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quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Túnel do Tempo: Atentado contra Prudente de Morais



Prudente de Morais foi o terceiro presidente do Brasil

Luís Alberto Alves

 Canudos:  No dia 5 de novembro de 1897, em visita ao Arsenal de Guerra, para receber soldados vindos de Canudos, o presidente Prudente de Morais é vítima de uma tentativa de assassinato.

Radiografia de Sampa: Rua Oscar Freire



A Oscar Freire é conhecida na região da Paulista como a rua das lojas de luxo


Luís Alberto Alves


 O Dr. Oscar Freire de Carvalho, notável médico brasileiro, nasceu na Bahia em 03 de outubro de 1882. Aos 14 anos de idade entrou na Faculdade de Medicina da Bahia, diplomou-se em 1902. Dedicou-se primeiro à cirurgia que, logo depois, deixou pela Medicina Legal. Em março de 1907 foi nomeado professor substituto de Higiene e Medicina Legal.

  Depois professor substituto de História Natural da Escola Politécnica da Bahia em 1913, no ano seguinte era promovido catedrático de Medicina Legal da Faculdade de Medicina. Três anos mais tarde foi convidado pelo Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho para vir instalar em São Paulo a disciplina de Medicina Legal, que começou a funcionar em 18 de abril de 1918, a princípio no Instituto de Higiene, depois no Laboratório Central da Santa Casa e, mais tarde, no prédio especialmente construído para esse fim.

 A morte o surpreendeu antes de ver instalada definitivamente a sua disciplina. Fundou ainda a Sociedade de Medicina Legal e Criminologia e a Sociedade de Educação e Ensino. Era membro honorário do Instituto de Medicina Legal da Universidade de Madri e correspondente da Sociedade de Medicina Legal da Bélgica e de Roma.

 Como professor de Medicina e cientista, deixou numerosos trabalhos, além de artigos na imprensa diária sobre a história do ensino na perícia, centenas de laudos periciais e pareceres médicos-legais, lições, artigos e estudos vários. Faleceu em São Paulo em 11 de janeiro de 1923. A Rua Oscar Freire fica no Jardim Paulista, Centro Expandido.


Geral: Projeto exclui do Código Penal crime de venda de remédio falsificado



A proposta visa tirar do Código Penal o delito, com pena prevista de dez a 15 anos de prisão

Luís Alberto Alves
 A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8.028/14, do deputado Cleber Verde (PRB-MA), que exclui do Código Penal (Decreto-lei 2.848/40) o crime de importação, venda, manutenção em depósito, distribuição ou entrega de produto medicinal ou terapêutico de procedência ignorada. Atualmente, a pena prevista para o crime é de reclusão de 10 a 15 anos e multa.
 Cleber Verde explica que a pena anteriormente prevista para o crime era de um a três anos, e que o Código foi alterado pela chamada Lei dos Remédios (Lei 9.695/98), que incluiu essa prática no rol de crimes hediondos. Ele lembra que a alteração foi motivada pela descoberta maciça de medicamentos falsos, fabricados e comercializados no País.
 Porém, para o deputado, há agora uma falta de harmonia entre o delito e a pena, e “ofensa aos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade”. Segundo ele, em muitos casos, o crime é punido com mais rigor do que tráfico de drogas e homicídio.
 “Em inúmeros casos, o esporádico e pequeno traficante pode receber a exígua pena privativa de liberdade de um ano e oito meses”, afirma. "Constata-se, também, que a pena mínima cominada ao crime em debate excede em mais de três vezes a pena máxima do homicídio culposo e corresponde a quase o dobro da pena mínima do homicídio doloso simples.”
 Para apontar a desproporcionalidade entre delito e pena, o parlamentar ressalta ainda que a importação de medicamento não registrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária ), considerada criminosa e hedionda pelo Código Penal, pode acarretar mera sanção administrativa de advertência pela Lei 6.437/77, que define as infrações à legislação sanitária.
                                                          Tramitação
 O projeto foi 
apensado ao PL 4898/12, que reduz a pena para falsificação de medicamente. As propostas aguardam votação do Plenário.


Geral: Conheça nove passos para capacitar e motivar internamente funcionários




 
 
Falta de treinamento desfoca vida profissional
Redação

O quadro se repete nas mais variadas áreas profissionais do país: são poucos os profissionais qualificados. Isso ocorre principalmente nas áreas técnicas, e o reflexo deste fato é o custo cada vez maior de mão de obra e dificuldade de contratação.
 
 Uma alternativa que as grandes empresas estão encontrando é a busca de treinamentos e de cursos para os profissionais já contratados e fortalecimento de políticas de retenção. Isso, porque hoje é necessário complementar o conteúdos dos colaboradores, mas, mais que isso, prepara-los para serem lideranças positivas.
 
"Os profissionais se formam no curso superior e obtêm conteúdo técnico, porém a 'bagagem básica' que as empresas estão buscando inclui também experiência do profissional, capacidade de decisão e utilização na prática do conteúdo técnico. Por isso, além de treinamentos em suas áreas de atuações, as empresas buscam aprimoramentos, como redação, gestão, planejamento e diversos outros temas", explicou o diretor executivo da Innovia Training e Consulting, Ricardo Barbosa.
 
 Para que as empresas saibam como implantar um curso ou treinamento de maneira correta, veja algumas dicas elaboradas pelo diretor executivo da Innovia:
 
1.       O primeiro passo para empresa implantar um treinamento é realizam uma avaliação interna sobre quais são as reais necessidades, evitando treinamentos que não reflitam em resultados;
2.      Outro ponto fundamental é um levantamento dos perfis dos colaboradores para definir os quais devem ser direcionados para um treinamento;
3.      Existem diversas ofertas de cursos e treinamentos no mercado, assim, antes de definir qual deseja, faça uma pesquisa de mercado para saber se a empresa que contratará está realmente capacitada;
4.      Direcione os cursos que serão realizados às reais aptidões e ambições dos funcionários, de nada adianta oferecer um curso de liderança para um trabalhador que não tem nenhuma característica de líder;
5.      Crie contratos para os cursos, muitas empresas oferecem esse benefício para colaboradores que logo na sequência esses desligam. Estabeleça clausulas para que isso não ocorra ou se ocorrer tenha os valores restituídos;
6.       Regras claras são fundamentais, tenha tempo mínimo de participação e avaliação de desempenho, evite que seu colaborador não aproveite o curso adequadamente;
7.      Busque empresas bem localizadas ou que façam o trabalho in company, o deslocamento é um dos principais motivos para desistência e para fraco aproveitamento;
8.     Treinamentos devem ser constantes. Com a velocidade das informações e mudanças rápidas, para ter um profissional realmente capacitado, é fundamental que esse passe por constantes reciclagens e treinamentos, pois, em seis meses muitas coisas mudam;
9.      Depois dos cursos, crie políticas internas motivacionais e de retenção, garanta que terá todo resultado possível do investimento feito.


Geral: Mercado de moda ganhará selo fashion




Redação


 A  Apex/Brasil  (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ) e a Abest (Associação Brasileira de Estilistas ) lançam no dia 5 de novembro o selo Fashion Label Brasil, cujo objetivo é posicionar a imagem da moda brasileira no Exterior.

 O lançamento ocorrerá durante a Conferência Abest de Conteúdo Criativo, na 5ª edição do Salão +B, no MuBE, de 4 a 6 de novembro, em São Paulo com a presença dos representantes da Apex-Brasil Igor Brandão, Gerente de Economia Criativa e Tecnologia, e Isabel Tarrisse da Fontoura, gestora de projetos do complexo moda, que estarão acompanhados de Roberto Davidowicz - presidente da Abest. O evento conta com a participação de 36 marcas nacionais lançando suas coleções de Inverno 2015 para compradores nacionais e internacionais. 

 O Fashion Label Brasil tem como meta posicionar internacionalmente o design brasileiro de moda, mostrando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo, elegante e surpreendente, que foge dos estereótipos, procurando valorizar o rico trabalho dos estilistas brasileiros. 

 "O Fashion Label Brasil é uma iniciativa muito importante para unificar nossa mensagem e nossa identidade no mercado internacional. Estamos cada vez mais presentes no exterior e um posicionamento estratégico fortalece o design brasileiro como um todo", avaliou o presidente da Abest, Roberto Davidowicz .

 Atualmente, a Abest tem 108 marcas associadas que se beneficiarão do selo, com o objetivo de posicionar a imagem brasileira e, consequentemente, ampliar as exportações da indústria brasileira do setor de moda. O projeto leva a mensagem do Brasil a importantes feiras, desfiles e showrooms para mercados estratégicos como Estados Unidos, Europa e Ásia. 

 "O lançamento do selo Fashion Label Brasil, como estratégia de reposicionamento de marca para as exportações do setor, é de fundamental importância para destacarmos a atitude comprometida, a consistência e a vivacidade da moda brasileira", destaca Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil. "Essas qualidades se somam a atributos como frescor, criatividade e sustentabilidade para apresentar uma moda brasileira única, autoral e que vai além das expectativas. É por meio da apresentação desses diferenciais competitivos que reforçaremos a atitude e a visão de futuro que mercados internacionais tanto valorizam na hora de fechar negócios".

 Haverá também iniciativas que proporcionem aos empresários brasileiros a oportunidade de conhecerem melhor os mercados-alvo, estabelecerem parcerias comerciais nos países e fazerem contatos com distribuidores, representantes e compradores locais.

                                                                  Serviço
Salão +B Inverno 2015
www.abest.com.br
www.salaomaisb.com.br

04 a 06 de novembro de 2014
Horário Salão +B 
- dias 4 e 5: 09h às 19h
- dia 6: 09h às 20h
Local: MuBE
Av. Europa, 218 - São Paulo/SP

Variedades: George Clooney e Jean Dujardin em campanha publicitária



Os dois atores estão numa campanha publicitária envolvendo café

Redação


 Com estreia prevista no Brasil para o dia 23 de novembro, a nova campanha da Nespresso estrelada pelo embaixador da marca, George Clooney, conta com a presença do ator francês Jean Dujardin. A saga da campanha, que será um aperitivo do que vem pela frente estará disponível a partir do dia 18 de novembro, em diversos sites de notícias, além dos canais oficiais da Nespresso no Youtube (www.youtube.com/nespresso) e no Facebook (www.facebook.com/nespresso).

 A campanha publicitária completa intitulada "How Far" (Até onde você iria por um Nespresso?) marca a 10º temporada seguida estrelada pelo embaixador da Nespresso, que como novidade, disputa com o vencedor do Oscar de Melhor Ator de 2012, Jean Dujardin, as originais e icônicas sandálias brasileiras nos vídeos dirigidos pelo aclamado diretor Grant Heslo, produtor e roteirista com indicações ao Oscar.

 As originais sandálias brasileiras estão envolvidas na disputa pela última cápsula de Nespresso tendo como cenário o Lago de Como, na Itália. "Com a nova campanha, nos desafiamos a criar um cenário divertido que o público possa se envolver tanto na TV quanto no online. Este ano, trabalhamos também com Jean Dujardin, que nos presenteou com uma dinâmica única para o comercial de TV, a fim de mostrar até onde ambos podem ir para degustar aquele incomparável momento Nespresso", comentou Amanda Capucho, Gerente de Marketing da Nespresso Brasil.

"Como parte da campanha os vídeos e imagens da saga estarão disponíveis em painéis em aeroportos e mídias digitais, como portais e redes sociais, além de revistas, jornais e em anúncios na TV aberta e fechada", concluiu Capucho.