Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Túnel do Tempo: Coreia do Norte pede ajuda




Luís Alberto Alves

 Ditadura clama por ajuda: No dia 23 de abril de 2004, a Coreia do Norte admite tragédia na ocorrência de um grave acidente de trem e pede ajuda à comunidade internacional.
Coreana ora pelas vítimas do terrível acidente


 O governo norte-coreano afirmou ter ocorrido a morte de centenas de pessoas. Estima-se a destruição total de ao menos 1.800 casas e calcula-se haver 3 mil vítimas, entre mortos e feridos.

Radiografia de Sampa: Avenida Rio Branco



A Avenida Rio Branco fica no bairro de Santa Cecília, Centro de SP


Luís Alberto Alves

 No século XIX, esta Avenida era conhecida como Alameda dos Bambus. Depois tomou o nome de Barão do Rio Branco em homenagem ao grande diplomata, responsável por uma série de tratados que definiram as fronteiras do Brasil com os países vizinhos.


Geral: Reuso de água é alternativa para fugir do racionamento



Reuso de água é alternativa para driblar a seca em São Paulo

Luís Alberto Alves

 Atualmente o Brasil vem sofrendo com a falta de água em sistemas que abastecem residências e empreendimentos em diversas regiões do País. Uma das cidades que mais se destacam é o Rio de Janeiro, onde recentemente o governo apontou o risco da falta de água no Estado, caso fosse realizada a transposição de águas da bacia do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira, com a subtração de até 5 mil litros por segundo.

 Moradores e instituições da região buscam, cada vez mais, diferentes alternativas para escapar do tão temido racionamento de água. Pensando em contribuir para a economia da água, a AcquaBrasilis, empresa especializada em sistemas de aproveitamento de água, traz algumas dicas para utilizar a água da chuva.

 Uma das alternativas que podem ser utilizadas para alterar o baixo volume de água em sistemas de abastecimento é a coleta da água pluvial por meio de calhas, a partir das quais, o elemento pode ser levado por tubulações para um ponto centralizado para armazenamento.

 “Quando a residência ou edifício possui um sistema de tratamento para aproveitamento de água de chuva, esta pode ser também usada em descarga de banheiros, além de outros pontos de consumo onde a potabilidade não é necessária. Neste caso, existem sistemas de tratamento nos quais, a água captada é direcionada para filtros e de dispositivos de desinfecção da água”, enfatizou a engenheira e diretora da AcquaBrasilis, Sibylle Muller.

 A AcquaBrasilis investiu em um novo escritório, com engenheiros disponíveis no Rio de Janeiro, para atender as demandas de falta de água no Estado. Alguns empreendimentos já se adaptaram a essa ação sustentável. As obras que mais se destacam na região são o shopping Village Mall, o edifício Venezuela, na Zona Portuária, Lojas Americanas, entre outros.

 Os benefícios dessa medida são economia de água, que se traduzem em redução de despesas, além de benefícios ambientais, pelo fato de se estar preservando a natureza na medida em que se resguardam os mananciais de água para uso em que a potabilidade é realmente necessária, como, por exemplo, o consumo humano.


 Para aqueles que desejam instalar um sistema de aproveitamento de águas de chuva, sugere-se o desenvolvimento de um projeto específico na fase inicial de concepção da obra, quando é possível prever o tipo de captação das águas, as tubulações de condução até a central de tratamento, o dimensionamento do reservatório e da central. O investimento, para uma residência, considerando inclusive, obras civis e reservatório, geralmente, fica em torno de R$15 mil.

Geral: Especialistas dizem que dengue pode ocorrer fora do Verão



A dengue ataca em outras estações do ano, alertam médicos

Luís Alberto Alves

 O Verão é conhecido como a estação de maior proliferação da dengue. Mas, ao contrário do que muitos pensam, apesar de mais prevalente na estação quente, a doença pode ser disseminada em outros períodos – e não apenas no primeiro semestre.

“Em termos de temperatura, precipitação e umidade, o Brasil oferece, na maior parte do seu território, condições propícias para o desenvolvimento de vetores da dengue e outras doenças do gênero em praticamente o ano todo”, disse Marcelo de Paula Corrêa, meteorologista e professor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – MG.

 Neste e nos próximos anos, quando o Brasil será sede de grandes eventos esportivos, ocasiões em que há grande circulação de pessoas, o alerta e os cuidados com a doença são ainda mais necessários. A proporção de viajantes europeus que retornam dos trópicos e são diagnosticados com febre de dengue aumentou de 2% no início dos anos 1990 para 16% em anos mais recentes.

 Para discutir impactos, apresentar estudos e perspectivas da doença, TYLENOL® reuniu, para o Painel Multidisciplinar Dengue 2014, especialistas de diversas áreas, como Artur Timerman, médico infectologista pela USP, Kleber Luz, doutor em doenças infecciosas pela USP, Maria Glória Teixeira, doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia, Estevão Portela Nunes, mestre e doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFRJ, Gabriel Sylvestre, mestre em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz e o meteorologista Marcelo de Paula Corrêa. Eles apresentaram as novas características do Aedes aegypti e as formas de prevenção e combate à doença.

 A dengue em grandes centros urbanos apresenta números  alarmantes: 2,5 bilhões de pessoas encontram-se sob o risco de ter dengue nos próximos anos. Pois Trata-se de uma das doenças infecciosas que mais preocupam as autoridades sanitárias, e o Brasil aparece nas estatísticas como um dos que possuem maior risco para espalhar a doença, já que altas temperaturas, chuva e umidade estão entre as condições propícias para essa disseminação.

D e janeiro a setembro de 2013 foram notificados 1,4 milhão de casos de dengue no País, segundo o Ministério da Saúde. Entre as cidades atingidas, há grandes centros urbanos. Em 2012, houve grande incidência em cidades como Rio de Janeiro, Natal, Fortaleza e Cuiabá. Já em 2013, dados indicam que Belo Horizonte alcançou um alto patamar: até setembro, mais de 100 mil casos haviam sido notificados na capital mineira.

 A doença ainda tem mais uma característica que explica sua disseminação no Brasil: a urbanização desenfreada e caótica favorece o seu aparecimento – condição que se verifica principalmente entre os países em desenvolvimento. E  como apontou o biólogo Gabriel Sylvestre durante o Painel Multidisciplinar Dengue 2014, o mosquito tem se adaptado aos ambientes urbanos: circula em locais de grande concentração habitacional e, embora prefira água limpa para depositar seus ovos, as fêmeas do Aedes aegypti já estão utilizando águas poluídas ou até esgotos como depositórios. Além disso, os ovos podem sobreviver por longo período (cerca de um ano) em ambiente desfavorável (fora da água) e, mesmo assim, germinar larvas.

 “Uma vez que o vírus também causa efeitos nocivos no mosquito, há de se perguntar o porquê de epidemias tão severas. A hipótese mais provável é que o número absoluto de mosquitos em grandes metrópoles pode ser tão alto que sustenta epidemias, mesmo com a morte prematura de alguns insetos infectados”, afirmou Gabriel Sylvestre, mestre em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz.

 O tratamento  da dengue é baseado em medidas de suporte, hidratação e prevenção de complicações. Caso apareçam sintomas como febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e diminuição do apetite, é fundamental procurar o médico. Vale ainda reforçar que, de acordo com o Ministério da Saúde do Brasil e com a Organização Mundial de Saúde, os medicamentos à base de paracetamol, como o TYLENOL®, são indicados para o tratamento dos sintomas da dengue clássica.


Economia: Brasil vai ganhar 103 novos shoppings nos próximos quatro anos




Brasil ganhará mais 103 novos shoppings nos próximos quatro anos

Luís Alberto Alves

 Nós próximos quatro anos, 103 novos shoppings poderão ser inaugurados no Brasil. É o que indica o Cadastro de Shopping 2014, ferramenta do Ibope Inteligência que reúne informações sobre o setor de shopping no País. Se todos forem de fato inaugurados e mantiverem seu projeto atual, haverá um acréscimo de, aproximadamente, 2,89 milhões de m² de Área Bruta Comercial (ABC) no Brasil, levando o setor a um crescimento de 24% ao final desse período.
 O Sudeste é a região que deve receber mais empreendimentos: 44 no total. No Nordeste devem ser inaugurados 24 shoppings, no Sul, 16, no Norte, 11, e no Centro-Oeste, 8.

Para o setor de shopping, o ano passado foi o período com maior número de inaugurações: 36, média de, aproximadamente, um centro comercial inaugurado a cada duas semanas. Dessa forma, o Brasil encerrou o ano com 459 empreendimentos em operação.

                                                                        Shoppings em operação  A região Sudeste manteve-se à frente das demais, com 244 shoppings e um total de 6,92 milhões de m² de ABC, equivalente a 56% do total do mercado. O Sul possui a segunda maior quantidade de empreendimentos, 82, mas é superado pelo Nordeste quando o critério avaliado é a ABC. Os 65 empreendimentos nordestinos somam 1,92 milhão de m² (16% do total instalado no País), enquanto o Sul soma 1,78 milhão de m² (15% do total).

 As regiões Norte e Centro-Oeste têm a menor concentração de oferta instalada, mas registraram, em 2013, as maiores taxas de crescimento em relação ao ano anterior: 20% e 15%, respectivamente. No Norte, as três inaugurações ocorridas levaram a região a encerrar o ano com 22 shoppings. No Centro-Oeste, dos 46 empreendimentos em operação na região, três abriram as portas no ano passado. 

                                                                         Projetos  Os shoppings inaugurados em 2013 confirmaram a tendência observada nos últimos anos: os municípios com até 500 mil habitantes têm sido o foco dos empreendedores. O levantamento do Atlas de Shopping, ferramenta do Ibope Inteligência, mostra que, dos 36 empreendimentos inaugurados no ano passado, 42% estão em cidades com até meio milhão de habitantes. Para 2014, a previsão é que 73% das inaugurações sejam em municípios desse porte.

 No entanto, nem todas as cidades são de Interior. Algumas são capitais e outras municípios localizados em regiões metropolitanas. É o caso de Boa Vista, capital de Roraima. Com uma população estimada para 2014 em pouco mais de 300 mil habitantes, a cidade ainda não possui nenhum shopping em funcionamento, mas conta com dois empreendimentos em construção, previstos para serem inaugurados ainda neste ano.

 Há dois fatores principais que levam os novos empreendimentos para fora dos grandes centros, de acordo com o coordenador de geonegócios do Ibope Inteligência, Fabio Caldas. “O primeiro é a falta de espaço nas metrópoles, já que um shopping requer um terreno com ao menos 10 mil m². O segundo aspecto é que quando existem esses espaços, o preço do terreno é tão alto que inviabiliza o projeto.” 





Economia: Arrecadação de impostos cresce no País



Leão do Imposto está tranquilo com aumento da arrecadação de tributos no País

Luís Alberto Alves

 Arrecadação de tributos federais apresentou aumento de 5,2% na região e de 5,6% em Ribeirão Preto no primeiro bimestre em comparação com o mesmo período de 2013; IPI apresentou queda enquanto IRRF aumentou.

 Boletim Termômetro Tributário Ceper/Fundace mostra ampliação na arrecadação de impostos federais nas esferas nacional, regional e municipal. Os economistas responsáveis pelo boletim avaliam que, embora os sinais de recuperação da arrecadação estejam em linha com alguns indicadores recentes de atividade econômica, diante do cenário recente de crescimento baixo e instável não é possível definir nenhum cenário de recuperação efetiva da atividade econômica.

 Na região Administrativa de Ribeirão Preto, o total arrecadado apresentou aumento de 5,2% em 2014 (de 666,268 milhões para R$ 701,124 milhões). O boletim aponta o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) com aumentos de 22,6% e 8,4%, respectivamente, como principais responsáveis pelo aumento. Por outro lado, o estudo destaca também queda expressiva do IPI em 29,5%.

 No município de Ribeirão Preto, a exemplo do cenário regional, houve aumento de 5,6% no total arrecadado no primeiro bimestre de 2014 em comparação com 2015 (R$ 357,365 milhões e R$ 338,551 milhões. Nessa cidade, a maioria das rubricas registrou aumentos significativos. Contudo, redução na arrecadação do IPI também foi bastante expressiva, variando 15,4%. Na comparação mês a mês, fevereiro deste ano mostrou crescimento real de 4,1% frente ao mesmo mês do ano passado. Resultado superior ao observado nos níveis nacional e regional.

 No Brasil, quando comparada a arrecadação de fevereiro de 2014 com a de fevereiro de 2013, houve aumento de 2,4%. Já na comparação dos dois primeiros meses, o aumento é mais discreto, 0,8% a mais. A Contribuição Social sobre o Lucro líquido (CSLL) e o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) registraram montantes 6,4% e 9,2% menores neste primeiro bimestre em comparação com o mesmo bimestre do ano passado, respectivamente.

 Cenário econômico – O boletim destaca sinais positivos do cenário econômico divulgados pelo IBGE como o crescimento em volume de vendas no varejo que chegou a 7,4% no primeiro bimestre deste ano em comparação a 2013 e 5,0% nos últimos 12 meses.

 O comércio varejista ampliado, entretanto, voltou a registrar queda (-1,6%) para o volume de vendas, e queda de 0,8 para a receita nominal, ambas em relação a janeiro de 2014. Também segundo o IBGE, em fevereiro de 2014, a produção industrial nacional avançou 5,0% na comparação com igual mês do ano anterior, interrompendo dois meses de taxas negativas consecutivas.

 Entretanto, diante do cenário recente de crescimento baixo e instável, os economistas mantém a avaliação de que não é possível definir com segurança um cenário de recuperação da atividade econômica. Os pesquisadores destacam que, embora os indicadores sinalizem um cenário positivo, eles medem crescimentos pontuais que comparam dados de anos em que a economia brasileira apresentou números pouco favoráveis.


Variedades: Filmes de crimes e barbárie são destaques do Space em maio



007 contra  Goldeneye é um dos destaques da Space em maio


Luís Alberto Alves

 Motivo de estranho fascínio no imaginário popular e, por isso mesmo, tema de inúmeros sucessos no cinema, o crime é o motor de MÃOS AO ALTO!, especial de filmes que o SPACE leva ao ar ao longo dos dias 17 e 18 de maio. A programação elenca títulos marcados por muita ação e adrenalina, como o estreante VELOZES E FURIOSOS - OPERAÇÃO RIO, além de 007 CONTRA GOLDENEYE, MIAMI VICE e OS INFILTRADOS. 

 O universo da contravenção e das barbaridades motiva ainda outras duas mostras no canal durante o mês. O terror e as atrocidades causadas por Hitler na 2ª Guerra Mundial são lembrados em NAZISTAS, especial que ocupa o SPACE na noite da sexta-feira, dia 9, a partir das 20h*. No menu, há releituras fantasiosas do fenômeno, como a da novidade FRANKENSTEIN'S ARMY, em que os soldados alemães são representados por ciborgues. E também dramas inspirados na história, como OPERAÇÃO VALQUÍRIA, com Tom Cruise.

 Já a realidade por trás das grades é mostrada por diferentes ângulos e pontos de vista em PRISÕES, maratona marcada para o domingo, 11 de maio, a partir das 14h*. Medo, sobrevivência e a falta de liberdade são narrados em longas como TEORIA DA CONSPIRAÇÃO, A JAULA e HOMENS EM FÚRIA, este com Robert De Niro, Edward Norton e Milla Jovovich.
Abaixo, confira alguns dos filmes especiais da programação:

ESPECIAL MÃOS AO ALTO! - sábado e domingo, 17 e 18 de maio, o dia inteiro
Sábado, 17 de maio:
11h50* - 007 CONTRA GOLDENEYE (Goldeneye, 1995, classificação indicativa: 12 anos)
14h13* - SHOWTIME (Showtime, 2002, classificação indicativa: 12 anos)
16h* - MÁQUINA MORTÍFERA 2 (Lethal Weapon 2, 1989, classificação indicativa: 14 anos).

18h* - MÁQUINA MORTÍFERA 4 (Lethal Weapon 4, 1998, classificação indicativa: 14 anos)
20h10* - MIAMI VICE (Miami Vice, 2006, classificação indicativa: 16 anos)
22h30* - VELOZES E FURIOSOS 5 - OPERAÇÃO RIO (Fast Five, 2011, classificação indicativa: 14 anos)
0h50* - OS INFILTRADOS (The Departed, 2006, classificação indicativa: 18 anos)

Domingo, 18 de maio:
9h20* - BEVERLY HILLS COP (Beverly Hills Cop, 1984, classificação indicativa: 12 anos)
17h48* - O VINGADOR (A Man Apart, 2003, classificação indicativa: 16 anos)
22h* - TIRAS EM APUROS (Cop Out, 2010, classificação indicativa: 14 anos)
23h55* - O ÚLTIMO SENTINELA (The Last Sentinel, 2007, classificação indicativa: 14 anos)

ESPECIAL NAZISTAS - sexta-feira, dia 9 de maio, a partir das 20h*
20h07* - OPERAÇÃO VALQUÍRIA (Valkyrie, 2009, classificação indicativa: 14 anos)
22h30* - FRANKENSTEIN'S ARMY (Idem, 2013, classificação indicativa: 16 anos)
0h* - NAZISTAS NO CENTRO DA TERRA (Nazis At The Center Of The Earth, 2012, classificação indicativa: 16 anos)
1h38* - A ROCHA DO DIABO (The Devil's Rock, 2011, classificação indicativa: 16 anos)
3h08* - BLOODRAYNE 3: O TERCEIRO REICH (Bloodrayne The Third Reich, 2010, classificação indicativa: 16 anos)

ESPECIAL PRISÕES - domingo, 11 de maio, a partir das 14h*
14h* - TEORIA DA CONSPIRACAO (Conspiracy Theory, 1997, classificação indicativa: 14 anos)
16h23* - U.S MARSHALS - OS FEDERAIS (U.S. marshals, 1998, classificação indicativa: 14 anos)
18h39* - A JAULA (Locked Down, 2010, classificação indicativa: 16 anos)
20h17* - OPERAÇÕES ESPECIAIS (Maximum Conviction, 2012, classificação indicativa: 16 anos)
22h* - CORRIDA MORTAL 2 (Death Race 2, 2010, classificação indicativa: 16 anos)
23h49* - HOMENS EM FÚRIA (Stone, 2010, classificação indicativa: 16 anos)
1h44* - SUBMISSION (Idem, 2009, classificação indicativa: 12 anos)

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.


Variedades: Sesc Vila Mariana apresenta exposição Operações Fotográficas



Luís Alberto Alves

No dia 30 de abril, quarta-feira, o Sesc Vila Mariana promove a abertura da exposição Operações Fotográficas, reunindo três jovens artistas brasileiros (todos com menos de 40) cujas pesquisas envolvem a apropriação e reelaboração de imagens a partir de manipulações dos códigos fotográficos. Lucas Simões, Rafael Pagatini e Regina Parra apresentam trabalhos de suas produções recentes, que exploram aspectos da contemporaneidade como os deslocamentos de massas de refugiados e questões intrínsecas ao fazer artístico, como a observação e o diálogo com o contexto social e político.
Uma das obras da exposição


 As obras ultrapassam a função tradicional da fotografia como instrumento de registro fiel da realidade, exemplificando as pesquisas e trabalhos específicos dos artistas, e afirmam o viés curatorial da exposição, de explorar a potencialidade desse suporte em contato e intersecção com outros, como gravura, arquitetura e vídeo.

 Em comum, as propostas dos três artistas selecionados apontam para a ênfase nos processos de elaboração técnica das imagens, o protagonismo da pesquisa e a abordagem da subjetividade como enfoque das experimentações.

Lucas Simões (1980) apresenta a série Desretratos, fotografias recortadas à mão, acomodadas em caixas de acrílico transparente, em uma sobreposição das imagens e chapas de acrílico. As obras são reformulações de séries de retratos de amigos pessoais do artista, que tiveram suas imagens capturadas enquanto contavam um segredo, ao som de uma música escolhida pelos fotografados.

 Sua participação na mostra é complementada pela série Ficções, uma desconstrução e reinvenção de imagens de locais de localização geográfica remota. As imagens, ao sofrerem a manipulação digital através de distorção de cores, fragmentação dos elementos e exclusão de outros, substituídos por espaços em branco que aparecem como repetições volumétricas, passam a simbolizar “o inacessível na representação do real”, nas palavras do artista.

Rafael Pagatini (1985), que circula pelo cenário de artes plásticas desde 2006, participa da mostra com exemplares da sérieConversas com a Paisagem, resultado de pesquisa realizada sobre a paisagem brasileira em suas cinco regiões e materializada em suportes como fotografia e gravura, em uma aproximação e junção de ambas. A série apresenta um inventário do território brasileiro e uma síntese entre os estados de transitar, a criação e observação artística, materializando a experiência de deslocamento através da consciência das vivências e ambiente sociocultural de cada região.

Regina Parra (1981) completa o trio de artistas selecionados para a coletiva com Esporte Clube Brasileia, série de imagens capturadas de um abrigo improvisado na cidade de Brasileia, no Acre, destinado a receber imigrantes haitianos. As imagens foram tratadas e reformuladas pela artista, que utilizou-se da técnica de óleo e cera sobre papel para expor sua visão da condições de vida dos imigrantes que chegam ao Brasil em busca de oportunidades.

 Sua participação traz também a série Eldorado Acre, remetendo-se ao mítico lugar de possibilidades e utopias, que ainda detém-se na mesma temática de Esporte Clube Brasileia e, a partir de framescapturados em Assis Brasil (AC), configura-se como um comentário pictórico sobre a fragilidade e a busca dos imigrantes haitianos por novas terras.
A exposição estará aberta à visitação pública – de forma gratuita – até o dia 20 de julho.

                                                             Exposição Operações Fotográficas
Abertura no dia 30 de abril, às 20h
Visitação: de 1 de maio a 20 de julho, terça a sexta, das 7h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h30
Atrium (1º andar – Torre A)
Grátis
Horário de funcionamento da unidade: Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábado, das 9h às 21h; e domingo e feriado, das 9h às 18h30.

Estacionamento: R$ 3 a primeira hora + R$ 1 a hora adicional (matriculados no Sesc). R$ 6 a primeira hora + R$ 2 a hora adicional (não matriculados). 200 vagas.
Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141
Informações: 5080-3000
sescsp.org.br