Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Variedades: Conheça cinco dicas de cuidados com a casa para curtir o Carnaval


No Verão, o Seguro Residencial é 15% mais acionado; cobertura roubo e furto e assistências básicas


Redação/Hourpress

Desfiles das escolas de samba, festas de rua e viagens. Esses são os principais eventos quando o assunto é Carnaval. Como o primeiro feriado prolongado do ano, a expectativa em torno da data cultural é ainda mais alta em todos os setores. “Esse será um ano com muitas oportunidades de saídas e viagens curtas por conta do alto volume de feriados, por isso, é importante estar segurado ao longo de todo o ano”, reforça Arthur Ricci de Carvalho, diretor de operações da Youse.

Para aproveitar ao máximo esses dias de festividade e, consequentemente, períodos de ausência, alguns cuidados com a casa são indispensáveis. De acordo com a Youse, plataforma de venda de seguros online da Caixa Seguradora, durante o verão, por exemplo, a procura pelo Seguro Residencial cresce 15%. A cobertura mais acionada é a cobertura de roubo e furto, seguida pelas assistências chaveiro, eletricista, quebra de eletrodomésticos e quebra de vidros.

Para curtir toda a festividade e também os feriados ao longo do ano, veja algumas dicas da Youse:

1)    Certifique-se de que seus bens e a casa estão seguros
Trancar as portas e janelas ao sair de casa deve ser um hábito exercido por todos os moradores da residência, por isso, no momento em que o último sair, recomenda-se confirmar se tudo está bem fechado. Além disso, os principais bens e produtos, bem como objetos de valor, devem ser guardados em lugar escondido e trancado.

2)    Fique atento aos eletrodomésticos e eletrônicos
Se for ficar fora de casa, os moradores podem retirar os eletrônicos e eletrodomésticos da tomada para evitar riscos de sobrecargas e panes elétricas nos equipamentos, além de economizar com a conta de luz.

3)    Programe o pagamento de contas por débito automático e defina a data de entrega de encomendas
Para períodos mais longos de ausência, programar o pagamento de contas por débito automático, e escolher a entrega de compras online para datas após o retorno é uma boa opção. Assim, você garante praticidade e evita o acúmulo de correspondências e encomendas que chamam atenção para a sua ausência.

Caso você não consiga aderir a esses formatos, comunique sua viagem apenas para pessoas de confiança. “Elas podem te ajudar recebendo as correspondências, contas e encomendas que podem chegar durante a sua ausência, isso dá a impressão de que alguém está de olho e, consequentemente, traz mais segurança”, recomenda Carvalho. Moradores de condomínios podem avisar ao síndico ou até combinar com ele a autorização de entrada de alguma pessoa confiável.

4)    Peça a alguém ou contrate ajuda para cuidar do seu animal de estimação
Se você tiver com quem contar, peça a essa pessoa que cuide do seu animal de estimação enquanto estiver fora, mas caso não tenha alguém, considere levá-lo com você, contratar alguém ou deixá-lo em algum hotel para animais. A Youse dedica uma atenção especial aos pets. “Oferecemos a opção de assistência para cão e gato com diversos serviços inclusos. Além de estar disponível para emergências, se faltar ração, a gente manda até entregar na casa de quem está cuidando do pet”, diz o diretor.

5)    Conte com coberturas e assistências de Seguro Residencial
Na Youse, o Seguro Residencial pode ser contratado, 100% online, de maneira personalizada. Isso significa que cada cliente pode contratar de acordo com as suas necessidades e pagar apenas pelas suas escolhas mensalmente, sem comprometer o limite do cartão. “O cliente pode, a qualquer momento, incluir novas coberturas e assistências em sua apólice. E se precisar usar também é muito fácil: pode nos acionar direto do celular”, conta Ricci de Carvalho.

Variedades: Sem ressaca ou intoxicação alimentar: saiba como aproveitar o Carnaval sem problemas


Alimentar-se com verduras e carnes magras, beber bastante água e não ficar de estômago vazio são algumas das dicas 


Redação/Hourpress

Para a consultora nutricional Bruna Pavão, da marca Cuida Bem, durante a festa, os foliões se esquecem de descansar para repor as energias para continuar se divertindo e exageram no consumo de frituras e de fast food. E, como tudo na vida, no Carnaval a palavra de ordem é equilíbrio. “O gasto energético aumenta muito no período, já que o corpo está em movimento constante, por isso o ideal é balancear a quantidade dos alimentos que ingerimos para que o organismo consiga se recompor.”

Ela pontua ainda que determinados alimentos determinados alimentos podem levar a uma intoxicação alimentar. “Para quem vai passar o Carnaval na praia, por exemplo, é indicado evitar frutos do mar, maionese e molhos, devido às altas temperaturas e ao armazenamento desses alimentos, muitas vezes feito de maneira inadequada”, explicou.

Mesmo para quem precisa de opções de lanches rápidos e práticos para carregar consigo no momento de festejar, existem várias possibilidades. A nutricionista reforça que além de produtos naturais para repor os nutrientes perdidos, como a água de coco, um isotônico que devolve ao organismo minerais perdidos com a transpiração, existem itens industriais que são ricos em nutrientes e que proporcionam saciedade para o evento. “Os snacks da linha de produtos Cuida Bem, como as barras de nuts, são exemplos de alimentos que cabem no bolso e facilitam a alimentação regular de três em três horas”, comentou.

Evitar ficar de estômago vazio ajuda até mesmo a diminuir as chances de sofrer com a ressaca, que costuma ser um problema nessa época em que o consumo de cerveja, por exemplo, sobe bastante. Uma pesquisa do instituto Kantar indica que o gasto médio com a bebida aumenta de R$ 36,18 para R$ 42,87 no mês do Carnaval. O mesmo estudo indica que a cerveja está presente em 17% dos domicílios brasileiros no período.

“O ideal é se alimentar antes de beber e intercalar o consumo do álcool com água; a presença do alimento reduz os efeitos da bebida e esta última ajuda a reidratar. Agora, se já está de ressaca, a dica é evitar a ingestão de frituras, carnes vermelhas, leite e os seus derivados. Todos esses itens exigem mais esforço do organismo para a digestão. Legumes e verduras também são um reforço importante e é importante investir em muita hidratação, com chá, inclusive, como o de Boldo, ótimo para quem está nessa condição”, indica Bruna.

A profissional alerta, porém, que o importante é sempre beber com moderação, para evitar os riscos de curto, médio e longo prazos que podem ser provocados pela ingestão de bebidas alcóolicas.

Para garantir o pique necessário para aproveitar a festa, estão liberados carboidratos integrais, que conferem energia. No entanto, não é só de folia que se vive o Carnaval. “É preciso manter as horas de sono reguladas ao longo dos dias para não sobrecarregar o organismo.”

Sobre a Santa Helena
Uma das mais importantes indústrias de amendoim da América Latina, a Santa Helena é reconhecida pela tradição, qualidade e procedência de seus produtos. A empresa possui um vasto portfólio, com itens de referência nacional, como Paçoquita e Mendorato (amendoim japonês), campeões em vendas, entre tantas outras diferentes categorias, como a linha Troféu e as marcas de alimentação saudável Cuida Bem e First. 

A Santa Helena leva o melhor do amendoim para todo o território nacional há mais de 75 anos e, desde 1997, exporta para os mercados mais exigentes do mundo, como Europa, América Latina e Ásia. A empresa caminha ao lado da inovação para atender às expectativas de seus consumidores, dessa forma, investe constantemente em tecnologia, melhoria de processos, na qualificação de seus funcionários e em rigorosos métodos de controle de qualidade da matéria-prima.

Com aproximadamente 1.300 empregados, o complexo industrial da Santa Helena está localizado em Ribeirão Preto, no interior paulista. Mais informações em www.santahelena.com.

Internacional: Governo das Filipinas deve repatriar mais de 530 cidadãos no Japão


Passageiros se encontram no navio Diamond Princess


Agência Brasil 

O governo das Filipinas está considerando o envio de aviões fretados para repatriar cidadãos daquele país que se encontram a bordo do navio de cruzeiro Diamond Princess.
Segundo a embaixada das Filipinas em Tóquio, 531 funcionários, ou mais da metade da tripulação do navio, bem como sete passageiros, são cidadãos filipinos.
Ainda segundo funcionários da embaixada, destes filipinos, 27 foram diagnosticados com a nova variedade do coronavírus.
Eles estão pedindo para o governo japonês confirmar se houver mais casos.a

Internacional: Diretor de hospital em Wuhan morre infectado pelo novo coronavírus



O neurocirurgião Liu Zhiming tinha 50 anos


Agência Brasil 

O diretor do hospital Wuchang, na cidade chinesa de Wuhan, centro do novo coronavírus, morreu hoje (18) de uma pneumonia resultante do Covid-19, informou o Diário do Povo, jornal oficial do Partido Comunista Chinês.
Liu Zhiming, neurocirurgião de 50 anos, é o primeiro diretor de um hospital a sucumbir à doença, informou o jornal.
O hospital administrado por Liu é um dos centros médicos especificamente designados para o atendimento de pacientes de Covid-19, na capital da província de Hubei, que foi colocada sob quarentena, em 23 de janeiro, com entradas e saída interditas.
Cerca de dois mil profissionais de saúde chineses foram infectados pelo novo coronavírus, e vários morreram, incluindo o médico Li Wenliang, que tentou alertar os colegas para um possível surto, mas que foi repreendido pelas autoridades chinesas por "espalhar boatos".
As autoridades chinesas isolaram várias cidades da província de Hubei, no centro do país, para tentar controlar a epidemia, medida que abrange cerca de 60 milhões de pessoas.

Número de mortos e novos casos

O número de mortos devido ao novo coronavírus (Covid-19) na China continental subiu hoje para 1.873, ao mesmo tempo em que foram registrados 1.886 novos casos de infeção, na primeira vez, desde o início do surto, em que o país registra menos de 2 mil casos detectados por dia.
A Comissão de Saúde da China indicou que entre as 98 mortes ocorridas no país, 93 foram registadas na província de Hubei, centro do surto e onde várias cidades foram colocadas sob quarentena, com entradas e saídas interditas, uma medida que afeta quase 60 milhões de pessoas.
Entre os 1.873 novos pacientes, 1.807 são também reportados por Hubei, onde a epidemia foi detectada no final de 2019.
Até à meia-noite (13h de segunda-feira em Brasília), um total de 11.741 casos graves foram detetados no país, enquanto 12.552 pacientes superaram a doença e receberam alta.
As autoridades acrescentaram que 560.901 pessoas foram acompanhadas por terem tido contacto próximo com infetados, entre os quais 141.552 ainda estão sob observação e 6.242 são casos suspeitos de terem contraído o novo coronavírus.
Além dos 1.873 mortos na China continental, houve também um óbito na região chinesa de Hong Kong, um nas Filipinas, um no Japão, um na França e um em Taiwan.
Embora cerca de trinta países tenham casos diagnosticados com Covid-19, a China registra cerca de 99% do total global de infectados.

Diamond Princess

O ministro da Saúde do Japão anunciou que o desembarque de alguns passageiros que ainda estão a bordo do Diamond Princess começa amanhã (19). O navio de cruzeiro que está atracado no porto de Yokohama foi colocado em quarentena.
“Todos querem ir para casa. Gostaria de criar uma situação em que possam ir para casa sem problemas”, afirmou Katsunobu Kato que acrescentou que o desembarque vai se prolongar por vários dias.
Segundo as autoridades japonesas, os passageiros que revelarem resultado negativo para o vírus e que não tenham mantido contato próximo com doentes infetados vão ser autorizados a desembarcar.
O Ministério da Saúde japonês já começou a realizar testes nos passageiros.
O maior número de infectados, fora da China continental, está a bordo do cruzeiro Diamond Princess. São 456 pessoas infectadas pelo Covid-19.

Navio no Camboja

Centenas de passageiros de um navio de cruzeiro autorizado a atracar na quinta-feira (13) no Camboja foram ontem submetidos a um rastreamento, depois que um dos viajantes foi diagnosticado com o coronavírus Covid-19.
O MS Westerdam, navio de cruzeiro da companhia de navegação norte-americana Holland America Line, atracou na quinta-feira no Porto de Sihanoukville, no sul do Camboja, depois de a Tailândia, Japão, Taiwan, Filipinas e Guam negarem o desembarque diante do risco de algum viajante ser portador do vírus.
Dos 1.455 passageiros, mais de 1,2 mil desembarcaram do navio nos dias seguintes, depois de alguns terem sido submetidos a um exame médico rápido.
No sábado (15), um passageiro norte-americano, de 83 anos, que viajou para a Malásia foi diagnosticado com o novo coronavírus em Kuala Lumpur.
Diante da confirmação do caso, a Holland America informou que trabalha "em estreita coordenação" com os vários governos, a Organização Mundial de Saúde e os centros de triagem nos Estados Unidos "para investigar e rastrear as pessoas que possam ter estado em contacto" com o turista infectado.
Por sua vez, o Ministério da Saúde do Camboja disse que "procura ativamente qualquer caso suspeito", exortando a população "a não se preocupar", enquanto alguns dos passageiros do navio se encontram em Sihanoukville.
Ainda permanecem no navio 233 passageiros e 747 tripulantes.
"Vamos recolher amostras de todas essas pessoas para que sejam testadas", explicou uma autoridade local à agência de notícias France-Presse, acrescentando que permanecerão no navio até receberem os resultados.
Veja mais na TV Brasil:

Veículos: Virtus é o 1º sedã a receber sigla esportiva GTS


Combinando esportividade, conectividade e design, modelo traz ótimo desempenho e alto nível de equipamentos


Luís Alberto Alves/Hourpress

Primeiro sedã Volkswagen a receber a lendária sigla que designa modelos esporte no Brasil, o Virtus GTS combina esportividade, conectividade e design especial. O  modelo é equipado com o mesmo conjunto mecânico (motor e câmbio) do Polo GTS, oferecendo de série idênticos recursos tecnológicos. O sedã produzido na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) chega este mês às mais de 500 concessionárias da marca com preço a partir de R$ 104.940.
No link ao lado conheça mais o Virtus GTS https://drive.google.com/open?id=1uE854B6VWkfyNL_DFBAUueJM5M4XwfZP
Não foi à toa que o Virtus se tornou o primeiro sedã Volkswagen a ostentar a insígnia GTS. Desde seu lançamento, em 2018, o modelo venceu diversas premiações e quase 30 comparativos publicados na imprensa brasileira. Fabricado sobre a Estratégia Modular MQB, o Virtus é uma referência em excelência de dirigibilidade, conforto, segurança e alto nível de equipamentos. Agora o Virtus acrescenta à sua lista de predicados a esportividade.

Da mesma forma que o Polo GTS, a versão esportiva do Virtus é equipada com o motor 250 TSI (1,4 litro, 150 cv e 250 Nm de torque com etanol ou gasolina), combinado ao câmbio automático de seis marchas AQ 250.

Esse conjunto mecânico dá ao Virtus GTS desempenho de encher os olhos: o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h.

O motor 250 TSI é membro da consagrada família EA211 e conhecido dos modelos Jetta, Tiguan, T‑Cross e Polo GTS. Fabricado em São Carlos, no interior de SP, conta com vários recursos de alta tecnologia para oferecer excelente desempenho, alta durabilidade e baixo consumo de combustível.

Externamente, o Virtus GTS traz várias diferenças no visual em relação às versões Comfortline e Highline. Na dianteira, são novos os faróis full LED, que têm identidade visual diferenciada; novo para-choque, mais imponente; a grade do radiador tipo colmeia com o logo “GTS” e um filete vermelho que liga os dois faróis – características marcantes nos veículos “GT” da Volkswagen em todo o mundo.


As rodas são diamantadas e têm 17 polegadas, com pneus 205/50 R17 – perfil que colabora para que o Virtus mantenha sua qualidade de rodagem, ao mesmo tempo em que melhora seu desempenho em curvas, para o que colabora o acerto esportivo da suspensão.

O Virtus GTS tem defletor traseiro pintado em preto brilhante sobre a tampa do porta-malas e a seção inferior do para-choque traseiro exclusiva. As lanternas traseiras são escurecidas e as capas dos retrovisores são pintadas na cor preto brilhante.

Interior esportivo

A ampla cabine do Virtus GTS tem teto, bancos e laterais de porta na cor preta, característica que realça sua esportividade. Para o motorista e o passageiro há bancos esportivos, firmes, com bom apoio ao corpo em curvas – e apoio de cabeça integrado, remetendo aos bancos de carros de competição. Enquanto isso, os passageiros do banco de trás contam com o ótimo espaço proporcionado pelos 2,65 metros de entre-eixos e pelo conforto da saída de ar exclusiva (e com a porta USB logo abaixo).

O volante do Virtus GTS é o mesmo do Polo GTS, com acabamento de couro e costuras vermelhas e a sigla GTS na base. Também há detalhes na cor vermelha nas molduras das saídas de ar, base da alavanca de câmbio e tapetes.

É também comum ao Polo GTS e item de série para o Virtus GTS o painel digital (Active Info Display) com iluminação vermelha. O sedã oferece também o seletor do modo de condução, que altera sua personalidade, afetando inclusive o som do motor – o motorista pode escolher entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”. Quando é selecionado o modo esportivo, entra em ação o atuador sonoro, que amplifica o prazer ao dirigir, garantindo mais emoção.

A lista de equipamentos de série do Virtus GTS segue a do Polo GTS e traz sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para auxílio ao estacionamento (que incluem câmera de ré), sistema start/stop (que desliga e liga o motor na paradas em semáforos, por exemplo), e o sistema de som Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, App-Connect e comando por voz.


Também são itens de série o detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e o controlador automático de velocidade (piloto automático).

Como opcional, da mesma forma que no hatchback está disponível o pacote Beats, com o sistema de som que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador, além do recurso de variação do espaço no porta-malas (s.a.v.e.) e rede para objetos no compartimento.

O Virtus GTS está disponível em duas opções de cores sólidas (Preto Ninja e Branco Cristal) e três metálicas (Prata Sirius, Cinza Platinum e Azul Biscay – esta exclusiva para as versões GTS de Polo e Virtus).

Segurança eletrônica

Da mesma forma que o Polo GTS, o Virtus GTS é equipado com o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que faz parte do ESC – Controle eletrônico de estabilidade (item de série).

O XDS+ melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos, permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas.

O XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em dirigibilidade precisa, com mais tração e agilidade nas curvas.

O ESC do Virtus GTS também inclui o sistema de frenagem automática pós-colisão (Post-Collision Brake), recurso exclusivo na categoria.




Artigo: Vendas de medicamentos para cuidados ginecológicos cresceram 6,2% em 2019


 O grande destaque são os medicamentos para infertilidade feminina


Redação/Hourpress

As mulheres estão prezando cada vez mais pela saúde íntima. De acordo com o Farmácias APP, maior aplicativo de vendas online de saúde e beleza do Brasil, em 2019, as vendas de medicamentos para cuidados ginecológicos tiveram alta de 6,2%, comparadas às do ano de 2018.
Entre os produtos que mais cresceram, o grande destaque são os medicamentos para infertilidade feminina, que no ano passado teve um acréscimo de 9,23% nas vendas. Também em alta, a classe de antimicóticos ginecológicos tiveram crescimento de 8,60% e, além desses, contraceptivos hormonais cresceram 6,65% em 2019.
Segundo Ana Paula Mondragon, médica ginecologista e obstetra, o crescimento nas vendas de contraceptivos reflete a mudança no comportamento das mulheres em relação à maternidade. “Uma gravidez não desejada pode modificar completamente a vida e os planos de qualquer mulher. Esta alta é uma tendência para os próximos anos, tanto por maior cuidado quanto pelo aumento de campanhas da indústria farmacêutica sobre a saúde feminina”, explica.
Analisando de maneira macro, a classe que engloba outros medicamentos, (como por exemplo tratamentos para cólica menstrual, vulvovaginite, sintomas da pré e pós-menopausa) gerou aumento de 13,45% no ano passado, comparado a 2018.
Ainda de acordo com Ana Paula, o público feminino busca praticidade e tem encontrado nos medicamentos grandes aliados para lidar com os efeitos da menopausa. “Hoje a mulher quer estar bem consigo mesma. Esses medicamentos retiram os sintomas e incômodos como as populares ondas de calor, que interferem na produtividade e qualidade de vida”, concluiu.

Política: Comissão do Senado aprova projeto que estabelece percentual de cacau em chocolate



O prazo para que a futura lei entre em vigor também foi alterado de 365 dias para 1.080 dias


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Senado

A Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) acatou em definitivo nesta terça-feira (18) substitutivo a um projeto de lei que estabelece percentuais mínimos de cacau em chocolates e derivados (PL 1.769/2019). O texto será remetido à Câmara, a menos que haja recurso para votação no Plenário.

O senador Zequinha Marinho (PSC-PA), autor do projeto, lembra que a matéria foi resgatada de uma iniciativa da ex-senadora Lídice da Mata. O texto encontrava-se arquivado em razão do término da legislatura anterior. Zequinha Marinho destacou que o Brasil é o sexto maior produtor de cacau do mundo, tendo os estados do Pará e da Bahia como os responsáveis por cerca de 90% da produção nacional.

O projeto estabelece parâmetros a serem observados na produção de chocolate e seus derivados. O texto exige, por exemplo, um percentual mínimo maior de cacau no chocolate amargo ou meio amargo, correspondente a 35% de sólidos totais de cacau, em comparação à exigência de 25% do atual regulamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O projeto também trata de conceitos, possibilidade de sanções e regras para os rótulos que identificam o percentual de chocolate nas embalagens dos produtos.

Substitutivo

O relator, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), disse que o projeto é meritório. No entanto, ele apresentou um substitutivo, para o texto “se tornar um marco regulatório na produção e comercialização de chocolate”. Além de ajustes nos termos técnicos e no texto da ementa, o relator incluiu o percentual mínimo de 10% de manteiga de cacau na caracterização do cacau em pó. O texto original apenas fazia referência ao máximo de 9% de umidade admitidos no produto.
O substitutivo também trocou o termo “adoçante” pelo termo “edulcorante” e a expressão “meio aquoso” por “líquidos”. O prazo para que a futura lei entre em vigor também foi alterado de 365 dias para 1.080 dias. Segundo Roberto Rocha, um prazo maior é importante para as adaptações que serão necessárias na produção industrial que utiliza o cacau como insumo. 

Fonte: Agência Senado

Política: Projeto cria regra para acesso de torcidas organizadas a eventos esportivos



Pelo texto, cada caso será avaliado por autoridade pública de segurança


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

O Projeto de Lei 6464/19 estabelece que caberá à autoridade pública responsável pela segurança dos locais de eventos esportivos autorizar ou não o acesso a torcidas organizadas, dependendo da forma de organização, da expectativa de público e da animosidade dos torcedores.
A proposta acrescenta a medida ao Estatuto de Defesa do Torcedor e tramita na Câmara dos Deputados.
O autor da matéria, deputado Roberto Pessoa (PSDB-CE), argumenta que a simples liberação de torcidas organizadas não é o melhor caminho para tratar da violência nos estádios e, portanto, defende a responsabilização individual e coletiva por infrações. “Uma das formas de induzir as torcidas à boa conduta é proibi-las de comparecer a determinados jogos, como forma de punição por comportamento indevido. Decisões dessa natureza já foram adotadas várias vezes pela Justiça brasileira”, afirma.
Atualmente, o Estatuto de Defesa do Torcedor determina que a torcida organizada que, em evento esportivo, promover tumulto, praticar ou incitar a violência ou invadir local restrito será impedida de comparecer a outros eventos por até cinco anos. Ainda segundo a lei, a torcida organizada responde civilmente pelos danos causados por qualquer dos seus associados no local do evento, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta.


Tramitação
O projeto tramita em 
caráter conclusivo e será analisado pelas comissões do Esporte; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Política: Comissão de ética da Presidência arquiva processo contra Wajngarten



Secretário disse que saiu da gestão da empresa antes de assumir cargo


Agência Brasil 

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu hoje (18) arquivar a denúncia contra o secretário especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten, por conflito de interesse na participação dele como sócio em uma empresa de marketing. Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) informou que, com a decisão, fica comprovado que não há conflito e que “nenhum grupo econômico do setor foi favorecido pelos atos administrativos do secretário”.
Matéria veiculada em janeiro pelo jornal Folha de S.Paulo aponta que a FW Comunicação e Consultoria, fundada por Wajngarten, tem como clientes emissoras de televisão e agências de publicidade, que são empresas que também recebem recursos de publicidade oficial do governo federal. Após a denúncia, o titular da Secom disse que, antes de assumir o cargo, em abril do ano passado, se desvinculou da gestão da empresa.
Pela legislação atual, ocupantes de cargos comissionados no governo não devem manter negócios com pessoas físicas ou jurídicas que possam ser afetadas por suas decisões. A prática pode implicar conflito de interesses e configurar ato de improbidade administrativa, se for demonstrado algum benefício indevido. A lei também obriga que um possível choque de interesse entre público e privado seja informado pelo próprio servidor ao governo.

Nota da Secom

“Prevaleceu a verdade e o bom senso. Não há nada de aético ou ilegal na atuação do Secretário Fábio Wajngarten, à frente da Secretaria de Comunicação. A denúncia arquivada é um atestado de idoneidade a ele. O Secretário de Comunicação continua confiante de que em outros fóruns aonde as supostas denúncias são objeto de apuração, a conclusão será a mesma porque elas não encontram respaldo na realidade”, diz a nota da Secom.
A Comissão de Ética Pública é o órgão responsável, entre outras atribuições, pela apuração, mediante denúncia ou de ofício, de condutas de ocupantes de cargos da alta administração do Poder Executivo. As decisões da reunião desta terça-feira (18) ainda não foram formalmente divulgadas pela comissão.
Polícia Federal também abriu inquérito para apurar o caso, a pedido do Ministério Público Federal do Distrito Federal.

Economia: CNC: Brasil perdeu mais com década de 2010 do que com anos 1980


Recuperação foi mais forte na chamada Década Perdida, diz economista


Agência Brasil 

Estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado hoje (18), indica que a década de 2010 causou mais prejuízos ao país do que a de 1980, conhecida como a Década Perdida.
De acordo com a pesquisa, que compara indicadores dos dois períodos, a recessão de 2015-2016 teve efeitos ainda mais adversos do que nos anos 1980, causando recuperação lenta da economia, com reflexos no mercado de trabalho e na concentração de renda.
"Ambas as décadas tiveram impacto contundente nas empresas e trabalhadores, como o aumento do desemprego e a ampliação da má distribuição e concentração de riqueza, ocasionando uma piora significativa nas condições de vida dos brasileiros", afirmou, em nota, o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
Segundo o estudo, em relação à evolução do Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país -, o Brasil cresceu 33,3%, à taxa média anual de 2,9%, no intervalo de 10 anos, iniciados em 1980. Já no mesmo período a partir de 2010, observou-se crescimento abaixo da metade, acumulado em 14,1%, com média anual de 1,3%.
De acordo com a análise da CNC, se o PIB de 2019 aumentar 1% – confirmando a expectativa do mercado –, a economia brasileira deverá registrar baixo crescimento médio anual durante esse período, adiando as chances de absorver o contingente de desempregados.
"O cenário é bem diferente do que o observado nos anos 1980, quando, mesmo com as recessões de 1981 e 1983, verificou-se forte capacidade de recuperação, evidenciada através do ritmo de crescimento econômico durante a segunda metade da década", disse, em nota, o economista da CNC responsável pelo trabalho, Antonio Everton.
Segundo o levantamento, nos anos 1980, a crise encolheu a produção brasileira em 7,2%, enquanto nos anos 2010 a contração foi ligeiramente menor, de 6,9%. No entanto, conforme a CNC, a economia não conseguiu encontrar condições suficientes para voltar a crescer a partir de 2017.
De acordo com o economista da CNC, "o crescimento médio entre 2017 e 2019 pode ter ficado em 1,2%". "Na década de 1980, de 1984 até 1989, depois das recessões, a economia cresceu aproximadamente 30%", completou.

Economia: Economia de São Paulo cresce 2,8% em 2019



Dados apurados pelo Banco Central mostram que estado teve performance maior que o triplo da média 


Redação/Hourpress

A economia paulista teve crescimento de 2,8% em seu Produto Interno Bruto (PIB), em 2019, segundo dados do Banco Central divulgados nessa segunda-feira (17). Com esse desempenho, o estado teve expansão maior que o triplo da média nacional, que esteve em 0,9%.
"Os números do Banco Central mostram que nosso trabalho tem apresentado ótimos resultados e vem sendo decisivo para a recuperação da economia brasileira", avalia Henrique Meirelles, Secretário de Fazenda e Planejamento do Estado de SP.
O crescimento da economia paulista destacou-se em todos os setores. Na indústria, enquanto o Brasil recuou 1,1%, São Paulo cresceu 0,2%. Já o comércio estadual expandiu-se 2,4%, acima do 1,8% da média nacional. Para o setor de serviços, a diferença foi ainda maior, de 3,3% em São Paulo, sobre 1% nacional.
Meirelles destaca que a aceleração da economia paulista foi essencial para o desempenho do país. "São Paulo foi o principal motor do crescimento brasileiro em 2019, graças a uma melhora em todos os nossos setores, que tiveram desempenho bem acima do que o restante do país", avalia.
Em 2019, São Paulo gerou quase 185 mil novos empregos - cerca de um terço do total de 644 mil gerados em todo o país, a melhor performance entre todas as unidades da federação. A taxa de desemprego paulista, que estava acima da nacional desde o fim de 2014, praticamente retornou à média nacional. Em relação a dezembro de 2018, a taxa recuou 0,9% (de 12,4% para 11,5%), enquanto a nacional recuou 0,6% (de 11,6% para 11,0%).
Diversas ações do estado vêm contribuindo para esses resultados expressivos, com foco no fortalecimento da indústria, na realização de concessões e de privatizações e na melhoria do ambiente de negócios. Novos modelos de incentivos ao setor produtivo, como os concedidos aos setores hortifrutigranjeiro e automobilístico, contribuíram para esse resultado.
Esses benefícios têm estimulado a economia, mas sem fragilizar a situação fiscal de São Paulo. No ano passado, o estado teve um superávit de R$ 18,3 bilhões - o melhor resultado primário desde 2010 -, graças às medidas de cortes de gastos e de aprimoramento e à expansão das receitas. Sem elevar alíquotas e nem criar novos tributos, o estado aumentou sua arrecadação em 3,4% no ano.

Economia: Setor de esquadrias espera crescimento maior em 2020


O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil crescerá 2,5% no próximo ano

Redação/Hourpress


O clima é de otimismo. Um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil crescerá 2,5% no próximo ano, com uma expansão de 2,8% da indústria.

A Roto Fermax, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologia para componentes de portas e janelas, espera que o crescimento também se estenda ao setor de esquadrias. 

Em 2019, a empresa apresentou um crescimento de 6% nas vendas no país em relação ao ano anterior. “Estávamos há quatro anos sem crescer no segundo semestre e agora, em 2019, conseguimos retomar o crescimento com mais de 25 mil produtos vendidos, dentre eles lançamentos de novos produtos, e o esforço de todos os nossos colaboradores. Sem dúvida, essa já uma ótima notícia”, explica o diretor financeiro, Marlon Neves.

 A meta da empresa é de 15% de crescimento em relação aos resultados conquistados em 2019 no Brasil.

Com soluções para esquadrias de madeira, PVC e alumínio, a fábrica localizada na cidade de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), fornece os produtos da marca Roto e Roto Fermax para a América do Sul, com centros de distribuição localizados na Argentina e no Chile. Atualmente a unidade produz mais de cinco mil soluções para portas e janelas. 

Economia: Passou no Fies ou P-Fies? Saiba os próximos passos



Ambas as modalidades possuem diferentes etapas para aprovação final do financiamento


Redação/Hourpress

As listas dos estudantes pré-selecionados para participarem do Fies e do P-Fies, programas de financiamento estudantil realizados pelo Ministério da Educação (MEC), serão divulgadas na próxima quarta-feira, 26. Porém, ainda há alguns passos entre a chamada na lista e a aprovação final do financiamento.

“Existe um processo minucioso para aprovação do crédito estudantil. Alguns alunos podem perder o financiamento e essa oportunidade apenas por não organizarem a agenda para comparecer às instituições necessárias ou esquecerem alguma das documentações solicitadas”, explica Pedro Maciel, gerente de produtos do PRAVALER, maior fintech de soluções financeiras para educação no Brasil e participante do P-Fies.

Fies (modalidade financiada pelo governo federal)

Passo 1: Os candidatos pré-selecionados precisam complementar as informações da inscrição no Fies Seleção, hospedado no site oficial do programa (fies.mec.gov.br), entre os dias 27 de fevereiro a 2 de março, fornecendo mais dados para a contratação do financiamento.

Passo 2: A seguir, os candidatos deverão comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), existente em todas as instituições de ensino superior parceiras do programa, para validar suas informações pessoais em até cinco dias úteis - contados a partir do dia seguinte à complementação da inscrição (passo 1).

Passo 3: Após a validação das informações pessoais e requisitos para o programa, o estudante deve comparecer a Caixa Econômica Federal, em até dez dias com a documentação exigida e especificada previamente no portal.

Para quem não for aprovado na primeira lista do programa, haverá uma lista de espera para as vagas que não forem preenchidas. A lista é gerada automaticamente e os estudantes contemplados deverão acompanhar o resultado entre os dias 28 e 31 de março.

P-Fies (modalidade financiada pela iniciativa privada e bancos públicos)

Passo 1: Os estudantes devem comparecer diretamente à CPSA da Instituição de Ensino escolhida para validar as informações pessoais em até 5 dias úteis.

Passo 2: Comparecer a um agente financeiro -- como bancos e o PRAVALER -- em até dez dias, com a documentação exigida e especificada, que varia para cada banco. No caso do PRAVALER, fintech de soluções financeiras do mercado de educação o processo é todo online através do portal do aluno no site do PRAVALER e o aluno não precisa se direcionar a nenhum local presencial. Já nos outros bancos participantes o processo é feito presencial nas agências.

Nesta modalidade do programa, não há lista de espera. Esta será a quinta edição do P-Fies, mas o MEC já anunciou mudanças para o próximo semestre, acabando com a exigência de Enem, tirando limitação de renda máxima e prolongando as inscrições para o ano todo, com o objetivo de incluir mais estudantes no programa.

As plataformas Fies e P-Fies têm como objetivo financiar cursos superiores não gratuitos em Instituições de Ensino com avaliação positiva do MEC e que aderiram aos programas.