Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Túnel do Tempo: Ator Sidney Poitier ganha Oscar


Luís Alberto Alves


Reconhecimento: Em 13 de abril de 1964,  Sidney Poitier (foto) torna-se o primeiro ator negro a ganhar um Oscar. Anos mais tarde ficaria eternizado ao participar do filme Ao mestre com Carinho, que depois seria reprisado em todos os dias dos professores. 

 A estória narrava o talento de um professor numa sala de aula cheia de alunos problemáticos, que ele consegue amenizar os ânimos e torná-los fãs do seu trabalho. A trilha sonora, na voz da cantora Lulu ficou imortalizada.

Radiografia de Sampa: Rua Dr. Zuquim



Luís Alberto Alves

 A Rua Dr. Zuquim (foto) é famosa no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo, importante elo com a região central da cidade. O nome dela foi alterado em 1979. É homenagem ao médico Alfredo Zuquim de F. Neves, muito conhecido na capital paulista, onde foi vereador de 1896 a 1898.

Geral: Amib lança campanha contra prevenção de infecção na UTI



Nas UTIs existem muitas infecções

Redação

 Infecção hospitalar é um dos temas mais preocupantes para os profissionais de saúde, principalmente quando acomete pacientes gravemente enfermos internados nas unidades de terapia intensiva. No dia 16 de abril (quinta-feira), a Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) lançará a sua campanha nacional, que esse ano abordará os “7 pontos chave da Prevenção de Infecção na UTI”. Serão sete meses de divulgação e trabalhos nas 2.350 UTIs brasileiras através dos médicos, profissionais de UTIs, familiares e visitantes.

 Estudos revelam que 70% dos pacientes internados nas unidades de terapia intensiva recebem tratamento para algum tipo de infecção. Nesse ambiente, o risco é de 5 a 10 vezes maior do que em outros ambientes hospitalares, e pode chegar a representar 20% do total de casos registrados em um hospital.
Muitos são os fatores que contribuem para o desenvolvimento de infecções. A Amib elencou sete pontos importantes que devem ser observados no combate à infecção.

 O número 1 é a Higienização das Mãos. Essa é a principal medida de prevenção de infecções relacionadas aos cuidados de saúde. Infelizmente, a taxa de adesão a esse ponto chave é muito baixa, chegando apenas a 70% nos centros que apresentam os melhores resultados. Em 2009, a OMS (Organização Mundial de Saúde) iniciou uma campanha com foco na lavagem das mãos nos seguintes momentos: antes de tocar um paciente, antes de um procedimento asséptico (de limpeza), após risco pela exposição a fluídos corporais, depois de trocar um paciente e após o contato com as áreas próximas ao paciente.

 O Uso Racional de Antimicrobianos ocupa o segundo ponto chave. Estima-se que de 500 mil a 1 milhão de mortes ocorram no mundo devido à resistência antimicrobiana. Um fato alarmante é o crescimento do consumo global de antibióticos no ambiente hospitalar na última década, que bateu a casa dos 40%. Estudos estatísticos revelam que se nenhuma mudança ocorrer, em 2050, o mundo registrará cerca de 10 milhões de mortes associadas à resistência a antibióticos e antimicrobianos, superando a morte por câncer, por exemplo.

 “O uso racional desses medicamentos na UTI, restringindo-se espectro e duração minimamente necessários, é a melhor maneira de combater a emergência de resistência no ambiente hospitalar e, principalmente, nas unidades de terapia intensiva”, alerta o médico intensivista Dr. Thiago Lisboa, coordenador da Campanha Nacional da Amib.

 O Uso Adequado das Precauções de Contato com pacientes sabidamente colonizados ou com infecção por patógenos potencialmente resistentes no ambiente de cuidados intensivos é parte do arsenal do combate à infecção. O uso de luvas e aventais podem minimizar o risco de transmissão cruzada (de um paciente para outro) nas UTIs.

 O quarto ponto é o Rastreio e Medidas de Isolamento dos Casos. Portanto, é importante a identificação dos pacientes colonizados ou infectados com patógenos potencialmente resistentes para o adequado manejo e emprego de medidas preventivas.

A Vigilância Epidemiológica, o quinto ponto chave, é importante para conhecer a triagem do risco de desenvolvimento da infecção e para auxiliar na escolha da melhor opção terapêutica. O tratamento antimicrobiano empírico inadequado aumenta o risco de mortes dos pacientes com infecções graves internados nas UTIs.

 “O conhecimento da flora microbiológica associada com infecções nas unidades de terapia intensiva é o melhor preditor para o sucesso da terapia antimicrobiana”, disse Dr. Thiago Lisboa. 

A Limpeza Adequada do Ambiente também é um fator importante para o combate à infecção. Isso porque alguns patógenos sobrevivem no ambiente por tempo prolongado, aumentando o risco de transmissão cruzada e dificultando o manejo de surtos dentro das unidades de terapia intensiva.


Economia: Projeto que trata da terceirização voltará à pauta amanhã (14)



Terceirização é um filme de terror contra o trabalhador
Luís Alberto Alves
 Deputados voltarão a debater pontos da terceirização, como a possibilidade de ela ser usada para a atividade-fim da empresa contratante
 A regulamentação da terceirização continua na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados a partir dessa terça-feira (14). Os deputados votarão as emendas e os destaques apresentados ao texto-base do deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA) para o Projeto de Lei 4330/04.
 Os partidos que são contra alguns aspectos da terceirização vão tentar mudar, por exemplo, a possibilidade de ela ser usada inclusive para as atividades-fim da empresa contratante. Esse é um dos pontos mais polêmicos, pois os sindicatos temem a precarização da relação trabalhista. Já os defensores argumentam que isso aumentará o número de empregos.
 Também poderá ser discutido o tipo de responsabilidade da empresa contratante em relação aos direitos trabalhistas, se ela será subsidiária ou solidária. O texto prevê que será solidária, permitindo ao trabalhador processar a contratante e também a contratada, apenas se a empresa contratante não fiscalizar os pagamentos devidos pela contratada.
                                                         Sindicatos
O texto não garante a filiação dos terceirizados no sindicato da atividade preponderante da empresa, o que, na visão dos sindicatos, fragilizará a organização dos trabalhadores terceirizados.
A exceção prevista é quando o contrato de terceirização for entre empresas da mesma categoria econômica. Nesse caso, os empregados terceirizados serão representados pelo mesmo sindicato dos empregados da contratante, seguindo os acordos e convenções coletivas.


Economia: Desafio de manter as vendas aquecidas para classe média sem grana




Redação

 No recente período de vacas gordas, com juros extremamente obesos, insistíamos na Agência Consumidor Popular (http://agenciaconsumidorpopular.blogspot.com.br/) que era o momento de voltar ao básico para vincular lojas e lojistas, donos de mercadinhos e gestores de redes de varejos com as decisões de compra dos consumidores populares.
 O ruído das caixas registradoras abafaram nossos alertas. Apenas as empresas que atendemos diretamente se prepararam para o atual período de vacas magras que se inicia.
A falta de dinheiro atingiu a classe média

 Celso Amâncio, presidente da Agencia Consumidor Popular, transferiu nas suas palestras, treinamentos e consultorias, sua vasta experiência e contatos diretos com os fregueses da Casas Bahia, ao longo de 29 anos, como diretor de crédito

 “O povão consumidor, mesmo frustrado, voltará rapidamente para os hábitos anteriores de compra porque será pressionado, como sempre, pela necessidade; resta saber se quem vende, saberá se ajustar a esse recuo comportamental”, afirmou Celso Amâncio.

Para manter as expectativas de venda é preciso considerar a volta dos hábitos antigos de compra:

1. As pessoas chegam às compras com pouca disposição para assumir dívidas e pressionadas por necessidades; o lojista deve se esforçar para identificar a necessidade e sugerir a mercadoria que resolva essa necessidade e que se encaixe no orçamento da família;

2. É hora de o vendedor deixar claro que está preocupado com as finanças do consumidor. Caso contrário, perderá a venda, pois o cliente desconfiará dos artifícios convencionais de empurrar a mercadoria, para resolver as metas de venda do lojista ou do vendedor;

3. Cuidado com os artifícios de esconder os menores preços e oferecer primeiro as mercadorias com preços mais altos. Será um tiro no pé do vendedor, que verá o consumidor popular, preocupado com o seu orçamento a médio prazo, escapar para a loja concorrente;

4. Resgate os contatos (email, celular, endereço físico, datas de aniversário do freguês e de seus familiares) que estão basicamente nos bancos de dados das financeiras. É hora de se valer de todas as desculpas possíveis para reaproximar do consumidor popular, falar de sua loja, de seus produtos e principalmente, de seus preços e condições de pagamento;

5. Entre em contato com a Agência Consumidor Popular e reserve as palestras de 50 minutos, no início ou fim do expediente, para ajudar seus gerentes e lojistas a resgatar os relacionamentos antigos com os consumidores populares.


Variedades: Happy Hour e Balada para Maduros, para resgata glamour da noite de segunda-feira



Os garçons são cantores

 Redação   

 Alex Ratto, o novo sócio do Brooklyn Restaurante, lança hoje o projeto Get Together. Ratto, que já foi sócio das inesquecíveis Rose Bom Bom e Dancing, entre outras casas noturnas e empreendimentos, criou o Get Together para festejar os 15 anos do Brooklyn  e resgatar a magia e glamour da segunda-feira, que durante muitos anos foi a noite mais chique e badalada de São Paulo.

 “A gente já começava a semana em alto astral caindo na night para ver os amigos, paquerar, curtir um bom som e rir muito. Com o Get Together, as pessoas que viveram e curtiram esse tempo e que  hoje têm poucas opções para curtir a vida noturna, agora terão aonde ir. É uma noite especial para convidados especiais”, diz o empresário. 

 Para realizar o Get Together, Ratto escalou um time de “irado”: Rubinho Claudino, sócio da Central de Modelos; o Dj Marquito M. Costa (Studio 54, do Guarujá) que, em parceria com o DJ Robertinho (Gallery e Hipopótamos, entre outros) comandará o som, com o melhor dos anos 70, 80 e 90, com muitos arranjos especiais; o empresário  Rony Suplicy (Moinho Santo Antônio e  Morro de São Paulo, entre outros),  que cuida da produção geral do evento;  e a jornalista Sula Gava (autora do “Blog da Gatha Repórter”).

  O Get Together acontece todas as segundas-feiras, com Happy Hour a partir das 18h e Night a partir das 21h, com um mix de glamour, magia, paquera, dança e muito mais. Tudo junto e misturado! “Não fique parado no trânsito, nem sentado à mesa de um bar. Venha para o Get Together”, convocou  Alex Ratto. O preço é de R$ 70,00 para os homens e R$ 50,00 para as mulheres. A casa oferece um Welcome Drink (drinque de boas-vindas).

                                                      Brooklyn Restaurante

 Inaugurado há 15 anos, em São Paulo, o Brooklyn Restaurante é conhecido pelo seu projeto inovador e moderno, baseado em duas atrações principais: gastronomia e “spots” de musicais. As intervenções com clássicos do jazz, temas de filmes e, principalmente, trechos de musicais da Broadway são cantadas e interpretadas em inglês por garçons que são também jovens profissionais do teatro musical.
 A cozinha tem pratos, originais e refinados, que podem ser acompanhados pela variada carta de vinhos. Em 2014, um novo sócio, Alex Ratto, assumiu a casa, que realizou várias reformas estruturais. Alex Ratto já foi sócio de casas memoráveis da noite paulistana, como Rose Bom Bom, bar São Tomé e Dancing. Com a chegada do musical “Mudança de Hábito”, o restaurante Brooklyn tem recebido novos clientes e atraído antigos frequentadores. “Tivemos um aumento de cerca de 15% de clientes”, diz o sócio da casa, Alex Ratto.

                                                       Programação e história

   A partir das 21h, começa a performance dos garçons cantores. Dirigida por Rafael Marão (direção musical e cênica), a equipe se apresenta em intervalos de trinta minutos. Do Brooklyn Restaurante já saíram artistas que participaram de peças e musicais como Rent, Lês Miserables, Fantasma da Ópera, Beijo da Mulher Aranha, Mágico de Oz, Rei Leão e Pequena Sereia, Simone Gutierrez, Marcos Tumura, Andrezza Massei e Ivan Parente.
 Agora, duas garçonetes cantoras, Raquel Paulin e Ana Araújo, estão no elenco do musical “Mudança de Hábito”.  De acordo com Marão, uma música do filme “Mudança de Hábito”, “Happy Day” faz parte do repertório do restaurante, “e em breve serão também introduzidas uma ou duas canções do musical que estreia no dia 5 de março em São Paulo. “A Happy Day  é conhecidíssima e os clientes adoram”, afirmou.

  A ideia de se fazer o Brooklyn em São Paulo surgiu a partir de uma viagem a Nova York, em 1999, quando os antigos empresários paulistanos estiveram em um restaurante da década de 30, chamado Asti, onde os garçons durante a noite cantavam operetas, já que a casa era frequentada por grandes estrelas da ópera. Resolveram trazer a ideia, mas adaptá-la para um restaurante mais contemporâneo, onde os garçons cantores se apresentariam cantando e dançando musicais de sucesso da Broadway. “Fomos felizes na época da inauguração, em 1999, já que foi neste período que se iniciou o ‘boom’ dos musicais em São Paulo, com a vinda da CIE e a estreia do musical Rent”, diz Ratto, que acrescenta: “Agora vamos aproveitar a chegada do musical ‘Mudança de Hábito’ para introduzir novas canções e pratos no restaurante. Já tivemos um crescimento de 15% na frequência de clientes”. 

                                                     Cardápio

    O Brooklyn restaurante tem cozinha contemporânea e apresenta um cardápio com toques mediterrâneos e influências do mundo inteiro, composto por opções diferenciadas, entre elas: couvert com pães variados feitos na casa com surpresas do chef; entradas quentes: camarão empanado em coco ralado e pimenta calabresa, chutney de manga, salada de salsão, alface americana, morango e redução de balsâmico; e frias: salada de folhas variadas, tomate confit, queijo coalho com orégano e mel, uvas verdes e molho de iogurte -. 

 Carros-chefe:  lombo de cordeiro com molho de cerveja preta e risoto de funghi, costeleta de vitela com molho de vinho tinto e risoto de radicchio, gorgonzola, cebolinha e molho demi-glace e risoto de camarão com bisque, tomate concassé e hortelã; além de aves: confit de pato com “jus” de aves e especiarias e purê de batata com dois queijos (parmesão e brie); e peixes e frutos do mar: salmão com gergelim, molho teriyaki e purê de batata com essência de gengibre.

 Já nas sobremesas, o cardápio traz 10 opções, entre elas: crepe de nutella com sorvete de creme, tapioca de doce de leite artesanal com coco ralado e sorvete de creme;  e suflê de goiabada com raspas de gengibre e calda de catupiry e leite condensado. A carta de vinhos conta com mais de 80 rótulos de países como Argentina, Chile, Uruguai, França, Itália, Espanha, Portugal e Brasil. Os preços variam entre R$ 65,00 e R$ 560,00.

Brooklyn Restaurante – Rua Baltazar Fernandes, 54 – Brooklyn – tel: 11-5533-4999. Site:www.brooklynrestaurante.com.brCapacidade: 152 lugares. Horário de Funcionamento: de terça a quinta das 20h à 1h; de sexta a sábado das 20h às 2h. Às segundas-feiras, projeto Get Together, a partir das 18h, com Happy Hour e Night: R$ 70,00 homens e R$ 50,00 mulheres (a casa oferece um Welcome Drink). 

Água Mineral:  R$ 6,00; Reservas:aceita reservas para todos os dias de terça a sábado, a partir das 20h – as reservas são mantidas até às 21h. Cheques:sim.  Cc: Visa crédito e débito, MasterCard crédito e débito; Couvert Artístico: R$ 30,00 às terças, quartas e quintas-feirasR$ 40,00 às sextas-feiras e sábados; Estacionamento com manobrista (terceirizado): R$ 25,00 (não trabalham com cartão).




Variedades: 41º Festival Sesc Melhores Filmes




O Menino e o Mundo é um dos destaques

Redação

 De cara nova, proporcionando mais conforto e comodidade, a sala de cinema do CineSesc reabre em um dos momentos mais significativos da casa, com o Festival Sesc Melhores Filmes. Conhecido desde 1974, o festival Melhores Filmes é uma marca no meio cultural e artístico de São Paulo. Neste mês, você poderá ver e rever por aqui os filmes escolhidos como os melhores do ano passado. De 2 a 29 de abril, serão exibidos os vencedores nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes brasileiros e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros, eleitos por público e crítica especializada. Todas as sessões do Festival no CineSesc contam com recursos de audiodescrição e legendas open caption, que incluem deficientes visuais e auditivos na experiência do cinema. Os vencedores serão conhecidos no dia 1 de abril.

 Uma Vida Comum (Reino Unido/Itália, 2013, 87 min., 12 anos)
Direção e roteiro: Uberto Pasolini
Direção de fotografia: Stefano Falivene
Elenco: Eddie Marsan, Joanne Froggatt, Karen Drury, Andrew Buchan e outros
 Comédia dramática. Obcecado por organização e meticuloso ao extremo, John May é um inventariante encarregado de encontrar o parente mais próximo de pessoas que morreram sozinhas. Sua vida é seu trabalho e ele dedica mais esforços do que o necessário para descobrir sobre a vida de seus clientes e dá-los um bom funeral. Porém, sua rotina muda quando descobre que perderá o emprego. Ele pede um tempo a seu chefe para resolver o último caso em que trabalhava, o de Billy Stoker. Essa última investigação o leva a uma viagem libertadora que lhe permite finalmente começar a viver a sua vida. Vencedor do prêmio de melhor direção na mostra Horizontes do Festival de Veneza.
Sexta-feira, 17/4, às 14h30.
 O Menino e o Mundo (Brasil, 2013, 85 min., Livre)
Direção e roteiro: Alê Abreu
Vozes: Vinicius Garcia, Felipe Zilse, Alê Abreu, Lu Horta e outros
Animação. Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação, realizada com diversas técnicas artísticas, que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança. Vencedor do prêmio de melhor filme de animação no Festival de Havana, do Prêmio da Juventude na Mostra de São Paulo e de uma menção honrosa na mostra Novos Rumos do Festival do Rio.
Sexta-feira, 17/4, às 16h30.

Instinto Materno (Romênia, 2013, 112 min., 12 anos)
Direção: Calin Peter Netzer
Roteiro: Razvan Radulescu e Calin Peter Netzer
Direção de fotografia: Andrei Butica
Elenco: Luminita Gheorghiu, Bogdan Dumitrache, Natasa Raab, Ilinca Goia e outros
Drama. Barbu é um homem infeliz que, aos 34 anos, busca a independência ao sair da casa da mãe, Cornelia, no seio de uma família da alta sociedade romena. A mudança não a agrada nem um pouco, pois ela gosta de ter o filho sob seus cuidados. Para piorar a situação, Barbu passa a namorar uma jovem que a mãe desaprova totalmente. Quando ele se envolve em um acidente trágico, que o deixa em estado de choque e termina na morte de um rapaz, Cornelia coloca o instinto protetor materno em primeiro lugar e faz de tudo para impedir que o filho seja preso. Vencedor do Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim.
Sexta-feira, 17/4, às 19h.

12 Anos de Escravidão (EUA/Reino Unido, 2013, 134 min., 14 anos)
Direção: Steve McQueen
Roteiro: John Ridley
Direção de fotografia: Sean Bobbitt
Elenco: Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender, Lupita Nyong’o, Sarah Paulson e outros
Drama. Em 1841, o negro Solomon Northup é um homem livre que vive em paz ao lado da esposa e dos filhos em Saratoga, Nova York, onde trabalha como violinista. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de 12 anos, ele passa pelas mãos de dois senhores, Ford e Edwin Epps – este um homem mau, que maltrata e humilha os escravos de sua fazenda. Baseado nos relatos autobiográficos de Northup, escritos logo após seu retorno ao lar e à liberdade. Vencedor de três Oscar: melhor filme, atriz coadjuvante (Nyong’o) e roteiro adaptado.
Melhor Filme – Público
Sexta-feira, 17/4, às 21h.

O Gebo e a Sombra (Portugal/França,  2012,  91 min., Livre)
Direção e roteiro: Manoel de Oliveira
Direção de fotografia: Renato Berta
Elenco: Michael Lonsdale, Claudia Cardinale, Jeanne Moreau, Leonor Silveira e outros
Drama. Apesar de viver no limiar da pobreza, Gebo continua suas atividades como contador para sustentar Doroteia, a mulher, e Sofia, a nora. A existência daquelas três pessoas é triste e monótona, girando à volta da ausência de João, o filho, que ninguém sabe onde está ou as razões por que partiu. Apesar de Gebo tentar encontrar maneiras de aliviar o sofrimento das duas mulheres, parece que nada consegue minimizar as suas dores. Até que, sem que já ninguém o esperasse, João regressa. E é a partir daquele momento que o equilíbrio familiar, já frágil, se rompe, dando origem a uma catástrofe. Baseado na peça homônima de Raul Brandão. Seleção oficial do Festival de Veneza.
Sábado, 18/4, às 14h30.
Terça-feira, 21/4, às 19h.

Relatos Selvagens (Argentina/Espanha, 2014, 122 min., 14 anos)
Direção e roteiro: Damián Szifrón
Direção de fotografia: Javier Julia
Elenco: Ricardo Darin, Oscar Martinez, Darío Grandinetti, Rita Cortese e outros
Comédia policial. Desigualdades, injustiça e as exigências que o mundo nos faz causam estresse e depressão em muitas pessoas. Algumas delas explodem. Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Dividido em episódios, o filme mostra uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano, acontecimentos que são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle. Selecionado para a competição oficial do Festival de Cannes.
Sábado, 18/4, às 16h30.
Quarta-feira, 22/4, às 16h30.

Dominguinhos (Brasil, 2014, 84 min., Livre)
Direção: Mariana Aydar, Eduardo Nazarian e Joaquim Castro
Roteiro: Di Moretti
Direção de fotografia: Tiago Tambelli
Documentário. Um retrato do sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos (1941 - 2013), discípulo de Luis Gonzaga e autor de sucessos como Eu só quero um xodó, Gostoso demais, De volta pro aconchego e Lamento sertanejo. O filme apresenta uma série de imagens de arquivo, com narração feita pelo próprio Dominguinhos, e trechos de shows célebres - como uma apresentação muito bem humorada com Luiz Gonzaga no palco. O documentário, que traz também duetos com uma Nana Caymmi bastante emocionada, Elba Ramalho, Nara Leão, Gilberto Gil e Gal Costa, faz parte do projeto Dominguinhos+, que conta também com uma websérie.
Sábado, 18/4, às 19h.

Boyhood – Da Infância à Juventude (EUA, 2014, 165 min., 14 anos)
Direção e roteiro: Richard Linklater
Direção de fotografia: Lee Daniel e Shane F. Kelly
Elenco: Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke, Lorelei Linklater e outros
Drama. Acompanhamos 12 anos na vida de Mason Jr., ou MJ, entre os 5 e os 18 anos, da infância até o fim da adolescência, vivendo em Austin, capital do Texas, com sua irmã e os pais divorciados. Mason, o pai, parece mais infantil que o próprio menino, muitas vezes sumindo por meses com a justificativa de estar tentando deslanchar sua carreira musical; enquanto Olivia, a mãe, luta para terminar seus estudos e vive se apaixonando pelos homens errados. Vencedor de três prêmios no Festival de Berlim, incluindo melhor direção.
Melhor Filme – Crítica
Melhor Direção: Richard Linklater – Público e Crítica
Sábado, 18/4 às 21h.

Ida (Polônia/Dinamarca/França/Reino Unido, 2013, 80 min., 14 anos)
Direção: Pawel Pawlikowski
Roteiro: Pawel Pawlikowski e Rebecca Lenkiewicz
Direção de fotografia: RyszardLenczewski e Lukasz Zal
Elenco: Agata Kulesza, Agata Trzebuchowska, Dawid Ogrodnik, Jerzy Trela e outros
Drama. Polônia, início dos anos 1960. Anna é uma noviça prestes a fazer seus votos perante a Deus. Instruída por sua madre superiora a fazer uma última visita à sua família antes de retirar-se à vida religiosa, ela decide encontrar sua tia Wanda, uma sensual ex-procuradora da república, defensora ferrenha do Partido Comunista. No encontro, revelações sobre o passado de Anna serão feitas. Ela descobrirá que seu verdadeiro nome é Ida e que sua família, judia, fora capturada e morta pelos nazistas. Após essas revelações, as duas resolvem partir em uma jornada para descobrir o real desfecho da história da família e qual o papel de cada uma delas na sociedade.  Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.
Domingo, 19/4, às 14h30.
 Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Brasil, 2014, 96 min., 12 anos)
Direção e roteiro: Daniel Ribeiro
Direção de fotografia: Pierre de Kerchove
Elenco: Ghilherme Lobo, Fabio Audi,Tess Amorim, Isabela Guasco
Comédia romântica. Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém, a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo. Vencedor do prêmio da crítica na mostra Panorama do Festival de Berlim e do prêmio Teddy, dado ao melhor filme de temática homossexual no mesmo festival.
Domingo, 19/4, às 16h30.
 Praia do Futuro (Brasil/Alemanha, 2014, 106 min., 14 anos)
Direção: Karim Aïnouz
Roteiro: Felipe Bragança e Karim Aïnouz
Direção de fotografia: Ali Olcay Gözcaya
Elenco: Wagner Moura, Clemens Schick, Jesuita Barbosa, Savio Ygor Ramos e outros
Drama. Donato é salva-vidas da Praia do Futuro, bairro da cidade de Fortaleza, no Ceará. Ayrton, seu irmão mais novo, é apaixonado por motos e admira a coragem do irmão mais velho em se jogar nas ondas para salvar desconhecidos. Um dia, Donato participa de seu primeiro resgate malsucedido, de um turista alemão que acaba sumindo no mar. Ele precisa dar a notícia da morte ao amigo do homem desaparecido, e assim conhece Konrad. Não demora para que Donato e Konrad desenvolvam uma relação de amor e paixão. É quando o brasileiro decide ir atrás de seu amor, em Berlim, sem pensar que está deixando para trás sua mãe e o pequeno Ayrton. Selecionado para a competição do Festival de Berlim.
Domingo, 19/4, às 19h.
 O Lobo de Wall Street (EUA, 2013, 180 min., 18 anos)
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Terence Winter
Direção de fotografia: Rodrigo Prieto
Elenco: Leonardo Di Caprio, Jonah Hill, Margot Robbie, Matthew McConaughey e outros
Comédia Dramática. Durante seis meses, o jovem Jordan Belfort trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna. Quando finalmente consegue sua licença como corretor, acontece a Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Desempregado e ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa que lida com papéis que não estão na bolsa de valores. É lá que tem a ideia de montar uma empresa focada nesse tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos, mas cujo retorno para o corretor é bem mais vantajoso. Ele cria a Stratton Oakmont, que faz com que todos enriqueçam rapidamente. Baseado no livro de memórias do verdadeiro Belfort, o filme foi indicado a cinco Oscar, incluindo filme e direção.
Domingo, 19/4, às 21h.
Quinta-feira, 23/4, às 21h.

Ilegal (Brasil, 2014, 90 min., 12 anos)
Direção e roteiro: Raphael Erichsen e Tarso Araujo
Direção de fotografia: Braga
Documentário. De um lado, uma menina de 5 anos com uma forma de epilepsia rara, grave e sem cura. Do outro, uma substância derivada da maconha que acaba com as convulsões da criança. Entre as duas, uma lei que torna o tratamento impossível. Este filme mostra a luta de uma mãe para garantir à sua filha o direito à saúde, e como seu exemplo deu origem a um movimento nacional pela legalização da cannabis medicinal. Uma luta contra o preconceito, a burocracia e principalmente o tempo.
Melhor Documentário – Público
Segunda-feira, 20/4, às 14h30.

Walesa (Polônia, 2013, 127 min., 12 anos)
Direção: Andrzej Wajda
Roteiro: JanuszGlowacki
Direção de fotografia: Pawel Edelman
Elenco: Robert Wieckiewicz, Agnieszka Grochowska, Iwona Bielska, Zbigniew Zamachowski e outros
Drama biográfico. O filme retrata a vida e a luta de Lech Walesa, ganhador do Prêmio Nobel da Paz e fundador do Movimento Solidário Polonês. Na Polônia da década de 1970, Walesa era um funcionário comum de um estaleiro e eletricista que se viu inadvertidamente liderando uma revolução silenciosa que resultou não só por acabar com a ditadura na Polônia, mas também ajudou a derrubar o edifício em ruínas do império soviético, na década seguinte. Exibido no Festival de Veneza, fora de competição.
Segunda-feira, 20/4, às 16h30.

Os Dias com Ele (Brasil, 2013, 107 min., 12 anos)
Direção, roteiro e direção de fotografia: Maria Clara Escobar
Documentário. Maria Clara, uma jovem cineasta, mergulha no passado quase desconhecido de seu pai. O filme que se resultou revela as descobertas e frustrações de acessar a memória de um homem e de uma parte da história que são raramente expostos. Ele, um intelectual brasileiro, preso e torturado durante a ditadura militar, não fala sobre isso desde aquele tempo. Ela, uma filha em busca de sua identidade. Vencedor de três prêmios na Mostra de Tiradentes, incluindo melhor filme pela crítica.
Segunda-feira, 20/4, às 19h.

A Culpa é das Estrelas (EUA, 2014, 126 min., 12 anos)
Direção: Josh Boone
Roteiro: Scott Neustadter e Michael H. Weber
Direção de fotografia: Ben Richardson
Elenco: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff, Laura Dern e outros
Drama. Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio. Lá, conhece Augustus Waters, um rapaz que também já sofreu com a doença. Os dois possuem visões muito diferentes de sua condição: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro. Baseado no best-seller de John Green.
Segunda-feira, 20/04, às 21h.

Riocorrente (Brasil, 2014, 79 min., 14 anos)
Direção e roteiro: Paulo Sacramento
Direção de fotografia: Aloysio Raulino
Elenco: Lee Taylor, Simone Iliescu, Roberto Audio, Vinicius dos Anjos e outros
Drama. São Paulo é um barril de pólvora prestes a explodir. Em meio ao turbilhão da cidade, Marcelo, um jornalista, Carlos, um ex-ladrão de automóveis, e Renata, uma mulher misteriosa, vivem um intenso triângulo amoroso. Carlos tenta cuidar do menino Exu, mas ele passa o dia inteiro pelas ruas da cidade. O choque entre seus desejos e o atrito entre as faces opostas da cidade apontam a urgência de mudanças radicais. Vencedor dos prêmios de melhor fotografia e montagem no Festival de Brasília.
Terça-feira, 21/4, às 14h30.

O Passado (França/Itália, 2013, 130 min., 12 anos)
Direção e roteiro: Asghar Farhadi
Direção de fotografia: Mahmoud Kalari
Elenco: Bérénice Bejo, Ali Mosaffa, Tahar Rahim, Pauline Burlet e outros
Drama. O iraniano Ahmad e a francesa Marie estão separados há quatro anos. Agora, ele volta de Teerã a Paris para, a pedido dela, assinar os papéis que oficializam o divórcio. Durante sua estada, ele descobre a relação conflituosa entre Marie e sua filha, Lucie, e logo percebe que o verdadeiro motivo por trás do divórcio é um novo relacionamento na vida da mulher. Ahmad confronta o novo casal e, ao tentar melhorar a situação, acaba trazendo à tona um segredo escondido do passado. Vencedor do prêmio de melhor atriz (Bejo) e de melhor filme pelo júri ecumênico no Festival de Cannes, e indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.
Terça-feira, 21/4 , às 16h30.

Clube de Compras Dallas (EUA, 2013, 117 min., 16 anos)
Direção: Jean-Marc Vallée
Roteiro: Craig Borten e Melisa Wallack
Direção de fotografia: Yves Bélanger
Elenco: Matthew McConaughey, Jennifer Garner, Jared Leto, Denis O’Hare e outros
Drama. Em 1986, Ron Woodroof, um homem viciado em drogas, amante de mulheres e homofóbico, é diagnosticado com AIDS e recebe uma sentença de 30 dias de vida. A partir daí, sua luta pela sobrevivência se inicia e, quase à beira da morte, ele vai em busca de medicamentos alternativos fora do país - já que o único remédio legal nos Estados Unidos para combater a doença na época era o AZT. Com a ajuda de sua médica, a doutora EveSaks, e do travesti Rayon, também portador do vírus HIV, Woodroof cria clubes em que as pessoas pagam por esses tratamentos alternativos. Isso leva a indústria farmacêutica a travar uma guerra contra ele. Baseado em uma história real. Vencedor de três Oscar, incluindo melhor ator (McConaughey) e ator coadjuvante (Leto).
Terça-feira, 21/4, às 21h.

Boa Sorte (Brasil, 2014, 90 min., 16 anos)
Direção: Carolina Jabor
Roteiro: Jorge Furtado e Pedro Furtado
Direção de fotografia: Barbara Alvarez
Elenco: João Pedro Zappa, Deborah Secco,Gisele Froés, Felipe Camargo e outros
Romance. O adolescente João tem uma série de problemas comportamentais:
ele é ignorado pelos pais e se torna agressivo com os amigos de escola. Quando é diagnosticado com depressão, seus familiares decidem interná-lo em uma clínica psiquiátrica. Lá, ele conhece Judite, paciente HIV positivo e dependente química, em fase terminal. Apesar do ambiente hostil, os dois se apaixonam e vivem um intenso romance dentro da clínica. Ao encontrar o amor em Judite, João passará a encarar a vida de outra forma, ao mesmo tempo que dará um novo sentido para a vida de Judite.
Quarta-feira, 22/4, às 14h30.

O Lobo Atrás da Porta (Brasil, 2013, 100 min., 16 anos)
Direção e roteiro: Fernando Coimbra
Direção de fotografia: Lula Carvalho
Elenco: Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabíula Nascimento,Juliano Cazarré e outros
Suspense. Em um dia como outro qualquer, Sylvia chega à escola de sua filha para buscá-la. É quando descobre que a menina foi levada, mais cedo, por uma mulher desconhecida. A mãe, ao lado do marido, Bernardo, vai a uma delegacia prestar queixa do desaparecimento da menina. A suspeita logo recai sobre Rosa, amante de Bernardo. Os três prestam depoimentos contraditórios e, aos poucos, nos levam aos recantos mais obscuros dos desejos, mentiras, carências e perversidades do relacionamento entre esses personagens conturbados. Vencedor dos prêmios de melhor filme e atriz (Leal) no Festival do Rio e do troféu de melhor filme da mostra Horizontes do Festival de San Sebastián, entre outros prêmios internacionais.
Melhor Filme – Crítica
Melhor Direção: Fernando Coimbra – Crítica
Melhor Atriz: Leandra Leal – Público e Crítica
Melhor Roteiro: Fernando Coimbra – Crítica
Quarta-feira, 22/4, às 19h.

Garota Exemplar (EUA, 2014, 149 min., 14 anos)
Direção: David Fincher
Roteiro: Gillian Flynn
Direção de fotografia: Jeff Cronenweth
Elenco: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Tyler Perry e outros
Suspense. No dia em que completa cinco anos de casado, Nick Dunne descobre que sua esposa Amy desapareceu sob circunstâncias misteriosas. Logo a polícia e a mídia começam a desconfiar do casamento perfeito demais e passam a apontar Nick como o principal suspeito. Suas mentiras e seu comportamento estranho só pioram a sua situação. Mas o que terá realmente acontecido com Amy? Nick vai precisar reavaliar toda a história de seu casamento antes de saber a verdade. Baseado no romance best-seller de Gillian Flynn, que assina a adaptação para as telas.
Quarta-feira, 22/4, às 21h.

Pelo Malo (Venezuela/Peru/Argentina/Alemanha, 2013, 95 min., 14 anos)
Direção e roteiro: Mariana Rondón
Direção de fotografia: Micaela Cajahuaringa
Elenco: Samuel Lange Zambrano, Samantha Castillo, Beto Benites, Nelly Ramos e outros
Drama. Junior é um menino de 9 anos que tem “cabelo ruim”. Ele quer alisá-lo para sua foto no álbum de formatura para ficar parecido com um cantor famoso. Isso o faz entrar em conflito com a mãe, Marta, que luta para sustentar a família depois da morte do marido. Quanto mais Junior tenta mudar o visual para ganhar o amor da mãe, mais ela o rejeita. Até que ele é encurralado, cara a cara, com uma decisão dolorosa. Vencedor de vários prêmios internacionais, incluindo a Concha de Ouro de melhor filme no Festival de San Sebastián, Espanha, e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Havana, Cuba.
Quinta-feira, 23/4, às 14h30.

Alabama Monroe (Bélgica/Holanda, 2012, 111 min., 16 anos)
Direção: Felix Van Groeningen
Roteiro: Carl Joos e Felix Van Groeningen
Direção de fotografia: Ruben Impens
Elenco: Johan Heldenbergh, Veerle Baetens, Nell Cattrysse, Geert Van Rampelberg e outros
Drama musical. Quando Elise e Didier se conhecem, é amor à primeira vista. Ela tem sua própria loja de tatuagem e ele toca banjo em uma banda de bluegrass. Os dois se conectam a partir de seu entusiasmo pela música e pela cultura americanas, e mergulham de cabeça em um romance arrebatador que se desenrola no palco e fora dele. Apesar das diferenças, o relacionamento dá certo e eles têm uma filha, Maybelle. Aos seis anos, a menina fica gravemente doente e a família se desestabiliza, pondo à prova o amor de Elise e Didider. Exibido na mostra Panorama do Festival de Berlim, o filme foi indicado ao Oscar de melhor produção estrangeira.
Quinta-feira, 23/4, às 16h30.

Sem Pena (Brasil, 2014, 88 min., 12 anos)
Direção: Eugenio Puppo
Roteiro: Eugenio Puppo e Marina Dias
Documentário. Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira, que já é a terceira maior do mundo. Este filme desce ao inferno da vida nas prisões para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente. Com um cenário crescente de violência urbana, é comum na sociedade um discurso punitivo, que clama por penas cada vez mais altas. Nesse contexto há uma evidente incompreensão dos direitos e garantias do outro, afetando o exercício do direito de defesa de acusados de crimes. O documentário retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente, trazendo ainda testemunhos de juízes, promotores, advogados e especialistas do sistema de justiça criminal. Melhor filme pelo júri popular no Festival de Brasília.
Melhor Documentário – Crítica
Quinta-feira, 23/4, às 19h.


Cineclubinho

As Férias do Pequeno Nicolau (França, 2014, 97 min., Livre, Dublado)
Direção: Laurent Tirard
Roteiro: Laurent Tirard, Grégoire Vigneron e Jaco Van Dormael
Direção de fotografia: Denis Rouden
Elenco: Mathéo Boisselier, Valérie Lemercier, Kad Merad, Dominique Lavanant e outros
Infantil. É o fim do ano letivo, momento das tão esperadas férias. O pequeno Nicolau, seus pais e a avó pegam a estrada em direção ao mar. Na praia, Nicolau logo faz novos amigos: Blaise, que não está de férias, pois vive ali; Fructueux, que gosta de tudo, até mesmo peixes; Djodjo, que fala diferente porque é Inglês; Crépin, que chora o tempo todo; e Côme, que acha que está sempre certo. Mas Nicolau também conhece Isabelle, uma menina que o encara o tempo todo com seus olhos grandes e perturbadores, com quem ele acredita que seus pais querem forçá-lo a se casar. Os mal-entendidos se acumulam, mas uma coisa é certa: estas férias serão inesquecíveis. Segundo filme inspirado no personagem dos quadrinhos criado por René Goscinny.
Domingo, 19/4, às 11h.
  Especiais: 41º Festival Sesc Melhores Filmes
 Conversa com Fernando Coimbra. O diretor do longa-metragem “O Lobo Atrás da Porta”, em destaque no Festival Sesc Melhores Filmes, conversa com o público sobre seu trabalho cinematográfico com curtas e sobre o sucesso do longa de estreia.
Quarta-feira, 22/4, às 20h30. Grátis.

Conversa com Eugenio Puppo. O autor do documentário “Sem Pena”, premiado pelo Júri Popular no Festival de Brasília, irá falar sobre sua trajetória como documentarista.
Quinta-feira, 23/4, às 20h30. Grátis.

 Curso

Análise Estrutural das Narrativas
Discussão de modelos e teorias narrativas, concentrando-se na orientação de exercícios práticos realizados pelos próprios alunos, voltados ao cinema e à televisão e até mesmo à dramaturgia e à narrativa teatral. Abordagem de algumas das principais estruturas, técnicas e teorias sobre narrativa, e centrais na narrativa cinematográfica.
Com o escritor e filósofo Rodrigo Petrônio.
Sexta-feira, 17/4, das 19h30 às 21h30. De R$ 12 a R$ 40.
 Exposição
 41º FESTIVAL SESC MELHORES FILMES.
O CineSesc apresenta no hall uma exposição com os trabalhos do artista plástico, autor e ilustrador Marcelo Cipis.
Livre. Grátis. Todos os dias, 14h às 21h30.