Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Túnel do Tempo: Edith Cresson, primeira-ministra da França




Luís Alberto Alves


Única:  Em 15 de maio de 1992,  Edith Cresson torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra na França, em substituição a Michel Rocard

Radiografia de Sampa: Rua Dr. Gabriel dos Santos





Luís Alberto Alves

 Esta rua foi aberta pela "Caisse Générale de Prets Fonciers et Industriels" e o seu leito foi considerado público em 1914 (trecho entre a Rua Dr. Veiga Filho e a Alameda Barros). Em 1923 ela foi prolongada até a atual Avenida Gal. Olímpio da Silveira, com trecho aberto nos terrenos de Oscar de Souza Pinto. O dr. Gabriel José Rodrigues dos Santos, nasceu em São Paulo (Capital) no dia 01 de Abril de 1816.

 Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco foi o único da turma que defendeu tese, recebendo o grau de doutor em 1838. Logo após acabou nomeado promotor público da Comarca da Capital, cargo esse que abandonou para se dedicar a advocacia. Os seus extraordinários dotes oratórios levaram-no a produzir sensacionais defesas e acusações no Tribunal do Júri.

 Entre 1840 e 1841, exerceu o mandato de deputado provincial.  Foi eleito deputado provincial nos biênios de 1842 e 1843, 1846 e 1847, 1848 e 1849 e 1858 1859. Depois deputado geral nas legislaturas de 1857 e 1860. Durante as administrações do Brigadeiro Tobias e Melo Alvin, exerceu o cargo de secretário do Governo.

Em 19 de Julho de 1854 entra para a academia como Lente substituto, permanecendo apenas quatro anos, pois faleceu repentinamente em 23 de Maio de 1858. A Rua Dr. Gabriel dos Santos (foto) fica no bairro de Santa Cecília, Centro.


Geral: Juiz defende pena diferenciada para menores, de acordo com capacidade de compreensão do crime




Redação
 O juiz da Vara da Infância de São José do Rio Preto (SP), Evandro Pelarin, defendeu em audiência pública sobre a redução da maioridade penal que haja uma diferenciação na aplicação da pena aos menores entre 16 e 18 anos, de acordo com sua capacidade de compreensão do crime cometido. "Para os maiores de 16 anos com capacidade de compreensão do ilícito, seria aplicado o Código Penal; para os que não tiverem essa compreensão, seria utilizado o Estatuto da Criança e do Adolescente", disse.
 Durante a reunião da comissão especial da proposta de emenda à Constituição da maioridade (PEC 171/93), o juiz propôs a adoção de um sistema penal para menores entre 16 e 18 anos voltado para a profissionalização e ressocialização, a partir da reformulação do sistema carcerário. Segundo ele, um bom exemplo é o da Fundação Casa, em São Paulo.
                                                            Toque de recolher
 Pelarin afirmou que a proibição de menores de 18 anos desacompanhados nas ruas de Fernandópolis, em São Paulo, diminuiu o envolvimento de menores em furtos e lesões corporais. Para o juiz, "o sistema de proteção aos menores envolve uma postura firme do Estado, que tem também função pedagógica".
 Sobre sua experiência em Fernandópolis, o juiz contou que os jovens eram recolhidos e encaminhados para o conselho tutelar e depois para suas famílias. Para ele, a experiência durante sete anos com esses jovens mostrou que eles têm conhecimento pleno do que é certo ou errado.
 "Muitos adolescentes, especificamente nessa faixa dos 16 anos, têm pleno conhecimento das coisas erradas, principalmente do crime. Muitos desses também atuam corrompendo os mais jovens, trazendo os mais jovens para o mundo das drogas. Eu tive uma experiência pessoal que me levou a robustecer o meu entendimento a respeito da redução da maioridade penal."
Mais de 100 cidades em todo o país adotaram medidas semelhantes. O toque de acolher recebeu mais de 80% de aprovação.
                                                            Contrários à redução
 Os que são contrários à medida dizem que a redução fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A defensora pública do estado do Rio de Janeiro Elisa Costa Cruz afirmou que há uma falha cognitiva até os 18 anos, e por isso o legislador constituinte decidiu pela maioridade penal nessa idade.
 "O constituinte de 1988 fez uma opção ao colocar os 18 anos como patamar mínimo e essa opção foi feita de uma forma muito consciente, para cumprir convenções internacionais de que o Brasil é signatário, respeitando essa idade mínima. A proposta de redução atenta contra um direito fundamental e contra esses tratados de que o Brasil é signatário; por isso nós somos contra, não é solução."
 A defensora disse ainda que a redução da maioridade não implica redução da criminalidade, já que os crimes cometidos por adolescentes representam apenas 0,01% do total no País.
 Ela questionou se há necessidade de afrontar direitos de crianças e adolescentes para enfrentar um número tão pequeno de infrações. "Essa não é uma solução a ser adotada. O ECA já prevê medidas repressivas para crianças entre 12 e 18 anos, que têm um desenvolvimento diferenciado dos adultos", ponderou.
 Elisa Costa Cruz afirmou que a discussão está sendo permeada de muito preconceito. “Durante o cumprimento da socioeducação, os adolescentes têm que frequentar aula. O problema não é de custo.” Ela defendeu investimentos em políticas públicas para a redução das desigualdades sociais como forma mais eficiente de lidar com a criminalidade.
                                                            Divergências
 O assunto divide também a opinião dos parlamentares. O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) afirmou que é um absurdo tratar jovens infratores da mesma forma que pessoas adultas. Ele explicou que essa ideia é contrária ao que acontece no mundo todo. "No mundo inteiro países que reduziram, revisaram, é a tendência; no mundo inteiro é 18 anos."
 Para o deputado Delegado Eder Mauro (PSD-PA), os dados apresentados pelos que defendem a manutenção da maioridade penal, de que o percentual de crimes cometidos por menores é insignificante, não têm fundamentação teórica. "Tinha que estar sobrando vaga e não sobra; pelo contrário, está derramando pelo ladrão."
 Ele criticou o argumento de que menores de 18 anos não têm capacidade de compreender o que estão fazendo. Ele lembrou que aos 17 anos os jovens infratores têm acesso a todo tipo de informação. "Os jovens querem ter acesso a bens materiais através do trabalho", disse.

 O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) lembrou que no Brasil já existe previsão de pena para infratores a partir dos 12 anos de idade. Eles estão sujeitos à internação, de até 3 anos. Segundo ele, a discussão deve ser centralizada em melhorias do sistema socioeducativo brasileiro. "Não é o caso de transferir os adolescentes para o sistema prisional, o que é ainda pior," concluiu o deputado.

Variedades: A Dama Dourada nos cinemas em julho




Redação

 O filme A Dama Dourada (Woman in Gold, EUA/Inglaterra, 2015), a nova produção assinada pelo diretor Simon Curtis (Sete Dias com Marilyn), estrelado pela Dama Helen Mirren (A RainhaRed: Aposentados e Perigosos) e também por Ryan Reynolds (A Proposta,Protegendo o Inimigo) e Daniel Brühl (Rush: No Limite da EmoçãoO Homem Mais Procurado), que estreia nos cinemas no dia 9 de julho, acaba de ganhar a versão nacional inédita do pôster teaser (confira no link abaixo).

 Adaptação para o cinema do belíssimo romance “A dama dourada: a extraordinária história da obra-prima de Gustav Klimt, Retrato de Adele Bloch-Bauer”, escrito pela jornalista Anne-Marie O’Connor, A Dama Dourada narra a excepcional jornada, baseada em fatos reais, de uma mulher para reinvidicar sua herança e procurar justiça para o que aconteceu com sua família.

 Sessenta anos depois de fugir de avião de Viena, durante a Segunda Guerra Mundial, uma senhora judia, Maria Altmann (Helen Mirren), começa a sua jornada para recuperar os bens de sua família apreendidos pelos nazistas, entre eles a obra-prima do pintor Gustav Klimt “Retrato de Adele Bloch-Bauer”.

 Na companhia de seu inexperiente, mas valente jovem advogado Randy Schoenberg (Ryan Reynolds), Maria embarca numa grande batalha que os leva diretamente ao coração do governo austríaco e também à Suprema Corte Americana, o que obriga a destemida e determinada velha dama a confrontar difíceis revelações e inesperadas verdades ao longo do percurso.

 A Dama Dourada, que tem recebido excelentes críticas desde sua estreia mundial no prestigiado Festival de Berlim 2015, conta a história de uma das mais célebres disputas do espólio nazista, envolvendo o quadro que dá nome ao livro, o quinto mais caro do mundo, e opôs nos tribunais internacionais o governo austríaco e a sobrinha de Adele, Maria Altmann.


Variedades: Baile especial comemora os 107 anos da Banda Lira em Guarulhos (SP)






 Redação

 Patrimônio cultural de Guarulhos, a Banda Lira completa 107 nesta sexta-feira, dia 15. A comemoração, entretanto, será na semana que vem, no dia 23, com um baile especial, a partir das 19h, no Salão de Artes, no Adamastor. Haverá participação do grupo Samba do Sino e a entrada é franca.

 “O pessoal vai se divertir bastante e dançar muito, também. É uma oportunidade de prestigiar a banda, que faz parte da história da nossa cidade”, salientou a presidente da corporação musical, Dolores Testai, mais conhecida como dona Lola

 Atualmente com 20 músicos, sendo o mais velho com 90 anos, a banda vai tocar um pouco de tudo, desde os tradicionais sambas e marchas, até músicas compostas pelo próprio maestro do grupo, Américo Testae. Não vão faltar no repertório clássicos de Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso e Noel Rosa.

 “Vamos sortear, durante a festa, toalhinhas de rosto para o público”, avisa dona Lola, salientando que lá vai ser tudo de graça. “Não tem esta de mesa paga, estas coisas. É entrada franca e mesa grátis”, diz a senhora com seu bom humor peculiar.

                                                                A banda

 A Corporação Musical Lira de Guarulhos foi fundada em 15 de maio de 1908 por italianos que vieram para cá e tinham, à época, olarias. Conforme relembra dona Lola, como a bandeira do Divino, usada na Festa do Divino, era guardada na sede da banda, na região central, a corporação também passou a se apresentar durante a festa.

 “O grupo era chamado para tudo. Tocávamos em missas, em praças, na frente da Igreja Matriz (atual Catedral Nossa Senhora da Conceição). Não tinha outra coisa aqui em Guarulhos”, recorda a presidente, que conheceu o marido, o pistonista César Testai (in memorian) que tocava na banda, num destes bailes da vida.

 Em 1968 a corporação musical foi considerada de utilidade pública e, a partir de 2002, começou a realizar o tradicional Baile da Melhor Idade, atualmente sediado no Adamastor sempre aos primeiros e quartos sábados de cada mês.

Serviço:
Baile dos 107 da Banda Lira
Dia 23, às 19h
Salão de Artes do Centro Municipal de Educação Adamastor – Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos (SP)
Entrada franca

Variedades: Banda Barra da Saia apresenta nova formação hoje (15) no programa Todo Seu





Redação
 O Programa Todo Seu, apresentado por Ronnie Von e exibido pela TV Gazeta, recebe nesta sexta-feira, a partir das 22h30, o musical com a banda feminina Barra da Saia. Pela primeira vez no palco da atração, a banda irá apresentar sua nova formação, que agora traz, além de Adriana Farias (voz e viola), Adriana Sanchez (voz e sanfona) e Denise Soares (voz e violão), a violinista Carol Duarte. Músicas como o clássico “Beijinho Doce” e “Para Tudo” – um dos grandes sucessos dos mais de 16 anos de formação da Barra da Saia, estão cotadas para o repertório.
 “Estamos muito felizes em poder voltar ao palco do Todo Seu trazendo essa novidade, que é a chegada da Carol Duarte à banda. O Ronnie (Von) é uma pessoa muito especial na história da Barra da Saia, por isso, precisávamos dividir com ele e todos seus telespectadores essa momento tão importante para todos nós”, comenta a líder da banda, Adriana Sanchez.
 Não perca! A participação da banda Barra da Saia no programa Todo Seu vai ao ar amanhã (15/05), a partir das 22h30 pela TV Gazeta e também pelo site http://www.tvgazeta.com.br/aovivo/ Para saber mais, acesse: www.barradasaia.com.br