Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Túnel do Tempo: Collor defende seu mandato



Luís Alberto Alves


Defesa: No dia 13 de agosto de 1992, o presidente Collor (foto) conclama a população a vestir verde e amarelo em defesa de seu mandato. Mas a maioria dos brasileiros usa roupas pretas, como sinal de luto pela sua péssima gestão.

Radiografia de Sampa: Avenida Casa Verde




Luís Alberto Alves

 A denominação Casa Verde lembra o antigo sítio que no século XIX pertencia ao Tenente José Arouche de Toledo Rendon. Ele tinha as filhas: Caetana, Gertrudes, Joaquina, Pulquéria, Leocádia, Ana Teresa, Maria Rosa e Reduzinda, que ficaram conhecidas em São Paulo como as meninas da Casa Verde.

 O apelido é porque moravam numa casa verde na atual Rua Anchieta, Centro, próximo à Praça da Sé. Após a morte do tenente, o sítio foi herdado pelas meninas e ficou conhecido como Sítio das meninas da Casa Verde. Mais tarde, apenas como Sítio da Casa Verde.

 Naquele bairro existiu também a Rua Casa Verde, alterada depois, em 1976, para Bernardino Fanganiello. A Avenida Casa Verde (foto) no bairro de mesmo nome, Zona Norte de SP.


Geral: Menor infrator pode ter punição mais rigorosa



Projeto de Lei promete endurecer punição a menores infratores

Luís Alberto Alves
 Crimes cometidos por menores de idade, às vezes crianças de 11 ou 12 anos, chocam o Brasil. Uma resposta para este problema foi apresentada aqui na Câmara dos Deputados pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no ano passado: um projeto de lei que amplia de três para oito anos amplia o período de internação de menores infratores em caso de crimes hediondos (PL 5.454/13).
 Como Alckmin não tem prerrogativa para apresentar projeto para análise no Congresso, a deputada Andreia Zito (PSDB-RJ) assumiu a autoria formal da proposta que muda o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA - Lei 8.069/90) e é muito polêmica.
 O projeto está em discussão em uma comissão especial. O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) apresentou parecer favorável à medida.
 Em resumo o texto defendido por Sampaio prevê o seguinte:
- aumento de três para oito anos o tempo máximo de internação de jovens que cometerem crimes hediondos, como estupros e assassinatos;
- internação de jovens infratores nos centros de assistência social até completarem 21 anos de idade;
- agravamento da pena de maiores de 18 anos que usem menores de idade em quadrilhas para praticar crimes.
 Ex-secretário de Direitos Humanos, o deputado Nilmário Miranda (PT-MG) não acredita que aumentar o tempo de internação vá reduzir o número de crimes cometidos por jovens.

 Para o coordenador-geral do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), Vicente Faleiros, é preciso púnir ricos e pobres que cometem crimes graves. "O ECA não é o estatuto da impunidade. Ao contrário, pune o adolescente de maneira severa", diz Faleiros, mas ressalta que as medidas socioeducativas precisam funcionar. "A função da punição não é reprimir, mas responsabilizar."
O  cientista político Antonio Flávio Testa, no entanto, acredita que o ECA precisa ser urgentemente reformado. Para ele, o estatuto tem boas ideias, mas não funciona. Testa defende a revisão dos dois sistemas, já que em sua opinião o Código Penal e a lei de execuções penal também estão falidos. "É preciso uma reforma estrutural nessa área. O Brasil precisa fazer isso urgentemente."
                                                                        Votação
 O parecer de Sampaio não tem consenso na comissão especial e, por isso, a votação tem sido constantemente adiada.
 Na semana passada, o governador Geraldo Alckmin voltou à Câmara para pedir urgência ao projeto, que já está pronto para ser votado em Plenário. Sampaio também defende a votação do texto direto no Plenário. Requerimento nesse sentido, assinado por oito líderes partidários, aguarda deliberação (REQ 10531/14). Mesmo que seja aprovado pela Câmara, o projeto ainda precisa ser analisado no Senado.


Geral: Dia dos Solteiros pode ser comemorado com churrasco



Churrasco é a pedida para comemorar Dia do Solteiro

 Redação

 Aqueles que são solteiros também têm uma data para comemorar, 15 de agosto, dia oficial em homenagem aos descompromissados que gostam de curtir a vida. Para comemorar essa data especial, organizar um churrasco é uma excelente opção na hora de se divertir com os amigos e de dar boas risadas. Para mandar bem na churrasqueira e impressionar os convidados, alguns passos devem ser seguidos, como a escolha do corte da carne e do tempero.

 Confira as dicas da Friboi, marca do Grupo JBS, que é 3ª maior empresa de alimentos do mundo. O primeiro passo é escolher carnes saborosas com fibras fáceis de serem identificadas, como alcatra, maminha e picanha. Com isso, facilita o corte que tem que ser feito na transversal das fibras, pois se for a favor a carne fica dura.

  Outro detalhe para deixar o churrasco ainda mais suculento é o tempero. Nada além de sal grosso. Passe abundantemente em toda a carne e, quando ela estiver assando, bata o espeto para retirar o excesso. E para finalizar com um ‘churrasco perfeito’, asse a carne em brasa viva, sem chamas, primeiro de um lado, sem ficar virando, e depois o outro em uma região menos quente da churrasqueira. Isso é importante para selar a carne e manter a suculência.Boa festa! Para saber mais acesse: www.friboi.com.br


Economia: Primeira parcela do 13º salário dos aposentados, o que fazer?



É preciso saber administrar o dinheiro 

*Reinaldo Domingos

A partir do dia 25 de agosto, será liberada a primeira parcela do 13º salário dos  aposentados e pensionistas do Brasil, de acordo com o calendário divulgado pelo Ministério da Previdência Social. Essa injeção de dinheiro feita pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aquece a economia e, por isso, é preciso saber se os beneficiados sabem a melhor forma de utilizar essa quantia.

 Sempre alerto que independente da situação financeira, dinheiro extra não deve ser utilizado para quitar dívidas e nem fazer novas compras, mas sim ser poupado, destinando-o para a realização dos sonhos; até porque, o correto é conseguir pagar as contas com o próprio orçamento e não depender de valores extras. No entanto, boa parte da população não é educada financeiramente e, sendo assim, o melhor a fazer é ter ciência da situação financeira para saber como agir.

 Assim, antes de receber esse dinheiro, é importante que o aposentado faça um diagnóstico de suas finanças e da família, ou seja, anote todos os gastos ao longo de um mês, separando-os em categorias (alimentação, combustível, vestuário, etc.). Dessa forma, verá exatamente com o que está gastando cada centavo do dinheiro e onde está havendo excessos, para diminui-los ou até cortá-los, se for o caso. Sabendo se é investidor, equilibrado ou inadimplente, é mais fácil descobrir o que fazer com o 13º.

 O primeiro perfil é aquele que já pode ser qualificado como investidor, mesmo que pequeno. A opção mais indicada para utilizar o 13º é continuar investindo. Cinquenta por cento do valor deve ser aplicado onde a pessoa já tem investimento. Para o valor restante, uma boa pedida pode ser iniciar a poupar para novos sonhos. Sempre alerto que o dinheiro tem que ter objetivos, podendo ser uma reserva de emergência, uma viagem dos sonhos ou muitos outros, já que nunca é tarde para sonhar.

 A segunda opção de utilização do 13º é destinada aos consumidores equilibrados financeiramente, isto é, não possuem dívidas, mas que também não poupam. Essa situação de falsa estabilidade é muito preocupante, pois o aposentado acredita poder utilizar o dinheiro para compras, e é aí que mora o perigo, qualquer imprevisto financeiro fará com que se torne endividado. Uma boa opção é a de iniciar uma reserva; o aposentado deve destinar ao menos uma parcela do dinheiro recebido para este fim. O mais importante para este público, contudo, é criar o hábito de poupar.

 A situação mais preocupante é do inadimplente, isto é, pessoa que possui dívidas e não consegue honrar com as mesmas. Lembrando que não é um problema possuir dívidas, como parcelamentos, o problema começa quando não se consegue arcar com esses compromisso.

Nesse caso, não se deve gastar imediatamente o dinheiro para o pagamento dos credores, pois isso não solucionará o problema com o dinheiro, apenas postergará. Como este último caso é o mais grave, veja mais algumas orientações que preparei, para sair desta situação:
  1. Antes de sair negociando, é preciso ter pleno domínio do seu dinheiro, fazer um diagnóstico financeiro, registrando o que se ganha, o que se gasta e conhecer seu verdadeiro eu financeiro;
  2. Faça um apontamento de despesas diárias por tipo de gastos pelos próximos 30 dias. Esse é o caminho para que fique tudo mais claro, somente assim poderá cortar gastos e reduzir excessos;
  3. Muitas vezes, é importante dizer “devo, não nego, pago, como e quando puder”. Nunca se deve procurar um credor antes de ter domínio completo de seu dinheiro;
  4. A portabilidade é uma das ferramentas para reduzir o endividamento, procure por linhas de créditos mais baixa, mas é importante frisar que isso não resolve a causa do problema;
  5. No planejamento para pagar as dívidas, priorize as que têm os juros mais altos, geralmente as de cartão de crédito e cheque especial;
  6. Na hora de negociar, se for parcelar as dívidas, tenha certeza de que as mesmas cabem em seu orçamento;
  7. Saiba que, para pagar as dívidas atrasadas, terá que repensar seu padrão de vida, pois, se já se endividou com o que ganha, será ainda mais difícil nos próximos meses com as parcelas;
  8. Não existe uma porcentagem exata de quanto terá que direcionar para pagar as dívidas, isso dependerá do diagnóstico financeiro feito previamente;
  9. Estabeleça uma estratégia para sair do endividamento, conhecendo detalhadamente os credores, valores e taxas de juros;
  10. Dois fatores levam ao endividamento, são eles: o crédito fácil, conjugado com a competente propaganda. Por isso, cuidado para não comprar o que não sonhava, com o dinheiro que você não tem, para impressionar, muitas vezes, até mesmo quem você não conhece;
  11. As facilidades de créditos, como limite de cheque especial, cartão de crédito e crediários, têm sido verdadeiros vilões nessa ciranda do endividamento e inadimplência;
  12. Principalmente para os aposentado, é importante não “emprestar” seu nome para que parentes e amigos façam dívidas. Se eles não podem usar o próprio nome, é porque provavelmente já estão com problemas de endividamento;
  13. Procure guardar dinheiro para comprar à vista e com algum desconto. O sonho da independência financeira passa por respeito ao dinheiro, entender que ele é meio e não fim;
  14. Quem compra a prazo, paga juros, quem paga juros, paga mais caro e tem dívidas e, quem tem dívidas, realiza menos sonhos.

*Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP de Educação Financeira e da Editora DSOP, autor dos livros Terapia Financeira, Eu Mereço Ter Dinheiro, Ter Dinheiro não tem Segredo, Livre-se das Dívidas, da primeira Coleção Didática de Educação Financeira no Ensino Básico, e das séries infantis O Menino e o Dinheiro e O Menino do Dinheiro, todos pela Editora DSOP.

Variedades: Os Incríveis se apresentam amanhã (14) no Rock In Concert


Com 50 anos de estrada, Os Incríveis vai agitar no Rock In Concert

 Redação
 O segundo pocket show da temporada Rock In Concert apresenta o grupo  Os Incríveis nesta quinta-feira (14), às 20h, em São Paulo. Os veteranos do rock prometem atrair milhares de pessoas ao Shopping SP Market para uma apresentação inesquecível em homenagem ao Mês dos Pais.

 Comemorando 50 anos de carreira, a banda composta por Netinho (Bateria), Sandro(Guitarra), Leandro (Baixo e Vocal), Wilson (Sax) e Rubinho (vocais), irão agitar a galera com seus eternos sucessos “Era um Garoto Que, Como Eu, Amava os Beatles e os Rolling Stones”, “O Milionário”, “Marcas Do Que Se Foi” e “Eu Te Amo, Meu Brasil”, entre outros hits que fazem parte do repertório.

 Ao longo das cinco décadas de estrada, o grupo fez aproximadamente três mil shows pelo Brasil e vendeu 15 milhões de discos. Os Incríveis também se aventuraram no Exterior, onde realizaram 500 apresentações. Há pouco mais de três meses, o grandioso tributo ao rock nacional, considerado como ‘o maior patrimônio da música brasileira’, a Rockwalk Brasil, eternizou o grupo com sua inclusão oficial na Calçada da Fama do Rock em uma cerimônia emocionante.
Lembrando que a Rock In Concert está no Shopping SP Market, Av. das Nações Unidas, 22.540, São Paulo, e a entrada é totalmente gratuita.