Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Variedades: John e Mary, a saga de dois irmãos malucos que trocaram Estados Unidos pelo Brasil


Mais um capítulo da tirinha que está sacudindo a geração millennials


Luís Alberto Alves/Hourpress

Para você que acompanha a saga dos irmãos John e Mary, mais uma tirinha contando o passado desta família de malucos, que viveu a quentíssima década de 1960 nos Estados Unidos. 
 

Internacional: Sobem para 44 novos casos de coronavírus a bordo de cruzeiro no Japão


Vinte nove infectados são japoneses


Agência Brasil 

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão afirmou que outros 44 casos de infecção pelo coronavírus foram confirmados a bordo do navio de cruzeiro Diamond Princess.
Inclui-se um tripulante. Vinte nove infectados são japoneses.
O aumento no total de passageiros e tripulantes infectados pelo vírus chega a 218.
Atualmente, a embarcação encontra-se sob quarentena, atracada no porto de Yokohama, nas proximidades de Tóquio.

Idosos

O governo do Japão decidiu permitir que algumas pessoas a bordo do cruzeiro Diamond Princess, afetado pelo surto de coronavírus, desembarquem na sexta-feira (14). Entre essas pessoas estão idosos que possuem problemas crônicos de saúde.
Cerca de 3.500 pessoas  estão confinadas na embarcação. O Ministério da Saúde tem pedido que passageiros permaneçam em suas cabines até a próxima quarta-feira (19), período que marca o fim de uma quarentena de duas semanas imposta após a confirmação do primeiro caso.
Como há preocupação de que a saúde de alguns passageiros esteja se deteriorando, o ministério decidiu na quinta-feira (13) permitir que o desembarque de alguns deles.
Funcionários da pasta informam que pessoas de 80 anos ou mais com problemas crônicos de saúde, e aquelas em cabines sem janelas, terão prioridade.
As autoridades dizem que aqueles que preencherem os requisitos e que desejarem desembarcar, terão permissão para fazê-lo amanhã, caso testem negativo para o vírus. Após deixar o navio, eles serão transferidos para instalações designadas pelo governo.

Internacional: Coronavírus: subida exponencial de mortes e casos. O que mudou?


Mudança na metodologia do diagnóstico explica aumento dos números


Agência Brasil 

Só nas últimas 24 horas foram registradas 242 mortes na província chinesa de Hubei, epicentro do novo coronavírus. O dia mais mortífero desde o início do surto foi o mesmo em que houve uma subida vertiginosa no número de casos diagnosticados, com registro de mais 14.840 pessoas infectadas. As mudanças de metodologia na identificação dos casos explicam o rápido aumento, quando os números estavam se estabilizando.
É uma subida dramática e inédita no número de mortes e casos registados desde o início do surto na província de Hubei. As autoridades de saúde locais explicam que esses números elevados surgem devido a uma “definição mais ampla” da infecção, com mudanças nomeadamente na forma de diagnóstico.
Na quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tinha mencionado que o número de infecções na China estava a se estabilizar, mas que era ainda cedo demais para apurar se a epidemia estaria a se abrandar.
Mas se antes o número de casos e mortes era calculado tendo em conta apenas os casos confirmados com os kits de diagnóstico, com os testes padrão de ácido ribonucleico (RNA), agora passa a ser suficiente um diagnóstico do vírus por meio  de uma tomografia computadorizada (TAC) dos pulmões.
Esses casos “clinicamente diagnosticados”, que são confirmados apenas por tomografia computadorizada, não constavam em contabilizações anteriores.
Das 242 mortes registadas em Wuhan, 135 foram contabilizadas segundo a nova metodologia. Em relação aos novos casos, dos 18.840 que foram registados nas últimas horas, 13.332 foram diagnosticados segundo os novos critérios.
A Comissão Provincial de Saúde de Hubei explicou que as mudanças ao nível de diagnóstico vão permitir um tratamento mais rápido. Mas a nova metodologia poderá também afetar a credibilidade dos números apresentados ao longo das últimas semanas e amplificar as críticas à China.
O país tem sido acusado de limitar informações e esconder a dimensão completa do surto, sobretudo após a morte de um médico oftalmologista que denunciou o início da epidemia, o que lhe valeu uma repreensão da polícia.
"Do ponto de vista da transparência médica, esta medida é positiva, mas vem levantar novas questões. Qual é que foi a taxa real de infeção desde o início de janeiro? As outras cidades e províncias também vão rever os números apresentados? (...) Suspeito que muitos na China vão olhar para isto como uma nova razão para não acreditar no governo", diz Sam Crane, professor de política e filosofia chinesa, ao jornal The Guardian.
David Heymann, professor de epidemiologia de doenças infecciosas na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, esclarece, em declarações à BBC, que a China veio alterar a própria definição de doença.
“As mortes são preocupantes e há de fato um aumento no número de mortes registadas, mas se olharmos para a totalidade do número de mortes e de casos, a taxa de mortalidade continua a ser o mesmo que tem sido”, acrescentou.
A mudança no método de diagnóstico poderá também ter origem num problema prático: nas últimas semanas, os profissionais de saúde da província no epicentro do surto do novo coronavírus têm denunciado a escassez de kits de diagnóstico por meio dos testes padrão.
Essa carência material tem impedido o acesso de vários doentes aos tratamentos, e os responsáveis de saúde já tinham apelado às autoridades para que os parâmetros de diagnóstico do vírus fossem alargados de forma a diagnosticar e tratar mais pacientes.
Outro problema com os testes estava relacionado com a morosidade do processo de identificação do vírus. Os testes padrão de RNA poderiam demorar vários dias até um diagnóstico, enquanto a tomografia computadorizada pode mostrar mais rapidamente infecções nos pulmões.
Em declarações à agência Reuters, Qi Xiaolong, professor de medicina em Gansu, China, considera que a mudança de metodologia a nível local poderá ajudar a uma detecção e consequentemente o isolamento mais rápido e efetivo, não só devido à falta de kits e de pessoal médico para realizar os testes, mas também por possíveis erros de diagnóstico nas amostras recolhidas para análise.
"Uma pessoa que tenha acusado negativo nos testes pode ser uma fonte de infecção para uma comunidade", apontou. 
* RTP é a emissora pública de televisão de Portugal

Veículos: Nova Fiat Strada: design e tecnologia que vão revolucionar (de novo) o segmento


Luís Alberto Alves/Hourpress


Nova Fiat Strada, no visual lembra um pouco a Toro. 

Artigo: Ao paciente, amor e respeito



*Antonio Carlos Lopes

Ganhar a confiança de quem precisa ser tratado é tão importante como auscultar o coração e medir a pressão arterial. Especialmente em tempos difíceis, como os de hoje, em que a Medicina está contaminada pelo tecnicismo e escolas médicas ruins injetam, todos os anos, no mercado, mais e mais “profissionais” de formação insuficiente, em iminente risco aos cidadãos.

Exercer uma anamnese centrada no humanismo, dar atenção ao paciente e ampará-lo em todas as suas necessidades tornam-se aos poucos exceções absolutas em consultórios suntuosos. Lamentavelmente, a engrenagem do sistema é azeitada pela doença em um Brasil que opta pelas mazelas, pela dor e pelo sofrimento das pessoas, desde que deem lucro.

Deveríamos conceber toda a rede de assistência direcionada firmemente para a saúde, para a qualidade de vida e o bem estar individual e coletivo. Ocorre que não é assim que pensa boa parte dos laboratórios, hospitais, planos e operadoras suplementares, médicos, equipes multidisciplinares, entre outros.

Por aqui, prevalece a cruel e equivocada visão de aguardar a doença para intervir. Não existem políticas consistentes e consolidadas para a promoção e prevenção em saúde. Nem esforços vemos voltados honestamente nesse sentido.

O lado iluminado da Medicina é sobrepujado pelo fator negócio. São cada vez mais numerosos aqueles que se distanciam do compromisso de Hipócrates para fazer da saúde um meio exclusivo de enriquecimento.

O tato e a inteligência natural dos bons médicos e cuidadores são desqualificados. Profissionais são robotizados e protocolos sedimentam a ditadura financeira de generosa parcela dos hospitais. Se um paciente entra com uma queixa de unha encravada, já é encaminhado para exames laboratoriais, de imagem, ressonâncias. Ninguém opta pela simplicidade de apará-la, de passar um anticéptico, de orientar como cortá-la e a usar calçados confortáveis.

Enquanto protocolos injustificáveis propiciam a certos hospitais amealhar dinheiro a rodo, pequenas enfermidades transformam-se em casos gravíssimos. A unha encravada vira um episódio de amputação dos dedos. É prejuízo e desequilíbrio ao sistema e um ataque à dignidade humana.

Jamais deixarei de propagar a meus alunos a essência da boa prática. Um médico com M maiúsculo deve dedicar amor ao doente, amar a Medicina e se opor, sempre, à exclusão social no atendimento em saúde.

Volto a frisar: de nada adiantam recursos tecnológicos em profusão sem e presença de um médico que ouça o paciente à luz da ciência e do coração, apto a identificar o mal que o aflige.

Tudo começa com um aperto de mão. Um momento básico, que diz muita coisa, para quem exerce o ofício com amor. Mãos quentes podem revelar um estado febril. Ou quem sabe um hipertireoidismo. Se frias, um estresse, quem sabe. Já o suor excessivo nas palmas das mãos bom sinal não é: talvez seja uma reação corporal de um paciente que não está confiante e/ou confortável com aquele que está à sua frente. Fica a dica.

Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica    

Política: PL autoriza policiais a fazer "bico" na folga

A proposta está em análise na Câmara dos Deputados


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

Arquivo
O Projeto de Lei 6253/19 autoriza policiais a exercerem atividade remunerada durante o período de descanso da atividade policial. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.
Autor do projeto, o deputado Filipe Barros (PSL-PR) argumenta que a permissão se justifica por diferentes motivos: salários de forças policiais no Brasil, carga horária da atividade policial e alta capacidade dos policiais em manusear seus armamentos.
“É notório o baixo salário de forças policiais no Brasil. Assim, o exercício de atividades profissionais fora do horário de expediente de sua atividade policial poder ser um complemento financeiro às necessidades das famílias de policiais”, disse.
Tramitação
O texto será analisado em 
caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Política: Projeto exige que condomínios contratem técnicos em educação física para academias internas

O aluno não orientado pode ser levado à exaustão, inclusive com risco de morte por carga excessiva no sistema cardíaco


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

Freepik
O Projeto de Lei 6531/19 exige que condomínios com mais de 200 moradias contratem técnicos de Educação Física para orientar os usuários das academias internas.
O autor do projeto, deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ), destaca que o aluno não orientado pode ser levado à exaustão, inclusive com risco de morte por carga excessiva no sistema cardíaco e respiratório.
“A contratação de um profissional devidamente registrado é a garantia para o usuário de que terá serviços especializados, oferecido por profissionais com conhecimento e seguidores de um Código de Ética Profissional que orienta a conduta e ampara o usuário em caso de necessidade”, diz o deputado.
Tramitação
O projeto, que tramita em 
caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Política: Projeto autoriza funcionamento de consultório médico em farmácias e drogarias

O médico deve ser clínico geral, ter autorização junto a autoridade sanitária


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

Arquivo
O Projeto de Lei 6534/19 permite o funcionamento de um consultório médico nas farmácias e drogarias. Pela proposta, no entanto, nenhum médico poderá ser diretor da unidade farmacêutica e suas atividades devem ser restritas ao atendimento de pacientes dentro do horário previamente estabelecido em contrato com o estabelecimento.
O médico deve ser clínico geral, ter autorização junto a autoridade sanitária e do Conselho Regional de Medicina, atender às exigências sanitárias; entre outros requisitos.
O autor da proposta, deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ), explica que os hospitais cheios prejudicam o atendimento dos pacientes. Segundo ele, às vezes um procedimento sumário e rápido já é suficiente para diagnosticar um pequeno problema de saúde, o que esvazia os hospitais e deixa o atendimento para os que realmente precisam.
“Algumas unidades de drogarias de grande porte possuem médicos plantonistas que atendem casos de emergência e as receitas são enviadas diretamente ao farmacêutico via software para análise e dispensação”, afirma o parlamentar ressaltando ainda que a medida pode gerar novos postos de trabalho.
Tramitação
O projeto, que tramita em 
caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Economia: Pesquisa da Serasa revela que mais de meio milhão de pessoas saiu da lista dos caloteiros

Arquivo
O mês de dezembro de 2019 teve uma redução de mais de 500 mil pessoas do quadro de inadimplentes no Brasil. Foram registrados 63,3 milhões de brasileiros com contas em atraso, o que representa 40,5% da população adulta do país, ante os 63,8 milhões de devedores em novembro do mesmo ano. Com relação a dezembro/18, houve crescimento de 1,3%, a menor variação anual de 2019.
                       
 
A expectativa para 2020 é que haja melhora na economia, com estabilização e eventual redução da inadimplência. “78% dos brasileiros acreditam o Cadastro Positivo irá facilitar o acesso a crédito, já que o sistema passa a incluir todo o histórico de bons pagamentos da pessoa. Este movimento influencia positivamente o consumo e movimentará a economia”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi
 Contas em atraso com Bancos e Cartões apresentam queda
 
A representatividade dos Bancos e Cartões no montante de dívidas caiu 0,3 ponto percentual em dezembro com relação a novembro de 2019, chegando a 27,8%. Este é o segmento com o maior volume de pendências financeiras, seguido por Utilities, Varejo, Serviços e Telecom. Confira no gráfico: 
   Apenas quatro Estados registram aumento na população inadimplente  
 O Amazonas teve o maior aumento da população adulta inadimplente entre dezembro/18 e dezembro/19, com variação de 5,3 pontos percentuais – atualmente, 55% daqueles acima de 18 anos no Estado estão com contas atrasadas e negativadas. Na sequência aparece Mato Grosso, cuja alta foi de 3,5 p.p no mesmo período, fazendo com que a localidade fosse a quarta maior na representatividade dos inadimplentes entre os adultos (47,9%). Amapá e Roraima estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente, com números acima da média nacional, que é de 40,5%. Veja abaixo:
  

Economia: Milagre! Pedágio da Via Dutra vai ficar 20% mais barato com nova concessão

Trajeto entre Rio e São Paulo pode ficar abaixo de R$ 50, diz ministro


Agência Brasil

EBC
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse hoje (13) que o modelo para a nova concessão da Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, vai permitir uma redução de pelo menos 20% da tarifa de pedágio.
Atualmente, o valor total para ir de uma capital a outra está em cerca de R$ 60 e deve ficar, segundo a estimativa, abaixo de R$ 50. “Vai pagar menos tarifa do que paga hoje, tendo muito mais investimentos”, ressaltou o ministro ao fazer uma apresentação do projeto na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
De acordo com o ministro, a disputa pela administração da via será feita a partir de uma combinação entre a oferta de menor tarifa e o pagamento de outorga pela concessão.
A ideia é que as empresas não reduzam demais o preço do pedágio e depois fiquem sem caixa para a administração da estrada. “No leilão, vamos estabelecer um patamar de desconto. Na competição, a tarifa vai baixar ainda mais [do que 20%]. E a partir do momento em que atingimos um teto, mudamos para outorga, porque é uma maneira de preservar o caixa e garantir que, de fato, o investimento vai ser feito”, explicou. Freitas acredita que o leilão possa ser realizado ainda este ano.

Investimentos

Estão previstos R$ 32 bilhões de investimentos para manutenção e melhorias na rodovia. A concessão deve englobar ainda a rodovia Rio-Santos. Segundo Freitas, a intenção é viabilizar obras na rodovia que, se fosse  concedida sozinha, não teria sustentabilidade econômica. “A maneira que encontramos de fazer investimentos na Rio-Santos foi através da Dutra”, justificou o ministro.
O projeto para nova concessão da rodovia após o fim do contrato atual, sob administração da CCR, prevê a duplicação de 215 quilômetros e 315 quilômetros de novas faixas. Com isso, a Rio-Santos deverá passar a ser pista dupla do Rio de Janeiro até Angra dos Reis.
Devem ser construídos ainda 40 quilômetros de vias marginais. Além disso, haverá um forte projeto de monitoramento por câmeras e de iluminação por lâmpadas de led. “Nós vamos ter iluminação de led na rodovia inteira, câmeras a cada 500 metro e interligação com órgãos de segurança”, enfatizou Freitas.

Pedágio em Guarulhos

Entre os pontos controversos da proposta está a cobrança de pedágio no trecho entre São Paulo e Guarulhos, município da região metropolitana com principal aeroporto Grande São Paulo. Com a implantação do chamado sistema free flow, que cobra pela distância percorrida, a estimativa é que a tarifa para trafegar entre as duas cidades fique em torno de R$ 1,90. O tráfego pelas vias marginais, no entanto, poderá ser feito de forma gratuita.
Durante a reunião com o ministro, o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, questionou sobre a possibilidade de ao menos os moradores da cidade serem isentados da cobrança. De acordo com ele, a rodovia é usada como uma avenida pelos motoristas do município.

Economia: Quem nasceu em março ou abril pode retirar grana do PIS a partir de hoje (13)

Recebem o abono mais de 3,6 milhões de trabalhadores


Agência Brasil

Arquivo
A Caixa inicia nesta quinta-feira (13) o pagamento do Abono Salarial do Programa de Integração Social (PIS) calendário 2019/2020, para os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril. Os beneficiários com conta individual na instituição, cadastro atualizado e movimentação, o crédito foi feito na terça-feira (11).
Segundo a Caixa, receberão o abono mais de 3,6 milhões de trabalhadores, totalizando R$ 2,7 bilhões em recursos injetados na economia. Os valores variam de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano base 2018.
O prazo final para o saque do abono salarial do calendário de pagamentos 2019/2020 é 30 de junho deste ano.
O valor do benefício pode ser consultado no Aplicativo Caixa Trabalhador, no site da Caixa ou pelo Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800 726 0207.
O banco disponibilizará cerca de R$ 16,5 bilhões para mais de 21,6 milhões de beneficiários até o final do calendário.

Quem tem direito

Pode receber o benefício o trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2018, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.Também é necessário que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano base 2018.

Geral: Delegada Raquel Gallinati dá dicas contra abuso no Carnaval

Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de SP dá dicas contra abuso sexual


Redação/Hourpress

Divulgação
O Carnaval é a maior festa popular do planeta e milhões de pessoas vão às ruas nos quatro dias de alegria em blocos, trios elétricos, bailes e escolas de samba por todo o Brasil.
O clima festivo, porém, pode acabar de repente, quando a mulher é vítima de um abuso sexual, por pessoas que já saem de casa mal-intencionadas ou que simplesmente confundem a alegria com um salvo-conduto para cometer um crime com a certeza da impunidade.
“Muitas vezes o homem tem a visão errada de que no Carnaval tudo pode. Não pode!”, avisa a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo, Raquel Kobashi Gallinati. “A fronteira entre a alegria e o crime é o ‘Não’ da mulher”.
Raquel enumera uma série de cuidados que podem ser tomados para evitar casos de importunação sexual em situações que podem ocorrer diariamente, mas que se intensificam no Carnaval.
“A responsabilidade do abuso é toda de quem comete o crime e mesmo que a mulher não siga essas precauções, a culpa não será dela. Infelizmente temos que dar essas orientações porque a nossa cultura como sociedade ainda está longe de garantir a integridade física das mulheres sem que elas tenham que se colocar em posição de defesa”.
A importunação sexual consiste em qualquer ato que resulte no constrangimento da vítima. A pena pode ir de um a cinco anos de prisão.
 Como se manter segura no Carnaval
 - Ande sempre acompanhada – marque suas saídas de carnaval com grupos de amigos
- Evite ruas desertas e com pouca iluminação
- Marque pontos de encontro com os amigos na chegada, em um horário determinado durante a festa e na saída
 - Em aplicativos de transporte, compartilhe a corrida com pessoas conhecidas e envie o print da corrida para amigos e familiares para que eles possam monitorar o trajeto.
- Não aceite caronas de desconhecidos em nenhuma hipótese e, mesmo de conhecidos, evite pegar carona sozinha.
- Ative a localização do seu celular e envie para alguém da sua família.
- Atenção a carros e motos. Se perceber que está sendo seguida, entre no primeiro prédio ou comércio e acione a polícia
 - Em caso de violência não hesite em acionar a polícia e discar 180 para a Central de Atendimento à Mulher ou vá a uma delegacia com todas as informações que tiver sobre o agressor
- Ande sempre com o seu RG
 - Não aceite bebidas de pessoas estranhas, fique atenta ao seu copo,  não beba do copo de ninguém e não faça uso de substâncias ilegais.
  Dicas para os homens
 - Não é não. E também não é motivo para se tornar agressivo
- A paquera só existe quando é correspondida sem ter que ser forçada
- Não toque pessoas desconhecidas sem autorização. Nesse caso, agarrar pelo braço ou cintura, puxar cabelo e passar a mão são exemplos
- Se encontrar uma mulher em situação de vulnerabilidade, proteja, ao invés de tirar vantagem
- Qualquer tipo de abuso mediante ameaça é estupro, com pena que pode chegar a 30 anos nos casos mais graves
- Abuso contra pessoa incapaz de se defender, como uma mulher inconsciente, também é estupro
- Qualquer relação com menor de 14 anos é estupro, mesmo se for consentida

Geral: TJ/SP legitima grafite como criação artística


O grafiteiro foi contratado para criar um painel exposto na primeira unidade da rede no Leblon, no Rio


Redação/Hourpress

Divulgação


Mais uma sentença na Justiça por violação de direitos autorais legitima a criação artística dos grafiteiros. Três anos depois da polêmica envolvendo a arte de rua paulistana, quando a prefeitura cobriu muros de cinza, o Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a franqueadora do restaurante mexicano La Calaca a indenizar em R$ 20 mil a título de danos morais o artista gráfico AQI Luciano, representado pelo escritório Kasznar Leonardos.
 
O grafiteiro foi contratado para criar um painel exposto na primeira unidade da rede no Leblon, no Rio, em 2017. A pintura da caveira mexicana foi alterada e reproduzida indevidamente na fachada de outra franquia do La Calaca no bairro do Tatuapé (SP), bem como passou a ser utilizada como marca do restaurante nas redes sociais.

 O TJ/SP exigiu a remoção da reprodução indevida da obra - já acatada pela franqueada - e a exclusão dos posts na internet, que ainda constam nos perfis do La Calaca, mediante multa de R$ 1 mil por dia de transgressão até o limite de R$ 10 mil, contados da intimação da sentença.
 

Geral: Alunos da Fatec Carapicuíba criam game para combater feminicídio


Batizado de Illis, que significa "por elas", em latim, jogo utiliza conceito de realidade aumentada


Redação/Hourpress

Arquivo
Imagine personagens de um livro saindo da ficção para atuar na vida real, ou melhor, na vida “virtual”, ajudando a combater a violência contra as mulheres. Essa é a ideia de dois alunos do curso superior tecnológico de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Carapicuíba que decidiram criar um game em realidade aumentada para despertar a consciência sobre a necessidade de enfrentar o triste desafio social.
Batizado de Illis, que significa “por elas”, em latim, o jogo idealizado pelos estudantes Tayla Caroline Dantas e Mario Henrique Silva foi apresentado no final de 2019 como trabalho de conclusão de semestre na faculdade. Tayla conta que a proposta surgiu como uma forma de expressar o descontentamento dos alunos diante da escalada da violência. “Presenciamos casos de agressões envolvendo mulheres conhecidas. Essas situações nos incomodavam, então resolvemos agir utilizando a ferramenta que trabalhamos no nosso dia a dia: a tecnologia”.
Realidade aumentada
O game está sendo produzido dentro do conceito de realidade aumentada, em que o cenário interage com objetos da vida real por meio da câmera do celular. A trama envolve a história de duas personagens, Marie e John, protagonistas do livro Queimem as Bruxas. A obra também é redigida pelos estudantes.

“A dupla sai do livro e percebe que após séculos de caça às bruxas, as mulheres ainda continuam sendo perseguidas sem nenhum motivo. A partir daí, o casal passa a fazer parte do jogo e precisa avançar pelos cenários salvando as vítimas de ataques dos inimigos”. Tayla explica que cada página do livro corresponde a uma aventura diferente. “A pessoa joga com a câmera do celular apontada para o livro. Ao virar a folha, o cenário muda junto”.
Segundo a jovem, os inimigos terão formato de monstros com o objetivo de fazer um paralelo com a monstruosidade dos autores de feminicídio. “Utilizamos a linguagem figurada para chamar a atenção das pessoas para que possam intervir e denunciar os crimes”, afirma.
De acordo com os autores, o app deverá estar disponível para Android ainda neste ano e o livro também poderá ser baixado gratuitamente na internet.

Túnel do Tempo: Descoberta do Rio Amazonas



Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 13 de fevereiro de 1542, Gonzalo Pizarro e Francisco de Orellana descobrem o Rio Amazonas.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Conselheiro Crispiniano


Aposentou-se do cargo de professor da Faculdade de Direito em 1873, morrendo três anos depois


Luís Alberto Alves/Hourpress


João Crispiniano Soares, nasceu em 24 de julho de 1809 em Guarulhos (SP). Filho de pais pobres, logo adolescente começou a trabalhar na Tesouraria da Fazenda. Depois entrou na Faculdade de Direito, revelando-se brilhante aluno. Formou-se em 1834, defendeu Tese um ano depois conquistando o título de Doutor.

Em 1836 acabou nomeado professor dessa mesma faculdade, escolhido para lecionar Prática até reger a cadeira de Direito Romano. Fora dali exerceu os cargos de inspetor de Tesouraria, delegado de polícia e juiz municipal suplente. No ano de 1854 presidiu a Província (equivalente a Estado hoje) de Mato Grosso, em 1863, Minas Gerais; 1864, Rio de Janeiro e de 1864 a 1865, a Província de São Paulo. 

Ocupou os cargos de vereador, deputado e presidente da Câmara Municipal de São Paulo nos anos de 1838 a 1847  e deputado da Assembleia Geral por Mato Grosso. Foi criador do batalhão voluntários  paulista, conhecido depois como 7º Batalhão, o que primeiro marchou em SP para as campanhas do Paraguai. Aposentou-se do cargo de professor da Faculdade de Direito em 1873, morrendo três anos depois.

A Rua Conselheiro Crispiniano (foto), que fica no Centro, foi aberta em terrenos do Morro do Chá, propriedade do Barão de Itapetininga.