Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Túnel do Tempo: Vietnã recusa paz




Luís Alberto Alves


Guerra: No dia 5 de janeiro de 1972,  Vietnã do Norte rejeita o plano dos EUA, de junho de 1971, para terminar a guerra.

Radiografia de Sampa: Alameda Barros


Luís Alberto Alves

Esta rua foi aberta entre finais do séculos XIX e início do XX, nas terras que pertenciam ao casal Francisco de Aguiar Barros e D. Maria Angélica Souza Queiroz de Barros. D. Maria Angélia, aliás, empresta seu nome à conhecida "Avenida Angélica".

 Já a Alameda Barros homenageia seu marido, o Dr. Francisco de Aguiar Barros. Filho de Bento Paes de Barros (Barão de Itu) e de D. Leonarda de Aguiar, o Dr. Francisco faleceu em 1891. 

Foi um grande proprietário de terras naquela região de São Paulo, inclusive de parte das antigas chácaras Mauá (que originou o bairro de Campos Elíseos) e da chácara das Palmeiras, onde foi aberta esta rua que recebeu seu nome. A Alameda Barros (foto) fica no bairro de Santa Cecilia, Centro.

Geral:Governo do Rio vai reforçar ações da Lei Seca durante o carnaval

  • Rio de Janeiro
Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil
A partir de hoje (5), data da abertura oficial do carnaval no Rio de Janeiro, até terça-feira (9), todo o efetivo da Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo, formado por 250 agentes, estará nas ruas para reforçar as ações de fiscalização e conscientização da população sobre o perigo da mistura entre álcool e direção. 

As ações estão confirmadas para a capital fluminense, região metropolitana e interior do estado, totalizando 79 ações, de acordo com o secretário de Governo, Paulo Melo. As equipes trabalharão também no Sambódromo e em locais de maior concentração de pessoas, entre os quais a Banda de Ipanema e o Bloco Simpatia é Quase Amor, que desfilam amanhã (6) e domingo (7), respectivamente, pelas ruas de Ipanema, zona sul carioca, ou o Sargento Pimenta e a Orquestra Voadora, que saem no Aterro do Flamengo na segunda (8) e terça-feira (9).

Rio de Janeiro - Cerimônia de posse de Luiz Fernando Pezão como governador do estado com mandato até 1 de janeiro de 2015. Ao lado, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Paulo Melo (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Paulo Melo (à direita) informou que, além das blitzen de fiscalização, serão intensificadas ações educativas nos blocos e SambódromoTomaz Silva/Agência Brasil4 14:01:41
Paulo Melo informou que, além das blitzen de fiscalização, serão intensificadas ações educativas nos maiores blocos e no Sambódromo, com distribuição de ventarolas e adesivos. “A ideia é alertar os foliões sobre a importância de voltar para casa com segurança.”

O coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, acrescentou que os agentes ficarão mais horas nas ruas, acompanhando a mudança observada no carnaval nos últimos anos. A Operação Lei Seca foi lançada em março de 2009 e tem caráter permanente.
No carnaval do ano passado, foram abordados 5,6 mil motoristas, dos quais 441 (7,9%) mostraram sinais de embriaguez. Em 2014, foi registrado elevado teor de álcool em 9,3% dos quase 5,9 mil motoristas abordados, ou seja, em 545 condutores.

Segurança Presente
As operações Segurança Presente também serão reforçadas no carnaval da Lapa, Aterro do Flamengo, Lagoa Rodrigo de Freitas e Méier. Os mais de 400 agentes atuarão sem folgas durante todo o carnaval, de modo a garantir mais tranquilidade para a população curtir a folia com alegria, disse Paulo Melo.

No Méier, Lagoa e Aterro do Flamengo, as operações são feitas em parceria com o Sistema Fecomércio RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro). Para denúncias e sugestões, estão à disposição os serviços Disque Aterro Presente (9 8496-0114), Disque Lagoa Presente (9 6500-5811), Disque Méier Presente (9 6507-1200) e Disque Lapa Presente (9 7954-2424). Todas as abordagens são filmadas e as equipes monitoradas por GPS.

A operação reúne vários órgãos dos governos estadual e municipal. 

Economia: BC decreta liquidação de administradora de consórcios Agraben


  • Brasília
Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil
O Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial da administradora de consórcios Agraben, sediada na cidade de Americana (SP). O BC verificou a existência de “graves violações às normas legais e estatutárias que disciplinam a atividade da instituição”.
O BC nomeou como liquidante, “com amplos poderes de administração e liquidação”, Valder Viana de Carvalho.

Em seu site, a Agraben diz que é especializada na organização e administração de grupos para a aquisição de bens (móveis e imóveis).
A determinação do regime especial (intervenção e liquidação extrajudicial) ocorre quando a fiscalização do BC verifica algum tipo de problema na instituição financeira, como ausência de liquidez (recursos disponíveis), desvio de dinheiro, descumprimentos de normas ou não pagamento de obrigações.

Antes da liquidação extrajudicial, o BC faz intervenção para tentar resolver os problemas da instituição. Quando isso não é possível, é decretada a liquidação. O BC elabora, internamente, um inquérito para apurar as causas da quebra das instituições financeiras. O inquérito é enviado ao Ministério Público, que promove ações de responsabilidade contra os gestores.

Política: Justiça autoriza transferência de Bumlai e Pedro Corrêa para presídio comum


O ex-deputado Pedro Correa vai para presídio comum

Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil
Investigados na Operação Lava Jato, o ex-deputado federal Pedro Corrêa e o pecuarista José Carlos Marques Bumlai devem ser transferidos ainda hoje (5) da carceragem da Superintendência da Polícia Federal (PF) no Paraná para o Complexo Médico Penal (CMP), em Curitiba (PR).

A transferência foi autorizada pelo juiz Sérgio Moro, a pedido da própria PF, que alegou que o espaço ocupado por Bumlai e Corrêa é utilizado para abrigar presos provisórios ou custodiados. Segundo a PF, a permanência na carceragem de qualquer pessoa detida pode comprometer a movimentação de outros presos e de eventuais operações.

Bumlai foi preso em novembro, em caráter preventivo, durante a Operação Passe Livre, 21ª fase da Lava Jato. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o pecuarista usou contratos firmados com a Petrobras para quitar empréstimos com o Banco Schahin.

Segundo os procuradores, depoimentos de investigados que assinaram acordos de delação premiada revelam que o empréstimo de cerca de R$ 12 milhões se destinava ao PT e foi pago mediante a contratação, em 2009, da Schahin como operadora do navio-sonda Vitória 10.000, da Petrobras. Em dezembro de 2015, ele foi denunciado por crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e gestão fraudulenta.

Pedro Corrêa foi condenado em novembro de 2015 a 20 anos sete meses e dez dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Corrêa foi acusado de receber R$ 11,7 milhões em propina decorrente do esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato. Quando foi preso, em abril de 2015, durante a 21ª fase da Lava Jato, o ex-deputado cumpria prisão em regime aberto pela condenação na Ação Penal 470, o chamado processo do mensalão.

Agência Brasil tentou contato com os advogados de Bumlai e do ex-deputado federal, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Variedades: Portela promete mostrar na avenida o fascínio de viagens e viajantes


  • Rio de Janeiro
Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil
O carnavalesco da Portela Paulo Barros aposta em um desfile moderno e divertido
O carnavalesco da Portela, Paulo Barros, aposta em um desfile moderno e divertido, apesar da fama de tradicional da escolaCristina Índio do Brasil/Agência Brasil
O enredo No voo da Águia – uma viagem sem fim vai levar, para a Marquês de Sapucaí, uma Portela moderna e divertida. Quem garante é o carnavalesco Paulo Barros, um dos mais destacados do carnaval carioca.

“Acho fundamental a gente preparar um desfile que seja divertido e que o público participe, tenha surpresas, independente delas serem reveladas ou não, não importa, mas o público pode esperar uma Portela alegre e competitiva”, indicou.

Considerada, junto com a Mangueira, uma escola tradicional no Rio, para Paulo Barros, isso não significa que a azul e branco tenha parado no tempo. “Esse discurso de tradição vem muito mais de fora do que de dentro”, disse ele, que lembrou que pra vencer, é preciso inovar: “A Portela é uma escola tradicional, mas ela tem uma sede de ganhar o carnaval e entende que, para isso, tem que se modernizar”.

Paulo Barros foi contratado este ano para desenvolver o enredo da escola e, com isso, teve a honra e o prazer de conviver com a Velha Guarda, que muitos dizem ser resistentes à modernidade. “Eu apelidei de Jovem Guarda. Eles são tão jovens, tão modernos, tão receptivos. Eu não tive nenhum problema com relação a nada aqui na Portela. Toda esta história de que a Portela é uma escola de ranço, tradicional é uma coisa pesada, cheia de manias, isso não é verdade”, disse.

O carnavalesco também lembrou da disposição da Velha Guarda. “Eles querem disputar o carnaval e ganhar. Isso está muito claro para mim”, disse.
O compositor Monarco, uma das referências da Portela, comemorou a chegada do carnavalesco e sua aposta em um desfile moderno e inovador. “O nosso desejo é ver a Portela nos píncaros da glória e não ver a Portela naquela mesmice de uns carrinhos alegóricos, um destaquezinho lá em cima. Não. Nós queremos ver uma Portela explosiva e chegar na avenida com uma águia bonita e arrebatar o povo como víamos antigamente.

 A chegada do Paulo Barros foi uma alegria. Eu fico feliz, como os nossos companheiros da Velha Guarda, porque o nosso papel é ver a nossa escola brilhar. E se ele veio para somar e levar para frente e dar glória à Portela, não tem porque a gente não ficar alegre e apoiar ele. Nós não somos rabujentos. Não tem como se meter na criatividade dele, deixa ele trabalhar”, disse.

Tia Surica
Tia Surica, integrante da Velha Guarda da Portela apoia o carnavalesco Paulo Barros na modernidade no desenvolvimento do enredoCristina Índio do Brasil/Agência Brasil
Tia Surica, outra figura de destaque da Velha Guarda reforçou o discurso. “[Paulo Barros] está fazendo um carnaval digno. Ele não fugiu da tradição, graças a Deus deu tudo certo. 

Agasalhamos ele com todo carinho. Virou um filho adotivo. Se depender de mim ele continua, mas não posso responder por terceiros”, disse ela, que também não se conforma com a fama de que a Velha Guarda impede inovações no desfile: “Isso tudo é rebate falso, intriga da oposição”.
Para o carnavalesco, o desafio de um bom resultado no desfile também depende, em grande parte, do desempenho de todos os integrantes da escola.

 “Não sei se a gente vai ganhar, mas a gente se preparou para isso e para ser competitivo. Mas isso não depende só de mim. Depende das 3,8 mil pessoas, que devem fazer o seu papel. Eu não faço a mágica sozinho. Preciso de todos os segmentos da escola, para que todos pontuem. A partir disso é que a gente disputa o carnaval. A responsabilidade artística, tudo bem, é comigo mesmo, mas a responsabilidade técnica do desfile pertence a todos nós, a toda Portela”, contou.

Assim como outras escolas do Rio, a Portela enfrentou dificuldades e atrasos com a liberação de recursos no ano passado. Para o carnavalesco, o calendário de liberação atrapalha o planejamento do desfile. “Você perde março, abril, maio e junho. São praticamente quatro a cinco meses parados. O carnaval hoje consome 11 meses. A gente acaba o carnaval fica praticamente um mês parado e imediatamente já começa um projeto novo. E a gente fica de quatro a cinco meses parado, esperando a disponibilidade de dinheiro para começar o carnaval”, criticou.

Voo da águia
No desfile deste ano, o símbolo da escola – a águia – vai conduzir o público a uma grande e variada viagem: pela história da humanidade e pela imaginação dos viajantes, que gostam de se arriscar no deserto, em florestas sombrias e geleiras. A procura por mundos perdidos e a busca por tesouros, por causa da cobiça e da ambição, também fazem parte do passeio.
Portela
Alegoria da Portela que vai levar para avenida o voo da águia pela história da humanidadeCristina Índio do Brasil/Agência Brasil
A dificuldade em conseguir recursos, no entanto, não comprometeu a criatividade do carnavalesco. “Eu exijo isso de mim independente de dinheiro ou não. A gente não está mais nos anos 70. A gente está nos anos 2000 e o carnaval mudou. Agregou tecnologia e várias outras coisas que têm um custo muito alto”, concluiu

Segredos
Paulo Barros também é conhecido por fazer surpresas durante o desfile. Antigamente, se incomodava quando elas eram divulgadas na imprensa antes do desfile, mas agora diz que não se importa mais. “Eu acho que é falta do que fazer, estragar uma surpresa, mas tudo bem, faz parte do jogo, a gente tem que enfrentar este tipo de gente. Fazer o quê? Isso me incomodava, mas hoje em dia não me incomoda, porque eu aprendi isso. Acho que estou ficando velho. Você pode até falar, até contar, mas o que você vê não é o que você conta. 

Então, tenho certeza que apesar de algumas coisas já terem vazado e outras não, para mim não incomoda mais. Até porque no ano passado divulgaram que na comissão de frente os integrantes iam voar sobre o abre-alas, e a pessoa se deu muito mal. Está esperando até hoje elas voarem por cima do abre alas. Então, algumas coisas que publicam tem que esperar para ver se é verdade ou não”, disse.

Variedades: Folia começa mais cedo a partir de hoje nos principais circuitos de Salvador


  • Salvador
Sayonara Moreno – Correspondente da Agência Brasil
Circuito Batatinha anima foliões revivendo os antigos carnavais em Salvador (Valter Pontes/Agência Brasil)
Circuito Batatinha anima foliões em Salvador  Valter Pontes/Divulgação
A partir de hoje (5), terceiro dia do carnaval de Salvador, a folia começa mais cedo nos principais circuitos da cidade.
No Campo Grande, Circuito Osmar, mais de 50 blocos arrastam a multidão. O primeiro deles deixará a concentração às 12h30 (hora local). O último começa a sair na avenida às 3h de sábado (6).

Entre os principais artistas que se apresentarão no circuito está a Banda Baiana System, recente revelação no cenário da música baiana, que mistura letras politizadas com influência do rap, rock e da música jamaicana. O grupo deve se apresentar a partir das 19h.
No fim da noite, a partir das 23h30, o Cortejo Afro começa a arrastar os admiradores dos batuques africanos, seguido do Grupo Olodum, que sai às 23h50.

No percurso que vai da Barra ao bairro de Ondina, Circuito Dodô, 25 trios elétricos levam a multidão, na beira da praia, com temperatura prevista em mais de 30ºC. Os artistas e bandas que se apresentarão no circuito são conhecidos no cenário nacional.

O primeiro trio sairá da Barra às 14h30. Logo depois, a cantora Baby (ex-vocalista dos Novos Baianos) arrasta os foliões sem cordas e sem abadás (camisetas pagas a determinado bloco particular). Em seguida, artistas como Bell Marques, Saulo Fernandes, Chiclete com Banana, Timbalada, Tomate, Daniela Mercury, Aviões do Forró e Cláudia Leite comandam a folia em blocos com cordas.

A partir das 21h, os artistas continuam fazendo o mesmo circuito, em trios independentes: Luís Caldas, É o Tchan, Aline Rosa, Alexandre Peixe, A Vingadora, entre outros, deixam a concentração na Barra, em intervalos de 15 minutos, até as 23h30.

No circuito da Batatinha, no Pelourinho, 20 blocos, grupos e cortejos afro levam o batuque dos tambores aos foliões da Bahia e do mundo inteiro, como o samba-reggae, samba de roda e o Ijexá. O circuito começa às 17h e vai até as 23h40, entre a Praça da Sé e a Praça Castro Alves.

No Largo do Pelourinho, começará o carnaval oficial do Pelourinho, organizado pelo governo do estado. Artistas como Paulinho da Viola, Roberto Mendes, Samba Chula e Riachão homenageiam os 100 anos do samba, a partir das 20h, e seguem até à meia-noite.
Mais quatro circuitos – Orlando Tapajós, Sérgio Bezerra, Mestre Bimba e Riachão – são considerados alternativos e foram oficializados recentemente pela prefeitura municipal.
A programação do carnaval de Salvador, incluindo todos os circuitos, pode ser consultada no  site da prefeitura sobre a festa.

Variedades: Unidos da Tijuca vai mostrar a força do campo na Marquês de Sapucaí



  • Rio de Janeiro
Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil
Unidos da Tijuca 2016
Alegoria da Unidos da Tijuca, que vai levar o campo para a Marquês de SapucaíCristina Indio do Brasil/Agência Brasil
A Unidos da Tijuca, última escola a entrar na avenida no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do Rio, vai levar o campo para a Marquês de Sapucaí. O carnavalesco Mauro Quintaes informou que o enredo Semeando sorriso, a Tijuca festeja o solo sagrado, que vai destacar a terra e o homem que tira dela o seu sustento, é bem brasileiro. E isto está caracterizado em uma parte do texto de apresentação do enredo: Na beira da estrada. /O sol a pique,/ Brota o suor,/Mãos calejadas/Ao manejo da enxada.

Carnavalesco Mauro Quintaes
Para o carnavalesco Mauro Quintaes, o samba-enredo vai ajudar o desfile da escolaCristina Indio do Brasil/Agência Brasil
Na Tijuca, o trabalho de criação é feito por uma comissão composta pelos carnavalescos Mauro Quintaes, Annik Salmon, Hélcio Paim e Marcus Paulo. Desde o início, eles sentiram que precisavam desenvolver o projeto dentro do orçamento da escola para este ano.

Eles contavam com o patrocínio de empresas de agronegócios e apoio da cidade de Sorriso,Unidos no Mato Grosso, que não se concretizou. Para Mauro Quintaes, esse é o momento em que a criatividade dos carnavalescos é posta em questão.

“É aí que você prova sua capacidade. O carnavalesco tem de ser parceiro da direção da escola. Não adianta ficar dizendo eu quero, eu quero. Tem de ser parceiro. A situação é X e temos de trabalhar dentro desse limite. A gente faz essa parceira com o presidente Fernando Horta. Quando os projetos são apresentados ele diz: isso dá, isso não dá. Isso facilita nossa relação e os materiais chegam."

Segundo Quintaes, 10 dias antes do desfile faltavam apenas detalhes finais de pintura de arte nas alegorias e terminar o carrinho da comissão de frente, que sempre fica por último.
O presidente da escola, Fernando Horta, disse que, para não prejudicar a criação dos carnavalescos, a saída foi fazer cortes de despesas em outras áreas. “Tivemos de cortar uma série de gastos que não eram espetáculo, como outros eventos que a escola fazia para promover o carnaval. Infelizmente, este ano não pudemos fazer, mas a escola conseguiu fazer o carnaval que estava projetado pelos artistas.”

O samba-enredo é considerado um dos pontos fortes da Tijuca em 2016. Mauro Quintaes lembrou que, nos últimos anos, embora a escola fizesse um bom desfile, não conseguia ter no samba um destaque, mas este ano a história deve ser diferente.

Fernando Horta, presidente da Unidos da Tijuca
Para Fernando Horta, mesmo com a crise a escola fez o que pode para preservar o projeto dos carnavalescosCristina Indio do Brasil/Agência Brasil
“A escolha do samba foi maravilhosa. A disputa foi muito boa. Uma boa sinopse [texto preparado pelos carnavalescos para explicar o projeto do enredo que serve de base para fazerem a letra do samba] gera um bom samba. A Tijuca estava muito carente de um bom samba nos anos anteriores. Até veio bem, mas o samba nunca pontuou. 

Certamente, o samba deste ano é maravilhoso e inspirou todo mundo até a trabalhar melhor e cantar melhor. O diferencial da Tijuca este ano é o samba-enredo”, acrescentou o carnavalesco.
Conforme Quintaes, em outros quesitos a escola não deve ser surpreendida com notas menores, porque manteve o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Julinho e Rute, que costuma receber boas notas.

“A Tijuca incorporou a leitura de expressão corporal nos carros, que foi uma herança do Paulo Barros [carnavalesco que criou na escola um estilo de alegorias vivas]. Vamos no mesmo estilo, mostrando qualidade e com a diferença de que, com um samba bonito, vale muito mais a pena”, concluiu o carnavalesco.

Variedades: Quem não gosta de Carnaval poderá patinar no gelo


Em vez de passarela do samba, pista de gelo

Redação 
Quem está em busca de atrações para curtir o feriado em família e fugir um pouco da agitação do Carnaval e do calor pode aproveitar os dias de pausa para conhecer a pista de patinação no gelo do Continental Shopping.
O empreendimento incorporou uma pista de patinação no gelo, como mais opção de lazer. É a maior pista da capital, com 280 mcapaz de ter 60 patinadores simultaneamente.
Crianças a partir de 5 anos e adultos de todas as idades podem embarcar nessa diversão com auxílio de monitores e equipamentos de segurança como joelheira, cotoveleira, luvas e capacete.
Já os pequeninos, menores de 5 anos, também conseguem participar da atividade a bordo de um carro que desliza no gelo e é empurrado por um instrutor. Outra boa notícia é que a atração não funcionará apenas no verão. Será uma atividade permanente com funcionamento diário.

Pista de Patinação no Gelo
Continental Shopping
Local: 3º Piso
Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h
Domingos e Feriados das 14h às 20h.

Preços: (inclusos aluguel dos patins e equipamentos de segurança).
30 minutos: R$ 30,00
60 minutos: R$ 50,00
Crianças de 1 a 5 anos: R$15,00 (5 minutos de passeio pela pista de gelo a bordo de um carro especial).

Endereço: Avenida Leão Machado, 100 – Jaguaré – São Paulo - SP
Mais informações: (11) 4040-4981

Variedades: Banda Lira anima bailes no Adamastor e no Bosque Maia, Guarulhos (SP)


Banda Lira é uma das mais antigas do Brasil

Redação

Já no clima da folia? Quem gosta das tradicionais marchinhas de Carnaval não pode perder as performances da Banda Lira, que vão rolar na cidade. A corporação musical vai animar quatro bailes de Carnaval: dois para a melhor idade e dois para a família e criançada. Tudo de graça.
O Salão de Artes do Adamastor sedia dois bailes para senhorzinhos e senhorinhas que adoram pular Carnaval. Eles vão rolar no sábado, dia 6, e domingo, dia 7, a partir das 19h.
Já no domingo, dia 7, e segunda, dia 8, crianças e adultos que não dispensam um ziriguidum vão poder cair na folia na Tenda Branca do Bosque Maia, a partir das 15h. É só vestir a fantasia e curtir!
“Vai ser, como todo ano, muito divertido, com as marchinhas de antigamente. Não vai faltar animação e muita alegria”, assegura a presidente da Banda Lira, Dolores Testai, a dona Lola.

Serviço:
Baile Adulto de Carnaval com a Banda Lira
Dias 6 e 7 de fevereiro, das 19h às 22h
Salão de Artes do Centro Municipal de Educação Adamastor – avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo,Guarulhos (SP)
Entrada franca

Baile Matinê de Carnaval
Dias 7 e 8 de fevereiro, das 15h às 18h
Tenda Branca do Bosque Maia, Guarulhos (SP)
Entrada franca

Variedades: Carnaval 2016 começa neste sábado no Taboão, Guarulhos (SP)


Folia começa neste sábado


Redação

Vai passar o feriado prolongado em Guarulhos? Então, não tem desculpa. Dá para prestigiar o Carnaval de nossa cidade, conferindo os dois dias de desfiles, na avenida Joaquina de Jesus, no Taboão. É de graça! #boracurtirGuarulhos!

Tanto no sábado, dia 6, quanto no domingo, dia 7, os desfiles começam às 19h. Este ano, serão 11 escolas de samba, dois afoxés e quatro blocos carnavalescos.

Realizado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg), o Carnaval Guarulhos 2016 vai contar, também, com performances da Corte do Carnaval, com Édipo Ricka (Rei Momo); Bárbara Janaína (Rainha); Poliana Barbosa (1ª Princesa) e Glauce Regina (2ª Princesa) e Alexandre Nogueira (Passista de Ouro). Rita da Silva Pinto (Embaixadora do Samba); Manoel Dionisio, o Pelé Bizuteiro (Cidadão do Samba), e dona Maria Inês (Cidadã do Samba) também estarão na grande folia.

                                                           Transporte Público
Onze linhas de ônibus farão esquema especial nos dois dias de Carnaval, sendo três delas noturnas. Os ônibus funcionarão durante toda a madrugada, entre a meia-noite e 5h. Todos passam perto da avenida do samba, Joaquina de Jesus, no Taboão.
Acesse a lista no link:
                                                           Trânsito
Para minimizar os impactos no tráfego nas ruas próximas aos desfiles, a Secretaria de Transportes e Trânsito fará uma operação especial nos dois dias de evento, das 19h às 6h.
A avenida Joaquina de Jesus estará interditada no trecho entre avenida Otávio Braga de Mesquita e Marginal Baquirivu. Também haverá interdições nas ruas Madre Paulina (paralela à Marginal Baquirivu) e Deputado Ulisses Guimarães; esta terá permissão somente para veículos autorizados.

PROGRAMAÇÃO

Dia 6 de Fevereiro
Blocos
19h – Bloco Afoxé Kaomy
20h10 – Bloco Unidos da Paineira
21h20 – Bloco Carnavalesco Filhos de São Jorge
22h30 – Bloco Carnavalesco Treme Treme
23h40 – Bloco Carnavalesco Saudosa

Escolas de Samba – Grupo de Acesso

0h50 – Escola Unidos de Cumbica
2h – Escola Imperial
3h10 – Escola Acadêmicos do Picanço
4h20 – Escola Unidos do Jardim São João

Dia 7 de Fevereiro
Grupo Especial

19h – Bloco Afoxé Amoya
20h10 – Escola Imperatriz do Morro
21h20 – Escola Unidos da Vila Tijuco
22h30 – Escola Caprichosos da Vila
23h40 – Escola Parque Cecap
0h50 – Escola Renascer de São Domingos
2h – Escola Império do Samba
3h10 – Escola Tok Final Pimentas

Serviço:
Carnaval Guarulhos 2016
Dias 6 e 7 de fevereiro, a partir das 19h
Avenida Joaquina de Jesus, s/nº, Taboão
Entrada franca

Variedades: Veja quem estará no camarote do bar Brahma São Paulo

Dani Bolina é uma das convidadas

Redação
  
A edição de 2016 do Camarote Bar Brahma acontece nos dias 5, 6 e 12 de fevereiro no Sambódromo do Anhembi. Com o tema "A Fantástica Festa do Chopp", será uma homenagem à ampla cultura que envolve esta tão popular e democrática bebida.
Celebridades, convidados, clientes e vips, ao todo cerca de 15 mil foliões (5 mil por dia), poderão desfrutar desta experiência que vai muito além dos desfiles das escolas de samba de São Paulo. Com o tradicional conforto e segurança oferecidos pelo Camarote Bar Brahma, além de vista privilegiada para o Sambódromo, os convidados poderão curtir shows no grande palco montado dentro do Camarote com atrações de grande repercussão no circuito nacional. 
Atrações
Seis grandes nomes da música irão animar a festa. Mr. Catra e Neguinho da Beija Flor se apresentam na abertura do evento, dia 5, seguido pela dupla Fernando e Sorocaba, dia 6 – será a estreia do funk e do sertanejo no espaço – e Zeca Pagodinho sobe ao palco dia 12, no desfile das escolas campeãs. 2016 traz também mais novidades: Tiago Abravanel - embaixador do Camarote – se apresenta nas três noites de evento, e Ivo Meirelles se apresenta nos dias 5 e 12, fazendo todo o público dançar. Além da balada, DJs e os desfiles das escolas de samba com vista privilegiada, que não param a noite toda no Camarote Bar Brahma.
Sabrina Sato retorna em 2016 como madrinha do Camarote, com toda a sua simpatia, representando sabor e leveza na festa do Chopp, e estará presente no primeiro dia do Camarote, 5 de fevereiro.
Serviços
O serviço de all inclusive oferecerá uma ampla variedade de opções de comidas e bebidas (Chopp Brahma, água, refrigerantes, vodka e whisky premium), dispostas em ilhas e praças de alimentação assinadas por marcas e restaurantes renomados.
Para manter a energia por perto e o cansaço distante, uma equipe de massagistas (relax express) estará à disposição dos foliões durante todas as noites no Camarote. 
Camarote VIP
Além de todo o conforto e regalias oferecidos no Camarote Bar Brahma, quem quiser um espaço totalmente exclusivo, com a presença de artistas e celebridades, e atendimento personalizado poderá adquirir o ingresso Camarote VIP, área premium reservada no mezanino do evento com limite de 600 pessoas por dia.
Marcas
Este ano, o Camarote Bar Brahma aumentou o portfólio de ativações para que marcas criativas pudessem se aproximar do seleto público, aumentando sua visibilidade e também trazendo benefícios aos foliões. Algumas marcas parceiras do Camarote são: Buddah Spa, Prudence, FastCharger, Pizzaria 1900, Delta Q, Shopping Eldorado, Expo Center Norte, Barilla, Thikará Saque, Catupiry, Allfood Importadora, Leads Transportes, Exclusiva Group Luxury Cars, Rio Quente Resorts, Hospital Sancta Maggiore, Suco Citric, Embalagens Tetra Pak, Kero Coco, Pin Up, Instituto Pró Beleza, Retrô Hair, Trebeschi e Häagen-Dazs.
Receptivo
Outro grande diferencial é o receptivo, que será no Expo Center Norte, onde os foliões poderão entrar no clima de festa com um jantar, profissionais de beleza para arrumarem os últimos detalhes e um estande de customização para deixar a camiseta do Camarote Bar Brahma com o estilo que desejarem. Como mais uma opção de conforto e comodidade, os convidados podem estacionar seus veículos nesta área e irem e voltarem do evento com ônibus da organização do Camarote, os únicos com acesso ao Sambódromo.
Beer Wall
O Camarote terá mais uma novidade para os foliões. O Beer Wall será um enorme paredão de chopp e outras bebidas para que os convidados se sirvam à vontade. Ao todo, serão 10 paredes – a maior delas com 30 metros e 60 chopeiras.
Além do famoso chopp Brahma, no autosserviço o folião poderá usufruir de espumante, vodka, whisky, energético, água e refrigerantes.

After party
Os organizadores do evento irão trazer uma novidade este ano para quem quiser dar uma esticadinha em grande estilo após a festa no Sambódromo do Anhembi. Foi criado um pacote especial com Galinhada Bar da Dona Onça dia 5 de fevereiro e Galinhada Dalva e Dito dias 6 e 12, todos na Love Story, um dos pontos de encontro mais badalados da cidade.
Grafiteiros
Os talentosos grafiteiros Mateus Bailon e Leiga estarão no Camarote Bar Brahma São Paulo com uma ação diferenciada nunca antes feita no espaço. Durante os três dias de evento, eles estarão pintando dois barris cenográficos de chopp, com cerca de 3 metros cada, em meio aos foliões, ao lado do palco. O resultado irá impressionar o público e trazer ainda mais cor e alegria ao espaço mais disputado do Sambódromo do Anhembi no Carnaval.

O espaço é realizado pela Diverti Eventos, que preza o conceito de promover eventos exclusivos, que reúnem em um mesmo ambiente serviço all inclusive e shows, além de uma vista privilegiada para os desfiles/ blocos, em grande estilo.

CELEBRIDADES - 05/02 – SEXTA
1.    ABEL NETO
2.    ADAM SEM
3.    AGATHA BRAGA
4.    ALISON
5.    AMANDA DJEHDIAN
6.    AMANDA FRANÇOZO
7.    ANDRÉ BANKOFF
8.    ANDRES SANCHES
9.    BRUNA DOMINGOS SANTANA
10. BRUNA UNZUETA
11. BRUNO E CAIO CESAR
12. CACAU BBB
13. CAFU
14. CAROL MARRA
15. CELSO KAMURA
16. CLAUDIA RAIA
17. DUDU NOBRE
18. ELIESER AMBROSIO
19. ERIKA SCHNEIDER
20. FABIANA VOLEY
21. FALCAO - CANTOR
22. FERNANDA LACERDA ( MENDIGATA)
23. FERNANDO PIRES
24. FERNANDO ROCHA
25. FRED
26. GABIGOL
27. GABRIEL GASPAROTTO
28. HARRY LOUIS
29. HELOISA PALACIO
30. IVI PIZZOTT
31. JAQUELINE CARVALHO
32. JOGADORES CORINTHIANS
33. JULIANA TOMÉ DE OLIVEIRA
34. KAMILLA SALGADO
35. KERLLY COSTA
36. LECI BRANDAO
37. LEILAH MORENO
38. LEO MAIA
39. LUCAS CORAZZA
40. LUCAS CRISPIM
41. LUCAS LIMA
42. LUCAS OTÁVIO
43. LUIZ FERNANDO GUIMARAES
44. MARCELO ZAGONEL
45. MARCIO ATALLA
46. MARIA CECILIA
47. MARIANA XIMENES
48. MICHEL BASTOS
49. MIGUEL FALABELLA
50. MILTON LEITE
51. MURILO ENDRES
52. NATALIA RODRIGUES
53. NICETTE BRUNO
54. NILL MARCONDES
55. RAFAEL LONGUINE
56. RICARDO LIMA (REI MOMO)
57. RICARDO LUCARELLI
58. RODOLFO
59. SALETE CAMPARI
60. SERGINHO VOLEI
61. SERGIO ABREU
62. TATI ZAQUI
63. TATO FALAMANSA
64. THAILA AYALA
65. THIAGO ADORNO
66. THIAGO BAYERLEIN
67. VINICIUS VIEIRA

CELEBRIDADES - 06/02 – SÁBADO

1.    AILTON GRACA
2.    ALESSANDRA SANTOS OLIVEIRA
3.    ALEXANDRE BARROS
4.    ALEXANDRE DA SILVA MARIANO
5.    AMAURY LINHARES
6.    ANDERSON TOMAZINI
7.    ANDRÉ BANKOFF
8.    ANDRES SANCHES
9.    ANTONIO RODRIGO CORREIA NOGUEIRA (MINOTAURO)
10. BABI ROSSI 
11. BARBARA DI CREDDO
12. BIA SEIDL
13. BIRO BIRO
14. BLOTA FILHO
15. CAFU
16. CAREN SALES
17. CARMEM MOURO RAINHA
18. CAROLINA OLIVEIRA
19. CASSIO SCAPIN
20. CELSO KAMURA
21. CIRO BOTELHO DE VASCONCELOS
22. DANI BOLINA
23. DANIEL TAKARA
24. DANILO NEHUA
25. DIEGO MONTEZ
26. DILSON FRANCISCO DE ASSIS
27. EDMILSON
28. ELIESER AMBROSIO
29. ELOISA MARIA PALACIO
30. EMILIO ERIC SURITA
31. EMMANIEL B
32. ESTEFÂNIA DE SOUZA
33. FABIANA VOLEY
34. FALCAO
35. FELIPE SERTANEJO
36. FERNANDO PIRES
37. GABRIEL GASPAROTTO
38. GABRIEL XAVIER
39. GABRIELA RIPPI
40. HELOISA PALACIO
41. JADSON
42. JONATHAS FARO
43. JULIO ROCHA
44. KAMILLA SALGADO
45. KLEBER GOMES
46. LEAO LOBO
47. LECI BRANDAO
48. LIVIA ANDRADE
49. LUCAS CRISPIM
50. LUCAS MINEIRO
51. LUCAS MOURA
52. LUCAS OTÁVIO
53. LUCY RAMOS
54. LUGANO
55. MARCIA DAILYN OLIVEIRA DA SILVA
56. MARCOS ROGERIO PESAO
57. MARCUS ANDRE
58. MARCUS VINICIUS TEIXEIRA
59. MARI GRACIOLL
60. MARTA SOBRAL
61. MATIAS MARTINS
62. MATTEUS - THE VOICE
63. MAURÍCIO XAVIER
64. MAURO NAVES
65. MICAEL BARROS
66. MICHEL BASTOS
67. MILTON LEITE
68. MILTON NASCIMENTO
69. MIRO EX A FAZENDA 
70. NATALIA GAUDIO
71. NATALIA GUIMARAES
72. PAOLA ROBA
73. PAULO DAGNOLI
74. PH GANSO
75. RAFAEL LONGUINE
76. RODRIGO DOURADO
77. RODRIGO SANTANA - RODRIGÃO
78. RONALDO DE FREITAS MONTEIRO
79. RONALDO RODRIGUES DE JESUS - RONALDÃO
80. ROSI CAMPOS
81. SABRINA KORGUT
82. SALETE CAMPARI
83. SEBAH VIEIRA
84. SERGINHO
85. TATI DINIZ
86. TATO FALAMANSA
87. THALLYTA A. FERREIRA
88. THAYSA
89. THOMAS ALMEIDA
90. VANESSA ANDRÉ MESQUITA
91. VINICIUS VIEIRA
92. WALERIO ARAUJO
  

SERVIÇO
Camarote Bar Brahma São Paulo 2016
Realização: Diverti Eventos
Dias: 5, 6 e 12 de fevereiro de 2016
Horário: a partir das 21hs 
Local: Sambódromo do Anhembi
Capacidade do camarote: 5 mil pessoas por dia / 15 mil para os três dias do Carnaval de São Paulo, dentre clientes, celebridades e convidados vips