Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Túnel do Tempo: Jimmy Carter visita Cuba



Carter e o ditador Fidel Castro

Luís Alberto Alves

Viagem a Ilha:  No dia 13 de maio de 2002, o presidente Jimmy Carter visita Cuba, tornando-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a colocar os pés naque país, durante ou depois do mandato, desde a revolução que levou Fidel Castro ao poder em 1959.

Radiografia de Sampa: Avenida Cidade Jardim




A Avenida Cidade Jardim fica na Região dos Jardins, Zona Sul de SP


Luís Alberto Alves

 A denominação desta avenida foi sugerida pela própria "Companhia Cidade Jardim" que projetou e abriu este loteamento, bem como outros na mesma região. Daí o nome de Cidade Jardim para o bairro. O termo “cidade jardim” representa um conceito de bairros ou loteamentos lançados na Inglaterra no século XIX, conhecidos como garden city.

 Em São Paulo a empresa a Cia. City criou o primeiro bairro “jardim” em 1912, mais tarde conhecido como Jardim América. A Avenida Cidade Jardim, que fica na região dos Jardins, Zona Sul de SP, foi aberta na década de 1920.


Geral: começo de semana com muita chuva no Nordeste





Em Pernambuco será difícil ir à praia por causa das chuvas

Redação

 Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e a recente passagem de uma frente fria pelo litoral da Bahia espalharam nuvens carregadas sobre o Nordeste. Segundo a Climatempo, fortes pancadas de chuva volumosa já foram observadas na madrugada e começo da manhã desta segunda-feira (12) e a previsão é de mais chuva no decorrer do dia, em grande parte da região.

 O Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 54 mm de chuva em Chapadinha, no norte do Maranhão, apenas entre 4h e 8h. Em Fortaleza, capital do Ceará, choveu 19 mm entre 6h e 7h, mas o acumulado entre 8 horas do domingo (11) e 8 horas de hoje (12) já chegava aos 45 mm. Maceió, capital de Alagoas, estava com chuva moderada, às 8 horas.

As áreas de instabilidade que estão sobre o Nordeste podem provocar chuva moderada à forte hoje nas capitais Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina e São Luís.


Geral: Alerta para prevenção de diarréia suína




A doença ataca porcos e foi descoberta em 1971 na União Europeia


Luís Alberto Alves

 Descoberta em 1971 na União Européia, a Diarréia Epidêmica Suína (PEDv) se espalhou pela Europa e Ásia nos anos seguintes e, recentemente, foi detectada pela primeira vez nos Estados Unidos, México, Peru e Colômbia, de acordo com divulgação realizada em abril pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A doença, causada por um coronavírus, possui características epidêmicas e gera preocupação nos produtores por sua alta taxa de mortalidade que, em certos grupos suínos, pode atingir níveis de 80% a 100% da população infectada.

 A PEDv apresenta sintomas semelhantes aos da Gastroenterite Transmissível (TGE), como diarréia aquosa, vômito, desidratação, falta de apetite, cólica e/ou dor abdominal e, nos surtos mais agudos e graves, depressão e letargia. A doença também apresenta um tempo de incubação maior, que pode variar de três a quatro dias. A transmissão ocorre via fecal/oral ou via fômites e os animais infectados podem transmitir a doença em um período que varia de sete a nove dias. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o vírus é fatal apenas para suínos jovens e não representa ameaça à saúde humana ou à segurança dos alimentos.

 Ainda não existe vacina aprovada contra o vírus PEDv nos Estados Unidos e Europa. No entanto, é importante que os produtores brasileiros adotem programas de biosseguridade para prevenir a disseminação da doença no país. Entre estas iniciativas, está o uso de produtos que promovam a total limpeza e desinfecção dos ambientes mais suscetíveis à contaminação, como instalações de criação, abate e transporte, assim como recipientes de água e comida.

 Uma das soluções mais eficazes para desinfecção dos ambientes utilizados para criação animal é DuPont™ Virkon® S, reconhecido globalmente e presente no mercado há 25 anos. A linha de desinfetantes oxidantes é dirigida ao mercado de suínos e aves, combatendo mais de 500 patógenos causadores de doenças, inclusive diversos coronavírus. DuPont™ Virkon® S estabeleceu novos padrões em diversos aspectos da biosseguridade, sendo o desinfetante recomendado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para fortalecer os planos de contingência de doenças.

 Outras iniciativas importantes para prevenção da doença incluem o cuidado com a introdução de novos animais no rebanho, que devem ser de origem certificada e confiável, e mantidos isolados dos demais por, pelo menos, 15 dias. Além disso, é necessário extremo controle de acesso aos criatórios, garantindo que pessoas e veículos que possam ter passado por outros locais de criação sejam devidamente limpos e desinfetados. No caso da identificação de quaisquer sinais clínicos compatíveis com a PEDv, o criador deve imediatamente procurar o veterinário do serviço oficial (federal ou estadual) para realização dos exames laboratoriais que comprovam a doença e adoção das medidas de controle para evitar a disseminação do vírus.

Geral: Síndrome metabólica é o mal do século 21




Michael Douglas, no filme "Um  dia de Fúria" interpreta um executivo com síndrome metabólica

Luís Alberto Alves

 Muitas pessoas podem não reconhecer pelo nome, mas a síndrome metabólica faz parte da vida de milhões de brasileiros. Classificada como o mal do século, o problema afeta, principalmente, os moradores das grandes cidades. Isso porque é gerado pelo estresse, má alimentação e sedentarismo, típicos de uma rotina atribulada na metrópole. O resultado da falta de cuidados com a saúde é um distúrbio na utilização da insulina fabricada pelo organismo, o que lev a ao diabetes, hipertensão e colesterol alto. Combinadas, as doenças aumentam em 2,5 vezes o risco de mortalidade por um problema cardiovascular, como acidente vascular cerebral e infarto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão.

 "A síndrome metabólica acompanha as transformações da sociedade. O ingresso das mulheres no mercado de trabalho, a facilidade de acesso ao fast food e a utilização de eletrodomésticos que facilitam as atividades rotineiras da casa, mas contribuem com o sedentarismo, fizeram com que a doença se tornasse cada vez mais prevalente. Como as mulheres têm uma predisposição maior à obesidade, estima-se que a síndrome metabólica afete 40% delas em todo o mundo, enquanto o índice de homens que desenvolvem o problema fica em 28%", explicou a geriatra da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Lúcia Eid.

 Segundo a especialista, os sinais de alerta do desenvolvimento da doença são as alterações nos níveis de glicemia, colesterol, pressão arterial e gordura corporal. "Em jejum, a glicemia deve estar abaixo de 110mg/dL. O HDL, considerado o bom colesterol, precisa estar acima de 40 mg/dL em homens e ser superior a 50 mg/dL em mulheres, o mau colesterol, chamado LDL, deve estar abaixo de 150 mg/dL e a pressão arterial precisa ser mantida em 12 por 8. Além disso, a circunferência abdominal dos homens não deve ultrapassar os 102 centímetros e, das mulheres, 88", detalhou.

 A síndrome metabólica não tem cura, apenas controle. Por isso, para prevenir a doença, é importante manter uma alimentação saudável e ter uma vida ativa. "Não basta frequentar a academia. É preciso inserir atividades físicas durante o dia, como preferir a escada ao elevador, estacionar o carro um pouco mais distante do local de destino para que possa caminhar alguns minutos a mais, optar por atividades de lazer com movimento, como passar um dia no parque a assistir a uma sessão de cinema", sugeriu a especialista.

                                                                        Cuidado
A vida moderna impactou não só os adultos, mas também as crianças. "O lazer se tornou passivo, baseado em jogos eletrônicos e televisão, e a alimentação desregrada dos pais foi transferida aos filhos. Com isso, a síndrome metabólica, classificada anteriormente como uma doença própria da Terceira Idade, passou a ser diagnosticada, cada vez mais, em crianças e adolescentes. O problema é que, quanto mais jovem, maior é o risco de morte", alertou.


Geral: Site Beleza e Saúde revela as sete piores dicas de dieta





A falta de informação dificulta dieta saudável


Redação

 Outro dia, já desbancamos alguns mitos do fitness, agora é hora de examinarmos algumas "dicas de dieta" bem questionáveis que encontramos por aí. Quando se fala em nutrição, é importante desbancarmos alguns mitos… vamos lá?

1. "Evite gorduras"
Nem toda gordura é prejudicial. Enquanto gorduras em cookies, "chips" e carne em exagero podem aumentar o colesterol e o risco de certas doenças, existem também as "gorduras boas". Castanhas, abacate e salmão, por exemplo, são riquíssimos em gorduras e protegem seu coração e sua saúde em geral. E, sim, quando inseridos em uma dieta saudável, essas gorduras facilitam seu emagrecimento.
2. "Calorias são todas iguas, e você deve contá-las!"
qualidade das calorias é um elemento mais importante na dieta: os nutrientescontidos nos alimentos impactam muito sobre como o organismo reagirá às calorias desses alimentos. Calorias são bem diferentes umas das outras: 50 calorias de maçã vão causar um efeito completamente diferente no seu organismo que 50 calorias de batata frita! A contagem de calorias pode, sim, ser uma ferramenta interessante para você entender mais sobre sua alimentação, mas fica por aí. Ela nunca deve ser tomada de forma isolada para determinar a sua dieta.

3. "Beba muito suco de frutas"
Enquanto ainda muito melhor que refrigerante, juntar tudo que você deveria comer de frutas em um dia e colocar tudo em um suco, também não é uma grande ideia. São dois problemas. O primeiro, é que as fibras da fruta se perdem. O segundo é a quantidade de frutas ingeridas ao mesmo tempo, que sobrecarregam o organismo com açúcar. O melhor é sempre comer as frutas ao natural. Se for fazer um suco, use apenas 1 ou 2 frutas no máximo, de preferência sem coar para não perder completamente as fibras.
4. "Para emagrecer, coma o menor número de calorias possível"
Quando você corta drasticamente o número de calorias que consome, seu corpo entra em "modo econômico", ou seja, seu metabolismo desacelera e ele começa a conservar mais energia. Se o seu objetivo é perda de peso, uma dica é focar em alimentos nutritivos e cortar não mais do que 500 calorias diárias, sempre associados a exercícios físicos (em geral, isso vai promover um emagrecimento saudável de 0,5 quilo por semana.

5. "Pare de ‘beliscar’ comida durante o dia"
Comer em pequenas porções e de forma frequente é uma excelente maneira de controlar a fome, e fazer melhores escolhas nutricionais. O grande problema é o tipo de comida: troque os biscoitos e guloseimas por opções mais inteligentes como castanhas, frutas e iogurte. Os alimentos certos, quando consumidos de forma regular, mantêm o seu nível de energia sempre alto ao longo do dia. É importante aprender a “ouvir seu corpo”, e não simplesmente comer por que “está na hora” (cuidado com a falsa fome!).

6. "Para diminuir o colesterol, evite ovos"
Vamos quebrar esse mito de uma vez por todas. O ovo é um alimento praticamente perfeito, muito saudável. E, contrário ao mito, de acordo com estudos mais recentes o ovo pode até melhorar o HDL (“colesterol bom”). Ele melhora a saúde do cérebro, do fígado, reduz inflamações, contém proteínas e muitas vitaminas. Enfim, incluir de 4 a 6 ovos por semana é uma excelente pedida para a saúde!
7. "Adoçantes artificiais são um grande substituto ao açúcar"
Para quem acha que está fazendo um grande bem ao substituir o refrigerante normal pelo diet, saiba que não é à toa que essa porcaria lidera o ranking dos piores alimentos do mundo. Além de todos os problemas conhecidos associados a adoçantes como o aspartame (ansiedade, compulsão alimentar, depressão, enxaqueca, entre muitos outros), um estudo recente mostrou que o consumo prolongado aumenta o risco de diabetes tipo 2 em 67%. Se não quiser abandonar o açúcar, prefira substituí-lo quando possível por aduçantes naturais, como stevia ou mel.
E você? Já caiu em alguma dessas? Conhece alguma outra “dica infalível” que merece estar nessa lista? As 7 Piores Dicas de Dieta


Política: Relatório com medidas para jovens infratores deixa de fora maioridade penal




Redução penal ficou de fora do relatório
Luís Alberto Alves
 A redução da maioridade penal não estará no relatório da comissão especial que avalia propostas de mudanças no sistema de medidas socioeducativas para jovens infratores (Projeto de Lei 7.197/02, do Senado, e apensados). Esse e outros pontos do texto a ser apresentado no próximo dia 21 foram adiantados pelo relator da matéria, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).
 De acordo com o parlamentar, o espírito do parecer é, em vez de reduzir a idade penal, aumentar a punição aos infratores. Mesmo sem o dispositivo mais polêmico, o texto ainda sofre críticas de deputados.
                                                                    Mudanças
 O relatório vai propor alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90), como o aumento de três para oito anos do tempo máximo que internação de adolescentes de 16 a 18 anos que cometerem infrações equivalentes a 
crimes hediondos.
 Nas propostas que estavam em avaliação, havia a sugestão de que jovens que cometerem infrações equivalentes a crimes hediondos não fossem mais réus primários quando passassem para a vida adulta. Também havia previsão de dar ao infrator a pena com o mesmo tempo da punição que um adulto receberia se ele cometesse o crime. Essas medidas, porém, não foram acatadas pelo relator.
                                                                       Divergências
 Parte dos deputados da comissão especial não concorda com a proposta como um todo, por isso, optou por obstruir a apresentação do relatório na reunião marcada para a última quarta-feira (7). A manobra impossibilitou a apresentação do parecer, agora prevista para dia 21.
 “Essa proposta está abrindo a porteira para a redução da maioridade penal, para entupir as nossas cadeias apodrecidas também com jovens, com adolescentes. Vamos apostar em um modelo de encarceramento que já provou não dar certo? Precisamos é garantir os direitos que não foram dados a esses jovens: educação, saúde, entretenimento”, argumentou o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Nilmário Miranda (PT-MG), um dos que não foram à reunião de ontem.
 O parlamentar lembra que o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase – Lei 12.594/12) já prevê melhorias no atendimento e ressocialização de jovens infratores. “Os Estados nem chegaram a implementar na totalidade e já estão querendo mudar? É preciso mudar o sistema e não a lei”, afirmou.
 Miranda já adiantou que, se houver quórum na comissão especial e permitir a avaliação do relatório, ele vai apresentar um voto em separado com conteúdo oposto ao texto de Carlos Sampaio.
                                                                      Defesa do projeto
 Para o relator da comissão especial, aumentar o tempo de internação significa “mais tempo também para ressocialização”. Sampaio acescrenta que a medida também terá um efeito “inibitório”.
 “Há uma grande divergência na Câmara se deve haver ou não a diminuição da maioridade penal. Eu, particularmente, sou favorável à redução. Mas como ela ainda não é possível, estamos dando uma resposta tanto ao adolescente que pratica um 'crime' grave quanto à sociedade que aguarda uma ação por parte dos legisladores”, concluiu.


Variedades: Mauricio de Sousa lança novos livros da Turma da Mônica Jovem



 
O livro traz a Monica jovem

Luís Alberto Alves

 Os personagens da Turma da Mônica Jovem, de Mauricio de Sousa, ilustram Você e Suas Escolhas para Garotas e Você Suas Escolhas para Garotos, livros que abordam a fase da adolescência, escritos por Antônio Carlos Vilela e publicados pela Editora Melhoramentos. Uma sessão de autógrafos com os autores acontecerá no dia 17 de maio, às 15 horas, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, Zona Sul, em São Paulo.

 Segundo Vilela, é comum que rapidamente os jovens se distanciem de seus sonhos e desejos com a entrada na vida adulta. Os livros sugerem que os adolescentes organizem seus desejos e projetos de vida, para que eles possam se concretizar. Nos dois volumes, é sempre reforçada a ideia de que, para se obter sucesso, é necessário manter uma atitude jovem e o foco em seus objetivos.

  Tudo isso e muitas outras dicas e sugestões, ilustradas com os queridos personagens da Turma da Mônica Jovem, que, em sua adolescência, passam pelos mesmos conflitos dos leitores.

 Os livros já lançados da Turma da Mônica Jovem venderam juntos cerca de 200 mil cópias, sendo Coisas Que os Garotos Devem Saber Coisas Que os Garotas Devem Saber, também publicados pela  Melhoramentos, responsáveis por 100 mil cópias.


Variedades: Clarice Lispector é tema de três programas inéditos no SescTV





Clarice foi escritora e jornalista


Redação

Diferentes aspectos da vida e da obra da escritora Clarice Lispector compõem programação especial que o SescTV exibe nos dias 23/05 e 29/05. Autora de romances, contos, entrevistas e colunas de jornais e revistas, Clarice é tema de três programas inéditos no canal: o documentário De Corpo Inteiro – Entrevistas, no dia 23/05, sexta, às 23ho curta-metragem O Ovo, inspirado no conto O Ovo e a Galinha, exibido na sequênciae, no dia 29/05, quinta, às 21h, a entrevista Panorama,concedida pela escritora em 1977, à TV Cultura de São Paulo.

 Baseado no livro Entrevistas, o documentário De Corpo Inteiro – Entrevistas é dirigido pela sobrinha-neta de Clarice, Nicole Algranti. O filme reproduz entrevistas realizadas pela escritora com autores da literatura brasileira como Nelson Rodrigues, Fernando Sabino, Rubem Braga e Jorge Amado. Clarice é interpretada pelas atrizes Aracy Balabanian, Beth Goulart, Leticia Spiller e Dora Pellegrino. Além disso, o documentário refaz algumas entrevistas conduzidas por Clarice com personalidades como Oscar Niemeyer, Tônia Carrero, Elke Maravilha e Nélida Piñon.

 Clarice Lispector procurava conduzir a entrevista para um bate-papo casual, entre amigos. Muitas vezes os temas abordados eram mais filosóficos, como o amor, a morte, a amizade, o processo de criação. “O que é o amor para você?” era uma pergunta recorrente nas entrevistas de Clarice Lispector.

 O curta-metragem O Ovo, também dirigido por Nicole Algranti, é inspirado no conto O Ovo e a Galinha da escritora. Com narração de Maria Bethânia, o curta-metragem em preto-e­branco retrata de forma poética o tema ancestral da criação dos seres, tendo como símbolo a figura de um ovo.

 Em entrevista ao programa Panorama, da TV Cultura, em 1977, Clarice fala sobre a família, o início da carreira, a produção na adolescência, o processo de criação, o fato dela se considerar uma amadora, a produção infantil, a compreensão do público da sua obra, o contato com os estudantes e o processo de criação.

 Clarice começou muito jovem a escrever, com sete anos já inventava histórias. Na adolescência a autora descreve sua produção como: “caótica, intensa e inteiramente fora da realidade da vida”.

 Em sua carreira como jornalista escreveu para diversos jornais como o Jornal do Brasil, Última Hora e revista Manchete. Como escritora lançou livros infantis e adultos, clássicos como A Hora da EstrelaA paixão Segundo G.H, Laços de Família, entre outros.

                                                                       SescTV
 Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é pontuada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:
Especial Clarice Lispector

De Corpo Inteiro - Entrevistas
Exibição: 23/05, sexta, às 23h
Reapresentação: 27/05, terça, 1h
Direção: Nicole Algranti
Produtora: Tabocca Produções
Duração: 67’
Classificação indicativa: 10 anos

O Ovo
Exibição: 23/05, sexta, 24h10
Reapresentação: 27/05, terça, 2h10
Direção: Nicole Algranti
Produtora: Tabocca Produções
Classificação indicativa: 12 anos

Panorama
Exibição: 29/05, quinta, às 21h
Reapresentação: 30/05, sexta, 24h30
Direção de TV: Reginaldo A. Figueira
Produção e Apresentação: Julio Lerner
Produtora: TV Cultura
Classificação indicativa: Livre


Para sintonizar o SescTV:
Canal 138, da Oi TV
Ou consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/aovivo