Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Internacional: Colombianos protestam contra assassinatos de líderes


Está marcado para hoje (21), às 17h, um grande panelaço na Colômbia. No entanto, manifestações já são observadas em diversas cidades desde a manhã. 

Agência Brasil
Os protestos são contra o assassinato de pelo menos 20 líderes sociais e indígenas nos primeiros 20 dias de 2020, entre outras reivindicações.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, 107 defensores de direitos humanos foram mortos na Colômbia.
Os organizadores dos protestos também exigem o cumprimento dos Acordos de Paz alcançados entre as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo. Eles acusam o governo de não ter implementado com rigor os acordos feitos no período final da guerrilha, que incluíam planos econômicos e sociais para as regiões mais afetadas pelo conflito.
O país enfrenta manifestações desde o dia 21 de novembro do ano passado. Após as festas de fim de ano, que significaram um respiro de um mês para o presidente Iván Duque, a população retorna às ruas, agora com outras reivindicações. A marcha tem o nome de 21E e se refere ao dia de hoje, 21 de janeiro (enero, em espanhol).
Segundo Diógenes Orjuela, presidente da Central Unitária dos Trabalhadores da Colômbia, a manifestação de hoje (21) marca dois meses do início dos protestos e cobra do governo quatro medidas específicas. “Vamos chamar a atenção para os assassinatos de líderes sociais, que são uma coisa macabra; pelos golpes ilegais do Exército; os falsos positivos, que reaparecem no cenário nacional; e contra a repressão e a ação da Esmad (Esquadrão Móvel Antidistúrbios da Polícia colombiana) no contexto dos protestos”, disse o líder sindical.
Os “golpes ilegais do Exército” a que se refere Orjuela consistem em denúncias de interceptações telefônicas ilegais, realizadas em batalhões do Exército, contra jornalistas, parlamentares, governadores, militares, entre outros. Os casos de 'falsos positivos' se referem ao envolvimento de membros do Exército no assassinato de civis e outras execuções extrajudiciais, contabilizadas como se fossem mortes em combate.
As manifestações foram convocadas pelo Comitê Nacional de Paralisações, que reúne diferentes movimentos, organizações de estudantes e de trabalhadores. O último encontro entre o governo e o Comitê aconteceu no dia 17 de dezembro e as partes não chegaram a um consenso.
Os diálogos fazem parte da Grande Conversa Nacional, uma série de encontros de representantes do governo com acadêmicos, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e partidos políticos, para buscar soluções para a crise que afeta o país.
O Comitê Nacional de Paralisações, que reclama abuso e uso excessivo da força por parte da polícia, quer o fim do Esmad (Esquadrão Móvel Antidistúrbios) e a revisão das políticas de segurança.
Para Diego Molano, diretor do Departamento Administrativo da Presidência, e nomeado por Duque para coordenar a Conversa Nacional, o Comitê apresenta exigências que ultrapassam a competência do Executivo.
“Estamos finalizando a análise ponto por ponto do documento [resultado dos diálogos com setores da sociedade civil e especialistas] para ver suas implicações. Em alguns casos, as solicitações podem parecer desproporcionais, inviáveis ou fora de nossa competência. Devemos analisá-las para que possamos avançar com soluções, com a premissa de que o Estado não pode ser negociado e que deve haver clareza de que existem certas questões que não podem ser discutidas apenas dentro do Comitê, pois estão relacionadas a outros setores, que também devem ser ouvidos”, afirmou Molano.
A previsão do presidente Iván Duque é finalizar a Grande Conversa Nacional até o dia 15 de março.

Internacional: Cientistas descobrem célula que poderá tratar todos os tipos de câncer



Um grupo de investigadores da Universidade de Cardiff, no País de Gales, encontrou um novo tipo da "Célula T" - responsável pela defesa do organismo contra ameaças desconhecidas, como vírus e bactérias - que poderá atacar e destruir a grande maioria dos tipos de câncer


Agência Brasil

A descoberta foi publicada na revista científica Nature Immunology e ainda não foi testada em doentes. Contudo, os investigadores acreditam que, embora o trabalho ainda esteja em estágio inicial, a descoberta tem “enorme potencial”, diz a BBC.

Os cientistas encontraram uma célula no sangue das pessoas que pode avaliar se existe uma ameaça a ser eliminada. Essa nova célula imune suporta um receptor que age como um gancho, que se agarra à maioria dos cânceres ao mesmo tempo que ignora as células saudáveis.

Andrew Sewell, responsável pelo estudo, afirma que é “altamente incomum” encontrar uma célula com potencialidades terapêuticas assim tão vastas no combate ao câncer e que a descoberta aumenta a perspectiva de criar uma “terapia universal”.

“A nossa descoberta aumenta a perspectiva para os tratamentos contra o câncer. Esse tipo de célula pode ser capaz de destruir muitos tipos diferentes da doença. Antes, ninguém achava que isso fosse possível. Essa foi uma descoberta acidental, ninguém sabia que essa célula existia”, contou Sewell ao The Telegraph.

A equipe de investigadores descobriu que o novo tipo de célula T pode encontrar e matar grande diversidade de células cancerígenas, incluindo as presentes no câncer de pulmão, pele, sangue, mama, osso, próstata, ovário, rim e colo do útero.

Embora o processo como a célula ataca outras células ainda não seja compreendido, os cientistas acreditam que o receptor das células T interage com uma molécula, chamada MR1, que existe na superfície de todas as células do corpo humano.

“Somos os primeiros a descrever uma célula T que se encontra com a MR1 nas células cancerígenas. Isso nunca foi feito antes”, afirmou Gary Dolton, que participa da investigação, em entrevista à BBC.

Veículos: Linha Sprinter atinge o melhor resultado da história no segmento de Large Vans


  • Recorde histórico: marca conquista 35% de participação de mercado em 2019, com 11.460 unidades emplacadas
Luís Alberto Alves/Hourpress

  • Produto já consolidado no País oferece alta oferta de soluções de mobilidade para pessoas e cargas
  • Sprinter está agora em sua terceira geração e traz grandes inovações 
  • Mercedes-Benz estima crescimento do segmento entre 3,5 a 5 toneladas impulsionado pelo aquecimento da economia interna em serviços  
A Mercedes-Benz garantiu o melhor resultado da história no segmento de Large Vans (3,5 a 5 toneladas). Com 11.460 unidades emplacadas, entre Vans, Furgões e Chassis com Cabina, a Empresa conquistou 35% de participação de mercado em 2019, volume 38% maior em relação ao ano anterior.
Em 2019, a Linha Sprinter cresceu em todos os segmentos de sua atuação. A marca encerrou o ano liderando as vendas de vans de passageiros, com 5.860 unidades emplacadas e 48% de participação, obtendo 37% de crescimento nas vendas em comparação com 2018.
No segmento de furgões, são 4.130 modelos vendidos no acumulado do ano e 34% de market share, resultando em 35% de aumento nas vendas. No caso dos chassis, foram vendidas 1.460 unidades, garantindo 17% de participação, o que representa um aumento de 50% em comparação ao ano passado.
“A Sprinter já se consolidou no País pela numerosa oferta de soluções de mobilidade para pessoas e cargas. A partir de 2020, com a Nova Sprinter, iremos oferecer ainda mais vantagens para os nossos clientes”, destaca Jefferson Ferrarez, diretor geral de Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Com sua agilidade e conforto de dirigibilidade, a Sprinter é ideal para entregas rápidas nos centros urbanos, cada vez mais congestionados. A Sprinter assegura facilidade dentro dessa complexidade, circulando com desenvoltura, robustez e versatilidade em todas as situações, seja nas vias centrais, no interior dos bairros, ladeiras e também nas curtas distâncias”.
Além de atender frotistas e autônomos, a Mercedes-Benz tem se aproximado cada vez mais dos empreendedores, levando a eficiência e a versatilidade da Sprinter para uma série de aplicações, ajudando o cliente a obter o menor custo operacional em sua atividade de transporte, visando a rentabilidade desejada e o sucesso em seus negócios.
“O empreendedorismo tem avançado muito no Brasil, ajudando a economia a crescer, e a Mercedes-Benz, com a linha Sprinter, sempre está ao lado de quem movimenta o País. Nesse sentido, intensificamos a parceria com as empresas implementadoras, buscando oferecer soluções ideais para cada aplicação do mercado, com a qualidade e a confiabilidade típicas da marca”, diz Jefferson Ferrarez.

Veículos: Nissan convoca campanha obrigatória para Frontier, Pathfinder e Sentra


O tempo estimado de reparo é de 1 hora, o serviço é gratuito e poderá ser agendado 


Luís Alberto Alves/Hourpress


Com a intenção de zelar pela segurança de seus clientes, a Nissan do Brasil convoca 4.844 Frontier, produzidas entre 2007 e 2008, para substituição do gerador de gases do airbag do motorista.
Também serão reconvocadas de 55 unidades de Pathfinder e 124 de Sentra, produzidas entre 2001 e 2006, para nova substituição do gerador de gases do passageiro, que já foram substituídos em campanhas anteriores.

Substituição do Gerador de Gases do Airbag
Modelo
Intervalo de chassi
Fabricação
Unidades convocadas
Gerador de Gases
País de origem
Frontier
MNTVCUD4086000007 a
MNTVCUD4086004932
não sequenciais
Ago/2007 a Mar/2008
4.844
Motorista
Tailândia
Pathfinder
JN1VDWR502W000104 a JN1VDWR505W300131 não sequenciais
Out/2001 a Out/2004
55
Passageiro
Japão
Sentra
3N1CB51D05L503983 a 3N1CB51D47L450613 não sequenciais
Jan/2004 a Jul/2006
124
Passageiro
México
Em caso de colisão frontal com deflagração das bolsas, a ativação do gerador de gases do sistema de airbag pode resultar em uma pressão excessiva e acarretar na ruptura do gerador de gases com a projeção de fragmentos metálicos para o interior do veículo. Esta condição poderá, em casos extremos, causar danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo.
A Nissan não tem conhecimento de incidentes destes componentes em seus veículos no Brasil.
O tempo estimado de reparo é de 1 hora, o serviço é gratuito e poderá ser agendado a partir de 20 de janeiro, entre 8h e 18h em uma concessionária Nissan.
Mais informações: 0800 011 1090 ou nissan.com.br.

Política: Projeto assegura atendimento especializado no SUS para mulheres na menopausa


O Projeto de Lei 5602/19 garante atendimento público especializado para mulheres durante a menopausa no Sistema Único de Saúde (SUS). O texto, que altera a Lei do SUS, está em análise na Câmara dos Deputados


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

A menopausa é o período posterior ao fim da menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o término da fase reprodutiva da vida da mulher.
Autora da proposta, a deputada Bia Cavassa (PSDB-MS) argumenta que, nessa fase da vida, a mulher pode apresentar diversos sintomas, isolados ou em conjunto, sendo os mais comuns: insônia, ondas de calor, diminuição da libido e da capacidade de concentração.
Durante a menopausa também aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e diabetes, de osteoporose e de alguns tipos de câncer, como de mamas e ovários.
“Não é fácil lidar com essas mudanças, este é um período de transição e de profundas oscilações hormonais, logo, requer cuidados especiais e paciência”, argumenta a autora.
Tramitação
O texto será analisado em 
caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Política: Congresso retoma trabalhos a partir do dia 3 de fevereiro



A pauta que aguarda o reinício dos trabalhos legislativos é explosiva e prometo debate acalorado

congresso nacional 13 03 17
Leia neste artigo — Principais desafios colocados para o Movimento Sindical — do diretor de Documentação licenciado do DIAP, Antônio Augusto de Queiroz, a agenda deste início de ano.
Acrescente-se a essa agenda, a discussão da PEC 196/19, da Reforma Sindical, na comissão especial que pode ser instalada em fevereiro. O texto já foi aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Leia ainda como vai ser a tramitação da proposta na Câmara.
Essa agenda, em grande medida está condicionada às eleições municipais de outubro próximo. Isto porque em períodos eleitorais, o Congresso tende a diminuir o ritmo de trabalho, além de entrar em recesso branco em setembro, mês antes do pleito propriamente dito. Assim, os prazos para “tocar” essa agenda ficam mais curtos.
Vácuo político
Enquanto o Congresso não retoma os trabalhos legislativos fica uma espécie de vácuo político na cena política naciuonal, que no início de cada ano é ocupado pelo Poder Executivo. Nestas primeiras 2 semanas do ano, o destaque vai para o reajuste em 4,48% das aposentadorias acima do mínimo.
E também do novo reajuste do salário mínimo que passa de R$ 1.039 para R$ 1.045, em fevereiro.
Deputado Marco Feliciano
Na primeira semana do ano, o destaque foi a notícia da expulsão do deputado marco Feliciano (SP) do Podemos. A direção partidária tomou a decisão, porque o parlamentar apoiou à campanha de Bolsonaro em 2018. O ato foi considerado infidelidade partidária, uma vez que o partido havia lançado candidato próprio, o senador Álvaro Dias (PR).

Destaque também para a sanção da lei que transferiu o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) para o Banco Central. A nova lei estabelece a transferência do Coaf do Ministério da Economia para o Banco Central (BC). A transferência vigia desde agosto quando foi editada a medida provisória que tratava do assunto.

Política: Secretaria abre concurso para acessibilizar bibliotecas públicas



Bibliotecas podem enviar projetos até o dia 30 de janeiro de 2020, usuários com deficiência visual serão os principais beneficiados

Redação/Hourpress

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebe até 30 de janeiro de 2020 projetos de bibliotecas públicas do Estado de São Paulo, interessadas em receber equipamentos de tecnologia assistiva capazes de assegurar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual.
A ação faz parte do programa São Paulo + Inclusão Bibliotecas, que tem como parceiro o Fundo de Interesse Difusos (FID) da Secretaria da Justiça e Cidadania e juntos já entregaram equipamentos há mais de 60 bibliotecas públicas.
Os interessados em participar devem indicar em formulário específico (abaixo) como pretendem aprimorar os serviços bibliotecários para as pessoas com deficiência e qual estratégia será utilizada para divulgação dos novos serviços com foco no público com deficiência visual.
As bibliotecas vencedoras receberão kits compostos pelos seguintes equipamentos: scanner leitor de mesa, linha braile e computador.
O formulário deve ser preenchido no link http://bibliotecas.sedpcd.sp.gov.br e as propostas bem como, anexos, digitalizados e devidamente assinados, devem ser enviados para o e-mail spmaisinclusaobibliotecas@sedpcd.sp.gov.br ou encaminhados pelo correio.

SERVIÇO
Abertura do edital - São Paulo + Inclusão Bibliotecas
Data de inscrição: até 30 de janeiro de 2020
Inscrições: http://bibliotecas.sedpcd.sp.gov.br
Envio de documentação: spmaisinclusaobibliotecas@sedpcd.sp.gov.br
Endereço para envio, caso haja necessidade: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo - SP
CEP: 01156-001

Economia: Número de inadimplentes cresceu em novembro de 2019



Dados anualizados apontaram queda de devedores

Agência Brasil

O total de inadimplentes, pessoas com contas em atraso, registrado em novembro de 2019, cresceu em relação ao ano anterior, de 62,6 milhões de pessoas para 63,8 milhões. Já os dados anualizados apontam, segundo o Serasa Experian, queda de 3,3%, quando em novembro de 2018 o volume de dívidas atrasadas e negativadas chegava a 234,4 milhões e caiu para 226,6 milhões, nos 12 meses seguintes.
As dívidas negativadas podem geram a inclusão do nome da pessoa inadimplente em listas mantidas por instituições de proteções de crédito, como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa, o que impede a obtenção de empréstimos e financiamentos.
De acordo com o Serasa, em novembro de 2018, cada pessoa inadimplente deixou de honrar, em média, o pagamento de 3,7 contas. A proporção foi reduzida para 3,5 contas em 2019.

Estados

Dos sete estados da Região Norte três apresentam índices elevados de inadimplência.
No Amazonas, mais da metade da população, 55,7%, não conseguiu deixar as contas em dia, em novembro de 2019. A condição de inadimplente também englobava metade dos habitantes de Roraima e 49,4% dos residentes do Amapá. Os estados que ostentavam os três melhores índices eram Piauí (33,2%), Rio Grande do Sul (34,7%) e Santa Catarina (34,8%).

Contas

De acordo com o Serasa Experian, a quitação de contas de serviços de telecomunicação, como de internet e telefone, foi o que mais colaborou para o resultado apurado. Esse setor fechou novembro de 2019 com uma redução de 2,4 pontos percentuais na taxa de inadimplência.
Já as dívidas com bancos e cartões, que permaneciam em aberto, eram a maioria, representando 28,1% do total, com variação positiva de 0,6 ponto percentual, ante novembro de 2018.
No setor de serviços, constatou-se a mais alta variação, de 0,8 ponto percentual. Nesse caso, as contas atrasadas respondiam por 9,4% do total registrado em novembro de 2019.
O economista do Serasa Experian Luiz Rabi disse que os números sinalizam que as pessoas inadimplentes começaram a organizar seus débitos, aproveitando, principalmente, as últimas ações de feirão de renegociação. Para ele, mais pessoas deixarão essa condição, gradualmente, nos próximos meses.

Economia: Prorrogada campanha Volte Sempre, como incentivo consumidores são recompensados em dinheiro


Como incentivo ao descarte correto de resíduos, projeto oferece cashback para quem devolver garrafas de vidro vazias

Redação/Hourpress
Méliuz , empresa líder em cashback no Brasil, e o grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do País, prorrogaram até o final do mês a campanha "Volte Sempre", iniciativa sustentável que recompensa, em dinheiro, consumidores que devolverem para reciclagem garrafas de vidro vazias. Os pontos de coleta estão disponíveis em nove lojas dos supermercados Pão de Açúcar e Extra, na capital paulista, até o dia 31 de janeiro.
Com o mote "Volte Sempre ", o projeto visa engajar as pessoas a construir o hábito de reciclagem e, assim, colaborar para um ambiente mais sustentável, tendo em vista que o vidro é um material 100% reciclável e 1kg de cacos pode gerar 1kg de novas garrafas. Como recompensa, a dupla Méliuz e HEINEKEN vai oferecer um benefício concreto aos consumidores, no qual o grande diferencial é que a bonificação não é em forma de crédito ou voucher, mas sim em cashback - dinheiro que pode ser resgatado diretamente para a conta corrente ou poupança sem nenhum custo ao consumidor. Ao todo, já foram recicladas mais de 21 mil garrafas.
"O cashback é a recompensa mais valorizada por 45% dos brasileiros, segundo estudo da Nielsen, e o dinheiro de volta tem se tornado uma excelente solução para as marcas e empresas atraírem clientes e aumentarem o engajamento de suas ações e campanhas em diferentes formatos", afirma Israel Salmen, fundador e CEO do Méliuz.
Para participar, basta levar as garrafas de vidro vazias até um dos nove pontos de coleta. Em seguida, digitar o número de celular com DDD e depositar as garrafas na máquina. Após o descarte, o consumidor faz o download do APP do Méliuz (QR Code) ou acessa o site da empresa e realiza seu cadastro gratuito. Ao ativar a conta no Méliuz, é preciso informar o mesmo número de telefone inserido na máquina. Em seguida, o extrato do Méliuz vai constar o valor de cashback recebido - uma média de R$ 0,10 por garrafa. Ao somar R﹩20 de saldo, o cliente pode solicitar o resgate do dinheiro, informando seus dados bancários.
As máquinas de reciclagem recebem qualquer garrafa de vidro, independentemente da marca, e estão distribuídas em nove pontos da capital. Confira mais detalhes em: http://www.programavoltesempre.com.br.
Pontos de Coleta:
Pão de Açúcar
- Pão de Açúcar Apinagés (Rua Apinagés, 1147 - Sumaré)
- Pão de Açúcar Sócrates (Rua Sócrates, 120 - Vila Sofia)
- Pão de Açúcar Vila Romana (Rua Tito, 639 / 705).
Extra
- Extra Itaim Bibi (Av. João Cachoeira, 899)
- Extra Brigadeiro (A. Brigadeiro Luiz Antônio, 2013)
- Extra Morumbi (Av. Marginal do Rio Pinheiros, 16.741)
- Extra Ricardo Jafet (Av. Dr. Ricardo Jafet, 1501)
- Extra Aeroporto (Av. Washington Luiz, 5859)
- Extra Interlagos (Av. Sargento Geraldo Santana, 1491).

Economia: Setor elétrico brasileiro tem retomada discreta em 2019, mas projeta um 2020 melhor


Mesmo com a grande expectativa de crescimento do mercado brasileiro em 2019, o setor elétrico acabou crescendo um pouco abaixo do esperado

Redação/Hourpress
 Segundo dados da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), o aumento de 5% no faturamento acabou sendo diluído pela inflação. Alguns segmentos especiais, como automação industrial, equipamentos industriais e saneamento tiveram um bom desempenho dentro do cenário interno, enquanto houve queda nas exportações, principalmente para o Mercosul e União Européia. 
Dentro dessa perspectiva, as empresas de materiais elétricos e eletrônicos tiveram que buscar diferenciais para a retomada de crescimento desse mercado.
Segundo Marco Stoppa, diretor da Reymaster Materiais Elétricos, empresa curitibana que figura entre as 10 maiores distribuidoras do país, e um dos acionistas da Engerey, empresa irmã da Reymaster responsável pela montagem de painéis elétricos,  o ano de 2019 foi desafiador para o setor:
“Vários acontecimentos se destacaram em 2019 e mesmo com um crescimento num ritmo bem mais lento que o esperado, apesar da grande expectativa, conseguimos ao final do ano atingir a nossa meta”.
Para a Reymaster e Engerey, a chave da retomada foi apostar em uma equipe qualificada, inovação tecnológica e melhor relacionamento com clientes.
"Promotorias com engenheiros e técnicos altamente capacitados foram um diferencial na hora de montar projetos elétricos e ganhar a confiança de clientes. Com um desempenho bem acima da média, essa equipe teve destaque nas linhas de iluminação, automação, identificação industrial  e sensores", explica Stoppa.
Outro diferencial foi o app proprietário Be-a-Bá da Elétrica, que atingiu a surpreendente marca de 180.000 downloads. Esse app, disponível tanto na Play Store quando na Apple Store, traz conceitos, normas, diagramas e tabelas prontas de equivalências, além de ferramentas para cálculos elétricos. Ele é dirigido a estudantes e profissionais da área em todo o Brasil. Ainda ajuda na conscientização sobre os perigos do mal uso da rede elétrica.
Para garantir uma satisfação maior dos clientes, foi implantado o sistema Salesforce, para atendimento ao cliente. “Nossa equipe já está iniciando a fase de mineração e análise de dados fornecidos pelo time de vendas para que possamos entender da melhor maneira possível todas as necessidades de nossos clientes” explica Marco.
Para 2020, a expectativa de crescimento é ainda mais alta. Com a economia mais estabilizada, a projeção é que todos esses investimentos tragam um retorno muito favorável. Estima-se um crescimento na casa de 20% no faturamento de 2020, tanto da Reymaster quando da Engerey.
Um dos projetos para o novo ano é implementar a Governança Corporativa. Isso trará mais solidez e segurança para fornecedores, colaboradores e clientes das empresas. “Para que nosso crescimento seja sustentável, precisamos ir cada  vez mais na direção da transparência, justiça e responsabilidade. Assim chegaremos nas metas almejadas para 2020“, conclui Marco Stoppa.

Economia: Empreendimento inspirado em estilo de vida francês é entregue em Curitiba



Maison 29, da GT Building, foi apresentado aos compradores em uma cerimônia carregada do clima europeu

Luís Alberto Alves/Hourpress
Na noite de segunda-feira (20), o bairro Mercês foi palco da entrega do Maison 29, empreendimento localizado em frente à Praça 29 de Março e primeiro edifício da linha Maison com assinatura da GT Building. O evento contou com a presença de uma centena de pessoas, que puderem conferir em primeira mão os apartamentos e as áreas comuns do edifício.
O evento de entrega foi inspirado na França, país que norteou a construção e decoração do empreendimento. Os moradores foram recebidos por um casal caracterizado com roupas típicas que trouxeram muita descontração à festa. A banda curitibana Smoonth’s Dizzy também fez parte do evento e apresentou músicas cantadas no idioma dito o mais charmoso do mundo, embalando os convidados que ainda puderam desfrutar da típica gastronomia francesa.
Lydia Santoro Ribeiro atualmente está aposentada, mas construiu sua carreira no ambiente pedagógico. A professora comprou um dos apartamentos do Maison 29 e afirma que a localização foi o principal fator para trocar de residência. “Eu já morava próximo daqui, mas quando vi que sairia um empreendimento novinho em folha, bem em frente à Praça, da qual tenho uma memória afetiva muito intensa pois passei boa parte da minha vida passeando pela região, me interessei bastante. Ao conhecer o Maison 29, não hesitei em me mudar e isso foi aliado a diversos fatores, sendo o principal a localização. Mas é claro que a segurança, a arquitetura do edifício, as funcionalidades e também a personalidade da construção foram essenciais para que escolhesse viver aqui”, afirmou.
  O Maison 29
O Maison 29 traz em seu nome toda a simbologia referente ao local onde foi construído. Em frente à Praça 29 de Março, que possui essa denominação em homenagem ao aniversário de Curitiba, o empreendimento foi lançado no dia 29 de março de 2017.
A linha Maison tem a característica de apresentar edifícios refinados, com arquitetura elegante e design clássico, mesclando tecnologia e soluções modernas aos moradores. O empreendimento entregue faz justamente o equilíbrio entre tradição e contemporaneidade.
Os banheiros, por exemplo, utilizam todo o charme do mármore em seus tampos, cubas e pisos, assim como oferecem automação e conforto com seus espelhos desembaçadores e pisos aquecidos. Além disso, os imóveis, que podem ter duas ou mais suítes e serem duplex ou cobertura, têm tamanhos que variam entre 83m² e 209m², possuem termômetro digital e uma tomada na garagem de cada apartamento para recarga de carro elétrico. 
João Alfredo Thomé, diretor da GT Building, conta que projetar empreendimentos que sejam versáteis é um dos principais diferenciais da incorporadora. “Nós atendemos variados perfis de clientes e entendemos que todos querem se identificar com o local onde vivem. O Maison 29, por exemplo, é o lar ideal para quem procura um lugar para morar que une charme e tecnologia, o clássico e o moderno. Tanto que quase todas as unidades já foram vendidas”.
O diretor conta ainda que o Maison Champagnat, que é outro empreendimento da GT Building, também é um sucesso de vendas porque agrada o mesmo perfil de comprador. “Com isso, comprovamos a importância de oferecer diferentes produtos e possibilidades ao público”, finalizou Thomé.

Geral: Sobe para sete o número de mortos por causa das chuvas no Espírito Santo


O município com o maior número de desalojados é Alfredo Chaves, com 1.107 pessoas 

Agência Brasil
Subiu para sete o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que castigaram o Sul do Espírito Santo na última sexta-feira (17). As informações estão no boletim da Defesa Civil do estado divulgado hoje (21), após a localização na manhã desta terça-feira na cidade de Iconha do corpo do último morador da região afetada que estava registrado como desaparecido. As outras quatro pessoas desaparecidas foram localizadas.
O número de desalojados (situação em que as pessoas precisam deixar suas casas, mas não precisam de abrigo do governo), e de desabrigados (quando necessitam de abrigo do governo), chega a 2.290 pessoas nos municípios de Alfredo Chaves, Iconha, Vargem Alta e Rio Novo do Sul. 
O município com o maior número de desalojados é Alfredo Chaves, com 1.107 pessoas nessa situação. Em seguida vem Vargem Alta, com 941. Anchieta registra 92 pessoas desalojadas, Iconha, 55 e Rio Novo do Sul tem nove pessoas desalojadas. 
Vargem Alta registra o maior número de desabrigados: 52 pessoas, que estão alojadas em duas escolas estaduais. Iconha registra 22 desabrigados que estão na Igreja Católica da cidade. 
Quatro pessoas morreram no município de Iconha. Em Alfredo Chaves, onde foi registrado o maior volume de chuvas no final de semana, morreram três pessoas: duas pessoas soterradas no distrito de Cachoeirinhas e uma morte foi registrada no distrito de Recreio.
Segundo a Defesa Civil, nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de chuva foram registrados nos municípios de Apiacá (87.80 mililitros (mm)), Conceição da Barra (77.20 mm), Santa Maria de Jetibá (60.72 mm) e Muqui e Conceição do Castelo (56.40 mm ambos).
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) divulgou que a previsão do tempo para hoje é de possibilidade de pancadas moderadas a fortes de chuva. "As chuvas virão acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento, podendo ocasionar grandes acumulados. Não se descarta a ocorrência de granizo em pontos isolados."
Para amanhã (22), o instituto disse que a configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém as condições de instabilidade no estado, com previsão de pancadas de chuva, podendo ser acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas, especialmente a partir da tarde, em todas as regiões. Há risco de temporais em alguns pontos do estado. 

Geral: Recapturados seis presos que fugiram de presídio paraguaio



Ministério do Interior suspeita que detidos integram o PCC no país

Agência Brasil

Apenas seis detentos foram recapturados, após 48 horas de fuga de 76 presos da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Um deles foi detido ontem (20), já em território brasileiro, pela Polícia Militar do Mato Grosso do Sul.
As três últimas detenções registradas até a manhã de hoje (21) ocorreram na noite desta segunda-feira (20), na cidade de Arroyito, a cerca de 150 quilômetros de Pedro Juan Caballero. Os três fugitivos capturados são José Enrique Ullon Duarte, Ronald Francisco Britez López e Orlando Manuel Torres Vera, paraguaios que, segundo suspeita do Ministério do Interior, integram célula do Primeiro Comando da Capital (PCC) no país.
Segundo a Força Tarefa Conjunta, unidade das Forças Armadas paraguaias que conta também com integrantes da Polícia Nacional e da Secretaria Nacional Antidrogas, os três foram detidos enquanto caminhavam pelo acostamento de uma rodovia. As roupas “precárias” e a atitude suspeita chamaram a atenção dos agentes da Força Tarefa, que montou barreiras na região para tentar recapturar os 76 fugitivos.
O brasileiro detido na manhã de ontem também foi abordado em situação semelhante. Ele caminhava pela Rodovia BR-463, próximo a Ponta Porã (MS), descalço, quando chamou a atenção de agentes do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), da PM sul-mato-grossense. Inicialmente, o detento se apresentou com Eduardo Alves da Cunha – contra quem não haveria denúncias ou mandado em aberto no Brasil - mas, segundo o Ministério do Interior apurou, seu nome verdadeiro é Luis Alves Cruz.
Os outros dois fugitivos já detidos são Sabio Darío Gonzáles Figueredo, localizado em uma residência próxima à penitenciária regional de onde havia escapado, e Charli Antonio Giménez Martínez, que, de acordo com o jornal paraguaio ABC Color, não chegou à rua, tendo sido apanhado no interior do túnel de cerca de 15 metros que os detentos cavaram para supostamente escapar da penitenciária regional. As autoridades paraguaias suspeitam que parte do grupo que fugiu deixou o presídio pela porta da frente, com a anuência de agentes penitenciários.
“Já nos dias anteriores, vários dos fugitivos teriam deixado a prisão pela porta principal. Isso implica que, com efeito, toda a penitenciária está envolvida”, disse ontem o ministro do Interior, Euclides Acevedo.
Tão logo a fuga se tornou pública, o chefe de Segurança, Matías Vargas, e o diretor da penitenciária, Cristian González, foram demitidos e cinco agentes penitenciários foram presos. A ministra da Justiça, Cecilia Pérez, disse que “a possibilidade de envolvimento de agentes penitenciários corruptos” é alta e que a maioria dos detentos que escaparam integra a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
*Com informações da IP - Agência de notícias pública do Paraguaí.

Geral: Vítimas da tragédia de Brumadinho são homenageadas na Avenida Paulista



Evento reúne ações de voluntários de Instituto, o disparo da sirene que não tocou e debate com profissionais da área


Redação/Hourpress

O rompimento da Barragem da Mina do Feijão, que deixou 272 mortos em Brumadinho em 2019, completa 1 ano no próximo dia 25 de janeiro. Nesta data, o Instituto Camila e Luiz Taliberti, criado pelos amigos e parentes das vítimas da tragédia, organizará um evento que acontecerá na Av. Paulista. Na ocasião, haverá uma série de ações, que têm como objetivo fazer com que o ocorrido não seja esquecido, outros sejam evitados e as vítimas sejam homenageadas.

As ações acontecerão na esquina da Av. Paulista com a Rua Pamplona, a partir das 10h. Entre elas, destaque para o disparo da sirene por 60 segundos -- que não tocou no dia da tragédia --, às 12h28, horário que a barragem se rompeu. Em seguida, os voluntários do Instituto, representando cada uma das vítimas do desastre, se reunirão no horário exato para uma homenagem especial ao som da sirene.

Além disso, haverá roda de conversa em uma tenda, que contará com as fotos de todas as vítimas, com o objetivo de debater o assunto. Um dos participantes confirmados é Francisco Oliveira, coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia do Instituto de Engenharia. Também haverá a presença de uma serigrafista, que utilizará seus equipamentos para estampar camisetas dos participantes com o tema da ação.

O evento contará ainda com apresentações musicais, discurso de porta-voz do Instituto e caminhada até a Rua da Consolação, finalizando com uma projeção sobre o tema no prédio onde funcionava o CREMESP, em frente ao Mackenzie.

Serviço

Evento em homenagem às vítimas de Brumadinho

Data: 25 de janeiro

Local: Esquina da Av. Paulista com a Rua Pamplona

Programação
10h: Início do atendimento ao público
10h30: Apresentação musical - Trio de Choro (André Bachur, Bruno Elisabetsky e Túlio Bias)
10h30: Início da serigrafia de pano -- Monique Schoenaker
11h: Apresentação musical DJ - Marina (Samba do Sol)
11h30: Apresentação musical - Renato Paz e banda (música brasileira)
12h28: disparo da sirene + ação com voluntários e convidados + discurso do porta-voz
13h: Roda de discussão sobre Barragens
14h30: Apresentação Musical - Banda the Apartment Cats (pop/rock)
15h: Apresentação musical - DJ Kamina (música brasileira)
15h30: Banda The Monkeyshines (rock)
16h: Apresentação musical - Projeto Diamantes musicais
16h30: Apresentação musical - Dj Odara (música brasileira)
17h: Apresentação musical - Iris violinista
18h30: Início da caminhada até a Rua da Consolação (prédio onde funcionava o CREMESP, em frente ao Mackenzie)
19h30: Projeção de homenagem às vítimas e finalização do evento