Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Túnel do Tempo: Reprodução de obra literária vira crime



A polícia apreende mensalmente dezenas de material pirata

Luís Alberto Alves


Baque na pirataria: Em 17 de dezembro de  1980  o ditador brasileiro Figueiredo sanciona a lei 6.895, que considera crime de ação pública a reprodução ilícita de obra literária, artística e científica, incluindo discos e vídeos.

Radiografia de Sampa: Rua Cincinato Braga






Luís Alberto Alves

 Cincinato César da Silva Braga nasceu em Piracicaba (SP) em 1864. Formado em 1886 pela Faculdade de Direito de São Paulo ocupou o cargo de promotor em São Carlos (SP), onde tinha escritório de advocacia.

 Depois entrou na política. Foi eleito várias vezes deputado estadual e federal. No governo de Arthur Bernardes ocupou a presidência do Banco do Brasil. Era expert em assuntos econômicos.

 Lutou pela siderurgia nacional, aperfeiçoamento da pecuária, irrigação do Nordeste e implantação em larga escada de rodovias e ferrovias. Representou o Brasil na Conferência Internacional do Trabalho. Publicou diversos livros sobre pecuária. Morreu no Rio de Janeiro em 1953. A Rua Cincinato Braga (foto) fica no bairro da Bela Vista, Centro.



Geral: Aumento da expectativa de vida do brasileiro pode prejudicar valor de aposentadoria



Mais anos de vida, menos dinheiro no caixa da Previdência Social
Luís Alberto Alves


 Segundo dados divulgados pelo IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros passou de 74,6 anos, em 2012, para 74,9, em 2013. A elevação de três meses na longevidade média parece pequena, mas para o Ministério da Previdência Social, a questão não é tão simples. Os novos indicadores são usados como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social. 

“Os benefícios deverão sofrer redução devido aos novos elementos de cálculo”, explicou Reginaldo Gonçalves, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina. Quando mais as pessoas vivem, maiores são os encargos da previdência, ou seja, os dispêndios governamentais. Como o fator previdenciário leva em conta tempo de contribuição e idade, é presumível a redução dos proventos. 

 O professor também aponta a importância do fator previdenciário para o balanço dos gastos públicos: “Essa situação deve ser muito bem estudada. Se todos contribuírem por 35 anos e quiserem aposentar-se pelo valor integral, sem a utilização dos elementos de cálculo, poderia haver um desequilíbrio muito grande nas contas da Previdência Social”. Segundo Gonçalves, haveria muitos aposentados jovens, com assistência prevista por um período superior a 20 anos. 

Geral: Excesso de iodo pode causar câncer de tireoide


Desde a década de 1950, o sal contém iodo

Redação

 De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), as doenças que atingem a tireoide afetam aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo, sendo que mais da metade dos casos não são diagnosticados. No Brasil, cerca de 15% da população sofre com problemas na tireoide, sendo uma das doenças que mais atinge os brasileiros, principalmente as mulheres, segundo o censo do IBGE.

 A médica Elisabete Fernandes Almeida, parceira da operadora de saúde Care Plus, especializada em Educação em Saúde, explica que a tireoide é uma glândula situada na base da garganta que produz, armazena e libera os hormônios tireoidianos T3 e T4 que, por sua vez, afetam quase todas as células do corpo ajudando a regular o metabolismo. “A tireoide é capaz de interferir no funcionamento de vários órgãos do corpo humano, entre eles, o coração, os rins e o intestino”.

 Para o bom funcionamento da tireoide são necessárias algumas substâncias como o iodo e o cálcio. “O iodo é responsável pela síntese dos hormônios tireoidianos T3 e T4 que atuam no crescimento físico e neurológico, na manutenção do fluxo normal de energia, manutenção da temperatura corporal e de uma série de processos bioquímicos; portanto, são importantes para o funcionamento perfeito de todos os órgãos”, disse.

                                                             A falta e o excesso de iodo
 A falta de iodo na dieta pode causar o hipotireoidismo, síndrome clínica que resulta da deficiência dos hormônios tireoidianos e ocasiona redução dos processos metabólicos no organismo. A médica e parceira da Care Plus, Dra. Elisabete, conta que quando o hipotireoidismo acorre na infância resulta em redução acentuada do crescimento e do desenvolvimento com consequências sérias como o retardo mental. Essa questão é tão importante que, desde 1950, os produtores de sal no Brasil são obrigados a enriquecer o produto com iodo, que também é obtido por meio da ingestão de alimentos como frutos do mar, castanhas, verduras, frutas entre outros.

 Se antigamente a falta de iodo era comum, hoje, um estudo do Ministério da Saúde constatou que os brasileiros estão consumindo iodo em excesso, o que também prejudica o bom funcionamento da tireoide, causando o hipertireoidismo. Com isso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma nova resolução obrigando os fabricantes de sal a diminuírem a quantidade de iodo.

                                                              Doença
 Nos últimos anos, é notável o aumento de casos de câncer de tireoide. Apesar dos métodos de diagnóstico terem avançado, alguns cientistas consideram que o iodo pode ser um dos fatores de risco para o aumento da incidência da doença. O câncer do tipo papilífero, que corresponde a 80% dos casos, parece ter relação com a ingestão excessiva de iodo.

 Segundo a médica Elisabete, outras pesquisas são necessárias para comprovar essa relação. “Enquanto isso é melhor obter o iodo através de alimentos ricos no mineral em vez de abusar do sal. Invista nos peixes de água salgada, que também contêm ômega-3 e minerais como o selênio e o magnésio. Frutos do mar, abacaxi e vegetais verdes-escuros também têm boas quantidades de iodo”, indicou.   


Geral: Médico aconselha visitar oftalmologista para começar 2015 enxergando bem



Doenças oculares podem prejudicar vida pessoal e profissional

Redação

 Ano velho acabando e perspectivas para o novo ano se renovando. Nessa época, é comum rever atitudes e planejar mudanças. As famosas resoluções de ano novo podem incluir emagrecimento, prática regular de atividades físicas, contato com antigos amigos, e muito mais. No entanto, muitos se esquecem de algo importantíssimo: planejar a manutenção da saúde, principalmente a dos olhos.

 De acordo com o oftalmologista Richard Yudi Hida, para manter a saúde dos olhos é necessário fazer uma análise detalhada periodicamente, pois algumas doenças oculares são assintomáticas ou silenciosas. “Os olhos são compostos por estruturas frágeis e exigem cuidados frequentes. O check-up ocular consiste em uma avaliação clínica de rotina no consultório que inclui a acuidade visual, avaliação da pressão ocular, exame microscópico dos olhos e exame do fundo de olho. Muitas doenças oculares são silenciosas e podem progredir rapidamente, independentemente da idade. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de evitar cegueira”, alertou o especialista.

Quando deve ocorrer a consulta
O primeiro exame oftalmológico de rotina deve ser realizado logo no berçário (o Teste do Olhinho) e, depois, sugere-se aos pais que levem a criança ao oftalmologista a cada ano. “Mas se a criança se queixar de dor de cabeça ou mal estar após algum esforço visual, apresentar desinteresse por leitura, franzir a testa para enxergar objetos distantes ou se aproximar muito de cadernos e livros para ler, é hora de procurar um profissional, pois problemas oculares não tratados podem afetar o aprendizado”, alerta Hida. Na adolescência, os jovens costumam apresentar sinais de cansaço visual e dor de cabeça. Nessa fase é comum o aparecimento de alterações refrativas, como Astigmatismo, Miopia e Hipermetropia. “Quase todas elas podem ser corrigidas com uso de óculos”, disse.

 Já na fase adulta, as pessoas devem redobrar a atenção à saúde dos olhos. Após os 40 anos, os indivíduos ficam mais suscetíveis às doenças que podem causar cegueira irreversível. Os diabéticos também devem ficar atentos, pois são mais vulneráveis às complicações oculares como a Retinopatia Diabética, que é umas das principais causas de cegueira no mundo. “Ao completar 40 anos, sugere-se que as visitas sejam a cada um ano e, a partir dos 60, o check-up oftalmológico deve acontecer com mais frequência, dependendo da doença. O cuidado com nossos olhos é um hábito que devemos manter desde o nascimento. Os exames oftalmológicos garantem a manutenção de uma boa qualidade visual e qualidade de vida, portanto, não deixe de realizá-los periodicamente”, aconselhou o médico.






Variedades: Tomorrowland lança livro em homenagem a festival




Festival completa dez anos e livro trás sua história

Redação

 Uma jornada por 10 anos do Tomorrowland contada através de fotos, histórias, códigos secretos, "gadgets" e entrevistas exclusivas com os maiores DJ’s do festival: Armin Van Buuren, Dimitri Vegas & Like Mike, Dave Clarke, David Guetta, Moby, Netsky, Martin Solveig, Yives V., Steve Aoki e muitos outros. E mais: os chefs por trás da fantástica comida servida no Tomorrowland revelam suas receitas.

 Uma visão detalhada e única sobre o mundo do Tomorrowland. O livro "We Are Tomorrow" (Nós Somos o Amanhã) é vendido pelo site belga do festival com entrega em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. Quem comprar o livro também receberá artigos oficiais do Tomorrowland: um manifesto em pergaminho, uma mandala, cartões postais e muitas outras surpresas.

 O Tomorrowland teve um impacto marcante no cenário global de festivais. Ele é reconhecido globalmente pela sua riqueza de detalhes e organização perfeitamente orquestrados. O livro busca mostrar a atmosfera mítica, a magia de contos de fada, o alto astral das pessoas, a história do ‘Povo do Amanhã’ e todas as pequenas coisas que fazem esse festival tão popular. O único livro oficial do Tomorrowland.

"We Are Tomorrow"
ISBN 9789401418133
Capa Dura
240 páginas
Escrito em inglês
€ 39,99
Vendas no site: 
http://store.tomorrowland.com/ 

                                                                    Tomorrowland Brasil

 Realizado na Bélgica desde 2005, o Tomorrowland é hoje considerado um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo. A ID&T, organizadora oficial do evento, se une à Plus Talent para trazer a edição brasileira do festival, segunda a ser realizada fora de seu país natal.


 O Tomorrowland Brasil acontece entre os dias 01 e 03 de maio de 2015, na cidade de Itu, em São Paulo, com o tema "The Book of Wisdom". O festival será uma experiência completa: desde a pequena cidade que se forma no festival, a Dreamville, onde fãs do mundo inteiro vivem juntos por 5 dias toda a magia do evento, até uma oferta gastronômica diversificada, que vai dos tradicionais sanduíches a pratos preparados por chefs estrelados. E claro, a música! Serão seis palcos reunindo o melhor da cena eletrônica mundial.

Variedades: Natal e Réveillon em Nova York

Nova York é a pedida para quem gosta de passar Natal e Ano Novo sob neve

Redação

 A churrascaria Plataforma é deliciosamente urbana, aconchegante, elegante e badalada. E com todas aquelas especialidades das mesas natalinas irresistíveis tanto nas tradições americanas como nas brasileiras. Assim o natal na Plataforma é uma maneira romântica, familiar e de muito bom gosto para se estar neste final de ano na Big Apple.

  E com aquele toque de classe do Brasil, onde todos se sentem “um pouco em casa”! Dias 24 de dezembro e 31 de dezembro de 2014 a Plataforma encerra os serviços do dia às 9:00 P.M., ou seja 21h. Já no dia de Natal, o tão amado e celebrado Christmas americano, a Plataforma estará em operação do meio dia até a meia noite (US$ 62,95 por pessoa, preço único)