Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

segunda-feira, 25 de março de 2019

Geral: Coentro, um caso de amor e ódio



Tem função bactericida contra a salmonela e ação antifúngica



* Dr. Alexandre Giffoni

O coentro é uma planta muito utilizada, principalmente, na forma de tempero, sempre presente na culinária indiana, árabe e até no Brasil pelas regiões Norte e Nordeste. No entanto, ela é uma planta que causa muita polêmica, já que há quem ame e quem odeie sua presença nos pratos.

Mas será que existe uma explicação científica para tanto amor e ódio de uma simples plantinha? Sim. Um dos principais componentes do coentro é uma substância química chamada E-(2)-decenal, que consta também na secreção de defesa de alguns insetos. E como os seres humanos tem um gene chamado OR6A2, que permite sentir esse cheiro, podemos dizer que o coentro, para algumas pessoas, tenha sim cheiro e gosto de insetos.

Mas, para os amantes da planta, o coentro pode trazer uma série de benefícios para a saúde como: rico em polifenóis,fitoquímicos e carotenoides; ajuda no controle do açúcar no sangue; tem efeito anti-hiperglicemia por estimular a secreção de insulina; reduz o colesterol e triglicérides; tem efeito diurético; funciona como um detox do organismo; auxilia na remoção do mercúrio ingerido por água contaminada; tem função bactericida contra a salmonela e ação antifúngica.

O coentro é utilizado também como erva medicinal, ajudando a prevenir algumas doenças, reduzindo os níveis de progesterona para melhorar a fertilidade. A planta é muito consumida em receitas de remédios caseiros para resfriados, febres, náuseas, vômitos, problemas de gastrites, antiparasitas, dores reumáticas e nas juntas. 

Rico em vitamina A, B1, B2, B3 e C, ele ainda conta com ácido fólico, que é um forte aliado do cérebro, faz bem ao coração, pele, unhas e cabelos, previne o câncer e melhora a imunidade. Suas folhas possuem uma concentração maior de vitaminas do que as sementes. A melhor forma de aproveitar suas propriedades, é incluí-lo na culinária em geral. Porém, pode ser usado na forma de extratos vegetais e óleos, a partir do processamento das sementes e folhas.

O coentro é uma erva que traz muitos benefícios para a saúde, mas o ideal é não exagerar na quantidade quando sua utilização for como tempero, já que não agrada a todos os paladares. Comece a utilizá-lo como ingrediente e vá introduzindo aos poucos na preparação das comidas do dia a dia. Quem sabe seu conceito sobre ele possa mudar? Fica a dica!


*Dr. Alexandre Giffoni, é médico nutrólogo do Hospital IGESP

Geral: Cuidado com hábitos que contribuem para o aumento na incidência de câncer entre jovens


Comportamentos nocivos à saúde têm levado ao aumento na taxa de tumores entre adultos nascidos nos anos de 1990


Luís Alberto Alves/Hourpress


Estimativas do Centro Internacional para Pesquisa do Câncer (IARC), instituição internacional subordinada à Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que em 2018 teriam sido feitos mais de 18 milhões de diagnósticos de câncer no mundo, um aumento de cerca de 28% se considerado o levantamento anterior, de 2012, que indicava 14 milhões de casos reportados.

Divulgado em setembro do ano passado pela entidade, o relatório traz adicionalmente informações baseadas no recorte da população por gênero, indicando que um em cada cinco homens e uma a cada seis mulheres no mundo desenvolverá algum tipo de tumor maligno durante a vida.

Diante deste cenário de contínua progressão da doença, a entidade destaca que é preciso atentar para a perigosa relação entre hábitos pouco saudáveis da nova geração e o potencial aumento nos índices de tumores entre o grupo de pessoas formado por aqueles que atualmente têm menos de 30 anos.

"É preciso rever nossos hábitos de vida – ou a falta deles – para frear as estatísticas crescentes ano a ano. No Brasil o número de novos casos de câncer deve ultrapassar a marca dos 600 mil registros neste ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por isso, o incentivo à prática constante de exercícios físicos, dieta equilibrada, consumo moderado de bebidas alcoólicas, não fumar e outras medidas simples devem ser entendidos como parte de uma política de saúde pública", diz Andrey Soares, oncologista clínico do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Grupo Oncoclínicas.

Para o especialista, essas não são apenas iniciativas essenciais para frear os índices aumentados do câncer como uma maneira de promoção à qualidade de vida e bem estar geral, mas servem também como aliadas no processo de tratamento para pessoas diagnosticadas com a doença e outras condições como diabetes e hipertensão. Para reforçar essa percepção, Andrey ressalta que sobrepeso e sedentarismo estão no topo dos fatores que afetam especialmente a saúde da geração de adultos nascidos nos anos 1990.

"Millennials têm o dobro de risco de desenvolver câncer no cólon (segmento do intestino grosso) e quatro vezes mais chance de receberem um diagnóstico de câncer no reto em comparação à geração Baby Boomers, indivíduos com 55 anos ou mais, apenas para citar mais um exemplo dos malefícios do sedentarismo e da ingestão de alimentos pobres em vitaminas e fibras", afirma o médico, citando o estudo recente sobre o tema feito pela Sociedade Americana de Câncer (ACS, sigla do inglêsAmerican Cancer Society).

E não são apenas os tumores intestinais que estão relacionados ao nosso comportamento diário. A obesidade já é tida como importante contribuinte para o aparecimento de ao menos outros onze tipos de câncer: esôfago, vesícula, fígado, pâncreas, rins, útero, ovário, mama, mieloma múltiplo, tireóide e próstata.
"Sedentarismo, consumo aumentado de carne vermelha, fast food, comida processada, álcool e cigarro são hábitos comuns entre os jovens que podem trazer malefícios à saúde. Se não atentarmos para os hábitos que colaboram para a redução do risco de câncer, teremos futuramente um contingente cada vez mais aumentado de pacientes nos consultórios oncológicos", finalizou Andrey.

Mudanças de hábito simples
Abaixo, o oncologista Andrey Soares lista os principais fatores que podem contribuir para o surgimento do câncer:

Tabagismo: Antigamente, o hábito de fumar era visto com elegância e glamour, sendo incentivado até pelas propagandas que mostravam atores famosos tragando seus cigarros, o que estimulava esse costume entre as pessoas mais jovens. O cigarro era liberado nos restaurantes e até na sala de aula. Hoje, o uso do cigarro pela geração Millenials, na maioria das vezes, vem acompanhando de bebidas alcoólicas. Estimativas apontam que 75% dos casos de câncer de pulmão são decorrentes do uso do tabaco e os fumantes têm cerca de 20 vezes mais risco de desenvolver a doença. Além disso, o cigarro também é responsável pelo aparecimento do tumor na cabeça e pescoço.

Etilismo: O consumo exagerado de bebidas alcoólicas tem se mostrado um dos hábitos mais frequentes entre jovens adultos. Essa prática traz consequências para a saúde física, sendo um depressor do sistema nervoso central e gerando impactos nocivos a diversos órgãos, como o fígado, o coração e o estômago. Uma pesquisa publicada no Alcohol and Alcoholism mostra que as consequências podem ser ainda maiores: segundo o periódico, basta uma dose de bebida alcoólica por dia para aumentar o risco das mulheres desenvolverem câncer de mama em 5%. A conclusão é parte de uma revisão de 113 estudos feita por pesquisadores da Alemanha, França e Itália. Para mulheres que bebem mais – três ou mais doses por dia – o risco de contrair a doença aumenta em 50%.

Sedentarismo: Pode parecer um pouco clichê relacionar a saúde com a prática de exercícios físicos diários, mas esse é um fator que pode diminuir bastante o risco de aparecimento da doença. Mais de um terço dos jovens brasileiros está acima do peso, de acordo com dados do Ministério da Saúde e, esse fato, leva a um risco maior de desenvolver doenças como colesterol alto, diabetes e hipertensão arterial. Com o avanço da tecnologia, os jovens passam mais horas em frente ao computador, plugados no celular ou tablets, deixando de lado as atividades físicas. Mas com pequenos ajustes na rotina, como pequenas caminhadas diárias e subir e descer escadas ao invés de utilizar o elevador, é possível dar um salto na qualidade de vida e prevenir inúmeras doenças, não apenas o câncer. A recomendação da OMS é que pessoas de 18 a 64 anos pratiquem pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana – ou, em média, pouco mais de 20 minutos por dia.

Infecções Virais: A geração de jovens e adultos com menos de 30 anos preza e valoriza muito a liberdade sexual. Trata-se de um grupo que nasceu após o "boom" do HIV e, apesar de bem informada e consciente dos riscos envolvendo doenças sexualmente transmissíveis, apresenta índices elevados de contágio pelo chamado papilomavírus humano – conhecido como HPV. Mais comum tipo de infecção sexualmente transmissível em todo o mundo, o vírus atinge de forma massiva a população feminina - 75% das brasileiras sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV ao longo da vida, sendo que o ápice da transmissão do vírus se dá na faixa dos 25 anos.
Após o contágio, ao menos 5% dessas brasileiras irá desenvolver câncer de colo do útero em um prazo de dois a dez anos, uma taxa alarmante. O tumor já é considerado um problema de saúde pública no Brasil e faz parte do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no país, o que inclui a vacinação contra o HPV para meninos e meninas com idades entre 9 e 26 anos. Além do HPV, existem algumas infecções virais que também podem estar relacionadas ao aparecimento do câncer. A hepatite B e C, por exemplo, podem desenvolver o câncer de fígado. Já o HIV pode ser responsável por tumores hematológicos como linfoma.

Exposição Solar: Os jovens estão acostumados a se prevenir contra o sol quando vão para a praia no verão. Porém, a exposição solar vai muito além, pois para pessoas que costumam ficar expostas aos raios solares, é preciso reforçar o uso do protetor diariamente, principalmente no rosto. Se a exposição for maior, como na praia ou piscina, por exemplo, é importante abusar do protetor no corpo todo, usar chapéus e evitar horários em que a incidência solar esteja mais forte. Em geral, as pessoas costumam relacionar os casos de câncer de pele exclusivamente ao melanoma, mas 95% dos casos de tumores cutâneos identificados no Brasil são classificados como não melanoma, um índice que está diretamente relacionado à constante exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol.

Obesidade: Obesidade: Embora o aumento da obesidade ocorra em todas as idades, os jovens foram os mais afetados. Isso ocorre pela ingestão exacerbada de alimentos ultraprocessados, pobres em nutrientes e também por conta do sedentarismo.
Em alguns tipos de câncer, o excesso de peso corporal durante a vida adulta pode ser considerado como um fator para o surgimento da doença.
Um estudo publicado pela The Lancenet Public Health sugere que as taxas de incidência de cânceres associados à obesidade estão aumentando mais rapidamente em jovens adultos entre 25 e 49 anos nos Estados Unidos.
Dos subtipos existentes da doença, ao menos 14 têm seus riscos aumentados pelo sobrepeso e obesidade: mama, cólon, reto, útero, vesícula biliar, rim, fígado, ovário, próstata, mieloma múltiplo, esôfago, pâncreas, estômago e tireoide.

Sobre o CPO
Fundado há mais de três décadas pelos oncologistas clínicos Sergio Simon e Rene Gansl, o Centro Paulista de Oncologia CPO - Grupo Oncoclínicas, oferece cuidado integral e individualizado ao paciente oncológico. Com um corpo clínico com mais de 50 oncologistas e hematologistas e uma capacitada equipe multiprofissional com psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros e reflexologistas. Oferece consultas médicas oncológicas e hematológicas, aplicação ambulatorial de quimioterápicos, imunobiológicos e medicamentos de suporte, assistência multidisciplinar ambulatorial, além de um serviço de apoio telefônico aos pacientes 24 horas por dia e acompanhamento médico durante internações hospitalares.

O CPO possui a acreditação em nível III pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Acreditação Canadense Diamante (Accreditation Canada), do Canadian Council on Health Services Accreditation, o que confere ao serviço os certificados de "excelência em gestão e assistência" e qualifica a instituição no exercício das melhores práticas da medicina de acordo com os padrões internacionais de avaliação. A instituição possui uma parceria internacional com o Dana Farber Institute / Harvard Cancer Center, que garante a possibilidade de intercâmbio de informações entre os especialistas brasileiros e americanos, bem como discussão de casos clínicos. Além disso, ainda, proporciona a educação médica continuada do corpo clínico do CPO, com aulas, intercâmbios e eventos com novidades em estudos e avanços no tratamento da doença. Atualmente o CPO possui duas unidades de atendimento em São Paulo, nos bairros de Higienópolis e Vila Olímpia.
Sobre o Grupo Oncoclínicas

Fundado em 2010, é o maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 11 estados brasileiros. Atualmente, conta com mais de 60 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado em atualização científica, e com foco na segurança e o conforto do paciente.
Seu corpo clínico é composto por mais de 450 médicos, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pelo cuidado integral dos pacientes. O Grupo Oncoclínicas conta ainda com parceira exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado a Harvard Medical School, em Boston, EUA.

Geral: Brasil é anfitrião do maior Congresso de Saúde Digital da América Latina


Inovações e principais novidades da telemedicina de todo o mundo serão apresentadas em evento que acontecerá de 3 a 6 de abril, na capital paulista

Luís Alberto Alves/Hourpress

De 3 a 6 de abril de 2019, o Transamerica Expo Center, localizado em São Paulo, servirá de palco para o Global Summit Telemedicine & Digital Health, evento internacional, inédito no país, idealizado pela Associação Paulista de Medicina (APM). Com o objetivo de reunir, durante três dias, as principais referências mundiais nesta área do conhecimento, a programação prevê mais de 70 horas de conferências e fóruns com foco em conteúdo, negócios e inovações.

Para Jefferson Gomes Fernandes, presidente Científico e do Conselho de Curadores do Global Summit, é fundamental que haja maior acesso e resolubilidade dentro dos sistemas de saúde tanto no Brasil como no mundo. “Existe um caminho que pode contribuir de forma preponderante para isso, que são as ações e contribuições das ferramentas de Telemedicina, Telessaúde e Saúde Digital”, afirma o presidente.

O evento abordará pautas como inteligência artificial, machine learning, aparelhos vestíveis, consultas e diagnósticos remotos, a legislação no Brasil e seus entraves, as experiências de sucesso em outros países, entre outras.

O presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, Humberto Oliveira Serra, pondera que a telemedicina precisa ser melhor regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina já que, atualmente, por exemplo, não é permitido que o paciente se consulte com um médico a distância.

“A Psicologia já superou isso, com a regulamentação da teleconsulta. Então, são questões que precisam ser enfrentadas nas discussões”, pontua Serra. “Aliás, o telediagnóstico avançou demais em anos recentes. Um exemplo disso é o projeto QualiSUS-Rede, vinculado entre o Ministério da Saúde, estados e munícipios, que objetiva sistematizar de forma integrada os serviços de Saúde, levando assistência aos trabalhadores do setor público em todo o País”, acrescenta.

Com a presença de key speakers nacionais e internacionais, o Global Summit é oportunidade imperdível para a discussão acerca dos avanços técnico-científicos em telessaúde e telemedicina no Brasil e no mundo.

Entre as presenças confirmadas, estrelas como o doutor alemão Andreas Keck, que é fundador do Strategy Institute for eHealth, dr. Daniel Kraft (EUA), presidente de Medicina da SIngularity University e fundador e presidente do Exponential Medicine, dr. Frank Lievens (Bélgica), secretário executivo da International Society for Telemedicine & eHealth, dr. Robert Wah (EUA), diretor médico global da DXC Technology e ex-presidente da Associação Médica Americana.

Também confirmado no evento, o dr. Pini Ben-Elazar, especialista israelense, diretor executivo da Mor Research Applications, evidencia os benefícios da telemedicina. Ele afirma que a tecnologia em saúde já tem salvado incontáveis pacientes e proporcionado mais qualidade de vida por todo o planeta.
 
“Em linhas gerais, destaco os cuidados à distância, por um custo baixo. Assim, o paciente necessita menos ver o seu médico e ser diagnosticado em casos de atenção primária”, diz Elazar.
 
O presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, ressalta a importância do Global Summit em ampliar o debate sobre como os avanços técnico-científicos na área médica conduzirão a humanidade em direção a um futuro melhor.

“A Medicina se apoia em três pilares. O primeiro é a vontade de aliviar o sofrimento do próximo; isso se fez há 2300 anos e será igual daqui a 200 anos. Segundo, caracteriza-se pelo comportamento ético, um juramento médico perante a sociedade. Por fim, trata-se da ciência, a qual imensas modificações, que não podemos prever, se fazem constantes em uma espiral que se move em velocidade exponencial”, assevera.
           
“É um encontro da maior relevância para a assistência em saúde aos brasileiros. As novas tecnologias chegaram para democratizar o atendimento, levando a todos as melhores possibilidades clínicas e terapêuticas sem barreiras físicas. O Brasil tem obrigação de se aprofundar nesse tema, derrubar barreiras normativas e garantir que a medicina de nível chegue a todos por meio das soluções remotas”, complementa Antonio Carlos Endrigo, presidente da Comissão de Organização.


Variedades: Receita de Brigadeiro das deusas



Luís Alberto Alves/Hourpress
Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate meio amargo
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó peneirado
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite sem soro
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (café) de gengibre em pó
  • 1 colher (café) de canela em pó
  • 1 colher (café) de noz-moscada
  • 1 colher (café) de cravo-da-índia
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de confeito de sua preferência

Modo de preparo
  • Em uma panela, junte todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, até soltar do fundo da panela e transfira para um prato.
  • Depois de frio, faça bolinhas e passe no confeito de sua preferência (chocolate granulado, ralado ou miçanga) e decore com pedacinhos de canela em pau ou de cravo.
Rendimento: 20 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Geral: Prepare o corpo para as quedas de temperatura com estratégias nutricionais


Nutricionista dá dicas importantes para proteger o corpona estação mais fria do ano


Redação/Hourpress


As quedas de temperatura, que se iniciam nos próximos meses, podem comprometer o equilíbrio do organismo, especialmente em relação ao sistema imunológico. Para isso, torna-se necessária a adoção de estratégias que modulem o corpo antes da previsão do tempo mudar. A alimentação é um forte aliado nesse aspecto, tendo em vista que o aporte adequado de vitaminas, minerais e fitoativos é eficaz no aumento das defesas imunológicas.
 
Formado por componentes específicos que sofrem influências de nutrientes, o sistema imune depende de um bom funcionamento do intestino, que possui alta associação com a chamada imunidade inata, responsável por defender o corpo contra infecções e resfriados agudos. Certos nutrientes, especificamente a glutamina, a arginina, os ácidos graxos essenciais e as fibras dietéticas (com destaque às prebióticas) são necessários para o crescimento e função normal das células presentes na mucosa intestinal e, consequentemente, das imunológicas. Para isso, a inclusão de cereais integrais, sementes, oleaginosas e leguminosas é recomendada.
 
Segundo Karla Maciel, nutricionista consultora da Naiak, os micronutrientes também devem ser ajustados na alimentação destinada aos preparos do corpo para o frio. Dentre eles, pode-se destacar o ferro, zinco, selênio, cobre, vitaminas C, E e D e as do complexo B, especialmente riboflavina (B2), ácido fólico e niacina (B3). Eles atuam como cofatores enzimáticos do sistema antioxidante endógeno, potencializando a ação das principais enzimas com esse papel de reduzir o estresse oxidativo. “É preciso ressaltar, ainda, que o ácido fólico, largamente presente em vegetais verde-escuros, favorece a síntese de glóbulos brancos, essenciais para otimizar a imunidade”, completa.
 
Um grupo de fitoquímicos que merece atenção quando se fala em imunidade são as catequinas e antocianinas, presentes no chá verde e frutas roxas, respectivamente. Estudos clínicos demonstram a capacidade destes compostos em atuar como imunomoduladores e antioxidantes, reduzindo os radicais livres que potencializam o desenvolvimento de doenças.
 
Por fim, um nutriente que deve ser listado é o ômega-3. Com alta capacidade em atuar como anti-inflamatório, o seu consumo através da alimentação e de suplementos de qualidade, é ideal para minimizar processos inflamatórios decorrentes das mudanças bruscas de temperatura.
 

Geral: Sustentabilidade: uma realidade com o gás natural



Sistema de cogeração de energia promete economia para empreendimentos residenciais

Redação/Hourpress
Cada vez mais presente em nosso dia a dia, a sustentabilidade introduziu novas práticas na construção civil. Mesmo antes de um projeto sair do papel, arquitetos e engenheiros buscam alternativas para tornar as edificações mais sustentáveis. Além de causar um menor impacto ao meio ambiente, pensar de forma inteligente em cada construção vai de encontro ao que o consumidor, cada vez mais exigente e comprometido com o futuro do planeta, procura. E foi este cenário que levou o engenheiro Paulo Campos, da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), a desenvolver um estudo sobre cogeração a gás natural, o qual consiste no uso do gás natural para geração combinada de energia elétrica e térmica.
Apresentado na Faculdade de Ensino Superior do Paraná em 2017, o trabalho avalia a viabilidade da aplicação deste sistema em um edifício residencial de Curitiba. "A cogeração a gás natural residencial ainda é inexistente no Paraná, mas vem ganhando cada vez mais interesse e destaque devido à conscientização do uso racional dos recursos naturais e com o máximo de aproveitamento das fontes de energia. A cogeração é um sistema de geração simultânea de energia elétrica e térmica que pode chegar em rendimentos próximos a 95%", explica Campos.
Além de proporcionar economia, segurança, praticidade e comodidade, o uso do gás natural em condomínios residenciais - aplicado em atividades de cocção, para alimentar lareiras e realizar o aquecimento de água, inclusive de piscinas, e de pisos - ainda pode, simultaneamente, gerar energia elétrica. Em seu estudo, o engenheiro analisou a possibilidade de cogeração em um empreendimento residencial na capital paranaense com 565 apartamentos por meio da instalação de um motor de combustão interna que utiliza o gás natural como combustível. "O sistema de cogeração pode atuar em conjunto com a infraestrutura já existente no condomínio - o edifício permanece com o mesmo fornecimento de eletricidade pela companhia de energia e com a mesma central de aquecimento de água. Sua elaboração é relativamente simples, principalmente se ela ocorrer de forma planejada e durante a fase de projeto do empreendimento. O motor ocupa o espaço de um carro de passeio, sendo possível fazer a implantação do sistema em uma área externa ao corpo do edifício, em um espaço projetado para essa finalidade", revela Campos.
Com isso, segundo os cálculos do engenheiro, o condomínio teria uma economia anual de R$100 mil, que representaria uma redução de custos de 35%. "A principal vantagem é a economia com energia elétrica e térmica". Outro benefício, segundo Campos, é que o empreendimento contaria com uma segunda fonte de energia elétrica, o que diminui consideravelmente o risco de falta de luz. Como contrapartida, o investimento necessário estaria na aquisição e instalação do moto-gerador, na infraestrutura de gás para atender o motor, em um trocador de calor (necessário para o aproveitamento do calor do motor no aquecimento da água), na infraestrutura hidráulica para o transporte da água entre o motor e a central de aquecimento de água do condomínio e também na infraestrutura elétrica. "No caso deste estudo, o valor do investimento inicial é igualado ao valor da economia gerada em um período de, aproximadamente, 3 anos", afirma Campos
Projetos como este já se tornaram realidade em outros estados. Em São Paulo, uma academia utiliza o primeiro aparelho compacto no Brasil que permite a microcogeração de energia a partir do gás natural. Os insumos energéticos gerados são utilizados para o aquecimento da água de duas piscinas e das 36 duchas dos vestiários, além do fornecimento de eletricidade para as atividades de suporte à academia, como a climatização de ambientes. No Rio de Janeiro, há um condomínio que utiliza a cogeração para a produção de energia elétrica e água quente para o aquecimento da água da piscina. Apesar do estudo de Campos ser focado no segmento residencial, a cogeração também pode ser uma boa opção para hotéis, clubes, academias, restaurantes, hospitais e demais estabelecimentos comerciais, diversificando a matriz energética.        
Sustentabilidade
A utilização do gás natural traz benefícios relevantes para o meio ambiente, pois sua queima produz baixa emissão de poluentes, já que a combustão é mais limpa e eficiente. É uma fonte de energia segura, versátil e econômica.
O fornecimento contínuo também é um atributo que garante a comodidade e a segurança aos clientes, já que não há necessidade de armazenamento de tanques ou cilindros de combustível, pois toda a distribuição do gás natural é realizada por meio de redes subterrâneas, construídas de acordo com as normas de segurança vigentes. Com isso, também é possível obter mais espaço nos empreendimentos, como por exemplo, para aproveitamento em areas de lazer ou para ampliação do comércio, e, por apresentar densidade específica menor que a dor ar, em casos de vazamento, a dispersão do gás natural na atmosfera é mais rápida, reduzindo os riscos de acidentes. Para saber mais sobre a Compagas e o gás natural, acesse compagas.com.br