Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

segunda-feira, 9 de março de 2015

Túnel do Tempo: Exílio nas ilhas Seychelles




Luís Alberto Alves


 Expulso: Em 9 de março de  1956, as autoridades britânicas exilam para as ilhas Seychelles, no oceano Índico, o arcebispo Makarios, chefe político e espiritual grego em Chipre e líder do movimento anticolonial.

Radiografia de Sampa: Avenida Itaberaba




Luís Alberto Alves

 Itaberaba é topônimo - nome próprio de lugar, célebre da geografia bandeirante, nos sertões dos Cataguás. É nome de uma serra existente nas proximidades da cidade de Nazaré, Estado de São Paulo. Também é nome de vila e município do Estado da Bahia, na comarca de Curralinho. A Avenida Itaberaba (foto) fica no bairro da Freguesia do Ó, Zona Norte de SP.


Geral: O que a comunicação verbal pode fazer pela sua carreira?





* Reinaldo Passadori

 Não são apenas os estudiosos que alertam para a posição de destaque assumida pela comunicação nos
últimos anos. Cada vez mais tenho essa percepção no próprio cidadão comum, o indivíduo que já sentiu a necessidade de se comunicar e de se familiarizar às pressas com as novas e velozes ferramentas da informação.

 Seja na hora de disputar uma vaga no mercado do trabalho ou quando a comunicação é indispensável para cultivar relacionamentos, perceba o quanto usamos a comunicação na hora de realizar a manutenção da nossa vida social.

 Sem a comunicação, jamais poderíamos ser melhores hoje do que fomos ontem, tampouco avançar amanhã com relação a onde estamos hoje. É importante entendemos essa profundidade da comunicação, percebemos que ela necessita de amor e afeto para ser inteira, completa, integral.

 Quem acha complicado lidar com o desenvolvimento da capacidade de se comunicar, muitas vezes aponta o crescente volume de informação corrente no mundo como o maior obstáculo. Mas, não adianta reclamar, esse volume não vai diminuir.

 A questão é outra: se a nossa forma de compreender o mundo e os meios de se relacionar com os outros está mudando na medida em que a comunicação se torna mais importante e mutante, precisamos buscar algo na essência.

 Precisamos perceber e desenvolver nossas capacidades de acordo com as novas ferramentas (afinal, ninguém quer correr o risco de ficar parado no tempo) e ir além. Isso significa se envolver com as dimensões da comunicação. Costumo apontar 7 dimensões na comunicação verbal. Confira abaixo.
1.      A primeira é a intrapessoal, que tem a ver com a “ponte” que uma pessoa estabelece consigo mesma e até onde ela é capaz de trabalhar o seu comportamento e transformar a timidez em força para assumir confiança com entusiasmo.
2.    A segunda dimensão é a interpessoal, que não é exatamente o oposto da primeira, mas engloba o diálogo, a importância do feedback, o elo com nosso interlocutor e a força da alteridade (a capacidade de se colocar no lugar do outro).
3.    Outra dimensão é a vocal, que lida muito com o “como” dizer.
4.    A quarta dimensão trata da comunicação corporal: até que ponto os nossos gestos e sinais são importantes para as mensagens sem palavras?
5.     A dimensão técnica, por sua vez, tem a ver com os poderosos recursos para uma comunicação adequada aos ambientes e circunstâncias.
6.    Na dimensão intelectual, que a produção dessa comunicação assume destaque quando somos capazes de planejar e preparar com propriedade as nossas apresentações.
7.     Por último, e não menos importante, a dimensão espiritual se refere ao cultivo dos nossos valores para a busca de uma liderança pessoal e exclusiva neste estágio de “animal especial” alcançado pelo Homem, onde é concedida a cada um de nós a magnífica oportunidade de deixarmos a nossa marca no mundo.


 Como você pode perceber, a comunicação nem é um bicho-de-sete-cabeças, nem é a coisa mais simples desse mundo. Por isso, ela tem que ser levada a sério, na sua profundidade. Hoje, somente com este mergulho que percorre as dimensões da comunicação poderemos aplicá-la à vida e ao trabalho. A comunicação desenvolvida tem poder suficiente para provocar mudanças positivas em nossas vidas. Mudanças movidas pela ética, pela dignidade e pelo amor.

* Reinaldo Passadori - Especialista em Comunicação Verbal e presidente do Instituto Passadori, que já treinou mais de 45 mil profissionais na área.
 

Política: Projeto de Lei determina que viaturas de órgãos de segurança pública sejam blindadas




Luís Alberto Alves
 A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8.146/14, da deputada Keiko Ota (PSB-SP), que determina que todas as viaturas dos órgãos de segurança pública sejam blindadas. Pelo texto, as que já estiverem em operação serão adaptadas para instalação da blindagem balística.
 A parlamentar destaca que os integrantes dos órgãos de segurança pública no cumprimento de suas atribuições funcionais estão submetidos a diversos riscos. “O mesmo Estado que dá essas atribuições e faz com que esses profissionais corram o risco de serem mortos ou lesionados é o que tem o dever de protegê-los contra toda sorte de agressões e atentados”, afirmou Ota.
Segundo a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem ), as partes dos carros que são blindadas são: teto, vidros, colunas, atrás do banco traseiro (porta-objetos), caixas de rodas, portas, proteção entre o painel e o motor, maçanetas, por trás dos espelhos retrovisores e tanque de combustível.
                                                             Tramitação
O projeto tramita em 
caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.





Política: Amanhã (10), Câmara poderá votar regulamentação de direitos dos trabalhadores domésticos




 Luís Alberto Alves
  Primeiro item da pauta de terça-feira (10)  será o Projeto de Lei Complementar302/13 regulamenta a Constituição quanto aos direitos dos trabalhadores domésticos, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o seguro-desemprego, a indenização por demissão sem justa causa, o pagamento de horas extras, o adicional noturno e o seguro contra acidente de trabalho.

 A matéria, de autoria de uma comissão mista de regulamentação da Constituição, já foi aprovada pelo Senado.

Variedades: Os Contos da Noite é um dos filmes do Roteiro Cinesc





Redação

 Programação especial que destaca atividades cinematográficas nas Unidades do Sesc SP na capital, no momento em que a sala de cinema do Cinesesc passa por reforma. O 'Roteiro' evidencia ações em diferentes espaços e formatos com propostas que vão da exibição às múltiplas visões e discussões sobre cinema.
                      
Heli (Dir.: Amat Escalante, México / França / Alemanha / Holanda, 2013, 105 min., 18 anos)
Estela tem 12 anos, vive em uma pequena cidade mexicana e está perdidamente apaixonada por um jovem cadete da polícia. Ele quer fugir com ela e se casar. Para realizar o seu sonho, desvia alguns pacotes de droga. A família de Estela terá que enfrentar a violência que devasta a região.
Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822). Terça-feira, 17/03, às 19h30, Grátis. (Retirada de ingresso 1h antes).

                                                           Cineclubinho

Khumba (Dir.: Anthony Silverston, África do Sul, 2014, 83 min., Livre, Dublado)
Khumba é uma pequena zebra que nasceu com a metade do corpo sem listras. O animal logo sofre o preconceito de todos ao redor, e segundo uma lenda local, o seu nascimento é responsável pela falta de chuva na região. Para tentar remediar este grande problema, Khumba decide partir em uma viagem solitária pela savana africana, para encontrar um lago mágico capaz de restituir as listras que lhe faltam, trazendo de novo a chuva ao seu povo.
Sesc Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 505). Sábado, 14/03, às 11h, Grátis.

O Castelo no Céu (Dir.: Hayao Miyazaki, Japão, 1986, 124 min., Livre, Dublado)

Sheeta cai misteriosamente do céu nos braços de Pazu, um garoto que vive e trabalha numa pequena cidade nas montanhas. Este encontro leva ambos a uma série de aventuras provocadas pela perseguição de piratas do ar e do exército a Sheeta, que acabam numa busca pela identidade da garota e pelo misterioso castelo no céu, Laputa, a ilha voadora citada em “As Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift.
Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822). Domingo, 15/03, às 11h, Grátis (Retirada de ingresso 1h antes).

Os Contos da Noite (Dir.: Michel Ocelot, França, 2011, 84 min., Livre, Dublado)
Todas as noites, uma menina, um menino, e um velho técnico se reúnem em um pequeno cinema. Embora o lugar pareça abandonado, ele é cheio de magia. Os três amigos pesquisam, inventam, desenham e se vestem como diversos personagens e, a cada noite, encenam uma história, uma fantasia. Há bruxas e fadas, reis poderosos, lobisomens, belas e cruéis mulheres, catedrais e cabanas de palha, cidades de ouro e florestas escuras. Eles se sentem vivendo uma noite mágica em que tudo é possível.
Sesc Osasco (Avenida Sport Club Corintians Paulista, 1300). Domingo, 15/03, às 15h30, Grátis.

                                                          Cinema da Vela

O cinema clássico traduzido por novos olhares

O conceito do projeto “Cinema da Vela” tem inspiração nas noites do samba paulista e pretende iluminar a sétima arte com reflexões que seguem até a luz da vela se apagar. Como a luz que dá vida ao filme, a chama da vela aquecerá as conversas sobre os rumos do cinema nacional, que serão realizadas com profissionais da área convidados especialmente para o evento.
O tema do debate, que acontece em um ambiente descontraído, iluminado pela luz de velas, é “O cinema clássico traduzido por novos olhares”
Com os jornalistas e críticos de cinema Celso Sabadin e Sergio Alpendre e mediação da jornalista Flávia Guerra.
SESC CineSesc. Quarta-feira, 18/03, das 19h30, Grátis.

                                                             Exposição

Cine Olho

Intervenção cinematográfica que remete às primeiras exibições do cinema mudo a partir de trechos de filmes realizados entre 1896 a 1930. A instalação traz três caixas com um pequeno furo por onde o público pode observar cenas inusitadas deste cinema de atrações como: Os Primeiros Beijos, os Primeiros Monstros e os Primeiros Efeitos Especiais.
Sesc Bom Retiro (Alameda Nothmann, 185). De terça a sexta, das 9h às 20h30; sábado, das 10h às 18h30; domingo, das 10h às 17h30; Grátis. Até 03/05.