Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Jiló com Pimenta: na cadeia chefões do Banco Nacional, Natan Donadon deputado presidiário; invasão da Síria



Superlotação em presídios só atinge bandidos pé rapados; colarinho branco nunca entra neste lugar


Luís Alberto Caju

 Justiça cega: Hoje (3), a Justiça decretou a prisão de ex-integrantes da cúpula do Banco Nacional, alvo de intervenção do Banco Central na década de 1990, durante o governo tucano de Fernando Henrique Cardoso. Foram para o xadrez da Polícia Federal, no Rio de Janeiro, o ex-presidente do Nacional, Marcos Magalhães Pinto, o executivo Arnoldo Oliveira e o ex-contador Clarimundo Santana.

 Mesmo condenados pelo TRF (Tribunal Regional Federal) do Rio, STJ (Superior Tribunal de Justiça) e STF (Supremo Tribunal Federal), o trio pode voltar às ruas, pois ainda existiriam recursos para ser julgados pela Justiça. Como já passei da idade de acreditar em Papai Noel e Fada Madrinha e outras besteiras, logo os três pilantras estarão nas ruas, almoçando em restaurantes de grife, se hospedando em resorts de primeira linha e viajando para cidades turísticas. Se fossem três pobretões, pode ter certeza que já estavam na cadeia há muito tempo. Infelizmente Justiça no Brasil só funciona para pobre, preto e prostituta.

 Deputado presidiário: O ladrão Natan Donadon, atualmente sem partido, é o único parlamentar bandido que, mesmo condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mantém o cargo. Ou seja, quando sair da cadeia terá direito a “miserável” aposentadoria integral de R$ 26 mil e outros benefícios. Para complicar, seus colegas sacanas de Câmara dos Deputados não cassaram seu mandato. Vários edis se acovardaram, sem comparecer ao plenário, entre eles Vicentinho (PT/SP), ex-presidente da CUT, e Jorge Tadeu Mudalen (DEM/SP), membro da bancada evangélica. Por causa disso é que só compareço à urna para anular meu voto. Cansei de ser enganado.


 Bola da vez: A Síria é a bola da vez agora. Após o ataque com armas químicas, provocando a morte de cerca de 1.500 pessoas, entre elas várias crianças, os Estados Unidos prometem atacar para valer e ajudar derrubar a ditadura reinante naquele país. A Rússia, simpatizante de governos autoritários e sanguinários, pretende fazer contra ponto, caso os norte-americanos resolva acabar com essa luta desigual, dos rebeldes que exigem um regime democrático contra o governo que já provocou a morte de aproximadamente 300 mil sírios. Os mercadores de armas devem estar sentindo orgasmos frequentes ao saber que os lucros aumentarão mais. 

Economia: Comissão promove debate para incluir catadores de lixo na Previdência Social

Entre 500 mil e 600 mil pessoas trabalham diariamente na coleta seletiva de lixo no Brasil

Luís Alberto Caju

 A Comissão de Seguridade Social e Família promove audiência pública hoje (3) sobre a inclusão do catador de material reciclável no Regime Geral de Previdência Social, na condição de segurado especial. A medida está prevista no Projeto de Lei 3.997/12.
 De acordo com a deputada Erika Kokay (PT-DF) — relatora do projeto da comissão e solicitante da audiência pública —, calcula-se que, no Brasil, entre 500 mil e 600 mil pessoas tiram o sustento diário da coleta seletiva de lixo. “Essas pessoas trabalham diariamente na mais absoluta informalidade, em condições extremamente precárias e com elevados riscos de contaminação por diferentes tipos de agentes químicos e biológicos, tendo a saúde permanentemente exposta”, disse Kokay.

 Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), no Brasil são coletadas diariamente 185 mil toneladas de lixo, sendo quase um terço constituído por material reciclável (alumínio, plásticos, papel, aço, metais e vidro) e 54%, por material orgânico.

Política: Frente do Voto Aberto discute decisão do STF contra sessão que impediu perda de mandato de Donadon

Natan Donadon é o primeiro deputado presidiário do Brasil, mesmo preso manteve o mandato

Luís Alberto Caju

 A Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto reúne-se hoje (3) às 17h30, no Plenário 5, para discutir a liminar do ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que decidiu pela anulação da sessão plenária que não tirou o mandato do deputado Natan Donadon (PMDB-RO), preso por peculato e formação de quadrilha em decisão anterior do STF.

 O grupo de deputados também vai analisar estratégias para tentar fazer avançar as propostas de emenda à Constituição que já tramitam na Câmara para estabelecer o voto aberto no parlamento. Eles entendem que esse mecanismo impediria decisões como a manutenção do mandato de Donadon e de outros parlamentares investigados ou condenados por irregularidades.

 Existem três propostas de voto aberto em tramitação nas duas Casas do Congresso. A Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto defende a aprovação da proposta PEC 349/01 e 
apensadas, que acaba com todas as hipóteses de voto secreto no Congresso. Ela foi aprovada pela Câmara em primeiro turno, em 2006, mas não houve consenso posterior para a análise em segundo turno.

 A Comissão de Constituição e Justiça do Senado também aprovou uma proposta (PEC 20/13) que acaba com todas as hipóteses de voto secreto, mas ainda faltam as votações nos plenários do Senado e da Câmara.

 No entanto, a proposta com tramitação mais avançada é a que prevê o fim do voto secreto apenas nos casos de perda de mandato (PEC 196/12): ela já foi aprovada no Senado e na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara e já teve instalada em agosto a comissão especial necessária para a análise de propostas de emenda à Constituição antes de seguir para o Plenário.

Túnel do Tempo: mortes de Hi Chi Minh, Jimi Hendrix e parlamentarismo no Brasil

Hi Chi Minh foi  grande estrategista na Guerra do Vietnã

As drogas destruíram a carreira brilhante de Jimi Hendrix, um dos maiores guitarristas do mundo

Tancredo Neves, em 1961, foi primeiro ministro do Brasil



Luís Alberto Caju


Vietnã: Em 3 de setembro de 1969 morria Ho Chi Minh, jornalista e líder da resistência vietnamita contra os franceses e depois contra norte-americanos, na guerra que terminou oficialmente em agosto de 1975, com as Forças Armadas dos Estados Unidos fugindo de Saigon, então capital do Vietnã do Sul.

Último Show: No dia 4 de setembro de 1970, o guitarrista e cantor Jimi Hendrix faria o seu último concerto. Dias depois morreria asfixiado pelo próprio vômito após consumo de drogas num quarto de hotel em Londres. Antes, naquela noite tocaria pela última vez, numa “canja”, no show que a banda War estava apresentando na capital britânica.

Parlamentarismo: Em 8 de setembro de 1961, Tancredo Neves, como primeiro-ministro, forma o primeiro gabinete de união nacional no Brasil.



Radiografia de Sampa: Rua Maria Curupaiti




A Rua Maria Curupaiti fica no bairro de Santana, Zona Norte de SP

Luís Alberto Caju

 Maria Curupaiti foi esposa de um cabo do Exército brasileiro. Ao seu lado participou de diversas batalhas durante a Guerra do Paraguai. De acordo com relatos da época, ela teria usado roupas de homem para não despertar qualquer suspeita nas tropas inimigas.

 O seu disfarce acabou sendo descoberto quando travou um combate na cidade paraguaia de Curupaiti. É considerada uma heroína nas Forças Armadas do Brasil. A Rua Maria Curupaiti fica em Santana, Zona Norte de SP.