Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Túnel do Tempo: Chacal é preso


Luís Alberto Alves


Fim da linha: Em 15 de agosto de 1994,  o terrorista conhecido como Carlos o Chacal (foto), preso no Sudão, é extraditado para a França.

Radiografia de Sampa: Rua Tabantiguera




Luís Alberto Alves

 Nome tradicional em São Paulo, dos primeiros tempos da colonização. Lembra a encosta de barro branco, situada a leste da colina em que se lançaram os primeiros fundamentos de nossa capital. Em 1822, chamava-se Rua Detrás da Boa Morte. A Rua Tabantiguera (foto) fica próxima à Praça da Sé, Centro de SP.


Geral: Educação recebe até hoje matrículas para o 1º ano do Ensino Fundamental



O prazo acaba hoje para matrículas visando ano de 2015

Redação

 A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe até hoje (15) as matrículas de crianças que ingressarão, em 2015, no 1º ano do Ensino Fundamental e não frequentam neste ano a pré-escola. O sistema centralizado criado pela Secretaria permite que os candidatos façam o cadastro em qualquer escola pública paulista, estadual ou municipal. 

Alunos do Ensino Médio podem se inscrever para o próximo ano letivo até o dia 29 de agosto.
 Para fazer a matrícula, basta o responsável pelo estudante comparecer a qualquer unidade de ensino e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência.

 Para os alunos que já frequentam a última etapa da pré-escola pública, o cadastramento e a inclusão no 1º ano do Ensino Fundamental para crianças a partir de seis anos são automáticos, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial.

 “Com a matrícula antecipada para o 1º ano do Ensino Fundamental, o Estado garante o ingresso das crianças em uma das escolas públicas do Estado. O sistema unificado entre Secretaria e municípios respeita os critérios de vagas e também facilita a organização das escolas e famílias”, afirmou Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Planejamento da Rede Escolar e Matrícula da Secretaria.

                                                                  Ensino Médio
 As matrículas no Ensino Médio regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na mesma modalidade poderão ser feitas até o dia 29 deste mês. Para a inscrição, a documentação é a mesma para o Ensino Fundamental, com exceção dos alunos maiores de 18 anos, que não precisarão estarem acompanhados dos pais.

 Jovens que já cursam o Ensino Médio da rede estadual e querem dar continuidade aos estudos terão a matrícula renovada automaticamente. Para aqueles que estão no último ano do Ensino Fundamental o cadastro também é automático mediante a consulta dos responsáveis. Caso seja de interesse, é necessária apenas a atualização do endereço residencial.




Geral: Bianca Rinaldi participa de simpósio mundial de doença genética rara




Bianca participa de evento na Bahia
 Redação

 A atriz Bianca Rinaldi, que deu vida à médica Sílvia na novela "Em Família", da Rede Globo, está na Costa do Sauípe, Bahia, para participar do 13º Simpósio Internacional de MPS e Doenças Relacionadas, que acontece pela primeira no Brasil e reúne cerca de 1.000 congressistas de quase 20 países.

  O objetivo do simpósio, que será realizado até o dia 17 de agosto, é debater as questões sobre as doenças raras, em especial a mucopolissacaridose (MPS), doença genética rara, crônica e progressiva, causada pela ausência ou deficiência de uma enzima no corpo. É uma enfermidade metabólica hereditária, causada por erros inatos do metabolismo que determinam a diminuição da atividade de determinadas enzimas. Ou seja, quando uma célula do corpo morre, imediatamente o organismo repõe. Porém, os portadores desta doença não têm essa capacidade de reposição, o que gera deficiências físicas, ananismo, cegueira, entre outros problemas.

  A atriz Bianca Rinaldi apoia a causa desde 2011, quando criou o Instituto "Eu Quero Viver", uma organização não-governamental, constituída por tempo indeterminado, sem fins lucrativos e criado para ajudar na qualidade de vida dos portadores de doenças raras, melhorar o diagnóstico no Brasil, despertar a sociedade para o problema da MPS e outras doenças raras, fornecer informações atualizadas sobre a doença para a população e familiares de portadores e profissionais, trabalhar junto às instituições formadoras de profissionais de medicina, entre outras ações.

 “Essa é a primeira vez que esse importante congresso acontece no Brasil e participar dele será fundamental para eu absorver importantes informações e ter um conhecimento maior sobre doença, além de estar perto das crianças. Também vou buscar novos parceiros para o meu Instituto ‘Eu Quero Viver’. Quero continuar lutando para amenizar os problemas da MPS no Brasil”, disse Bianca Rinaldi.


                                               A Mucopolissacaridose (MPS)

A mucopolissacaridose (MPS) é uma doença genética rara, crônica e progressiva, causada pela ausência ou deficiência de uma enzima no corpo. Os principais sinais da MPS são: alteração na face; infecções recorrentes (otites, das vias respiratórias), além de déficit de crescimento e problemas nas articulações. O diagnóstico é feito principalmente pelo médico geneticista, mas pode levar anos, já que os quadros clínicos podem remeter a inúmeras especialidades, já que a doença acomente vários órgãos e sistemas.

Em geral, os pacientes apresentam rigidez articular, alterações na face, volume da cabeça aumentado (macrocefalia), acúmulo de secreções, déficit de crescimento, abdômen aumentado, perda auditiva, comprometimento das válvulas do coração levando a um declínio da função cardíaca, obstrução das vias respiratórias, apneia do sono e infecções de repetição.





Geral: Herchcovitch Alexandre recebe preview de Verão 2015




Redação

 A marca do estilista Alexandre Herchcovitch recebe, nesta sexta-feira (15), seu preview (foto) de Verão 2015 feminino e masculino, incluindo peças de desfile apresentadas na última edição da São Paulo Fashion Week.

 Na coleção feminina, com ares de anos 50 - inspirada em Marilyn Monroe - muito rosa, vermelho, coral, tons de azul e off white em materiais como linho com algodão, couro, organza bordada, crepe e cetim duchese. Neoprene e látex imprimem o a contemporaneidade marcante no trabalho do estilista.

 Para as peças masculinas, Herchcovitch se inspirou nos integrantes da comunidade africana Baptist Nazareth Church, que mistura a religião Zulu com o Cristianismo. Como o grupo reproduz a vestimenta inglesa, a coleção é composta por um mix de referências do universo street combinados a kilts, parkas e calças com leves volumes.

 Para lançar seu verão, a marca produziu um fashion film estrelado pela modelo new face Mariana Calazans. Os textos de fundo foram extraídos da série norte americana Twin Peaks.

 O preview pode ser conferido na loja Herchcovitch;Alexandre, à Rua Melo Alves, 561, no Jardim Paulista - São Paulo (3063-2888). A marca é também vendida em multimarcas de todo o País.

Link para o fashion film Verão 2015: http://we.tl/VIiTnFviLu

Variedades: Lascados estréia nos cinemas em setembro




Redação

 Lascados, o primeiro longa-metragem de Vitor Mafra, estreia nas principais cidades do País no dia 18 de setembro. O filme tem roteiro de Emílio Boechat e Marília de Toledo e direção de fotografia de Pedro Ionescu.

  Lascados é uma comédia sobre amizade, família e rito de passagem de três jovens amigos: Felipe (ChaySuede),  Burunga (José Trassi) e Deco (Paulo Vilela), que partem  da Zona Leste da capital paulista rumo a Salvador, para curtir o carnaval baiano de 1994. Usando uma Kombi dos anos 70, o trio paulistano vive inesperadas situações e acaba se envolvendo com Cenilde (Paloma Bernardi), jovem manipuladora que coloca em teste a amizade dos três amigos. Guilherme Fontes é Jeová, pai de Cenilde, Angela Dip é a delegada e Nando Cunha é o cego caipira,  moradores de uma pequena cidade do interior do Espírito Santo.

 O diretor Vitor Mafra participou da geração fundadora da MTV Brasil, onde dirigiu promos e vinhetas do canal.  Em publicidade, foi assistente de Fernando Meirelles e diretor da O2 Filmes. Assina a direção do curta Entre Rodas (2007), da série Bicho Papão, da FOX, e da peça teatral Celebração, de Harold Pinter.  Atualmente atua como roteirista e diretor de séries de TV, sitcoms e documentários e está em fase de captação para um longa-metragem sobre a vida do cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, personagem que será vivido pelo ator Matheus Nachtergaele.

 Já o produtor Marcelo Braga atua como produtor na área audiovisual desde 1984, dedicado aos processos criativos e de produção de séries de TV e mídias alternativas. Foi executivo de programação da Rede Manchete e, no Grupo Mixer, foi produtor das séries Rally dos Sertões (AXN/Sony), Receitas da Vida (Rede TV), Mobilização Brasil (TVE/Cultura), Bank Boston Rio Instrumental e Ensaio Geral (ambas para o Multishow). 

Criou e produziu diversas séries para a Cinemacentro Entertainment, com destaque para Mulheres Possíveis (GNT), Planeta Estranho(Record) e BrazilAmazing Tour, para distribuição na Europa.  Foi produtor executivo da Fremantle Media, onde implantou o formato docudramae produziuMarcas da Vida (Record). É CEO na Cristal Líquidos Studios e proprietário e produtor da Santa Rita Filmes, onde desenvolve três séries para TV por assinatura no Brasil e o projeto de mais um longa-metragem.



Variedades: Pitty neste sábado (16) no PlayTV News


Pitty fala do seu novo CD

Redação

 O PlayTV News deste sábado (16), agora em novo horário, às 21h30, traz uma materia especial com a cantora Pitty. Rafaela Tomasi acompanhou de perto o show de lançamento da turnê do novo álbum “Sete Vidas” e fez um faixa a faixa com os fãs da baiana.

 Já Rodolfo Rodrigues conversou com Pitty e falou sobre o lançamento do disco depois de cinco anos sem um novo trabalho solo, falam sobre as composições, a escolha do repertório, e mais.

 “Eu queria fazer uma experiência rítmica, diferente. Um pouco de saco cheio desse rock quatro por quatro sempre, o tempo inteiro. Tentei descobrir uma coisa diferente para mim mesma”, comenta a cantora sobre as influências neste novo projeto.

PlayTV News
Entrevista com Pitty
Sábado, 16 de agosto, 21h30

Classificação Livre


Variedades: Pandora faz jantar comemorativo com executivos das Américas


Chen, chef da Pandora, e os executivos da empresa homenageados


Redação

 Rachel Maia CEO da marca no Brasil foi a anfitriã do jantar comemorativo com os executivos das Américas, Scott Burger (President Pandora Americas), Darren Chen (Chief Sales Officer Pandora Americas) e Jennifer Merrill (Pandora Americas Vice President, Strategy & Business Development) em comemoração a expansão da marca no Brasil, atualmente com 26 lojas pelo País e projeção de fechar o ano de 2014 com 35 lojas.

 A celebração exclusiva para 50 convidados foi realizada no espaço Iate Clube de Santos, no bairro de Higienópolis, em São Paulo com pocket show da banda Guernica Jazz.


                                                                Sobre Pandora
 Fundada há 30 anos, em 1982 em Copenhague na Dinamarca, a Pandora é a segunda maior joalheria do mundo - desenha, fabrica, vende e distribui joias com um modelo de negócio integrado. Atualmente possui mais de 10.000 pontos de venda, em 80 países; além das vendas através do seu e-commerce
www.pandorajoias.com.br. 

 No Brasil desde 2009 possui 26 lojas nas cidades de São Paulo e Interior, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife e Fortaleza.
Acesse o site institucional: 
www.pandora.net. Sobre o grupo Pandora acesse: 
www.pandoragroup.com