Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Economia: Seguros de vida cobrem pandemias? Tire essa dúvida

Estão avaliando a cobertura ou não diante da constatação do afastamento pela Covid19


Redação/Hourpress

Arquivo
Em tempos de pandemia de Covid-19 as preocupações das pessoas mudam, infelizmente a perspectiva de alguma fatalidade aumenta e a proteção da família se torna primordial. Assim, uma busca que vem aumentando são os seguros de vida. Contudo, nem todos esses seguros cobrem casos de pandemia.

O fato é que a maioria das apólices possuem uma ampla garantia, mas uma situação igual a vivida atualmente não era projetada o que deixa muitas famílias descobertas em um momento de urgência, mas as empresas estão se preocupando em ficar ao lado dos clientes.

"A maioria dos seguros de vida (segundo as condições gerais das companhias) não cobrem pandemia. O que pode assustar em um primeiro momento os clientes, mas fato importante é que essas organizações vieram a público individualmente e se manifestaram solidárias aos segurados, comprometendo-se a indenizar em caso de morte por Covid 19", explica Cristina Camillo, Diretora da Camillo Seguros.

Nas situações das pessoas que têm seguro de vida com Cobertura Diária por Incapacidade Temporária (DIT) que dá proteção financeira ao segurado, caso ele se afaste temporariamente de sua ocupação remunerada, as seguradoras estão avaliando a cobertura ou não diante da constatação do afastamento pela Covid19, por se tratar de pandemia.

A especialista em seguros explica que neste momento a procura por seguro de vida está sendo grande. "A doença acionou uma preocupação extra para as famílias, chamando a atenção para o problema de perder alguém que sustente a família ou que a renda seja imprescindível para manutenção", analisa. Cristina complementa que com essa sensibilidade das seguradoras esse tipo de seguro se mostra imprescindível neste e em todos os momentos da vida das pessoas.

Além disso, um outro produto que vem sendo procurado nas seguradoras são as coberturas de assistência funeral. "Os custos com funeral e sepultamento são altos e a maioria não tem reserva para isso. Vemos que essa preocupação é muito grande em relação aos idosos, pais e sogros", alerta Cristina.

Um problema que as pessoas estão encontrando é que, dependendo da idade, pode ser difícil contratar essas proteções. Mas existem seguradoras que tem essas alternativas e outras que possibilitam isso em seu seguro residencial, sendo uma boa saída para pessoas que estão com essa preocupação.

Economia: Estudantes da área da Saúde agora têm até 26/07 para utilizar créditos do Passe Livre Escolar

Prazo que iria até 12/07 foi estendido para 26 de julho devido à prorrogação da quarentena


Redação/Hourpress

Divulgação

O prazo para os estudantes da área da saúde que atuam no combate ao Covid-19 utilizarem as cotas do Passe Livre ou Meia Tarifa havia sido estendido até 12/07. Com a prorrogação da quarentena pelo Governo do Estado, foi estendido novamente até 26 de julho. Para solicitar a liberação do benefício, o interessado deve solicitar uma declaração preenchida pela instituição onde realiza o seu estágio conforme o modelo disponível no site da EMTU/SP, link http://www.emtu.sp.gov.br/passe/indexRegiao.htm

O beneficio foi suspenso inicialmente devido à interrupção das aulas durante a quarentena, decretada pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Resolução STM 35, de 20/03/2020. Porém, foi permitida a isenção ou desconto no pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP àqueles alunos que estão colaborando no combate à pandemia do novo coronavírus.

Desde o início da liberação, 152 estudantes fizeram a solicitação, sendo 118 da Região Metropolitana de São Paulo, 25 na Baixada Santista, 3 em Sorocaba e 6 em Campinas.

Como obter - Os interessados em obter o Passe Livre ou o Meia Tarifa devem solicitar ao órgão ligado à saúde em que prestam serviços uma declaração em papel timbrado que contenha o seu nome completo e CPF, além da assinatura do supervisor de estágio. O documento assinado precisa ser enviado por e-mail à EMTU/SP em endereços correspondentes a cada região metropolitana:

Região Metropolitana de São Paulo: Para estudantes com direito ao Passe Livre, o e-mail é passelivre@emtu.sp.gov.br. Para quem tem direito à Meia Tarifa, o e-mail é passeescolar@emtu.sp.gov.br.
Região Metropolitana de Campinas: passermc@emtu.sp.gov.br.
Região Metropolitana da Baixada Santista: passermbs@emtu.sp.gov.br.
Região Metropolitana de Sorocaba: passerms@emtu.sp.gov.br.
Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte: passermv@emtu.sp.gov.br.

Economia: AFPESP lança simulador para cálculo de contribuição previdenciária


Serviço online permite ao aposentado e pensionista descobrir quanto será descontado em sua folha de pagamento


Redação/Hourpress

Arquivo
A AFPESP (Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo) disponibiliza a partir desta terça-feira (30) o simulador de cálculo da nova contribuição previdenciária.

A ferramenta permite a qualquer funcionário público consultar qual a alíquota descontada de seus vencimentos após a alteração definida com a aprovação da Reforma da Previdência, por meio de duas categorias: servidores aposentados e servidores aposentados com doenças graves e pensionistas.

"Com esse novo serviço, permitimos que todos os servidores possam conhecer, de fato, o impacto que essa nova alíquota terá sobre sua remuneração mensal e, assim, planejar seu orçamento", explica o presidente da AFPESP, Dr. Álvaro Gradim.

A nova contribuição previdenciária entrou em vigor no dia 5 de junho de 2020. Dentre as mudanças aplicadas estão a extinção do benefício do duplo teto do Regime Geral, utilizado no cálculo da contribuição previdenciária para servidores portadores de doenças graves.

O simulador foi desenvolvido pela Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma Previdenciária do Estado de São Paulo, integrante do Conselho Deliberativo da AFPESP e pode ser acessado por este link: http://www.afpesp.org.br/contribuicao-previdenciaria

Sobre a AFPESP
A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) é uma entidade sem fins lucrativos e direcionada ao bem-estar dos servidores civis estaduais, municipais e federais atuantes do território paulista. Fundada há oito décadas, é a maior instituição associativa da América Latina, com mais de 246 mil associados.

Está presente em mais de 30 cidades. Tem sede e subsede social no centro da capital paulista, 20 unidades de lazer com hospedagem em tradicionais cidades turísticas litorâneas, rurais e urbanas de São Paulo e Minas Gerais, além de 14 unidades regionais distribuídas estrategicamente no Estado de São Paulo.
 

Geral: Exposição fotográfica homenageia profissionais da saúde que atuam no combate à Covid-19


Mostra instalada na Estação Brooklin traz imagens e relatos em tributo aos "Heróis da Saúde"


Redação/Hourpress

Divulgação
A Estação Brooklin da Linha 5-Lilás recebe durante o mês de julho a mostra fotográfica "Heróis da Saúde". A iniciativa é uma homenagem da ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo, aos profissionais da saúde que estão na linha de frente na luta contra a Covid-19.

A exposição consiste em um projeto visual que reúne imagens e as experiências desses trabalhadores durante o período de combate à pandemia. Os profissionais que usam a Linha 5-Lilás foram convidados, via redes sociais e nas estações, a enviarem fotos em grupos ou sozinhos, descrevendo como tem sido o processo de trabalho diário.

Uma das histórias presentes na mostra é a da profissional de saúde Agatha Gomes. "Essa pandemia, sem dúvida, está sendo meu maior desafio tanto profissional, como pessoal. O amor pela minha profissão está me dando forças para aguentar essa batalha e transmitir esperanças de um amanhã melhor", afirma Agatha.
 Em agosto a mostra estará exposta na Estação Santo Amaro e em setembro na Estação Campo Belo. Para quem pode ficar em casa, a exposição também será disponibilizada no Facebook da concessionária (http://www.facebook.com/ViaMobilidadeSP)

Serviço - Exposição "Heróis da Saúde
Onde: Estação Brooklin
Data: 1º a 31 de julho

Onde: Estação Santo Amaro
Data: 3 a 31 de agosto

Onde: Estação Campo Belo
Data: 1º a 30 de setembro

Geral: Pesquisa aponta que metade dos brasileiros é contra reabertura em meio à pandemia

Para 44% da população o pico do Covid-19 acontecerá nas próximas semanas


Luís Alberto Alves/Hourpress


Divulgação
A Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, levantou estudo da visão dos brasileiros sobre o momento de pandemia e o futuro do país em meio às decisões dos governos estaduais e federal. Foram entrevistadas mais de 6 mil pessoas em todo o país, entre os dias 23 e 25 de junho de 2020, com 57% mulheres e 43% homens, entre 18 e 80 anos, de classes sociais A,B e C. A pesquisa tem 98% de significância e 1.5% de margem de erro.

Sobre a quarentena, 79% dos brasileiros afirmam que foram a favor do fechamento de comércio e serviços quando a pandemia chegou ao país. Hoje, 49,5% da população gostaria que as portas continuassem fechadas, enquanto 26,1% são favoráveis a abertura sem que isso tenha uma relação direta com seu trabalho ou consumo: o querem apenas "pelo bem da economia e direito de ir e vir".

A pesquisa questionou que ações o entrevistado faria se fosse governador de seu Estado. Testes gratuitos (80,2%), EPI para profissionais (79,0%) e uso obrigatório de máscaras (77,9%) encabeçam a lista, seguido da proibição de eventos, shows e cinema (74,1%), apoio ao pequeno empresário (73,5%) e isenção de pagamento de água e luz aos mais necessitados (67,7%). Ao todo, 33 medidas foram analisadas e as menos populares foram o rodízio diferenciado (21,7%), fechamento dos serviços (20,9%) e antecipação dos feriados (10,3%), estes últimos também com alta taxa de rejeição (31,6%, 25,4% e 44,3% respectivamente).

Pico do Covid-19 na visão dos Brasileiros

Quando questionados se eles manteriam todas as medidas no momento atual, foi possível notar quedas entre 1% a 8,8% - a maior sendo sobre auxilio salário para as empresas, de 47,4% a 38,6% - mostrando que o brasileiro espera menos ações e austeridades agora que no início das ações de controle, ainda que acredite que o pior da pandemia ainda está por vir: apenas 15,3% acredita que o pico da doença já ficou no passado, 40,7% considera hoje como o pior momento e 44,0% espera enfrentá-lo nas próximas semanas.

Mesmo em relação às ações tomadas pelos governos e que foram bem aceitas pelos brasileiros, a pesquisa mostra que houve queda na preocupação com tais medidas. Por exemplo, no início da quarentena, 62,1% dos brasileiros eram a favor da suspensão das aulas. Hoje, apenas 56,2% manteriam a medida. Antes, a proibição de jogos de futebol era apoiada por 61,8%, hoje por apenas 56,6%. No início, 41,1% concordava com fechamento de aeroportos, e hoje somente 32,7% dos brasileiros manteriam a decisão.

Recuperação da economia

Sobre a recuperação econômica, pouco mais da metade (51,4%) acredita que o país deva levar entre 1 e 3 anos para se recobrar do impacto econômico, enquanto para 31,2% essa recuperação deve levar até 10 anos. 9,7% são mais otimistas, acreditando que um ano seja o suficiente para a retomada, enquanto 7,8% não contam com isso pelos próximos dez anos.

Visão sobre os governadores

Em média, 54% dos brasileiros apoia seus governantes estaduais, e 51% acredita que eles têm tomado as medidas necessárias para proteger a população. Alguns Estados se destacam como Bahia com 76% de apoio a seu governador e RJ com apenas 20%. Em SP, 55% dos paulistanos dizem apoiar o governador do Estado, onde 62% concordam que ele está tomando as medidas necessárias durante a pandemia.

Brasil - não para amadores

60,4% da população brasileira acredita que todos os países estão sofrendo impactos parecidos na economia, enquanto 38,3% acredita que o Brasil está sofrendo mais que outros países. Para 1,3%, o Brasil sente menos impacto.

A pesquisa apresentou também aos entrevistados o case da Islândia, país que conseguiu controlar a contaminação do vírus rastreando contato de pessoas infectadas. O modelo dividiu os brasileiros, onde 49% acredita que o Brasil seria capaz de fazer o mesmo, e 51% acredita que não.

Em seguida, foi apresentado que o Brasil possui quase 10 vezes mais agentes comunitários de saúde que o que seria necessário para executar o mesmo processo, e questionou os entrevistados quais motivos tal solução não seria viável no país, e os principais foram: 69,0% dos respondentes acredita que a população não respeita e nem ajuda as iniciativas do governo; 66,9% porque a maioria dos governantes não toma atitudes eficientes; 47,7% enxergam que a desigualdade no país impede trabalhos desse tipo; 33,6% acredita que boa parte dos agentes públicos são funcionários fantasmas.


Geral: Capela do Socorro recebe oitava unidade do Descomplica SP

São 270 serviços municipais ofertados como seguro-desemprego


Redação/Hourpress

Arquivo
A Prefeitura de São Paulo inaugurou oficialmente nesta sexta-feira (03/07), na Rua Cassiano dos Santos, 499 - a oitava unidade do Descomplica SP, programa que implementa um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão. A unidade opera dentro da Subprefeitura da Capela do Socorro, na Zona Sul da capital.

Segundo o prefeito Bruno Covas, o Plano de Metas previa a implantação de oito unidades do Descomplica SP. "Mais de 99% dos usuários aprovam os atendimentos nas unidades do Descomplica SP. Esse é o tipo de serviço que a gente quer ver replicado pra qualquer repartição pública", disse.

Disposta em um espaço de 800 m², a unidade entrou em pré-operação no dia 29 de junho e oferece 270 serviços de 12 órgãos e secretarias como cadastro para recebimento de benefícios sociais, requerimento de seguro-desemprego, informações ao empreendedor, alistamento militar, desbloqueio da senha web, entre outros.

"O Descomplica SP desburocratiza o acesso da população aos serviços da Prefeitura. Todos os colaboradores recebem treinamento e são capazes de oferecer aos cidadãos as orientações e informações necessárias sobre o serviço que procuram", diz o secretário de Inovação e Tecnologia Juan Quirós.

Seguindo os protocolos de prevenção à covid-19, a unidade opera com apenas 20% de sua capacidade, horário reduzido e diversas recomendações de distanciamento e higiene, como o uso obrigatório de máscara.

A unidade da Capela do Socorro estará aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, e para que não haja aglomeração de pessoas, só prestará serviços com agendamento prévio, disponível na Central 156 ou no site do Descomplica SP. Quem for à unidade sem data e horário marcados receberá orientação para agendar o serviço.

"Teria que ir até a Zona Norte para dar entrada no seguro desemprego. Fiquei feliz em saber da criação desse serviço bem próximo da minha casa. A praticidade é bem maior", afirmou a usuária do serviço, Marli Gonçalves.

O Descomplica SP está alinhado com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, liderada na Prefeitura pela Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT). Além da Capela do Socorro, os paulistanos contam com unidades do programa nas regiões do Butantã, Campo Limpo, Jabaquara, Penha, Santana/Tucuruvi, São Mateus e São Miguel Paulista.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as unidades do Butantã, Santana/Tucuruvi, Jabaquara e São Mateus estão abertas exclusivamente para serviços de auxílio emergencial e seguro desemprego, oferecidos pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo - Cate e que devem ser agendados. Já a unidade do Campo Limpo está aberta seguindo o mesmo protocolo de prevenção implementado na Capela do Socorro.

"Esse programa é um exemplo que já vinha do Governo do Estado desde a década de 90 e que por questões partidárias não era replicado no município", finalizou o prefeito Bruno Covas.

Entenda como funciona o agendamento

Central 156

Para facilitar o acesso, ao entrar a gravação é necessário teclar as opções 6-6-2. Primeiro, os atendentes verificarão se o cidadão pode solicitar o serviço desejado pelo Portal SP156, evitando deslocamentos desnecessários, diminuindo a exposição ao contágio do coronavírus.

Caso não seja possível, indicarão o melhor dia e horário para o atendimento presencial. Os cidadãos serão orientados sobre a importância de evitar faltas, para não prejudicar quem também aguarda pelo serviço.

O atendimento é finalizado com o número de protocolo e com a lista de documentos que devem ser apresentados no dia do atendimento.

Chegando ao Descomplica SP no dia e hora marcados, os atendentes da unidade recepcionarão as pessoas conferindo se a data de agendamento está correta. Em seguida, é feito o encaminhamento às mesas de atendimento.

Pela internet

Acessando a página principal do Descomplica SP no endereço http://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br/, é exibida uma barra de opções na parte superior. Clicando na terceira opção da esquerda para a direita, AGENDAMENTO, o usuário é direcionado para a página com o Passo a Passo do agendamento eletrônico com a lista de todos os serviços disponíveis.

Túnel do Tempo: Morte do guitarrista dos Rolling Stones, Brian Jones



Luís Alberto Alves/Hourpress

No dia 3 de julho de 1969, Brian Jones, guitarrista dos Rolling Stones, era encontrado morto boiando na piscina de sua casa, aos 27 anos de idade.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Pires do Rio


Luís Alberto Alves/Hourpress

José Pires do Rio nasceu em Guaratinguetá (SP) em 1880 e faleceu em Nova Delhi, Índia, em 1950. Neste período desempenhou diversas funções relevantes ao Brasil. Formou-se em Direito, Engenharia e Farmacologia. Participou de diversas comissões na Argentina, Europa e Estados Unidos. Tornou-se expert em assuntos ferroviários. 

De 1925 a 1930 foi prefeito de SP. Desgostoso com os rumos da Revolução de 1930, afastou-se da política. Mesmo assim continuou colaborando ao participar de inúmeras comissões de trabalho, quando o assunto era linha férrea. A Rua Pires do Rio (foto) fica no bairro da Mooca, Zona Leste de SP.