Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 16 de março de 2016

Túnel do Tempo: Ministra Zélia Cardoso anuncia pacote econômico



Luís Alberto Alves

Crise: Em 16 de março de 1990, a ministra da Economia, Zélia Cardoso de Melo (foto), anuncia o Plano Brasil Novo, de combate à inflação e de redução do déficit público.

Radiografia de Sampa: Rua Capitão Antonio di Pietro



Luís Alberto Alves

O maestro Antônio Di Pietro, nasceu na cidade de Aquilla - Província de Chietti, Itália, em 14 de janeiro de 1892. Naturalizou-se brasileiro, ingressando na Banda Musical da Polícia Militar. Pertencia ao batalhão Tobias de Aguiar. Recebeu louvores, por sua atuação na Polícia Militar nos anos de 1922, 1933 e 1936. 

Participou da Revolução Constitucionalista de 1932. Recebeu a medalha Lealdade e Constância. Como exímio requintista, foi requisitado para participar da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Teve oportunidades de tocar sob a regência dos maestros nacionais e internacionais da época, de acompanhar os cantores expoentes da música lírica. 

Foi solista em várias oportunidades, tocando no Teatro Municipal, para companhias de bailado, mundialmente consagrados, como Ana Pavlowa. Recebeu elogio do maestro Vila-Lobos e Igor Stravinski, quando sob a regência dos mesmos, executou algumas de suas peças.

 Foi considerado o primeiro músico da américa do sul, em seu instrumento musical, requinta. Devido seu grande amor pela música lecionava sem cobrar as aulas dadas em sua casa. Várias vezes foi convidado para rever sua terra de origem, mas, devido ao grande amor pelo Brasil, as rejeitava. Faleceu em 1966. A Rua Antonio Di Pietro (foto) fica em Vila Albertina, Zona Norte de SP.

Geral: Alergia respiratória infantil: mitos e verdades



Redação

Em época de tempo seco, as crianças são as que mais padecem com o excesso de poluição e baixa umidade do ar. Narinas congestionadas e com secreção, além de tosse seca e constante, são os maiores incômodos sofridos pelos pequenos.

“Alguns podem apresentar a rinite alérgica, uma inflamação da mucosa do nariz que tem como sintomas coceira, espirros, nariz entupido e coriza. A rinite alérgica é menos comum nos primeiros dois anos de vida e começa a tornar-se mais prevalente em crianças na idade pré-escolar e escolar”, explica a gerente médica da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição) do Aché Laboratórios Farmacêuticos, Dra. Talita Poli Biason.

A rinite alérgica pode trazer algumas consequências para as crianças. Os problemas vão desde alteração da qualidade de vida, até a predisposição a quadros de infecções como otite (infecção de ouvido) e sinusite.

A Dra. Talita esclarece agora alguns mitos e verdades sobre alergia respiratória infantil. Confira:
1) Lavagens nasais podem ser realizadas regularmente.
Verdade. A lavagem nasal auxilia na remoção de antígenos (partículas ou moléculas) que, ao entrarem em contato com a mucosa nasal, colaboram para o desencadeamento de crises alérgicas. Além disso, auxilia na retirada do excesso de muco. Para as lavagens, faça o uso de uma solução nasal de cloreto de sódio 0,9%, pois fluidifica a secreção nasal sem agredir o nariz. O ideal é fazer a higienização de duas a três vezes ao dia.

2) As alergias respiratórias só ocorrem em dias mais frios.
Mito. As crises de alergias respiratórias ocorrem em qualquer época do ano. Porém, nas estações mais frias (outono e inverno) o aumento dos sintomas acontece devido ao ar seco e temperatura mais baixa. Nessa época do ano, também há aumento da exposição aos ácaros e fungos como a que ocorre pelo maior contato com as roupas de frio e cobertores que são retirados do armário.

3) Produtos com cheiros fortes devem ser evitados.
Verdade. Os perfumes, mesmo os de fixação mais leve como águas de colônia, precisam ser evitados pelos alérgicos, inclusive, por parentes próximos. Os produtos de limpeza, também devem ser utilizados longe da presença da criança para evitar as crises alérgicas.

4) Rinite Alérgica tem cura.
Mito. A rinite alérgica não tem cura definitiva. Porém, é possível mantê-la sob o controle através do emprego de um tratamento adequado e, claro, evitando o contato com agentes alergênicos, como, por exemplo, poeira doméstica.

5) Alérgicos podem praticar esportes.
Verdade. As crianças alérgicas podem e devem praticar esportes. No entanto, recomenda-se conversar com o médico na hora de escolher o melhor esporte para cada uma. Além disso, é preciso seguir alguns cuidados: nos dias muito quentes e de baixa umidade do ar os exercícios devem ser evitados; crianças devem ter atenção redobrada na hidratação durante a prática de esportes e vestir roupas leves e confortáveis. 


Economia: Quatro alternativas do mercado imobiliário para driblar a crise



Redação

Não é novidade que a atual crise econômica no país – pior já enfrentada desde os anos 30 -, tem afetado diversos setores, principalmente o do segmento imobiliário, que tem enxugado seus lançamentos por conta da redução de vendas de unidades residenciais e comerciais. O tão sonhado objeto de desejo dos brasileiros parece ter ficado para trás.

Mas será que este sonho foi adiado mesmo? Para a Vitacon Incorporadora, não. Desde o início de 2015, tem buscado atrair clientes com campanhas de incentivo que permitem que o consumidor invista em um apartamento sem comprometer o seu orçamento mensal, fugindo de dívidas. Abaixo, quatro alternativas sugeridas com a finalidade de driblar a crise:
1. 1. Carro usado em troca de apartamento

Fonte: Shutterstock
Após 1 ano de uso, um automóvel de passeio tem seu valor depreciado entre 10% e 20%. Imóveis ainda são opções de investimento, mesmo em tempo de crise, e diante disso, a Vitacon aceita o carro seminovo como entrada. O valor é calculado de acordo com a tabela FIPE. Além disso, a incorporadora incentiva a mobilidade urbana, ao oferecer uma bicicleta em troca.
2. 2. Financiamento em 60 meses com juros 0%

Fonte: Shutterstock
É uma opção para quem tem um dinheiro guardado e pretende investir sem ser obrigado a fazer o pagamento à vista. Acredita-se que com esta alternativa, o cliente continue a lucrar com o dinheiro aplicado e também invista em um imóvel sem ter perda de investimento. É necessário dar entre 40% e 50% na entrada do imóvel.
3. Renda Garantida

Fonte: Vitacon
Opção sugerida para investidores que adquirem um imóvel para que depois lucrem com o aluguel. A construtora garante, após a compra, o valor do aluguel pelo tempo que varia de 12 a 18 meses, de acordo com o empreendimento adquirido, e o apto 100% mobiliado com a incorporadora.
4. Troca de apartamento usado por um novo

Fonte: Vitacon
A campanha se enquadra para quem deseja mudar de região ou imóvel, ou mesmo para aqueles que investiram em um apartamento ou sala comercial com projeção de alugar, mas não conseguiram aliviar o investimento. O imóvel do comprador será utilizado como pagamento de parte do valor da nova aquisição de imóvel Vitacon, residencial ou comercial, até no máximo 25% do valor total da nova unidade. O imóvel do comprador deverá localizar-se dentro da área de rodízio do município de São Paulo.

Economica: Crise aumenta preocupação com preço, aponta pesquisa



Redação
Priorizar as lojas com as quais já teve boas experiências – o que engloba ter um bom atendimento, uma boa relação custo X benefício e receber o produto dentro do prazo – é o que o consumidor mais leva em consideração no momento de escolher a loja onde vai comprar online.
 Mas a grande surpresa da pesquisa realizada com 30 mil pessoas pelo Zoom, site comparador de preços e produtos, em parceria com a Consumoteca, é a mudança do consumidor em relação ao preço. Em 2013, a preocupação com o preço era a última prioridade, apontada por apenas 19% dos consumidores.

 Esse ano passou para segundo critério de compra, escolhido por 37% dos entrevistados. Além da crise econômica, a profissionalização do setor de e-commerce fez com que os consumidores se sentissem menos receosos na hora de comprar online sendo possível priorizar outros temas, como o preço.

O estudo pediu que os respondentes escolhessem até 3 critérios que levavam em consideração nas suas compras online. As opções disponíveis eram: “priorizo as lojas onde já tive boa experiência”, “preço/busco pelo produto mais barato”, “priorizo as grandes lojas”, vejo se tem reclamações em sites como o Reclame Aqui”, “confiança na entrega” e “avaliação de outros consumidores”.

A importância de comprar nas grandes redes varejistas também cresceu, passando de 24% em 2013 para 36% nesse ano. “Provavelmente devido ao fato de representarem as boas experiências dos consumidores. Por outro lado, aqui no Zoom o cliente pode comparar preços tranquilamente, pois todas as lojas parceiras passam por um crivo antes de entrar. Por serem todas confiáveis, o consumidor pode priorizar o melhor preço”, analisa Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.

O executivo chama a atenção para o fato de que o número de reclamações em sites como o Reclame Aqui está ganhando importância, já que em 2013 representava 27% e agora 33%, provando que os consumidores estão mais antenados.

Outro dado curioso da pesquisa é que 68% dos entrevistados pertencem às classes A e B. “Os dados mostram claramente que a comparação de preços e a preocupação em economizar estão cada dia mais presentes na vida dos brasileiros, atingindo até as classes mais abastadas”, avaliou Flores

Política: Líderes de oposição querem impedir posse de ex-presidente Lula como ministro


Oposição pretende barrar Lula

Luís Alberto Alves

Líderes de partidos de oposição reafirmaram, há pouco, que vão manter o processo de obstrução da pauta de votações na Câmara. Além disso, anunciaram que deverão protocolar ações na justiça federal em todos estados e no Distrito Federal e uma representação junto ao Ministério Público Federal para, respectivamente, impedir a posse do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva como ministro do governo Dilma Rousseff e pedir a prisão do ministro da Educação, Aloísio Mercadante.
As ações populares para impedir a posse de Lula, segundo o líder do DEM, deputado Pauderney Avelino (AM), serão protocoladas sob a alegação de que, ao nomear Lula, a presidente da República estaria incorrendo em crime de desobediência e obstrução da Justiça.
“Qualquer juiz federal poderá acolher essa ação em primeira instância e, se fizer isso, a presidente poderá responder por crime de desobediência e obstrução da justiça, uma vez que é claro o objetivo de blindar Lula para que ele não se encontre tête-à-tête com o juiz Moro em Curitiba”, disse Avelino.
Nesta segunda-feira (14), a Justiça de São Paulo decidiu encaminhar a denúncia do Ministério Público do estado contra o ex-presidente Lula para a Justiça Federal em Curitiba, onde estão sendo investigadas as denúncias levantadas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Lula é denunciado por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro – por supostamente ter ocultado a propriedade de um triplex no Guarujá, litoral de São Paulo.
                                                                 Ministro da Educação
Por sua vez, o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), informou que, em outra frente, os partidos de oposição vão apresentar uma representação junto ao Ministério Público Federal pedindo a prisão do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, citado em delação premiada do senador Delcídio do Amaral.
A Procuradoria-Geral da República recebeu de Delcídio a gravação de uma conversa em que Mercadante supostamente oferece ajuda jurídica, política e financeira para evitar que ele firmasse acordo aceitando contribuir com a Justiça por meio de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato.
“A situação é idêntica à do senador Delcídio Amaral, que foi preso flagrado em conversa oferecendo proteção àqueles que são tratados como criminosos”, disse Bueno.
O líder do governo, deputado José Guimarães (CE), rebateu as iniciativas da oposição contra Lula e Mercadante. “Precisamos ter muito cuidado para não condenar só pela delação. O ministro deu uma entrevista e reafirmou que nunca prometeu ajuda financeira e nem nada. Foi muito seguro. Ele está à disposição da justiça para qualquer esclarecimento”, declarou o líder.
Sobre a nomeação de Lula para um ministério, Guimarães disse que a decisão final cabe ao ex-presidente. “Ele está a caminho de Brasília. Acredito que de hoje para amanhã nós teremos uma decisão sobre isso”, completou.
                                                                  Votações
Guimarães reconheceu que “as condições de temperatura e pressão na Casa” estão altas e, diante do processo de obstrução da oposição, dificilmente serão votadas propostas hoje e amanhã.
“De qualquer forma, vamos tentar votar, sobretudo a Medida Provisória 698/15, que é consenso”, disse. A Medida Provisória muda regras do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, do governo federal.
O líder governista comentou ainda que o governo fechou acordo com os governadores sobre o Projeto de Decreto Legislativo 315/16, que suspende o cálculo do desconto que a União dará na renegociação das dívidas dos estados e municípios com o Tesouro Nacional.
De acordo com Guimarães, o compromisso dos líderes da base é aguardar o anúncio de uma nova proposta do governo, que teria a concordância dos governadores.
                                                                Movimentos sociais
Coordenadores de movimentos que organizaram os protestos do último domingo (13) também estiveram no Salão Verde da Câmara e criticaram a escolha de Lula para o primeiro escalão do governo Dilma Rousseff. "Ministério da Casa Civil não é covil para esconder ladrão. Lula não será ministro", afirmou Renan Santos um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL).
Carla Zambelli, líder do Nas Ruas e porta-voz da Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos, disse que mais de 11 mil empresários estão dispostos a parar suas empresas caso Lula seja nomeado para algum cargo no governo.

Política: Para Cunha, Lula não conseguirá melhorar a relação do governo com o Congresso


Luís Alberto Alves

Segundo o presidente da Câmara, a deterioração da base aliada ao Executivo já chegou a um ponto em que o governo não tem mais nada a ganhar, só a perder
Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, dep. Eduardo Cunha (PMDB-RJ), concede entrevista
Eduardo Cunha: "Estamos numa crise política e econômica agravada a cada dia por novas denúncias envolvendo não só a campanha eleitoral, como membros do próprio governo"
O presidente da Câmara da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou nesta terça-feira (15) que a eventual nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar um ministério não irá melhorar a relação do governo com o Congresso Nacional. Cunha disse também que esta semana não será encerrada sem a Câmara dar o próximo passo na tramitação do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff.
“É muito pouco provável que melhore, porque a deterioração da base do governo já está num tal nível que é difícil a reversão”, avaliou o presidente, ao ser questionado, no Salão Verde, sobre uma possível contribuição de Lula à articulação política do governo. “A tendência é só perder, não tem o que ganhar. Não tem mais ninguém que possa chegar e mudar essa relação. Estamos numa crise política e econômica agravada a cada dia por novas denúncias envolvendo diretamente não só a campanha eleitoral, como membros do próprio governo”, explicou.
Segundo ele, é um direito de Lula se tornar ministro e um direito da presidente Dilma nomear quem quiser, mas isso não será a melhor saída para nenhum deles: “Não vai mudar o cenário e não sei para quem isso é bom. Não vai mudar a relação com os partidos, pois os partidos da base não acompanham mais as suas lideranças nas votações. É um processo continuado.”
                                                                 Impeachment
Cunha informou que, ao contrário das eleições para as comissões permanentes da Câmara, não haverá possibilidade de acordo político no sentido de considerar, para a escolha dos integrantes da comissão especial do impeachment, os tamanhos das bancadas após o fim da “janela” de trocas partidárias.
“Processos dessa natureza, que têm repercussões no Supremo Tribunal Federal (STF), de legalidade, não podem ser alvos de acordos políticos. A comissão do impeachment foi criada já em dezembro, então não tenho amparo legal para mudar a regra depois de começado o jogo. Vale o que existia naquele momento: o bloco com o seu tamanho no dia da criação da comissão”, explicou. “Qualquer alteração nisso seria recomeçar o processo do zero, e ele poderia ser anulado por inteiro. Não vou praticar qualquer ato que possa gerar questionamento de legalidade”, acrescentou.
O presidente reafirmou que uma vez respondidas pelo STF, nesta semana, as dúvidas sobre a formação da comissão especial, ele irá cumprir a sua obrigação de dar continuidade imediatamente ao impeachment. “O processo tem que ter um desfecho, não pode ficar eternamente sem solução. Não deixaremos esta semana terminar sem que o passo seguinte seja dado”, disse, referindo-se à efetiva instalação da comissão.
                                                                Delação premiada 
Questionado por repórteres, Cunha comentou também o episódio desta terça-feira relativo ao senador Delcídio do Amaral (PT-MS) — que acusou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, de haver tentado evitar a delação premiada de Delcídio no âmbito da Operação Lava Jato.
“É um fato mais grave porque não se trata somente da delação, mas de uma gravação [de conversa de Mercadante com um assessor de Delcídio]. Existe a gravação com a voz e com as acusações que estão contidas nos autos, e aí as pessoas vão julgar. Não ouvi a gravação, só vi a transcrição e alguns noticiários; eu não tenho todo o detalhe, mas definitivamente é um fato grave.”
Os repórteres perguntaram se Mercadante deveria deixar o governo. “É um problema dele e da presidente”, respondeu Cunha.
Quando uma jornalista indagou se a delação de Delcídio abriria oportunidade para a investigação de “aloprados” do Palácio do Planalto na Lava Jato, Cunha disse: “A sua pergunta já é uma conclusão.”

Política: STF nega pedido de Delcídio para suspender processo no Conselho de Ética



  • Brasília
Michèlle Canes – Repórter da Agência Brasil
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou hoje (16) liminar requerida pelo senador Delcídio do Amaral (sem partido/MS) em um mandado de segurança para suspender o processo contra ele no Conselho de Ética do Senado por quebra de decoro parlamentar. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza sessão plenária, para a análise e julgamento de processos em pauta. Na foto, o ministro Celso de Mello (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Para o ministro Celso de Mello, a licença médica não é suficiente para paralisar o processoArquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
No pedido, encaminhado ontem (15) ao STF, o senador afirmou que vem sofrendo constrangimento ilegal pelos procedimentos adotados no âmbito do Conselho de Ética. A defesa do senador alegou ainda fatos como o de Delcídio estar afastado de suas funções por licença médica e a decisão do presidente do Conselho de Ética, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), de “precipitar a leitura do relatório prévio de admissibilidade da representação”, antes da análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A defesa pediu que o STF suspendesse o processo do Conselho de Ética pelo fato de o senador estar sob licença médica. Delcídio do Amaral pede ainda que seja declarada nula a leitura do relatório preliminar e que seja declarada a suspeição do relator do caso no Conselho de Ética, senador Telmário Mota (PDT-RR).

Na decisão, o ministro disse que a licença médica não é suficiente para paralisar o processo. “Isso significa que o simples afastamento temporário das funções legislativas, por razão de saúde, não se revela motivo bastante para justificar a imposição da sanção destitutória do mandato parlamentar”, acrescentou Celso de Mello.

Sobre a leitura do relatório, o ministro informou que o presidente do Conselho de Ética, ao negar o pedido do senador para enviar o caso à CCJ, embasou sua decisão citando o regimento interno da Casa. Para o ministro, a Corte não pode interferir no andamento do processo porque o regimento foi atendido.

Ainda segundo a decisão, ao tratar do pedido de afastamento do relator o ministro lembrou que o regimento interno do Senado prevê como única hipótese para afastamento quando se tratar de assunto em que o relator tenha interesse pessoal. “Por tratar-se de matéria de direito estrito, considerados os efeitos excludentes que resultam do reconhecimento de suspeição/impedimento, não se pode admitir qualquer interpretação extensiva ou ampliativa da matéria”, concluiu Celso de Mello.

O ministro ainda analisará o mérito do mandado de segurança de Delcídio. O Conselho de Ética do Senado fará uma reunião às 14h30, quando os senadores deverão votar o relatório preliminar do senador Telmário Mota.

Política: Dilma confirma Lula na Casa Civil e Jaques Wagner no gabinete da Presidência

Ex-presidente Lula volta ao Palácio do Planalto

  • Brasília
Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff informou, há pouco, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumirá a chefia da Casa Civil no lugar do ministro Jaques Wagner, que passará a  comandar o Gabinete Pessoal da Presidência da República.
Em nota, Dilma informou ainda que o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) será ocupado pelo deputado federal Mauro Ribeiro Lopes (PMDB-MG).
A presidenta da República agradeceu ao ministro interino, Guilherme Ramalho, “pela sua dedicação” à frente da SAC.
De acordo com o site do Partido dos Trabalhadores, a posse de Lula será na próxima terça-feira (22).

Variedades: Editores em Frankfurt, um intercâmbio rico e especial

 Redação
Prades
Conhecer novidades, ampliar as possibilidades de interação, focar a produção em novas metas e fazer contatos com profissionais de outras áreas afins. 

Esses pontos foram destacados por alguns dos participantes do grupo de sete editores brasileiros que participaram de um programa na Alemanha para uma série de reuniões com editores, agentes literários e personalidades que ditam os rumos e as tendências da literatura e do mercado editorial no país. 

O convite para a viagem foi feito pelo ministério das Relações Exteriores da Alemanha e intermediado pela Feira do Livro de Frankfurt. Eles visitaram, entre outras empresas, o Ullstein Verlagsgruppe, a Suhrkamp, Aufbau, Assoziation A e a Wagenbach, todas em Berlim. Fizeram parte do grupo os seguintes editores: Arnaud Vin (Grupo Autêntica), Beatriz Nunes de Sousa (Tordesilhas / Alaúde), Daniel Pellizari (Estação Liberdade), Isabel Diegues (Cobogó), Isabella Santiago (Zahar), Iuri Pereira (Hedra) e Mariana Warth (Pallas).

Foto: da esquerda para a direita: Daniel Pellizzari, Pablo Alejandro Arias, Arnaud Vin, Marifé Boix Garcia, Isabel Diegues, Mariana Warth, Leonardo Neto (atrás), Iuri Pereira, Bia Nunes de Sousa, Isabela Santiago.

Variedades: "Eu Sou Carlos Imperial", filme de Renato Terra e Ricardo Calil, estreia amanhã (17/3)




Redação

Carlos Imperial revelou grandes artistas, como Roberto e Erasmo Carlos, Tim Maia e Wilson Simonal. Compôs canções de sucesso, como “A praça”, “Vem quente que eu estou fervendo”, “Mamãe passou açúcar em mim” e “Nem vem que não tem”. Foi apresentador de TV,atuou em cinema e fez sucesso até na política.

Mulherengo ao extremo, malandro e inteligente, Imperial muitas vezes criava factoides para promover seus trabalhos e conquistar espaço na mídia. Empenhou-se em criar uma figura pública de cafajeste. Por muitos anos, ficou conhecido, por exemplo como “homem vaia” nos programas de auditório.

A trajetória do rei da pilantragem, contada no filme "Eu Sou Carlos Imperial" por meio de seu peculiar filtro brincalhão, mulherengo e polêmico, chega aos cinemas em 17 de março. Verdades e mentiras, ficção e realidade, depoimentos documentais e outros encenados ficam embaralhados. No documentário sobre Imperial, assim como em sua vida, a "pilantragem é a apoteose da irresponsabilidade consciente”.

Roberto e Erasmo Carlos, Eduardo Araújo, Paulo Silvino, Tony Tornado e Dudu França são alguns dos artistas que falam sobre o polêmico encrenqueiro no filme. O documentário traz ainda alguns dos maiores sucessos de Imperial, cenas de seus filmes, imagens de seu arquivo pessoal e uma entrevista inédita concedida a Paulo César de Araújo.

Baseado na biografia "Dez, nota dez - Eu Sou Carlos Imperial", de Denilson Monteiro, o filme foi dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, mesma dupla de “Uma Noite em 67” (2010), filme que foi visto por 80 mil pessoas no cinema e se tornou o documentário brasileiro de maior público no ano de seu lançamento. Terra dirigiu também “Fla x Flu - 40 Minutos Antes do Nada” (2013), premiado como melhor documentário do Festival do Rio pelo júri popular.

A produção é da Afinal Filmes. Especializada em pós-produção de documentários, é responsável pelos filmes “As Canções” (2011), de Eduardo Coutinho e “A Música Segundo Tom Jobim” (2011), de Nelson Pereira dos Santos além de outros títulos como “A Floresta Que se Move” (2015), de Vinícius Coimbra e “Frente Fria” (2015), de Neville D`almeida” e as séries de TV “Cilada”, “As Canalhas” e “Conexões Urbanas”, entre outros trabalhos. Em “Eu Sou Carlos Imperial”, a Afinal Filmes estreia na produção para cinema.

O Canal Brasil foi coprodutor do filme, que recebeu patrocínio da RioFilme. A distribuição é da Bretz Filmes.

Para financiar o lançamento, os diretores e a produtora Afinal Filmes bolaram um crowdfunding no espírito Imperialesco: numa brincadeira com a venda antecipada de ingressos do filme Os Dez Mandamentos, foram criados "Os Dez Mandamentos de Carlos Imperial", todos pecaminosos, entre eles: "Amai as lebres sobre todas as coisas" e "Honrarás o papai-mamãe". A lista completa e o financiamento coletivo podem ser acessados em  https://www.catarse.me/eusoucarlosimperial.

                                                                           Carlos Imperial
Nascido em Cachoeiro do Itapemirim (ES), mas considerado uma das principais encarnações do cafajeste carioca, Carlos Imperial (1935-1992) lançou alguns dos maiores artistas da música brasileira, compôs várias canções de sucesso, foi pioneiro do rock no país, apresentador de TV, colunista de jornal, ator e diretor de cinema, produtor teatral, dirigente de futebol, vereador e candidato a prefeito no Rio e incentivador do carnaval carioca (celebrizando o bordão “Dez! Nota Dez!” na leitura das notas para as escolas), entre inúmeras atividades.

 Ficou famoso como grande polemista, um sujeito encrenqueiro, cafajeste e politicamente incorreto, que se orgulhava de ser chamado de “O Gordo”, “o rei da pilantragem”, “homem vaia” e “o grande vilão da TV”. Imperial era também um mentiroso profissional, com um talento especial para inventar histórias que ajudavam a promover seus discos, filmes, peças e outros trabalhos.


Variedades: Jean William e Coral Paulistano Mário de Andrade



Redação

Na exibição de abertura do Festival de Oratórios do Coral Paulistano Mário de Andrade será apresentada a obra A Criação. Dividido em três partes, o oratório foi escrito no fim do século XVIII pelo compositor austríaco Franz Joseph Haydn. Baseada no livro bíblico de Gênesis, a peça aborda, como sugere seu título, a criação do mundo. Entre os solistas está o celebrado tenor paulista Jean William, que integra o corpo estável do Teatro Municipal, no papel do arcanjo Uriel. A regência é de Martinho Lutero. Faz o acompanhamento a Camerata Paulistana.

Serviço
Teatro Municipal de São Paulo. Praça Ramos de Azevedo, s/n, centro, metrô Anhangabaú. Dia 20 de março (domingo), 11h. R$ 5,00. Ingressos à venda na bilheteria ou no site compreingressos.com.