Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Artigo: Especialistas ressaltam os direitos do consumidor nas compras online

 


Como o CDC prevê que a desistência terá que ser feita no prazo de sete dias

Redação/Hourpress

Fazer compras online durante a pandemia apresentou o comodismo dessa modalidade para muitas pessoas em 2020. Uma pesquisa conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, Cetic, mostrou que o comércio eletrônico e as atividades culturais on-line apresentaram alta. De acordo com a pesquisa, entre os vários recortes de alta no setor que tivemos nesse ano, as compras on-line entre usuários a partir de 16 anos saltou de 44% em 20181 para 66% neste ano.

No entanto, com mais pessoas comprando online, mais dúvidas aparecem quando a experiência não ocorre como o esperado. Para ter certeza de quais são os direitos do consumidor quando ele vai comprar on-line, a professora Daniela Palhuca, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, unidade Pirituba, faz uma lista de pontos para ficar atento.

Não recebeu uma compra?

É prudente que o consumidor tenha sempre algum comprovante de compra ou a página da venda, mas quando não recebe o produto, o primeiro passo é entrar em contato com o SAC da empresa para registrar o problema e lembre-se de anotar o protocolo. Se nada for resolvido, o segundo passo é a comunicação do problema aos órgãos oficiais de proteção das relações de consumo (PROCON); e, posteriormente, caso não se resolva, deverão procurar o Poder Judiciário (Juizado Especial Cível).

Troca de produto

Existindo defeito no produto ou arrependimento da compra, o Código de Defesa do Consumidor assegura ao consumidor direitos para exigir a correção do defeito do produto ou do serviço ou o desfazimento do negócio.

Em caso de defeito no produto ou no serviço, o consumidor tem de 30 a 90 dias para reclamar, bem durável ou não, respectivamente. E a loja tem 30 dias para consertar. Após esse prazo o consumidor tem o direito de solicitar o cancelamento do negócio, a substituição do produto ou ainda, o abatimento proporcional do preço. Se for produto essencial, como uma geladeira ou um fogão, a loja deverá trocar assim que confirmar o defeito no produto. De acordo com o artigo 26 do CDC, se o vício for oculto, os prazos são os mesmos, mas começam a valer quando o defeito é detectado pelo consumidor.

Se o caso for de arrependimento, a contratação pode ser cancelada em até sete dias após o recebimento do produto ou início da prestação do serviço, sem ônus ao contratante. O produto deve ser devolvido e o consumidor restituído dos valores pagos

Todo produto tem garantia

De acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, o prazo de garantia legal é de 30 dias para os produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis. Caso o fornecedor apresente prazo de garantia contratual maior do que o legal, obviamente, ele se compromete com essa oferta.

Além das dicas acima, o professor Marcelo Salles, também do curso de direito da Faculdade Anhanguera, Pirituba, traz outros pontos mais específicos sobre o tema, mas que ainda são muito frequentes nas compras online.

O desconto não foi dado corretamente

Se a oferta foi apresentada ao consumidor, é aconselhável que ele a tenha prova da oferta. Importante lembrar também que o desconto precisa ser claro e preciso sobre o que está oferecendo, seja preço, quantidade, característica, prazos e garantia. A solução aqui é repetir a primeira dica, ou seja, a comunicação do problema aos órgãos oficiais de proteção das relações de consumo (PROCON); e, posteriormente, caso não se resolva, deverão procurar o Poder Judiciário (Juizado Especial Cível).

Lembre-se também de conferir se a promoção é válida para o produto que está adquirindo, além de testá-lo na hora ou, se não for possível, teste com a maior brevidade possível para ter certeza das condições.

Produto usado ou reembalado tem garantia?

Sim. O CDC não diferencia venda de produto usado, reembalado ou de mostruário. Se o vendedor informar os vícios aparentes no momento da compra e incluir esses vícios na nota fiscal, o consumidor não poderá buscar a reparação. Agora, se o produto apresentar algum vício não relacionado na nota fiscal no ato da compra, o consumidor poderá exigir o reparo no prazo de garantia legal ou garantia contratual, se houver.

E se o produto não chegar no prazo previsto e já tiver passado sete dias da compra? Posso desistir para pedir a devolução integral do valor?

Como o CDC prevê que a desistência terá que ser feita no prazo de sete dias, Como o CDC prevê que a desistência, nas negociações on-line, terá que ser feita no prazo de sete dias a contar do recebimento do produto , assim caso o consumidor não receba o produto, ele estará no prazo de legal de desistir da compra e solicitar a restituição do dinheiro..

Caso desista de uma compra online, a loja pode conceder crédito em vez de devolver o dinheiro em espécie?

O CDC não prevê que a devolução seja apenas em espécie. Mas se a compra foi feita em dinheiro ou cartão, a loja terá que devolver da mesma forma. Entretanto, caso o consumidor aceite a devolução de forma diferente, o vendedor poderá fazê-lo.

Saúde: Covid- 19 mata atriz Nicette Bruno

 


Com 87 anos, ela estava internada desde 26 de novembro no Rio de Janeiro

Agência Brasil 

Morreu ontem (20) de manhã a atriz Nicette Bruno, aos 87 anos, vítima de covid-19. Ela estava internada na Casa de Saúde São José, em Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro.

“A Casa de Saúde São José informa que a atriz Nicette Bruno, que estava internada no hospital desde 26 de novembro de 2020, faleceu hoje, às 11h40, devido a complicações decorrentes da covid-19. O hospital se solidariza com a família neste momento”, diz o hospital em nota.

Pouco mais de uma horas antes da morte, às 10h13, a filha de Nicette, a também atriz Beth Goulart, postou em seu perfil no facebook uma mensagem em que pedia orações pela mãe.

“Vinte um dias hoje sem minha mãezinha, que saudade de você minha parceira de vida, amiga, irmã, colega, meu amor, minha mestra, minha referência. Estamos junto com você, minha mãe, mandando nossa energia, nossa fé e esperança que logo logo estaremos juntas de novo. Não brinque com sua saúde, proteja quem você ama, tenha mais empatia e amor ao próximo. 18h. Oração para Nicette e para todos os doentes de covid, fortalecimento para os familiares e para as equipes de saúde. Gratidão a todos vocês”.

Saúde: Covid-19 cancela Réveillon virtual de São Paulo

 


A cidade de São Paulo espera enfatizar a importância de manter o distanciamento social e as medidas de prevenção à covid-19 durante as festas de fim de ano

Luís Alberto Alves/Hourpress

Diante do agravamento da pandemia provocada pelo coronavírus na cidade e da reclassificação do Município para a Fase Amarela do Plano São Paulo, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, informa que o Réveillon 2021, inicialmente anunciado como sendo exclusivamente virtual, foi integralmente cancelado.

Embora tenham sido tomadas todas as precauções para total segurança de artistas e profissionais envolvidos, conforme determinação dos protocolos de saúde, com esta medida, a cidade de São Paulo espera enfatizar a importância de manter o distanciamento social e as medidas de prevenção à covid-19 durante as festas de fim de ano.

Os recursos destinados inicialmente à contratação artística serão utilizados para uma ação conjunta entre as Secretaria Municipais de Cultura e de Turismo com foco em atividades artísticas de conscientização da população sobre cuidados sanitários diante da covid-19.

A Secretaria Municipal de Turismo fomentará outras formas de promoção do turismo na cidade de São Paulo que sejam seguras e estejam de acordo com as novas diretrizes sanitárias da pandemia de covid-19.


Saúde: Saúde lista dicas de prevenção do coronavírus durante as festas de final de ano

 


Vigilância Sanitária Estadual alerta sobre a importância da manutenção das recomendações médicas em meio às festividades

Redação/Hourpress

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu listar dicas para orientar a população sobre as medidas de prevenção contra o novo coronavírus durante as festas de Natal e Ano Novo, quando comumente há confraternizações entre familiares, amigos e colegas de trabalho.

As principais recomendações do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) Estadual visam reforçar as instruções para que essas comemorações ocorram de forma segura, de modo a minimizar a propagação do novo coronavírus e contribuir para a proteção individual e coletiva.

“É importante ressaltar que toda a população é parte importante para a solução e o controle da pandemia. Cerca de 60% das pessoas que transmitem o coronavírus são assintomáticas, por isso festas, encontros sociais e aglomerações devem ser evitadas neste momento”, afirma a diretora da Vigilância Sanitária, Cristina Megid. “Com a colaboração de todos é possível aproveitar as festas de forma segura. A ação consciente da população é parte vital na contenção da propagação do vírus”, complementa.

Higienização e distanciamento

Devem ser seguidas as principais recomendações sanitárias já dadas no decorrer da pandemia: evitar aglomerações, manter as mãos higienizadas com água e sabão ou com uso de álcool em gel 70%, prezar pelo distanciamento social, ficando em casa se possível ou utilizando máscaras se a pessoa precisar se deslocar e ir a ambientes coletivos.

Para além disso, é desejável que os encontros tenham limitação de pessoas: “em geral, até dez pessoas e apenas entre os próprios residentes da casa, por exemplo, evitando o encontro presencial de parentes e amigos que morem em outras localidades, especialmente os que não estiverem em plena quarentena”, explica a diretora do CVS. Uma opção que cresceu durante a pandemia foi o encontro no ambiente virtual, por meio de mensagens, ligações e chamadas de vídeo. “Quanto mais pessoas estiverem na festa, maior o risco de transmissão da COVID-19”, acrescenta.

Ambientes e utensílios

É importante que esses encontros ocorram em ambiente arejado, de preferência ao ar livre e com possibilidade de distanciamento social entre as pessoas. “Não é recomendado cantar ou gritar, pois as gotículas expelidas durante o ato podem alcançar até oito metros de distância, aumentando o risco de contaminação”, explica a diretora da Vigilância Sanitária.

É preferível que as comemorações tenham duração limitada, pois reuniões duradouras representam maior possibilidade de transmissão.

Utilizar máscaras e higienizar as mãos é imprescindível antes e depois das refeições, que costumam ser seguidas de conversas e interação entre os participantes. Com o uso da máscara, menor a chance de contaminar outras pessoas.

Também é importante a moderação do consumo de bebidas alcoólicas, considerando o potencial de alterações nos hábitos e comportamentos pelo consumo do álcool. O relaxamento da prevenção pode e deve ser evitado.

Não compartilhar objetos como celulares, copos, talheres e outros também reforça a segurança. É aconselhável que haja apenas uma pessoa para servir os demais e que todos mantenham mãos e utensílios higienizados, com o menor contato possível por pessoas diferentes.

Viagens devem ser evitadas, pois aeroportos, terminais de ônibus, postos de gasolina e paradas de descanso são ambientes onde os viajantes podem ser expostos ao vírus.

Atenção aos sintomas

Pessoas que apresentem sintomas respiratórios como tosse, espirros e coriza, além de febre, diarreia e ausência de olfato ou paladar, sintomas comuns entre pacientes com COVID-19, devem ficar isolados dos demais e ausentes das reuniões presenciais.

Procurar um serviço de saúde para avaliação médica e diagnóstico é fundamental para que a pessoa tenha atendimento hospitalar se necessário e receba as instruções para recuperação de seu quadro de saúde.

Artigo: coronavírus mais contagioso



 Redação/Hourpress

Virologista Raphael Rangel, delegado do conselho de Biomedicina no Rio de Janeiro e coordenador do curso de Biomedicina do Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação - IBMR, alerta sobre a chegada do coronavírus 70% mais contagioso já circula na Europa

A Itália identificou, no domingo, o primeiro caso de contágio pela nova variante. Hoje o Conselho Europeu se reúne para discutir uma estratégia uniforme. Países de quase todos os continentes suspenderam voos provenientes do Reino Unido após Londres confirmar a descoberta de uma cepa mais contagiosa do coronavírus.

A boa notícia é que, segundo especialistas, as vacinas em uso e em testes são igualmente eficazes contra a nova cepa do vírus.


Túnel do Tempo: Atentado em avião da Pan Am

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 21 de dezembro de 1988 uma bomba explode a bordo do voo Pan Am 103 sobre Lockerbie, Dumfries and Galloway, na Escócia, matando 270 pessoas.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Vespasiano

 


Vespasiano é homenagem a Flavius Vespasianus, nascido em Sabina em 9 D.C,filho de uma pequena família burguesa

Luís Alberto Alves/Hourpress

Esta rua começou a ser aberta em 1888 pelo engenheiro e empresário italiano Luiz Bianchi Betholdi que, em 1887, adquiriu uma extensa área de Antonio Xavier Borba então chamada de “Campos da Pedreira” ou “do Mandi”. Nessa área, Betholdi deu início ao loteamento que chamou de Vila Romana, numa referência ao seu país de origem.

Ele teve a ideia de batizar as ruas com nomes que lembrassem a civilização romana, como a Rua Vespasiano (foto), que antes se chamava Sertório, em menção ao general e político Quinto Sertório, falecido no ano de 72.a.C.

Vespasiano é homenagem a Flavius Vespasianus, nascido em Sabina em 9 D.C,filho de uma pequena família burguesa. Foi professor e pretor do futuro imperador Calígula. Exerceu diversos comandos militares sob governo de Cláudio, no Reno, e Bretanha. (atual Reino Unido).

Acompanhou o imperador Nero à Grécia, depois participou da repressão aos judeus em Jerusalém ao lado de seu filho Tito, no ano de 67 d.C. Após a morte de Nero, foi proclamado imperador. O seu filho Tito sufocou a rebelião judia, com grande número de mortos em Jerusalém e a cidade totalmente destruída. 

Após alguns anos no Egito, Vespasiano voltou à Roma e restaurou a cidade, reorganizando as finanças do Estado, melhorando as defesas do império e o governo nas províncias, e empreendeu grande programa de construções na cidade, incluindo o Coliseu. Morreu em 79 d.C.