Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Veículos: Monroe esclarece mitos e verdades sobre amortecedores




Atitudes e conceitos equivocados podem comprometer a segurança e o conforto do veículo


Luis  Alberto Alves/Hourpress

Itens de segurança necessitam de atenção especial por parte dos proprietários de veículos. E os amortecedores fazem parte desse rol de componentes, sendo responsáveis por controlar a movimentação das molas da suspensão e manter os pneus em contato permanente com o solo. Desse modo, a peça assegura estabilidade, boa dirigibilidade e conforto aos passageiros. Contudo, nem todos os motoristas sabem como cuidar corretamente da suspensão, ou já ouviram muitas informações desencontradas. Para auxiliá-los, a Monroe, empresa líder no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, lista alguns mitos e verdades.

Deve-se passar por lombadas na diagonal
Mito. Embora a recomendação seja comum, ao passar por lombadas ou valetas na diagonal, esse deslocamento gera forças laterais na movimentação dos componentes, podendo acarretar folgas excessivas, ruídos, empenamentos e, em situações mais graves, o travamento total das peças. Para preservar os amortecedores e a suspensão, o correto é passar com o veículo em linha reta.


Prazo de troca a cada 40 mil km rodados
Mito. “Algumas pessoas tendem a esperar o prazo de 40 mil km rodados para realizar a manutenção dos amortecedores. Porém, o desgaste será maior em carros que rodam sempre por vias mal pavimentadas ou em condições severas de uso, como táxis e veículos de transporte”, afirma Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da Tenneco. Nesses casos, a revisão deve ser feita, periodicamente, no máximo a cada 10 mil km, ou conforme recomendação da montadora.


Trocar os amortecedores sempre aos pares 

Verdade. Ao trocar apenas um amortecedor, utilizando uma peça nova e outra usada, haverá um desequilíbrio, capaz de prejudicar a dirigibilidade do veículo. Como resultado, o motorista notará perda de eficiência. O ideal é substituir sempre os pares em cada eixo ou, se possível, realizar a manutenção de todo o conjunto.


Peças recondicionadas têm a mesma eficiência

Mito. Peças recondicionadas não passam pelo mesmo processo de produção, que garante a qualidade e a segurança. Em geral, elas recebem apenas nova pintura e melhorias estéticas, além de utilizarem lubrificante diferente do recomendado. Por isso, podem apresentar eficiência bem menor quando comparadas às peças originais. A orientação é usar sempre amortecedores novos e desconfiar de preços muito baixos.


Maior desgaste leva a menor conforto dentro do carro

Verdade. Amortecedores em más condições causam balanços e trepidações excessivas, dificultando as manobras. “Testes realizados pela Monroe apontam que um equipamento com 50% de desgaste eleva em 26% o cansaço do motorista, o que pode causar acidentes graves”, alerta Caretta.


Amortecedor em mau estado causa aquaplanagem

Verdade. Um conjunto em mau estado não garante contato permanente entre os pneus e o solo. Em dias chuvosos, isso permite a formação de uma camada de água entre eles, processo conhecido como aquaplanagem. Testes realizados pela Monroe apontam que amortecedores com 50% de desgaste começam a aquaplanar a velocidades a partir de 109 km/h, enquanto amortecedores novos podem perder aderência somente ao ultrapassar os 125 km/h.


Problema na suspensão aumenta a distância de frenagem

Verdade. A frenagem tem relação direta com o estado de conservação da suspensão. Testes realizados pela Monroe comprovam que amortecedores com 50% de desgaste aumentam a distância de frenagem em até 2,6 metros, a uma velocidade de 80 km/h.


Amortecedores desgastados interferem em outros componentes

Verdade. Muitos motoristas acreditam que o estado dos amortecedores não interfere nos demais componentes do veículo. Como o trabalho da suspensão é resultado da ação de vários componentes diferentes, quando um deles se desgasta, acaba sobrecarregando os outros.


Sistema de iluminação pode provocar acidentes

O balanço excessivo causado pelos componentes desgastados produz oscilações no feixe de luz dos faróis, podendo ofuscar a visão dos condutores que trafegam em sentido oposto e provocar acidentes.


Maresia e amortecedores não têm relação

Mito. A maresia ocasiona oxidação e corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão. Para evitar este problema, ao retornar do litoral, o automóvel deve ser lavado no mesmo dia ou o mais breve possível. A lavagem precisa ser feita com shampoo automotivo, ou água e sabão neutro, incluindo a parte inferior do veículo.


Blindagem requer cuidado extra

Verdade. A blindagem, conforme os níveis disponíveis, acrescenta até 250 kg ao peso do veículo, aumentando o esforço e, consequentemente, o desgaste de componentes como os amortecedores. Como não há peças específicas para esses automóveis, a Monroe recomenda fazer revisões periódicas no sistema, no máximo, a cada 10 mil km rodados.


Peso não interfere

Mito. Ao viajar, é comum colocar todas as malas e passageiros no veículo, sem atenção ao limite de carga do modelo. Extrapolar esse limite, descrito no manual da montadora, compromete a dirigibilidade e o conforto, colocando todos os ocupantes em perigo. Tenha cuidado ao distribuir o peso de forma igualitária no porta malas, evitando diferenças de altura entre os lados da suspensão.


Barro ressecado compromete a suspensão
Verdade. Depois de rodar por estradas de terra ou enlameadas, é preciso lavar o veículo, principalmente na parte inferior. Sujeiras e detritos, como o barro ressecado, comprometem o funcionamento dos amortecedores caso entrem em contato com a haste ou retentor da peça.


Monroe inventou o amortecedor

Verdade. O componente foi idealizado pela Monroe em 1926, atenta à demanda dos motoristas por maior conforto e controle. A empresa criou o precursor dos amortecedores, um eliminador de choques e vibrações, que substituiu as molas dos veículos de passeio da época. O equipamento foi desenvolvido a partir do sistema de bombas de ar para pneus, com uma peça hidráulica e um pistão vertical interno. O sistema foi uma grande inovação da indústria automobilística e, mais de 90 anos depois, a Monroe ainda é reconhecida globalmente pela inovação, qualidade e tecnologia de seus produtos.
Mais informações sobre os produtos Monroe podem ser consultadas por meio do serviço de relacionamento com o cliente no telefone 0800-166-004 ou através do site www.monroe.com.br.

Variedades: Receita de Bolo de mel com amendoim



Redação/Hourpress

Ingredientes
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara (chá) de mel
  • 1/3 xícara (chá) de óleo
  • 1/3 xícara (chá) de leite
  • 1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1/3 xícara (chá) de amendoim torrado e picado sem pele
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
  • Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar
  • Amendoim torrado e picado sem pele para decorar
Calda
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 1/2 xícara (chá) de água
Recheio e cobertura
  • 200g de cream cheese
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de confeiteiro
Modo de preparo
  • Bata no liquidificador os ovos, os açúcares, o mel, o óleo, o leite e a farinha até homogeneizar.
  • Misture o amendoim e o fermento com uma colher e despeje em uma fôrma de 22cm de diâmetro untada e enfarinhada.
  • Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar.
  • Deixe amornar e desenforme.
  • Para o recheio e cobertura, bata o cream cheese com o mel e a manteiga em velocidade baixa na batedeira até ficar homogêneo.
  • Sem parar de bater, polvilhe com o açúcar aos poucos, até homogeneizar.
  • Corte o bolo ao meio no sentido do comprimento e coloque uma parte em um prato.
  • Regue com metade dos ingredientes da calda dissolvidos, espalhe metade do creme e cubra com a outra massa.
  • Regue com o restante da calda e cubra todo o bolo com o creme.
  • Decore com amendoim e leve à geladeira por 2 horas antes de servir.
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 60 minutos (+ 2 horas de geladeira)

Economia: Conheça a programação da 6ª Edição da TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2019


Principal feira do país voltada à indústria de áudio, vídeo, iluminação, automação e sistemas profissionais integrados será entre 2 e 4 de Abril


Redação/Hourpress

Com o objetivo de reunir os melhores distribuidores e fabricantes nacionais e internacionais do setor AV, além de sinalização digital, automação residencial, iluminação e domótica, a TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2019 (TMI), promovida pela Latin Press, Inc. e a AVIXA - The Audiovisual and Integrated Experience Association - chega a sua 6ª edição repleta de novidades para compartilhamento de conhecimento e networking.

A maior feira da indústria de áudio, vídeo, iluminação, automação e sistemas profissionais integrados do país acontecerá entre os dias 2 e 4 de Abril, das 13h às 20h, em novo local. Dessa vez, o Transamerica Expo Center sediará o importante encontro.

O público-alvo são os profissionais de empresas integradoras de Áudio, Vídeo e Iluminação, usuários finais de mercados verticais, englobando comércio, educação, governo, igrejas, setores automotivo, de transporte, corporativo, de saúde, hoteleiro, casas de shows, bares, restaurantes e centros de convenções.

O evento também é destinado a administradores e proprietários de grandes instalações, empresas organizadoras de eventos, de locação de equipamentos, de comunicação e relações públicas, além de engenheiros elétricos e de som e projetistas de Áudio e Vídeo. 

Com uma trajetória de sucesso no país, a TMI se consolidou como o melhor lugar para conhecer as tendências mundiais, já que traz as novidades apresentadas nos principais eventos do setor mundialmente.  Isso porque, a TMI faz parte do circuito Latino Americano da TecnoMultimídia InfoComm de feiras integradas de áudio/vídeo profissional no Brasil, Colômbia e México. Além disso, a AVIXA é a organizadora das feiras InfoComm no mundo todo.

“A TMI Brasil continua sendo a única feira para o mercado profissional de áudio e vídeo no Brasil e conta com a participação do maior número de fabricantes, distribuidores e integradores protagonistas do setor de AV local. É como visitar várias feiras em uma. As inscrições já estão abertas. Além do extenso programa de conferências, haverá treinamentos sobre LED e a apresentação das novidades das empresas expositoras”, comenta Victor Alarcón, Project Manager do evento.

Na edição passada, que reuniu mais de cinco mil pessoas, muitos visitantes buscavam no evento potenciais fornecedores, enquanto outros foram conhecer novas tecnologias e conceitos e, além disso, havia também quem estava procurando oportunidades para estabelecer parcerias estratégicas. Todo esse interesse gerou resultados positivos, o que concretizou vários negócios durante a feira.

De forma simultânea, na TMI será realizado o Congresso LatinDisplay 2019, maior evento voltado à emergente tecnologia de exibição eletrônica de informações da América Latina, dando continuidade ao foco da Society for Information Display (SID) na comunidade de tecnologia de displays.

O encontro, que acontecerá em 4 de Abril, das 14h30 às 19h15, visa engajar cientistas, professores, estudantes, engenheiros, técnicos e público em geral interessados em aprender sobre aplicativos e dispositivos eletroforéticos de vídeo, LCDs, LEDs, OLEDs, PMOLEDs e 3D.

Os visitantes poderão conhecer as novidades em displays para aplicativos, como a Realidade Aumentada e Virtual (Augmented Reality, AR / Virtual Reality, VR), Inteligência Artificial (Artificial Intellingence, AI) e Displays Emergentes, como OLED flexível, ePaper refletivo e microLEDs.

Para o evento estão agendadas estreias mundiais de novas tecnologias de realidade simulada, o que deve atrair criadores de conteúdo de VR / AR, de aplicações comerciais e industriais, entretenimento, médicas e militar.

Summits

O já consolidado programa de conferências e summits da TecnoMultimídia InfoComm também reservou importantes novidades ao trazer uma série de palestras especializadas e que serão apresentadas por mais de 50 renomados especialistas de mercado de variados segmentos de negócios.

Os eventos terão como foco o networking, integração e discussão sobre os temas da atualidade, em especial quando o assunto for tecnologia audiovisual e automação. São eles:

- Digital Signage Summit: sobre tecnologia de sinalização digital para lojas, centros comerciais, restaurantes, bares, ginásios e qualquer outro tipo de empresa que queira implantar o recurso. Acontecerá em 2 e 3 de Abril, das 14h30 às 19h15.

- Control Rooms Summit: apresenta soluções para design, montagem e operação de salas de controle, centros de monitoramento e operação. Acontecerá em 4 de Abril, das 14h30 às 19h15.

- Live Events Summit: com foco em tecnologia para shows, convenções, congressos e espetáculos, traz soluções práticas para a aquisição e distribuição de produtos, equipamentos e soluções tecnológicas para eventos. Acontecerá em 2 e 3 de Abril, das 14h30 às 19h15.

Worship For Av Tech Summit: Pela primeira vez no Brasil, trará discussões e novidades de tecnologia para worship. Acontecerá em 4 de Abril, das 14h30 às 19h15.

- Intelligent Home Summit: Terá apresentações e debates sobre temas relacionados a automação residencial e predial. É realizado em parceria com a AURESIDE, principal associação do setor. Acontecerá entre os dias 2 e 4 de Abril, das 14h30 às 19h15.

Programa de Formação Profissional AVIXA

Nos dias 2 e 3 de Abril, das 14h30 às 19h15, o Programa de Formação AVIXA abordará importantes temas para os profissionais e estudantes da indústria audiovisual, sendo:

- Treinamento Dante – nível 1 e nível 2
- Como duplicar o seu faturamento com sistemas AV e AT
- A importância da documentação de um projeto AV
- Caso de estudo da Insper
- O áudio como facilitador de aprendizagem em instituições de ensino
- Compromisso ético e postura comercial na integração de sistemas

Além disso, os visitantes terão a oportunidade de assistir a uma série de outros cursos e ampliar seus conhecimentos. São eles: 

- Sinalização Digital
- Salas de Control
- Tecnologia para Templos e Igrejas (novo)
- Produção de Eventos ao Vivo
- Casas Inteligentes
- Painéis de LED

LED Training

LED Training é o primeiro congresso técnico do ramo no Brasil, no qual são discutidas as tendências e a soma das melhores experiências da tecnologia LED na China e EEUA. É pensado cuidadosamente para profissionais que já atuam na área e desejam aprimorar suas habilidades e atualizar-se com o que há de mais inovador em LED atualmente no mundo. Acontecerá em 3 e 4 de Abril, das 9h às 13h.

Serviço:
- TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2019
Datas: 2, 3 e 4 de Abril de 2019
Horário: 13h às 20h
Local: Transamerica Expo (Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo

Chumbo quente: Medicina Baseada na Vivência



A nossa Medicina atravessa momentos difíceis


*Antonio Carlos Lopes

Nos dias de hoje, fala-se muito em Medicina baseada em evidência. Porém, esse conceito amplo embute também os significados conquistados em virtude da competência e da experiência. Nada substitui o que se aprende à beira do leito.

A Medicina é a profissão da entrega, do amor. Só aprende e só a exerce com dignidade aquele que realmente vive o problema e as conquistas de seus pacientes.

Não devemos esquecer que o médico tem uma participação social muito intensa na construção da cidadania. Portanto é preciso que nas escolas a atenção seja voltada para esse aspecto que freqüentemente passa despercebido.

A nossa Medicina atravessa momentos difíceis em razão de diversas vertentes, como a falta de verbas e o SUS que não funciona a contento - embora seja um bom sistema de saúde. Também destaco a abertura sem critérios de escolas médicas.

Infelizmente têm sido criadas em nosso meio, particularmente na região sul e mais ainda em São Paulo, faculdades de medicina fundamentadas em bases apenas mercantilistas. É lamentável.

Assim, é imperioso que alguma providência seja tomada. Temos de sensibilizar parlamentares e o governo para que se atentem a esse aspecto, pois isso provoca um efeito dominó que se refletirá negativamente  em função da avalanche de médicos sem formação adequada.

Como já frisei, a Medicina não é igual às outras profissões. Quem a exerce à beira de leito precisa tomar decisões que impactam a saúde e a vida. O
médico que não toma decisão não consegue cumprir sua missão com maestria e humanismo.

Falta de tudo em muitas dessas escolas abertas só pra enriquecer maus empresários: modelo pedagógico, estrutura acadêmica e administrativa, titulação universitária. Por outro lado, prevalecem o autoritarismo e a confraria.

E o problema não se restringe apenas às escolas criadas sem que haja justificativa para sua inserção social. Outro fator que prejudica a boa Medicina é a atitude de certos docentes de instituições tradicionais, de alto nível: ao  se aposentar, diversos vão trabalhar nessas faculdades renegando tudo aquilo que defendiam anteriormente. Emprestam seus nomes para que esses cursos componham um currículo fantasma, que figura somente no papel.

É imprescindível e urgente uma avaliação séria das escolas já existentes. Temos cursos particulares do mais baixo nível. Não há titulação universitária, prevalece a confraria e, mais ainda, há discriminação a quem se revolta.

É mister que essa afronta à Medicina e também aos alunos deixe de existir. Os estudantes terminam o curso de graduação sem a menor condição de exercer a profissão e nem de aproveitar a Residência, quando a fazem.

O Brasil merece mais. Respeito aos estudantes e aos pacientes é o mínimo para que possamos começar a alicerçar dias melhores. Pense nisso.


*Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

 

Brumadinho: Água turva avança no Rio Paraopeba em direção à Usina de Três Marias



A barragem integrava a Mina Feijão


Agência Brasil

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, está monitorando o avanço da turbidez da água no Rio Paraopeba, após o rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG), ocorrido na última sexta-feira (25). O boletim divulgado hoje (28) revela um deslocamento lento da pluma, formada pela mistura de rejeito e água. De outro lado, ele traz a previsão de que a água turva alcançará a Usina Hidrelétrica de Três Marias (MG) entre os dias 15 e 20 de fevereiro.
A barragem integrava a Mina Feijão. O rejeito que se propagou no ambiente após o rompimento chegou primeiro ao Córrego do Feijão, afluente do Rio Paraopeba, que foi posteriormente atingido. De acordo com boletim, a água turva alcançou o município de Juatuba (MG) na noite de ontem (27) e deve chegar à São José da Varginha (MG) na noite de amanhã (29).
Antes de chegar à Três Marias, ela passará ainda pela Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, em Felixlândia (MG). A previsão é de que isso ocorra entre os dias 5 e 10 de fevereiro. Segundo aponta o monitoramento, a pluma se desloca a uma velocidade de um quilômetro por hora.
O Rio Paraopeba encontra o Rio São Francisco justamente na represa de Três Marias, onde fica a hidrelétrica administrada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Em nota divulgada nesta segunda-feira, a estatal mineira informou que está monitorando, junto com outras autoridades do setor, se haverá necessidade de alguma medida preventiva na operação da usina.
O CPRM está divulgando boletins diários. Trinta pesquisadores foram destacados para o levantamento. A estatal se dedica à produção de conhecimento geológico e hidrológico que auxilie o desenvolvimento sustentável. Ela opera, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), estações da Rede Hidrometeorológica Nacional localizadas ao longo do Rio Paraopeba.
Qualidade da água
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) destacou técnicos para realizarem coleta de 44 amostras de água na região atingida com o objetivo de identificar os possíveis riscos de intoxicação. Ainda não há previsão para divulgação dos resultados.
O Rio Paraopeba é usado para o atendimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas a captação de água em seu leito foi suspensa pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) após a tragédia. De acordo com a estatal mineira, o abastecimento não sofreu impactos. As represas do Rio Manso, Serra Azul, Várzea das Flores e a captação, a fio d’água, no Rio das Velhas, estariam sendo sido suficiente para atender a população.

Brumadinho: Sobe para 60 número de mortos em tragédia


As chances de encontrar sobreviventes, entretanto, são consideradas baixas


Agência Brasil

O número de mortos após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho subiu para 60, segundo informações divulgadas há pouco pela Defesa Civil de Minas Gerais. De acordo com o porta-voz do órgão, tenente-coronel Flávio Godinho, 382 pessoas foram localizadas, e 191 foram resgatadas e 292 permanecem desaparecidas. Dos 60 mortos, 19 foram identificados até o momento. Há ainda 135 pessoas desabrigadas.
Durante coletiva de imprensa, o porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, lembrou que o tipo de atuação realizada pelas equipes de busca e resgate é bastante delicada, já que envolve milhões de metros cúbicos de rejeito. A previsão, segundo ele, é que os homens permaneçam no local por semanas. As chances de encontrar sobreviventes, entretanto, são consideradas baixas.
“As chances são muito pequenas considerando o tipo de tragédia, que envolve lama”, disse, ao explicar que os rejeitos dificilmente permitem a formação de bolsões de ar. “É uma operação de guerra, que demanda esforços e compreensão de todas as partes”, concluiu.

Brumadinho: Polícia investiga pedidos de doações destinadas às vítimas em Minas Gerais



A Defesa Civil de Minas Gerais, neste momento, não precisa de doações


Agência Brasil

As polícias militar e civil de Minas Gerais investigam pedidos de doações supostamente destinadas a vítimas do rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho. “Infelizmente, o serviço de inteligência da polícia militar, cruzando com a polícia civil, tem detectado em muitas mídias sociais aproveitadores”, informou o major Flávio Santiago.
“É sempre importante falar para a sociedade que busque a confiabilidade. Às vezes, um site parece ser verídico, mas não traz informações consistentes. É importante que as pessoas verifiquem."
Durante coletiva de imprensa, ele reforçou que a Defesa Civil de Minas Gerais, neste momento, não precisa de doações, já que os esforços estão centrados na busca por sobreviventes e no resgate de corpos. A Vale está responsável por providenciar a hospedagem de cerca de 135 pessoas desabrigadas em hotéis e pousadas de Brumadinho.
“A defesa civil não precisa de nenhuma doação no momento. Isso é muito importante frisar. Ela não pede depósito, não pede dinheiro, não tem nenhuma conta para que isso seja compartilhado. Até porque, se tiver, estará no site oficial da Defesa Civil de Minas Gerais”, disse.
“Toda tentativa de estelionato, o serviço de inteligência faz o monitoramento e, com toda, certeza investiga. Nós, da Polícia Militar, do serviço de inteligência, detectamos e passamos para a polícia investigatória para dar sequência a este fato”, concluiu.

 

Brumadinho: Justiça do Trabalho determina bloqueio de R$ 800 milhões da Vale



Plantão judicial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, ordenou o bloqueio de R$ 1 bilhão da mineradora


Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil  Brasília

A pedido do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), a Justiça do Trabalho autorizou o bloqueio de R$ 800 milhões da mineradora Vale, responsável pela barragem na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), que se rompeu na tarde de sexta-feira (25). Até o momento, a Justiça já determinou o bloqueio de R$ 11,8 bilhões das contas da mineradora. 
Segundo o MPT, a quantia será destinada ao pagamento de direitos trabalhistas, assegurando “as indenizações necessárias a todos os atingidos, empregados diretos ou terceirizados, pelo rompimento da barragem na mina”. Segundo o último balanço oficial divulgado, o número de mortos na tragédia já chega a 60 e 292 pessoas continuam desaparecidas.
Na decisão, a juíza Renata Lopes Vale, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3), também obriga a Vale a continuar pagando os salários dos trabalhadores desaparecidos a seus parentes e familiares. A medida deverá vigorar “até a resolução da situação pendente em que se encontram (constatação efetiva ou jurídica de vida ou de óbito)”.
A empresa também deverá arcar com despesas de funeral, translado de corpo, sepultamento de todos os trabalhadores mortos em função do rompimento da barragem. A Vale tem 10 dias, a partir da notificação, para apresentar cópia de seu Programa de Gerenciamento de Riscos, entre outros documentos.
Na sexta-feiraA Justiça mineira determinou o terceiro bloqueio de valores da mineradora Vale, desde o rompimento das barragens da Mina Córrego do Feijão, no município de Brumadinho (MG), na tarde de sexta-feira (25).
No sábado (26), a Justiça de Minas Gerais já havia bloqueado R$ 10 bilhões da mineradora. Por determinação da juíza Perla Saliba Brito, a fim de garantir recursos para medidas emergenciais e a reparação de danos ambientais decorrentes do rompimento da barragem, R$ 5 bilhões foram bloqueados. Horas depois, a Justiça mineira determinou o bloqueio de mais R$ 5 bilhões para ressarcir danos e perdas às vítimas em geral.

Ainda no sábado (26), o juiz Renan Chaves Carreira Machado, responsável pelo plantão judicial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, ordenou o bloqueio de R$ 1 bilhão da mineradora.

Brumadinho: Caixa abre conta para doações e libera FGTS para vítimas de crime da barragem


Os dados para realizar depósitos e transferências é Agência 2808, Operação 013, Conta 3-5


Agência Brasil

Os trabalhadores que tiveram suas casas afetadas pela tragédia de Brumadinho (MG) poderão solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida, anunciada nesta tarde (28) pela Caixa Econômica Federal, atende a Lei Federal 10.878/2004. O limite máximo para a retirada será de R$ 6.220. O banco também informou a abertura de uma conta poupança, com nome Juntos por Brumadinho, para receber doações. Os dados para realizar depósitos e transferências é Agência 2808, Operação 013, Conta 3-5.
De acordo com os últimos dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, já são 60 mortos em decorrência do rompimento da barragem ocorrido na última sexta-feira (25) na Mina Feijão, pertencente à mineradora Vale. Estão desaparecidas 292 pessoas. Ainda não foram divulgados números ou estimativa de desalojados.

FGTS

A Lei Federal 10.878/2004 assegura o direito ao saque de parcela do FGTS em caso de "necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorra de desastre natural". Em novembro de 2015, a então presidente Dilma Rousseff editou o Decreto 8.572/2015, incluindo entre as situações passíveis de retirada dos valores os casos de "rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais". A mudança foi instituída oito dias após a tragédia de Mariana (MG). Na ocasião, sua publicação se deu em benefício dos atingidos pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, que devastou comunidades inteiras.
A Caixa anunciou ainda outras medidas em apoio à população de Brumadinho (MG). Para os clientes do município, será concedida pausa especial de pagamento até 90 dias nas operações de crédito pessoal e crédito direto ao consumidor, além de até 60 dias de carência para a primeira parcela em novos contratos. "Haverá isenção de três meses também nas tarifas da cesta serviços para os correntistas", diz o comunicado do banco.


Foi informado ainda que o vencimento das prestações do financiamento imobiliário ficará suspenso por 90 dias. Para as empresas, será concedida pausa de até três meses para pagamento das parcelas das operações de crédito.

Brumadinho: "Tem que punir", diz Mourão sobre responsáveis por tragédia em Minas


Os responsáveis pela tragédia com o rompimento das barragens da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte (MG) devem responder criminalmente

Agência Brasil

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, defendeu hoje (28) punição para os responsáveis pelo rompimento da Barragem 1, da mineradora Vale, em Brumadinho, Minas Gerais, na sexta-feira (25). Segundo ele, a investigação tem identificar os culpados e prever punição. “Agora, tem que punir mesmo, punir mesmo”, afirmou, na saída da Vice-Presidência.
“Punição tem que ser a que dói no bolso que já está sendo aplicada. Segundo, se houve imperícia, imprudência ou negligência por parte de alguém dentro da empresa, essa pessoa tem que responder criminalmente. Afinal de contas, quantas vidas foram perdidas nisso aí?”, acrescentou.
Perguntado se não seria o caso de a diretoria da Vale, empresa responsável pela barragem, ser afastada durante a investigação, Mourão respondeu: “Essa questão da diretoria da Vale está sendo estudada pelo grupo de crise. Vamos aguardar as linhas de ação que eles estão levantando”.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de o gabinete de crise recomendar o afastamento da diretoria da empresa, Mourão afirmou que teria que estudar essa questão. “Eu não tenho a certeza de que possa fazer essa recomendação”, afirmou.

Punição

Mais cedo, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse, em São Paulo, que os responsáveis pela tragédia com o rompimento das barragens da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte (MG) devem responder criminalmente.
Amanhã (29), ela se reúne com o o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, para conversar sobre as prioridades do Judiciário e do Ministério Público em relação à tragédia.
Para Raquel Dodge, a empresa e os envolvidos no acidente devem responder criminalmente.
“É preciso responsabilizar severamente do ponto de vista indenizatório a empresa que deu causa a esse desastre, e também promover a persecução penal, a punição penal é muito importante”, destacou a procuradora, que participou da abertura de um seminário sobre trabalho escravo promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União.

Geral: Má alimentação e o sedentarismo afetam a fertilidade


Em cerca de 10 a 15% dos casais que apresentam infertilidade


Redação/Hourpress

Cada vez mais priorizando as profissões e outros estilos de vida, a maioria dos casais estão escolhendo se tornar pais de forma tardia. As funções biológicas dos órgão reprodutores de homens e mulheres têm ações fundamentais para alcançarem o sucesso de uma gestação saudável e condições como idade e hábitos saudáveis também são importantes para esse acontecimento.

Para explicar os fatores que influenciam na fertilidade, o médico especialista em reprodução assistida, Matheus Roque, do Rio de Janeiro, aponta informações relevantes sobre esse tema.

O especialista afirma que após um ano de tentativa, o casal que não conseguiu engravidar mesmo mantendo relações sexuais frequentes, deve procurar um especialista. Em caso de mulheres acima dos 36 anos, uma avaliação do casal deve ser realizada após 6 meses de tentativa sem sucesso.

Fatores femininos
Em cerca de 10 a 15% dos casais que apresentam infertilidade, não há um causa encontrada para o quadro. Esse casos são definidos como ISCA – Infertilidade sem causa aparente – e quando identificado algum fator, as principais causas da infertilidade feminina são divididas em:  alterações tubárias, alterações na ovulação, alteração no útero, endometriose e idade da mulher.
“Atualmente, um fator muito importante tem relação com a idade. As mulheres estão retardando cada vez mais a gestação, fazendo com que diminuam as chances de gravidez e aumentem os riscos de aborto. Isso ocorre por uma diminuição na quantidade dos óvulos com o avançar da idade da mulher”, aponta o especialista.

Fatores masculinos
A maioria dos fatores associados à infertilidade masculina são desconhecidos, seguidos de varicocele, hipogonadismo, infecções urogenitais, entre outros. O espermograma é um exame primordial na avaliação da infertilidade conjugal.
“O espermograma deve ser realizado após um período de abstinência de 2 a 7 dias segundo recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). Também é importante frisar que o exame não é um atestado de infertilidade ou de esterilidade, mas serve para direcionar qual a melhor forma de tratamento para o casal”, ressalta Matheus Roque.
Priorizar alguns hábitos saudáveis também são requisitos importantes que podem ajudar a preservar a fertilidade de homens e mulheres.

Alimentação
A boa saúde está totalmente voltada para a forma como a pessoas se alimentam. Para aumentar a fertilidade, os alimentos recomendados são os que ajudam a produzir hormônios ligados à sexualidade. Incluir no cardápio uma grande variedade de frutas, legumes e vegetais, além de alimentos ricos em ômega 3 e selênio, como peixes, ovos e sementes são importantes para a saúde por conterem ácidos graxos que cuidam dos órgãos reprodutores.

Evitar bebidas alcoólicas
O consumo de álcool pode interferir na fertilidade dos homens, prejudicando a produção de esperma, baixando os níveis de testosterona e causando disfunção erétil. Mulheres que estejam tentando engravidar também são indicadas a evitar o consumo desse tipo de bebida, pois os efeitos do consumo de álcool permanecem no organismo até um período após ter ingerido e podem causar algum problema durante a gestação.  

Tabagismo
O cigarro interfere diretamente quando a questão é fertilidade feminina e masculina, pois altera a quantidade de óvulos, quanto de espermatozoides, por isso, é recomendado largar o cigarro para preservar a fertilidade e conseguir engravidar.
Cafeína

A cafeína está presente não só no café, mas em chás e refrigerantes. Seu consumo em excesso, na mulher, ele afeta na produção de óvulos, alterando os níveis hormonais, assim como nos homens, diminui a produção de esperma e hormônios reprodutivos.

Manter o peso ideal
Estar abaixo ou acima do peso pode diminuir as chances de gravidez. Estudos mostram que para a mulher é mais difícil engravidar estando muito magra ou com sobrepeso, esse último fator pode ocasionar hipertensão ou diabetes gestacional.
Nos homens, o peso interfere na contagem e na qualidade do esperma, além do mais, o excesso de gordura corporal pode interferir nos  hormônios reprodutivos que prejudica a fecundação do óvulo.

Fazer atividades físicas
Praticar exercícios físicos ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo e a chegada de oxigênio ao sistema reprodutor. Fazer atividade física também ajuda a evitar problemas como obesidade e diabete, que influenciam na infertilidade.

“Incluir atividades físicas na rotina,  praticando no mínimo 30 minutos por dia, ajuda a auxiliar na saúde, não só dos órgãos reprodutores, mas do corpo todo, da mente e do bem-estar”, finalizou o médico.


Geral: Varizes nas pernas, causas e riscos



Sua ocorrência é mais comum naqueles que ficam em pé por períodos prolongados

Luís Alberto Alves/Hourpress

Podem se manifestar em quadros leves, sem causar incômodo. Ou evoluir para estágios avançados, provocando dores e inchaços.

Calcula-se que cerca de 70 a 80% dos episódios estão associados a fatores genéticos. Entretanto, podem ser agravados por situações de sedentarismo ou obesidade.

Somos todos irrigados por artérias – que distribuem o sangue para o corpo – e veias, responsáveis por retorná-lo ao coração. No caso das pernas, as veias possuem válvulas para impedir o sangue de retornar aos pés pela ação da gravidade. Se não funcionam adequadamente, ocorre sobrecarga, dando origens às varizes.

De acordo com o dr. Marcelo Rodrigo de Souza Moraes, presidente do Departamento Científico de Angiologia e Cirurgia Vascular Periférica da APM, esta é uma das patologias mais comuns do mundo. Ele revela que há estudos apontando que, mundialmente, até um terço das mulheres e um quinto dos homens têm ou terão algum grau de doença venosa ao longo da vida.

O diagnóstico, em muitos casos, é feito pela própria pessoa, e a complexidade dos quadros está relacionada aos sintomas.

“Quando há apenas vazinhos, provavelmente não vão gerar comprometimento circulatório muito sério no curto prazo. Eventualmente, quando se tem veias dilatadas mais altas, presença de dor, coceira, inchaço ou cansaço nas pernas, isso pode acarretar efeitos circulatórios mais graves, como um edema”, afirma o especialista.

Segundo ele, qualquer sinal deve causar estado de alerta: “É um erro acreditar que varizes, mesmo na sua forma mais sútil, como os vazinhos, são questões apenas estéticas. A doença venosa evolui. Em seu estágio inicial, pode apresentar uma queixa predominantemente estética, mas não nos deixemos enganar; esse é apenas o comecinho do quadro”.

Vale relembrar que, além de fatores genéticos, estão susceptíveis à doença pessoas que passam muitas horas seguidas de pé ou sentadas, pois a falta de exercício compromete a circulação. Para tal grupo, é indicada movimentação a cada 30 minutos.

Dr. Marcelo destaca ainda a importância de praticar atividades com foco na panturrilha, parte do corpo fundamental para o retorno do sangue ao coração.

A incidência das varizes aumenta com a idade e há maior prevalência no gênero feminino. Mulheres na gravidez também correm mais risco e devido a circunstâncias hormonais, não é incomum as veias voltaram ao normal.

Em termos de tratamento, existem as opções conservadora/clínica e a invasiva/procedimento cirúrgico. Segundo Marcelo, a primeira é a recomendada de forma geral e para todos os casos.

“Não conseguimos alterar a genética, mas é possível mudar hábitos. Se um paciente está acima do peso, iremos orientá-lo a emagrecer. Para sedentários, recomentamos a prática de atividades físicas. Também indicamos o uso de meias compressivas, que ajudam na circulação”.

A cirurgia não é aconselhável em todos os casos e tampouco é definitiva. Isso se dá porque, ao longo do tempo, outras veias podem se dilatar, algo extremamente comum. Porém, quando a doença já está instalada, indicação precisa realizada por um médico especialista ajuda a melhorar a qualidade de vida e prevenir a piora do quadro.

Para os que já sofrem com o problema, algumas medidas gerais e sem contra indicações contribuem para melhora geral, hidratação do corpo, exercícios moderados diariamente e perda de peso são ótimos para a circulação e para a saúde como um todo. Em qualquer quadro a consulta a um especialista é imprescindível. Se a doença é tratada de forma adequada desde o seu início é muito provável que mesmo com uma genética desfavorável, a doença seja bem controlada ao longo da vida. 

 

Fundo do baú: Silvio César e a inesquecível "Era uma vez"



Luís Alberto Alves/Hourpress

Nos bailes do final da década de 1960, muitos casais se encontraram para sempre ao dançar a canção "Era uma vez" , na voz de Silvio César. Ao contrário de hoje, essa música tem letra, melodia e ritmo maravilhosos. Mate a saudade.


https://www.youtube.com/watch?v=WgYDqfQwSdw

Geral: Bombeiros de Minas Gerais com 13º Salário atrasado


As imagens do resgate dramático percorreram o mundo



Luís Alberto Alves/Hourpress

O profissionalismo do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais está acima de tudo. Mesmo sem receber o 13º Salário de 2018 e salários atrasados, os militares desta corporação continuam trabalhando intensamente na cidade de Brumadinho (MG) onde várias pessoas permanecem soterradas embaixo do mar de lama que atravessou o local, destruindo casas e matando inúmeros moradores e trabalhadores.

Quando a população vê a piloto Karla Lessa, major do Corpo de Bombeiros, investindo numa manobra arriscada, que poderia tirar a vida dela e dois colegas de corporação, para resgatar duas sobreviventes presa na lama, é o sinal de que ainda existe algo de bom neste País, tão agredido pela corrupção. As imagens do resgate dramático percorreram o mundo, recebendo elogios de outros pilotos, reconhecendo que somente alguém preocupado com a vida do próximo para apostar em algo que poderia ser o passaporte para a morte, caso a aeronave tocasse na lama.