Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Variedades: Filósofo Peter Winch discute relação da filosofia com a ciência social

 

O autor se propõe a “atacar” a suposta necessidade de que as ciências sociais

Redação/Hourpress

“Talvez a ciência social ainda não tenha encontrado o seu Newton, mas as condições nas quais um gênio poderia surgir estão sendo criadas”, provocou o filósofo Peter Winch em sua obra fundamental A ideia de uma ciência social e sua relação com a filosofia, que vem a lume em nova tradução pela Editora Unesp.

 No texto, publicado pela primeira vez em 1958, o autor se propõe a “atacar” a suposta necessidade de que as ciências sociais, ainda “em sua infância”, copiem os métodos das ciências naturais em lugar de se aproximar da filosofia.

 “Mas não se deve assumir que o que tenho a dizer deve ser alinhado àqueles movimentos anticientíficos e reacionários, que objetivam atrasar o relógio e que têm surgido e florescido em certos setores desde que a ciência começou”, escreve. “Meu único objetivo é assegurar que o relógio mostre o tempo correto, qualquer que ele seja.”

Variedades: Maestro João Carlos Martins e Bachiana SESI-SP dedicam concerto/live aos grandes sucessos da Broadway e do cinema

 

Concerto transmitido diretamente do Teatro SESI será realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo

Redação/Hourpress

Alcançando a marca de 1 milhão de espectadores em suas lives, o maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP capricharam na escolha do repertório do concerto que acontecerá em 27 de outubro, às 20h.

Transmitido pelos canais do maestro no Facebook e YouTube, o evento começa homenageando a Broadway e o teatro musical, com The Sound of Music (em português, A Noviça Rebelde), de Richard Rodgers com letra de Oscar Hammerstein II, dupla responsável por alguns dos mais longevos musicais. Adaptado para o cinema em 1965, e protagonizado por Julie Andrews e Christopher Plummer, recebeu cinco Oscars, incluído o de Melhor Trilha Sonora Original.

Para homenagear o mestre Charles Chaplin, Martins selecionou Smiles, tema de Tempos Modernos. Composta por Chaplin em 1936 para o filme, em 1954 a canção ganhou letra de John Turner e Geoffrey Parsons, lançada na voz de Nat King Cole e, na versão brasileira de João de Barro (Braguinha), de 1955, que teve uma das regravações mais famosas no Brasil por Djavan no álbum Malasia (1996).

Seguindo, Gonna Fly Now, tema do filme Rocky (1977), composta por Bill Conti com letra de Carol Connors e Ayn Robbins, tornou-se parte da cultura popular americana e foi a 20ª música instrumental a atingir o primeiro lugar da Billboard Hot 100.

Uma das maiores lendas da história do rock n'roll, o líder da banda britânica Queen, Freddie Mercury, que teria completado 74 anos de idade no último dia 5 de setembro, é lembrado em um Tributo, com a participação do jovem pianista Davi Campolongo, aluno de Martins.

Em um concerto em homenagem aos musicais e o cinema, não poderia faltar Tara's Theme, o tema principal do filme E O Vento Levou, composto por Max Steiner em 1936. Steiner acreditava que cada personagem deveria ter um tema e, neste caso, dedica à plantação: "Tara é mais do que uma plantação, mais do que uma bela casa velha saturada de memórias orgulhosas, tristes e sempre amorosas. Tara é uma coisa viva, que dá e exige vida."

Duas das maiores canções de todos os tempos a alcançar o topo da parada Billboard Hot 100 também não poderiam estar fora do repertório. Oscar de Melhor Canção Original na voz de B.J. Thomas, Raindrops Keep Fallin' on My Head, canção de Burt Bacharach com letra de Hal David para o filme Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969), assim como I Dreamed a Dream, canção tema do musical Os Miseráveis, de 1980, de Claude-Michel Schönberg – gravada por cantoras como Aretha Franklin, Elaine Paige e Susan Boyle, além da versão ao vivo de Anne Hathaway, na versão cinematográfica de 2012, neste concerto será interpretada pela soprano Anna Beatriz Gomes.

O tenor Jean William empresta sua voz para Maria, música de Leonard Bernstein com letra de Stephen Sondheim para o musical West Side Story, de 1957, composta para o personagem principal Tony, quando este descobre que o nome da garota por quem se apaixonou é Maria -  nome falado ou cantado na música 29 vezes.

Andrew Lloyd Webber é outro nome imprescindível neste concerto. Anna Beatriz Gomes e Jean William, acompanhados pela Bachiana Filarmônica SESI-SP, presenteiam o público com All I Ask of You, tema de O Fantasma da Ópera, musical que tem números eloquentes: 30 anos de sucesso absoluto, mais de 12 mil apresentações em 160 cidades, 35 países (incluindo o Brasil) e traduzido para 15 idiomas.

Fechando a noite, Em Algum Lugar do Passado, de John Barry, tema do filme de 1980 estrelado por Christopher Reeve, Jane Seymour e Christopher Plummer, com o maestro João Carlos Martins assumindo o instrumento que o consagrou mundialmente, agora com o auxílio de suas luvas extensoras que permitiram sua volta ao piano após mais de 20 anos.

  

Programa

Richard Rodgers / Oscar Hammerstein II

The Sound of Music (A Noviça Rebelde)

 

Charles Chaplin

Smiles

 

Bill Conti

Gonna Fly Now (Rocky)

 

Freddie Mercury

Tributo

Solista: Davi Campolongo (piano)

 

Max Steiner

Tara's Theme (E O Vento Levou)

 

Burt Bacharach

Raindrops Keep Fallin' on My Head (Butch Cassidy and the Sundance Kid)

 

Claude-Michel Schönberg

I Dreamed a Dream (Os Miseráveis)

Solista: Anna Beatriz Gomes (soprano)

 

Leonard Bernstein / Stephen Sondheim

Maria (West Side Story)

Solista: Jean William (tenor)

 

Andrew Lloyd Webber

All I Ask of You (O Fantasma da Ópera)

Solistas: Anna Beatriz Gomes (soprano) e Jean William (tenor)

 

John Barry

Em Algum Lugar do Passado (Em Algum Lugar do Passado)

João Carlos Martins ao piano

 

Variedades: Mariana Nolasco lança single "Alto Mar" em parceria com Vitor Kley

  

“Alto Mar” traz um ar mais alegre e vibrante

Redação/Hourpress

A cantora Mariana Nolasco lança segundo single de seu mais novo trabalho autoral em todas as plataformas digitais. “Alto Mar”, composta e interpretada em parceria com Vitor Kley, será a faixa de encerramento de seu novo EP, que contará uma história.

Composição, gravação e clipe de “Alto Mar” foram feitos à distância por conta da Pandemia, e o resultado sai no dia 23 de outubro em todas as plataformas, com clipe disponibilizado no canal da Mariana.

Diferente de “Era amor”, o primeiro single lançado deste novo trabalho, “Alto Mar” traz um ar mais alegre e vibrante, e a parceria com o Vitor trouxe ainda mais isso. O EP, o qual ainda não foi revelado o nome, contará uma história, sendo “Era amor” o primeiro capítulo dela, e “Alto Mar”, o último.

Confira “Alto Mar” aqui: https://ditto.fm/mariananolasco-altomar

SOBRE  MARIANA NOLASCO 

Mariana Nolasco começou a fazer vídeos cantando aos 13 anos em seu quarto no interior de São Paulo. Gravados na versão acústica, os vídeos eram postados em sua página no Facebook. Seu canal no YouTube foi criado sem qualquer pretensão, até que um dia, uma versão acústica atingiu 1 milhão de visualizações em apenas 1 dia. A partir de então, Mariana se destaca nas mídias digitais acumulando milhões de seguidores. 

Veículos: Limpeza interna do carro e higienização são fundamentais

 


O uso de produtos adequados para a correta limpeza da área interna do carro possibilita  melhor manutenção 

Luís Alberto Alves/Hourpress

Com a flexibilização e o retorno às atividades nas cidades brasileiras, acontece também o aumento do fluxo de carro pelas ruas. Os cuidados e higienização dos automóveis devem ser permanentes, principalmente a limpeza interna, como bancos, painel e puxadores.

Muitas pessoas acabam utilizando o álcool 70% para higienização. No entanto, o produto pode causar danos à superfície aplicada, danificando e ressecando tecido, couro ou plástico. “O álcool do tipo etílico não deve ser aplicado em superfícies plásticas sem pintura, mesmo diluído em água”, explica o diretor científico da Nano4you, Fabiano Polak. Para higienização interna dos carros, existem produtos específicos, como por exemplo o recém lançado HP – Higienizador Preventivo, ou o Ultra Limpador Interno, ambos da Nano4you.

Além da prevenção exigida nesse ano, é necessário a proteção da área interna do carro contra sujeiras, gordura e até mesmo bolor, sem que a superfície seja comprometida com resíduos corrosivos. “Muitas pessoas utilizam pano úmido e detergente para limpar a superfície. Nesse caso é necessário cuidado, para que não fique úmido, causando bolor ou ainda com excesso de produto”, salienta Polak. Para limpeza interna uma boa opção é o Ultra Limpador Interno, que por possuir PH neutro, remove facilmente as sujeiras sem deixar resíduos.

Para a Maria Luiza da Silva Gonçalves, da Lu e Bello Estética Automotiva o resultado obtido com o Ultra Limpador Interno é bem mais rápido, além do aroma agradável de capim limão. “Com a aplicação do produto tenho a certeza de que não corro risco de manchar o carro ou ainda danificar qualquer peça do veículo na hora da limpeza”, salienta.

“Hoje em dia, mais do que nunca, precisamos de praticidade e economia ao utilizar qualquer produto, além de serem sustentáveis”, ressalta Polak. “A aplicação do produto é simples, basta apenas borrifar nas peças a serem tratadas, evitando as partes eletrônicas, aguardar alguns instantes, e utilizando uma buchinha de espuma, pincel ou escova de cerdas macias, realizar a limpeza. Para remover o excesso, basta utilizar uma toalha de microfibra”, explica.

Em comparação aos demais produtos existentes no mercado, Maria Luiza já realizou diversos testes, mas optou em oferecer ao cliente o Ultra Limpador Interno por, além do benefício oferecido na limpeza, ele não desenvolve reações em quem aplica, por possuir PH Neutro. “Com outros produtos eu tinha irritação na pele, tosse, coceira nos olhos e dor de garganta. Com o produto na Nano4you não tive nenhuma reação. Aplico no carro usando o tornador, assim o produto sai à vapor e bem mais forte que o borrifador, agilizando o meu processo na limpeza, e mesmo assim, trabalho confortavelmente podendo fazer várias aplicações em vários automóveis no dia”, explica.

Na estética automotiva o trabalho é realizado com todos os tipos de veículos, da caminhonete da fazenda, ao carro de passeio. “Uma higienização detalhada em um carro de passeio que circula apenas na cidade, por exemplo, o serviço tem uma durabilidade maior dos que os carros utilizados em fazendas ou empresariais, que dura em média sete meses”, explica Maria Luiza. “Muitos clientes após ver o carro impecável por dentro, acabam comprando o produto pra ter no carro e aplicar no caso de alguma sujeira indesejada”, pontua.

Já o HP – Higienizador Preventivo serve para a limpeza do dia a dia, substituindo o álcool 70%. A fórmula exclusiva do produto contém bactericida combinado com nano partícula de SIO2. “Essa mistura possibilita a ação do tensoativo, que destrói a estrutura viral e de bactérias”, pontua Polak.

Segundo Maria Luiza, após a realização da limpeza interna detalhada com o Ultra Limpador Interno, o proprietário do carro precisará apenas fazer a lavagem simples para a manutenção adequada. “Um pump de 500ml do produto, dentro da estética automotiva, é possível a realização de uma limpeza detalhada em aproximadamente cinco carros pequenos, valendo o investimento”, finaliza.

Tanto o Higienizador Preventivo como o Ultra Limpador Interno podem ser encontrados em lojas do varejo ou online, e nas estéticas automotivas. Mais detalhes da linha NT Auto, pelo site https://www.nt70auto.com.br/ .

 


Veículos: Delphi Technologies explica como funcionam os sensores de oxigênio

 O componente possibilita o equilíbrio da mistura de ar e combustível para melhor desempenho do motor

Luís Alberto Alves/Hourpress

Com a função monitorar a quantidade de oxigênio que está contida no gás do tubo de exaustão do motor e repassar esta informação para a sua unidade eletrônica de gerenciamento, o sensor de oxigênio é uma das peças mais importantes para garantir o bom funcionamento do veículo. O componente possibilita o equilíbrio da mistura de ar e combustível para melhor desempenho do motor e menor emissão de poluentes, trazendo a relação ideal entre a quantidade de ar necessária para a queima correta do combustível. A Delphi Technologies, líder em gerenciamento de motores e fabricante da peça, explica cuidados com o componente e benefícios para o controle de emissões.

Um dos principais fatores que levam ao desgaste dos sensores de oxigênio é o uso de combustível de má qualidade. A peça em más condições pode custar caro ao motorista, uma vez que causa danos em outros componentes, como velas de ignição e catalisador. “É importante ficar atendo a sinais como acendimento da luz do sistema de injeção no painel, queda de rendimento, dificuldades na partida e falhas no motor, que podem indicar problemas no sensor de oxigênio. Com isso, o ideal é fazer a revisão periódica do componente uma vez por ano ou conforme orientação da montadora”, destaca Fernando Marcelino, técnico de Suporte ao Cliente da Delphi Technologies.

Controle de poluentes

O sensor de oxigênio também contribui para o controle da emissão de poluentes, pois serve para medir a concentração de oxigênio resultante da combustão, avisando o sistema de injeção eletrônica qual a quantidade ideal de combustível para o motor, resultando em um controle mais preciso do uso do combustível. Isso possibilita um melhor rendimento do motor, a redução do consumo de combustível e a consequente redução de poluentes emitidos.

“Os sensores de oxigênio são comumente montados no coletor de escapamento ou antes do catalisador. Em alguns veículos, há mais de um sensor de oxigênio, e esta peça adicional está localizada após o conversor catalítico, tendo a função de monitorar a emissão de gases poluentes”, finaliza Marcelino.


Internacional: EUA: debate mais moderado revela diferentes visões do mundo

 


O Toronto Sun disse que os candidatos entraram em confronto sobre saúde

Agência Brasil 

O segundo debate entre os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump e Joe Biden, na noite dessa quinta-feira (22), foi mais moderado e apresentou duas visões de mundo muito diferentes, publica hoje (23) a imprensa mundial.

O jornal norte-americano New York Times destacou que o tom deste segundo e último debate foi, no geral, mais moderado do que no primeiro encontro, realizado no mês passado, entre o republicano e atual presidente, Donald Trump, e o democrata Joe Biden.

Se o teor desse segundo debate, que ocorreu na Belmont University em Nashville, foi mais moderado, o conflito em questões de substância e visão não poderia ter sido mais dramático, segundo o The New York Times.

Desde os primeiros minutos, os dois candidatos tomaram posições opostas sobre a pandemia do SARS-CoV-2 e Trump prometeu - desafiando as evidências - que a doença está desaparecendo. Biden pediu uma ação federal muito mais agressiva para o "inverno sombrio" que se avizinha.

Para o The New York Times, ambos deram previsões opostas para a pandemia do novo coronavírus e revelaram diferenças irreconciliáveis em questões que vão desde o resgate da economia e fortalecimento do sistema de saúde até o combate às mudanças climáticas e a reformulação do sistema de imigração.

O jornal norte-americano Washington Post também afirmou que o debate foi mais moderado que o anterior e que as visões de mundo são muito diferentes entre os dois candidatos.

Donald Trump tentou mostrar Joe Biden como um político atormentado por escândalos que falhou durante décadas na política, e Biden tentou retratar Trump como um demagogo que abusou criminosamente dos imigrantes e lidou mal com a pandemia do novo coronavírus.

As constantes interrupções do primeiro debate, escreve o Washington Post, foram substituídas por um contraste mais claro entre as suas visões conflitantes sobre o país e a trocas de ataques mais definidas.

Quando Trump tentou acusar Biden de ganhar dinheiro com a China, o ex-vice-presidente de Barack Obama lembrou que o chefe de Estado não divulgou as suas declarações de impostos, apesar das promessas de fazê-lo.

Imigração

Segundo o Washington Post, um dos momentos mais quentes da noite concentrou-se na política de Trump,de separar as crianças imigrantes de suas famílias na fronteira.

O portal na internet do jornal mexicano La Crónica destacou também como o momento mais dramático da noite a questão da política migratória, que afeta diretamente o México, que faz fronteira com os Estados Unidos e por onde entra grande parte dos imigrantes.

Na hora do debate sobre a política de imigração, Biden não perdeu a oportunidade de acusar o seu rival com a notícia recente sobre as 545 crianças que foram separadas de seus pais migrantes, há cerca de dois e três anos, cujos pais ainda não puderam ser localizado para reagrupamento familiar ordenado pela Justiça.

O jornal mexicano também lembrou a tentativa de Trump de fugir à responsabilidade pela crise de saúde causada pela pandemia do SARS-CoV-2.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o democrata Joe Biden ofereceram visões fortemente contrastantes sobre a pandemia do novo coronavírus, buscando persuadir os poucos eleitores indecisos 12 dias antes da eleição de 3 de novembro, segundo o diário mexicano.

Para o jornal canadense Toronto Sun, Trump adotou um tom mais contido do que durante o caótico primeiro debate presidencial em setembro, quando interrompeu Biden repetidamente.

Mas, segundo o diário, o confronto de ontem ainda apresentou muitos ataques pessoais entre dois homens que demonstram pouco respeito um pelo outro e Trump continuou a levantar acusações de corrupção infundadas sobre Biden e sua família.

O Toronto Sun disse que os candidatos entraram em confronto sobre saúde, relação com a China e - após meses de protestos antirracismo - relações raciais, com Biden afirmando que Trump foi "um dos presidentes mais racistas" da história.

O jornal francês Le Monde disse que o debate presidencial não viu um, mas uma vencedora, a moderadora Kristen Welker, da televisão NBC, que conseguiu controlar os candidatos.

Desta vez, segundo o Le Monde, os eleitores puderam ouvir os dois candidatos, que se opõem em praticamente todas as questões, apresentando suas ideias, sua visão dos Estados Unidos, mas também as críticas ao adversário, de maneira ordenada e inteligível.

Para o Le Monde, o candidato democrata, favorito nas sondagens, soube resistir ao bom desempenho de Trump neste encontro mais pacífico que o anterior, em que a crise do novo coronavírus, a imigração, o racismo, a economia norte-americana foram os pontos principais do debate.

Já o jornal britânico The Guardian sublinhou que a noite em Nashville começou com relativa calma, com os rivais apresentando os seus argumentos finais à nação, em plena pandemia que matou mais de 220 mil norte-americanos e infectou outros milhões, incluindo o presidente Donald Trump.

A eleição presidencial norte-americana será realizada no dia 3 de novembro.

Artigo: A nova era dos clientes hiperconectados pós pandemia

  

O consumidor é uma pessoa, e muitas vezes, se faz necessário ter por traz de todos estes robôs 

Jorge Biesczad Jr

Os consumidores digitais pós pandemia estão mais hiperconectados e antenados, mas também perceberam que a qualidade de vida é importante para ter saúde e uma vida melhor.

Para quem tem filhos, a atenção agora é dividida entre e-mails, grupos de Whatsapp, Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, Google, etc e o tempo necessário para apoio as atividades escolares, que se tornaram 100% online. E pra quem não tem filhos também com certeza já percebeu o crescimento na quantidade de lives, eventos online e links de reuniões pipocando no seu whattsapp, aumentando exponencialmente o volume de trabalho e os desafios do novo normal digital, demandando maior disciplina para organizar a agenda de trabalho e sobrar tempo para amigos, familia, esportes e diversão!

E nesse novo normal, a Atenção do Consumidor virou um verdadeiro ativo, muito mais disputado e o desafio é conquistar os olhares, cliques e interações deste consumidor hiperconectado pós pandemia. 

Diante de tantas opções, memes, fake News, story telling's, vídeos e áudios, o consumidor se tornou mais impaciente, seletivo, exigente, atento a recomendações e mais facilmente propenso a descartar uma empresa por outra que o atenda mais rápido, oferecendo algum diferencial atrativo ou que saiba resolver seus problemas de forma mais ágil.

Neste sentido, as empresas estão investindo em tecnologias de autoatendimento com inteligência artificial (chatbots e URA bots) e automação de processos robóticos (RPA), capazes de entender textos, imagens de fotos, documentos, cadastrar e emitir notas fiscais e até mesmo entender a voz e fazer a triagem do atendimento usando essas tecnologias.

Porem, o consumidor é uma pessoa, e muitas vezes, se faz necessário ter por traz de todos estes robôs e tecnologia, especialistas capazes de resolver os problemas e tratar a causa raiz destes, para que não ocorram mais, evitando evasão de clientes e aumentando a retenção com ações de fidelização, aumentando a taxa de recompra e também abrindo possibilidades de trazer novas receitas.

Ao mesmo tempo que temos um consumidor mais infiel, temos acesso a muitas informações de comportamento deste, que podem se transformar em insights e ideias para executar projetos e ações que visem captar novas receitas deste cliente, ou ainda oferecendo aquele “algo a mais”, que fideliza e até mesmo faz com que ele pague um pouco a mais por aquele serviço ou produto.

Este desafio tem incentivado as empresas a investirem nestas tecnologias, pessoas e processos, mas uma alternativa inteligente é contratar a consultoria de uma empresa especialista em  transformação digital.

Escolher este parceiro é também um desafio, é preciso entender se ele tem conhecimento do seu segmento ou nicho de atuação com profundidade, para já trazer conhecimentos e boas práticas de outros projetos, e assim acelerar os ganhos e a capacidade de entregar resultados.

Um exemplo que tem chamado a atenção das empresas, é a criação de uma central de relacionamento e interações automatizadas que tenha por objetivo levar de forma ágil e eficaz, uma plataforma multicanal, com processos de atendimento customizados sob medida para seus desafios, mas também agregando as pessoas e boas práticas de processos de atendimento para de fato resolver os problemas dos clientes e aumentar a taxa de recompra, criar novas formas de gerar receita e otimizar processos.

Outro ponto importante é verificar se o parceiro de transformação digital tem uma metodologia para entender seu ambiente, se inteirar do seu desafio e juntos co criarem soluções personalizadas ajustando as expectativas de acionistas, diretores, áreas de negócios e clientes internos e externos quanto aos projetos digitais.

 Jorge Biesczad Jr, formado em Administração de Empresas pela FAE Business School, ITIL Foundation, diretor na Quality Nextech e Gartner Cool Vendor Brazil em 2016

Política: Projeto tipifica como crime de responsabilidade divulgação de fake news por político

 

Os crimes de responsabilidade são passíveis de perda do cargo com inabilitação, por até cinco anos  

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

O Projeto de Lei 1416/20 tipifica como crime de responsabilidade a disseminação ou o compartilhamento de informação falsa, sem fundamento ou difamatória por ocupante de cargo, função ou emprego público.

 

Os crimes de responsabilidade são passíveis da pena de perda do cargo com inabilitação, por até cinco anos, para o exercício de qualquer função pública. A imposição da pena não exclui o processo e julgamento do acusado por crime comum, na Justiça ordinária.

A proposta foi apresentada pela deputada Marília Arraes (PT-PE) à Câmara dos Deputados.

Ela se diz preocupada com a disseminação de notícias falsas entre as pessoas, principalmente em situações delicadas, como a da pandemia de Covid-19, e especialmente por figuras públicas. Cargos públicos, avalia, exigem discernimento de que se está trabalhando para toda a população.

“Quase que diariamente o presidente da República promove ataques às medidas tomadas pelos governadores frente à pandemia de Covid-19”, afirma. “A cada nova declaração, o detentor do cargo máximo do País desmoraliza não só os governos estaduais e municipais, como seu próprio ministério, contradizendo e distorcendo tudo o que o resto do mundo adotou. Faltar com a verdade e distorcer informações viola os princípios que orientam a administração pública quanto a impessoalidade e a moralidade e distorce os princípios da legalidade e da publicidade.”

Leis alteradas
O texto inclui a nova tipificação na Lei dos Crimes de Responsabilidade e na Lei da Improbidade Administrativa.

Atualmente, configuram-se como crimes de responsabilidade contra a probidade na administração, entre outros, infringir as normas legais no provimento dos cargos públicos e ameaçar funcionário público para coagi-lo a proceder ilegalmente.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania e também pelo Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação dos projetos de lei



Política: Nova lei amplia uso da conta poupança social digital

 Conta poderá ser usada para receber abono salarial anual, saques do FGTS e benefício pago nos casos de redução de jornada

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (23) o texto da Lei 14.075/20, que amplia o uso da conta poupança social digital para recebimento de benefícios sociais do governo federal, entre eles o abono salarial anual e os saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A nova lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro sem 
vetos. O texto é oriundo da Medida Provisória 982/20, aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado na forma de um projeto de lei de conversão, elaborado pelo relator, deputado Gastão Vieira (Pros-MA).

Originariamente, a poupança social digital foi criada, em razão da pandemia de Covid-19, com a finalidade de receber depósitos do auxílio emergencial de R$ 600.

Benefícios
Pela lei, a poupança digital poderá ser usada para receber o benefício pago ao trabalhador em caso de jornada de trabalho reduzida ou contrato suspenso (Lei 14.020/20) e o saque extraordinário do FGTS, autorizado pela MP 946/20.

Podem ser depositados nessa conta outros benefícios sociais, incluindo os de estados e municípios. Ela também poderá ser usada para o depósito de benefícios previdenciários, mas apenas se a pessoa autorizar expressamente a abertura desse tipo de conta ou a utilização de outra já existente em seu nome.

Os bancos poderão emitir cartão físico para a movimentação da poupança social, o que era proibido no texto original da MP 982. A mudança foi feita pelo relator. Segundo Vieira, embora haja uma crescente inclusão digital, “ainda há cidadãos que não têm condições plenas de uso do meio digital”.

Depositphotos
Um laptop, um cartão de crédito e um celular estão em cima da mesa
Conta digital poderá ter cartão, fazer até três transferências por mês e não terá tarifa

FGTS emergencial
Em relação ao saque emergencial do FGTS, a lei determina que os valores ficarão disponíveis em conta digital, aberta automaticamente, até 30 de novembro.

Caso não haja movimentação, os recursos voltarão para a conta vinculada do trabalhador no fundo, atualizados pela Caixa Econômica Federal conforme a rentabilidade do FGTS.

Regulamentação
A MP 982 também regulamenta a poupança social digital, cuja abertura poderá ser automática (ou seja, a conta será criada mesmo que o cidadão não faça nada).

A conta obedecerá às mesmas regras da poupança tradicional, podendo ser fechada a qualquer tempo, sem custos e de forma simplificada, ou mesmo convertida em conta corrente ou de poupança em nome do titular.

As instituições financeiras não poderão usar os benefícios depositados para quitar dívidas ou abater saldo negativo.

O texto aumenta, de uma para três, as transferências eletrônicas mensais e gratuitas para contas em outros bancos, mantendo a proibição de emissão de cheque ou de cobrança de tarifa. Poderá haver ainda o pagamento de boletos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Artigo: O Paradoxo de Bolsonaro

 


Sabemos que alguns dias e semanas podem salvar muitas vidas

Cássio Faeddo

O presidente Jair Bolsonaro, talvez mais do ninguém, deseja a vacinação em massa da população brasileira. Certamente espera que isto ocorra de forma eficaz, seja a vacina advinda da China, da Rússia, da Inglaterra ou de Marte, e, ainda, o mais depressa possível.

A vacina é o único instrumento eficaz que pode pôr fim ao estado de catatonia de diversos setores da economia.

Não há muitos recursos disponíveis no caixa para continuar com a distribuição do auxílio emergencial. Assim, o ideal seria acontecer a liberação geral de máscaras e todas as restrições que foram impostas pelas autoridades para frear o vírus.

Porém, o destino e a experiência chinesa no desenvolvimento de vacina para vírus similares ao Corona Vírus atual, colocou a vacina da Sinovac em melhor posição que as demais. Sabemos que alguns dias e semanas podem salvar muitas vidas, por isso, aquela que chegar na frente ganhará comercialmente e politicamente.

Tudo dando certo, a Anvisa aprovará a Coronavac em tempo recorde.  Não se espere qualquer interferência em agências reguladoras, pois estas foram criadas exatamente para contar com uma boa blindagem as ingerências políticas.

Conforme artigo 3º da Lei nº 13.848/19, “a natureza especial conferida à agência reguladora é caracterizada pela ausência de tutela ou de subordinação hierárquica, pela autonomia funcional, decisória, administrativa e financeira e pela investidura a termo de seus dirigentes e estabilidade durante os mandatos, bem como pelas demais disposições constantes desta Lei ou de leis específicas voltadas à sua implementação”.

Portanto, uma agência não se submete às vontades políticas momentâneas.

Por outro lado, politicamente não é interessante obstaculizar-se qualquer processo de vacinação da população, seja por flertar-se diretamente com um processo de impeachment ou porque vacinação é tudo o que o presidente quer, mas não pode, entretanto, fechar com uma vacina que vem da tecnologia chinesa por razões de todos conhecidas.

Por isso, Bolsonaro faz jogo de cena para uma plateia cada vez mais restrita e fanática, mas que sozinha não elege ninguém. Assim o faz porque a vacina ainda é uma possibilidade, mas não existe para ser aplicada, nem formalmente, nem em quantidade necessária.

Assim, Bolsonaro repete a tática de esperar a Justiça determinar a compra da vacina aprovada, bem como sua aplicação na forma da Lei.

Ficará mais confortável. Se der tudo certo colherá frutos na economia e na política, se der errado, não terá sido aquele que decidiu. Transferirá as responsabilidades para terceiros agentes políticos.

Cássio FaeddoSócio Diretor da Faeddo Sociedade de Advogados. Mestre em Direitos Fundamentais pelo UNIFIEO.  Professor de Direito. MBA em Relações Internacionais/FGV-SP

 

Economia: Governo notifica proprietários de 1,4 milhão de veículos finais de placas 1 a 6 com débitos de IPVA

 

Débitos do imposto de 2015 a 2019 somam R$ 1,46 bilhão

Redação/Hourpress

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo notifica proprietários de 1.446.223 veículos que apresentam débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os débitos são referentes ao exercício de 2020 de veículos com finais de placas 1 e 6 e também de remanescentes de todas as placas dos exercícios de 2015 a 2019. A relação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 23/10.

A Fazenda e Planejamento enviará ao domicílio tributário de cada proprietário um comunicado de lançamento de débitos de IPVA. O aviso traz a identificação do veículo, os valores do imposto, da multa incidente (20% do valor devido) e dos juros por mora, além de orientações para pagamento ou apresentação de defesa.

O lote de notificações reúne 1.450.840 débitos (cada veículo pode ter débito em mais de um exercício) que totalizam R$ 1.464.035.505,01.

O contribuinte que receber o comunicado de lançamento de débito tem 30 dias para efetuar o pagamento da dívida ou efetuar sua defesa. O próprio aviso traz as orientações necessárias para a regularização da situação, incluindo a localização do Posto Fiscal mais próximo do endereço do proprietário do veículo.

O pagamento pode ser feito pela internet ou nas agências da rede bancária credenciada, utilizando o serviço de autoatendimento ou nos caixas, bastando informar o número do Renavam do veículo e o ano do débito do IPVA a ser quitado.

O proprietário que não quitar o débito ou apresentar defesa no prazo terá seu nome inscrito na dívida ativa do Estado de São Paulo (transferindo a administração do débito para a Procuradoria Geral do Estado que poderá iniciar o procedimento de execução judicial, com aumento na multa de 20% para 40%, além da incidência de honorários advocatícios).

O contribuinte deve regularizar a pendência com o Fisco para evitar a inclusão de seu nome no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (CADIN Estadual), o que ocorrerá depois de 90 dias da data de emissão do comunicado de lançamento de débitos de IPVA.

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelo canal Fale Conosco, no portal.fazenda.sp.gov.br ou nos telefones do Call-Center 0800-170110 (chamadas de telefone fixo) e (11) 2450-6810 (exclusivo para chamadas de celular).

Economia: Tecnologia ajuda varejo a inovar no primeiro Natal sem Papai Noel

 

Como conversar em tempo real com Papai Noel por telefone ou interagir com ele por meio de um display gigante

Redação/Hourpress

A celebração do natal durante a pandemia de Covid-19 trará mudanças significativas não apenas para os tradicionais encontros familiares, mas também para um dos setores responsáveis por promover a tão aguardada data: os shopping centers. Pela primeira vez, as decorações natalinas de diversos empreendimentos em todo o País sofrerão uma mudança inusitada: ficarão sem a presença física do personagem principal, o Papai Noel. Mas, para suprir a ausência do bom velhinho, a aposta do segmento é investir em tecnologia e criatividade.

Atento à mudança inédita, o varejo estuda alternativas seguras e de última geração para garantir a presença do grande astro, mesmo que digitalmente. Soluções pioneiras e multiplataformas vêm ganhando espaço e já estão em fase final de desenvolvimento e implantação para integrar a programação da data ao novo normal dos centros comerciais nos próximos dias.

Em um shopping do litoral paulista, uma série de ações divertidas vão mexer com o imaginário das crianças graças à tecnologia. “Este ano, o Papai Noel não poderá abraçá-las, mas uma boa conversa por telefone nós vamos garantir”, adianta a gerente de Marketing do Litoral Plaza, Jannine Bastos. Ela se refere ao “Noel Phone”, um telefone lúdico, que será instalado na decoração natalina do Litoral Plaza, para que os pequenos possam falar com o Papai Noel. O grande destaque é que o atendimento será em tempo real, já que o bom velhinho estará posicionado em uma sala interna do mall, projetada para a ação, para realizar todas as conversas telefônicas.

"Nossa grande preocupação, e desafio, foi não deixar o 'digital' esfriar a relação do público com o natal, que é tão tradicional. Passamos cinco meses imersos em pesquisas para repensar esse encontro dos nossos clientes com o natal do shopping de maneira segura. O momento pede união, ideias e propostas criativas para apresentar a figura do Noel de várias maneiras. É preciso revisitar ações e buscar novas inspirações para que a data não perca o encanto e o cliente se sinta acolhido!", comenta.

Outra iniciativa pioneira que também promete surpreender pela inovação é o display gigante chamado "Acredite na Magia": posicionado no centro da decoração, os clientes que estiverem no local poderão assistir a uma sequência de fotos do Papai Noel, na qual uma imagem será automaticamente selecionada e congelada. Surpreendentemente, a foto ganhará 'vida' com o personagem interagindo ao vivo com quem estiver acompanhando de perto no mall. Para fazer essa magia acontecer, será montada uma estrutura interna, a exemplo do ‘Noel Phone’, na qual toda a equipe responsável pela criação terá acesso a uma câmera que irá monitorar a movimentação em frente ao display.

O sucesso das lives também será integrado à nova realidade do personagem. “Na ‘Live do Noel’, ele e seus ajudantes irão interagir ao vivo com o público, pelas redes sociais do empreendimento, para apresentações musicais. Assim como o cenário para as lives, a montagem de todos os aparatos para a transmissão também serão realizados na área restrita do mall, projetada especialmente para a data”, explica a gerente do Litoral Plaza.

As famosas cartinhas de natal também ganharam repaginação. Para garantir uma maior proximidade com a realidade laboral de milhares de trabalhadores, a ação 'Home Office do Noel' contemplará a leitura dos pedidos das crianças com transmissão pelas redes sociais do shopping.

E já que a data pede celebração, 'Mini Shows' musicais com personagens se apresentando dentro de enormes caixas de brinquedos, localizadas em pontos estratégicos do mall e seguindo os protocolos de distanciamento, levarão ao público apresentações encantadoras. O objetivo é emocionar os clientes com músicas que recriam o ambiente natalino.

 



Artigo: Saiba como identificar a ptose infantil no seu bebê

Cirurgia de correção deve ser realizada antes dos 6 anos


Redação/Hourpress
Divulgação

A ptose, ou queda da pálpebra, é uma condição comum e relativamente conhecida quando se trata de pessoas adultas, podendo se desenvolver naturalmente pelo envelhecimento ou por causa de traumas e tumores. Porém, o que muita gente não sabe é que ela pode ser congênita, ou seja, existir desde o nascimento.

Nestes casos, se trata de uma má formação do músculo que levanta a pálpebra, podendo obstruir parcialmente ou totalmente o campo de visão, o que é prejudicial para o desenvolvimento do olho afetado. Segundo doutor André Borba, especialista em oculoplástica pela Universidade da Califórnia, o tratamento é cirúrgico, o que pode ser de difícil aceitação para os pais, porém é importante realizar esta correção antes dos seis anos para que a criança não desenvolva novos problemas, como a ambliopia, também conhecida como vista preguiçosa, que pode afetar a pessoa durante toda a vida.

“Quando há desenvolvimento da visão de apenas um dos olhos, perde-se a noção de profundidade, e em casos mais graves, a visão do olho com ptose palpebral torna-se deficiente, comum para quem lida com a condição”, alerta doutor André.

Mas sendo assim, é fácil identificar uma ptose no bebê, já que a pálpebra caída é bem evidente? Nem sempre. O especialista esclarece que por vezes a queda pode não ser muito significativa, e ocorrer tanto nos dois olhos quanto em um só, então também é bom observar se a criança está fazendo um esforço desproporcional para enxergar. “Os sinais são uma inclinação grande da cabeça e fazer muita força para elevar as sobrancelhas”, complementa.

Por mais que a condição possa causar pânico na maioria dos pais, a cirurgia precoce garante mais benefícios quando realizada com pouca idade. “Quanto mais cedo for diagnosticada a ptose e realizada a cirurgia, menos chances existem de danos à visão,” aconselha. “Em geral, os bebês têm olhos muito expressivos e atentos, então a principal dica é se atentar a qualquer assimetria ou mudança neste quadro”, finalizou.

 

Saúde: Cinco fatos que você precisa saber sobre inseminação artificial



Especialista desvenda mitos e verdades sobre o procedimento

Redação/Hourpress

A inseminação artificial ou intrauterina (UII), pode ser uma solução para diversos casais que enfrentam dificuldades na hora de engravidar. O tratamento consiste em escolher os melhores espermatozoides para serem colocados no útero da mulher, próximo ao dia da ovulação.

Pode parecer simples, mas como qualquer processo de reprodução assistida, existem muitas variáveis a serem consideradas. A infertilidade é um problema que aflige 15% da população mundial e a grande quantidade de informações pode acabar gerando dúvidas e, por vezes, mitos sobre o funcionamento do procedimento.

O doutor Fernando Prado, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana da Clínica Neo Vita, esclarece o que é verdade quando se fala sobre inseminação artificial.

 É a única solução para problemas de concepção

Mito. Primeiro, é realizada uma investigação acerca do porquê a concepção não está ocorrendo, para ambos os parceiros, e em alguns casos não é necessário nenhum tipo de reprodução assistida. Uma mulher pode não estar ovulando por um problema de ovários policísticos, por exemplo, e após o tratamento, o ciclo voltará ao normal.

Além disso, a UII é mais recomendada para casais onde o homem apresente alterações leves. Dependendo da situação, a fertilização in vitro deve ser recomendada, onde ambos óvulos e espermatozoides são tratados em laboratório.

 São utilizados medicamentos para aumentar a fertilidade

Verdade. Por vezes, é necessário administrar oralmente ou via injeções, medicamentos para a indução da ovulação. Porém, cada paciente é um caso diferente, e a medicação pode não ser necessária caso ela tenha uma boa produção de óvulos. Por isso acaba sendo mais comum em mulheres que já passaram do seu período mais fértil.

 A inseminação artificial resultará em concepção com certeza

Mito. As chances da concepção via UII variam, em média, de 10 a 20%. Mas quando se trata de gravidez, variações como idade, saúde, genética, doenças crônicas ou que deixaram alguma sequela, irão alterar estas chances, tanto em quem contribui com o óvulo quanto com o espermatozoide.

 As chances de conceber gêmeos aumentam com o tratamento

Verdade. Porém, esta probabilidade é muito pequena e ocorre em casos do uso de medicamento para induzir a ovulação. De qualquer maneira, o obstetra escolhido irá monitorar a quantidade de óvulos produzidos e realizará a inseminação de acordo, diminuindo ainda mais a probabilidade. 

 A inseminação artificial é realizada com anestesia

Mito. A UII é considerada um procedimento de baixa complexidade, onde os espermatozoides selecionados são injetados no colo do útero, deixando-os mais próximos do óvulo, mas realizando a fecundação em si de maneira natural. O processo é rápido e indolor, e no mesmo dia a paciente pode retornar às suas atividades normalmente. 

 

Saúde: Pós-pandemia será marcada por inovação e transformação digital em saúde

 

Agilidade na tomada de decisão e senso de urgência contribui para mudanças no setor


Redação/Hourpress

Divulgação
A pandemia da Covid-19 mudou quase todos os aspectos da vida das pessoas, tanto como indivíduos quanto profissionalmente. Os efeitos a curto prazo deste desafio global estão por toda parte, mas os impactos a longo prazo ainda estão sendo discutidos, entre eles, a transformação tecnológica no setor de saúde.

Para o CEO da Doctoralia (http://www.doctoralia.com.br), Cadu Lopes, "o futuro da saúde está se formando diante de nossos olhos com os avanços nas tecnologias digitais de saúde, tendo como ponto central a experiência do usuário/paciente. Toda a inovação através de inteligência artificial, VR/AR, impressão 3D, robótica ou nanotecnologia deverá ser integrada na relação médico x paciente buscando melhorar a experiência de ambos. Temos que nos familiarizar com os desenvolvimentos mais recentes para sermos capazes de controlar a tecnologia e não o contrário", comenta.

Na medicina e na saúde, a tecnologia digital pode ajudar a transformar sistemas insustentáveis em sustentáveis, equalizar a relação entre profissionais médicos e pacientes, fornecer soluções mais baratas, rápidas e eficazes para doenças. Ainda segundo Lopes, "a tecnologia só pode ajudar e melhorar nossas vidas se estivermos integrados e se estivermos sempre, pelo menos, dois passos à frente dela. Se cumprirmos essa regra, a cooperação entre pessoas e tecnologia pode resultar em conquistas incríveis".

Um exemplo prático é a própria Doctoralia ( doctoralia.com.br), startup curitibana que soma, em menos de sete meses, mais de 400 mil consultas online e mais de 12 mil profissionais de saúde que oferecem a modalidade de telemedicina aos seus pacientes. Além de alcançar um crescimento exponencial nas consultas remotas durante a pandemia, a Doctoralia também viu aumentar as visualizações mensais em sua página da web de 33 milhões para 35 milhões durante o período de isolamento social, registrando um aumento de 120% no número de profissionais que assinam o serviço da plataforma. "O futuro da saúde está em trabalhar lado a lado com a tecnologia, pois os usuários já se adaptaram, e os profissionais do setor precisam abraçar as tecnologias emergentes para permanecerem relevantes nos próximos anos", finalizou Lopes.

Artigo: Saiba como fazer o uso correto da farmácia caseira

 

Todos devem ficar acondicionados em local com temperatura ambiente


Redação/Hourpress

Arquivo

A farmácia caseira é bem comum no Brasil como forma de ajudar nas emergências do dia a dia. Ao mesmo tempo, significa acesso mais fácil a remédio diante de alguma necessidade e, geralmente, sem a devida orientação do(a) clínico geral ou do(a) especialista para saber se seria adequado ao paciente.

Em 2019, uma pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) constatou que o hábito de manter uma farmácia caseira é comum a 77% dos brasileiros que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses. Deles, 47% se automedica pelo menos uma vez por mês e 25%, diariamente ou ao menos semanalmente.

No entanto, a automedicação aumenta o risco para outros problemas. Segundo o site do CFF, uma pesquisa feita por um grupo de farmacêuticos aponta que 52,8% das intoxicações registradas no Brasil entre 2010 e 2017 aconteceram por ingestão de medicamentos. Foram 298.976 casos de intoxicação, conforme o DataSus, sendo que a automedicação correspondeu a 17.923 dos registros, ou seja, 15,15%.

Cuidados com medicamentos em casa

O ideal é que as pessoas tenham em casa curativos, esparadrapos, luvas, termômetros, bolsa térmica, antissépticos, algodão, ataduras, compressas, soro fisiológico em frascos com tampas, álcool, tesoura de ponta arredondada.

Além dos medicamentos dos tratamentos feitos pelos moradores da casa, muitos estoques incluem antitérmicos, analgésicos, xaropes, anti-inflamatórios, antialérgicos, antigases, antiácidos, etc.

Todos devem ficar acondicionados em local com temperatura ambiente, longe de ambientes muito quentes; separados de alimentos, em compartimento ou caixa trancada, para evitar a ingestão acidental por crianças. Alguns exigem refrigeração, portanto, devem ser guardados na geladeira, mas não na porta, nem perto do congelador.

As caixas e bulas originais devem ser mantidas para ajudar a identificar as datas de validade e a finalidade de cada um. O ideal é verificar constantemente. Medicamentos vencidos ou que mudaram de cor e consistência devem ser descartados. Há redes de farmácias que realizam a coleta apropriada.

Medicamentos que já foram utilizados por qualquer razão não devem ser ingeridos novamente sem a orientação de um especialista. Na mesma linha, não é recomendado tomar remédios que funcionaram com vizinhos e conhecidos, pois cada organismo reage de forma específica. A dose que funciona com uma pessoa pode causar desde alergias a intoxicações graves em outra.

Além disso, o uso de medicação por conta própria pode mascarar sintomas e levar ao agravamento do quadro. A associação a outra medicação pode ser ainda mais perigosa: pode impedir o efeito ou causar uma reação cruzada diante da combinação das substâncias ingeridas.

Orientação médica

No caso onde não for possível o atendimento presencial, para avaliação do médico ou da médica, uma opção em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus é utilizar a teleconsulta

Coberto pelos planos de saúde, o atendimento permite que o paciente converse com o especialista por meio de videochamada. A agilidade oferecida pelo formato remoto contribui para solucionar dúvidas e receber orientações sobre o que fazer conforme a situação.

Nos casos de emergência, como suspeitas de infarto, AVC, fraturas, etc, sintomas mais graves da Covid-19, a teleconsulta não é indicada. A pessoa deve procurar imediatamente o pronto socorro ou atendimento de emergência no hospital para receber o atendimento correto.