Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Túnel do Tempo: Tiros deixam baterista paralítico



Marcelo Yuka ficou paralítico no auge da carreira

Luís Alberto Alves


Rappa: Em 10 de agosto de 2002, troca de tiros entre a polícia e traficantes da favela de Vigário Geral RJ fere com três tiros o músico Paulo Negueba, percussionista do grupo O Rappa. O músico sobreviveu.

Radiografia de Sampa: Rua Pio XII



Luís Alberto Alves


Eugênio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli foi Papa e entre 1939 e 1958 e núncio apostólico em Munique, em 1917. Nasceu em 02 de março de 1876 e faleceu em 09 de outubro de 1958. A Rua Pio XII (foto) fica na Bela Vista, Centro.

Geral: Saiba mais sobre os 2,17 bilhões de restituição e a malha fina



Leão não perdoa dinheiro não declarado


Redação

Hoje, segunda-feira (10), a Receita Federal libera para consulta o terceiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) 2015, que pagará R$ 2,17 bilhões em restituições para 1,74 milhão de contribuintes, reajustadas em 4,24%, devido à variação da taxa básica de juros (Selic) entre maio e agosto de 2015. Em contrapartida, o grupo de contribuintes que não estiverem nesse lote ficar mais preocupado com a chance de estar na malha fina.

Para saber se faz parte desse grupo, é necessário acessar o site da Receita -
http://www.receita.fazenda.gov.br - ou ligar para o Receitafone 146.

                                                    Malha Fina

Os contribuintes também já estão podendo pesquisar para saber se ficaram ou não na malha fina. Com a modernização do sistema a Receita Federal a agilidade para disponibilizar a informação neste ano foi muito maior. Para o diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota, quem sabe ou acha que errou na declaração, a preocupação em pesquisar a situação é válida, mas não é necessário nervosismo. Ajustes ainda são possíveis antes que seja chamado pelo Fisco.

Mesmo para quem já sabe que está na malha fina, não é necessário pânico, ajustes ainda são possíveis com uma declaração retificadora. "A Receita Federal permite o contribuinte acesso ao detalhamento do processamento de sua declaração através do código de acesso gerado no próprio site da Receita Federal ou certificado digital. Caso tenha sido detectada alguma divergência o Fisco já aponta ao contribuinte o item que está sendo ponto de divergência e orienta o contribuinte em como fazer a correção", explicou Welinton Mota.

                                                       Como pesquisar?

Assim para saber se há inconsistências em suas declarações do Imposto de Renda e se, por isso, caíram na malha fina do Leão, ou seja, se tiveram seu IR retido para verificações é necessário acessar o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2015, disponível no portal e-CAC da Receita Federal. Para acessar é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. 

De acordo com a Receita Federal, o acesso ao extrato, por parte dos contribuintes, também permite conferir se as cotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente; solicitar, alterar ou cancelar débito automático das cotas, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.

"Em relação à declaração retida, se não houver erros por parte do contribuinte que necessite enviar uma declaração retificadora, o caminho é aguarda ser chamado para atendimento junto à Receita", complementa o diretor da Confirp Contabilidade.

                                                        Como corrigir os erros?

Mas se os erros forem detectados é importante fazer a declaração retificadora. O procedimento é o mesmo que para uma declaração comum. A diferença é que no campo "Identificação do Contribuinte", deve ser informada que a declaração é retificadora. Também é fundamental que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração anterior, para a realização do processo.

A entrega dessa declaração poderá ser feita pela internet. O contribuinte que já estiver pagando imposto não poderá interromper o recolhimento, mesmo havendo redução do imposto a pagar. Nesse caso, deverá agir da seguinte forma:

 
·  Recalcular o novo valor de cada quota, mantendo-se o número de quotas em que o imposto foi parcelado na declaração retificadora, desde que respeitado o valor mínimo;
·  · Os valores pagos a mais nas quotas já vencidas devem ser compensados nas quotas com vencimento futuro ou ser objeto de pedido de restituição;
·  · Sobre o montante a ser compensado ou restituído incidirão juros equivalentes à taxa Selic, tendo como termo inicial o mês subsequente ao do pagamento a maior e como termo final o mês anterior ao da restituição ou da compensação, adicionado de 1% no mês da restituição ou compensação.

Caso tenha pago menos que deveria, o contribuinte terá que regularizar o valor na restituição de suas declarações, recolhendo eventuais diferenças do IRPF, as quais terão acréscimos de juros e multa de mora, limitada a 20%. E isso só pode ser feito antes do recebimento da intimação inicial da Receita.

Para quem já foi intimado, a situação se complica, não podendo mais corrigir espontaneamente as suas declarações e ficando sujeitos, em caso de erros comprovados, à cobrança do imposto, acrescido de juros de mora e multa de 75% a 150% - sobre o valor do imposto devido e o valor da despesa que foi usada na tentativa de fraude. Se caracterizar crime contra a ordem tributária, o contribuinte estará sujeito a sanções penais previstas em lei - com até dois anos de reclusão.
Situação
Solução
Constatado que a declaração retida em malha tem informações incorretas
Fazer declaração retificadora, corrigindo eventuais erros cometidos.

Atenção: não é possível a retificação da declaração após início de investigação pela Receita.
Não encontrar erros na Declaração retida em malha e o contribuinte tem toda a documentação que comprova as informações declaradas
1ª opção:

Solicitar a antecipação da análise da documentação que comprova as informações com pendências.
2ª opção:
Aguardar intimação ou notificação delançamento da Receita Federal, para só então apresentar a documentação.

Contudo, o diretor da Confirp faz um alerta: "Na declaração retificadora não é permitida a mudança da opção, ou seja, se o contribuinte declarou na "Completa" deve retificar sua declaração nesta forma, mesmo que o resultado na "Simplificada" seja mais vantajoso. Além disso, o contribuinte pode fazer a retificadora a qualquer momento, desde que não seja iniciada nenhuma ação fiscal por parte da Receita Federal, que pode ocorrer a qualquer momento em até cinco anos". 

"Assim, para concluir, se ao acessar a declaração for informado que ela está "Em Processamento", é importante que o contribuinte confira todos os dados para certificar que não há erros e aguardar, pois, muitas vezes a declaração retida pelo Fisco não significa erro na declaração do contribuinte e sim, que informações estão sendo buscadas e análises feitas pela Receita Federal nas fontes pagadoras, por exemplo, a empresa que deixou de repassar para a Receita Federal os impostos retidos de seus funcionários", finaliza o diretor da Confirp.

Veja os principais motivos para cair na malha fina:
1.      Informar despesas médicas diferente dos recibos, principalmente em função da DMED;
2.    Lançar valores e dados na ficha de rendimentos tributáveis diferentes daqueles relacionados nos informes de rendimento [Rendimento tributável, Imposto Retido, etc];
3.    Deixar de informar rendimentos recebidos durante o ano (as vezes é comum esquecer de empresas em que houve a rescisão do contrato);
4.    Deixar de informar os rendimentos e outras informações dos dependentes;
5.     Lançar os mesmos dependentes quando a declaração é feita em separado pelos cônjuges ou companheiros ou informar dependentes sem ter a relação de dependência;

6.    A empresa alterar o informe de rendimento e não comunicar o funcionário;
7.     Deixar de informar os rendimentos de aluguel recebidos durante o ano;
8.    Informar os rendimentos diferentes dos declarados pelos administradores / imobiliárias.
9.    Não lançar na ficha de rendimentos tributáveis, os rendimentos proveniente de resgate de previdências privadas, quando não optantes pela plano regressivo de tributação;
10.               Não lançar os valores recebidos de Fapi (Fundos de Aposentadoria Programada Individual) como rendimentos tributáveis, sem direito à parcela isenta;

11.  Não lançar a pensão alimentícia recebida como rendimentos na ficha de rendimentos tributados recebidos de pessoa física.
12.Não preencher a ficha de ganhos de capital no caso de alienações de bens e direitos;
13.Não preencher a ficha de ganhos de renda variável se o contribuinte operou em bolsa de valores;
14.Não relacionar valores de alugueis recebidos de pessoa física na ficha de recebimento de pessoa física;
15. Não abater comissões e despesas relacionadas a alugueis recebidos na ficha de rendimentos recebidos de pessoas físicas.

A empresa pode levar o funcionário à malha fina quando:
1.      Deixa de informar na DIRF ou declara com CPF incorreto;
2.    Deixar de repassar o IRRF retido do funcionário durante o ano;
3.    Altera o informe de rendimento na DIRF sem informar o funcionário.


Geral: Piloto Roberto Pupo Moreno vai criar a Fórmula Inter





Pupo Moreno ficou conhecido como grande acertador de carros na Fórmula 1 e Indy


Redação

 Pouco mais de três anos do desaparecimento da Fórmula Futuro, categoria de monopostos importados que pretendia formar pilotos para categorias superiores no automobilismo, o Brasil vai conhecer nesta semana (13/8) a Fórmula Inter, que nasce do empreendedorismo de um empresário do segmento de Comunicação, com carro projetado e construído por brasileiros, com as mais avançadas tecnologias e práticas acadêmicas e profissionais, incluindo fibra de carbono e estudos aerodinâmicos. Algo inédito em nosso país, e adequado ao momento do mercado brasileiro, com custos realistas e muito tempo de pista.

 A pretensão é que a modalidade ocupe o nicho carente de opções, entre o kart e Fórmula Vê/Fórmula 1600, e a Fórmula 3 Brasil, preparando os pilotos para seguirem em modalidades mais rápidas no Brasil ou no exterior, e ainda abrigando aqueles que querem apenas um hobby ou se profissionalizar regionalmente, tenha 15 ou 65 anos de idade.

 A Fórmula Inter terá também uma Academia de Pilotos e uma plataforma completa para ativação de negócios, que será apresentada pelo ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy Roberto Pupo Moreno..




Geral: Centrais e Abimaq fazem ato na quinta-feira em Defesa da Indústria e do Emprego



A nuvem escura da crise e desemprego está forte sobre o Brasil

 Redação

As Centrais Força Sindical, UGT e CGTB, além da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), realizarão ato em defesa da indústria nacional e dos empregos nesta quinta-feira, dia 13, às 10 horas, em frente ao Masp. “Queremos uma nova política econômica, que promova o desenvolvimento com ênfase na produção, com uma indústria sadia, que crie empregos de qualidade”, afirmou Miguel Torres, presidente da Força Sindical.

 “Vamos realizar esta manifestação porque não podemos assistir o desmonte do País, da indústria e dos empregos, e nos conformarmos com esta situação que estamos enfrentando, com juros proibitivos, inflação forte, crédito caro, tarifas públicas altas, desindustrialização e desemprego desenfreado. Decidimos promover o “Grito em Defesa da Indústria e do Emprego, na Avenida Paulista”, declarou Miguel.

 “Não se trata de um ato contra o governo. Vamos fazer um movimento apartidário com o objetivo de chamar a atenção para o que vem ocorrendo com a nossa indústria, e clamar por medidas emergenciais que possam contribuir para a retomada da atividade industrial”, destacou Carlos Pastoriza, presidente da Abimaq.

 O ato contará com a presença de milhares de empresários e trabalhadores em defesa da indústria e do emprego. “Vamos, juntos, trabalhadores e empresários de todo o Brasil, fazer do dia 13 de agosto uma data histórica”, enfatizou Pastoriza.

Agenda
Mobilização “Grito em Defesa da Indústria e do Emprego”
Data: 13/08/15
Local de Concentração: vão livre do Masp, na Avenida Paulista
Horário: 10h00


Geral: Conheçam alimentos que funcionam como anti-inflamatórios



 
Repolho roxo é um dos alimentos potentes contra inflamação
Redação

Já ouviu falar em alimentos anti-inflamatórios? Esta é uma das grandes novidades no campo da Nutrologia, mas para que servem esses alimentos exatamente?

 Os alimentos anti-inflamatórios, entre outras vantagens, facilitam a perda de peso, melhorando o funcionamento do intestino e de seu organismo em geral. Na estética, um bom exemplo é no combate a celulite, que nada mais é do que uma inflamação.

                                   Inflamação no Organismo

 A inflamação ocorre quando nosso organismo sofre uma infecção, ataque externo ou lesão. Há, inclusive, casos de inflamação crônica, causada por doenças como artrite reumatoide e aterosclerose, por exemplo. Esse tipo de “inflamação invisível” é mais comum do que se pensa, e pode estar instalada, por exemplo, no intestino ou em outros órgãos.

 Quando ocorre um processo inflamatório, o normal é que sejam prescritos remédios anti-inflamatórios. O problema é que alguns desses medicamentos têm efeitos colaterais, principalmente se for necessário utilizar a medicação por um longo período. 

Já com a ingestão de alimentos anti-inflamatórios isso não acontece, por se tratar de uma solução natural que o corpo “reconhece”. Por isso, seja em casos de inflamações já instaladas ou principalmente para prevenir, vale a pena investir na alimentação: fortalecer o organismo, criar uma fonte de defesa poderosa contra agressores e, consequentemente, aumentar a imunidade.

 Outro fator importante com relação aos alimentos anti-inflamatórios é que eles podem potencializar a recuperação das fibras musculares e evitar lesões. Para quem pratica atividades físicas regularmente, especialmente musculação, adicionar esses alimentos à sua dieta diária só irá trazer benefícios para melhorar seu desempenho.

                        Alimentos anti-Inflamatórios
Conheça alguns alimentos conhecidos pela função anti-inflamatória que exercem no organismo:
                                                    Abacate
O abacate possui em sua composição o beta-sitosterol, uma substância com ação anti-inflamatória em nosso organismo. Os DFP e fitoesteróis no abacate fornece para nossos corpos com inúmeros benefícios anti-inflamatórias que ajudam a combater uma série de doenças. Além disso contribui também na diminuição de rugas precoces e também a celulite.O abacate é um legítimo super-alimento.
                                                     Brócolis
 O brócolis é um alimento anti-inflamatório  graças ao sulforafano. Essa substância ajuda o corpo a livrar-se de elementos potencialmente carcinogênicos, assim como a aliviar a inflamação e estresse oxidativo. O brócolis também possui uma quantidade elevada de vitamina C, que é um outro agente anti-inflamatório potente. Confira as maravilhas do brócolis à sua saúde.
                                                     Repolho Roxo
 Estão presentes no repolho quantidades significativas de glutamina e polifenóis, que contribuem para que o repolho seja um alimento com propriedades anti-inflamatórias. O repolho roxo, em especial, é rico em antocianinas, um potente agente anti-inflamatório.
                                                      Nozes
 As nozes contêm os importantíssimos ácidos graxos ômega-3, além de fitonutrientes como os taninos, ácidos fenólicos, flavonóides e quinonastodos considerados anti-inflamatórios. Consumir nozes está associado à redução da inflamação nos vasos sanguíneos, principalmente quando há situação de risco de doenças cardíacas. As nozes são realmente fantásticas para a saúde!
                                                      Gengibre

 O gengibre contém compostos anti-inflamatórios potentes chamados gingerols que inibem a produção de óxido nítrico (formadores dos radicais livres no corpo). O gengibre também mostra-se benéfico em diversos outros aspectos, principalmente para o sistema imunológico.
                                                       Probióticos
Os probióticos são bactérias benéficas que que têm uma ação anti-inflamatória no intestino, melhorando a digestão e ajudando a eliminar as substâncias tóxicas do organismo.
                                                      Cúrcuma (Açafrão da Terra)
 A cúrcuma é um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Graças ao seu ingrediente ativo, a curcumina, esta raiz pode inibir a síntese e a atividade de importantes enzimas envolvidas na resposta inflamatória. Um estudo com pacientes com osteoartrite concluiu que com apenas 200mg de curcumina por dia, a dor intensa reduziu significativamente.Saiba mais sobre a cúrcuma.
                                                       Ômega 3
 Em geral, qualquer alimento rico em ômega 3 deve ser incluído no cardápio com frequência, pois são anti-inflamatórios. Por isso, não se esqueça de consumir linhaça, castanha, nozes, e peixes (atum, sardinha e salmão). Se não for possível a ingestão desses alimentos, faça a suplementação de ômega 3.
                                                       Cogumelos
 Os cogumelos, em especial do tipo shiitake, contêm uma propriedade que aumenta a imunidade na hora de combater uma infecções. Eles também possuem características antimicrobianas e atualmente são utilizados para tratamentos de cancro. Esse tipo de cogumelo é muito mais forte do que os cogumelos tradicionais. Os polissacarídeos encontrados nesse tipo de cogumelos podem reduzir os efeitos de comprometimento do sistema imunológico.
                                                        Abóbora
 Abóboras são ricas em carotenoides, substâncias altamente antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce. O composto betacaroteno também bastante presente na abóbora é preventivo contra condições inflamatórias da pele e dos pulmões.
                                                          Semente de Gergelim
 Sabe-se que o gergelim é uma das melhores fontes de cálcio que existe. Além disso, ele é também um ótimo anti-inflamatório. Contém antioxidantes, fitoesteróis e ácidos graxos essências (ômega 3 e 6) que bloqueiam a produção do colesterol LDL (ruim) e aminoácidos que, conjuntamente, melhoram a inflamação no organismo.
                                                           Alho
 O alho já é conhecido há muito tempo por seu poder em combater a inflamação e doenças. Ele funciona tão bem que a sua ação no organismo é comparável a medicamentos como o ibuprofeno, impedindo que as reações que levam a inflamação aconteçam no corpo


Variedades: A Dama Dourada, com Helen Mirren, Ryan Reynolds e Daniel Brühl, estreia nesta quinta, 13/8, nos cinemas




O filme é baseado em fatos reais

Redação.
O comovente drama A Dama Dourada (Woman in Gold), que estreia nos cinemas em circuito nacional nesta quinta-feira, dia 13/8, baseado em fatos reais, narra a improvável cruzada por justiça e pela preservação da memória da família de Maria Altmann (Dama Helen Mirren, Oscar de Melhor Atriz por A Rainha), usurpada junto das obras de arte das paredes da casa desta determinada judia, na Viena de 1938, recentemente invadida pelo nazismo.

Na companhia de seu inexperiente, mas valente jovem advogado Randy Schoenberg (Ryan Reynolds, de A PropostaProtegendo o Inimigo), Maria embarca numa grande batalha que os leva diretamente ao coração do governo austríaco e à Suprema Corte americana. Schoenberg é neto do célebre compositor de música clássica Arnold Schoenberg, considerado o pai do dodecafonismo, que também imigrou de Viena para Los Angeles para fugir da perseguição nazista. Em vídeo inédito e exclusivo, o próprio Randy Schoenberg revela detalhes sobre as filmagens, sua relação com Maria e o desafio que enfrentou ao lado dela, retratado em A Dama Dourada (confira no link abaixo).

Sessenta anos depois de fugir de avião de Viena para os Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, a já idosa Maria Altmann começa a sua jornada para recuperar os bens de sua família apreendidos pelos nazistas, entre eles a obra-prima do pintor Gustav Klimt, o “Retrato de Adele Bloch-Bauer”, mundialmente conhecido como “A Dama Dourada”, considerado o quinto quadro mais caro do mundo.

Estrelado ainda por Daniel Brühl (Rush: No Limite da EmoçãoO Homem Mais Procurado), Katie Holmes (O Doador de MemóriasBatman Begins), Tatiana Maslany (Orphan Black) e Max Irons (A HospedeiraA Garota da Capa Vermelha), A Dama Dourada é o segundo filme do diretor Simon Curtis (Sete Dias com Marilyn), com locações realizadas em três cidades – Los Angeles, Viena e Londres, falado em duas línguas, inglês e alemão.

O filme A Dama Dourada é baseado nos fatos da vida da austríaca Maria Altmann e do jovem advogado americano Randy Schoenberg. No premiado livro “A dama dourada: a extraordinária história da obra-prima de Gustav Klimt, Retrato de Adele Bloch-Bauer” (José Olympio Editora), a jornalista Anne-Marie O’Connor retrata situações, circunstâncias e fatos que inspiraram a produção. A Dama Dourada foi escolhido para abrir a recente 19ª edição do Festival de Cinema Judaico de São Paulo.