Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Túnel do Tempo: Apolo 11 volta à Terra



Luís Alberto Alves


Viagem: No dia 24 de julho de 1969, a nave americana Apolo 11 volta à Terra. Seus astronautas são recolhidos pelo porta-aviões Hornet e postos em um vagão especial de quarentena.

Radiografia de Sampa: Rua Azevedo Soares





Luís Alberto Alves


 O Dr. Joaquim José de Azevedo Soares, velho educador paulista, exerceu a sua atividade como professor da Escola Normal, entre os anos de 1887 a 1895. Dirigiu depois o Colégio Azevedo Soares, de sua propriedade, e destinado ao curso secundário. A Rua Azevedo Soares (foto) fica no Tatuapé, Zona Leste.

Geral: Como substância produzida pelo bicho da seda pode combater inflamações?



Bicho da seda pode combater doenças

* Dra. Sylvana Braga

 Mais conhecido pela produção de fios de seda, a espécie de mariposa Bombyx mori – nome científico, chamado popularmente de bicho da seda, também é considerada uma grande produtora de anti-inflamatórios não hormonais e de funções fibrinolíticas no sangue.
 O processo se dá através de uma substância chamada serrapeptidade, produzida no intestino e pertencente à classe das enzimas proteolíticas, que está associada à melhora do edema principalmente dos músculos, tendões e articulações.
 A larva do bicho da seda produz a substância com a finalidade de quebrar a parede do casulo, levando em consideração sua formação por proteína desdobrando-a no processo de inflamação.
 É sabido que após um trauma, o processo inflamatório no qual várias enzimas são liberadas em cascata, certas dores, edema e lesões dos tecidos surgem. Por ter a função anti-inflamatória, a serrapeptidade reduz a dor, o calor, e a vermelhidão local.

 A substância pode ser utilizada em todos os processos inflamatórios, como: otites, sinusites, artrites, cistos dentários, celulites, e na prevenção de doenças cardíacas e arteriais, quer vasculares periféricas, quer cerebrais.
Com a sua função da quebra da fibrina, resultado final da inflamação, a substância pode ser utilizada também na prevenção de arteriosclerose, que são placas de colesterol depositadas no interior das artérias, beneficiando também os pacientes com elevados índices de colesterol e LDL, por meio do uso contínuo desta substância.
* Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.

Economia: Ministro Manoel Dias visita fábrica da Hyundai, em Piracicaba





Redação 

 O Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, visitou nesta sexta-feira (24), às 9h30, a fábrica da Hyundai Motor Brasil, em Piracicaba (SP). Além de conhecer as instalações da empresa sul-coreana, Dias participou da cerimônia de assinatura de placa, pelo presidente da Hyundai, William Lee, que representará o compromisso firmado pela empresa de estar livre de assédio moral.

 Dias prestigiou ainda o lançamento da pedra fundamental da construção do futuro Centro de Pesquisa&Desenvolvimento e a assinatura da renovação do convênio do Programa Ciência Sem Fronteiras entre o Governo Federal e a montadora.



Variedades: Rapper Rio Santana lança clipe com participação de Ísis Valverde

Ísis  Valverde e o rapper  Rio Santana

Redação
 O rapper brasileiro Rio Santana acaba de lançar em seu canal oficial da Vevo e Youtube o videoclipe de ‘Around The World’, nova canção de trabalho, com participação especial da atriz global Ísis Valverde. 

 Produzido por Jim Jonsin, vencedor do Grammy em 2008 com a musica "Lolli Pop" do Rapper Lil Wayne, o clipe foi gravado em Miami e mostra cenas na praia, casa noturna, no jatinho e aeroporto, além de contar uma história de romance vivida entre eles. “A Ísis se encaixava perfeitamente no perfil que estávamos procurando para o clipe, além de ser ótima atriz e querida por todos.
 A gravação do clipe com ela foi maravilhosa, aprendi muito no pouco tempo que estivemos juntos. Espero que a galera curta e compartilhe!”, comenta Rio Santana. Para ela, viajar pela primeira vez a Miami a trabalho foi especial. “A gravação do clipe foi incrível. Ele tem um grande potencial, muito talento e força de vontade!”, completa.  Assista o videoclipe de ‘Around The World’: https://www.youtube.com/watch?v=bZozRrSP90k

                                                         Rio Santana

 Nascido em Goiânia e com apenas 23 anos, Rio Santana (ou Flávio Tomé Santana conforme batismo) já carrega na bagagem experiências únicas em sua carreira. Ele reside nos Estados Unidos desde os três anos e vem conquistando seu espaço como a promessa brasileira no segmento do R&B e hip-hop americano. 

 O artista integra a Gravadora SlipNSlide Records , conceituada gravadora, além de ser produzido por Jim Jonsin, produtor que já trabalhou com grandes nomes da música internacional como Pitbull, Usher e Beyoncé.

 Atualmente, com o lançamento do single e videoclipe, o artista pretende lançar sua carreira no Brasil e conquistar o coração do público com todo seu talento, carisma e beleza. 


Variedades: Tarantella será uma das atrações do 10º Festitalia




Redação
A tradicional tarantella será uma das grandes atrações do 10° Festitalia - Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto (SP), que acontece nos dias 14, 15 e 16 de agosto (sexta, sábado e domingo), no Morro do São Bento. A dança popular e composição musical será destaque na apresentação do Gruppo Folk Dante Alighieri, coordenado pela coreógrafa e professora Fernanda Sartore Silva, durante os três dias do evento.
 Em alta entre os séculos XIV e XV na região da Campania, Itália, o nome tarantella provém de Taranto, no sul da Itália. É também a origem do nome comum da tarântula, que era facilmente encontrada na região. A palavra é associada ao tarantismo, tarentismo ou tarantulismo, uma manifestação de delírio convulsivo atribuída à substância tóxica produzida na picada da aranha (Lycosa tarêntula).
 Segundo a crença popular, a dança frenética ajudava a eliminar a toxina, com isso surgiu a sua popularização. “Na tarantella é permitido vários casais, porém, o mais importante é criar movimentos”, explicou Antonio Henrique Sartore, diretor da Società Dante Alighieri.
 No sábado, dia 15, o Festival ainda contará com a apresentação do Grupo de Dança Sommus. No domingo, 16, haverá atividade de pintura ao ar livre com a artista plástica Clara Cauchik. A palestra da professora Ana Paula Mangili André, “Música Italiana – Ontem”, poderá ser conferida no dia 15, às 17h e o tema “Música Italiana – Hoje”, em 16 de agosto, às 15h.
 O evento é promovido pela Società Dante Alighieri e contará ainda com teatro, oficinas de culinária, pintura, gastronomia típica, palestras e exposições. Realizada no Morro do São Bento, a mostra é gratuita e integra o Calendário Turístico do Estado de São Paulo.
Serviço:
10º Festitalia
Horários:
Dia 14/08 (sexta-feira), das 19h30 às 22h
Dia 15/08 (sábado), das 12h às 21h
Dia 16/08 (domingo), das 12h às 21h
Local: Morro do São Bento – Praça Alto do São Bento, S/Nº - Ribeirão Preto (SP)
Entrada: gratuita


Variedades:Exposição resgata história do Trenzinho da Cantareira em Guarulhos (SP)






 Redação

 A célebre música de Adoniran Barbosa dá nome à exposição em cartaz na Biblioteca Monteiro Lobato até 16 de agosto. Recordando o Trem das Onze reúne pinturas em óleo sobre tela da artista plástica Herminda Tavela Abrantes e é uma verdadeira viagem no tempo, resgatando o ramal do trem a Guarulhos.

 Apreciador das mostras da Biblioteca, o estudante Jônatas Santos, 18, olhava atentamente cada obra e ficou deslumbrado com o que viu. “Não imaginava que Guarulhos tinha tido trem. Muito menos que no meu bairro, Cumbica, tinha uma estação. É maravilhoso poder conhecer esta história. Das exposições que já vi aqui, esta é a melhor”, elogiou o jovem.

 As pinturas de Herminda mostram o trecho entre as estações Tamanduateí, Cantareira e Guarulhos do chamado Trenzinho da Cantareira, administrado pela companhia inglesa Tramway. A linha férrea funcionou de 1895 a 1965.

 Em Guarulhos havia as estações Vila Galvão, Gopoúva, Vila Augusta e Guarulhos – esta última, mais tarde prolongada até Cumbica, exclusivamente financiada para o transporte de militares à base de Cumbica.

 Além das pinturas que reproduzem, de forma bucólica, as paisagem e as estações, há um mural com fotografias. Nele, o visitante pode observar no que se transformaram as estações de trem de outrora. Muitas deram lugar a outros imóveis ou viraram ruas.

Serviço:
Exposição Recordando o Trem das Onze, de Herminda Tavela Abrantes
Em cartaz até dia 16 de agosto, com visitação de segunda a sexta, das 9h às 19h e sábados, das 9h às 18h. Biblioteca Monteiro Lobato – Rua João Gonçalves, 439, Centro, Guarulhos (SP)
Entrada franca


Variedades: Conheça o Kids Festival, primeiro festival de música infantojuvenil do Brasil, e suas atrações


O grupo 4Joy é um dos destaques
Redação
 A MC3, empresa especializada em Marketing Artístico e Prime Manager, anuncia uma novidade para o mercado de música e entretenimento infantil, o Kids Festival - evento itinerante que percorrerá o Brasil levando o que há de melhor em termos de show para o público infantojuvenil. Com estrutura e organização de primeira linha, o projeto chega para suprir um espaço até então carente no mercado, proporcionando um espetáculo pensado para crianças de até 12 anos, mas que agradará toda família.
 Com uma plataforma musical que contemplará apresentações em grupos, duetos e individuais, ele trará momentos de interatividade entre os artistas e o público. Feito por crianças e para crianças, o Kids Festival apresenta artistas já conhecidos pela garotada, como o Grupo 4JOY (formado por Esther Marcos, Stefany Vaz, Gustavo Daneluz e Leo Belmonte), e os atores mirins Gabriella Saraivah, Jean Paulo e Pedro Henrique. Todos eles cantam, dançam e atuam. E para garantir a diversificação e alegria do repertório, canções dançantes e sucessos da música popular brasileira que têm atravessado e agradado gerações, além de faixas inéditas.
 De acordo com os idealizadores, as afinidades musicais e perfis dos integrantes se encaixaram em perfeita harmonia para a idealização do projeto. Além do formato inicial, o Kids Festival pode ser ajustado para receber outras atrações ou participações especiais. A produção está a cargo da MC3, com direção musical do renomado Arnaldo Saccomani. A direção geral fica por conta de Alex Morenno, ator e bailarino renomado no mercado brasileiro e que traz no currículo produções como "As Olívias", "Carrossel O Show", "Grandes Pequeninos"; além de assinar há quatro anos a direção e coreografia da Comissão de Frente da Escola de Samba Tom Maior.
 O Kids Festival estreará neste segundo semestre de 2015 e promete surpreender crianças e adolescentes, por meio de seus musicais, estrutura e tecnologia. No palco, painel de LED e efeitos especiais de iluminação e tecnologia darão um tom ainda mais atrativo aos musicais. O resultado: um Festival marcado por muito alto astral, cores e magia.


Variedades: Nocaute com Jake Gyllenhaal ganha trailer teaser inédito legendado





Redação


 O drama de ringue Nocaute (Southpaw, EUA, 2015), dirigido por Antoine Fuqua (Invasão à Casa Branca, Dia de Treinamento), que narra a história trágica de perda, dor e determinação do lutador Billy “The Great” Hope, um dos campeões da categoria Peso Médio Junior dos Estados Unidos, acaba de ganhar trailer teaser legendado inédito (confira no link abaixo). Nocaute estreia nos cinemas no dia 10 de setembro.

 O experiente diretor Antoine Fuqua queria trabalhar com Jake Gyllenhaal, desejo que confessou ao ator há anos. Determinado a não fazer de Nocaute “apenas mais um filme de boxe”, o diretor queria encontrar um ator que assumisse o papel de Billy “The Great” Hope no sentido mais brutal e literal possível – sem dublês, com pouquíssimos efeitos especiais e quase nenhum truque na edição: apenas treino duro e uma encenação o mais realista possível do mundo do boxe, bem ali na frente na câmera. Fuqua convidou então Jake Gyllenhaal para o papel.

 “A razão pela qual eu gosto de interpretar determinados personagens é a minha dúvida pessoal sobre as minhas habilidades para fazê-lo”, confessa o ator Jake Gyllenhaal. E continua: “Antoine acreditava em mim, e durante o processo das filmagens ele continuou acreditando que eu podia interpretar Billy Hope. Eu acredito que essa confiança e fé em alguém é o que te permite continuar e dar o seu melhor”.

 Jake Gyllenhaal no papel de Billy “The Great” Hope compõe mais uma atuação incomparável e impressionante. Duas vezes indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator, pelo drama O Abutre e pela comédia Amor e Outras Drogas, e também indicado ao Oscar de Ator Coadjuvante por O Segredo de Brokeback Mountain, Gyllenhaal, com sua elogiada performance como o truculento e amoroso lutador de Nocaute, está entre os favoritos para uma indicação ao Oscar de Melhor Ator em 2016.

 Famoso por seu estilo pouco ortodoxo, impulsivo e por seu possante e brutal golpe de esquerda, no auge da carreira e da vida pessoal, bem casado com Maureen (Rachel McAdams, de O Homem Mais Procurado, Questão de Tempo), pai da adorável e precoce Leila, vivendo com a família numa luxuosa mansão, Billy tem basicamente tudo o que sempre sonhou para sua vida.

 Até que num terrível golpe do destino ele perde a esposa, sua filha é levada pelo Serviço Social, sua casa e seus bens são tomados pelo banco, e Billy fica apenas com a bebida e as drogas. Sem amigos e recursos, ele procura a ajuda de um ex-lutador de boxe, agora dono de uma academia, o rigoroso Tick (Forest Whitaker, de O Mordomo da Casa Branca e O Último Rei da Escócia), para voltar ao ringue, recuperar a guarda da filha, o título mundial e a sua própria vida.