Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 26 de março de 2015

Túnel do Tempo: Intervenção no grupo Bamerindus





O tempo passou e o banco Bamerindus não ficou numa boa

Luís Alberto Alves

Fim da linha: Em 26 de março de 1997, o Banco Central anuncia a intervenção no grupo Bamerindus e libera recursos para viabilizar a compra dele pelo  HSBC (Hong Kong and Shanghai Bank).

http://static1.planetasaber.com/web/img/pt-BR/shim.gif


Radiografia de Sampa: Avenida Águia de Haia




Luís Alberto Alves

 Águia de Haia foi o título recebido por Rui Barbosa em 1907, pela sua atuação na Conferência Internacional de Paz realizada em Haia, na Holanda. A Avenida Águia de Haia (foto) fica no bairro de Ermelino Matarazzo, Zona Leste de SP.


Geral: Conheça os dez mandamento para praticar após a Páscoa




É preciso resistir à tentação de comer muito ovos de chocolate

Redação
 Páscoa é época de ovos de chocolate e a tentação para resistir a essas delícias que vêm com diferentes formatos, recheios e sabores é grande. Porém, o consumo exagerado pode estragar o feriado. Entre os pontos delicados que o excesso do doce pode causar, estão a má digestão, diarreia e aumento de peso, devido à alta concentração de açúcar e gorduras.

 De acordo com a nutricionista: Dra. Vanderlí Marchiori, a boa notícia é que não é necessário evitar o chocolate. “Neste caso, é importante controlar a quantidade ingerida. Se não houver excessos, o risco de mal estar diminui, além de não precisar fazer regime após Páscoa”, explica. Para não terminar o feriado com arrependimentos e má digestão, a Dra. compartilha dez dicas simples:

 1.    “Compre e peça ovos menores - quanto mais chocolate há disponível, mais difícil é colocar limites.”
2.    “Separe um ovo para consumir, guarde os outros.”
3.   “Quebre o ovo em pedaços pequenos e coloque em um pote hermético com uma tampa difícil de abrir, assim fica mais fácil controlar a vontade.”
4.    “Guarde os ovos longe da vista e do alcance.”
5.    “Compartilhe - se você ganhou muitos ovos, divida com outras pessoas.” 

6.    “Estipule um horário somente para a degustação do chocolate.”
7.    “Faça do consumo do chocolate um ritual: sente na sua poltrona favorita, coloque um suco ou água ao lado e saboreie cada pedaço.”
8.    “Utilize os ovos de Páscoa em receitas - derreta e faça bolos ou bebidas achocolatadas. Outra opção é ralar e colocar na granola.”
9.    “Inclua frutas – sempre que possível, acrescente alguma fruta ao consumo do chocolate. Um exemplo, pode ser um mini-fondue.”
10.  “Congele parte do chocolate e consuma após três meses ou mais.”



Geral: Postos de saúde serão obrigados a ter geriatra





A proposta é criar políticas públicas de atendimento aos idosos

Redação

 Foi aprovado na última semana, a Lei 692/2013, que obriga os postos de saúde e ambulatórios do município de São Paulo a disponibilizar um geriatra em sua equipe médica. O projeto de Lei apresentado pelos vereadores Rubens Calvo e Ricardo Nunes (PMDB) em 2013, foi aprovado em segunda votação pela Câmara Municipal e agora segue para sanção do prefeito Fernando Haddad.

 “Precisamos desenvolver políticas públicas específicas de atenção aos idosos, já que as estatísticas nos mostram que a população acima dos 60 anos passou de 9,32% no ano 2000 para 11,89% em 2012, de acordo com o Censo do IBGE e isso requer também os cuidados do serviço público de saúde que deve estar preparado para atender a essa demanda”, explicou o vereador Ricardo Nunes.

 Com a presença de médicos geriatras nos postos de saúde, o diagnóstico de doenças comuns da terceira idade tende a ser mais preciso. De acordo com o Ministério de Saúde, doenças como infarto, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, câncer, pneumonia, enfizema pulmonar, artrite, osteoporose, diabetes e outros males representam o grupo de doenças mais comuns entre os idosos.

 A nova lei vale para as redes de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Postos de Saúde e Centros de Saúde localizados na capital, atualmente distribuídos em pouco mais de 330 unidades nas quatro regiões de toda a cidade.


Geral: Sedentarismo é risco de doença ao corpo


Sedentarismo é um veneno ao corpo humano

 Redação

 Estudos recentes demonstraram que obesos ativos possuem menor risco de saúde do que magros sedentários. Segundo a Federação Mundial de Cardiologia, as pessoas que não se exercitam possuem um risco duas vezes maior de sofrer doenças do coração, ter pressão alta e desenvolver diabetes, independente do fato de estar ou não acima do peso.

 Além disso, duas pesquisas recentes feitas pela Revista Européia do Coração divulgaram que pessoas com obesidade, consideradas saudáveis após exames, tiveram um risco 38% menor do que as não saudáveis de morrer por qualquer causa.

No primeiro estudo, a redução de morte por doenças cardiovasculares ou câncer foi de 30% a 50%. O desempenho desses participantes que estavam acima do peso, mas que mantinham bons hábitos foi, ao longo do tempo, similar ao dos magros saudáveis.

 O outro trabalho, porém, analisou a mortalidade de 64 mil suecos com problemas cardíacos (como angina e infarto) submetidos a um exame de imagem para determinar a saúde de suas artérias coronárias. Os resultados mostraram que os pacientes que estavam muito magros ou com obesidade mórbida, corriam mais risco de morrer em relação aos intermediários, com sobrepeso ou obesidade moderada.

 “Os dados apontam que o melhor condicionamento físico das pessoas saudáveis com obesidade foi responsável pelo menor risco de morte. Eles afirmam que o exercício tem ação no metabolismo da coagulação sanguínea e ajuda a dilatação dos vasos e melhora a resistência à insulina, tendo um efeito contrário ao da obesidade.

 Portanto é melhor ser uma pessoa acima do peso que se exercita, do que um magro sedentário”, explicou o cardiologista e médico do esporte do Sport Check-up HCor, Dr. Nabil Ghorayeb.

 De acordo com o cardiologista, estar obeso aumenta o risco de morte prematura e ser sedentário aumenta este risco também. “Com os fatores ocorrendo simultaneamente (como é mais comum), o risco é potencializado. Não adianta apenas não ter sobrepeso. É preciso ser fisicamente ativo”, esclareceu o cardiologista.

 Gordura abdominal pode levar a casos de diabetes e colesterol alto: a obesidade uniforme é diferente daquela que é só abdominal. É possível que um obeso uniforme tenha uma saúde normal. Essa obesidade abdominal pode levar a casos de diabetes e colesterol alto, tanto no homem quanto na mulher.

  Existem dois tipos de obesidade: a androide e a ginecoide. A androide é a mais predominante entre homens e mulheres após a menopausa e o indivíduo possui um formato parecido com uma maçã, com maior acúmulo de células de gorduras na região torácica e abdominal. Este tipo de obesidade é de alto risco, com maior propensão a doenças cardiovasculares e morte prematura, além de maiores complicações metabólicas como dislipidemias, diabetes do tipo II e trombose.

 Já a obesidade ginecoide é predominante entre as mulheres. O indivíduo possui formato parecido com o de uma pera, e está sujeito a um maior acúmulo de gordura nas coxas e quadris. “Obesidade e bem estar não “andam juntos”. Não devemos seguir a ditadura da beleza, mas, sim, manter um peso que não sobrecarregue as articulações e não limite os movimentos do corpo. Adotar um estilo de vida saudável com prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada e prazerosa é a melhor alternativa”, esclareceu Dr. Ghorayeb.


Variedades: A incrível história de Adaline






Adaline é a estória da mulher que parou nos 27 anos

Redação

 Uma combinação surpreendente de romance, drama e magia, o filme A Incrível História de Adaline (The Age of Adaline, EUA, 2015), dirigido por Lee Toland Krieger (Celeste e Jesse para Sempre), com a deslumbrante Blake Lively (SelvagensGossip Girl), o charmoso ator holandês Michiel Huisman (Game of Thrones) e os talentosos veteranos Harrison Ford (Conexão Perigosa), Ellen Burstyn (Interestelar) e Kathy Baker (Tinha que ser Você) ganha trailer oficial legendado (confira no link abaixo).

 Adaline Marie Bowman (Blake) nasceu no primeiro dia do ano de 1908. Ela viveu todas as experiências da infância, da juventude e do início da vida adulta como qualquer pessoa de sua época. Namorou, casou, teve uma filha, construiu uma família. Até que em meados dos anos 1930, sofre um acidente de carro fatal – mas naquele momento, aconteceu algo inacreditável, cujo efeito foi quase mágico... Adaline Bowman ficaria imune à devastação do tempo.

 Após permanecer milagrosamente com 27 anos por décadas, Adaline tem uma existência solitária, nunca se permitindo ficar próxima de alguém para não ter seu segredo revelado. Ela perde o marido, familiares e acompanha sua filha Flemming (Ellen Burstyn) envelhecer.

 Mas um encontro inesperado com o carismático filantropo Ellis Jones (Michiel Huisman) parece acender novamente sua paixão pela vida e pelo amor. No entanto, no primeiro final de semana com os pais de Ellis (Harrison Ford e Kathy Baker) acontece algo totalmente inesperado, que pode ameaçar o segredo guardado a sete chaves e fazer Adaline tomar uma decisão que pode mudar toda a sua vida.
Clique para assitir ou use o link abaixo
http://bit.ly/AIncrivelHistoriadeAdalineTrailerOLeg