Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 17 de março de 2014

Variedades: Os Pássaros na tela dos cinemas no dia 20


Filme de Hitchcock fez sucesso na década de 1960


 Luís Alberto Alves

 A partir de quinta-feira (20), estreia em São Paulo uma cópia restaurada em DCP, do clássico Os Pássaros, de Alfred Hitchcock, com Tippi Hedren, Rod Taylor, Jessica Tandy, Suzanne Pleshette no elenco. O projeto de exibição de filmes restaurados, produzido pela Espaço Filmes, de Adhemar Oliveira, dá a oportunidade de ver no cinemas grandes clássicos do cinema, que são exibidos em várias cidades do País.




Economia: Setor têxtil reduz consumo de água


Quantidade de água caiu 90% na produção de roupas


Luís Alberto Alves

 Depois de ter aparecido numa novela global como o vilão do meio ambiente, nos anos 90, o setor têxtil se tornou, na última década, uma referência nacional em  redução e reuso de água na produção, além de utilizar modernas tecnologias para devolver aos rios a água melhor do que quando foi captada.

 Segundo levantamento da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), desde os anos 2000 o setor reduziu em 90% o uso da água na produção, ou seja, dos 100 litros que eram usados para produzir 1 kg de tecido beneficiado, agora são necessários apenas 10 litros de água. Além dessa redução, a água é reutilizada pela fábrica em outras áreas e, após modernos tratamentos de efluentes, devolvida ao meio ambiente até mais limpa.

 “Na indústria têxtil e de confecção, os custos com água e energia elétrica são muito relevantes. Logo, tivemos que nos adaptar a uma realidade mundial, que englobam alterações no processo produtivo, questões econômicas e ambientais. Quem não se adaptou, acabou quebrando”, explicou o presidente da Abit, Rafael Cervone.

 Com o objetivo de fazer com que a sustentabilidade seja uma estratégia de negócio para as empresas desta indústria, a Abit desenvolveu a certificação o Selo Qual, que comprova a conformidade do produto e a forma ética, social e ambientalmente sustentável da produção.





Geral: Chico Bento será embaixador da proteção das nasc




Luís Alberto Alves

 O WWF-Brasil e Mauricio de Sousa Produções vão firmar parceria em defesa do meio ambiente. O personagem Chico Bento será embaixador da proteção das nascentes do Pantanal, região do Estado de Mato Grosso, Centro Oeste, como plano de ação de recuperação e proteção dos rios daquela região.


Geral: Educação capacita professores para prevenção ao racismo, bullying e conflitos escolares


Bulliying é dos problemas nas escolas brasileiras

Luís Alberto Alves

 A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo já conta, no início deste ano letivo, com 2.688 professores especializados em prevenir conflitos. São educadores capacitados para criar ações preventivas nas escolas estaduais e ainda aproximar a comunidade das unidades de ensino em campanhas contra racismo e outras formas de discriminação, bullying, entre outros.
 O projeto, que integra o Sistema de Proteção Escolar presente nas 5 mil unidades de ensino, é chamado “Professor-Mediador”, um modelo pioneiro no País e de sucesso nas escolas paulistas. Implantado em 2010, a atuação deste docente está em ampliação na rede, saindo de 1.156 para os atuais 2.688, um crescimento de 132%. São 370 docentes na Capital, 540 na Grande São Paulo e 1.778 no Interior.

  Uma das funções deste mediador é idealizar projetos que mobilizem a escola para proteger os alunos de fatores de risco e também coibir comportamentos discriminatórios (racistas, homofóbicos, entre outros). Para isso, os professores – que podem ser de qualquer disciplina – passam por capacitação oferecida pela Secretaria, em que aprendem técnicas de justiça restaurativa e a elaborar jogos, dinâmicas, rodas de conversa com as temáticas preventivas, sempre em linguagem jovem e que envolva toda a escola.

  Além do racismo e do bullying, outros temas trabalhados pelos professores-mediadores são indisciplina, uso de álcool e drogas e gravidez na adolescência. Uma das orientações é que os professores utilizem assuntos dos noticiários para abordar as temáticas, como exemplo as manifestações racistas ocorridas no futebol nos últimos dias.



Radiografia de Sampa: Rua Conselheiro Furtado






Luís Alberto Alves

 Francisco Maria de Souza Furtado de Mendonça, conselheiro Furtado, nasceu em Luanda, Angola, África, em 18 de setembro de 1812. Vindo criança para o Brasil adquiriu a nacionalidade brasileira. Em São Paulo estudou Humanidades, Letras Clássicas, e matriculou-se na Academia em 1831 com apenas 17 anos.
A Rua Conselheiro Furtado fica no bairro da Liberdade, Centro de SP

 Bacharelou-se em 1838 sendo nomeado oficial guarda-livros em substituição ao padre Ildefonso Xavier. Defendeu tese em 1839 e, no mesmo ano, por decreto de 26 de outubro, foi nomeado professor substituto da Faculdade.

 Em 1856 foi catedrático de Direito Administrativo. Desde 1851, porém exercia o cargo de delegado de polícia. Escreveu algumas obras sobre Direito, demonstrando larga erudição. Faleceu em 23 de maio de 1890. A Rua Conselheiro Furtado fica no bairro da Liberdade, região central de SP.


Túnel do Tempo: Transferência de capital



Aracaju, capital de Sergipe no Nordeste do Brasil

Luís Alberto Alves


Aracaju: No dia 17 de março de 1855 a capital de Sergipe é transferida para Aracaju, primeira cidade planejada do Brasil.