Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 15 de abril de 2014

Túnel do Tempo: Fidel Castro divulga revolução nos EUA



Che Guevara e Fidel Castro, duas figuras importantes na revolução cubana no final da década de 1950

Luís Alberto Alves


Cuba: No 15 de abril de 1959 Fidel Castro começa por Washington um giro de 11  dias pelo leste dos EUA e Canadá para divulgar os objetivos da revolução cubana. Pouco tempo depois ele chega ao poder instaurando uma ditadura socialista que perdura até os dias de hoje. 

Radiografia de Sampa: Rua Marquês de Itu



Rua Marquês de Itu esquina com Rego Freitas, Vila Buarque, Centro de SP


Luís Alberto Alves

 Antonio Aguiar de Barros, o Marquês de Itu, nasceu em Itu (SP) em 05 de dezembro de 1823. Grande fazendeiro ingressou na política: foi deputado geral e vice-presidente da Província por duas vezes, de 31 de janeiro a 05 de fevereiro de 1878 e de 04 de abril a 18 de agosto de 1883.

 Membro do Partido Liberal gozava de estima popular e fazia questão de pagar as passagens de quantos se encontrassem nos veículos coletivos quando a estes usava e auxiliava veladamente as instituições de caridade, principalmente a Santa Casa de São Paulo.


Segundo Eugênio Egas: "Sua inteligência era clara, seu caráter prudente e seu critério seguro". Era considerado monarquista da profunda convicção. Foi agraciado com título nobiliárquico. Faleceu em São Paulo em 20 de janeiro de 1889. A Rua Marquês de Itu fica na Vila Buarque, Centro de SP.

Política: Câmara aprova exigência de credenciamento de empresas que lacram placas de veículos


A medida visa dificultar a prática de crimes como roubo de veículos, clonagem de placas e desvios de carros

Luís Alberto Alves
  A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na semana passada , em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 4.782/12, que atribui a responsabilidade pela fabricação e lacre das placas de veículos automotores a pessoas físicas ou jurídicas credenciadas pelos órgãos executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal. O projeto segue para o Senado, caso não haja recurso para análise pelo Plenário.
 O autor do projeto, deputado Jorginho Mello (PR-SC), ressalta que a ausência dessa normatização no Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/97) facilita a prática de crimes como roubo de veículos, clonagem de placas, desmanches fraudulentos e desvio de carros para as fronteiras. O parecer do relator, deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), foi favorável à proposta.
 Já existe uma resolução (231/07) do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que estabelece o Sistema de Placas de Identificação de Veículos e uma portaria (272/07) do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) que disciplina os requisitos técnicos de resistência, durabilidade e demais especificações de qualidade de uso e emprego dos lacres, além de exigir que a fabricação seja feita por empresas inscritas no órgão. Porém, a ideia do autor é incluir essa exigência no Código Brasileiro de Trânsito.


Geral: Guarulhos faz campanha de desarmamento infantil



Armas de brinquedo poderão ser trocadas por livros infantis


Redação

 Nesta terça-feira (15) é comemorado o Dia do Desarmamento Infantil e para celebrar a data, a Secretaria de Cultura de Guarulhos (SP), através das bibliotecas, faz uma campanha na cidade durante a segunda quinzena do mês de abril. Nesse período, as crianças poderão trocar, em cinco bibliotecas da cidade e também no Fácil Bom Clima, suas armas de brinquedo, filmes e jogos violentos por livros infantis.

 Os pequenos que não têm os objetos solicitados em casa também podem participar da campanha. Para isto basta produzir cartazes, desenhos ou redações sobre o tema, que depois serão expostos nas bibliotecas, e realizar a troca.

 A campanha tem a intenção de desvalorizar a imagem da arma entre as crianças, fomentar o debate sobre o desarmamento e também incentivar os adultos, pais das crianças, a participarem da campanha e se sensibilizarem sobre o tema.

 Pesquisas apontam que a criminalidade está diretamente ligada ao uso de armas de fogo e a grande maioria das vítimas são jovens entre 15 e 25 anos. A campanha de Desarmamento Infantil faz parte de muitas ações realizadas na intenção de diminuir a violência urbana.

As armas de brinquedo, jogos e filmes violentos podem ser trocados por livros infantis entre os dias 14 e 30 de abril nas bibliotecas municipais dos bairros Centro, Jardim Bom Clima, Jardim Testai, Jardim Guaracy e Jardim Presidente Dutra. A partir do dia 16, a troca pode ser feita também no Fácil Bom Clima.

No dia 15 de abril, às 10h30, haverá palestra sobre o tema “Violência” na Biblioteca Monteiro Lobato, e no dia 30 de abril, às 14 horas, o ator Sandro Coimbra fará parte das atividades de encerramento da campanha na Biblioteca Gracinda dos Anjos de Sá Domingues.

Serviço:

Biblioteca Monteiro Lobato
Rua João Gonçalves, 439, Centro
Tel: 2087-6900

Biblioteca Gracinda dos Anjos de Sá Domingues
Rua Luiz Silvestri, s/nº , Jardim Bom Clima
Tel: 2229-5639

Biblioteca Maestro Cezar Testai
Rua Henrique José Testai, s/n°, Jardim Testai
tel: 2401-8769

Biblioteca Orobó Jardim Guaracy
Rua dos Vigilantes, 201, Jardim Guaracy
Tel: 2499-3112

Biblioteca Orobó Jardim Presidente Dutra
Praça Orobó, s/nº Jardim Presidente Dutra
Tel: 2431-9711

Fácil Bom Clima (Paço Municipal)
Av. Bom Clima, 49
De 2ª a 6ª feira, das 8 às 20 horas, sábados das 8 às 13 horas


Economia: Aumenta oferta de empregos para idosos




O mercado de trabalho entendeu que é importante a experiência de funcionários idosos

Luís Alberto Alves

 O paradigma do mercado de trabalho fechado aos idosos vem mudando, e rapidamente no Brasil. Até uma década atrás o profissional idoso era considerado um contingente de difícil empregabilidade. Entretanto, dados recentes do governo de Minas Gerais exemplificam a mudança neste conceito: somente em 2013 mais de 16 mil pessoas acima de 60 anos foram contratadas no mercado formal no estado.

 O subsecretário de trabalho e emprego de Minas, Hélio Rabelo, explica que a necessidade de renda extra, maior longevidade e qualificação explicam o interesse dos idosos em voltar ao mercado profissional. “Eles se sentem produtivos. Hoje estamos vendo um país cada vez mais de pessoas idosas”, disse. Rabelo explicou também que a postura profissional das pessoas mais velhas agrada bastante às empresas, facilitando a reinserção profissional.

 “O trabalhador mais velho é um trabalhador mais constante, normalmente mais centrado e com menor ansiedade com o que está por vir. Já o jovem quer crescer, ter um emprego melhor, estudar no Exterior, morar fora, mudar de cidade, casa, tem filho. O idoso não, já tem a sua aposentadoria e quer melhorar sua renda. É mais sólida a permanência do idoso”, explicou.

 Este cenário é analisado pela pesquisadora de longevidade e gerontologia Suyen Miranda, da USP, como algo esperado e que será cada vez mais crescente no cenário brasileiro. “É importante que o preconceito esteja dando lugar à capacidade, que os mais velhos têm de sobra e podem contribuir muito para a qualidade dos produtos e serviços”, frisou Suyen.

 O subsecretário também comemora a quebra do preconceito em relação aos trabalhadores com idade mais avançada. “Antigamente no Brasil o trabalhador só era válido até os 40, 50 anos. Hoje não, está se dando muito mais atenção ao idoso, se respeitado mais. As pessoas estão respeitando o conhecimento”, finalizou Hélio Rabelo.


Geral: Uso racional da água é fundamental para evitar crises




Reservatório da Cantareira usado para abastecer a capital paulista

Luís Alberto Alves

 O sistema Cantareira atingiu o nível mais baixo da história, alcançando 12,5% da capacidade no mês de abril. A situação é tão crítica que pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que 74% da população apoia uma campanha de racionamento de água e energia. E pela primeira vez o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckim, assumiu a possibilidade de haver rodízio no abastecimento.

 A Abesco (Associação Brasileira das Empresas de Serviços e Conservação de Energia) ressalta que a utilização racional dos recursos hídricos é fundamental, uma vez que enquanto a energia elétrica pode ser gerada por diferentes fontes, para a água não há substitutos ou alternativas. Por isso, a Abesco solicitou ao consultor Raymundo Aragão fizesse uma análise desse mercado. “Com frequência, encontramos instalações com potenciais de redução dos custos superiores a 50% com atratividade financeira, a despeito do valor do investimento“.

 Dados do Banco Mundial mostram que a destinação da água captada tem uma distribuição específica no Brasil. Enquanto no mundo os sistemas municipais (usos doméstico e comercial) são responsáveis por 10% da utilização da água, no Brasil esse número corresponde a 28% do total. “Pelo lado do consumidor, há muito a ser feito, pois soluções estão disponíveis no mercado e apresentam claro retorno econômico”, defendeu Aragão.

 Ainda de acordo com Aragão, de uma forma geral, o valor investido na redução de consumo, com ferramentas como limitadores de vazão, medidores setoriais e torneiras e registros com fechamento automático, retorna em economia para o consumidor em menos de dois anos. “Vale ressaltar que qualquer iniciativa deve ser acompanhada de mudança de hábitos e educação dos usuários para que o uso consciente dos recursos faça parte do dia a dia”.


Variedades: Humor Paulistano reúne o melhor das histórias em quadrinhos de vários cartunistas




A obra reúne diversas histórias dos quadrinhos e humor do Brasil nas décadas de 80 e 90

Redação

 Organizado pelo próprio Toninho Mendes, o livro será lançado no dia 26 de abril, por ocasião da comemoração dos 30 anos da Circo Editorial, que nasceu em abril de 1984, no dia da votação pelas Diretas. A publicação reúne histórias que povoaram o imaginário cultural nos anos 80 e 90 e se tornaram um marco na história dos quadrinhos e do humor no Brasil. Poeta e editor, Toninho lutou contra a falta de recursos e de patrocinadores para que as produções chegassem aos leitores em formato de revistas e livros, superando todas as previsões de vendas.

 As revistas “Chiclete com Banana”, “Geraldão”, “Circo” e “Piratas do Tietê” conquistaram rapidamente o público com suas sátiras à sociedade e seus personagens politicamente incorretos. Entre eles, a Rê Bordosa – que vivia em bares e de ressaca -; o Casal Neuras e suas brigas; o Geraldão e sua descabida paixão pela mãe, ou ainda o sarcástico Bob Cuspe. Entre palavrões e questionamentos sociais, as narrativas tratavam de assuntos polêmicos como drogas, família, política e sexo.

 Com 432 páginas, a publicação resgata essa produção cultural, em seis capítulos ilustrados com os quadrinhos publicados pela Circo Editorial, e traz um encarte com o poema-revista “A confissão para o Tietê”, de autoria de Toninho Mendes, com ilustração de Jaca. O último capítulo apresenta uma análise do humor paulistano e a sua influência no humor e na cultura brasileira.

                                                                      Senai-SP Editora
 Criadas em sintonia com a missão do Senai e do Sesi de difundir o conhecimento e a cultura, as Editoras têm a proposta de preencher uma lacuna editorial existente nas diversas áreas de educação e ensino profissionalizante em que o SENAI-SP atua, e busca difundir, de forma planejada e sistematizada, o conhecimento produzido pelo SESI-SP nas áreas de Cultura, Educação, Esporte, Nutrição, entre outras, assim como identificar oportunidades que possam contribuir para o enriquecimento dessas áreas. Desde sua criação, em 2011, as duas editoras já publicaram mais de 170 títulos.


Humor Paulistano – A Experiência da Circo Editorial (1984 - 1995)
Editora: SESI-SP Editora
Organizador: Toninho Mendes
Valor: R$ 120,00
Páginas: 432