Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Túnel do Tempo: Fim do narcotraficante Pablo Escobar




Luís Alberto Alves

Fim: Em 2 de dezembro de 1993, o peração militar que envolveu 500 soldados e policiais colombianos termina com a morte do chefe do trático, Pablo Escobar Gaviria, em Medellín.

Radiografia de Sampa: Avenida Cangaíba




Luís Alberto Alves

 Entre finais do século XIX e início do século XX, esta avenida era conhecida como "Estrada de Cangaíba" e ligava o bairro da Penha até essa região (hoje o Bairro de Cangaíba). No século XIX, toda a região era ocupada apenas por sítios e chácaras.

 Após o loteamento, que teve início por volta de 1910, a denominação "Cangaíba" foi mantida, pois era o nome de um antigo ribeirão. Segundo alguns estudiosos, "Cangaíba", na língua Tupi significa louco, doido, de má cabeça. Porém, podemos interpretá-lo de uma outra maneira: Cangaíba é uma corruptela de "Acangaíba". 

 Nesse caso, o termo foi formado por "Acanga" (significando cabeça ou tudo o que tem forma arredondada, caroço de frutas) + "Ybá" ou "Ibá" (que significa fruta, pé de fruta, árvore frutífera). Como esta era a denominação de um ribeirão, tudo leva a crer que o mesmo era chamado de "Ribeirão das frutas arredondadas" ou "das árvores de frutos redondos", não fazendo nenhum sentido a interpretação de "Ribeirão dos loucos", como querem alguns autores. 

 A atual Avenida Cangaíba é a principal via do bairro, pois nela estão concentradas (em 1998), pelo menos 90% dos pontos comerciais , entre lojas de calçados e roupas, farmácias, padarias, supermercados e bancos. A Avenida Cangaíba (foto) fica na Zona Leste de SP

Geral: Brasileiro está se divorciando mais

Para muitos casais, o matrimônio vira tortura

Redação

O brasileiro está se divorciando mais. É o que aponta um levantamento inédito divulgado nesta segunda-feira (30/11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o estudo, a quantidade de divórcios cresceu 161,4% em 10 anos. Esta é a maior taxa em 30 anos.

Uma das explicações para o resultado, segundo o IBGE, está na transformação da sociedade brasileira. Considerada uma das maiores especialistas do País em Direito de Família, a Dra. Priscila Fonseca - do escritório Priscila M. P. Corrêa da Fonseca - acredita que o aumento do número absoluto de divórcio no País se deve tanto ao crescimento populacional - o que é um fator objetivo -, quanto a uma mudança de conceitos e paradigmas há muito arraigados na nossa sociedade. "O término de um casamento não mais é visto com a pesada aura preconceituosa de outros tempos", comentou.

A advogada acredita que atualmente as pessoas são, por um lado, mais intolerantes, - o que dificulta a convivência -, e, por outro lado, mais liberais, não prezando por um único e exclusivo relacionamento ao longo da vida. "As mídias sociais, os sites e aplicativos de relacionamento têm grande influência nessa mudança comportamental, principalmente pelo fato de aproximar pessoas, facilitando o contato", explicou.  

A partir do conhecimento empiricamente adquirido ao longo dos anos de atuação nesta área, a Dra. Priscila elenca outros motivos que determinam o divórcio: "A primeira causa é, sem dúvida, o adultério. Seguida por crise financeira do casal. Elencaria o alcoolismo como a terceira causa mais recorrente", revelou. Para ela, tendo em vista que o País enfrenta uma grave crise econômica, que afeta diretamente inúmeras famílias, o número de divórcios deve de fato aumentar nos próximos anos.

Economia: Esteves passa controle societário do BTG Pactual para sete sócios

Fim da linha de um banqueiro?


  • Brasília
Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil
O banqueiro André Esteves deixou o controle societário do banco BTG Pactual e da BTG Pactual Participations. De acordo com comunicado ao mercado (fato relevante), divulgado hoje (2), na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), foi feita uma troca de ações entre André Esteves e os chamados Top Seven Partners, grupo composto por Marcelo Kalim, Roberto Balls Sallouti, Persio Arida, Antonio Carlos Canto Porto Filho, James Marcos de Oliveira, Renato Monteiro dos Santos e Guilherme da Costa Paes, sócios e administradores do Grupo BTG Pactual.

Com essa permuta de ações, houve a alteração no controle societária das companhias, que passa a ser exercido pelo grupo. A alteração de controle societário está sujeita a aprovação do Banco Central.

No último final de semana, Esteves renunciou aos cargos de diretor-presidente e de presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual e de companhia ligada ao banco. De acordo com comunicado ao mercado, Persio Arida, que estava no cargo de presidente interino, assumiu a presidência do Conselho de Administração das instituições. Foram eleitos Kalim e Sallouti para o cargo e exercício conjunto, por ambos, das funções de diretor-presidente do Banco BTG Pactual e da BTG Pactual Participations.

Investigados pela Operação Lava Jato, Esteves e o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) foram presos na última quarta-feira (25), acusados de atuarem para obstruir a investigação e tentar fazer o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró desistir do acordo de delação premiada.

Hoje (2), o BTG Pactual também informou que vendeu ações da Rede D’Or São Luiz ao fundo soberano de Cingapura (GIC). Segundo o banco, a transação totaliza o montante total de aproximadamente R$ 2,38 bilhões e o seu fechamento está condicionado à aprovação da autoridade concorrencial competente. A venda pode ajudar o banco a repor a retirada de recursos da instituição, após a prisão de Esteves. Na noite dessa terça-feira, a Moody's rebaixou o banco ao grau especulativo, devido às dificuldades do BTG Pactual em conservar a liquidez (recursos disponíveis).

Política: PT decide votar contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética

Está lançada a sorte de Eduardo Cunha (PMDB/RJ)

  • Brasília
Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil
Após uma longa reunião, a bancada do PT decidiu hoje (2) votar favoravelmente ao parecer do deputado Fausto Pinato (PRB-SP), que pede a continuiddade do processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética por suposta quebra de decoro parlamentar.

Com a decisão da bancada, os três deputados petistas que integram o colegiado – Zé Geraldo (PA), Leo de Brito (AC ) e Valmir Prascidelli (SP) – votarão com o relator. Os três votos são considerados decisivos para definição do processo contra Cunha no conselho.

Presidente do Conselho de Ética, o deputado José Carlos Araújo (PSD-BA) adiou, pela quarta vez, a votação do parecer preliminar do deputado Fausto Pinato (PRB-SP), relator da representação contra Cunha. Araújo tentou marcar uma nova sessão para amanhã (3), mas alguns parlamentares alegaram compromissos em outras comissões e em seus estados, e a votação ficou para a próxima terça-feira (8).

Amanhã, os parlamentares do colegiado voltam a se reunir para tentar votar outras representações - contra deputados Alberto Fraga (DEM-DF) e Chico Alencar (PSOL-RJ).
Os 21 deputados que integram o Conselho de Ética da Câmara tinham um acordo para apreciar o parecer hoje, depois que a tentativa feita na terça-feira (1º) acabou frustrada. Os parlamentares discutiram, por quase seis horas, sobre ritos e processos do colegiado, fazendo com que a reunião se arrastasse por mais tempo.

A sessão do Congresso, que estava marcada para as 19h, para deliberar sobre vetos, foi aberta, suspendendo as atividades do Conselho.

Variedades: Chilli Beans faz parceria com Rádio Rock 89


Redação

A Rádio Rock 89 FM comemora em 2015, 30 anos de transmissão. E para celebrar a estrada de sucesso, a Chilli Beans desenvolveu um modelo de óculos para que a emissora possa presentear as oitenta e nove pessoas que mais ajudaram e representaram essa trajetória. 

Para entregar o presente e comemorar em grande estilo, a emissora realizará uma festa na próxima quarta-feira, dia 02 de dezembro, na Flagship Store da marca, apenas para convidados.

Além disso, a parceria contempla uma linha de óculos 89 FM que será vendida nos pontos de venda de São Paulo. Serão dois modelos com shapes clássicos e cores modernas, que carregam a logomarca da rádio na haste. 

Para saber qual o ponto de venda mais próximo, acesse:www.chillibeans.com.br 

Sobre a Chilli Beans
A Chilli Beans iniciou suas atividades no final dos anos 90, sob o comando do empresário Caito Maia. Mais de 15 anos depois, e hoje consolidada como a maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, a empresa tem 620 pontos de venda, incluindo Brasil, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, Abhu Dhabi e México. Com forte presença na Califórnia, nos Estados Unidos, a marca abriu em dezembro de 2014 a primeira Flagship internacional, em Santa Mônica. 

Variedades: Calvin Klein arma segunda edição da festa "Nocturne" em São Paulo



Redação

 A Calvin Klein Jeans irá sediar amanhã, 4ª feira, pela segunda vez, o evento "Nocturne", uma noite exclusiva de apoio a talentos musicais emergentes, em São Paulo.

A noite contará com apresentações musicais lideradas pela banda canadense de electropop, Dragonette, além do DJ americano Eric Duncan aka Dr. Dunks.

O evento será realizado na Praça das Artes, um antigo conservatório no Centro da cidade que foi transformado em um complexo cultural que promove apresentações musicais, exposições e programações de cultura popular além de ser sede da Escola Municipal de Música e de Dança de São Paulo, administradas pelo Theatro Municipal. A festa terá como host o casal Di Ferrero e Isabeli Fontana, que foi uma das modelos da campanha global da Calvin Klein Underwear coleção inverno 2015 ao lado de estrelas como Kendall Jenner e Joan Smalls. Convidados especiais são esperados para participar da festa e incluem celebridades e personalidades do mundo da música, moda e entretenimento, como as atrizes Isabella Santoni, Agatha Moreira e o ator Bruno Gissoni.

Variedades: Festa Five Star é o reveillon classe A em Miami


Redação

A festa Five Star, com conceito importado do Brasil, teve sua pré-venda e o Golden Lounge esgotados em tempo recorde e promete atrair jet setters e personalidades brasileiras como o casal Marcos Mion e Susana Gulo, entre outros. 

A Concept ID, agência de marketing e comunicação capitaneada por empresários brasileiros e idealizadora do evento, percebeu o grande potencial do turismo de luxo em Miami e investiu na celebração da virada de ano: " Em Miami você tem duas opções para passar o Reveillon: os clubs e os hotéis. Os clubs são legais, mas todo mundo já os conhece e os hotéis não oferecem muita possibilidade que vá além das duas da manhã", afirma Marcelo Goulart, um dos sócios da Concept ID Group. 

Sendo assim, há três anos surgiu um novo patamar de festa de réveillon em Miami que não deixa a desejar e atende todos os gostos: oferece de jantar para os que vão embora cedo a café da manhã para os que ficam até o sol raiar. E para entrar em 2016 "com chave de ouro", o renomado DJ alemão Robin Schulz foi convocado para ficar à frente das pick-ups. Schulz, que ficou conhecido internacionalmente depois do sucesso do remix da música "Prayer in C" de Lilly Wood and the Prick, acaba de ganhar o Grammy 2015, entrará em cena à meia noite e promete agitar a pista de dança da Watson Island com vista privilegiada para a countdown oficial de Miami e a queima de fogos exclusiva da festa. Logo depois, entram em cena os DJS: Dave Sol e Mz Poppinz.

Muita gente bonita, serviço super especial e música de qualidade com line-up de primeira é a proposta da festa que promete uma noite inesquecível oferecendo aos seus convidados tudo de bom e melhor desde o jantar até o café da manhã, além do open bar com vinho, champanhes, whisky, vodka e Oculto Beer. A festa irá até as seis horas da manhã com muitas surpresas e novidades para os convidados.

Confira o vídeo de 2015: https://www.youtube.com/watch?v=-_XMQGsZxGs

Serviço:

Outras informações: fivestarnye.com
Ingressos: wantickets.com/fivestar
Local: Watson Island (próximo ao Children Museum)
Dress code: branco e dourado
Bebidas alcóolicas permitidas para maiores de 21 anos
Patrocínio: MUV (USA), Oculto Beer e Piquet Realty. 
Lineu up: Marcos Noel, Robin Shultz, Dave Sol e Mz Poppinz.

Variedades: Filmes em cartaz no CineSesc de 3 a 9 de dezembro



Redação

Cauby - Começaria tudo outra vez
(Cauby - Começaria tudo outra vez, Brasil, 2013, 90 min., 12 anos)
Direção e roteiro: Nelson Hoineff
Direção de fotografia: Raphael Boccanera
Documentário. Um olhar sobre a vida e a obra do grande intérprete brasileiro Cauby Peixoto. O filme se estrutura sobre três pilares: a ideia do eterno recomeço, expressa na maior parte do repertório do cantor; o seu modelo de interpretação, cuja atemporalidade é singular na música popular brasileira; e a sinergia entre artista-plateia-personagem que transcende gerações, fazendo de Cauby, em vida, uma personalidade legendária.
Quinta-feira, 3/12, 15h.

Entre abelhas
(Entre abelhas, Brasil, 2015, 99 min., 14 anos)
Direção: Ian SBF
Roteiro: Fábio Porchat e Ian SBF
Direção de fotografia: Alexandre Ramos
Elenco: Fábio Porchat, Irene Ravache, Marcos Veras, Luis Lobianco e outros
Comédia dramática. Bruno, um homem de quase 30 anos, trabalha como editor de imagens e se separou há pouco tempo de sua esposa. É quando estranhos acontecimentos o fazem perceber que ele deixou de ver pessoas a sua volta. Ele tropeça no ar, esbarra no que não vê, até perceber que as pessoas ao seu redor estão ficando invisíveis – mas apenas para ele. Ao passar dos dias, a situação só piora e Bruno consegue ver cada vez menos gente. Com a ajuda de sua mãe e de seu melhor amigo, ele tentará descobrir o que se passa em sua vida.
Quinta-feira, 3/12, 17h.

Jia Zhang-Ke – Um homem de Fenyang
(Jia Zhang-Ke – Um homem de Fenyang, Brasil, 2014, 100 min., 12 anos)
Direção: Walter Salles
Roteiro: Walter Salles e Jean-Michel Frodon
Direção de fotografia: Inti Briones
Documentário. Um retrato afetivo do realizador chinês Jia Zhang-Ke que, para muitos, se tornou um dos mais importantes cineastas de nosso tempo, autor de filmes como PlataformaO mundoEm busca da vida e Um toque de pecado, entre outros. Jia Zhang-Ke volta aos locais onde rodou seus filmes, junto com seus atores, amigos e colaboradores mais próximos para relembrar as fontes de inspiração de suas obras. É a memória de um cineasta e também da China, um país em convulsão que se desvenda pouco a pouco.
Quinta-feira, 3/12, 19h.

O último Cine Drive-in
(O último Cine Drive-in, Brasil, 2014, 98 min., 12 anos)
Direção: Iberê Carvalho
Roteiro: Iberê Carvalho e Zepedro Gollo
Direção de fotografia: André Carvalheira
Elenco: Othon Bastos, Rita Assemany, Breno Nina, Fernanda Rocha e outros
Drama. O jovem Marlombrando se vê obrigado a voltar a Brasília, sua cidade de natal, devido a doença de sua mãe, Fátima. Lá, ele reencontra seu pai, Almeida, dono do Cine Drive-in, há 37 anos. Ele insiste em manter vivo o cinema, mesmo não atraindo mais espectadores como na década de 1970. Para isso, conta com a ajuda de apenas dois funcionários: Paula, que cuida da projeção e da lanchonete, e José, um velho amigo de Almeida, que ajuda a vender ingressos no caixa e da limpeza do local. Com a ameaça de demolição do Cine Drive-in e o agravamento da doença de Fátima, pai e filho vão ter que se unir e tentar reviver o passado.
Exibido na competição oficial do Festival do Rio.
Quinta-feira, 3/12, 21h. Domingo, 6/12, 15h.

Obra
(Obra, Brasil, 2014, 80 min., 12 anos)
Direção: Gregorio Graziosi
Roteiro: Gregorio Graziosi e Paulo Gregori
Direção de fotografia: André Brandão
Elenco: Irandhir Santos, Julio Andrade, Lola Peploe, Luciana Domschke e outros
Drama. Na populosa cidade de São Paulo, João Carlos, um jovem arquiteto envolvido na construção de seu primeiro grande projeto, testemunha a descoberta de um cemitério clandestino no terreno que pertence a seus ancestrais. Questionando seu passado e origens, ele entra em conflito com sua consciência, herança familiar e com a memória da cidade que retorna à superfície.
Prêmio de melhor fotografia e prêmio FIPRESCI no Festival do Rio.
Sexta-feira, 4/12, 15h.

A vida privada dos hipopótamos
(A vida privada dos hipopótamos, Brasil, 2014, 91 min., 14 anos)
Direção e roteiro: Maíra Bühler e Matias Mariani
Direção de fotografia: Pedro Eliezer e Basil Shadid
Documentário. Este é um filme sobre Christopher Kirk, um técnico de informática norte-americano que se muda para Colômbia após ter lido um artigo sobre os hipopótamos de Pablo Escobar. Também é um filme sobre a história de V., um relato que Kirk obsessivamente conta e reconta sobre a sua paixão por uma misteriosa mulher nipo-colombiana, história que pode ou não ter a ver com a sua prisão em 2009 no Brasil por tráfico internacional de drogas. Além disso, é também um filme sobre dois diretores.
Exibido na competição do Festival do Rio, onde ganhou o prêmio de melhor montagem.
Sexta-feira, 4/12, 17h. Quarta-feira, 9/12, 15h.


Até que Sbórnia nos separe
(Até que Sbórnia nos separe, Brasil, 2014, 83 min., 10 anos)
Direção: Otto Guerra e Ennio Torresan Jr.
Roteiro: Rodrigo John e Tomas Creus
Vozes: Hique Gomez, Nico Nicolaiewsky, Otto Guerra, André Abujamra e outros
Animação. O que acontece quando o muro que separa um pequeno país do resto do mundo cai acidentalmente? Tranquilos e parados no tempo, o povo da Sbórnia é agora atingido pelos ventos da modernidade vindos da cidade grande. Os conflitos causados pelo violento choque cultural bagunçam as vidas de Kraunus e Pletskaya, dois conhecidos músicos sbornianos. Como consequência da interferência continental nos arraigados hábitos da Sbórnia, alguns nativos fazem acordar velhas crenças adormecidas e se põem a resgatar sua identidade.
Vencedor dos prêmios de melhor filme pelo júri popular e melhor direção de arte no Festival de Gramado.
Sexta-feira, 4/12, 19h.

Branco sai, preto fica
(Branco sai, preto fica, Brasil, 2014, 93 min., 12 anos)
Direção e roteiro: Adirley Queirós
Direção de fotografia: Leonardo Feliciano
Elenco: Marquim do Tropa, Shockito, Dilmar Durães, DJ Jamaika
Drama fantástico. Dois homens negros, moradores da maior periferia de Brasília, ficam marcados para sempre graças a uma ação criminosa de uma polícia racista e territorialista da Capital Federal. Essa polícia invade um baile black. Tiros, correria e a consumação da tragédia: um homem fica para sempre na cadeira de rodas, o outro perde a perna após um cavalo da polícia montada cair sobre ele. Mas esses homens não se sentem confortados em contar a história de maneira direta e jornalística. Eles querem fabular, querem outras possibilidades de narrar o passado, abrindo para um presente cheio de aventuras e ressignificações, propondo um futuro.
Grande vencedor do Festival de Brasília, levando os troféus de melhor filme, ator (Marquim do Tropa) e direção de arte.
Sexta-feira, 4/12, 21h.

Sorria, você está sendo filmado – O filme
(Sorria, você está sendo filmado – O filme, Brasil, 2014, 80 min., 14 anos)
Direção: Daniel Filho
Roteiro: Fernando Ceylão e Daniel Filho
Direção de fotografia: Miguel Lindenberg
Elenco: Lázaro Ramos, Susana Vieira, Otávio Augusto, Lúcio Mauro Filho e outros
Comédia. Mathias é um solitário roteirista de programas de humor que trabalha para a Rede Globo. Um dia, ele posiciona a webcam do seu computador e, diante dela, se mata com um tiro na cabeça. Não demora muito para que o porteiro Geneton, a faxineira Neide, o síndico Valdir e sua esposa Vera cheguem ao apartamento, onde encontram o morto. Eles chamam a polícia e, enquanto esperam, conversam sobre o ocorrido e suas próprias vidas. Tudo sob o olhar atento da webcam, que continua em pleno funcionamento. Refilmagem do filme sérvio Morte de um homem nos Bálcãs (2012), de Miroslav Momcilovic.
Sábado, 5/12, 15h.

Que horas ela volta?
(Que horas ela volta?, Brasil, 2015, 112 min., 12 anos)
Direção e roteiro: Anna Muylaert
Direção de fotografia: Bárbara Alvarez
Elenco: Regina Casé, Camila Márdila, Karine Teles, Lourenço Mutarelli e outros
Drama. A pernambucana Val se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino vai prestar vestibular, Jéssica lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. A princípio, os patrões de Val recebem a menina de braços abertos. Mas quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente pela casa, a situação se complica.
Prêmio de melhor atriz no Sundance Film Festival (Casé e Márdilla) e prêmio do público no Festival de Berlim.
Sábado, 5/12, 17h. Sessão especial com audiodescrição e legendas open caption.

Tudo por amor ao cinema
(Tudo por amor ao cinema, Brasil, 2014, 97 min., 12 anos)
Direção e roteiro: Aurélio Michiles
Direção de fotografia: André Lorenz Michiles
Documentário. A vida de Cosme Alves Netto (1937-1996), curador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro por mais de duas décadas, confunde-se com a própria história da recuperação e conservação dos filmes no Brasil. Entre imagens de arquivo dele mesmo, depoimentos e cenas de filmes, delineia-se a jornada de um incansável cinéfilo e pesquisador, promotor de intercâmbios de arte e ideais, que foi perseguido durante a ditadura militar, mas nunca esmoreceu na proteção aos filmes que poderiam ser apreendidos pela repressão.
Sábado, 5/12, 19h.

Cássia Eller
(Cássia, Brasil, 2014, 120 min., 12 anos)
Direção e roteiro: Paulo Henrique Fontenelle
Direção de fotografia: Vinicius Brum
Documentário. Cássia Eller é uma figura icônica da música brasileira. Sua breve, porém marcante, passagem pelo cenário musical nos anos 1990 deixou uma marca inegável na cultura e na história musical do país. Sob um aspecto social, sua morte, teve uma repercussão nacional que segue até hoje, por conta da guarda de seu filho, que acabou ficando, surpreendentemente, com sua parceira Eugênia. Cássia foi uma figura que deixou um impacto tanto cultural quanto social, expondo tabus e demonstrando sua força como pessoa pública.
Sábado, 5/12, 21h.

Castanha
(Castanha, Brasil, 2014, 95 min;  Classificação indicativa:  14 anos)
Direção e roteiro: Davi Pretto
Direção de fotografia: Glauco Firpo
Elenco: João Carlos Castanha, Celina Castanha e outros
Drama. João Carlos Castanha é um ator de 52 anos que vive com sua mãe Celina, de 72. Ele se divide trabalhando à noite como transformista em bares gays e fazendo pequenas participações em peças de teatro infantis, filmes e programas de televisão. Atormentado e perseguido por fantasmas de seu passado, dia após dia, João passa a confundir cada vez mais a realidade que vive com a ficção que interpreta. Exibido na mostra Fórum do Festival de Berlim e vencedor do prêmio de melhor filme da mostra Novos Rumos do Festival do Rio.
Domingo, 6/12, 17h.

De gravata e unha vermelha
(De gravata e unha vermelha, Brasil, 2014, 86 min; Classificação indicativa:  12 anos )
Direção e roteiro: Miriam Chnaiderman
Direção de fotografia: Fernanda Riscali
Documentário. O filme cria uma vertigem a partir dos jeitos que cada um encontra de se respeitar na construção do próprio corpo. Pulveriza o binarismo de gênero. No mundo contemporâneo, a própria sexualidade é escolhida, é possível brincar com a roupa e a aparência vai adquirindo contorno inusitados. Dudu Bertholini, que se define como genderfucker, com seus caftans, nos guia por infinitas possibilidades de existência. Assim, são entrevistados gente como Rogéria, Ney Matogrosso, Laerte, Bayard, Letícia Lanz, Johnny Luxo, Walério Araújo, Mel (Banda Uó) e muitos outros. Vencedor do Prêmio Felix de melhor documentário no Festival do Rio.
Domingo, 6/12, 19h.

Casa grande
(Casa grande, Brasil, 2014, 115 min;  Classificação indicativa:  14 anos)
Direção: Fellipe Gamarano Barbosa
Roteiro: Fellipe Gamarano Barbosa e Karen Sztajnberg
Direção de fotografia: Pedro Sotero
Elenco: Thales Cavalcanti, Marcello Novaes, Suzana Pires, Bruna Amaya e outros
Drama. Jean é um adolescente rico que luta para escapar da superproteção dos pais, secretamente falidos. Quando o motorista de longa data é demitido, Jean tem a tão sonhada chance de pegar o ônibus público pela primeira vez. No ônibus, ele conhece Luiza, uma aluna da rede pública que começa a abrir seus olhos para as contradições de dentro e fora da casa grande. Vencedor de quatro prêmios no Festival de Paulínia, incluindo melhor roteiro e Prêmio Especial do Júri; e melhor filme pelo público no Festival do Rio.
Domingo, 6/12, 21h.

Ventos de agosto
(Ventos de agosto, Brasil, 2014, 77 min; Classificação indicativa:  14 anos)
Direção e direção de fotografia: Gabriel Mascaro
Roteiro: Gabriel Mascaro e Rachel Ellis
Elenco: Geová Manoel dos Santos, Dandara de Morais, Antônio José dos Santos e outros
Drama. Shirley deixou a cidade grande para viver em uma pequena e pacata vila litorânea cuidando de sua avó. Ela trabalha numa plantação de coco dirigindo trator e, mesmo isolada, cultiva o gosto pelo punk rock e o sonho de ser tatuadora. Ela está de caso com Jeison, um rapaz que também trabalha na fazenda de cocos e nas horas vagas faz pesca subaquática. Durante o mês de agosto, com a chegada das tempestades e da maré alta, um estranho pesquisador chega à vila para registrar o som dos ventos alísios que emanam da Zona de Convergência Intertropical. Os ventos crescentes marcarão os próximos dias, colocando Shirley e Jeison numa jornada sobre perda e memória, a vida e a morte, o vento e o mar.
Prêmio de melhor fotografia e atriz (Dandara de Morais) no Festival de Brasília.
Segunda-feira, 7/12, 15h.

O universo Graciliano
(O universo Graciliano, Brasil, 2013, 84 min., 10 anos)
Direção e roteiro: Sylvio Back
Direção de fotografia: Antonio Luiz Mendes
Documentário. Sessenta anos após a morte do escritor alagoano Graciliano Ramos (1892-1953), procura-se capturar os traços de sua vívida passagem pela vida e pela literatura, campo no qual assinou obras-primas como os romances Vidas secasSão BernardoAngústia e Memórias do cárcere. Recorrendo-se a uma extensa pesquisa literária e iconográfica e a depoimentos de amigos, parentes e contemporâneos, como o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Lêdo Ivo, sua filha Luiza Amado e seu advogado e confidente Paulo Mercadante, recompõe-se o perfil do homem e do autor, revendo episódios como sua atuação na política, como prefeito de Palmeira dos Índios, sua militância comunista e sua prisão pelo Estado Novo.
Segunda-feira, 7/12, 17h.

Periscópio
(Pericópio, Brasil, 2013, 82 min., 12 anos)
Direção: Kiko Goifman
Roteiro: Kiko Goifman e Jean-Claude Bernardet
Direção de fotografia: Julia Zakia
Elenco: Jean-Claude Bernardet e João Miguel
Drama. Dois homens em um apartamento. Brigas, conflitos, ironia. Eric, 76 anos, e Élvio, 43, não se suportam. O mais jovem é um misto de assistente, secretário e enfermeiro do mais velho. Em um cenário no qual o mundo lá fora parece não existir, sobram provocações. O tempo está imobilizado, suspenso – e o tédio media a relação entre eles. Não existe uma gota de esperança e eles parecem estar apenas à espera da morte. Até que, subitamente, surge um estranho objeto do apartamento de baixo. Tudo se modifica.
Exibido na competição oficial do Festival do Rio.
Segunda-feira, 7/12, 19h.

Dromedário no asfalto
(Dromedário no asfalto, Brasil, 2014, 85 min., 14 anos)
Direção e roteiro: Gilson Vargas
Direção de fotografia: Bruno Polidoro
Elenco: Marcos Contreras, Enio de Abreu, Gustavo Bouzas, Horacio Nieves e outros
Drama. Depois de perder a mãe, Pedro se sente devastado e determinado a conhecer a identidade de seu pai. A única informação que ele tem é que o homem partiu para o Uruguai para viver recluso. Assim, resolve ele mesmo partir em uma jornada de autoconhecimento, caminhando por cidades do Brasil, até cruzar a fronteira do país vizinho, a fim de encontrar a pessoa que lhe deu os traços marcantes de uma mente reflexiva e emotiva.  Um filme feito de dois movimentos: o andar e o sentir. Andar sob o céu do inverno platino; e sobre o asfalto. Sentir sob o silêncio da jornada; reviver as memórias afetivas.
Segunda-feira, 7/12, 21h.

Dois casamentos
(Dois casamentos, Brasil, 2015, 75min., 14 anos)
Direção e roteiro: Luiz Rosemberg Filho
Direção de fotografia: Vinicius Brum
Elenco: Patricia Niedermeier e Ana Abbott
Drama. Num cenário completamente vazio que representa a sala de uma igreja,, duas noivas aguardam serem chamadas para seus casamentos. Enquanto isso, refletem sobre suas vidas e suas relações. Ao contrário do que se poderia esperar, elas não estão ansiosas, mas sim agem como fantasmas, em um horror existencial. Enquanto aguardam o início de suas respectivas cerimônias, refletem sobre suas relações e vidas.
Estreia simultânea com a peça homônima, também escrita e dirigida por Luiz Rosemberg Filho.
Terça-feira, 8/12, 15h.

Cativas - Presas pelo coração
(Cativas - Presas pelo coração, Brasil, 2013, 77 min., 12 anos)
Direção: Joana Nin
Roteiro: Joana Nin e Sandra Nodari
Direção de fotografia: Luciano Coelho
Documentário. A história de sete mulheres livres que se mantêm cativas em nome do amor. Apaixonadas por presidiários, elas vivem as limitações do relacionamento e a esperança de um dia constituir uma família do lado de fora. O filme investiga como são estes casamentos, o que eles são capazes de construir ou destruir na vida delas. O universo destas mulheres é visto por meio de relatos emocionados, cartas carinhosamente decoradas e um acesso privilegiado à intimidade dos casais.
Exibido na competição oficial do Festival do Rio, onde ganhou uma menção honrosa do júri.
Terça-feira, 8/12, 17h.

Rio cigano
(Rio cigano, Brasil, 2013, 81 min., 14 anos)
Direção: Julia Zakia
Roteiro: Julia Zakia e Georgette Fadel
Direção de fotografia: Adrian Cooper
Elenco: Georgette Fadel, Leuda Bandeira, Sielma Ferra, Jerry Gilli e outros
Drama. A história da cumplicidade entre duas meninas ciganas, Kaia e Reka, violentamente separadas na infância e criadas em mundos distantes. Durante uma viagem, os ciganos se veem obrigados a atravessar a fazenda de um conde, de onde são expulsos. Em meio à fuga, uma das meninas se perde e é raptada pelo fazendeiro. Ela é criada no casarão da fazenda como servente da condessa e, absorvida pelo trabalho, cresce agarrada às poucas lembranças da vida cigana. Kaia, por sua vez, é criada pela própria família até deixar o acampamento e partir sozinha em busca de Reka.
Terça-feira, 8/12, 19h.

Depois da chuva
(Depois da chuva, Brasil, 2013, 90 min., 16 anos)
Direção: Cláudio Marques e Marília Hughes
Roteiro: Cláudio Marques
Direção de fotografia: Ivo Lopes Araújo
Elenco: Pedro Maia, Sophia Corral, Aícha Marques, Talis Castro e outros
Drama. Salvador, Bahia, 1984. Após 20 anos de ditadura militar, a população vai às ruas exigir a volta das eleições diretas para Presidente da República. Esse será um ano de transformação para o jovem Caio, adolescente de 16 anos que começa a perceber que está vivendo uma fase importante do país. A descoberta do contexto político mistura-se às descobertas sexuais e ao fim da adolescência.
Vencedor de três prêmios no Festival de Brasília: melhor ator (Pedro Maia), roteiro e trilha sonora.
Terça-feira, 8/12, 21h.

No meio do rio, entre as árvores
(No meio do rio, entre as árvores, Brasil, 2009, 73 min., livre)
Direção e roteiro: Jorge Bodanzky
Direção de fotografia: Jorge Pennington
Documentário. Resultado de uma expedição ao Alto Solimões, na Amazônia, que ministrou oficinas de vídeo, fotografia e circo a diversas comunidades ribeirinhas, o filme capta imagens de um mundo amplo, de grande beleza, mas em que a exploração econômica predatória deixou marcas. Observa-se a atual discussão dentro das comunidades em torno dos rumos de um desenvolvimento sustentável, mas que também encontra objeções entre alguns moradores, que acreditam que suas diretrizes são impostas de fora. Ao mesmo tempo, são incorporados trechos das filmagens realizadas pelos próprios habitantes da região com a tecnologia recém-aprendida, oferecendo sua forma pessoal de retratar seus sonhos e desafios diante da especificidade de uma realidade complexa e em constante transformação.
Quarta-feira, 9/12, 17h.

Trinta
(Trinta, Brasil, 2014, 94 min., 12 anos)
Direção: Paulo Machline
Roteiro: Cláudio Galperin, Paulo Machline, Maurício Zacharias e Felipe Sholl
Direção de fotografia: Lito Mendes da Rocha
Elenco: Matheus Nachtergaele, Milhem Cortaz, Paolla Oliveira, Fabrício Boliveira e outros
Drama biográfico. Joãosinho Trinta foi um artista autodidata que saiu de São Luís para ser bailarino no Rio de Janeiro. No entanto, descobriu seu real talento como carnavalesco, substituindo Fernando Pamplona no desfile da Acadêmicos do Salgueiro de 1974. Suas criações revolucionaram o carnaval do Rio e o credenciaram como um dos artistas brasileiros mais inovadores de todos os tempos. O filme retrata esse seu primeiro desfile, em que fez a passagem do artista erudito para o popular e teve de lutar batalhas internas do universo do carnaval.
Selecionado para o Festival do Rio.
Quarta-feira, 9/12, 19h.

Sabotage - O maestro do Canão
(Sabotage - O maestro do Canão, Brasil, 2015, 83 min., 14 anos)
Direção e roteiro: Ivan 13P
Direção de fotografia: Zelé Volpato e Ivan 13P
Documentário. Mauro Mateus dos Santos ficou conhecido no Brasil através de outro nome: Sabotage. Crescendo em meio a pobreza de São Paulo, o homem, com singularidade musical, encontrou no rap espaço para se expressar. Neste documentário, que conta com depoimentos de artistas e cenas de arquivo da vida do rapper, ele fala, de forma aberta e espontânea, sobre a infância, a desigualdade, o descaso, a solidariedade, o passado e o futuro. O retrato de um músico que se tornou lenda após sua morte, e ainda é um dos nomes mais importantes do rap nacional.
Quarta-feira, 9/12, 21h.

Ingresso: R$ 12 (inteira, Credencial Atividades); R$ 6 (Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa  com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante); R$ 3,50  - trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes. (Credencial Plena).

 

CINEMA DA VELA
Conversas sobre os rumos do cinema. O bate-papo tem a duração do tempo de queima de uma vela.

Retrospectiva do Cinema Brasileiro – Encontro com Curadores
Os curadores conversam com o público sobre os critérios de seleção da retrospectiva e fazem um balanço da safra de filmes nacionais no período de 2015. Conversas sobre os rumos do cinema. O bate-papo tem a duração do tempo de queima de uma vela.
Terça-feira, 8/12, 19h30, grátis.

CINECLUBINHO

 

Shaun, o Carneiro (Dir.: Richard Starzak, Mark Burton, GBR/FRA, 2015, livre)

Shaun é um carneiro que resolve tirar um dia de folga com os outros animais, para sair da rotina da fazenda.

Domingo, 6/12, 11h, dublado, grátis. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.

 

CURSO

Mulheres na Produção Cinematográfica Brasileira
O curso se propõe a um olhar para o papel das mulheres como realizadoras, produtoras e roteiristas no cinema nacional, tendo em vista sua crescente participação na assinatura de obras diversificadas e de maior relevo – o caso mais notório sendo “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, indicado para representar o Brasil no Oscar de filme estrangeiro, e tendo uma temática diretamente ligada a algumas das questões mais cadentes do universo feminino, em torno de trabalho e maternidade. No curso, será apresentado um pequeno histórico dessa participação feminina no cinema brasileiro, que era discretíssima até a retomada dos anos 90 e veio se solidificando desde então. Serão comentados os trabalhos de pioneiras, como Carmen Santos, Suzana Amaral e Ana Carolina. Além disso, será analisado outros trabalhos, que começaram a atuar aproximadamente nos últimos 20 anos, como os da própria Anna Muylaert, Lucia Murat, Tata Amaral, Lina Chamie, Daniela Thomas, Laís Bodansky, Eliane Caffé, Kátia Lund, Carla Camuratti, Betse de Paula, Sandra Werneck, Sandra Kogut e muitas outras. Com a jornalista e crítica de cinema Neusa Barbosa.
Segunda-feira, 7/12 e quinta-feira, 10/12, das 19h30 às 21h30. De R$ 9 a R$ 30.

EXPOSIÇÃO

RETROSPECTIVA DO CINEMA BRASILEIRO
Fotos e curiosidades dos filmes da Retrospectiva.
Todos os dias, das 14h às 21h30.