidade, qualidade do atendimento, especialidade técnica, e preço atrativo. “O HERO funciona um pouco como o Uber, só que conectando contadores e seus clientes para prestação de serviços contábeis”, resume Gustavo Gressi, coordenador do setor de Novos Negócios da Mastermaq, fomentadora do projeto.

A partir do preenchimento de informações básicas sobre os rendimentos, despesas e outras características, o algoritmo do HERO correlaciona milhares de variáveis e indica as opções mais aderentes de contadores com relação às necessidades do declarante. "A plataforma une os interessados de maneira rápida e personalizada, realizando a cotação, comunicação, troca de arquivos e entrega do serviço, com confiabilidade, eficiência e ainda com conforto de todo o processo online, inclusive o pagamento. Em casos de declarações mais simples, por exemplo, pode se contratar o serviço por cerca de R$ 19”, completa Gressi.

Mercado
De acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, existem aproximadamente 525 mil profissionais de contabilidade no Brasil e 30 milhões de declarantes de imposto de renda. Há um universo enorme de clientes buscando por contadores, e contadores disponíveis para oferecer seus serviços. “Um atendimento próximo e um serviço feito por um profissional altamente qualificado como o contador, reduz muito as chances de erros na declaração que podem nos levar a cair na malha fina, sem falar que ele está atento aos lançamentos que podem aumentar as chances de restituição”, enfatiza Gressi.

A plataforma, que recebeu R$ 1,3 mi em investimento desde sua idealização e já tem perspectivas para ampliação de serviços em um futuro próximo. A ideia é ampliar a gama de soluções online que conectarão contadores e clientes, como constituição de empresas, escrituração contábil, regularização de dívidas tributárias e outras, trazendo praticidade e benefícios para todas as partes.

Quem precisa entregar a declaração?
Pessoa física residente no Brasil que, no ano-calendário de 2018 tenha recebido rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 28.559,70 ou tenha recebido rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.

Deve declarar ainda quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeitos à incidência do imposto ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas. No caso da atividade rural, deve declarar quem obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50.

Mastermaq Software, idealizadora do HERO, está presente no mercado contábil há 27 anos, atuando na oferta de soluções em gestão e operação para contadores e empresas, convida a conhecer o Hero, mais uma iniciativa criada a fim de atingir seu propósito de transformar a contabilidade em um fator de sucesso para o empreendedor brasileiro.

Política: Maia diz que Bolsonaro precisa parar de brincadeira e buscar soluções para o Brasil






Brasileiros estão esperando desde 1º de janeiro que o governo comece a funcionar, disse Rodrigo Maia, sobre crítica de Bolsonaro

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, reagiu a um comentário do presidente Jair Bolsonaro, que atribuiu algumas declarações dele [Maia] a questões pessoais e emocionais. Segundo Bolsonaro, Maia estaria abalado.

“Abalados estão os brasileiros, que estão esperando desde 1º de janeiro que o governo comece a funcionar. São 12 milhões de desempregados, 15 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza; a capacidade de investimento no estado brasileiro diminuindo, 60 mil homicídios, e o presidente brincando de presidir o Brasil. Estamos na hora de parar com esse tipo de brincadeira, está na hora de ele sentar na cadeira dele, do Parlamento sentar aqui e em conjunto resolver os problemas do Brasil”, disse Rodrigo Maia.

"Não dá mais para a gente perder tempo com coisas secundárias, com coisas que não vão resolver a fome dos brasileiros, que não vão melhorar a renda dos brasileiros e não vão resolver o problema da Previdência. Do meu ponto de vista, a gente tem que focar naquilo que é fundamental, e o fundamental no Brasil hoje é a gente recuperar a nossa economia, a gente aprovar a Previdência. Eu estou empenhado nisso há dois anos, vou continuar trabalhando, a reestruturação da Previdência é fundamental para o Brasil. Então vamos parar de brincadeira. O Brasil precisa do governo funcionando", acrescentou.
Fim das provocações
Após o encerramento da sessão do Plenário, o presidente da Câmara voltou a falar com a imprensa e prometeu não responder mais a provocações do presidente Jair Bolsonaro. "Prometo que vou deixar o presidente começar a trabalhar. Daqui pra frente não respondo mais a gracinhas ou insinuações", disse.
Maia voltou a defender que Bolsonaro lidere e conduza o processo de negociação da reforma da Previdência. "A gente precisa que ele trabalhe. O Brasil precisa da reforma da Previdência", reforçou. Maia assumiu o compromisso de continuar pensando em pautas para o Brasil e de continuar ajudando as reformas.

Convocação de MoroEm relação à convocação do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, aprovada nesta quarta pela Comissão de Legislação Participativa, Maia disse que pretende cancelar a convocação e transformá-la em convite. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) apresentou recurso ao presidente da Casa, alegando que o colegiado não tem competência para convocar o ministro Moro.
“Minha impressão é que isso será transformado em convite. O ministro Moro não tem negado nenhum convite para debate. Se ele tem vindo, por que a gente vai convocar numa comissão que não é nem a comissão ligada a ele? ”, questionou o presidente.
Pautas bombasQuestionado por jornalistas, Rodrigo Maia negou que a Câmara vá votar projetos com impacto fiscal (as chamadas “pautas bombas”). Segundo ele, todo projeto que gere aumento de despesa só vai ser votado pela Casa após um amplo diálogo com a equipe econômica.

“Tenho minha posição, sou presidente e da Câmara, mas tenho a responsabilidade dessa função e sem nenhuma dúvida vou continuar onde estive, presidindo a Câmara com responsabilidade fiscal e com o meu País”, afirmou Maia.

Política: Aprovado projeto que facilita pedido de divórcio de vítima de violência



Proposta garante à vítima de violência doméstica e familiar assistência judiciária para o pedido de divórcio

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) proposta que garante à vítima de violência doméstica e familiar assistência judiciária para o pedido de divórcio. A matéria será enviada ao Senado.
O texto aprovado é um substitutivo da deputada Erika Kokay (PT-DF) ao Projeto de Lei 510/19, do deputado Luiz Lima (PSL-RJ). O texto determina que caberá ao juiz assegurar à mulher vítima de violência o encaminhamento para a assistência se ela desejar pedir o divórcio ou dissolução da união estável.
O prazo será o mesmo para outros procedimentos, de 48 horas após recebido o pedido de medidas protetivas.
O texto também prevê que caberá à delegacia na qual ocorrer o atendimento da mulher informá-la sobre esse serviço disponível. “O projeto é simbólico em um momento de tanta polarização na política nacional, pois prova que esta Casa pode ter convergência”, ressaltou Lima, agradecendo à relatoria de Erika Kokay.
Mesmo juizado
O substitutivo dá a opção à mulher de propor a ação de divórcio ou de dissolução de união estável no próprio juizado específico de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Entretanto, por se tratar de assunto cujo tratamento jurídico demanda mais tempo, a relatora excluiu da competência desse tipo de juizado a partilha de bens.
Caso a situação de violência doméstica e familiar contra a mulher tenha se iniciado após o ajuizamento da ação de divórcio ou de dissolução de união estável, esta ação terá preferência no juízo onde estiver.
Prioridade de tramitação
De igual forma, o texto muda o Código de Processo Civil (Lei 13.105/15) para garantir prioridade de tramitação, em qualquer juízo ou tribunal, aos procedimentos judiciais em que figure como parte a vítima de violência doméstica e familiar nos termos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06).
Para a relatora, o juizado especializado possui atendimento mais humanizado para situações que também são comuns a muitas ações de divórcio. “Assim, os fatos serão conexos, sendo interessante e também eficiente que o mesmo magistrado já possa determinar o divórcio”, afirmou.

Política: Câmara aprova projeto que prorroga início de licença-maternidade em caso de internação



A ideia é garantir que, em casos mais sérios de tratamento da saúde do nascituro


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) o Projeto de Lei 8702/17, da deputada Renata Abreu (Pode-SP), que permite à trabalhadora adiar a licença-maternidade se o recém-nascido continuar no hospital. A matéria será enviada ao Senado.
O texto aprovado é um substitutivo da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que incorporou sugestões do PL 472/19, da deputada Paula Belmonte (PPS-DF), sobre o pagamento do salário-maternidade.
De acordo com a redação aprovada, a critério exclusivo da trabalhadora, ela poderá pedir a suspensão da licença-maternidade após decorridos 15 dias de seu início se o recém-nascido permanecer internado no hospital.
A ideia é garantir que, em casos mais sérios de tratamento da saúde do nascituro, a mãe não seja prejudicada com uma licença menor para cuidar da criança que estava sob cuidados do hospital nesse período.
A partir da alta hospitalar, a licença será retomada pelo prazo remanescente.
Salário-maternidade
De igual forma, o texto garante para todas as seguradas da Previdência Social o direito a receber o salário-maternidade junto com a licença, dentro da mesma suspensão. Assim, o pagamento será retomado pelo prazo restante após a alta hospitalar do recém-nascido.
“A licença-maternidade não é apenas um direito que assegura a recuperação física da mãe. Ela também tem por finalidade possibilitar a adaptação recíproca entre a família e a nova criança”, afirmou a autora.

Geral: Santa Casa promove mutirão de enxaqueca nos metrôs de São Paulo


Atendimento gratuito acontece no dia 30 de março nas estações do metrô da linha 4-Amarela e trará informações sobre a doença que atinge 30 milhões de brasileiros

Redação/Hourpress 

No dia 30 de março (sábado), a Santa Casa de Misericórdia, em parceria com a Novartis, promoverá ações de saúde sobre a enxaqueca, os riscos da automedicação e o impacto da doença na qualidade de vida dos pacientes. A equipe de profissionais de saúde, composta por médicos e médicos residentes, estarão nas estações de metrô Luz, Paulista e Butantã, das 8h30 às 16h30.

“O mutirão é importante porque muitos pacientes subestimam a doença que atinge 15 a cada 100 brasileiros, o que equivale a 30 milhões de pessoas no país 1, com impacto direto na produtividade no trabalho, na vida pessoal e familiar de quem sofre com a enxaqueca”, ressalta o Dr. Renan Domingues, professor de neurologia e coordenador do setor de Cefaleias da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Durante a ação, serão feitos esclarecimentos e aconselhamentos sobre tratamentos disponíveis no Brasil, bem como distribuição de materiais educativos. Além disso, os que aderirem ao mutirão, poderão responder a um questionário sobre a prevalência das dores, escalas de impacto, entre outros aspectos. A coleta das informações será feita a partir de um aplicativo cuja funcionalidade foi desenvolvida especificamente para a realização de pesquisas em enxaqueca.

“Iniciativas como essa servem para alertar sobre a importância do tratamento preventivo (profilático), para os perigos do consumo crescente do uso de analgésicos – que pode piorar o quadro da enxaqueca -, e para as mudanças no estilo de vida que auxiliam no tratamento”, acrescenta.

A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia (dor de cabeça) primária - que não tem causa conhecida e não pode ser explicada por meio de exames clínicos ou laboratoriais - e envolve ataques de dor de cabeça recorrentes com intensidade de moderada a severa. De característica pulsante, é acompanhada por outros sintomas como náuseas, vômitos, e sensibilidade à luz e ao som3. Os sintomas de quem sofre de enxaqueca podem durar dias4 e a doença acaba sendo mais comum nas mulheres, em uma proporção de 2:1, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) 1.

Além da causa da migrânea – outro nome dado à enxaqueca – ser desconhecida, os gatilhos também não são completamente compreendidos. Entretanto, o peptídeo relacionado aos genes de calcitonina (CGRP) tem papel importante no processo desencadeador das crises de enxaqueca5.

“A causa da enxaqueca é desconhecida, o que se sabe é que fatores ambientais e genéticos podem desencadear as crises e um dos problemas recorrentes de quem sofre com a doença é a automedicação e a busca por um neurologista acaba postergada para quando os sintomas se tornam graves. O diagnóstico costuma ser complexo, pois os sintomas podem sugerir outras doenças.”, esclarece o Dr. Renan.

Serviço
Mutirão de Enxaqueca da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Data: 30/03
Horário: das 8h30 às 16h30
Locais: Estações de Metrô Luz, Paulista e Butantã (Linha 4-Amarela)

Internacional: Brasil e a aproximação com os Estados Unidos



Nos últimos anos o grande parceiro dos Estados Unidos foi o México


*Julio Lage
O tom de cordialidade na visita do presidente Bolsonaro ao presidente Trump irá refletir efetivamente em negócios?
A verdade é que o comércio internacional de Brasil X EUA é completamente favorável ao EUA. O déficit comercial na balança é enorme e as importações superam com folga as exportações.
Há um espaço enorme para buscar e o Brasil sabe que tem que diminuir esta disparidade. Neste aspecto essa aproximação pode sim ser bastante positiva.
Outra oportunidade importante são os investimentos americanos direcionados à América Latina. Como nos últimos anos o grande parceiro dos Estados Unidos foi o México, e recentemente o país passou a ser liderado por um governo de esquerda, com fortes propostas e ações antimercado, fez com que aumentassem as restrições de investimentos ao México. O muro do Trump é também uma questão que vem deteriorando ainda mais a relação entre os dois países. Com isto, países na região como Colômbia, Chile e Brasil estão disputando o posto de “queridinho” dos EUA.
Por outro lado, uma das principais empresas exportadoras para os EUA, a Embraer, recentemente fez um acordo comercial com Boeing e ainda é incerto as consequências nas operações da empresa brasileira. Deixar de contar com esta produção nacional e transferir fábrica para os EUA seria um desastre para a balança comercial entre os dois países. A aproximação pode determinar uma maior confiança mútua, reduzindo os riscos mencionados acima. Além disso, aeronaves militares e jatos  leves, que ficaram fora da fusão em um primeiro momento, têm grande espaço para incremento de vendas nos EUA.
O comércio com os Estados Unidos precisa também de incremento na venda de produtos manufaturados, tais como o aço e outros. Cair às barreiras é muito positivo para economia brasileira.
Quais são os desafios?
Um primeiro desafio é que alguns setores da economia nos EUA são extremamente protegidos pelos congressistas americanos e mudar as regras não dependem exclusivamente do presidente ou de atuação diplomática.
Outro fato é que a aproximação deveria ser feita mais institucional e não por ideologias pessoais. Não podemos esquecer que Trump, internamente, também sofre fortes rejeições não só do partido de oposição (democrata), mas também do partido aliado (republicanos). Também há uma investigação que cada dia avança na direção de responsabilizar o presidente Trump e, apesar de remota neste momento, a possibilidade de impeachment existe.
Enfim,
O Brasil divide a vitrine com outras nações que disputam investimentos. Neste contexto, ter a simpatia do governante americano é algo que neste momento é fundamental. Redução de barreiras comerciais e incremento dos investimentos diretos são muito bem-vindos. O caminho é este mesmo: sorriso e “tapinha nas costas”, mas saber muito bem o que precisamos.
*Julio Lage, sócio e CEO do grupo Belvedere