Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Túnel do Tempo: Bin Laden assume culpa





Luís Alberto Alves


 Ataques  11 de setembro: No dia 29 de outubro de 2004Osama Bin Laden (foto) reaparece na TV árabe, quatro dias antes da eleição presidencial americana, e admite que ordenou os ataques de 11 de setembro de 2001.

Radiografia de Sampa: Avenida Professor Francisco Morato





Luís Alberto Alves

 O professor Francisco Morato nasceu em Piracicaba (SP) em 17 de outubro de 1868. Bacharelou-se em Direito, no ano de 1888. Exerceu cargos importantes,  como: promotor público, inspetor escolar e provedor da Santa Casa de Misericórdia.

 Foi um dos fundadores do Instituto da Ordem dos Advogados de São Paulo e seu presidente em 1927. Foi professor da Faculdade de Direito de São Paulo e deputado federal por São Paulo em 1930. Colaborou em diversos jornais e revistas especializadas e arquivos jurídicos. Faleceu em São Paulo  em 12 de maio de 1948. A Avenida Professor Francisco Morato (foto) fica no Butantã, Zona Sul de SP.





Geral: Projeto garante salário mínimo a toda pessoa com deficiência



Deficientes terão direito ao benefício
Luís Alberto Alves
 A Câmara dos Deputados analisa projeto que concede renda básica mensal a toda pessoa com deficiência no valor de um salário mínimo (PL 7.980/14). Segundo a proposta, do deputado Guilherme Mussi (PP-SP), o recebimento desse auxílio não impede que sejam pagos os demais benefícios no âmbito da seguridade social ou de outro regime previdenciário. O valor não será considerado no cálculo da renda per capita familiar para fins de recebimento de qualquer outro amparo assistencial.
 Atualmente, a Lei 8.742/93 garante salário mínimo mensal à pessoa com deficiência sem condições de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família, e estabelece que a renda mensal per capita familiar do beneficiário seja inferior a 1/4 do salário mínimo.
 A proposta define pessoa com deficiência aquela com impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual, psicossocial ou sensorial, e que podem prejudicar sua participação efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
                                                              Avaliação
 De acordo com o texto, a concessão do benefício estará sujeita à avaliação médica e social, a ser definida em regulamento posterior, sobre a deficiência e o grau de impedimento da pessoa que o requerer.
 A proposta determina ainda que a renda básica mensal será revista a cada dois anos para avaliação da continuidade do pagamento, em razão das avaliações médica e social.
 O deputado Guilherme Mussil afirmou que a certeza de uma renda mínima contribuirá para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, além de facilitar o acesso a seus direitos básicos de cidadania, como saúde, educação, trabalho e transporte, passo decisivo para que possam alcançar sua independência e autonomia.

                                                                Tramitação
 O projeto, que tramita em 
caráter conclusivo
, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Geral: Atraso em shows poderá ser considerado propaganda enganosa



Tim Maia era famoso pelos atrasos ou faltas em shows

Luís Alberto Alves

 O Projeto de Lei 8.026/14, do deputado César Halum, penaliza o descumprimento do horário de início de shows e outros eventos públicos pagos. Segundo o texto, o atraso será considerado propaganda enganosa e o consumidor poderá pedir a imediata restituição do valor pago pelo ingresso.
Halum afirma que o horário da apresentação informada nos ingressos é parte da oferta do show e deve obedecer ao que estabelece o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
 Se o horário não for cumprido, os responsáveis pela organização do evento também pagarão multa, no valor equivalente a 10% da arrecadação total da apresentação. A multa deverá ser aplicada pelo Procon da localidade e ser destinada ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).
 Os valores devolvidos ao consumidor poderão ser descontados da arrecadação total, para efeito de cálculo da multa.
 “O respeito ao consumidor é o que motiva esta proposição. O cumprimento do horário marcado para o início de apresentações é um sinal de respeito e consideração com o público”, disse o deputado.
                                                               Tramitação
 O projeto será analisado de 
forma conclusiva pelas comissões de Cultura; Defesa do Consumidor; e Constituição e Justiça e de Cidadania.



Geral: Usar muito computador pode provocar irritação nos olhos



Síndrome do usuário do computador ataca os olhos

Luís Alberto Alves

C omo meio de comunicação, diversão, estudo ou trabalho, o uso do computador tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas. Se você é daqueles que passa horas conectado, é melhor tomar cuidado: você pode sofrer de Síndrome do Usuário do Computador, um termo originário do inglês, o Computer Vision Syndrome.

 Causada pela má “lubrificação” dos olhos, a síndrome é uma reação natural do ser humano frente à atividade ocular interativa e estática dos olhos quando usamos um microcomputador, muito semelhante à leitura ou televisão. Este tipo de atividade contínua pode também piorar quando associado a outros fatores como o estresse, a presbiopia (dificuldade em enxergar de perto devido a idade), o cansaço, a falta de sono e outros fatores como ar condicionado e poluição.

  “Devido ao uso constante do computador, a frequência do piscar diminui, causando ressecamento dos olhos e o olho vermelho associado à coceira, lacrimejamento, maior sensibilidade à luz e sensação de peso nas pálpebras”, alertou o oftalmologista Richard Yudi Hida.

 Ainda de acordo com o especialista, pacientes com histórico de doenças oculares são mais afetados pelo problema. “Aqueles que têm hipermetropia, astigmatismo ou dificuldade para enxergar de perto (presbiopia), são mais vulneráveis a desencadearem o problema mais facilmente, principalmente se não consultarem um oftalmologista regularmente. É possível detectar este problema precocemente para evitar problemas mais graves no futuro", explicou o especialista.

 O oftalmologista ressalta que o uso prolongado do computador, combinado a locais com ar condicionado, agravam os sintomas. “Pessoas que trabalham em ambientes fechados com ar condicionado, estão mais suscetíveis a ter este problema, pois o ar gelado e seco desencadeia o ressecamento ocular, que expõe a superfície ocular da córnea causando os sintomas citados”, esclarece.  Apesar de ser mais comum em adultos, crianças e adolescentes podem desenvolver o problema. “A síndrome não se limita aos adultos, e pode dar sinais em crianças e adolescentes que usam o computador para estudo ou lazer”, alertou Hida.

 Confira abaixo as dicas do oftalmologista Richard Yudi Hida para evitar os sintomas da Síndrome da Visão do Computador:

                                                    Piscar
 Piscar várias vezes ajuda a lubrificar os olhos e previne irritações oculares. “Quando estiver diante do computador, procure realizar intervalos de um ou dois minutos a cada 2 a 3 horas para descansar os olhos piscando várias vezes seguidas, olhando para longe (mais que 6 metros)”, afirmou.

                                                    Iluminação
 Controlar a iluminação também ajuda. “Quando estiver usando um microcomputador, controle as iluminações que possam provocar reflexos na tela do microcomputador ou na mesa. Observe as intensidades das lâmpadas do ambiente e entrada de luz natural da janela ou espelhos”, recomendaoftalmologista.

                                                     Brilho
 Reduzir o brilho produzido pelas superfícies planas e pela tela do computador é uma dica importante. Hoje, a maioria das telas dos computadores provoca pouco reflexo. Aumentar a frequência de varredura do monitor (em Hz) pode ajudar a cansar menos os olhos.

                                                      Descanso e bom sono
 Pausas mais longas também é uma das maneiras de evitar o estresse visual e psicológico, mas não existem evidências a respeito destes fatores na síndrome do usuário do computador. “Apenas o descanso apropriado do corpo, da mente e procurar ter boa quantidade e qualidade do sono de forma sensata, nos permite ter boa qualidade da visão durante a jornada de trabalho”, finalizou Hida.

  


Variedades: Floripa (SC) ganha festival internacional de cinema focado no Meio Ambiente


O enfoque de todos os filmes é o Meio Ambiente

Redação

 “Mude o seu Olhar. Descubra a Terra. Com este slogan acontece em Florianópolis a primeira edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc.  Viabilizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural), o projeto segue até o final de novembro com a proposta de unir cinema, educação e sustentabilidade.

 O Planeta.Doc busca a inserção do debate sobre a sustentabilidade nas escolas e universidades com o objetivo de apoiar uma nova cultura, que preste maior atenção às relações entre o homem e seus ambientes naturais, sociais e culturais.

 Foram fechadas parcerias com universidades que serão pontos de exibição do festival: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), além da Fundação Certi - Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.  O Festival também acontece no Centro Integrado de Cultura (CIC), vinculado à Fundação Catarinense de Cultura.

O Festival estabelece um espaço de reflexão crítica que apoia o movimento geral de sensibilização sobre a importância vital de uma convivência harmoniosa do ser humano com a natureza, estruturado a partir de um extenso trabalho de envolvimento comunitário e na arte cinematográfica como mecanismo de educomunicação.

“Partimos da premissa de que a arte é uma das principais formas de sensibilizar a sociedade sobre as questões ambientais. Queremos discutir a sustentabilidade através do cinema, aliando a reflexão global à local”, destacou a idealizadora do projeto, produtora cultural e diretora do Festival, Mônica Linhares

                                               Concurso de vídeo
 As ações do Planeta.Doc iniciaram com o lançamento do concurso audiovisual Meu Mundo Mais Vivo, direcionado a estudantes de ensino fundamental, médio e universitário de Santa Catarina. O objetivo é fomentar a reflexão de crianças, adolescentes e jovens sobre a destruição da natureza e revelar ações que vêm contribuindo para a sua preservação.

Os filmes devem ter até um minuto e podem ser gravados com qualquer dispositivo eletrônico. As inscrições estão abertas até o dia 21 de novembro e podem ser feitas na sessão Meu Mundo Mais Vivo do site do festival (www.planetadoc.com).

Os vencedores receberão prêmios em dinheiro (R$ 5 mil cada categoria),sendo que o autor do vídeo na categoria universitária ganhará um troféu produzido pelo artista plástico Silvino Barão Goulart.
                                                             Exibições nas escolas
 O projeto também promoverá até o final do ano a exibição de filmes socioambientais em instituições de ensino, possibilitando aos estudantes o acesso à problemática mundial do meio ambiente.

 Realizada em parceria com a Aequo Sustentabilidade, a ação disponibilizará gratuitamente aos professores filmes, documentários e animações que contribuam para a educação de crianças e jovens.

Os filmes apresentados nas escolas discutirão questões como: radioatividade, emissões de carbono, efeito socioambiental do uso de armas, destinação do lixo, poluição da água, entre outros temas de relevância.
                                                               Mostra aberta ao público 
 Já a mostra ao grande público acontecerá de 14 a 21 de novembro em Florianópolis, com acesso gratuito em vários espaços públicos. Serão exibidos alguns dos mais importantes filmes socioambientais em nível internacional. Estão previstas também exposições fotográficas, peças teatrais, palestras e debates.

O Planeta.Doc receberá também a Mostra do FICA Itinerante - Festival Internacional de Cinema Ambiental, que traz as produções vencedoras da edição 2014. O FICA é um dos mais antigos e consolidados festivais do gênero no país, realizado há 16 anos. Será realizada também uma mostra do CINEECO, de Portugal, um dos mais importantes eventos de cinema ambiental da Europa.

O objetivo da organização é integrar ao projeto cineclubes e associações, a fim de democratizar e facilitar o acesso da população e ampliar o debate público sobre a sustentabilidade. Informações: www.planetadoc.com



Variedades: Guitarrista do Jota Quest é convidado do Breakout Brasil




Marco Túlio é convidado especial do Breakout Brasil

Redação

  Marco Túlio, guitarrista do Jota Quest, é o convidado especial do terceiro episódio de Breakout Brasil neste domingo, 02 de novembro, às 21h30 noCanal Sony. Desta vez, os jurados Supla, Bianca Jhordão (Leela) e Lucas Silveira (Fresno),além do apresentador Edu K e do expert musical Dudu Marote, contarão com a ajuda do músico para avaliar as performances musicais dos artistas que continuam no programa.

 No palco, o apresentador Edu K e o produtor Dudu Marote proporão um novo desafio para as bandas e uma verdadeira dança das cadeiras toma conta do Breakout Brasil quando cada banda escolhe um de seus adversários para fazer uma versão de uma música sua.

 Bandas de rock tocando Reggae? Bandas de samba tocando Pop? Cada banda precisará aprender a funcionar totalmente fora de sua zona de conforto para apresentar o melhor resultado. Especialista em versões de sucesso com o Jota Quest, Marco Túlio ajudará a bancada de jurados a decidir quem avança para o próximo duelo.

 Ao fim do episódio, uma das bandas terá que se despedir das demais e do sonho de gravar um álbum pela Sony Music. Continuam no programa as bandas Sambaben, Moana, The Outs, Capela, Jéf, The Ladies, Retrosense e Donna Duo.

 Quem é louco por música não pode deixar de acompanhar Breakout Brasil. Só valem canções autorais. O programa acompanha músicos, cantores e compositores como se o público estivesse participando do ensaio deles: como colocar letra numa melodia? Como escolher o refrão? Colocar um solo de guitarra ou bateria? Todas estas dúvidas serão analisadas de perto pelos jurados do programa.