Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Túnel do Tempo: Geisel descarta invasão


Geisel governou o Brasil de 1974 a 1978

Luís Alberto Alves


Fora dos planos:  No dia 19 de maio de 1974, o então ditador do Brasil, Ernesto Geisel, declara ao jornal boliviano de La Paz, Hoy, que não tem intenção de ocupar territórios estrangeiros.

Radiografia de Sampa: Avenida Sezefredo Fagundes



A Avenida Sezefredo Fagundes fica na Zona Norte de SP


Luís Alberto Alves

 O coronel Sezefredo Fagundes nasceu em Bragança Paulista (SP) no ano de 1868. Muito jovem ainda ingressou nas fileiras da Guarda Nacional, chegando ao posto de coronel comandante da 76ª Brigada. Cooperou com a Companhia Telefônica Bragantina na instalação dos serviços telefônicos interurbanos, de cuja companhia recebeu pelos serviços prestados, significativa concessão telefônica.

 Político de projeção, tanto no município de Juquerí (atual Mairiporã, onde exerceu por diversas legislaturas o cargo de presidente da Câmara, quanto na Capital onde desfrutava de grande prestígio, dedicou-se ao bairro de Santana, tomando parte ativa em todos os seus empreendimentos públicos.

 Participou da criação da Paróquia do mesmo bairro, trabalhou ativamente na construção da nova Matriz, que era desmembrada da Santa Ifigênia. Cooperou também no serviço de construção das adutoras do Cabuçu, cujas vieram servir o bairro de Santana; da estrada para a velha Cantareira, manancial de abastecimento de águas da Capital, cooperou também na estrada da Cachoeira. Faleceu no dia 12 de maio de 1932. A Avenida Sezefredo Fagundes fica no Jardim Tremembé, Zona Norte de SP.


Geral: Lançado aplicativo para usuários avaliar atividades no Facebook


O aplicativo pode avaliar várias atividades no Facebook


Luís Alberto Alves


 Kaspersky Lab apresenta FriendOrFoe (Amigo ou Inimigo)- um aplicativo gratuito para Facebook que permite aos usuários avaliar o quão "valiosos" são seus amigos e ainda mostra o que os outros usuários pensam deles. O aplicativo irá revelar qual dessas centenas de seguidores são fãs genuínos, que compartilham e comentam as postagens em seus círculos de amigos, bem como destacar as principais ameaças de segurança para usuários de redes sociais e oferecer dicas sobre como manter a informação pessoal segura.

 Para aqueles que gostam de usar vários aplicativos para analisar a sua atividade, a Kaspersky Lab criou uma ferramenta que compila as estatísticas sobre a atividade no Facebook. O FriendOrFoe mostra quantos vídeos e fotos um usuário publica, o número de “Likes” recebidos e muitas outras estatísticas que podem ser de interesse para os devotos do Facebook. O FriendOrFoe está atualmente disponível em Inglês, russo, alemão, francês, italiano, espanhol, português do Brasil, árabe e japonês. A Kaspersky Lab promete adicionar mais idiomas à lista no futuro próximo.

 "A maior rede social do mundo atrai a atenção dos cibercriminosos. Eles estão em busca de dados pessoais e de credenciais de login que eles podem usar para acessar coisas como a sua conta bancária móvel. É uma surpresa, então, que o Facebook é o alvo mais popular para os phishers: no primeiro trimestre de 2014, 79,5% de todos os ataques de phishing em mídias sociais foram direcionados para este serviço. Além do aspecto de entretenimento, o FriendOrFoe oferece uma mensagem importante sobre as possíveis ameaças que um usuário enfrenta em termos claros e simples ", comentou Evgeny Chereshnev, chefe de Desenvolvimento de Negócios Móveis da Kaspersky Lab.

                                                                     Conselhos

Fotos 
O aplicativo solicita que você verifique quaisquer fotos que você foi marcado - pode haver algumas fotos comprometedoras.

Check-ins
O aplicativo permite que você veja se alguém tem te marcado sem a sua permissão e ajuda a limpar o seu perfil de qualquer check-in não autorizado.

Permissões de aplicativos
O FriendOrFoe pode rever todos os aplicativos que você está conectado e mostrar que permissões você lhes concedeu.

Histórico de busca
O aplicativo irá mostrar-lhe todas as pessoas ou coisas que você procurou no Facebook. Você não pode impedir o Facebook de armazenar essa informação, mas você pode apagá-la.

Os desenvolvedores irão melhorar continuamente a funcionalidade do aplicativo em resposta ao feedback dos usuários. 

Para instalar o app em seu perfil visite http://fof.kaspersky.com/br

Geral: Cigarro pode ser perigoso para o bebê




Cigarro é inimigo da gestante e do bebê

Luís Alberto Alves

 Quando a grávida fuma um cigarro, em apenas uma tragada, mais de 4 mil componentes tóxicos chegam até os seus pulmões e são liberados para a corrente sanguínea. O coração bombeia o sangue para todo o corpo da mãe, inclusive para o feto. E a placenta, por sua vez, não consegue impedir a passagem dessas substâncias. Todo esse processo impede a chegada de alguns nutrientes necessários para o desenvolvimento do feto e o resultado pode trazer uma série de problemas para a saúde da mãe e do filho.

 Engana-se, no entanto, quem imagina que o cigarro possa causar danos somente durante ou após a gravidez. Para quem pretende ser mãe, ele também é um grande vilão. “Além de diminuir a fertilidade, o cigarro reduz a capacidade ovulatória da mulher e interfere nas chances de sucesso de uma reprodução assistida”, alertou a ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis, Dra. Alessandra Munhoz.

A especialista ainda acrescenta que a mulher grávida fumante tem 70% mais chances de ter um aborto espontâneo, de dar à luz antes da hora, do bebê nascer com baixo peso e altura, com riscos de malformações e complicações cardíacas, ou até mesmo de ocorrerem mortes fetais e de recém-nascidos. Os riscos, entretanto, não decorrem somente do hábito de fumar da mãe. “Se a gestante é obrigada a conviver com fumantes ou em ambientes poluídos pela fumaça do cigarro, ela absorve as substâncias tóxicas que, pelo sangue, passam para o feto”, explicou.

 Enfim, para as mulheres que têm o sonho da maternidade é recomendável começar o tratamento contra o tabagismo antes da gravidez. “É fundamental iniciar uma terapia orientada por um médico, além de mudar o estilo de vida, adotar hábitos alimentares saudáveis e praticar exercícios físicos. E, acima de tudo, abandonar o vício deve ser uma medida permanente. Não adianta voltar a fumar logo depois que o bebê nasce, pois a exposição da criança aos malefícios do cigarro, principalmente durante o período de amamentação e nos seus primeiros meses de vida, podem causar danos irreparáveis para a sua saúde no futuro”, ressaltou a especialista.


Geral: Planos odontológicos podem isentar clientes de despesas com exames




Poucos consumidores sabem que planos odontológicos podem isentar clientes de despesas com exames

Redação

 Apesar de contarem com menos adeptos do que os planos de saúde convencionais, os planos odontológicos trazem vantagens muitas vezes desconhecidas aos consumidores. Com custos mensais e profissionais à disposição para consultas regulares e até para situações de emergência, o sistema tem se mostrado uma boa opção por conta de sua eficácia e valores acessíveis a todas as classes.

 Outro benefício é a economia durante o tratamento odontológico, que pode chegar até a 100%, uma vez que não só a consulta, mas também os valores dos exames podem fazer parte da cobertura, isentando o cliente integralmente desses custos, explicou o diretor executivo da DVI Radiologia, Hugo Rosin.

 Empresas como a DVI Radiologia, especializada em diagnóstico por imagem em odontologia, costumam aceitar mais de 20 convênios, o que facilita o tratamento para ambas as partes, profissionais e pacientes. Por uma questão cultural, há a desconfiança de que os planos não são vantajosos. No Brasil, a assistência odontológica tem sido feita por contratos particulares, sem a intervenção de convênios ou operadoras, mas muitos pacientes se beneficiam da cobertura de planos odontológicos, dentre eles, diversos exames radiográficos, essenciais para o tratamento da saúde bucal, disse Rosin.

 De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), há mais de 500 procedimentos obrigatórios em todos os planos contratados. Além disso, as empresas também costumam oferecer serviços extras que podem ser contratados previamente, como implantes, tratamentos ortodônticos e estéticos por um valor adicional. A lista completa de procedimentos pode ser consultada no site da ANS (http://www.ans.gov.br/), assim como os planos odontológicos disponíveis no mercado.


Geral: Brasil é o quinto maior produtor de resíduos do mundo

A maior parte dos resíduos não é reciclada


Luís Alberto Alves

 Do total de 63 milhões de toneladas de lixo geradas por ano no Brasil, mais de 30% têm potencial de reciclagem, mas apenas 3% dos resíduos urbanos são efetivamente reciclados, segundo alerta a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

 “Quinto maior produtor mundial de lixo urbano, o Brasil viu seu volume de resíduos crescer 21% na última década, muito acima do índice de crescimento da população, que foi de 9,6% no período”, destacou Carlos Silva Filho, diretor-presidente da Abrelpe. As iniciativas de reciclagem, contudo, não cresceram na mesma proporção e atualmente apenas 60% dos municípios brasileiros têm “alguma iniciativa” de coleta seletiva. “Isso não significa que esses municípios tenham coleta seletiva em todo o seu território ou que contem com um programa formalizado porta a porta, apenas indica que o município está aberto ao tema”, observou o executivo.

 De maneira geral, o índice registrado tem relação direta com o trabalho dos catadores, que fazem a separação do material proveniente da coleta urbana a céu aberto e sem estrutura adequada, algumas vezes em lixões ou aterros controlados – destinos considerados inadequados segundo a Política Nacional de Resídios Sólidos (PNRS).

  Aprovada em 2010, esta política estabelece o mês de agosto deste ano como data limite para que os municípios deem destinação adequada a seus resíduos, o que inclui encaminhar as ações de gestão integrada de resíduos, observando a ordem de prioridade de ações: reduzir, reutilizar, reciclar, promover o tratamento e a recuperação e apenas como última opção fazer a disposição dos rejeitos em aterros sanitários.

 Para que as metas estabelecidas sejam alcançadas é preciso a sensibilização e o envolvimento do cidadão, que tem um papel a cumprir em prol do meio ambiente e de uma qualidade de vida melhor. “É preciso implementar programas permanentes de esclarecimento e incentivos à separação do lixo, com o estabelecimento de punições para descarte de materiais recicláveis no sistema regular de limpeza urbana”, comenta Carlos Silva Filho.

 O sistema de coleta seletiva e de reciclagem no Brasil sofre com vários gargalos ao longo da cadeia e até hoje não conseguiu se estabelecer como um setor da economia, com o potencial que se apresenta pelo volume de materiais descartados. O processo desenvolvido é praticamente todo manual, sem nenhuma coordenação ou gestão e não conta com um mínimo de incentivos para crescer.

“Alguns gargalos são bastante latentes, como a falta de instrumentos econômicos para a reciclagem, com pouco ou nenhum investimento realizado nessa área, no sentido de permitir uma economia de escala. Isto prejudica o processo de comercialização e de vendas destes materiais”, concluiu o diretor-presidente da Abrelpe.

 Para fomentar discussões a respeito de uma gestão integrada e sustentável dos resíduos sólidos urbanos (RSU) e apontar caminhos e soluções viáveis para os municípios brasileiros, a Abrelpe trará para o País, em setembro, o ISWA 2014 - Congresso Mundial de Resíduos Sólidos e o Fórum Global de Resíduos da ONU, nos quais serão apresentados casos de sucesso de várias partes do mundo.


Economia: Kit exclusivo de produtos de beleza para o Dia dos Namorados





Redação

 O dia mais romântico do ano está chegando e presentear o namorado é mais uma forma de mostrar amor e carinho. Por isso, a Dr. JONES preparou uma sugestão de kit exclusivo para eles. 

A marca sugere três itens de cuidados pessoais para acompanhar a nécessaire charmosa e prática:

- Isotonic Hydra Spray: hidratante corporal em spray. Ótimo para cuidados com a pele durante o frio, além da prática aplicação; 

- Precisiom Foam: Espuma de barbear hidratante que protege a pele das agressões da lâmina;

- Recharge After-Shave: gel pós-barba energizante que ajuda a acalmar a pele após o barbear e a prevenir os sinais de cansaço no rosto;

Preço sugerido: R$ 120,00
SAC: 
www.drjones.com.br

Economia: Educação financeira nas escolas é o destaque na Educar 2014





Educação financeira para saber controlar o poder do dinheiro

Redação

 Com bate-papos, oficinas e lançamentos de pós-graduação à distância e de livro de Gabriel Perissé, a DSOP Educação Financeira marcará presença na maior feira e congresso de educação da América Latina: a Educar, que ocorre entre 21 e 24 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes.

 O tema deste ano será “Uma verdadeira imersão para a excelência em educação. Que rumo seguir?”, no qual a DSOP está totalmente engajada, focando sempre sua missão de disseminar a educação financeira de qualidade. Para isso a empresa oferece desde material didático até os programas completos de educação financeira, que preparam e capacitam milhares de escolas de todo o País.

 O objetivo da participação da DSOP no evento é promover uma reflexão sobre as instituições de ensino serem cobradas a formar alunos-cidadãos, autônomos, com visão crítica e capazes de idealizar e realizar projetos individuais e coletivos. “Isso significa que esse tema não é um modismo, e sim um novo desafio global, já que as economias têm sofrido rápidas mudanças, em especial em um país como o Brasil, que, nos últimos anos, tem passado por uma reconfiguração da distribuição de suas classes sociais”, explicou Reinaldo Domingos. 


Programação

Para contribuir, a DSOP fará uma série de bate-papos:

21/05
das 9h às 9h40 – Mesada, quando e como começar? (Camila Cavallini)
das 13h30 às 14h10 – Educação Financeira nas Universidades (Roger Milan)
das 15h às 15h40 – Eu Mereço Ter Dinheiro! (Marcia Chavenco)
das 16h50 às 17h30 – Educação Financeira e Sustentabilidade (Ana Rosa Vilches)
das 18h40 às 19h20 – Aposentadoria Sustentável (Jusivaldo Almeida)

22/05
das 10h20 às 11h – Educação Financeira, uma tendência mundial (Reinaldo Domingos)
das 13h às 13h40 – Educação Financeira como um tema transversal (Gabriel Perissé)

23/05
das 10h às 10h40 – Não dê um cofrinho, dê três cofrinhos (Camila Cavallini)
das 11h30 às 12h10 – Educação Financeira nas Escolas (Ana Rosa Vilches)
das 13h às 13h40 – Livre-se das Dívidas (Roger Milan)
das 14h30 às 15h10 – Educação Financeira para Empreendedores (Irani Cavagnoli) das 16h às 16h40 – Investimentos Financeiros (Edward Claudio Junior)

24/05
das 10h às 10h40 – Educação Financeira para Jovens Aprendizes (Ana Rosa Vilches)
das 11h30 às 12h10 – Educação Financeira para Jovens e Adultos (EJA) (Ana Rosa Vilches)
das 13h às 13h40– Educação Financeira: ciências exatas ou humanas? (Silvio Bianchi)
das 14h30 às 15h10 – Aposentadoria Sustentável (Roger Milan)
das 16h às 16h40 – Educação Financeira, uma tendência mundial (Ana Rosa Vilches)

Oficinas

Oficinas também serão ministradas pela equipe pedagógica da DSOP, a fim de apresentar aos educadores os temas trabalhados nos livros da Editora DSOP, voltados às crianças e aos jovens. Ao todo, haverá dez oficinas:
21/05 
11h – O Menino e o Dinheiro
14h – O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família
15h – O Menino do Dinheiro – Num Mundo Sustentável

22/05
11h – O Menino, o dinheiro e os Três Cofrinhos

23/05
11h – O Menino, O Dinheiro e a Formigarra
14h – O Menino do Dinheiro – Num Mundo Sustentável
15h – O Menino do Dinheiro – Ação entre amigos

24/05
11h – Ter dinheiro não tem segredo
14h – O Menino do Dinheiro – Num Mundo Sustentável
15h – Escolha Certa


Serviço

Evento: Feira Educar
Data: de 21 a 24 de maio de 2014
Horário: 
21/05 – das 8h30 às 20h
22/05 – das 8h às 19h30
23/05 – das 8h às 19h
24/05 – das 8h às 19h

Local: Centro de Exposições Imigrantes
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5

Variedades: HBO anuncia lançamento da HBO GO para assinantes da Claro HDTV






Redação

 A HBO Latin America anuncia que, a partir do dia 20 de maio, a HBO GO, plataforma de entretenimento online premium da HBO, estará disponível para os assinantes da Claro hdtv que possuem o pacote HBO/MAX Digital. Com a HBO GO, o público poderá aproveitar a qualquer hora e em qualquer lugar toda a programação do canal, como séries, filmes, shows e documentários, sem custo adicional.  

 O acesso é realizado online, por meio de conexão banda larga, via computadores (PC ou MAC) ou dispositivos móveis com sistema operacional iOS 6, como iPad® (modelos iPad 2, iPad Mini, iPad Retina Display), iPod touch® (a partir da 4ª geração) e iPhone® (versões 3GS, 4, 4S, 5 e 5s). A HBO GOtambém conta com um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente da App Store. 

 “Estamos muito satisfeitos em poder oferecer a HBO GO agora também por meio da Claro hdtv, ampliando assim o acesso dos assinantes brasileiros à nossa plataforma premium online, oferecendo nosso conteúdo exclusivo de mais de 1.500 títulos”,  afirmou Francisco Smith, vice-Presidente Sênior de Vendas e Marketing da HBO Latin America Group.

“A entrada da HBO GO para os assinantes da Claro hdtv reflete o compromisso da empresa na oferta de serviços completos e de qualidade para os seus assinantes”, disse Antonio João Filho, Diretor Executivo da Claro hdtv.

 A HBO GO conta com diversas opções de personalização dos serviços disponíveis, como o “Series Pass”, com o qual é possível receber alertas e notificações de novos episódios. Os assinantes também podem criar uma lista de interesse com os programas favoritos e assistir à programação em HD, com ou sem legendas – além de ter a opção de bloquear o conteúdo adulto. Com uma navegação simples e intuitiva, a HBO GO conta com diferentes categorias de conteúdos: Séries, Filmes, Documentários, Especiais, Infantis e Adultos.

 Navegando pela plataforma online, os telespectadores encontrarão os novos episódios da quarta temporada de Game of Thrones, que está no ar pela HBO. Os episódios são disponibilizados na HBO GO em até 24 horas após a exibição no canal. Além disso, as três primeiras temporadas completas da série estão disponíveis na plataforma online.