Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Túnel do Tempo: Imigrantes em perigo nos Estados Unidos




Luís Alberto Alves

Risco: Em 1 de abril de 1997, os EUA implantam nova lei de imigração, pondo em risco a permanência de cinco milhões de estrangeiros ilegais nos EUA.

Radiografia de Sampa: Avenida Vital Brasil



Luís Alberto Alves

Vital Brasil, conhecido também como Mineiro da Campanha, nasceu na cidade de Campanha, Minas Gerais, no ano de 1865. Célebre médico e pesquisador brasileiro. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, defendendo a tese "Função do Baço".

 Desempenhou grande papel clínico nas cidades do Interior de São Paulo, combatendo epidemias. Tornou-se famoso pela grande descoberta do soro antiofídico. Imunizou animais como o cavalo, com venenos das serpentes do Brasil e obteve soro específico e polivalente. 

Em 1899, conseguiu identificar a peste bubônica, uma epidemia que surgiu em Santos naquela época. Obteve apoio do diretor dos Serviços Sanitários do Estado, Emílio Ribas, sendo criado o Instituto Soroterápico, com o fim de preparar o soro antipestoso, sob sua direção. 

Este instituto foi localizado na Fazenda Butantã, da qual recebeu o nome. Fundou o Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária, hoje, "Instituto Vital Brazil, em Niterói". Faleceu no Rio de Janeiro, em 08 de maio de 1950. A Avenida Vital Brasil (foto) fica no Butantã, Zona Sul de SP.

Geral: Confira nos novos ambiente da Mostra Artefacto Casashopping


Redação
Amanhã, 02/04, a Mostra Artefacto 2016, no Casashopping, na Barra da Tijuca. O evento, como sempre, revela o DNA da Artefacto, e neste ano os ambientes foram inspirados no tema ‘Lugares e Desejos'. A edição 2016 está cheia de novidades em todos os seus sentidos e estilos. São 19 ambientes, criados por 24 arquitetos e designers de interiores.

Os convidados vips da promoter Nina Kauffmann poderão conferir os novos projetos e novidades da marca. O responsável pelo som da festa será o irreverente DJ Zé Pedro e o bufê ficará a cargo da libanesa Madeleine Saade. Os atores Bruno Gagliasso, Débora Nascimento, José Loreto, Paloma Bernardi e Cléo Pires também prestigiarão o evento.

Pela primeira vez a marca aposta em ambientes amplos, três vezes maiores do que as edições passadas, traçando um paralelo entre viagem, arquitetura contemporânea e cultura. Os destinos escolhidos para serem homenageados rasgam o mundo de ponta a ponta: Rio de Janeiro, Bali, Taiti, Key West (EUA), Escócia, Tóquio, Londres, Miami, Saint Barth (Caribe), Irlanda, Capadócia, Bellagio (Itália), Marrocos, Califórnia, Paris, Hamptons, Ilhas Gregas, Capri e Toscana - Villa Petrischio.

Os projetos levam a assinatura de profissionais consagrados como: Alexandre Cardim, Claudia Santos, Joy Garrido, Leila Dionizios, Mônica Gervásio, Paola Ribeiro, Regina Távora e Vera Miquelotti, Roberta Devisate, Roseli Müller, Duda Porto, Claudia Pimenta e Patricia Franco, Cristina e Laura Bezamat, Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge, Anna Luiza Rothier, Elaine Ramos, Ana Lúcia Jucá, Guilherme Osborne, Jacira Pinheiro, Natalia Paes de Andrade e Simone Meira.

ESPAÇOS NA MOSTRA ARTEFACTO CASASHOPPING

Alexandre Cardim
Lugar homenageado: Rio de Janeiro
Não é de hoje que o Rio de Janeiro serve de inspiração para muita gente, e que faz da cidade seu ponto de partida ou chegada. O arquiteto Alexandre Cardim homenageia o Rio Contemporâneo. A inspiração surge na tentativa de unir a natureza aos novos projetos arquitetônicos da cidade, através da madeira e do concreto, mostrando de uma forma sofisticada seu amor pela sua Rio e seus esportes. Numa área de 56m² projetou um quarto de casal interligando quatro ambientes. Com paredes e piso cimentícios e dutos de refrigeração aparentes, o arquiteto busca uma linha mais moderna. As cores escuras dos móveis deixam o ambiente aconchegante, dando ainda mais destaque à cor laranja nas chaises, trazendo harmonia e uma breve alusão ao calor carioca. No espaço, o Rio de Janeiro também será contemplado com peças da designer capixaba Ana Paula Castro, dando um charme nos adornos. Diante de todo o conceito do projeto, o surfista e carioca Rico de Souza faz parte da homenagem, por ser uma figura emblemática no Rio, e por seu amor ao esporte.


Ana Lúcia Jucá
Lugar Homenageado: Bali
Com 110m², o ambiente tem um clima descontraído e sofisticado. A arquiteta fez a leitura de Bali by Artefacto, à altura dos melhores resorts da Indonésia. Em tons claros os papéis de parede, da grife Orlean, remetem a pedras, o piso Stato Dell Arte - Royal Bianco natural da Ekko revestimentos faz contraposição, com toque mais sofisticado. O tapete, em tom de areia da Avanti, foi desenvolvido pelo próprio escritório do arquiteto, transmitindo um clima fresco e praiano como as lindas praias asiáticas. A iluminação ficou por conta da Ângulo Iluminação, valorizada pelas luminárias desenhadas especialmente por Luciana Martins. A linha de sofás e chaises Brasília também garantem o ar sofisticado do projeto, assim como o detalhe das mesas Smukke em metal ouro tramado e vazado da Artefacto. O despojamento praiano aparece no biombo de madeira escura executado pela marcenaria Móveis Rigoti, enquanto o toque oriental no mobiliário fica por conta das cadeiras Root, juntamente com a mesa de jantar Indian (utilizada como aparador) e os espelhos Kaula , lançados nesta mostra. A arquiteta ainda utilizou-se de velas e música balinesa para criar o clima desejado de uma rápida "viagem" a Bali’.

Anna Luiza Rothier
Ambiente homenageado: Taiti
Segundo a arquiteta, a escolha pelo Taiti se deu pela paisagem tropical ainda não foi tocada pela mão do homem. Paraíso puramente residual. O local assemelha-se bastante com o Brasil, por isso Anna Luiza Rothier usou palmeiras, coqueiros, plantas de beira-mar, misturadas com bougainvilles e flores que abundam por lá, incluindo a intervenção de grandes cachos de cocos. Neste cenário, não podiam faltar pedras e muita areia e decks, que serão construídos para expor os lançamentos da linha outdoor da Artefacto. ‘’Procurei fazer grupos de estar, ao ar livre, compostos de sofás, poltronas, sem esquecer as deliciosas refeições no jardim’’, afirma a arquiteta.

Claudia Pimenta e Patrícia Franco
Lugar homenageado: Bellagio, Itália

Com 82,24m² é um loft com quarto e sala integrada. A inspiração para o projeto, sofisticado e masculino, é a cidade de Bellagio, na Itália, às margens do Lago de Como - o encantador vilarejo foi cenário para o romance de estreia das aventuras do agente britânico 007, Casino Royale, que virou filme há exatos 10 anos, em 2006. Em referência a essa curiosidade, a dupla concebeu o espaço em homenagem ao charmoso James Bond interpretado pelo ator Daniel Craig. Para isso, Claudia e Patrícia apostaram em cores sóbrias, com uma cartela de tons de cinza e elementos em preto e branco. Papéis de parede e tapetes com diferentes texturas e padronagens conferem o aconchego e o clima intimista que se espera da morada do personagem mais famoso de Ian Fleming.

Claudia Santos
Lugar Homenageado: Key West

Criar atmosfera de um quarto à beira-mar em Key West é a proposta deste espaço. O lugar, além de um destino inesquecível, é ainda icônico por inspirar escritores entre os quais destaca-se Ernest Hemingway, que ali viveu nos anos 30. A partir do tema e do personagem a arquiteta desenvolveu o ambiente utilizando uma paleta de cores agradável e refrescante que remete à ambiência das praias do sul da Flórida, variando do azul bic ao tiffany e passando pelos tons de areia e brancos com alguns toques de vermelho. No piso, um mosaico composto de um cimentício hexagonal e um porcelanato português Pavigres, ambos desenvolvidos com exclusividade para a mostra em parceria com a Artec Design. Contextualizando com o ambiente, também foram utilizadas janelas em lambris articuláveis da Persiplus Venero, rementendo uma vez mais às construções típicas das Keys. Destaques da linha Beach and Country da Artefacto no ambiente: cabeceira Agadez, o baú Domoa, o aparador Groot Old Steel, a cômoda Rustic e a Chaise Vokser.

Cristina Bezamat e Laura Bezamat
Lugar Homenageado: Marrocos

É impossível não se encantar com o Marrocos. A beleza do pôr do sol no deserto do Saara e a agitação da cidade de Marrakech, com suas mesquitas milenares, mercados vibrantes e azulejos típicos, são o suficiente para inspirar qualquer pessoa. Ninguém menos que Yves Saint Laurent se encantou pelo Marrocos a ponto de lá ter uma residência com um jardim icônico, chamado Majorelle, que hoje é aberto aos turistas. A relação do estilista com o país foi uma das principais inspirações para o projeto. A proposta foi criar um ambiente que representasse as características da estética marroquina com a sofisticação e o glamour da mulher Saint Laurent. Foi imaginando um casal recém-chegado de viagem que Cristina Bezamat e Laura Bezamat criaram o "Ryad Artefacto", que traz elementos do país africano junto com traços despojados e contemporâneos. As paredes de tijolo cru e os tapetes que adornam o espaço remetem à areia avermelhada do deserto e à cor ocre, predominante na arquitetura local. As estampas dos tapetes lembram o desenho típico dos azulejos marroquinos, as faixas de tecido suspensas no teto remetem o interior das tendas árabes. O conforto não foi deixado de lado pelas arquitetas, já que o projeto pretende recriar a atmosfera ao mesmo tempo intimista e aconchegante de um ryad. Além das áreas para repouso ou estar, o espaço tem um deck com um spa particular, onde se pode desfrutar de momentos exclusivos de relaxamento. Este deck, com confortáveis chaises Banyan em linho branco e as elegantes molduras Creta, foi inspirado na área externa de famosos hotéis de luxo de Marrakech, como o La Mamounia. Junto ao spa está o sofá Orange II e a poltrona Kundera, peças que trazem leveza e conforto ao ambiente, além de um contraste harmonioso com os elementos mais coloridos, como os biombos Bronte em linho páprica. A cama Toulon, com um elegante dossel, o banco Annam e a cômoda Ferrat evocam as acomodações minimalistas e elegantes de um inesquecível acampamento no deserto, mostrando como as memórias de viagens podem e devem ser integradas ao lar contemporâneo.

Elaine Ramos
Lugar homenageado: Escócia

Com 104,92m², o ambiente foi inspirado na Escócia, em suas estampas, cultura e costumes, remetendo ares modernos. Tendo como objetivo trazer toda essa carga histórica para a atualidade, o projeto contemporâneo, sofisticado, mantém todo estilo de vida de uma cidade do velho mundo. Um grande tapete da Avanti com uma estampa repaginada em estilo escocês marca a área de estar com ornamentos e objetos de decoração que compõem todo o espaço. Entre as áreas de Estar e Jantar encontram-se duas esquadrias de marcenaria ao estilo europeu desenvolvida especialmente pela Brumatti, na cor preta, criando funcionalidades distintas, porém sem segmentar o ambiente. O piso inspirado em mármore calacata, o papel de parede em 3D imitando tijolinhos de demolição da Orlean e a textura rementendo ao cimentício dão todo um clima austero a ares clássicos. O projeto de iluminação do escritório Arqluz dá um toque a parte, criando pontos de luz e sombras com luminárias e pendentes que contribuem para toda a dramaticidade do espaço.

Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge
Lugar homenageado: Miami

Pegando carona no intenso movimento de crescimento e renovação da cidade icônica da Flórida, os arquitetos criaram um lounge, comum em terras americanas, mas muito pouco explorado por aqui. Os novos hotéis, restaurantes e lojas trouxeram o design cosmopolita e elegante para Miami, incorporado no lounge com monocromia, design limpo, texturas e versatilidade. Os arquitetos pensaram em um espaço versátil, que poderia ser um restaurante, um hotel, mas está dentro de uma loja. O local pode receber festas, recepções, almoços, mas também, reuniões de trabalho e apresentações. Logo na entrada existe um painel fotográfico com uma cena emblemática de uma sala cubana, recepcionando o visitante e guarnecendo o bar. Logo em seguida mesinhas altas convidam para um drink junto à bancada e mais à frente pode-se ver uma grande mesa de jantar no qual dispõe a reuniões e jantares. No outro canto, um grande sofá em formato de "L" possibilita também um papo mais descontraído. A existência de poltronas soltas permite diversas possibilidades de arrumações. Na parte mais reservada há os banheiros remodelados e com um pouco de cor. ‘Não queríamos fazer uma abordagem óbvia sobre Miami, fugimos do Art Déco e das cores vibrantes tão associadas a ela e partimos para uma leitura de como é a nova arquitetura que está se implementando por lá’, afirma a dupla de arquitetos.

Guilherme Osborne
Lugar homenageado: Tóquio Contemporâneo

Em sua 9ª participação na mostra Artefacto, o arquiteto escolheu Tóquio, por ser uma cidade extremamente contemporânea ‘up to date’, sem perder suas raízes e tradições. E para representar este espaço, Guilherme Osborne homenageia o estilista Kenzo Takada, que foi um dos precursores do Japão contemporâneo globalizado. 2016 vem trazendo as cores rosa, nude e cinza claro como grande tendência no mundo do design, e por esta razão surgem em grande estilo neste espaço. Para representá-las, foram adicionados papéis de parede em 3d da Orlean harmonizando com as lacas autobrilho dos móveis da Artefacto. Outra grande tendência são as cerâmicas hexagonais, da grife atlas, utilizadas no piso. Como forma de aquecer o ambiente foram utilizados a lareira eco fireplaces e tapetes artesanais da trama feitos de materiais extremamente atuais como palha trançada com chenile. Toda casa japonesa existe um espaço com painéis divisórios forrados com tecido e iluminação, por dentro, dando uma releitura aos tradicionais biombos. ‘Participar da mostra Artefacto no Rio de Janeiro significa abrir a grande temporada anual no mercado de interiores. Neste ano, em especial, estamos comemorando 40 anos de uma marca sólida que conquistou seu lugar de expressão no Brasil e no exterior’, afirma Guilherme Osborne.

Joy Garrido
Lugar homenageado: St Barth - Caribe

St Barth é uma ilha paradisíaca no meio do Caribe, onde a natureza é soberana. Nenhuma construção agride, tudo parece intocado deixando a sensação de que estamos descobrindo primeiro que todos, este oásis de exclusividade. Nada é pretencioso, tudo é chique. O exagero não existe, só simplicidade com alto grau de requinte. E isso é que faz a diferença. Por isso é um local procurado, sobretudo no fim de ano para celebrar o Réveillon, pelas celebridades do mundo todo. Os veleiros mais lindos e os iates mais poderosos conhecem o Porto de Gustavia, onde numa rua discreta se encontram as boutiques e joalherias famosas. A alta gastronomia francesa é presente em diversos restaurantes. Neste pedaço de paraíso, acontece um espaço amplo e sereno, num quarto claro como se estivesse sobre a areia, pincelado com tom aqua das águas da praia de Governeur, e marcado pelo calor do laranja paprika, a cor do pôr do sol. Tudo é despretensioso, mas generoso em dimensões que permitem a cama gigante, escrivaninha solta flutuando, e o grande sofá com chaise para hora do relax, da contemplação dessa natureza que envolve e celebra a vida.

Leila Dionizios
Lugar homenagado: Irlanda

O cantor e ativista Bono Vox, são homenageados neste espaço projetado pela arquiteta Leila Dionizios, que homenageia a Irlanda. TA ESTRANHO O ambiente foi criado especialmente para a integração dos moradores da casa e recepção de convidados. A atmosfera da Irlanda e seu clima se fazem presentes através da paleta de cor sóbria e neutra, de tons acinzentados. Contrapontuando os tons frios e aquecendo o ambiente, foi utilizado um painel em madeira (freijó lavado) e o tapete Vallon (lançamento Avanti Tapetes). A curadoria, feita por Sergio Gonçalves, elegeu como obra principal o grafite de Luiz Carlos Carvalho, no estilo Street Art. A peça é baseada em uma foto do cantor de olhos vendados com a palavra Coexist. O artista utiliza o grafite como forma de protesto e a luta por mudanças e mais tolerância entre as classes menos favorecidas, exatamente como Bono Vox sonha, prestando assim homenagem à porção ativista do cantor. As fotos compõem o acervo e remetem à mais alta tradição irlandesa e sua dança, que é famosa no mundo inteiro graças ao Grupo Lord of Dance e Riverdance. Bono Vox, indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz, sendo um dos mais importantes ativistas das causas humanitárias no cenário musical, é personificado através deste projeto de estilo contemporâneo, que utiliza móveis imponentes e marcantes como a mesa de centro Nepal, o baú Lohan e a poltrona Belgravia.

Duda Porto
Lugar homenageado: Capadócia

O ambiente de aproximadamente 80m² assinado por Duda Porto foi inspirado na Capadócia e homenageia o arquiteto catalão Gaudi, que se influenciava muito pela arquitetura do local e por suas formações geológicas únicas - resultadas de fenômenos vulcânicos e erosão - para as suas criações arquitetônicas. Para o espaço Varanda Gaudi foram utilizados elementos que remetem à geografia e arquitetura da região histórica turca, com seus tons neutros como os escolhidos para os revestimentos. A inspiração também se estendeu para o mobiliário, e pode ser vista nas formas orgânicas da linha Cacua, escolhida para o sofá e poltronas. Entre os outros lançamentos Artefacto utilizados no ambiente estão a chaise longue e mesa de centro Kamari Outdoor e a mesa lateral Trieste. A mesa com base de tronco e tampo de vidro e cadeiras Oska Outdoor completam as escolhas. ‘A preferência pela fonte de inspiração e pelo artista homenageado no espaço se deu por conta da própria história de Gaudi, que costumava passar férias na Capadócia’, explica Duda.

Mônica Gervásio
Lugar homenageado: Califórnia

Este espaço foi inspirado na Califórnia, a partir de várias idas e vindas da arquiteta a este apaixonante lugar, especificamente Beverly Hills com sua ambiência contemporânea e jovem, onde sempre o novo está acontecendo, se tornando inspirador para muitos. Os tons neutros, cinza, branco e preto se aquecem com o de madeira claro no ambiente de jantar. O ambiente quase monocromático explora isso ao máximo, dando aconchego com a ambientação de livros, objetos de decoração, obras de artes e fotos de lugares de Los Angeles. Foi destinada toda uma parede para expor imagens Californianas em preto e branco. A iluminação feita pela Lumini valoriza toda essa abordagem do tema. Para dar um clima intimista à parede que se encontra imediatamente atrás do sofá Coquille do Estar, duas estantes Zaslon em madeira escura com acabamento em aço de cor Urano serão embutidas, buscando uma simetria a este Estar, que é quebrada pelo cantinho dedicado à música, com um piano de armário na cor preta dando mais personalidade ao ambiente. No espaço oposto estão dispostas lado a lado duas poltronas Megan e seus respectivos pufes no maravilhoso veludo Ponzio grafite sobre um tapete de pele de bicho, que compõem com as referidas imagens da Califórnia ao fundo. Ao lado temos um ambiente de jantar composto pela mesa moon na cor black e as maravilhosas cadeiras Jey II.

Natália Paes de Andrade e Simone Meira
Lugar homenageado: Paris

Em 80m², o espaço traduz uma sala de um apartamento parisiense. Além da inspiração na própria cidade da Luz, as arquitetas também se espelharam na genial artista francesa Edith Piaff, a qual completou há poucos meses cem anos de nascida. Trata-se de uma homenagem à cidade e à artista. O ambiente sóbrio e elegante abrange uma mistura de móveis contemporâneos como os sofás Megan, poltrona e puff de estilo Bouvrie. Para completar o requinte, os Biombos de Espelho Dumas e cadeiras Jey ll são forradas com seda prata. Em conjunto, segue uma lareira e um piano dando o tom europeu. De lançamento, as arquitetas escolheram uma linda mesa Smukke como complemento de apoio ao sofá. Na grande sala de estar é apresentado um tapete com o mapa de Paris, e com uma iluminação projetada para abraçar e reforçar os tons elegantes dos papéis de parede dos ambientes.

Paola Ribeiro
Lugar homenageado: Hamptons

Apostando em referências clássicas e ao mesmo tempo praianas, o ambiente de quase 100m2 tem como principal inspiração o estilo usado nos Hamptons, tradicional e luxuoso balneário nos arredores de Nova York. A proposta foi criar uma sala bem confortável e ampla, sem perder a sensação de frescor e aconchego, típica da decoração daquela região. Para isso, foi usada uma paleta de cores reduzidas, baseada em tons mais neutros, como branco, bege em tons de fibra e madeira. Mantendo essa atmosfera do balneário americano, elementos como a lareira forrada com seixos e o teto de lambri, com vigas aparentes, deram o toque de sofisticação. As paredes foram revestidas com lambri branco. A escolha dos móveis bem selecionada, como a chaise Laís, as Poltronas Pavillion e Kamari, além da mesa Tacna, fazendo um mix de elegância e despojamento, através do uso de materiais naturais. A iluminação foi feita de modo a valorizar as vigas e o forro de lambri.

Regina Távora e Vera Miquelotti
Lugar homenageado: Ilhas Gregas

O ambiente desejado teria de ser capaz de se despir de excessos para oferecer ao visitante uma experiência de contemplação das simplicidades e do natural. Um desafio para as arquitetas em meio à compulsão urbana por informação. O extremo requinte reside em apropriar-se dos mobiliários da Artefacto, que somados a uma pequena variação de texturas naturais e cores possibilitou encontrar o equilíbrio adequado para imprimir a satisfação e os prazeres de contemplar a beleza das margens do mar Egeu. A mobília extremamente clara recorda a morada típica dos gregos, além da peça Santorini, do habilidoso Maestro Yanni, para então mesclar o clássico e o contemporâneo. Por remeter ao conceito de simetria presente nas artes, apenas nas do fundo existem as duas molduras Havana de espelho Prata e duas colunas laterais, também espelhadas. Adornadas com a luminária de piso Victori, todo o restante é assimétrico. O sofá do living foi composto pelo módulo Austral colocado no centro do ambiente de frente para a janela como um convite para se debruçar sobre o prazer de viver a natureza. Junto a ele se somam a mesa de centro Groot e o tapete de azul intenso especialmente preparado pela Avanti, que de forma alegórica se exibe no centro do ambiente como o mar.

Roberta Devisate
Lugar homenageado: Capri

Pelo oitavo ano consecutivo, a designer de Interiores Roberta Devisate participa da Mostra Artefacto 2016 Rio de Janeiro assinando um espaço generoso de 180m² com decoração inspirada em Capri. O projeto compreende três elegantes ambientes planejados em perfeita sintonia, interpretando o charme e o clima acolhedor do balneário. O espaço foi criado para uma pausa para relaxar, degustação de um bom vinho, assim desfrutando da simplicidade da vida. A escolha dos revestimentos e complementos para compor o projeto busca reforçar elementos do belo balneário, tão famoso pela estética sofisticada e elegante. O estilo italiano se reflete nos detalhes refinados, nas composições de azuis e brancos que nos remetem à brisa constante do mar Tirreno e suas águas cristalinas. Os tapetes Avanti são parte importante na composição dos ambientes. As estampas dos modelos Ikat e Colin são fluidas, com efeitos manchados, em perfeita sintonia com a leve simplicidade e charme de Capri.

Roseli Müller
Lugar homenageado: Toscana - Villa Petrischio

Se no passado, a escolha para os visitantes seria a ideia da posse pelo que representava os "Borgos", hoje é sinônimo de descanso e sofisticação, com a ideia do Must Have das celebridades internacionais que escolhem a região pelo encantamento de suas vilas. O destaque e homenagem é para o consagrado ator Richard Gere que possui uma vila próxima ao templo Budista, o Instituto Lama Tzong Kapa, localizado nas vizinhanças da Villa Petrischio. ‘Ao chegar nessa vila, já sentimos os aromas da oliva, do manjericão, do alecrim, dos óleos espetaculares, do Fungi e dos prochutos. Com essa profusão de sensações, preparamos um ambiente que transportará os visitantes para uma sala de uma dessas vilas, fazendo referência ao terroir, a culinária, aos seus aromas e cores’, afirma Roseli Müller. Cortinas em tecido de alfaiataria cinza, vinho e off White com pequenas franjas de seda (Chacur) farão a moldura das janelas e a composição da parede de 6,00m de altura onde será apresentado uma variedade de trabalhos de arte. Outras cortinas em gaze de linho cinza e argila farão a fluidez da ambientação. As paredes serão revestidas com papel em padrão de linho levemente desgastado pelo tempo na mesma cor das cortinas. A iluminação será garantida pelo grande lustre com 18 cúpulas, instalado no centro do ambiente, onde fará uma releitura de um grande Chandelier, com construção arrojada e sustentado por cabos de aço. Marcenaria especial em caixas modulares que acomodarão garrafas de vinho já utilizadas, livros antigos e outros objetos domésticos. Quadros emoldurados com peças antigas farão a grande pinacoteca do colecionador e serão apresentados na parte superior de uma das laterais. Os trabalhos foram escolhidos meticulosamente e serão organizados sobre o mesmo tecido de veludo das cortinas que revestido na parede. O mobiliário foi totalmente direcionado às coleções da marca Beach & Country da Artefacto e escolhido criteriosamente pela função, material e cor de acabamento.


Serviço:
MOSTRA ARTEFACTO
Data: 02/04/2916
Horário: das 18h às 22h
Endereço: Casa Shopping - Av. Ayrton Senna, 2.150, Bloco K , Barra da Tijuca
Funcionamento: segunda à sábado - das 10h às 22h
Duração da mostra: 11 meses

Economia: CNI, pessimismo dos consumidores aumenta em março


  • Brasília
Da Agência Brasil
Supermercados
Pesquisa do Ibope voltou a indicar aumento do pessimismo do consumidor. O indicador, que registrou 97,6 pontos, está 11% abaixo da média histórica de 109,3 pontos     Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), que sintetiza o sentimento dos brasileiros com relação à situação e às expectativas econômicas, apresentou queda de 1,1% na passagem de fevereiro para março, informou hoje (1º) a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em pesquisa. Quanto menor o índice, mais pessimista é a avaliação dos consumidores.

Com a queda registrada em março, o índice volta a indicar aumento do pessimismo do consumidor após dois meses. O indicador, que registrou 97,6 pontos, está 11% abaixo da média histórica (109,3 pontos).

O indicador de desemprego teve queda de 6,1% entre fevereiro e março. Dos seis componentes do Inec, outros dois também apresentaram queda em março ante fevereiro.
O indicador de situação financeira - na comparação com os últimos três meses - ficou 2,9% menor e o de expectativas para os próximos seis meses em relação à renda pessoal caiu 2,8% no período.

Houve melhora na percepção do brasileiro em relação ao endividamento frente aos últimos três meses, cujo indicador teve alta de 2,2% em março. Já o indicador de expectativas em relação à inflação, que cresceu 0,4%, e o de expectativas de compras de bem de maior valor, com aumento de 0,7% no período, ficaram praticamente estáveis.

A pesquisa, feita em parceria com o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística), ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre os dias 17 e 20 de março.

Política: Ministro da Justiça pede que as pessoas “baixem a bola” nas discussões políticas



Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil
Brasília - Um ato contra a intolerância política foi realizado na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Brasília. Participam d encontro o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, o secretário-geral
Ao lado de dom Leonardo Ulrich Steiner, Eugênio Aragão disse ser preciso desacelerar para enfrentar as dificuldades do pais Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, pediu hoje (1º) que as pessoas tenham calma durante os debates políticos. Ele disse que se preocupa com o sentimento de raiva e ódio que aflora por causa das divergências políticas e da intolerância a respeito de opções de vida de cada pessoa. “Precisamos baixar a bola, precisamos desacelerar para que tenhamos serenidade nesse momento, de modo a enfrentar as dificuldades do país. Está na hora”, afirmou.

Aragão participou hoje, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da assinatura de uma nota conjunta  conclamando o povo brasileiro a buscar uma solução pacífica para a crise política e repudiar qualquer forma de violência. Além do Ministério da Justiça e da CNBB, o Ministério Público Federal e o Instituto dos Advogados Brasileiros também pediram equilíbrio e racionalidade diante do atual cenário do país.

“Parece que há grupos de pessoas interessados no 'quanto pior, melhor'. Com isso, deixam o país com dificuldades de manter a qualidade de sua governança e a economia em suspenso e na insegurança”, acrescentou o ministro, esclarecendo que é preciso garantir que os três poderes funcionem regularmente.

Segundo Eugênio Aragão, como a votação das eleições presidenciais de 2014 terminou com uma diferença pequena entre os candidatos, “isso levou muita gente a achar que estava legitimado em trabalhar contra o resultado das eleições. Isso não é bom e pode nos infestar.” “É importante sim, na democracia, que haja revezamento no poder, mas esse revezamento só é possível de forma tranquila se todos nós enxergarmos o outro alguém tão legitimado quanto nós”, argumentou.

De acordo com o ministro, a Polícia Federal investigará os casos de criminalidade, como ataques a pessoas e a sedes de partidos e instituições. Ele adiantou o reforço da segurança para autoridades que estão passando por constrangimentos por causa de sua posição.]

O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, disse que a nota das entidades é apartidária e que a CNBB não se posiciona contra ou a favor de um possível impeachment da presidenta Dilma Rousseff. “A Constituição prevê o impedimento. O que é preciso verificar é se o motivo que se está dando tem fundamento ou não”, alertou dom Leonardo.
Brasília - Um ato contra a intolerância política foi realizado na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Brasília. Participam d encontro o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, o secretário-geral
Também participaram do ato na CNBB o procurador dos Direitos do Cidadão, Aurélio Veiga Rios, e o representante do Instituto dos Advogados, Técio Lins e SilvaMarcello Casal Jr/Agência Brasil
Intolerância
Para o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Veiga Rios, o documento das entidades é um alerta sobre os perigos da intolerância e das agressões físicas e morais, especialmente aquelas feitas pelas redes sociais.
“Têm nos preocupado as mensagens de ódio e ressentimento que passam pelas redes e que não chegam somente às divergências políticas, mas atingem às diversas categorias de pessoas, como negros, judeus, mulheres e gays.”

Conforme o ministro da Justiça, nas redes sociais as pessoas dizem coisas que não diriam se os interlocutores estivesse frente a frente. “Ele não olha nos olhos. Ele olha para um monitor e ali, me parece, afloram aqueles instintos mais primitivos das pessoas. Muitas vezes se escondem no anonimato. É a mesma fonte de perversidade que anima, por exemplo, a pornografia infantil na rede. É o anonimato.”.

Eugênio Aragão destacou que os conflitos dentro das famílias e dos grupos de amigos devem ser evitados. “É uma coisa que nos afeta na nossa profunda intimidade e isso cria uma cultura da insatisfação, de violência e até de uma psicose coletiva. Temos de ultrapassar isso para podermos resolver os problemas do país”, concluiu o ministro.

Política: Dilma exonera vice-diretor da Caixa indicado pelo PMDB




  • Brasília
Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff exonerou mais um funcionário do governo indicado pelo PMDB. O vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Roberto Derziê de Santanna, foi desligado do cargo hoje (1º). O PMDB decidiu deixar o governo em decisão na última terça-feira (29).
Indicado pelos peemedebistas Moreira Franco e Geddel Vieira Lima, Derziê é funcionário de carreira da Caixa e trabalhou com o vice-presidente Michel Temer, que é presidente do PMDB, durante o período em que Temer atuou na articulação política do governo, até agosto do ano passado.

A exoneração foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. Ainda não há indicação oficial de substituto. O governo também publicou nesta sexta-feira a destituição de Paulo Ricardo de Mattos Ferreira da diretoria da Casa da Moeda do Brasil. Para o lugar de Mattos, foi nomeado Jehovah de Araújo Silva Júnior.

Embora nos últimos dias outros nomes indicados pelo PMDB também tenham sido exonerados, como o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), Walter Gomes de Sousa; e o diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rogério Luiz Abdalla; o governo aceitou ontem (31) a indicação do partido e nomeou Luiz Otávio Oliveira Campos para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). 

Campos foi senador e era secretário-executivo da Secretaria de Portos da Presidência da República, comandada pelo também peemedebista Helder Barbalho. A nomeação para o comando da agência precisa ser apreciada pelo Senado.

Variedades: Mostra no Rio exibe parte do acervo arqueológico da imperatriz Teresa Cristina


  • Rio de Janeiro
Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil
Tampa de lekanis do Século IV a.C faz parte do acervo de Teresa Cristina
Tampa de lekanis do Século IV a.C faz parte do acervo da imperatriz Teresa Cristina Silvia Reis/Museu Nacional/Divulgação
Um conjunto de 90 peças do mais importante acervo de arqueologia greco-romana da América do Sul poderá ser visto pelo público a partir de amanhã (1º). Nunca antes expostas, as peças integram a exposição temporária Teresa Cristina: A Imperatriz Arqueóloga, que será inaugurada, para convidados, hoje (31), no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio.

A mostra homenageia a Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon (1822-1889), esposa de Dom Pedro II e grande responsável pela formação da coleção de Arqueologia Clássica do museu, atualmente vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com cerca de 700 objetos, a Coleção Teresa Cristina tem parte de seu acervo em exposição permanente no museu e o restante, mantido na reserva técnica da instituição.

“Pretendemos com essa exposição valorizar a contribuição cultural da Imperatriz Teresa Cristina. Ela sempre foi vista como uma pessoa apagada, voltada para o marido e a família. Na verdade, ela tinha um grande interesse pela arqueologia, anterior a sua chegada ao Brasil”, explica uma das curadoras da mostra, a arqueóloga e pesquisadora do Museu Nacional Sandra Ferreira.

Provenientes de escavações ou achados fortuitos em vários sítios arqueológicos da Itália, algumas das peças da Coleção Teresa Cristina vieram para o Brasil com a própria imperatriz, como parte de seu dote, por ocasião de seu casamento com Dom Pedro. A maior parte da coleção, no entanto, foi enviada posteriormente pelo irmão de Teresa, Ferdinando III, rei das Duas Sicílias.

Mesmo distante de seu país natal, a imperatriz brasileira incentivou os trabalhos que recuperaram peças das antigas civilizações que habitaram o território italiano. “Teresa Cristina financiou pesquisas arqueológicas em suas propriedades em Veios, uma antiga cidade etrusca da Itália. Ela e Dom Pedro II foram juntos às escavações”.
Peças
Cerâmica etrusca de bucchero nero também poderão ser vistas na exposição
Cerâmica etrusca de bucchero nero também poderá ser vista na exposiçãoSilvia Reis/Museu Nacional/Divulgação
Objetos de uso cotidiano, como vasos, estatuetas e utensílios domésticos predominam na Coleção Teresa Cristina. Muitas peças remontam às cidades de Pompéia e Herculano, destruídas pela erupção do vulcão Vesúvio, no ano 79 da era cristã.

Devido à contribuição da imperatriz, o Museu Nacional é detentor da mais importante coleção arqueológica greco-romana do continente sul-americano. Sandra Ferreira admite que esse acervo precisa ser mais valorizado pelo público que visita o museu e aponta um motivo para esse relativo desconhecimento: “O acervo arqueológico está exposto próximo à coleção egípcia, com suas múmias, e aos dinossauros, que sempre despertaram mais atenção dos visitantes”.
A exposição Teresa Cristina: a Imperatriz Arqueóloga ficará em cartaz até setembro e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, e às segundas-feiras, das 12h às 17h. Os ingressos custam R$ 6, a inteira, e R$ 3, a meia-entrada. Crianças até 5 anos e pessoas com deficiência têm gratuidade.

Variedades: Abertura do 42º Festival Sesc Melhores Filmes



Osvaldão, um dos filmes da mostra


Redação

Yorimatã (DCP, Brasil, 2014, 117 min., 10 anos)
Luhli e Lucina são duas mulheres brasileiras que buscam liberdade no movimento hippie, nos anos 1970. Elas desenvolvem composições musicais experimentando instrumentos e são pioneiras da música independente brasileira. Luhli e Lucina vivem um relacionamento a três com o fotógrafo Luiz Fernando Borges da Fonseca, que registra a vida deles em filmes 8 mm.
Cerimônia de abertura seguida pela exibição do filme - quarta-feira, 6/4, 20h30. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. O filme também terá exibições quinta-feira, 7/4, 16h30; sexta-feira, 8/4, 14h; sábado, 9/4, 16h30; domingo, 10/4, 16h30; segunda-feira, 11/4, 14h; terça-feira, 12/4, 21h e quarta-feira, 13/4, 14h.

Nostalgia Da Luz (DCP, Dir.: Patrício Guzman, França/Alemanha/Chile, 2010, 90 min., 12 anos)
No deserto do Atacama, no Chile, a três mil metros de altitude, astrônomos tiram proveito da transparência do céu para explorar galáxias longínquas em busca de vida extraterreste. Paralelamente, aproveitando a secura do solo do local, que conserva intactos os restos de seres vivos, arqueólogos estudam múmias e outra relíquias pré-colombianas, enquanto um grupo de mulheres procura os corpos de seus parentes desaparecidos durante o período da ditadura militar no país sob o regime de Augusto Pinochet.
Quinta-feira, 7/4, 14h30. Domingo, 24/4, 21h.

Whiplash - Em busca da perfeição (DCP, Dir.: Damien Chazelle, EUA, 2014, 107 min., 12 anos)
O solitário Andrew é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na história da música, como seu ídolo Buddy Rich. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher, Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.
Quinta-feira, 7/4, 19h30. Terça-feira, 26/4, 16h30.

Perdido Em Marte 3D (DCP, Dir.: Ridley Scott, EUA/Reino Unido, 2015, 144 min., 12 anos)
Um grupo de astronautas está em uma missão de exploração no planeta Marte. Dentre eles, está o biólogo Mark Watney que, depois que o grupo é atacado por uma severa tempestade, é dado como morto. A fim de salvar a si e a sua nave, o grupo deixa Watney para trás. Algum tempo depois, o biólogo desperta em meio ao deserto marciano. Vendo-se sozinho no planeta desconhecido, ele precisa usar de seu conhecimento para sobreviver e se comunicar com a Terra. Quando a NASA descobre indícios de que ele está vivo, dá início a um processo de resgate que pode demorar anos para se concretizar. Baseado no romance de Any Weir.
Quinta-feira, 7/4, 21h. Terça-feira, 19/4, 21h.

Cássia (DCP, Dir.: Paulo Henrique Fontenelle, Brasil, 2014, 120 min., 12 anos)
Cássia Eller é uma figura icônica da música brasileira. Sua breve, porém marcante, passagem pelo cenário musical nos anos 1990 deixou uma marca inegável na cultura e na história musical do país. Sob um aspecto social, sua morte, teve uma repercussão nacional que segue até hoje, por conta da guarda de seu filho, que acabou ficando, surpreendentemente, com sua parceira Eugênia. Cássia foi uma figura que deixou um impacto tanto cultural quanto social, expondo tabus e demonstrando sua força como pessoa pública.
Sexta-feira, 8/4, 16h30. Quinta-feira, 21/4, 21h.

Tomie (DCP, Dir.:Hélio Goldsztejn, Brasil, 2015, 57 min., livre)
O filme reconta a história pessoal e profissional da pintora Tomie Ohtake desde os tempos em que ainda vivia no Japão, passando por sua chegada ao Brasil, na década de 1930, a permanência no país por conta da eclosão da Segunda Guerra Mundial, o início de uma nova vida no bairro da Mooca, em São Paulo, até o reconhecimento como uma grande artista, que marcou o cenário brasileiros das artes plásticas por mais de duas décadas. O documentário homenageia a artista, morta em fevereiro de 2015, aos 101 anos. O filme traz depoimentos de familiares e artistas que conheceram Ohtake, como Carmela Gross, Jac Leirner, Leda Catunda e Paulo Pasta.
Sexta-feira, 8/4, 19h. Segunda-feira, 18/4, 14h.

Adeus à Linguagem 3D (DCP, Dir.: Jean-Luc Godard, Suíça/França, 2014, 70 min., 16 anos)
A ideia é simples: uma mulher casada conhece um homem solteiro. Eles amam, eles discutem, punhos ao vento. Um cachorro vaga entre a cidade e o campo. As estações passam, o homem e a mulher se encontram novamente. O cachorro se encontra entre os dois. O outro está em um, o um está no outro e eles são três. O ex-marido quebra tudo. Um segundo filme começa, igual ao primeiro. E ainda assim não. A raça humana, nós passamos a metáfora. Isso termina em latidos e o choro de um bebê.
Sexta-feira, 8/4, 21h. Sábado, 23/4, 19h.

Império Dos Sentidos (DCP, Dir.: Nagisa Oshima, Japão/França, 1976, 90 min., 18 anos)
No Japão de 1936, Sada Abe, uma ex-prostituta, se envolve em um caso de amor obsessivo com o chefe de uma propriedade onde ela é contratada como empregada. O que começa como uma diversão inconseqüente transforma-se em uma paixão que ultrapassa todos os limites, onde dois amantes vivem uma relação absoluta, uma busca incessante pelo prazer, onde os seus desejos se confundem quando eles são envolvidos em uma delicada e sensual atmosfera de perigo. Inspirado em um caso real.  Melhor filme pelo voto da crítica em 1980.
Sexta-feira, 8/4, 23h59.

45 Anos (DCP, Dir.: Andrew, Reino Unido, 2015, 95 min., 12 anos)
 Kate Mercer está planejando a festa de comemoração dos 45 anos de casada. Porém, cinco dias antes do evento, Geoff, seu marido, recebe uma carta o informando que o corpo de seu primeiro amor foi encontrado congelado no meio dos Alpes Suíços. Conservado pelo tempo, o cadáver manteve a beleza da juventude, enquanto Geoff agora está velho. A estrutura emocional dele é seriamente abalada e Kate já não sabe se vai ter o que comemorar durante a festa.
Sábado, 9/4, 14h. Domingo, 17/4, 19h.

Branco Sai Preto Fica (DCP, Dir.: Adirley Queirós, Brasil, 2014, 93 min., 12 anos)  
Dois homens negros, moradores da maior periferia de Brasília, ficam marcados para sempre graças a uma ação criminosa de uma polícia racista e territorialista da Capital Federal. Essa polícia invade um baile black . Tiros, correria e a consumação da tragédia: um homem fica para sempre na cadeira de rodas, o outro perde a perna após um cavalo da polícia montada cair sobre ele. Mas esses homens não se sentem confortados em contar a história de maneira direta e jornalística. Eles querem fabular, querem outras possibilidades de narrar o passado, abrindo para um presente cheio de aventuras e ressignificações, propondo um futuro.
Sábado, 9/4, 19h. Segunda-feira, 18/4, 16h30.

Mad Max - Estrada da Fúria 3D (DCP, Dir.: George Miller, Austrália/EUA, 2015, 120 min., 16 anos)  
Max Rockatansky é um guerreiro traumatizado que vaga pelas estradas de um mundo destruído. Ele é capturado por homens do exército de Immortan Joe, líder de uma comunidade que vive sob sua mão de ferro. Quando a Imperatriz Furiosa trai Immortan Joe e tenta salvar um grupo de garotas que o tirano usava como parideiras, Max se vê no meio de uma perseguição que não escolheu presenciar. Também tentando fugir, ele aceita ajudar Furiosa em sua luta contra Joe e se vê dividido entre mais uma vez seguir sozinho seu caminho ou ficar com o grupo. Quarto filme da série Mad Max, iniciada em 1979.
Sábado, 9/4, 21h. Domingo, 24/4, 16h30.

Força Maior (DCP, Dir.: Ruben Östlund, Suécia/França/Dinamarca/Noruega, 2014, 118 min., 12 anos)
Ebba e Tomas decidem passar cinco dias de férias esquiando nos Alpes franceses com seus dois filhos. Tomas deve passar mais tempo com a família, pois Ebba acha que ele trabalha demais. Quando os quatro almoçam num restaurante nas montanhas, uma avalanche se aproxima rapidamente e ameaça soterrar o local. Nenhum deles fica ferido, mas a atitude de Tomas durante o incidente pode causar danos irreparáveis, fazendo com que seja constantemente perseguido por seus erros.
Não recomendado para menores de 12.
Domingo, 10/4, 14h. Sábado, 23/4, 16h30.

Orestes (DCP, Dir.: Rodrigo Siqueira, Brasil, 2015, 93 min., livre)
A filha de uma militante política traída e executada, um policial, uma defensora da pena de morte, um ex-preso político, pais que perderam seus filhos e uma enfermeira que lida diariamente com o resultado da violência são alguns dos personagens que se confrontam nesta reflexão sobre os mecanismos da justiça e as possibilidades de resgate das culpas e dívidas de várias gerações. Fantasmas da ditadura, posições antagônicas sobre responsabilidade, ética e punição e os próprios ritos, tanto dos tribunais como da tragédia grega, são passados no fio da navalha, num processo em que a objetividade se procura, mas escapa.
Domingo, 10/4, 19h. Quinta-feira, 21/4, 14h.

Star Wars - O Despertar da Força 3D (DCP, Dir.: J. J. Abrams, EUA, 2015, 136 min., 12 anos)
Três décadas depois da queda de Darth Vader e do Império, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República e que tem Kylo Ren, o General Hux e o Líder Supremo Snoke como principais expoentes. Eles conseguem capturar Poe Dameron, um dos principais pilotos da Resistência, que antes de ser preso envia através do pequeno robô BB-8 o mapa de onde vive o mitológico Luke Skywalker. Ao fugir pelo deserto, BB-8 encontra a jovem Rey, que vive sozinha catando destroços de naves antigas. Enquanto isso, Poe recebe a ajuda de Finn, um stormtrooper que decide abandonar o posto repentinamente. Juntos, eles escapam do domínio da Primeira Ordem.
Não recomendado para menores de 12.
Domingo, 10/4, 21h. Sexta-feira, 15/4, 21h.

As Sufragistas (DCP, Dir.: Sarah Gavron, Reino Unido, 2015, 106 min., 12 anos)
No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não tinham o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts, uma moça sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.
Segunda-feira, 11/4, 16h30. Sábado, 16/4, 14h.

Hamlet (DCP, Dir.: Cristiano Burlan, Brasil, 2014, 90 min., 12 anos)
A partir do assassinato de seu pai por seu tio, Hamlet é obrigado a enfrentar suas próprias contradições e as do mundo à sua volta. Em uma desconstrução de si mesmo, ele mergulha na eterna questão sobre o sentido da existência. Ambientado numa grande metrópole, o filme é uma livre adaptação da tragédia de William Shakespeare.
Segunda-feira, 11/4, 19h. Segunda-feira, 25/4, 14h

O Sal Da Terra (DCP, Dir.: Juliano Ribeiro Salgado e Wim Wenders, França/Brasil/Itália, 2014, 110 min., 12 anos)
Em 40 anos de carreira, o fotógrafo Sebastião Salgado percorreu o mundo como testemunha de uma humanidade em plena transformação, registrando eventos trágicos de nossa história recente. Atualmente, dedica-se à descoberta de territórios virgens e suas grandes paisagens e ao encontro de uma fauna e de uma flora selvagens num gigantesco estudo fotográfico que contempla a beleza do planeta. O filme revela os bastidores desse novo projeto, intitulado Gênesis.
Segunda-feira, 11/4, 21h. Domingo, 24/4, 19h.

Sabor da Vida (DCP, Dir.: Naomi Kawase, Japão/França/Alemanha, 2015, 113 min., 10 anos) 
Sentaro dirige uma pequena padaria que serve dorayakis - panquecas recheadas com pasta de feijão vermelho doce. Quando uma senhora de idade, Tokue, se oferece para ajudar na cozinha, ele relutantemente aceita. Mas Tokue prova ter um toque de mágica quando se trata de fazer “an”. Graças à sua receita secreta, o pequeno negócio logo floresce e, com o tempo, Sentaro e Tokue abrem seus corações para revelar velhas feridas.
Terça-feira, 12/4, 14h. Sexta-feira, 22/4, 21h.

Califórnia (DCP, Dir.: Marina Person, São Paulo, 2015, 90 min., 14 anos)
São Paulo, 1984. Estela vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades; tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará definitivamente sua forma de ver o mundo.
Terça-feira, 12/4, 16h30. Quarta-feira, 27/4, 19h.

Ausência (DCP, Dir.: Chico Teixeira, Brasil, 2014, 87 min., 12 anos)
Serginho já não é mais menino e ainda não é um homem. Neste drama cotidiano, familiar, sexual e afetivo, seguimos seu dia a dia: o recém-adquirido papel de homem da casa cuidando de sua mãe e seu irmão mais novo; o trabalho na feira; sua amizade com Mudinho e Silvinha; e sua relação confusa, entre o sexo e o afeto, com o professor Ney. Um tecido de momentos da vida de um menino em transição.
Terça-feira, 12/4, 19h. Quarta-feira, 27/4, 16h30.

Que Horas Ela Volta? (DCP, Dir.: Anna Muylaert, Brasil, 2015, 114 min., 12 anos)
A pernambucana Val se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino vai prestar vestibular, Jéssica lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. A princípio, os patrões de Val recebem a menina de braços abertos. Mas quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente pela casa, a situação se complica.
Quarta-feira, 13/4, 16h30. Terça-feira, 19/4, 14h.

A Pele De Vênus (DCP, Dir.: Roman Polanski, França/Polônia, 2013, 96 min., 14 anos)   
Vanda é uma atriz que chega atrasada para o teste de elenco que o diretor Thomas está fazendo a fim de encontrar a protagonista de sua mais nova peça, inspirada em obra de Leopol Von Sacher Masoch. Thomas reluta em aceitar que ela faça o teste, pois está atrasado para um compromisso. Mas ele acaba cedendo às insistências de Vanda e em pouco tempo os dois se vêem em meio a uma discussão sobre os papéis do homem e da mulher na sociedade, a partir de reflexões sobre sofrimento e masoquismo.
Quarta-feira, 13/4, 19h. Segunda-feira, 25/4, 16h30.

Leviatã (DCP, Dir.: Andrey Zvyagintsev, Rússia, 2014, 142 min., 14 anos)
Kolia vive em uma pequena cidade próxima ao Mar de Barents, no norte da Rússia. Ele é dono de uma oficina, ao lado da casa onde vive com sua esposa e seu filho. Vadim Shelevyat, o corrupto prefeito da cidade, quer tirar o seu negócio, sua casa e sua terra. Primeiro ele tenta o suborno, mas Kolia não admite perder tudo o que tem. Não só a terra, mas também toda a beleza que o rodeia desde o dia em que nasceu. É então que o prefeito adota uma conduta mais agressiva para conseguir o que quer.
Quarta-feira, 13/4, 21h. Sábado, 23/4, 14h.

O Clube (DCP, Dir.: Pablo Larraín, Chile, 2015, 98 min., 16 anos)
Um grupo eclético de sacerdotes convive com Mónica, uma freira, em uma casa na costa chilena. Quando não estão orando e expiando seus pecados, eles treinam seu cachorro para a próxima corrida. O que será que os levou até ali, praticamente no meio do nada, onde o vento sopra com força? Quando um novo sacerdote se muda para lá, um homem começa a lhe fazer fortes acusações. Sua voz aumenta mais e mais até que um tiro soa. O padre evita as acusações dizendo ser suicídio. A igreja envia um investigador, mas será que ele realmente tem a intenção de descobrir a verdade ou apenas garantir que a aparência seja mantida?
Quinta-feira, 14/4, 14h. Sexta-feira, 22/4, 19h.

Últimas Conversas (DCP, Dir.: Eduardo Coutinho, Brasil, 2015, 85 min., 12 anos)
A partir de entrevistas com jovens estudantes brasileiros, o filme busca entender como pensam, sonham e vivem os adolescentes de hoje. Quando morreu, em fevereiro de 2014, o diretor Eduardo Coutinho deixou 32h de material gravado e um caderno com anotações iniciais a respeito desse material. Foi então que produtor João Moreira Salles e a montadora Jordana Berg levaram a diante a missão de terminar a obra. No corte final, tem-se nove entrevistas das 97 realizadas durante as filmagens, que aconteceram entre 2 e 12 de novembro de 2014 no Estúdio do Cais.
Quinta-feira, 14/4, 16h30. Sábado, 23/4, 21h.

Osvaldão (DCP, Dir.: Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michiles, Brasil, 2014, 79 min., 10 anos)
A vida de Osvaldo Orlando da Costa, comandante da Guerrilha do Araguaia que virou herói entre o povo local, por conta de sua coragem e generosidade. Muitos até o consideram como um ser mítico. Uma visão não só da lenda ao redor do nome de Osvaldão, mas também de suas aventuras humanas. Vindo de uma família de ex-escravos, uma trajetória onde um jovem campeão carioca de boxe na década de 1950 se transforma em um dos principais guerrilheiros do país.
Quinta-feira, 14/4, 19h. Quinta-feira, 21/4, 16h30.

Winter Sleep (DCP, Dir.: Nuri Bilge Ceylan, Turquia/Alemanha/França, 2014, 196 min., 12 anos)
Aydin é um ex-ator de teatro, dono de um pequeno hotel na Anatólia, região asiática da Turquia, que escreve para um jornal local artigos com mensagens altruístas. Mas, aos poucos, sua jovem esposa Nihal e sua irmã Necla vão mostrando que por trás dessa máscara se esconde um homem frio, egoísta e manipulador. No inverno, com a neve cobrindo pouco a pouco a paisagem da estepe, o hotel se torna um refúgio, mas também o teatro dos conflitos entre os três.
Quinta-feira, 14/4, 21h. Segunda-feira, 18/4, 19h.

Chatô - O Rei Do Brasil (DCP, Dir.: Guilherme Fontes, Brasil, 2015, 102 min., 14 anos)
O magnata das comunicações Assis Chateaubriand, o Chatô, é a estrela principal de um programa de TV chamado O julgamento do século, realizado bem no dia de sua morte. É nele que Chatô relembra fatos marcantes de sua vida, como os casamentos com Maria Eudóxia e Lola, a paixão não correspondida por Vivi Sampaio, como manipulava as notícias nos veículos de comunicação que comandava e a estreita e conturbada ligação com Getúlio Vargas, que teve início ainda antes dele se tornar presidente. Inspirado no livro de Fernando Morais.
Sexta-feira, 15/4, 14h. Quarta-feira, 20/4, 19h.

Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância (DCP, Dir.: Alejandro González Iñárritu, EUA, 2014, 119 min., 16 anos)
Riggan Thomson é um ator que, no passado, fez muito sucesso interpretando Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Hoje um cinquentão, esquecido por muitos, ele está montando uma adaptação de um conto de Raymond Carver na Broadway, que dirige e estrela. Entretanto, em meio aos ensaios, Riggan precisa lidar com seu agente, sua filha e seu elenco, formado por divas que querem toda a atenção. Além disso, ele ainda ouve uma estranha voz que se identifica como Birdman.
Sexta-feira, 15/4, 16h30. Domingo, 24/4, 14h.

Olmo e A Gaivota (DCP, Dir.: Petra Costa e Lea Glob,  Brasil/Dinamarca/Portugal/ França, 2015, 87 min., 12 anos)
A travessia pelo labirinto da psique de Olivia, atriz intempestiva que se prepara para atuar na peça A gaivota , de Tchekov. Quando o espetáculo começa a tomar forma, Olivia e seu companheiro Serge, que haviam se conhecido anos antes nos ensaios do Théâtre du Soleil, descobrem que ela está grávida. O filme tem uma nova virada quando o que parecia ser encenação revela-se como a própria vida. Ou seria o inverso? Esta investigação do processo criativo nos convida a questionar o que é real, o que é imaginário e o que celebramos e sacrificamos em nossas vidas.
Sexta-feira, 15/4, 19h. Terça-feira, 26/4, 14h.

A História Da Eternidade (DCP, Dir.: Camilo Cavalcante, Brasil, 2014, 120 min., 16 anos)
Em um pequeno vilarejo no sertão, três histórias de amor e desejo revolucionam a paisagem afetiva de seus moradores. Personagens de um mundo romanesco, no qual suas concepções da vida estão limitadas, de um lado pelos instintos humanos, do outro por um destino cego e fatalista. Alfonsina tem 15 anos e sonha conhecer o mar; Querência está na faixa dos 40; e Das Dores, já no fim da vida, recebe o neto após um passado turbulento.
Sábado, 16/4, 16h30. Segunda-feira, 25/4, 21h.

Party Girl (DCP, Dir.: Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis, França, 2014, 97 min., 14 anos)
Angélique é uma hostess de 60 anos que ainda gosta de festa e de homens. É a funcionária mais velha de um cabaré perto da fronteira franco-alemã e não abre mão de nada por conta da idade avançada. No entanto, por mais que continue sedutora e festeira como sempre foi, ela começa a ver a clientela tornar-se cada vez mais rara. Mas Michel, seu cliente regular que sempre foi apaixonado por ela, um dia a pede em casamento. É quando a vida de Angélique de sua família começa a tomar novos rumos.
Sábado, 16/4, 19h. Terça-feira, 19/4, 16h30.

O Clã (DCP, Dir.: Pablo Trapero,  Argentina/Espanha, 2015, 110min., 10 anos)  
Baseado na história real que abalou a Argentina, o filme conta a história dos Puccio, uma família de classe média que tem por hábito sequestrar pessoas ricas, pedir o resgate e, ao receber o pagamento, matar as suas vítimas. O patriarca, Arquimedes, comanda as operações ao lado do filho Alejandro, enquanto sua esposa e as filhas fingem ignorar o que acontece à sua volta. Mas as coisas mudam de figura quando um filho distante volta da Austrália, criando novas tensões familiares.
Sábado, 16/4, 21h. Quinta-feira, 21/4, 19h.

Numa Escola De Havana (DCP, Dir.: Ernesto Daranas, Cuba, 2014, 108 min., 12 anos)
Chala, um garoto de 11 anos, vive com sua mãe viciada em drogas, Sonia. Para sustentar a casa, ele treina cães de briga, indiretamente ajudado por um homem que pode ser ou não seu pai biológico. As dificuldades de sua vida refletem na escola, onde é aluno de Carmela, por quem tem grande respeito. Mas quando ela fica doente e tem que se afastar, Chala não se adapta à nova professora, que sugere que ele seja transferido para um internato. Quando Carmela retorna, não aceita essa medida e outras imposições que aconteceram durante sua ausência. Enquanto a relação entre professora e aluno se intensifica, os dois passam a ser perseguidos na escola, levando a um conflito que reflete o complexo sistema contemporâneo de Cuba.
Domingo, 17/4, 14h. Terça-feira, 26/4, 21h.

Casa Grande (DCP, Dir.: Fellipe Gamarano Barbosa, Brasil, 2014, 117 min., 14 anos)
Jean é um adolescente rico que luta para escapar da superproteção dos pais, secretamente falidos. Quando o motorista de longa data é demitido, Jean tem a tão sonhada chance de pegar o ônibus público pela primeira vez. No ônibus, ele conhece Luiza, uma aluna da rede pública que começa a abrir seus olhos para as contradições de dentro e fora da casa grande.
Domingo, 17/4, 16h30. Sexta-feira, 22/4, 14h

Dois Dias, Uma Noite (DCP, Dir.: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, Bélgica/França /Itália, 2014 , 95 min., 12 anos)
Sandra perde seu emprego em uma fábrica depois que outros trabalhadores escolhem receber um bônus ao invés de mantê-la na equipe. Ela descobre que alguns de seus colegas foram persuadidos a votar contra ela. Mas Sandra tem uma chance de reconquistá-lo. Ela e Manu, seu marido, têm uma tarefa complicada para o final de semana: devem visitar cada um de seus colegas de trabalho e convencê-los a abrir mão de seus bônus, para que o casal possa manter o seu emprego.
Não recomendado para menores de 12.
Domingo, 17/4, 21h. Terça-feira, 26/4, 19h.

Homem Comum (DCP, Dir.: Carlos Nader, Brasil, 2013, 96 min., 10 anos)
Ao longo de quase 20 anos, o cineasta Carlos Nader conviveu com o caminhoneiro paranaense Nilson de Paula e sua família. Desde o início, havia o projeto de realizar um documentário, cujas intenções se transformam visceralmente, num processo também captado pela câmera. Durante esse período, transformam-se as vidas de Nilson, que adoece, de sua mulher, Jane, e de sua única filha, Liciane, assim como a do diretor, que passa a fazer parte deste círculo também afetivamente. Grandes questões, como o sentido da vida, incorporam-se à própria tessitura do filme, ao qual se contrapõem trechos do clássico ‘A Palavra’, de Carl Dreyer, evidenciando conexões estéticas e existenciais.
Terça-feira, 19/4, 19h. Quarta-feira, 27/4, 14h.

Chico, Artista Brasileiro (DCP, Dir.: Miguel Faria Jr., Brasil, 2015, 110 min., 10 anos)
Personagem fundamental da cultura brasileira nos últimos 50 anos, autor, dramaturgo e compositor de uma extraordinária coleção de canções que habitam o imaginário coletivo do país, Chico Buarque dialoga com a própria memória neste filme. O longa tem como um dos eixos a descoberta do irmão alemão de Chico. Guiado pela fala do próprio artista, o longa revisita a sua história do ponto de vista da maturidade.
Quarta-feira, 20/4, 14h. Sexta-feira, 22/4, 16h30.

Mia Madre (DCP, Dir.: Nanni Moretti, Itália/França, 2015, 107 min., 10 anos)
Margherita é cineasta e está no meio da produção de seu novo filme, cujo papel principal é desempenhado por um célebre – e insuportável – ator norte-americano de origem italiana. Durante as filmagens, as dúvidas e questões típicas da artista comprometida que é misturam-se a angústias de sua vida privada: a mãe de Margherita está no hospital, enquanto sua filha vive em plena crise de adolescência. Será que Margherita conseguirá desempenhar bem ambos os papéis?
Quarta-feira, 20/4, 16h30. Segunda-feira, 25/4, 19h.

A Gangue (DCP, Dir.: Miroslav Slaboshpitsky, Ucrânia/Holanda, 2014, 132 min., livre)
Sergey, um jovem surdo-mudo, começa a estudar num internato especializado que abriga secretamente uma rede de crime e prostituição entre seus estudantes, “a tribo”. Neste novo ambiente, ele é forçado a aceitar as duras regras da gangue e participa de vários assaltos, o que lhe garante o respeito dos colegas. Quando ele conhece Anna, uma das amantes do líder da gangue, acaba quebrando uma das regras veladas da tribo.
Quarta-feira, 20/4, 21h. Quarta-feira, 27/4, 21h.

ESPECIAL: RELEMBRANDO OS MELHORES
Ligações Perigosas (DCP, Dir.: Stephen Frears, EUA/Reino Unido, 1988, 119min., 16 anos)
França, final do século XIX. A Marques de Merteuil e o Visconde de Valmont formam uma dupla acostumada a perigosos jogos sexuais. Valmont mede seu sucesso pelo número de mulheres que já conquistou e Marteuil decide desafiá-lo a conquistar a jovem noiva Cecile de Volanges. Sua recompensa será passar uma noite com a própria Merteuil. Valmont conquista a jovem com facilidade, mas quem ele realmente quer seduzir é a Madame de Tourvel, por quem acaba se apaixonando. Quando Merteuil descobre, ela se nega a pagar a recompensa a Valmont. Não demora para que as artimanhas da dupla terminem em violência. 
Melhor filme pelo voto da crítica em 1989.
Sexta-feira, 15/4, 23h59.

Adeus Meninos (DCP, Dir.: Louis Malle, França/Alemanha/Itália, 1987, 104 min., 14 anos)
Durante a Segunda Guerra Mundial, a França está dividida entre invasores nazistas e colaboracionistas - cidadãos franceses que ajudam os alemães - e a resistência. Julien, filho de uma família rica, é enviado para o colégio interno a fim de ser educado por padres cristãos. Após as festas de Natal, ele volta para a tediosa rotina no internato. Suas aulas parecem sem novidades, até que chega um novo aluno, Jean, um menino inteligente e introspectivo. Não demora para que os dois criem um laço muito próximo de amizade. Até que Julien descobre que Jean tem um segredo perigoso para aquela época.
Melhor filme pelo voto da crítica em 1988.
Quinta-feira, 21/4, 23h59.

Gritos E Sussurros (DCP, Dir.: Ingmar Bergman, Suécia, 1972, 106 min., 18 anos)
Na Suécia da virada do século XIX para o XX, Agnes está morrendo de câncer, em sua isolada mansão rural, quando recebe a visita de suas irmãs Karin e Maria. A medida em que a dor e o sofrimento de Agnes se tornam incontroláveis, as irmãs são tomadas pelo medo e pela repulsa, mostrando-se incapazes de qualquer empatia; e Agnes só encontra consolo nos cuidados da empregada Anna. Com a morte cada vez mais próxima, surgem antigos ressentimentos, ciúmes, inveja e amargura entre as irmãs, desenterrando terríveis histórias familiares. Vencedor do Oscar de melhor fotografia e indicado em outras quatro categorias, incluindo melhor filme e direção.
Melhor filme pelo voto da crítica em 1974, primeira edição do festival.
Sexta-feira, 22/4, 23h59.

Pai Patrão (DCP, Dir.: Paolo Taviani e Vittorio Taviani, Itália, 1977, 114 min., 14 anos)
No interior da Sardenha, Itália, Gavino é um menino de seis anos oprimido pela ignorância e violência do pai, que o obriga a deixar os estudos e ir para o campo pastorar ovelhas. Com o tempo, Gavino entende que a sua única saída é conquistar aquilo que falta a seu pai: cultura. Baseado na autobiografia do escritor italiano Gavino Ledda, o filme mostra como o personagem principal consegue escapar de sua realidade quase barbárica ao se educar, apesar da violenta oposição de seu pai. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Melhor filme pelo voto da crítica em 1978.
Sábado, 23/4, 23h59.

CINECLUBINHO
Divertida Mente (DCP, Dir.: Pete Docter e Ronnie Del Carmen, EUA, 2015, 94 min., livre)
Após a jovem Riley se mudar para San Francisco, suas emoções (alegria, medo, raiva, nojinho e tristeza) entram em conflito sobre qual é a melhor forma de navegar em uma nova cidade, casa e escola.
Domingo, 10/4, 11h, grátis. Retirada de ingressos com 30 min. de antecedência.

O Pequeno Príncipe 3D (DCP, Dir.: Mark Osborne. EUA, 2014, 110 min., livre)
O Aviador apresenta sua nova amiga a um mundo extraordinário, no qual tudo é possível. Um mundo ao qual ele mesmo foi apresentado há muito tempo pelo Pequeno Príncipe. É aí que começa a jornada da pequena garota pela sua própria imaginação – e pelo universo do Pequeno Príncipe.
Domingo, 17/4, 11h, grátis. Retirada de ingresso com 30 min. de antecedência.

Kiriku, o Homens e as Mulheres (DCP, Dir.:  Michel Ocelot, França, 2012, 88 min., livre)   Kiriku é chamado para salvar sua aldeia de perigos sobrenaturais e humanos, o que ele faz com muita astúcia e humor, além de uma certa ingenuidade sobre o mundo. Contado pelo seu avô, o Homem Sábio que vive na Montanha Proibida, o filme entrelaça uma coleção de fábulas misturando narrativa tradicional e mitologia com pedaços de humor e sagacidade .
Domingo, 24/4, 11h, grátis. Retirada de ingressos com 30 min. de antecedência.

SEMINÁRIOS DA CRÍTICA
120 Anos de Cinema - Uma Invenção Sem Futuro
Profissionais do cinema discutem temas relevantes referentes a produção cinematográfica.
Quinta-feira, 7/4, 19h30. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. Vagas limitadas.

Audiovisual Brasileiro: perspectivas
Profissionais do cinema discutem temas relevantes referentes a produção cinematográfica.
Sexta-feira, 8/4, 19h30. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. Vagas limitadas.

CINEMA DA VELA
Balanço 2015 – Um olhar crítico sobre a produção cinematográfica do ano
Diretores e críticos de cinema se encontram com o público para uma conversa sobre a produção cinematográfica de 2015.
Quarta-feira, 13/4, 19h30, grátis.

O Documentário e seus gêneros
Como se dá o processo de feitura de um documentário? O contato com o outro, a pesquisa, os modos de apresentar, bem como a edição das falas são questões importantes que envolvem todo esse processo.
Quarta-feira, 20/4, 19h30, grátis.