Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Túnel do Tempo: Pelé marca o milésimo gol



O goleiro Andrada não conseguiu impedir o gol 1000 de Pelé

Luís Alberto Alves


Gol mil: no dia 17 de novembro de 1969, Pelé marca de pênalti seu milésimo gol no Maracanã, numa partida entre Santos e Vasco da Gama.

Radiografia de Sampa: Avenida das Nações Unidas



Paulistanos conhecem a Nações Unidas como Marginal Pinheiros


Luís Alberto Alves

 Avenida das Nações Unidas, mais conhecida pelos paulistanos como Marginal Pinheiros, é uma homenagem à ONU (Organização das Nações Unidas). Criada em julho de 1945, através de uma carta que reuniu 51 países, entre eles o Brasil.

 A ONU firmou como seu principal objetivo, a manutenção da paz e segurança internacional. Desde então, os países membros tomam medidas evitando ameaças à paz e reprimindo atos de agressão. Princípios como estes, além de desenvolvimento de relações amistosas e igualdade entre os povos, fazem parte da determinação dessa organização e de seus membros.

 Por meio do Conselho de Segurança, ela pode realizar intervenções em países que estejam em situação de ameaça constante de paz. Recentemente, os chamados capacetes azuis, soldados que trabalham para a ONU, ficaram conhecidos ao participarem de ações pela paz e em favor das vítimas de guerra, tanto na ex-Iugoslávia quanto na África, em regiões como Ruanda em que os direitos humanos foram barbaramente violados pela guerra civil.

 Fazem parte dos estatutos da ONU, medidas coletivas de ampla percepção da diferença existente entre cada um dos povos, demonstrando que para a paz, antes de tudo, deve existir respeito a cada um. A Avenida das Nações Unidas fica no bairro do Itaim Bibi, Zona Sul de SP.


Geral: Segundo Anvisa, alimentos têm resíduos de agrotóxico acima do permitido



A abobrinha foi o alimento que apresentou maior irregularidade 
Redação
 Levantamento divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nessa sexta-feira (14) com um grupo de seis frutas e verduras mostrou que 25% dos alimentos analisados contêm um nível de agrotóxico acima do limite ou não permitidos para o tipo de produto produzido.

 A agência analisou 1.397 amostras de abobrinha, alface, feijão, fubá de milho, tomate e uva em 2012. Do total de produtos com irregularidades apresentados no relatório do Para (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos) apenas 2% contêm níveis de agrotóxicos acima dos limites máximos permitidos e 21% apresentaram agrotóxicos não aprovados para o produto, como por exemplo o uso de um tipo específico para o tomate sendo aplicado em uma plantação de abobrinha. Outros 2% apresentaram ambos os problemas. O estudo não identificou qualquer produto proibido nos alimentos.

 No restante do material que foi considerado satisfatório pela Anvisa, ou seja, 75% da amostra dos alimentos, em 33% deles não foi encontrado qualquer tipo de agrotóxico. Nos outros 42%, os agrotóxicos estavam em níveis aceitáveis. As coletas dos alimentos foram feitas no último momento antes de chegar ao consumidor final, nos pontos de venda como supermercados e feiras.

A abobrinha foi o vegetal que apresentou o maior número de irregularidades, em que 48% das amostras foram consideradas insatisfatórias. Das 229 amostras analisadas, 48% foram reprovadas, sendo 45% por uso de agrotóxicos não permitidos para seu cultivo e 2,2% por conter mais agrotóxico do que o permitido.

                                                                     Alface
 Em seguida, aparece a alface com um índice de 45% de reprovação, a uva com 29%, o tomate com 16%, o feijão com 7,3% e o fubá de milho com 2,9%.

 Segundo a Anvisa, o uso inadequado de agrotóxicos acontece por falta de informação do agricultor ou indisponibilidade de produtos específicos no mercado. Por isso, a agência, o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e o Ministério da Agricultura editaram uma norma neste ano que amplia a possibilidade de registro de produtos agrotóxicos para culturas que possuem poucas opções no mercado.

Apesar dos resultados, o consumidor não precisa deixar de comprar esses alimentos. De acordo com a superintendente de toxicologia da Anvisa, Silvia Cazenave, o benefício do consumo da fruta ou verdura é maior do que o prejuízo causado pelo uso inadequado dos agrotóxicos.

"As pessoas consomem esses produtos em pequenas quantidades. Não vai acontecer nenhum tipo de intoxicação alimentar ao comer esses alimentos. A Anvisa faz as análises para manter um controle de qualidade e para adotar as medidas de conscientização e melhores práticas junto aos agricultores", explicou Silvia.

                                                               Consumo
 Para reduzir o consumo de agrotóxicos, a agência recomenda que as pessoas preferência para alimentos com certificação ou com origem identificada e procurem as redes varejistas que possuem programas de rastreabilidade e de controle da qualidade dos alimentos. O estudo aponta que os maiores prejudicados com o uso dos agrotóxicos são os agricultores. Para o consumidor final os riscos estão mais relacionados ao consumo crônico.

 De acordo com a Anvisa, os resultados de 2012 não podem ser comparados com os dados de 2010 porque há diversas variáveis que influenciam nas análises, como quantidade de chuvas no período, pragas e uso de diferentes agrotóxicos ao longo dos anos.

 Em números absolutos, foram analisados 229 amostras de abobrinha, 240 de alface, 245 de feijão, 280 de fubá de milho, 246 de tomate e 229 de uva. O Para faz a análise de amostras de alimentos in natura todos os anos. São 25 tipos de alimentos analisados a cada três anos, alterados a cada ciclo.

 Para todas as amostras insatisfatórias oriundas da coletas para análises, foi aberto um processo administrativo que autua os responsáveis pelo alimento comercializado fora dos padrões estabelecidos pela agência.

 Em 2013, a Anvisa divulgou a primeira etapa do monitoramento de 2012 que incluiu: abacaxi, arroz, cenoura, laranja, maçã, morango e pepino. Para estas culturas, o percentual de amostras insatisfatórias havia ficado em 29%. A segunda etapa só foi divulgada nesta sexta porque os laboratórios, devido ao grande volume de amostras, não conseguiram finalizar as análises. 


Política: Sindicalistas de Guarulhos (SP) que apoiaram Dilma se reúnem com prefeito


Diversos sindicalistas da cidade de Guarulhos (SP) apoiaram a reeleição de Dilma Rousseff
Redação

 Cerca de 15 sindicatos e quatro associações, representados por
seus dirigentes, que formaram o comitê supra sindical em apoio 
à  Dilma Rousseff estarão reunidos nesta quarta-feira (19),
às 8 horas, no Paço Municipal em Guarulhos. Os sindicalistas 
atendem ao convite do prefeito Almeida, que tem o 
objetivo de agradecer ao apoio recebido durante a campanha 
de reeleição da presidente. 

 O comitê foi formado durante a
campanha em que sindicalistas se reuniram em um hotel da
cidade, dias antes da eleição de segundo turno, o qual optaram
em favor da reeleição de Dilma e reafirmaram o compromisso 
com o projeto petista.

 Segundo os líderes sindicais 
o projeto convergia com os anseios da classe trabalhadora, 
e é o melhor para o País. Estarão no Paço Municipal representantes
das seguintes entidades de sindicais; Metalúrgicos,Condutores, 
Químicos, Bancários, Funcionalismo Público, Entregadores 
de Supermercados,Cut, Aeroviários, Saúde, Vestuário, Construção 
Civil, Aeroportuários, Aposentados, Têxteis, Segurança Pública, 
Educadores, Juventude Socialista, Trabalhadores em Escritórios, 
Defesa do Consumidor.
 O Paço Municipal fica  
Avenida Bom Clima, 49 – Bom Clima-Guarulhos (SP)



Artigo: Mais de 80% pretendem utilizar o 13º em compras de Natal



Festas de fim de ano faz credores se esquecerem das dívidas

*Reinaldo Domingos
 
 Segundo pesquisa divulgada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), oito em cada dez brasileiros possuem a intenção de gastar o 13º salário em compras de fim de ano. A ideia inicial desse benefício era justamente dar ao trabalhador um dinheiro extra nessa época do ano, mas será que essa é a maneira correta de desfrutar deste recurso?
 
 Para o educador financeiro e autor do best-seller Terapia Financeira (Editora DSOP), Reinaldo Domingos, dinheiro extra não deveria ser utilizado para quitar dívidas e nem fazer novas compras. “Esses valores deveriam ser poupados e destinados para a realização dos sonhos, afinal de contas, o correto é planejar e ter dívidas que caibam no orçamento mensal”.
 
 Um dado interessante da pesquisa é que, desse total, 55% disseram que vão utilizar apenas uma parte do valor para comprar presentes e 27% informaram que pretendem gastar todo o dinheiro extra em compras. “É interessante saber que mais da metade não pretende usar todo o dinheiro para essa finalidade. Mas ainda tem muita gente com a ideia contrária, e essa mentalidade só mudará com educação financeira”, ressalta Domingos.
 
 Entre aqueles que não vão gastar o 13º em compras para o Natal, 46% disseram que querem poupar e investir o dinheiro, 24% responderam que vão usar para pagar dívidas, 14% vão gastar com viagem e 5% ainda não sabem o que vão fazer. Segundo o educador financeiro, seguindo alguns passos, é possível decidir o que deve fazer com o montante recebido.
 
 Primeiramente, deve-se saber em que situação financeira se encontra. Se estiver endividado, saber exatamente o que se deve e para quem, dando prioridade às dívidas de maior juro, como cheque especial e cartão de crédito. “E, antes de sair usando o 13º para quitá-las, conversar com o credor e tentar negociar, conseguindo desconto / melhores condições de pagamento. Lembrando que as taxas não devem passar de 2,5% ao mês”, orientou Domingos.
 
 Aos que não devem, mas também não poupam, o educador recomenda muita cautela, pois qualquer descontrole poderá fazer com que se torne um endividado e até inadimplente, da noite para o dia. “Pelo menos uma parte do 13º deve ser poupado e investido, com o objetivo de formar uma reserva financeira. Assim, começará a criar o hábito de poupar para realização de sonhos também”.
 
 Para os investidores, mesmo que iniciantes, Domingos explica que a melhor opção para utilizar o 13º é continuar investindo, tendo sempre um objetivo, seja ele comprar uma casa, trocar de carro ou fazer uma viagem. “A conclusão que podemos tirar é que dinheiro extra na economia, sem dúvida nenhuma, é muito positivo, desde que utilizado de maneira consciente, com educação financeira”.
 
 Sobre as compras de fim de ano, o educador desenvolver algumas orientações básicas para gastar sem comprometer o orçamento financeiro e não começar 2015 endividado:
1) Por maiores que sejam as facilidades de compra nesse momento, o consumidor deve observar a sua real situação financeira e projetá-la pelos próximos 12 meses, no mínimo, para ter certeza de que o que foi gasto não fará falta;
2) Relacionar os gastos normais e os típicos de fim e início de ano, como despesas com viagens, ceias (natal e virada de ano), IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, etc.;
3) É importante observar que, antes de ir às compras, deve-se guardar parte desse dinheiro para outros sonhos (objetivos e metas);     
4) Antes de sair às compras, listar as pessoas que irá presentear e quanto pretende gastar com cada uma.


5) Antecipar as compras, evitando, assim, filas. Dessa forma, encontrará preços melhores e terá maior prazo para negociação;
6) Pesquisar os preços dos produtos em, pelo menos, cinco lugares, não se esquecendo da internet, que, algumas vezes, pode ter ofertas interessantes;
7) Buscar o menor preço à vista e negociar os valores sempre;
8) Evitar parcelamentos, principalmente os longos. Em caso de impossibilidade de pagamento à vista, faça parcelas curtas. Não se esqueça de que essas parcelas serão somadas com outras já existentes em seu orçamento.

Artigo: Saiba como se portar nas festas de fim de ano da empresa



Uma das dicas é moderar na hora de beber

*Ricardo Barbosa
 

 As festas de fim de ano das empresas são ótimas oportunidades de fortalecer as relações com companheiros de trabalho e até mesmo amenizar o clima no dia a dia no futuro. Contudo, frequentemente vejo profissionais reclamando de excessos cometidos por outros ou mesmo o sentimento de culpa por besteiras feitas durante os eventos.
 
 Normalmente, os companheiros de trabalho, depois desses casos, falam que não tem motivos para preocupação, já que isso se deu em um evento isolado e não terá reflexo no futuro do profissional, contudo, lamento informar que isso não é verdade. Comportamentos errados nessas ocasiões podem (e serão) usados contra que os praticou no futuro, seja por meio de fofocas ou até mesmo na avaliação dos resultados dos profissionais.
 
 Isso se dá pelo fato de ser muito difícil ocorrer uma total desassociação da vida pessoal com a vida profissional, assim, muito cuidado com a postura e os limites em ambientes de confraternizações. Pensando nisso elaborei algumas orientações:
 
Beba com moderação – esse é o maior arrependimento dos profissionais nas festas de fim de ano, bebem além do limite e fazem besteira, depois na volta ao trabalho ficam morrendo de vergonha. Assim, muita parcimônia nessa hora, pode beber, mas, não exagere, mostre limites. Não fique com a fama do bêbado da empresa!
Com que roupa? – a roupa também é um grande problema, as pessoas acham que podem se vestir como em suas casas ou em uma balada, mas isso não é verdade, roupas muito curtas, roupas com mensagens agressivas e excessos podem pegar mal, fazendo com que se torne alvo das conversas. Busque usar roupas discretas e confortáveis, sem excessos e vulgaridades.

Cuidado com a gula – lembra-se da frase ‘olha o morto de fome’? Você pode ser alvo da mesma, assim, coma bem, mas evite excesso. Também não é de bom tom a piadinha: ‘se o chefe está pagando, vou aproveitar e comer tudo que posso!’.
Fala muito! – cuidado com o que se fala durante a festa, está certo que o ambiente é de descontração, mas não é por causa disso que você pode se expor desnecessariamente, falando mal do trabalho de colegas ou mesmo falando palavrões e outras besteiras. As pessoas vão lembrar-se do que foi dito e podem repercutir muito mal profissionalmente.

Hora da paquera? – ‘dar encima de alguém’ na festa de fim de ano pode não pegar bem e pode gerar confusão, não aproveite a oportunidade para paquerar, não é o local apropriado. Pior ainda é ‘ficar’ com um colega de trabalho, pois isso pode gerar um grande desconforto e com certeza será alvo de fofoca.
Presenteie corretamente – na hora de presentear alguém ou em um amigo secreto, muito cuidado com o que vai comprar. Presentes de muito abaixo valor ou muito caro podem pegar mal. Também evite brincadeiras desnecessárias. No caso dos inimigos secretos, mais cuidados ainda!


É confraternização, não carnaval – na hora de dançar cuidado com a postura, danças muito sensual podem pegar mal, bem como ficar gritando exageradamente, alegria não é histeria!
 
*Ricardo M. Barbosa - é diretor executivo da Innovia Training & Consulting. Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Variedades: Glória Pires é o destaque na filmagem de Linda de Morrer



Glória Pires é dos destaques do filme Linda de Morrer

Redação


 A The Mansion, localizada no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, foi cenário para a filmagem de algumas cenas do filme brasileiro ‘’Linda de Morrer’’, com estreia prevista para agosto de 2015. 

 Ao todo foram duas semanas de set na casa, com a participação de nomes como Gloria Pires, Priscila Marinho, Antonia Morais, Emilio Dantas, entre outros. O filme está sendo dirigido por Cris D’Amato e produzido pela Migdal Filmes.

 A The Mansion, que tem vista deslumbrante de parte do Rio, fica na Rua Doutor Júlio Otoni. Hoje, abriga festas, gravações e eventos exclusivos, e é gerenciada pelo francês Jean-Christophe Marois.

Variedades: Banda paraibana Nectar do Groove se apresenta no SescTV



A banda mistura diversos ritmos

Redação



 Jazz, Rock, ritmos brasileiros, como Samba, Baião, Coco de roda e percussão afro-cubana se fundem na musicalidade do sexteto paraibano Nectar do Groove. Adepta à improvisação, a banda é atração em documentário da série Passagem de Som e show da série Instrumental Sesc Brasil. Com direção para TV de Max Alvim e Carlos Zen, os programas estreiam no SescTV dia 30/11, domingo, a partir das 21h.

  No documentário, os integrantes da banda, Stepan Tomas Buhler (sax), Thiago Sombra (baixo), Victorama (baterista), Cristiano Oliveira (viola de dez cordas), Marcelo Macedo (guitarra) e Peter Buhler (percussão) falam sobre o jeito democrático e coletivo que eles possuem para compor suas músicas. O grupo passeia pela cidade de São Paulo, onde conversa com o saxofonista Thiago França e conhece um espaço de música independente.

  Trechos do ensaio da banda, para o show da série Instrumental Sesc Brasil, que o canal exibe na sequência, às 21h30, também são mostrados no documentário. No show, o grupo Nectar do Groove executa repertório próprio, como “Mar Aberto”; “Terra”; e “Voo da Viúva”, unindo em uma única sonoridade guitarra elétrica, viola caipira, percussão eletrônica e atabaques acústicos.

                                                                 SescTV:
  Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é pontuada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

                                                                   Serviço
  Passagem de Som
Nectar do Groove
Estreia: 30/11, domingo, 21h
Reapresentações: 01/12, às 16h30; 02/12, às 09h30; 03/12, às 11h; 04/12, às 13h; e 06/12, às 14h.
Classificação indicativa: Livre
 Instrumental Sesc Brasil
Nectar do Groove
Estreia: 30/11, domingo, 21h30
Reapresentações: 01/12, às 17h; 02/12, às 10h; 03/12, às 11h30; 04/12, às 13h30; e 06/12, às 14h30.
Classificação indicativa: Livre