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quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Fundo do baú: Quem se lembra deste samba rock Whos´s Got The Paper


Luís Alberto Alves/Hourpress

O ano de 1975 ficou marcado pelo disco da então rádio Difusora, Jet Music, que trazia uma camiseta do coelho Pernalonga. O hit da banda africana Osibisa, "Who´s Got The Paper" explodiu nos bailes, principalmente pelo trocadilho que se fazia pelo refrão. Quem sabia dançar samba rock dificilmente voltava sozinho para casa.

https://www.youtube.com/watch?v=Aighuwb9BFg

Geral: Chuva de tiros de fuzil mata Pm em Atibaia (SP)


O cabo Nilson Mikio Furuta Júnior, 30 anos, morreu na hora ao ser atingido com um tiro na cabeça


Redação/Hourpress

A explosão de caixas eletrônicos, nesta quarta-feira (19), de bancos na cidade de Atibaia/SP  por uma quadrilha fortemente armada provocou estragos. Ao receberem a denúncia, diversos carros da PM se dirigiram ao local. Porém, os policiais não contavam com a forte reação dos bandidos, armados com fuzis. Reagiram e  diversos tiros acabaram efetuados contra os soldados.  A quadrilha fez bloqueios na Rodovia Fernão Dias, nas entradas da cidade e no batalhão da PM de Atibaia. Também espalharam barricadas e objetos para furar os pneus das viaturas.


Seis homens acabaram presos, suspeitos de jogar para os ares três agências bancárias. Um Pm morreu e outros quatro terminaram feridos. O carro dos Pms cabo Alves e Nilson recebeu mais de 60 disparos desferidos por quatro assaltantes. O cabo Nilson Mikio Furuta Júnior, 30 anos, morreu na hora ao ser atingido com um tiro na cabeça. Seu colega, cabo Alves, no volante do carro da Força Tática, teve o braço estraçalhado ao ser alvejado. 
https://www.youtube.com/watch?v=-djQbwuwD3s

Variedades: Paulistas participam do 9º Festival Internacional Sesc de Música


Evento reúne músicos de 14 nacionalidades, entre os dias 14 e 25 de janeiro de 2019, no Rio Grande do Sul

Redação/Hourpress

Entre os dias 14 e 25 de janeiro, o Rio Grande do Sul recebe novamente um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, o 9º Festival Internacional Sesc de Música. A edição contará com músicos de 14 nacionalidades, além de profissionais de várias regiões brasileiras. Representando o estado de São Paulo, o corpo docente conta com professores como: Eduardo Monteiro (Piano), Romeu Rabelo (Fagote), Luiz Garcia (Trompa), Horácio Schaefer (Viola) e Claudia Nascimento (Flauta). Durante duas semanas, serão oferecidos em Pelotas, na zona sul do Estado, 60 espetáculos gratuitos, entre concertos, recitais e apresentações na comunidade, além dos 24 cursos disponíveis que vão reunir cerca de 380 alunos de estados e países diferentes. A expectativa é reunir cerca de 500 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos. A música estará presente nos mais variados espaços de Pelotas e tanto visitantes quanto a comunidade local vão vivenciar 12 dias especiais de cultura.
      
Esta nona edição caracteriza-se pela forte inserção dos Festivais na Comunidade, com mais de 20 apresentações levando a música aos mais variados espaços da cidade, como hospitais, asilos, igrejas, praia e até zona rural. O objetivo é envolver a todos em uma consciência de pertencimento e uma atmosfera de emoção. “O festival é feito com pessoas e para pessoas. O sucesso desse projeto reside justamente nessa apropriação que a comunidade de Pelotas fez. O sentido de toda ação cultural está nessa troca, nessa construção de relações que tem a música como elo. O que fortalece o festival de música de Pelotas é justamente o carinho e o acolhimento que se estabeleceu desde a primeira edição”, comenta Silvio Bentogerente de Cultura do Sesc/RS.
        
Nesse sentido de conexão, em 2019 o slogan do evento “O lado doce da música” também quer valorizar a comunidade anfitriã. “É uma homenagem ao reconhecimento da tradição doceira como Patrimônio Imaterial do Brasil, título concedido pelo IPHAN a Pelotas, e desse modo criando esse link entre o doce e a música, sendo o festival um importante momento para fortalecer nacionalmente e internacionalmente os aspectos culturais e turísticos de Pelotas”, explica Bento.
     
Outra novidade deste ano é a implementação do Choro na grade de cursos, dando mais espaço para o aprendizado de violão, acordeon, bandolim e cavaquinho, além dos sopros e a percussão. No ano anterior, o choro estava inserido na modalidade de oficina com menor duração. Mas devido ao alto interesse dos alunos a oficina foi transformada em curso e terá duração integral, conforme os outros cursos do Festival. Além deste, também são realizados os cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, eufônio, saxofone, harpa, percussão, violão clássico, piano, composição e canto lírico. Completam a programação do evento os ensaios e Recitais de Música de Concerto, Música de Câmara, Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no sitewww.sesc-rs.com.br/festival.
        
Entre os destaques da programação, está o concerto de abertura, no dia 14 de janeiro, com aSphaera Mundi Orquestra. O coletivo se apresenta às 20h30, no Theatro Guarany e conta com a presença da solista argentina Lucia Luque, no violino. No mesmo dia, às 18h, também acontece o tradicional Cortejo Musical, com saída em frente ao Mercado Público, seguindo pelo calçadão das ruas Andrade Neves, Sete de Setembro e XV de Novembro. Toda a comunidade é convidada a seguir o cortejo que reunirá músicos envolvidos no festival e já a partir deste momento transforma a atmosfera da cidade com mais arte e emoção. Confira a programação completa abaixo.
       A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Biri Refrigerantes, Ecosul e Café 35.
INGRESSOS GRATUITOS – A retirada de ingressos antecipados é necessária apenas para os espetáculos que ocorrerão no Theatro Guarany. A organização sugere a doação de 1kg de alimento não perecível (alimentos que serão direcionados a entidades sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc). Cada pessoa poderá retirar um par de ingressos por apresentação, conforme cronograma: nos dias 09, 10, 11, 14, 15, 16/01 podem ser retirados ingressos para espetáculos de 14, 15, 16/01; Nos dias 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 21/01, para espetáculos de 17, 20 e 21/01; E nos dias 17, 18, 19, 21, 22, 23 e 24/01, para espetáculos de 22, 23 e 24/01. Os ingressos serão distribuídos na Bilheteria do Theatro (Rua Lobo da Costa, 489), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h30 às 18h30.
Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 20 Unidades Sesc/Senac.

::: SOBRE O 9º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA ::::

O QUE É? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.
QUANDO? De 14 a 25 de janeiro de 2019, em Pelotas/RS.
COMO? Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade.

::: DADOS GERAIS :::
- A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Biri Refrigerantes, Ecosul e Café 35
- 49 professores de 14 nacionalidades diferentes
- Cerca de 500 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos
- Espetáculos gratuitos (concertos no Theatro Guarany, espetáculos nos palcos externos, recitais de alunos, concertos de Música de Câmara e recitais na comunidade)
- 24 cursos disponibilizados (19 instrumentos + canto lírico + composição + choro + prática de orquestra e banda sinfônica), reunindo cerca de 380 alunos de diversos estados e países
::: CURSOS :::
Música de Concerto
Violino | Viola | Violoncelo | Contrabaixo
Flauta | Oboé (Corne-inglês) | Clarinete | Fagote
Trompa | Trompete | Trombone | Trombone Baixo | Tuba | Saxofone | Eufônio
Harpa | Percussão | Violão Clássico | Canto Lírico
Piano | Composição | Choro (Violão, Sopros, Acordeon, Bandolim, Percussão e Cavaquinho)

Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica
Os cursos de Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica não disponibilizam matrícula. Serão realizados pelos alunos selecionados entre os participantes dos cursos de instrumentos

Música de Câmara
Recitais de Música de Câmara serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos

::: INGRESSOS :::

Para as apresentações no Theatro Guarany é necessária a retirada de ingressos antecipadamente na Bilheteria do teatro (Rua Lobo da Costa, 489), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h30 às 18h30. As entradas são limitadas a um par de ingressos por pessoa, por apresentação, conforme cronograma abaixo:

- 09, 10, 11, 14, 15, 16/01: retirada de ingressos para espetáculos de 14, 15, 16/01;
- 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 21/01: retirada de ingressos para espetáculos de 17, 20 e 21/01;
- 17, 18, 19, 21, 22, 23 e 24/01: retirada de ingressos para espetáculos de 22, 23 e 24/01.

::: FONTES P/ ENTREVISTAS :::

- Luiz Tadeu Piva, diretor regional Sesc/RS
- Silvio Bento, gerente de Cultura do Sesc/RS
- Evandro Matté, diretor artístico do Festival Internacional Sesc de Música

::: TRANSMISSÕES AO VIVO :::

- Concertos das 20h30 dos dias 14, 15, 16, 17, 18 e 19/01
- Concerto de encerramento às 20h30 do dia 25/01

::: PROGRAMAÇÃO FESTIVAL 2019 :::

14/01
17h – Orquestra Sesc/MG | Festival na Comunidade – Biblioteca Pública Pelotense
18h – Cortejo Musical - Largo do Mercado Público
20h30 – Sphaera Mundi Orquestra  (BRA/RS) – Theatro Guarany

15/01
9h30 – Classe de Choro | Festival na Comunidade – Hospital Santa Casa de Misericórdia ***
15h – Grupo Violino Sesc/MG | Festival na Comunidade – Hospital Beneficência Portuguesa ***
19h –  Grupo de Choro | Festival na Comunidade – Biblioteca Pública Pelotense
20h – Orquestra de Jovem Sesc/SE | Festival na Comunidade – Paróquia Santa Terezinha – B. Três Vendas
20h30 – Orquestra São Pedro (BRA/RS) – Theatro Guarany

16/01
17h – Classe de Choro | Festival na Comunidade – Capela Santa Casa de Misericórdia
19h – Recital de Cordas, Metais e Piano | Música de Câmara – CLEMENS WEIGEL (Alemanha), ROMEU RABELO (Brasil), CLAUDIA NASCIMENTO (Brasil), EMERSON KRETSCHMER (Brasil), ANDRÉ CARRARA (Brasil), LEONARDO WINTER (Brasil), VIKTORIA TATOUR (Bielorrússia), DIEGO GRENDENE (Brasil) e LUIZ GARCIA (Brasil) – Conservatório de Música da UFPel
19h – Orquestra Sesc/MG | Festival na Comunidade – Igreja Sagrado Coração de Jesus - Porto
20h30 – Quinta Essentia (BRA/RS) – Theatro Guarany

17/01
13h – Recital Alunos – Conservatório de Música da UFPel
15h – Classe de Choro |Festival na Comunidade – Hospital São Francisco de Paula***
18h – Classe de Choro | Festival na Comunidade – Shopping de Pelotas
19h – Recital de Madeiras, Metais e Cordas | Música de Câmara – EMILIANO BARRI (Argentina), DARRIN C. MILLING (E.U.A), JOSÉ MILTON VIEIRA (Brasil), EMMANUELE BALDINI (Itália), TIAGO LINCK (Brasil), CLAUDIA NASCIMENTO (Brasil), VIKTORIA TATOUR (Bielorrússia), DIEGO GRENDENE (Brasil), ROMEU RABELO (Brasil), HELLA FRANK (Brasil), EDER KINAPPE (Brasil), ALBERTO BOCINI (Itália) e CHRISTOPH HARTMANN (Alemanha) –  Conservatório de Música da UFPel
20h – Classe de Metais do Festival | Festival na Comunidade – Comunidade Católica São Miguel – 9º Distrito Monte Bonito
20h30min – Yangos | Brasil Sim Senhor! (BRA/RS) – Theatro Guarany

18/01
11h – Classe de Choro |Festival na Comunidade – Expresso Embaixador ***
13h – Recital Alunos – Conservatório de Música da UFPel
15h – Classe de Choro |Festival na Comunidade – Hospital Escola UFPel ***
19h – Recital de Harpa, Canto Lírico, Piano e Cordas | Música de Câmara – LIUBA KLEVTSOVA (Rússia), FLÁVIO LEITE (Brasil), LILIANA MICHELSEN (Brasil), MARCELLO GUERCHFELD (Brasil), EMERSON KRETSCHMER (Brasil), HELLA FRANK (Brasil), VIRGINIA ALDADO (Uruguay) e ALBERTO BOCINI (Itália)– Conservatório de Música da UFPel
19h30 – Orquestra de Jovem Sesc/MG |Festival na Comunidade – Catedral Metropolitana São Francisco de Paula
20h30min – Banda Sinfônica do Festival |Regente Antonio José Augusto (RJ/BRA) – Praia do Laranjal – Palco do Festival

19/01
13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel
11h – Orquestra de Choro |Festival na Comunidade – Mercado Público
19h – Recital de Madeiras, Metais e Piano | Música de Câmara – MICHEL LETHIEC (França), DIEGO GRENDENE (Brasil), LILIANA MICHELSEN (Brasil), EDUARDO MONTEIRO (Brasil), MAX URIARTE (Brasil), CHRISTOPH HARTMANN (Alemanha), SELIM HAYKAL (Turquia/Alemanha) e LUIZ GARCIA (Brasil) – Conservatório de Música da UFPel
20h30 – Sexteto Gaúcho | O Choro é Livre! (BRA/RS) – Praia do Laranjal – Palco do Festival
21h – Orquestra Unisinos Jazz em Concerto (BRA/RS) – Praia do Laranjal – Palco do Festival

20/01                                                                                                                                                                    
16h – Recital Classe de Piano | Música de Câmara – Conservatório de Música da UFPel
16h às 19h30 – Festival na Baronesa | Parque da Baronesa - Av. Domingos de Almeida, 1490 - Areal
20h30 – Orquestra Acadêmica | Regente Cecilia Espinosa Arango (COL)  – Theatro Guarany

21/01
10h – Classe de Choro |Festival na Comunidade – Estação Rodoviária de Pelotas
13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel
15h – Classe de Choro |Festival na Comunidade – Praça Aratiba – Balneário dos Prazeres
19h – Orquestra Jovem Sesc/SE |Festival na Comunidade – Igreja São José – Bairro Fragata
19h – Recital de Harpa, Madeiras, Cordas e Piano | Música de Câmara – LIUBA KLEVTSOVA (Rússia), ROMEU RABELO (Brasil), CLAUDIA NASCIMENTO (Brasil), CHRISTOPH HARTMANN (Alemanha), SELIM HAYKAL (Turquia/Alemanha), LILIANA MICHELSEN (Brasil), EDUARDO MONTEIRO (Brasil) e YANG LIU (China) – Conservatório de Música da UFPel
20h30 – Núcleos de Percussão e Metais do Festival – Theatro Guarany

22/01
13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel
17h30 – Grupo de Metais do Festival – Café Aquários
19h – Orquestra Estudantil do Areal |Festival na Comunidade  – Catedral do Redentor
19h – Recital de Metais e Percussão | Música de Câmara – TIAGO LINCK (Brasil), LUIZ GARCIA (Brasil), FERNANDO DEDDOS (Brasil), ALBERT KHATTAR (Brasil), CLARISSA BORBA (Brasil), DOUGLAS GUTJAHR (Brasil), JAMES THOMPSON (E.U.A.) e JOSÉ MILTON VIEIRA (Brasil) – Conservatório de Música da UFPel
20h30min – Núcleo de Canto Do Festival Gala Lírico – Theatro Guarany

23/01
13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel
10h – Classe de Canto | Festival na Comunidade – Unidade Cuidativa de Pelotas ***
15h – Classe de Canto | Festival na Comunidade – Asilo de Mendigos de Pelotas ***
19h – Classe de Choro | Festival na Comunidade – Castelo Simões Lopes Neto
19h – Recital de Violão Clássico, Canto Lírico, Cordas e Piano | Música de Câmara – EDUARDO FERNÁNDEZ (Uruguay), EIKO SENDA (Japão/Uruguay), MAX URIARTE (Brasil), MARCELLO GUERCHFELD (Brasil) e ANDRÉ CARRARA (Brasil) – Conservatório de Música da UFPel
20h30 – Núcleos de Madeiras do Festival | Orquestra Jovem do Festival – Theatro Guarany

24/01
13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel
15h – Classe de Choro |Festival na Comunidade – Hospital Espirita ***
19h – Recital de Cordas | Música de Câmara – EMMANUELE BALDINI (Itália), LUCIA LUQUE (Argentina). HORACIO SCHAEFER (Brasil), VIRGINIA ALDADO (Uruguay) e CLEMENS WEIGEL (Alemanha) – Conservatório de Música da UFPel
20h – Orquestra Jovem Sesc/MG |Festival na Comunidade – Paróquia Amor Divino (Colônia Santo Antônio)
20h30min – Banda Sinfônica do Festival |Regente Glen Hemberger (EUA – Theatro Guarany)

25/01
13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel
15h – Orquestra de Choro | Música de Câmara – Conservatório de Música da UFPel
17h – Classe de Canto | Música de Câmara – Conservatório de Música da UFPel
19h – Classe de Violão | Música de Câmara – Conservatório de Música da UFPel
20h30min – Concerto de Encerramento | Orquestra Acadêmica do Festival – Regente Evandro Matté (BRA/RS) – Largo Mercado Público

                *** Espetáculos para público fechado

Hourpress: o pequeno Exército de Brancaleone do Jornalismo


Luís Alberto Alves/Hourpress

O ano de 2018 foi de muita batalha. Mas como grande guerreiro, o Hourpress continuou firme. Igual ao pequeno Exército de Brancaleone manteve sua proposta de Jornalismo sério e independente. Sem receio das famosas patrulhas, publicamos várias matérias que não mereceram destaques nos grandes portais. 

Na coluna Chumbo Quente, a opinião do Hourpress foi sempre de firmeza. Prosseguiremos nesta linha em respeito aos leitores que temos em diversos países. O mais curioso é que o Hourpress tem mais simpatizantes no Exterior do que no Brasil, principalmente nos Estados Unidos e França. Lutamos e lutaremos sempre pela democracia, o melhor regime onde é possível impedir que bandidos disfarçados de políticos tomem assento no Congresso Nacional. 

https://www.youtube.com/watch?v=lCzH0LMRs98

Variedades: Receita de Mousse de chocolate e castanha portuguesa




Redação/Hourpress

Ingredientes
  • 200g de castanha portuguesa cozidas e trituradas no mix
  • 200g de chocolate meio amargo derretido
  • 4 colheres (sopa) de açúcar demerara
  • 1 caixa de 200g de creme de leite vegetal (Amélia)
  • 1 pitada de gengibre
  • 2 colheres (sopa) vinho do Porto ou licor de amêndoa
  • Raspa de limão e frutas vermelhas para enfeitar.
  • Modo de preparo
    • Bata o creme vegetal com o açúcar, junte o chocolate derretido, o gengibre em pó e o vinho.
    • Distribua em taças e decore com raspas de limão e as frutas.
    • Gele por 4 horas.
    • Sirva em seguida.

Geral: Bebês que nascerem na virada do ano ganharão plano de previdência privada

Iniciativa da Icatu Seguros dará R$ 2019 em previdência privada para crianças nascidas de parto normal em todo o Brasil, nas primeiras duas horas do novo ano

 Redação/Hourpress



Líder entre as seguradoras independentes nos segmentos de Vida, Previdência e Capitalização, a Icatu Seguros é uma companhia especialista em pessoas e tem como propósito contribuir para a conscientização da sociedade sobre educação e equilíbrio financeiro. Por isso, tradicionalmente, aproveita o Réveillon e a chegada dos primeiros bebês do novo ano para presenteá-los com planos de previdência privada. A ação "Bebês da Virada" acontece desde a passagem de 2014 para 2015 e já beneficiou mais de cem famílias. 
 A campanha é muito simples: bebês que nascerem no Brasil, de parto normal, entre 0h e 2h do dia 01 de janeiro de 2019 vão receber, gratuitamente, um plano de Previdência com R$ 2019 investidos. Sem sorteio e sem a necessidade de cadastro prévio, para participar, a família deve entrar em contato com a Icatu Seguros e apresentar a documentação solicitada. Caso o pai ou a mãe do bebê já seja cliente Icatu Seguros, a família recebe o prêmio em dobro, ou seja, R$ 4038. 
 “A expectativa de vida do brasileiro ao nascer aumentou bastante nos últimos anos e todos esperam usufruir dessa longevidade preservando sua qualidade de vida. Por isso, o planejamento financeiro é tão importante e pensar o futuro desde cedo, indispensável”, afirma Rafael Caetano, diretor de Marketing e Canais da Icatu Seguros.
 Sobre a ação Bebês da Virada
 Despertar o interesse da população em planejar o futuro financeiro desde cedo. Essa é a principal ideia da ação "Bebês da Virada", que aproveita dois momentos que remetem ao futuro: o Réveillon, período em que as pessoas fazem planos para o ano que está chegando; e o nascimento de um filho, quando as famílias também projetam grandes expectativas para o futuro daquela vida que acabou de chegar.

Chumbo quente: Está faltando honradez em nosso sistema de justiça criminal


Desta forma, devo me retirar do "mundo jurídico"


* Afranio Silva Jardim

1) Não mais acredito no Direito como forma de regulação justa das relações sociais.

2) Não mais acredito em nosso Poder Judiciário e em nosso Ministério Público, instituições corporativas e dominadas por membros conservadores e reacionários.

3) Não vejo mais sentido em continuar ensinando Direito, quando os nossos tribunais fazem o que querem, decidem como gostariam que a regra jurídica dissesse e não como ela efetivamente diz.

4) Não consigo conviver em um ambiente tão falso e hipócrita. Odeio o ambiente que reina no forum e nos tribunais.

5) Desta forma, devo me retirar do "mundo jurídico", motivo pelo qual tomei a decisão de requerer a minha aposentadoria como professor associado da Uerj. Tal aposentadoria deve se consumar em meados do ano que se avizinha, pois temos de ultrapassar a necessária burocracia.

6) Vou procurar outra "trincheira" para uma luta mais eficaz em prol de um outro modelo de sociedade. A luta por vida digna para todos é perene, pelo menos para mim.

7) Confesso que esta minha decisão decorre muito do que se tornou o Supremo Tribunal Federal e o "meu" Ministério Público, todos contaminados pelo equivocado e ingênuo punitivismo, incentivado por uma mídia empresarial, despreparada e vingativa.
Com tristeza, tenho de reconhecer que nada mais me encanta nesta área.

8) Acho que está faltando honradez, altivez, cultura, coragem e honestidade intelectual em nosso sistema de justiça criminal.

9) Casa vez menos acredito no ser humano e não desejo conviver com certas "molecagens" que estão ocorrendo em nosso cenário político e jurídico.

10) Pretendo passar o resto de meus dias, curtir a minha velhice em um local mais sadio...

* Afranio Silva Jardim, professor associado de Direito Processual Penal da Uerj. Mestre e Livre-Docente em Direito Processual Penal pela Uerj. Procurador de Justiça (aposentado) do Ministério Público do E.R.J.

Economia: Programas de integridade abrem novos mercados para as pequenas empresas



Pesquisa do Sebrae mostra que quase 80% dos empresários brasileiros gostariam de ter seu negócio reconhecido por essa prática


Redação/Hourpress

Interessados em expandir mercado para negociar com grandes empresas e com o governo (nos três níveis), os pequenos negócios estão atentos sobre adoção de ações de integridade e ética para ampliar vendas, além de contribuir com a imagem da empresa perante clientes e a sociedade. Uma pesquisa do Sebrae mostrou que 36% das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras já vendem para grandes corporações e esse contingente pode dobrar com outros pequenos negócios (36%) que ainda não vendem, mas gostariam de começar a negociar com esse mercado. Quanto às vendas governamentais, o mesmo estudo apontou que 24% das micro e pequenas empresas já vendem para União, estados e municípios e 35% ainda não negociam, mas desejam começar a fazê-lo.
Nesse  contexto, os donos de pequenos negócios têm observado que a adoção de programas de ética e integridade está deixando de ser uma simples questão de construção da imagem da empresa para se tornar uma pré-condição para conquista desses mercados. Cada vez mais o mercado (governos estaduais e grandes empresas privadas) está impondo aos pequenos negócios a adoção de Programas de Integridade como requisito para fechar contratos, como é o caso dos governos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal que já contam com legislação nesse sentido.
Na mesma linha, dentro de uma lógica de responsabilidade solidária, as grandes empresas também estão começando a demandar, em maior ou menor grau, a adesão dos seus fornecedores a programas de integridade, definindo em contrato o compromisso com o código de conduta do contratante e postura anticorrupção. É o que vem sendo praticado pela maioria das empresas ganhadoras do Prêmio Pró-Ética, do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União  (CGU), entre a SIEMENS, NATURA e UNIMED e também pela PETROBRÁS a partir do seu GRI (Grau de risco de integridade), que é como avaliam seu cadastro de fornecedores.
Segundo a pesquisa do Sebrae, realizada com 2 mil empresas (ME e EPP), o combate à corrupção e a implementação de um programa de conduta (Programa de Integridade) para reger as relações da empresa com clientes e fornecedores (públicos e privados) são questões que estão cada vez mais presentes na agenda dos donos de pequenos negócios no Brasil. O estudo mostra que quase 80% dos empreendedores gostariam de ter sua empresa reconhecida por contar um programa dessa natureza e a maioria dos empresários (70%) que ainda não têm um programa interno com esse propósito, considera importante adotar essa política.
Embora o nível de conhecimento das MPEs sobre o tema da “integridade” ainda seja baixo (cerca de 2/3 dos empresários não sabiam que os Planos são cada vez mais demandados por grandes empresas e pelo governo), os donos de pequenos negócios - ao tomarem conhecimento do assunto – atribuem uma nota elevada à importância de aderir a essa prática. 8,2 é a nota média dada pelas MPEs à importância da incorporar uma política de compliance (em uma escala de 0 a 10).
Entre os donos de pequenos negócios, os mais jovens (com até 34 anos) são os que demonstram maior interesse em expandir suas vendas para grandes empresas e para o governo. Ao mesmo tempo, esse grupo de empreendedores são os que demonstram maior interesse em implantar Programas de Integridade em seus negócios.
Números da Pesquisa
  • É baixo o grau de conhecimento das MPEs sobre o tema “integridade”
    • 71% das MPEs (3/4) não sabiam que a existência de um “PI” pode atenuar penas em processos de corrupção;
    • 65% das MPEs (2/3) não sabiam que os “PI” são cada vez mais demandados por “grandes empresas” e pelo “governo”;
    • 34% das MPEs (1/3) não sabiam que atos de corrupção de funcionários podem levar a empresa a responder judicialmente pelos mesmos;
  • Ainda é baixo o grau de implantação de “PI” nas MPEs:
    • só 15% das MPEs afirmam possuir “Programa de Integridade”;
    • 4,1 é a nota média que as MPEs atribuem a si em termos de conhecimento sobre “PI” (em uma escala de 0 a 10).
  • Mas é relativamente “bom” o ponto de partida para uma maior disseminação dos “PI” no universo de MPEs. Abaixo são citados alguns itens necessários à criação de um “PI”:
    • 22% das MPEs afirmam possuir declaração pública (na internet ou local visível) sobre seus valores e compromissos;
    • 33% das MPEs afirmam possuir um código de ética formal (documento escrito);
    • 46% das MPEs afirmam que realizam treinamento de pessoal sobre comportamento/conduta esperados;
    • 69% das MPEs afirmam possuir controles internos formais sobre as operações da empresa;
  • E é alto o reconhecimento sobre a importância do tema “integridade” e o interesse das MPEs em implantar o seu próprio “PI”:
    • 8,2 é a nota média que as MPEs atribuem à importância da sua empresa possuir um “PI” (em uma escala de 0 a 10);
    • 77% das MPEs gostaria de ter sua empresa reconhecida por ter um programa de “PI”;
    • 70% das MPEs que ainda não têm um “PI” considera importante a sua empresa passar a ter;
  • Entre as MPEs que não possuem “PI”:
    • 77% gostariam de ter apoio para implantação de um “PI”;
    • 66% têm interesse em acessar vídeos sobre “PI” na internet;
    • 61% têm interesse em acessar textos sobre “PI” na internet;
  • 42% têm interesse em ter consultoria presencial sobre “PI”

Economia: Pedidos de falência caem 14,7% em 2018

Com o pedido da Avianca, Brasil fecha os 11 meses do ano com crescimento de 5,1% nos pedidos de recuperação judicial


Redação/Hourpress


De janeiro a novembro deste ano, os pedidos de falência no Brasil recuaram 14,7%, em relação ao mesmo período do ano passado, já os pedidos de recuperação judicial tiveram alta de 5,1%, segundo levantamento da Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Para Rosely Cruz, presidente do Instituto Brasileiro de Administração Judicial (IBAJUD), os dados mostram a importância desse instrumento jurídico para a retomada econômica das empresas, com um reflexo direto na manutenção de empregos no Brasil. “Temos hoje mais de 12 milhões de desempregados no país. A perda de postos de trabalho pelo encerramento de uma única atividade empresarial tem uma influência brutal no agravamento dessa situação”, Rosely Cruz.
Em 2018, o Brasil assistiu grandes marcas, como Dolly, Grupo Abril, Saraiva, Cultura e Viracopos apresentarem na justiça os seus pedidos de recuperação judicial. O caso mais recente ocorreu na semana passada com a Avianca, uma das quatro maiores aéreas que atuam no Brasil.
O Promotor de Justiça da Falência e Recuperação Judicial do Estado de São Paulo e diretor acadêmico do IBAJUD, Dr. Eronides dos Santos, faz uma análise desse segundo semestre como reflexo dos últimos dois anos da crise econômica do Brasil. “O empresário não se utiliza imediatamente da recuperação judicial. Ele tem um imenso receio dos desgastes que um processo de recuperação judicial provoca”, diz ele.
E prossegue: “Quando o empresário requer a recuperação judicial no Brasil ele é visto como um pré-insolvente e tem muita dificuldade com fornecedores, prestadores de serviços e até com os seus próprios clientes. Todos receiam comprar, contratar ou serem contratados. Por isso, o empresário evita o pedido, o que pode ser um problema para ele. Geralmente, os pedidos de recuperação judicial devem ser feitos no auge da crise das empresas e não posteriormente, quando elas já perderam todas as forças que seriam vitais para a sua recuperação no mercado”. O IBAJUD defende um amadurecimento e uma compreensão maior do mercado da recuperação judicial, por meio de palestras, cursos, encontros profissionais e congressos nacionais e internacionais para corrigir esse processo.
“É fundamental para a nossa economia que as empresas e o mercado tenham uma ampla consciência da recuperação judicial, para que esse instrumento jurídico seja de fato um caminho de manutenção da nossa economia de mercado e, principalmente, uma operação que mantenha empregos abertos no mercado”, conclui o Dr. Eronides Santos.
Sobre o IBAJUD
O IBAJUD é uma organização constituída sob a forma de associação, sem fins econômicos, que tem por objetivo promover a melhoria contínua na área de administração judicial, por meio de iniciativas diversas, tais como seminários, debates, cursos de formação e reciclagem de administradores judiciais, métricas de performance, convênios, grupos de trabalho e todos os esforços que melhorem o ambiente da prestação jurisdicional da Recuperação Judicial e da Falência e da Intervenção e Liquidação de Instituições Financeiras.