Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Chumbo quente: A fome explode durante a pandemia

 


 Famílias de mais de seis pessoas ou resolvem almoçar ou jantar, quando encontram alimentação

Luis Alberto Alves

Talvez quando você estiver lendo este artigo, já tenha almoçado ou mesmo desfrutado daquele farto café, logo após acordar. Porem, para 19 milhões de brasileiros essa rotina não existe: passam fome! Comida tornou-se algo raro sobre a mesa.

Infelizmente existe quase uma cidade de SP (tem 13 milhões de habitantes) e meia de esfomeados em nossos Pais, atualmente administrado por um presidente sem qualquer compromisso com o bom senso. Apenas com o descaso em relação à saúde publica.

Nas favelas, que o politicamente correto resolveu chamar de comunidade, mas sem mudar a condição de miséria ali existente, a situação beira o desespero. Famílias de mais de seis pessoas ou resolvem almoçar ou jantar, quando encontram alimentação.

Como dizia o economista comunista Karl Marx, “a fome tira a razão do homem”. Atualmente a população de favelados no Brasil gira em torno de aproximadamente 14 milhões. Um barril de pólvora prestes a ser jogado na fogueira.

Longe de mim, incentivar este tipo de pratica, mas caso o governo não crie mecanismos eficazes para saciar a fome destas pessoas, por meio de políticas rápidas, logo acontecerão saques no comercio.

Não concordo com isto, porem o desespero da fome já se tornou realidade entre os favelados. Para complicar, alguns esportistas sem massa cinzenta na cabeça, entre eles o jogador Neymar, abusa da ostentação. Cutuca onça com vara curta, assim como vários artistas.

Desemprego crescente, mortandade em alta, inúmeros trabalhadores despejados por não conseguir mais pagar aluguel, e a agonia de continuarem presos, iguais animais em jaula, são temperos para uma grave e explosiva crise social. Espero estar enganado. Espero!


Saúde: Vinagre de maçã ajuda a manter a saúde e também a beleza dos cabelos

 


Compostos encontrados no vinagre de maçã agem dificultando a absorção de carboidratos no intestino

Redação/Hourpress

O consumo de vinagre de maçã começou a se intensificar no País à medida que conquistava lugar de honra na mesa do brasileiro. Hoje, o ingrediente indispensável no tempero de saladas e na preparação de molhos é presente em incontáveis receitas, incluindo os doces. Mas além da utilidade gastronômica, o produto tem merecido estudos e pesquisas pelos usos medicinais, observa o especialista em vinagres, Rodrigo Margoni. “Muitos livros já foram editados e atualmente há mais de 300 publicações sobre as aplicações medicinais do vinagre de maçã”, afirma. Com propriedades nutricionais comprovadas em estudos, o produto é cada vez mais difundido entre celebridades, por ajudar também no tratamento dos cabelos.

 Algumas pesquisas mostram que o consumo do vinagre de maçã como alimento ou em pequeninas doses diárias diluídas em água ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle do diabetes, melhora a digestão e diminui a pressão arterial, entre outros benefícios. Outros estudos comprovam que compostos encontrados no vinagre de maçã agem dificultando a absorção de carboidratos no intestino e, com isso, favorecem a perda de peso. A presença de antioxidantes, por sua vez, atua para retardar o envelhecimento.

 “O que temos percebido hoje é um aumento expressivo do consumo do produto no Brasil”, diz Rodrigo Margoni, que também é sócio-proprietário da Almaromi Viccino, empresa pioneira na produção natural de vinagre de maçã no Brasil. “No retorno dos nossos clientes percebemos que esse produto já faz parte do dia a dia dos brasileiros, visando também à melhoria da saúde como um todo”, afirmou.

 Fora da mesa, um dos usos mais difundidos do vinagre de maçã tem a ver com a beleza dos cabelos. Produtos e rituais para a saúde dos fios são segredos guardados a sete chaves pelas celebridades. Não é o caso de Glória Pires. Diva da teledramaturgia brasileira e vencedora de prêmios importantes por sua atuação no cinema, a atriz revelou que usa o vinagre de maçã para tratar os cabelos. Hábito também rotineiro para outras celebridades, como Giovanna Antoneli, e que está na lista de indicações de profissionais de saúde de famosas, como Paolla Oliveira e Bruna Marquezine.

 O dermatologista Dário Rosa, da Unique Dermatologia, ressalta que é o pH ácido do vinagre de maçã que melhora a hidratação capilar e a pectina concentrada na fruta contribui para o brilho do cabelo. “Por ser um produto natural, sem os aditivos de um shampoo industrializado, constitui uma boa opção de tratamento. O uso regular do vinagre de maçã contribui para fechar a cutícula da haste dos fios capilares”, diz o dermatologista, explicando que no couro cabeludo, o produto tem ações anti-inflamatória e antimicrobiana, que são bastante benéficas.

 Para promover a saúde dos fios, o vinagre de maçã não deve ser aplicado diretamente nos cabelos. A receita, explica Dário Rosa, é diluir de duas a três colheres de sopa de vinagre em 500ml de água. Isso porque os ácidos acético, cítrico, lático e succínico, presentes no vinagre de maçã, podem causar queimaduras quando aplicado diretamente na pele e também no couro cabeludo.

 Qualquer uso que se pretenda fazer do produto, ressalta o dermatologista, deve ter prescrição médica. “Ingerido e mesmo aplicado aos cabelos, é preciso considerar que cada organismo reage de uma forma às substâncias que compõem o vinagre de maçã. Portanto, uma avaliação clínica é fundamental”, recomendou.

 

Saúde: Cinco frascos da CoronaVac são furtados em posto de saúde no Rio de Janeiro

 

O furto ocorreu na madrugada de domingo


Agência Brasil 

EBC

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou hoje (5) que cinco frascos da vacina CoronaVac e um computador foram furtados do Centro Municipal de Saúde Professor Carlos Cruz Lima, em Colégio, na zona norte da cidade, na madrugada deste domingo (4).

O arrombamento foi constatado pelo vigilante da unidade e confirmado pelas imagens do circuito interno, onde se observa que um homem chegou por volta das 4h e permaneceu por cerca de 10 minutos no local.

A ocorrência foi registrada na 6ª Delegacia de Polícia, na Cidade Nova. Imagens de câmeras de segurança foram coletadas, a perícia foi realizada no local e testemunhas foram ouvidas. Os agentes da Polícia Civil realizam diligências para identificar o autor e recuperar as vacinas furtadas.

Saúde: Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacina contra covid-19

 Vacina contra covid-19 Até o fim de agosto devem ser fornecidas mais 54 milhões de doses

Agência Brasil 

Reuters/Amanda Perobelli/EBC

O Instituto Butatan entregou hoje (5) mais um milhão de doses da vacina contra o coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com o lote desta manhã, o instituto forneceu um total de 37,2 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, para serem distribuídas em todo o país.

Até o fim deste mês, o Butantan deve finalizar o primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde para fornecimento de 46 milhões de doses do imunizante. Até o fim de agosto devem ser fornecidas mais 54 milhões de doses ao PNI, totalizando 100 milhões de doses de CoronaVac.

Já foram aplicadas no estado de São Paulo 6,4 milhões de doses de vacina, sendo 1,6 milhão de segunda dose da imunização.

Saúde: SP inicia a vacinação de agentes de segurança de todo o Estado contra a covid-19

 

São 180 mil doses disponibilizadas para a Secretaria de Segurança Pública

Redação/Hourpress

Governo de SP

O Governador João Doria acompanhou nesta segunda-feira (5), na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, o início da vacinação dos profissionais das forças de segurança de todo o Estado de São Paulo contra a covid-19.

“A partir de hoje, começam a ser vacinados 180 mil profissionais de segurança em todo o Estado de São Paulo. São profissionais da ativa das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Agentes Penitenciários, Guardas Civis Metropolitanos, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da Fundação Casa. Em 10 dias, praticamente todos desta população dos profissionais de segurança estarão vacinados”, disse Doria.

A campanha ocorre com uma grande operação logística montada para a distribuição de cerca de 180 mil doses de vacina, que foram disponibilizadas aos agentes em mais de 80 unidades da Polícia Militar no Estado. O objetivo da medida é evitar aglomerações nos postos públicos de saúde, onde prossegue a campanha de vacinação para o restante da população.

A vacinação é exclusiva aos profissionais da ativa das instituições, com exceção daqueles que não atendem aos critérios médicos estabelecidos pelas autoridades de saúde, como gestantes, lactantes, ter tido a covid-19 há 30 dias ou menos. Para receber a imunização os profissionais de segurança podem fazer um cadastro prévio pelo site https://vacinaja.sp.gov.br. O registro, porém, não é obrigatório.

A estrutura montada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado para imunizar os agentes inclui 82 pontos de vacinação vinculados a unidades da Polícia Militar. Serão 21 na Capital, nove na Grande São Paulo, sete na região de Campinas, sete na região de Sorocaba, sete na região de Ribeirão Preto, seis na Baixada Santista, seis na região de Piracicaba, cinco na região de Bauru, quatro na região de São José do Rio Preto, quatro na região de Presidente Prudente, quatro na região de São José dos Campos e dois na região de Araçatuba.

Túnel do Tempo: Primeira mulher a votar no Brasil



Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 5 de abril de 1928,  Celina Guimarães Viana é a primeira mulher a votar no Brasil, na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Dr. Veiga Filho

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

João Pedro da Veiga Filho nasceu na cidade de Campanha, Minas Gerais, em 18 de maio de 1862. Matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo em 1881, recebendo grau de bacharel em Ciencias Jurídicas e Sociais em 1886. 

Durante o curso militou na imprensa acadêmica, redigiu "A Ordem", e fez parte de vários clubes de estudantes conservadores. Ao mesmo tempo exerceu o magistério particular e chegou ao lugar de chefe de seção da Secretaria do Governo da Província. Redigiu "O Diário Mercantil", de importante circulação. 

Formado, estabeleceu seu escritório de advocacia em São Paulo. Em 1893, em concurso, alcançou nomeação de professor da Faculdade de Direito. Após 4 anos de exercício neste cargo, foi nomeado professor catedrático da terceira cadeira do 5º ano, História do Direito, especialmente do Direito Nacional. 

Tomou posse em 1º de junho de 1897. Em 1901, em virtude da reforma do ensino, que suprimiu essa cadeira, foi declarado em disponibilidade; saiu em 1908 para ensinar Filosofia do Direito. Mas essa cadeira tinha direito o Dr. João Arruda, de sorte que, movendo este demanda ao governo Federal e vencendo-a voltou o Dr. Veiga Filho a disponibilidade.

 Foi um exemplo de produtividade. Exerceu continuadamente a advocacia, ocupou os cargos de vereador na Câmara Municipal de São Paulo e deputado estadual, representado o 8º distrito; fez parte, na Câmara, da Comissão de Finanças Secretário, durante algum tempo, da Associação Comercial, jamais se desinteressou dos estudos e projetos a respeito do desenvolvimento econômico do Estado. 

Em relação à Escola de Comércio Alvares Penteado, o seu nome é particularmente caro: foi um dos fundadores e quem primeiro escreveu em São Paulo sobre a necessidade  de sua criação. Faleceu na Capital Paulista em 09 de março de 1909. A Rua Dr. Veiga Filho (foto) fica na Santa Cecília (Centro Expandido).