Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Túnel do Tempo: Vitória de George Washington



 
O grande general dos EUA, George Washington
Luís Alberto Alves


 Revolução nos EUA: No dia 3 de dezembro de 1777, durante a Revolução norte-americana, o general George Washington derrota as forças britânicas na Batalha de Princeton.

Geral: Conheça os benefícios dos exercícios físicos durante a gestação



Na gestação é possível fazer exercícios

Redação

 A gestação vem sempre acompanhada de medo, dúvidas e anseios, afinal, nesta fase da vida a futura mamãe vive situações únicas e que jamais serão esquecidas. A fim de descobrir todos os segredos da maternidade, muitas mulheres acabam trocando ideias com as mães, com familiares, com amigas que já são mães e, claro, com seu médico. Mas, até chegar o momento do parto, tudo pode ser novidade, e mesmo diante de tantos conselhos e recomendações, algumas dúvidas acabam sendo inevitáveis.

 Um dos questionamentos mais comuns das futuras mamães é quanto aos exercícios físicos durante a gestação. De acordo com o ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, a atividade física na gravidez não é só bem-vinda, mas também importantíssima. “O corpo em movimento libera endorfina que traz sensação de bem-estar. Os benefícios da atividade física durante a gestação vão muito além do controle de peso, podendo aliviar tensões, melhorar a circulação sanguínea, o condicionamento cardiorrespiratório e a postura, fortalecer a musculatura abdominal, diminuir as dores lombares, facilitar a recuperação pós-parto, além da possibilidade em prevenir o diabetes gestacional ou permitir um controle adequado para quem já o possui”, explica. Vale ressaltar que antes de iniciar qualquer atividade física é preciso realizar uma avaliação médica para que seja obtida a liberação.

 A prática de exercícios pode ser realizada até o parto, porém é necessário reduzir a intensidade gradualmente. “As mulheres que já praticavam exercícios antes da gestação podem continuar as atividades, porém, sempre com a supervisão de um profissional, que poderá dizer a necessidade de diminuir o ritmo. Para as sedentárias, a hidroginástica e a caminhada são boas alternativas para se iniciar atividade física”, orientou o especialista.

  Mas será que todas as gestantes podem praticar exercícios? Dr. Renato esclarece: “As atividades físicas não são recomendadas para mulheres que possuem, por exemplo, risco de trabalho de parto prematuro, possuam doenças cardíacas ou pulmonares com importante restrição de movimentação, possuam insuficiência istmo cervical, ou seja, o colo do útero tenha limitações para manter uma gestação ou que possuam sangramento via vaginal ativo. Caso contrário, as gestantes devem ser incentivadas para a prática de exercícios”, complementa.

                                   Saiba quais são os exercícios indicados na gravidez 
Caminhada – recomenda-se para todas gestantes, pois trata-se de uma atividade simples, que não requer um nível de aptidão elevado. Devido ao aumento do risco de quedas é recomendado cuidado, principalmente em caminhadas ao ar livre. Sempre andar com calçados confortáveis e bem ajustados nos pés.
-  Hidroginástica – Excelente atividade física, principalmente por reduzir os riscos de quedas. Os movimentos damodalidade relaxam e diminuem o estresse, além de melhorarem a circulação. No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher o local da aula, pois a atividade deve ser específica para grávidas.
-  Bicicleta Ergométrica – A melhor forma de pedalar durante a gestação é na bicicleta ergométrica. O ideal é fazer os exercícios em um aparelho com encosto para não sobrecarregar a região lombar e manter o tronco na posição ereta. Moderação nas pedaladas e no tempo de atividade.
-  Alongamento – Se praticado com cuidado e orientação adequada, proporciona maior agilidade e elasticidade ao corpo, ajudando a prevenir lesões. 
-  Ioga – A prática favorece a circulação sanguínea, diminuindo inchaços e dormências. Também contribui para o alívio e prevenção de dores nas costas, recuperação mais rápida no pós-parto e redução de ansiedade.

                                                                Cuidados
Ao fazer exercícios na gravidez, alguns cuidados são necessários. O ideal é evitar atividades físicas que possam ocasionar quedas e pancadas na barriga. Esportes de contato, tais como futebol, artes marciais, handball e basquete devem ser evitados, assim como outros que exigem a posição supina e mergulho. A intensidade das atividades também deve ser observada e o acompanhamento de um profissional especializado sempre é indicado”, alerta o ginecologista. 

Ao praticar atividades físicas, deve-se evitar altas temperaturas e beber muita água para se hidratar. Outra dica importante é quanto às roupas, que devem ser leves e confortáveis.



Geral: Avião modelo Xavante vai decorar Praça Santos Dumont em Guarulhos (SP)



O Xavante foi fabricado no Brasil de 1971  a  1981


Redação

 Um avião da Força Aérea Brasileira será instalado na segunda quinzena deste mês na praça Santos Dumont, na Vila Galvão, Guarulhos (SP). A aeronave, um AT-26 Xavante, substituirá o modelo 14 Bis que havia antes no local, mas foi requisitado pela Aeronáutica por fazer parte de seu museu.

 O avião a jato, de treinamento e ataque ao solo, foi utilizada no Brasil até dezembro do ano passado. O modelo foi fabricado no Brasil a partir de maio de 1970, mediante licença concedida pela empresa italiana Aeromacchi. Durante mais de 40 anos ele foi utilizado tanto na formação de pilotos de caça e quanto os de ensaio em voo, que atuam como espécie de piloto de testes.

 Ao todo, foram produzidos no Brasil 182 aviões Xavante, entre os anos de 1971 e 1981. Desses, 10 foram exportados para o Paraguai e outros 6 para Togo, na África. O modelo que ficará exposto na praça Santos Dumont foi fabricado em 1976, sendo o 99º no País e o 342º no mundo. A aeronave voou até o final de 2010, sendo então desativada depois de 6.273 horas de voo e realizado 7.685 pousos.

 O avião Xavante foi trazido da cidade de Recife, em Pernambuco, para Guarulhos em uma carreta do Comaer (Comando da Aeronáutica), que também será responsável pela montagem do avião.



Geral: A bolha de crédito e a necessidade de ajuste no padrão de vida dos brasileiros




O brasileiro virou preso do consumismo
*Reinaldo Domingos

 Muito se vem falando nos últimos meses sobre projeções negativas para a economia para os próximos anos e muitos problemas macroeconômicos são tidos como culpados, o que faz com que não se perceba que a situação pode se agravar nos próximos anos, pois já vivemos uma verdadeira bolha de crédito, que está preste a estourar, fazendo com que avanços que alcançamos possam regredir.

 Hoje, os dados são assustadores, sendo que temos no Brasil cerca de 57 milhões de inadimplentes, isto é, pessoas que assumiram compromissos financeiros e não conseguiram pagar. É um dado temeroso.

 E o que mais preocupa é que as ações que vejo serem tomadas são, em sua grande parte, paliativas, como utilizar dinheiro extra para ajuste dessas situações, participar de feirões limpa nome, etc. Não se percebe que a solução está na educação financeira das pessoas, o que proporciona que essa situação não se repita mais.

 Ocorre que vivemos em um momento no qual, depois de 20 anos que conquistamos nossa estabilidade econômica macro, principalmente, com o controle da inflação, tivemos, na sequência, o aumento do acesso das pessoas a diversas ferramentas de crédito, dando assim uma falsa sensação de aumento de padrão de vida.

 Contudo, não foi observado que esse aumento de padrão não ocorreu de forma sustentável, mas sim com o comprometimento cada vez maior da renda com o crédito e, agora, se observa um risco cada vez maior de a chamada nova classe C voltar para a D ou até mesmo a E, pois, agora, enfrentam o desequilíbrio e a realidade de um falso aumento de padrão de vida.

 Agora, todos buscam culpados, e esses não faltam; pode ser o marketing publicitário, o fácil acesso ao crédito, a conjuntura econômica ou até mesmo o resultado da eleição. Contudo, não se percebe que o problema é um só: sofremos com a falta de educação, nosso sistema educacional se mostra falido. De um lado, com a progressão continuada e, de outro, com conteúdos que visam apenas que se passe no vestibular ou mesmo titulações sem conteúdos.

 Infelizmente, deixamos de lado que temos que educar as pessoas para a vida, para a realidade que enfrentarão no futuro. Assim, mais do que nunca, é necessário que, no processo educacional, se tenha uma grande reflexão sobre projeto de vida. Hoje, não se tem a essência primordial do ensino de projetar os sonhos, isso porque nossa população segue sempre a mesma fórmula, não percebendo que não se pode mudar fazendo sempre tudo igual.

 Esse é o ponto primordial que trata a educação financeira, pois ela aborda a relação com dinheiro de forma comportamental, em busca da sustentabilidade. Vivemos uma era de ansiedade, de consumo imediato, que leva ao consumo não consciente, que nos levou a bolha do endividamento.

  Não quero, com isso, ir contra ao consumo, muito pelo contrário, pois, quando se tem educação financeira, com certeza, o consumo irá crescer; quando se combate o endividamento e insere a educação financeira, também se proporciona à população maior capacidade de compra, além de incentivar a cidadania.

 Enfim, chegou a hora de enfrentarmos a situação da bolha de endividamento de forma séria. O problema não é apenas macroeconômico, mas também micro. Temos que deixar de pensar nas pessoas como apenas números e tratá-las como cidadãos possuidores de sonhos e desejos, que devem – e podem – ser realizados. Para isso, o único caminho é a educação.

*Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), autor dos livros Terapia Financeira, Eu Mereço Ter Dinheiro, Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, das coleções infantis O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, além da coleção didática de educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do país, Apostila de educação financeira para o ensino EJA e Jovem Aprendiz.

Variedades: Hoje (3) cantor Raffael Machado fala sobre sua




Raffael (de óculos) ao lado de Roberto Cabrini
Redação
 O cantor Raffael Machado, conhecido no Brasil todo pelo seu grande sucesso com a música “Vai No Cavalinho”, participará do programa Conexão Repórter, do SBT, nesta quarta-feira (3/12), a partir das 23h15. Os fãs do músico podem preparar o coração porque a atração está imperdível.
 O programa, comandado por Roberto Cabrini, falará sobre o estilo de vida dos cantores sertanejos; assim, Raffael mostrará um pouco sobre a sua vida, a rotina de shows, apresentará alguns de seus grandes sucessos e ainda fez uma boa surpresa para o apresentador da atração. “Para conferir tudo convido vocês a assistirem o programa que está imperdível! Conexão Repórter, nesta quarta-feira, você não pode perder”, chama o artista.
 Atualmente, Raffael Machado lançou a sua versão para o clássico de Roberta Miranda “No Coração A Paixão Na Cabeça O Ciúme”, de autoria do renomado produtor musical César Augusto. Com uma pegada romântica, a faixa que ficou famosa na década de 90 faz parte do CD “Não Deixe Ele Te Amar”, o segundo da carreira do artista. Para escutar e fazer download do novo hit acesse: www.raffaelmachado.com.br