Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Economia: Inovação não é tecnologia!


Muitas vezes, ela se parece mais com processos de melhoria contínua do que com inovação de fato

*Marília Cardoso
Toda vez que falamos sobre inovação, é comum as pessoas acharem que estamos falando sobre tecnologia. Ao tocar no assunto, tem sempre alguém que se lembra de um caso com uso de aplicativos, drones, realidade virtual, etc. Mas posso garantir: inovação nem sempre tem a ver com tecnologia.
Existem muitos tipos de inovação. A inovação tecnológica é só uma das possibilidades, assim como a disruptiva, que é aquela que muda completamente o que existia antes, criando um verdadeiro divisor de águas. No entanto, não é todo dia que conquistamos uma inovação dessas. No dia a dia, outros tipos de inovação são muito frequentes e possíveis.
Uma delas é a incremental. Muitas vezes, ela se parece mais com processos de melhoria contínua do que com inovação de fato. Mas, ao longo de várias versões, é possível perceber a inovação acontecendo. Um bom exemplo são os aparelhos de TV. Se compararmos aquele “tubão” preto e branco de décadas atrás com as telas ultrafinas e inteligentes que vemos hoje, chegamos a pensar que nem se trata mais do mesmo produto.
Outro tipo de inovação que gosto muito é a aberta. Ainda tem muita gente com medo de compartilhar ideias, receando que elas sejam roubadas. Na inovação aberta isso simplesmente não faz o menor sentido. Uma ideia é lançada e qualquer pessoa pode dar novas sugestões. Os gestores colhem as melhores e criam inovações a partir de um apanhado geral das melhores ideias. Esse tipo de inovação vem ficando cada vez mais frequente.
Você pode inovar ao lançar novos produtos para os clientes que já tem, ofertando serviços ou produtos com maior valor agregado. Ou ainda, produtos mais baratos, para um outro segmento de clientes, que você não atinge hoje devido ao preço. Pode ainda lançar novos produtos para novos mercados, que você ainda não é capaz de atender com as ofertas que possui atualmente.
É possível inovar também no modelo de negócios. Hoje, não necessariamente os negócios precisam se resumir a produto/ serviço para lá e dinheiro para cá. Existem muitos setores consagrados mudando a forma de cobrança. Até montadoras, que sempre venderam carros, começam a avaliar a possibilidade de alugá-los por meio de um sistema de assinaturas. Aliás, o modelo de pagamento recorrente tem atraído muitas empresas porque garantem um faturamento sem grandes oscilações.
Um outro viés de inovação que muito me agrada é o criativo. Com ideias muito simples, resultados gigantes são provocados. Um exemplo que gosto de citar nos meus treinamentos é o do aparelho de ressonância magnética. A maioria das crianças precisa ser sedada para fazer esse exame. Foi então que profissionais criaram uma nova forma de obter o mesmo resultado, fazendo uma coisa diferente.
Pintaram a sala e o aparelho, envolvendo as crianças em uma história. Eles não seriam pacientes, mas sim comandantes de um navio. Em um determinado momento, ao suar uma sirene, as crianças precisavam ficar bem quietinhas para não serem atacadas por piratas. Com o envolvimento de médicos e enfermeiros naquela brincadeira, o índice de sedação caiu para menos de 10%.
Agora, eu pergunto: qual tecnologia foi empregada nesse caso? Absolutamente nenhuma! Inovação tem muito mais a ver com empatia, experimentação, ousadia e criatividade do que com tecnologia. Para tornar a sua empresa mais inovadora, você precisa estar mais atento às necessidades dos seus clientes e aberto a propor novas soluções. Inovação nada mais é do que procurar respostas diferentes para perguntas que se quer foram feitas. Tecnologia é só um meio, não um fim.
Marília Cardoso é jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial, MBA em Marketing e pós-MBA em Inovação. É empreendedora, além de coach, facilitadora em processos de Design Thinking, consultora e professora de inovação. É fundadora da InformaMídia, agência de comunicação, e sócia-fundadora da PALAS, consultoria de inovação e gestão.

Economia: Fintechs buscam amadurecimento com executivos seniores em cargos estratégicos



Pesquisa da PwC diz que profissionais com bagagem e idade mais avançada possuem mais inteligência emocional e capacidade de resolver problemas sem cair no desespero

Redação/Hourpress
As empresas financeiras que se utilizam da alta tecnologia, conhecidas como fintechs, possuem cargos, em sua grande maioria, ocupados por jovens executivos. Esse modelo de trabalho conquistou o mercado por ser disruptivo, altamente tecnológico e mais descolado, enquanto oferece uma gama de serviços tradicionais e comuns aos consumidores de maneira mais rápida, desburocratizada, com taxas de juros menores e atrativos substancialmente maiores que os tradicionais.
Mas, na contramão desse movimento, o perfil mais jovem dos profissionais também tem ficado mais escasso, já que há uma busca por amadurecimento dentro dessas empresas. Com esse movimento, executivos seniores estão tomando a frente das fintechs com a missão de manter a disrupção dessas companhias, porém com a expertise e o legado trazido do mercado.
Duas fintechs paulistanas já estão caminhando na contramão da grande maioria. Bruno Sayão, CEO da IOUU, é um desses casos. A fintech atua como uma plataforma peer-to-peer lending, numa solução baseada em economia colaborativa para propor alternativas financeiras voltada às empresas que necessitam de crédito.
Acima dos 30 anos, Bruno é um profissional sênior, com ampla experiência em grandes companhias, mas que apostou no mercado das startups, levando para sua própria empresa toda sua bagagem e experiência. “Foi essa vivência que me fez enxergar a existência de uma barreira nos empréstimos para pequenas e médias empresas. A partir daí, foi possível desenvolver e viabilizar todo seu conceito”, relata. 
Na SmartBrain, fintech que tem como principal solução um sistema que consolida todos os investimentos em um extrato único para que investidores e profissionais de investimentos possam focar na avaliação mais assertiva das suas estratégias, acontece o mesmo movimento. Seus sócios Henrique Garcia Spinosa Netto e Cassio Bariani já passaram por outras empresas e acumulam larga experiência no mercado financeiro. Antes de fundarem a SmartBrain em 2004, ambos tiveram uma outra fintech de sucesso, a InvestTracker, especializada na análise e rankings de fundos de investimentos, que acabou sendo vendida para a Thomson Reuters.
Inicialmente, o sistema de consolidação de extratos de investimentos foi desenvolvido para atender às necessidades próprias e melhorar as análises e gestão de investimentos. Após uma fase de ajustes, viram que estavam prontos para partir mais uma vez ao empreendedorismo. “Vimos que essa solução tinha grande potencial no mercado. Começamos a vendê-la para amigos e parceiros e depois passamos a atender gestoras de patrimônio, consultores de investimentos, bancos e corretoras. Hoje, além dos profissionais, inovamos com outros produtos para investidores que podem pesquisar ativos financeiros e controlar suas próprias carteiras”, explica Cassio Bariani, presidente da SmartBrain.
“Os contatos que desenvolvemos ao longo dos anos foram importantes para abrirmos espaço no mercado. Hoje, nossa plataforma de consolidação de investimentos, processa diariamente 183 mil extratos de investimentos que somam mais de R$ 100 bilhões”, comenta Henrique Garcia, CEO da SmartBrain.
Mais distante dos grandes centros, o Grupo Nexxera tem seguido essa tendência de disrupção tecnológica desde sua fundação, em 1992. Sediada em Florianópolis (SC), a empresa é considerada uma grande fintech porque já se posicionava da forma que o setor se propõe hoje há mais de 20 anos, ao oferecer soluções para automatizar, agilizar e melhorar a gestão das transações financeiras e a automação de processos mercantis.
A frente da companhia, está o engenheiro civil e especialista em Telecomunicação e Sistemas, Edson Silva e seu irmão, o engenheiro de produção elétrica Edenir Silva. Fundadores do grupo, eles direcionam as suas lideranças para conectar ideias, segurança e tecnologia nas funções de presidente e vice-presidente, respectivamente.
“Desenvolvemos soluções que identificam custos, gaps, perdas, melhores caminhos para tomada de decisão até a criação de programas de crédito, e também atuamos no tráfego de informações financeiras nas transações bancárias. Somos pioneiros e, por isso, contribuímos muito para o atual contexto” destaca Edson Silva.

Motivos para a escolha
Um levantamento da ABFintechs, entidade que representa cerca de 350 empresas do segmento, em parceria com a PwC Brasil (PricewaterhouseCoopers), diz que 58% dessas empresas não atingem o breakeven, ponto em que começam a ter lucro. Por conta disso, as fintechs passam a buscar profissionais mais experientes e maduros, fato que ajuda a empresa a ganhar uma sobrevida maior. Somando tudo, a pesquisa mostra que as startups financeiras têm uma mortalidade muito menor, se comparada com os 90% das demais. 
Para profissionais seniores, estar numa fintech é a chance de se renovar no mercado dia após dia, por conta da volatilidade, tecnologia envolvida e dos novos desafios diários que instigaram a existência e o status-quo em qualquer outra empresa tradicional. Foi essa experiência que me fez perceber que o crédito ficou ainda mais escasso durante a crise econômica”, diz Bruno.
O exercício contínuo de uma determinada profissão, além da experiência, traz credibilidade no mercado para negociações e estes profissionais, mesmo saindo de empresas totalmente diferentes, carregam o perfil necessário para o sucesso de qualquer companhia, é aí que as fintechs passam a ganhar com essa relação.
Outra pesquisa da PwC, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, aponta que profissionais de nível sênior possuem maior inteligência emocional. A turma jovem pode ter capacidade técnica, mas tem muito a compartilhar com o pessoal um pouco mais velho, que tem maturidade suficiente para analisar, ponderar, avaliar e não se desesperar diante do inusitado – afinal, já passou várias vezes por situações em que o fim do mundo parecia estar por um fio.
A possibilidade de unir a juventude com a experiência gera mais valor à empresa. “O fato de sermos seniores não significa que somos menos arrojados e empreendedores, pois estas são características pessoais e não relacionadas à idade. É isso que nós incentivamos em nossos colaboradores”, pondera Cassio Bariani, presidente da SmartBrain.
Na SmartBrain, o foco é manter um ambiente de trabalho diverso, colaborativo. “Juntar profissionais com variadas expertises e diferentes idades dentro de uma empresa é essencial para o desenvolvimento de inovações”, destaca Henrique Garcia, CEO da fintech.
“Por meio da experiência a gente já consegue passar os ensinamentos para a geração seguinte dar outros importantes passos dentro das fintechs”, finaliza Edson Silva, do Grupo Nexxera.


Economia: imóveis construídos até o ano 2000 nos EUA se tornam oportunidade para brasileiros


É possível adquirir um imóvel em cidades em pleno desenvolvimento nos Estados Unidos como Dallas, Atlanta e Charlotte (Carolina do Norte)


Luís Alberto Alves/Hourpress
Com crescente demanda de brasileiros por oportunidades de investimento real com renda nos EUA, a BRG expande o seu departamento de imóveis com rentabilidade financeira para atender a demanda de brasileiros que querem investir no país, não apenas para ter um imóvel, mas também para ter uma fonte de renda.
Tradição de investimento das grandes fortunas familiares estadunidenses, com cotas a partir de US$ 500 mil, é possível adquirir um imóvel em cidades em pleno desenvolvimento nos Estados Unidos como Dallas, Atlanta e Charlotte (Carolina do Norte).
O objetivo consiste na compra de propriedades construídas entre os anos 80 e 2000, fazer um retrofit e aumentar os aluguéis.  Quando o ativo estiver completamente reformado, ao redor da marca de cinco anos, ele é então vendido para um fundo imobiliário. 
Em 24 de outubro Matias Alem (@matiasalembrg) vai explicar como é feito esse investimento em um Workshop de Investimento Imobiliário que acontecerá no Hotel Fasano. O workshop acontecerá em três horários - 9h, 11h e 15h – em grupos de até 20 pessoas cada.

Serviço
Data: 24 de outubro 2019, no Fasano Hotel.
Horário: Serão 3 períodos, em grupos pequenos de até 20 pessoas cada.
Os horários serão: 9h,11h e 15h.

Geral: Cuidados estéticos para o verão devem começar agora



Estação requer cuidados específicos, já que nessa época deixamos a pele mais à mostra



Redação/Hourpress 
O verão começa apenas em dezembro, mas não é só lá que devem começar os cuidados com o corpo. Dietas e tratamentos “milagrosos”, além de não recomendados, não causam o efeito esperado, frustrando muitas pessoas, pois, cuidar do corpo leva tempo. No entanto, existem diversos tratamentos e produtos eficazes na hora de conquistar o corpo e a pele desejados para essa estação.

Filtro Solar
As altas temperaturas, típicas do verão brasileiro, exigem medidas e cuidados com a pele. Pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aponta que 6 milhões de brasileiros adultos não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago, atividades típicas do verão. No entanto, usar o filtro solar é fundamental. Assim, o Sun Science, conhecido como o filtro solar do futuro, surge como um protetor solar multifatorial, que protege por 12 horas, abrangendo toda a incidência solar e espectros eletromagnéticos/digitais/ambientais. Além de possuir uma ampla proteção UVA e UVB que protege contra os efeitos nocivos do sol também atua contra a radiação nociva de luzes de aparelhos eletrônicos, raios infravermelhos e da poluição do dia a dia. O filtro solar também agrega diversos benefícios como ação antiglicante, antioxidante e hidratante, além de melhorar a oxigenação das células.

O Sun Science conta com outros benefícios: proteção ao DNA celular, aumenta a elasticidade da pele e seu efeito barreira reduz rugas e sulcos superficiais e ainda tem um efeito detoxificante profundo. Deve ser aplicado na pele limpa e seca, por todo rosto e corpo, espalhando uma camada uniforme antes de se expor ao sol. Seu toque é seco, e seu efeito final é aveludado e mate. Reaplicar após longa permanência na água ou transpiração excessiva ou ainda tão frequentemente quando necessário. Também, é indicado para todos os tipos de pele!

Peeling facial
Muitos ainda acreditam que o peeling não pode ser aplicado no verão, porém, isso é um mito. O procedimento faz uma abrasão das camadas da pele com a finalidade de remover células mortas. Dessa forma, suaviza marcas de expressão, clareia manchas e auxilia na diminuição das cicatrizes de acne.
Há peelings compatíveis com a época mais solar do ano!
Placenta Power Electric Serum é um peeling facial químico e enzimático com ação iluminadora, clareadora e rejuvenescedora. Conta com minerais biotecnológicos, que promovem a bioeletricidade cutânea, e bioplacenta com alta concentração de elementos biológicos essenciais. Além disso, estimula a produção de colágeno e elastina e proporciona firmeza e elasticidade cutânea, melhorando o consumo de oxigênio das células epiteliais, aumentando e estimulando o processo metabólico celular. É um produto formulado para uso associativo em terapias fotodinâmicas com leds e laser de baixa potência. Pode ser utilizado no rosto, pescoço e colo e sua aplicação pode ser feita semanalmente durante qualquer época do ano, inclusive no verão.

Tratamentos corporais
Com o corpo mais à mostra, além do protetor solar, que é essencial, também é preciso manter a pele hidratada e nutrida. Para isso, uma excelente dica é usar o creme hidratante para o corpo Revival Body, que promove a nutrição e oxigenação da pele, proporcionando hidratação de longa duração. Também ajuda a prevenir o surgimento de estrias e favorece uma hidratação em profundidade cutânea e a longo prazo. O produto de uso diário ainda estimula a renovação celular, combatendo os radicais livres e promovendo uma significativa melhora na elasticidade e firmeza da pele.

Cabelos
No verão, é comum as pessoas irem mais em piscinas, mares e lagos. Isso pode ser muito prejudicial para os cabelos em função da exposição ao cloro de piscinas, sal do mar e, principalmente, o sol. Desse modo, é muito importante ter cuidados diários para que os cabelos continuem hidratados e bonitos. O Hair Protection é um filtro solar para os cabelos que protege contra a radiação solar, possui ação hidratante, reestrutura as fibras e, também, é siliconado. Por isso, atua como um excelente reparador de pontas. Sua fórmula permite a formação de uma barreira de proteção contra o sal presente na água. Também pode ser usado com prancha antes e depois da escova. O uso contínuo proporciona hidratação, maciez e ainda melhora a textura do fio. O produto deve ser usado antes da exposição ao sol.

Estética íntima
Como no verão, as pessoas ficam com o corpo mais à mostra, é muito comum que elas queiram acabar com manchas em locais como axilas, cotovelos, joelhos, virilha e região íntima. Essas áreas do corpo também necessitam de cuidados mais especiais devido às suas características como pele mais fina e tendência à flacidez, por isso, a chamada estética íntima é muito importante. Em um tratamento, a pele é sempre vista como um todo e nunca como apenas um aspecto. Dessa maneira, para poder padronizar e uniformizar a pele para receber o tratamento e que este possa ser bem recebido, ela deve estar totalmente equilibrada, o que inclui hidratação, nutrição, ação antiglicante, antioxidante e nutritiva. Tudo isso está contemplado na linha de tratamento íntimo da Adélia Mendonça Cosméticos, o Intimate NanoCare, que oferece à pele um tratamento de uma forma globalizada.

Cuidados
Para se ter uma pele saudável no verão, é preciso ter alguns pilares básicos de tratamento, divididos em higienização, tonificação, dermocorreção e fotoproteção. Além disso, para o melhor aproveitamento de dermocosméticos, deve-se utilizar produtos direcionados para o seu tipo de pele e os cuidados devem ser feitos tanto em casa quanto na clínica de estética.

Sobre Adélia Mendonça
Adélia Mendonça atua na área de estética há mais de 40 anos. Começou a se dedicar aos estudos em cosmetologia a partir de um problema estético pessoal para o qual não conseguia encontrar solução. Possui especialização em Estética Facial Corretiva, realizada em Buenos Aires (Argentina), e já participou de pesquisas na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Fundou seu próprio laboratório, a Indústria de Cosméticos Adélia Mendonça, para aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de seus anos de estudos. Desde então, desenvolve dermocosméticos de alta performance, sendo pioneira no Brasil nas áreas de estética íntima e skincare de alto percentual ativo, também atuando com estética corporal, capilar e facial.

Geral: Seis tópicos para desmitificar o LGPD



O tratamento das informações será permitido se estiver dentro das hipóteses previstas na proposta

*Odilon Costa
Mais de 100 países têm leis específicas voltadas à proteção de dados (LGPD) dos cidadãos e alguns dispõem de uma Autoridade Supervisora de Dados independente, com poderes para garantir a obediência à codificação. Em todos os países em que houve aderência à lei de proteção de dados, ocorreu melhorias na dinâmica dos negócios.
De acordo com a pesquisa KPMG International: Guardians of trust – Who is responsible for trusted analytics in the digital age (de 2018), 92% dos executivos não confiam no processo de Data Analytics da sua empresa, o que torna altamente recomendável a contratação de um prestador externo de serviços. Veja seis tópicos recomendados ao estabelecer a LGPD:
Estabeleça princípios que permitam ao usuário conhecer e gerenciar os dados obtidos: além do consentimento explícito, caberá à empresa que recebe essas informações municiar o usuário com tudo o que ele precisa saber, tendo o direito de visualizar, corrigir e excluir dados que tenham sido coletados. O tratamento das informações será permitido se estiver dentro das hipóteses previstas na proposta, como obrigações legais, contratuais e proteção do crédito;
Adote um conjunto de controles que permitam manter a guarda somente dos dados dos usuários ativos e habilitar um processo seguro de portabilidade: dados pessoais deverão ser excluídos após o encerramento da relação entre o cliente e a empresa; os titulares das informações poderão corrigir dados que estejam de posse de uma empresa; a transferência de dados pessoais só poderá ser feita a países com nível "adequado" de proteção de dados;
Mantenha trilhas de auditoria para os princípios de causalidade: a lei determina que, para cada decisão automatizada feita por uma empresa, ela deve ser capaz de explicar como chegou a ela;
Implante e aprimore sistemas de segurança da informação: além de as empresas  coletarem somente os dados necessários aos serviços prestados, deverão existir medidas de segurança para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de "situações acidentais ou ilícitas" de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito. É preciso criptografar esses dados e assegurar o direito do usuário ao anonimato, com o objetivo de coibir a exposição dos usuários em eventuais vazamentos. Cabe ao responsável pela gestão dos dados o dever de comunicar casos de "incidente de segurança” que possam trazer risco ou dano ao titular das informações – por meio, por exemplo, de vazamentos ou ataques de hackers;
Crie mecanismos para suportar possível “responsabilidade solidária”: a lei estabelece papéis e responsabilidades entre controladores e operadores em caso de violações, com possível aumento de ações civis pelos titulares de dados em caso de vazamentos. A expectativa é um cuidado extra referente as decisões de uso de dados, além de melhorar a definição da relação e dos controles entre empresas;
Implemente um programa de governança em privacidade que, no mínimo: Demonstre o comprometimento do controlador em adotar processos e políticas internas que assegurem o cumprimento de normas e boas práticas relativas à proteção de dados pessoais; seja aplicável a todo o conjunto de dados pessoais que estejam sob seu controle, independentemente do modo como se realizou sua coleta; seja adaptado à estrutura, à escala e ao volume de suas operações; estabeleça políticas e salvaguardas adequadas com base em processo de avaliação sistemática de impactos e riscos à privacidade; tenha planos de resposta a incidentes e remediação e seja atualizado constantemente com base em informações obtidas a partir de monitoramento contínuo e avaliações periódicas.
* Odilon Costa é CEO da Tree Solution

Geral: APM é contrária ao exercício da Medicina por diplomados no exterior sem a devida revalidação no Brasil





"Lamentamos profundamente as ardilosas manobras que desfiguraram o programa “Médicos pelo Brasil”, contaminando-o com emendas espúrias.

O texto, como aprovado na Comissão Mista responsável por analisar a MP 890/19, desqualifica o processo de revalidação de formados no exterior e busca legitimar o programa “Mais Médicos”.

A Associação Paulista de Medicina, representando os médicos do estado de São Paulo, refirma posição contrária à atuação de formados no exterior sem a validação dos diplomas no Brasil e enfatiza que esta revalidação é fundamental para a garantia da segurança da saúde de nossa população.
           
A saúde dos brasileiros, a Medicina e os médicos foram duramente agredidos pelos (des)governos anteriores, que facilitaram o exercício da Medicina por pessoas sem a qualificação comprovada em nosso País.

Teremos presentes, por longo tempo, as funestas consequências do “Mais Médicos”. Nossa expectativa é a solução definitiva desta ação criminosa.

Em documento que resume a opinião unânime de sua diretoria, a APM explicita sua posição contrária à abertura indiscriminada de novos cursos de Medicina e/ou a ampliação de vagas nos cursos ora existentes e defende que apenas os médicos aprovados no exame obrigatório possam obter seu registro profissional.

E que este exame nacional obrigatório também faça parte do processo de revalidação de diplomas médicos para os graduados no exterior que pretendam exercer a Medicina no Brasil".
 
São Paulo, 1 de outubro de 2019

José Luiz Gomes do Amaral 
Presidente da Associação Paulista de Medicina 

Geral: Em 2030, Brasil pode ter 5ª maior população de idosos


Número maior de idosos traz desafios ao cotidiano e às políticas públicas de saúde no Brasil

Redação/Hourpress
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou, na quinta-feira (26 de setembro), o Projeto de Lei (PL) 4.253/2019, que institui a Semana Nacional da Pessoa Idosa. O período será lembrado anualmente na semana do dia 1° de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa.
O Brasil está em um rápido processo de envelhecimento populacional. De acordo com os dados mais recentes do IBGE, em 2031, o número de idosos vai superar, pela primeira vez, o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.
Hoje, temos melhores tratamentos e expectativa de vida. Mas o aumento da população idosa exige o desenvolvimento de novas políticas públicas que atendam de forma adequada e eficaz a esta parcela. “Hoje, ao mesmo tempo em que a população brasileira envelhece, ela é também mais obesa, mais ansiosa, mais depressiva e vive mais sujeita a situações que causam estresse”, ressalta o dr. Ulisses dos Santos, ortopedista e diretor médico do HSANP.
Deve haver um incentivo maior não só às visitas aos médicos, como também à prática de hábitos mais saudáveis. Hoje, brasileiros vivem mais, praticam mais esportes e se alimentam melhor. Contudo, nossa população se previne pouco e continua a apresentar problemas de saúde por descuidos e falta de informação.
“Com a terceira idade, o corpo humano está mais sujeito a doenças. Pneumonia, osteoporose, perda de audição e visão, diabetes, câncer e problemas cardiorrespiratórios. Uma população idosa maior terá consequências no sistema de saúde do país. Isto precisa ser antecipado”, afirma o dr. Pedro Rubens Pereira, cardiologista e coordenador dos setores de cardiologia, pronto-socorro e UTI adulto do HSANP.
Sobre o HSANP
Investimento de um grupo de médicos e gestores especializados na área de saúde com mais de 20 anos de experiência, o HSANP é referência na Zona Norte da Grande São Paulo. Seu objetivo é servir à população, com atendimento qualificado, alta tecnologia e corpo clínico especializado

Veículos: Na Fenatran/2019, conheça o Iron Knight, o caminhão mais veloz do mundo



Detentor de dois recordes mundiais (de 0 a 500m e de 0 a 1.000m) homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro) chega ao Brasil para participar da Fenatran, maior evento do setor de caminhões da América Latina. O caminhão é um exemplar único, feito com um só objetivo: performance máxima!

Luís Alberto Alves/Hourpress
Com motor de 2.400 cv e torque de 6.000 Nm, o Iron Knight foi construído para demonstrar a capacidade da Volvo para extrair desempenho excepcional de seus caminhões. Usando a mesma base mecânica do Volvo FH, o veículo foi preparado para gerar uma potência incrivelmente superior a dos caminhões de série. “Fizemos o Iron Knight para mostrar a alta resistência do trem-de-força Volvo em condições extremas. O caminhão usa a mesma transmissão I-shift e tem um motor com os mesmos componentes internos dos motores que equipam nossos veículos de produção regular, mas com preparação que atinge potência quase cinco vezes superior”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo.

Recordes mundiais
As quebras de recorde do Iron Knight foram realizadas em pista fechada em Västerås, na Suécia, sob supervisão da FIA. Numa longa reta, o caminhão percorreu a distância de 1.000  metros em dois sentidos (ida e volta), para anular a influência do vento. A velocidade e o tempo médios foram calculados com base nas duas passagens. O recorde homologado é o tempo médio dos dois percursos.

Na quebra do recorde mundial o Iron Knight percorreu a distância de 0 a 1.000 metros em apenas 21,142 segundos, com uma velocidade média de 170,277 quilômetros por hora. Na mesma prova, também foi batido o recorde mundial dos 0 a 500 metros, atingidos em apenas 13,673 segundos, com 131,646 km/h de velocidade média. A velocidade máxima do caminhão chegou a 276 km/h.

Exposição na Fenatran
É a primeira vez que o Iron Knight participa de eventos fora da Europa. Antes de chegar ao Brasil esteve também na Argentina e no Chile. Durante a Fenatran, que acontece em São Paulo de 14 a 19 de outubro, o veículo será um dos destaques em exposição no estande da Volvo. Além de poder ver de perto esse caminhão, que é uma verdadeira lenda da performance, os visitantes poderão participar de sessões de autógrafo com o piloto sueco Boije Ovebrink, que conduziu o Iron Knight na quebra dos recordes mundiais.
O piloto
Boije Ovebrink tem mais de 30 anos de experiência em provas de velocidade. Vencedor do campeonato europeu de corridas de caminhão em 1994, nos últimos anos tem se dedicado a quebra de recordes de velocidade com veículos pesados. Antes do triunfo com o Iron Knight (2016), Boije já havia quebrado outros recordes a bordo de caminhões Volvo, com o Wild Viking (2007) e o Mean Green (2010). “O Iron Knight pode ser descrito com apenas uma palavra: perfeição. O caminhão entrega uma potência insuperável quando pisamos fundo no acelerador. Este foi o terceiro Volvo que pilotei para quebrar recordes e ele tem um desempenho incomparável”, afirma Ovebrink.
Dados técnicos
·         Com 2.400 cv, 6.000 Nm de torque e 4,5 toneladas, o Iron Knight tem uma relação peso-potência-peso de 1,9 kg/cv.
·         O motor é do modelo D13 convencional, com modificações externas para alcançar desempenho máximo: duas entradas de ar com filtros abertos, quatro turbocompressores, e três intercoolers refrigerados a água. O software que faz a gestão eletrônica foi reprogramado para oferecer alto rendimento e a montagem no chassi foi feita em posição central, para melhor distribuição de peso.
·         A caixa de marchas I-Shift é igual a do Volvo FH de produção em série. As únicas diferenças são o sistema de dupla embreagem, que permite manter o torque alto durante as trocas de marcha, e um disco de embreagem reforçado com materiais especiais para suportar os 6.000 Nm de torque.
·         A aerodinâmica da cabine foi otimizada. Grandes tomadas laterais de ar captam ar para os radiadores resfriarem o motor com alta eficiência.
·         O chassi tem reforços que asseguram mais rigidez estrutural para o caminhão entregar potência máxima.
·         Aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,6 segundos.

Veículos: Na Fenatran/2019, conheça a máquina que anda até a 1.200 km/h


A supermáquina do transporte vai impactar os visitantes da Fenatran 2019 com simulações de realidade virtual

Luís Alberto Alves/Hourpress

O Hyperloop é um sistema conceitual de transporte de alta velocidade ampliando os horizontes e entendimento de como a vida será impactada pelos avanços tecnológicos em um futuro próximo. Com descolamento por meio de tubos e velocidade de até 1200 km/h, uma viagem de São Paulo até Minas Gerais, por exemplo, demoraria até 35 minutos!
Sendo assim, o ousado projeto se mostra como alternativa as viagens de aviões proporcionando economia de tempo e melhoria na qualidade de vida da população.
Em parceria SAE BRASIL, os visitantes da Fenatran 2019 vão poder matar a curiosidade de como isso tudo vai funcionar no futuro ao experimentar o mock-up Hyperloop! Através da plataforma de lançamento, os profissionais do setor de transportes vão entrar na cápsula da supermáquina e serão impactados por um passeio virtual que une os avanços tecnológicos até os dias de hoje e apresenta um novo modelo de negócio para o setor.

Túnel do Tempo: O adeus de Pelé em Nova York



Luís Alberto Alves/Hourpress


No dia 01 de outubro de 1977, Edson Arantes do Nascimento marcou um gol pelo Cosmos, contra o seu primeiro time: o Santos em sua segunda despedida do futebol. A primeira ocorreu no Brasil, em 1974, na Vila Belmiro contra o time da Ponte Preta. Pelé é considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Campeão do mundo em 1958, 1962 e 1970, ficou conhecido por ter marcado mais de mil gols e pelas jogadas que somente o melhor atleta do mundo seria capaz de fazer.


Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Peixoto Gomide



Luís Alberto Alves/Hourpress

Francisco de Assis Peixoto Gomide, que virou nome de rua no bairro da Consolação, Centro, nasceu em São Paulo em 24 de março de 1849. Formado em Direito exerceu os cargos de promotor e vereador na cidade de Amparo (SP). Após a proclamação da República também esteve nas funções de suplente na delegacia de polícia da capital paulista, inspetor de tesouro do Estado, presidente do conselho da Caixa Econômica e senador no Congresso Paulista em 1893. Antes essa rua se chamava Maria Izabel e a partir de 1916 foi batizada com o nome de Peixto Gomide.