Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Túnel do Tempo: Melhor filme estrangeiro de 2003




Filme foi eleito o melhor por críticos de cinema de Nova York

Luís Alberto Alves


Melhor: No dia 15 de dezembro de 2003, o filme brasileiro Cidade de Deus, de Fernando Meireles, foi escolhido pelo Círculo de Críticos de Cinema de Nova York como melhor filme estrangeiro daquele ano.

Radiografia de Sampa: Rua Conde de Sarzedas


A rua Conde de Sarzedas é famosa em São Paulo pela venda de artigos evangélicos

Luís Alberto Alves

  Bernardo José de Lorena, conde de Sarzedas, fidalgo português. Foi capitão-general de São Paulo, de 5 de junho de 1788 a 27 de junho de 1797, quando passou para o Governo de Minas Gerais. Foi também vice-rei da Índia portuguesa. O nome dessa rua, que fica próximo à Praça da Sé, Centro, foi oficializado em 1916. 



Geral: No Fator previdenciário homens têm importante vitória na Justiça Federal




*Luana  Brito
 Os aposentados por tempo de contribuição do sexo masculino conquistaram, recentemente, uma importante vitória na Justiça Federal. Trata-se da possibilidade de postular a revisão de aposentadoria por tempo de contribuição mediante utilização do Fator Previdenciário de acordo com a expectativa de sobrevida do homem e, desta forma, aumentar seus benefícios mensais.
 A conquista inédita, obtida na 6ª Vara Federal de Guarulhos, constata a irregularidade na aplicação do Fator Previdenciário nas aposentadorias do sexo masculino, cuja fórmula considerava a expectativa de sobrevida média de homens e mulheres, quando o correto seria considerar a expectativa de sobrevida específica para os homens.
 O cálculo do Fator Previdenciário leva em consideração três fatores: o período de contribuição, a idade da pessoa quando deu entrada na aposentadoria e a média da expectativa de vida do homem e da mulher.
 O resultado dessa fórmula é extremamente prejudicial à população masculina, pois ao ser considerada a expectativa de sobrevida igual para homens e mulheres, os homens são prejudicados, já que está provado que vivem menos do que as mulheres, o que causa a diminuição o valor do benefício.
 A tese desenvolvida e defendida por nós, e aceita em 1ª instância na Justiça Federal, não pede a inconstitucionalidade do Fator Previdenciário, mas sim a aplicação correta da fórmula de cálculo, considerando a média de expectativa de sobrevida específica do homem.
 O pedido é um desejo de muitos trabalhadores brasileiros e o fato da decisão favorável ter sido proferida por Vara Federal é uma enorme conquista, pois demonstra a legitimidade dos fundamentos da tese, que é a luta por igualdade nos direitos dos trabalhadores, respeitando, todavia, suas diferenças.
 Assim, o INSS foi condenado a rever o benefício do aposentado em questão e pagar o valor das prestações vencidas dos últimos cinco anos, com correção monetária e juros de mora a contar da citação, tendo também que arcar com os honorários advocatícios.
 Com certeza, ao se confirmar essa decisão, o grande vencedor é o trabalhador brasileiro contribuinte, que terá um aumento considerável em sua renda e poderá ter mais segurança para viver a melhor idade.
* Luana Brito, advogada do escritório G.Carvalho Sociedade de Advogados



Geral: Saiba como manter a saúde dos rins


Os rins são importantes como órgãos vitais do corpo humano

Redação

 Pouco lembrado nos noticiários, propagandas e publicações de saúde, os rins, órgãos vitais para o funcionamento do corpo humano, merecem atenção, cuidados e prevenção de possíveis problemas que podem ocasionar desde a insuficiência de funcionamento desses órgãos (insuficiência renal) até a morte do indivíduo. A Sociedade Brasileira de Patologia explica que o envelhecimento da população, a epidemia de obesidade, o estresse das grandes cidades e hábitos alimentares não saudáveis são motivos para a falência do funcionamento adequado dos rins.

“Várias causas têm determinado o aumento de problemas renais, como o descuido em relação à prevenção e tratamento da hipertensão arterial, que é a causa mais importante e frequente de doença renal crônica (DRC)”, de acordo com o Prof. Marcello Franco, membro da Sociedade Brasileira de Patologia. 

 A DRC é a causa mais comum de transplante renal, pois os rins do paciente gradativamente param de funcionar, o que gera a falência renal e a necessidade de tratamentos agressivos como a diálise e hemodiálise.

 Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), mais de 30 mil pessoas aguardam na fila de espera para um transplante de órgão, sendo que para o transplante renal este número é, em torno, de 18 mil pessoas. Em 2013, foram realizados 5.288 transplantes renais, no País.  

 Embora o rim seja o órgão de um doador que pode demorar mais tempo para ser transplantado, em média de 30 horas, esse não é fator significativo de diminuição do número de receptores nas filas de espera. Os principais motivos são a falta de doador e de critérios adequados. “Se o doador tiver mais que 60 anos, entra no que chamamos de critério expandido. O rim já não é tão adequado quanto o de um doador jovem, além de possuir uma sobrevida menor após transplantado”, ressaltou Franco.

 A maioria dos rins doados provém de doadores falecidos. Motociclistas são doadores em potencial, explica Ricardo Artigiani Neto, do Departamento de Comunicação Social da SBP e Professor de Patologia, da EPM/Unifesp. “Um terço dos possíveis doadores falecidos são por trauma encefálico, devido a acidentes de trânsito. O desafio, porém, é conseguir a aprovação dos familiares para a doação. Desses casos, são utilizados apenas 40%. Os demais a família não concorda com a doação, alegando, por exemplo, a mutilação do corpo e retardo do enterro, esclareceu o patologista.

 O rim está ligado diretamente ao coração e ao cérebro, “porque essas são as doenças mais comuns que determinam a morte das pessoas: acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio e doença renal crônica. Neste contexto, a população precisa saber da importância do controle da hipertensão arterial, diabetes, e do sobrepeso, ter uma vida menos sedentária e procurar diminuir o nível de stress. Todos esses são fatores que podem diminuir a incidência e manter a sobrevida adequada, não só dos rins como também do coração e de todos os órgãos, de uma maneira, em geral”, finalizou.




Variedades: Ataíde & Alexandre apresentam CD "Composições"


Dupla tem letras gravadas por grandes nomes da música sertaneja

Redação
 Com mais de 1.500 letras gravadas por diversos intérpretes da música sertaneja, a dupla Ataíde & Alexandre acaba de reunir 21 dos maiores sucessos assinados por Alexandre, em parceria com grandes amigos, para apresentar seu mais novo álbum, o CD “Composições”. No repertório, canções gravadas por Paula Fernandes, Zezé di Camargo & Luciano, João Paulo & Daniel, Chitãozinho & Xororó, Gino & Geno, César Menotti & Fabiano, Rionegro & Solimões, Cleiton & Camargo e pelo cantor Pablo do Arrocha. Dentre as inéditas, destaque para “Desmancha Casamento”, “Mãe Aparecida” e “Último Pedido” -  a atual música de trabalho de Ataíde & Alexandre.
 “Esse é um CD para que os amantes da música sertaneja possam curtir a letra, o arranjo, a melodia... Selecionar essas 21 faixas não foi uma tarefa fácil, mas conseguimos chegar a um repertório muito bacana, com músicas que são clássicos do gênero, como ‘Laço Aberto’, que é um verdadeiro hino. Trata-se de uma coletânea que reúne grandes sucessos que escrevi com parceiros de longa data, a exemplo do saudoso João Paulo”, explicou o cantor Alexandre.
 A lista dos parceiros de composições traz os nomes de Rick (da dupla Rick & Renner), Zezé di Camargo, Darci Rossi, Serginho Sol, Rafael Torres, Fátima Leão, Pinochio, Netto e o Elias Muniz. “Todos eles, profissionais de grande importância na construção da música sertaneja no Brasil”, resumiu Alexandre, que é reconhecido como um dos maiores compositores do gênero.


Variedades: Clube Melissa recebe coleção cápsula Ultragirl + Liberty




As novas sapatilhas estarão em todos os clube ainda neste mês

Redação

 O Clube Melissa, local que reúne toda a coleção da marca e também intervenções de arte, moda e cultura, recebe a coleção cápsula Ultragirl + Liberty. A linha conta com duas estampas que nasceram da parceria entre a marca inglesa Liberty e o chef Jamie Oliver, uma com mini cenouras e a outra com pequeninas maçãs, para alegrar a clássica sapatilha da Melissa.

 Depois do sucesso da Melissa + Liberty Art Fabrics na coleção verão 2013, as marcas voltaram a se unir para criar dois produtos para o verão 2015 da grife brasileira. As novas sapatilhas estarão em todos os Clubes do Brasil ainda no mês de dezembro.




Variedades: Conheça os truques para obter cabelos platinados


É preciso conhecer todo o processo para obter cabelos platinados

Redação
 O cabelo platinado faz sucesso na cabeça de muitas celebridades e foi marca de ícones como Marilyn Monroe. Quem adere ao estilo sabe que os fios, quando platinados, precisam receber cuidados especiais. “O processo de descoloração desestrutura o fio, causando ressecamento, tornando-o mais frágil”, afirmou Wanderley Nunes, expert no assunto.
 Se o seu desejo é platinar os fios, Wanderley recomenda que as etapas de descoloração sejam intercaladas por etapas de tratamento – isso garante que o cabelo fique mais protegido durante o processo. Os cuidados após a descoloração também são importantes, pois “esse tipo de cabelo precisa constantemente receber reposições das substâncias que ficaram prejudicadas, como queratina, lipídeos, água e sais minerais”, comentou Wanderley.
 A recomendação é usar um bom shampoo e fazer, com frequência, bons tratamentos em casa e no salão, com máscaras e produtos adequados. Wanderley também aconselha a evitar o calor em excesso – sempre que o cabelo for exposto ao secador, chapinha ou babyliss, utilizar protetores térmicos específicos.
 Para manter os fios platinados sempre bonitos e vistosos, o segredo é simples. Além de fazer uma boa manutenção e investir em tratamentos, Wanderley recomenda usar leave in para hidratar e finalizadores que oferecem acabamento brilhoso. E, com a chegada do verão, não esqueça de tomar cuidado com o cloro das piscinas!
 Serviço:
Studio W Iguatemi | www.studiow.com.br
Avenida Brigadeiro Faria Lima 2232, 9º andar | Telefone: 3094-2640


Variedades: Filme Abutre mostra como é feito um telejornal sensacionalista




Abutre mostra como é montado telejornal sensacionalista

Redação

 No novo clipe inédito legendado As Cartas, de O Abutre (Nightcrawler, EUA, 2014), o eletrizante e sombrio thriller sobre o submundo do crime e da mídia da noite de Los Angeles, a diretora de jornalismo Nina (Rene Russo, de Thor) explica para o novato cinegrafista free lancer Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) que tipo de imagens ela precisa para as reportagens do telejornal sensacionalista que dirige. Confira no link abaixoO Abutre estreia nos cinemas no dia 18 de dezembro.

 É assim que a diretora ajuda a transformar Lou Bloom, do dia para a noite, num stringer, como são chamados os cinegrafistas free lancers que sintonizam seus rádios com a frequência de todos os tipos de polícia e vivem à caça de acidentes, incêndios, assassinatos e outras desgraças para filmar e vender as imagens por um bom dinheiro para os noticiários dos canais de televisão. Ele entra no reino perigoso e predatório dos nightcrawlings, as minhocas que só saem da terra à noite. À boca pequena, o stringer também é conhecido como o paparazzi da dor.

 O Abutre, que estreou em primeiro lugar nas bilheterias dos Estados Unidos, recebeu cinco indicações para o Independent Spirit Award, que premia as melhores produções independentes do cinema em 2014. O Abutre foi indicado para Melhor Roteiro (Dan Gilroy), Melhor Filme de Estreia (Direção de Dan Gilroy), Melhor Ator (Jake Gyllenhaal), Melhor Ator Coadjuvante (Riz Ahmed, de O Príncipe do Deserto) e Melhor Edição (Dan Gilroy).

 O Abutre marca a estreia na direção de Dan Gilroy, o roteirista de grandes sucessos comoTudo Por DinheiroGigantes de AçoO Legado Bourne, que escreveu em parceria com seu irmão, o também roteirista e diretor Tony Gilroy. No elenco de O Abutre estão além de Jake Gyllenhaal, Rene Russo e Riz Ahmed, Bill Paxton (No Limite do Amanhã) e Kevin Rahm (da série Mad Men).
O Abutre.

Clipe “As Cartas”

http://bit.ly/OAbutreClipeAsCartas

Clipe “Eu sou Lou Bloom”
http://bit.ly/OAbutreClipe1

Trailer oficial legendado
http://bit.ly/OAbutreTrailerL