Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Túnel do Tempo: Mais rigor contra homicídios qualificados



Luís Alberto Alves

Lei mais rigorosa:  Em 8 de setembro de 1994,  presidente Itamar Franco (foto) sanciona lei que pune com mais rigor os homicídios qualificados e cometidos por grupos de extermínio, classificados como hediondos.

Radiografia de Sampa: Rua Tobias Barreto



Luís Alberto Alves

 O escritor Tobias Barreto de Menezes nasceu em Sergipe, em 07 de junho de 1839. Fez seus primeiros estudos na terra natal, ingressando no Seminário da Bahia. Depois matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, onde se diplomou em 1869. Mediante concurso, alcançou a nomeação para professor da Faculdade, lecionando Filosofia do Direito, Direito Público e Direito Comercial.

 Profundo conhecedor da língua alemã e admirador dessa cultura, que para ele era a melhor do mundo, publicou dois livros nesse idioma e de suas obras destacam-se: "Estudos de Filosofia e Crítica", "Questões Vigentes de Filosofia e de Direito" e "Discursos e Polêmicas". Fazia, também, poesias, e tão fascinantes na forma que o exigente Silvio Romero escreveu: "É um dos maiores poetas que o Brasil tem possuido".

  Intitulou uma das coletâneas de versos: "Dias e noites". Muito querido dos estudantes, passava por eles aflitos e na hora de exame e sorria: "Minha norma é nunca reprovar". De fato, para agradar a seus alunos, lutava com a própria Congregação da Faculdade. Inteligência realmente superior, com a capacidade de dominar os assuntos mais diversos desde a música até a filosofia. Faleceu em Recife, em 27 de junho de 1889. A Rua Tobias Barreto (foto) fica na Mooca, Zona Leste de SP.


Geral: Brasil poderá produzir cerca de 120 milhões de etanol por ano




 Luís Alberto Alves

 O etanol de segunda geração (2G), produzido a partir do processamento do bagaço e da palha de cana-de-açúcar, poderá se tornar um dos combustíveis mais competitivos do mercado nos próximos anos. 

A implementação da nova tecnologia trará, principalmente, aumento no número de empregos, bem como maior movimentação financeira na cadeia produtiva do etanol, além de atender as demandas nacionais e internacionais. A infor
mação é da pesquisadora da Embrapa Agroenergia, Dasciana Rodrigues. Ela destaca, também, que o Brasil poderá produzir aproximadamente 120 milhões de litros de etanol por ano.

A Granbio - a empresa de biotecnologia industrial - acredita que a nova tecnologia vai dobrar a fabricação brasileira de etanol em 20 ou 30 anos. “Usando somente palha e bagaço, é possível aumentar em 50% a capacidade de produção do combustível, sem a necessidade de ampliar as áreas plantadas do canavial”, diz a empresa.

 Para a Granbio, a técnica minimizará os impactos de crise no setor sucroenergetico. “Com os avanços da tecnologia e acesso à biomassa, será possível maior geração do 2G”. E, na mesma linha, a pesquisadora Dasciana Rodrigues, acrescenta que a matéria-prima utilizada na fabricação do combustível, além de ser renovável e abundante, está disponível em muitas regiões do País. 

 Em entrevista ao Universo Agro, a empresa explica ainda que os custos de produção e comercialização serão menores. “Isso ocorre devido ao baixo preço da matéria-prima. À medida que a fábrica atingir 100% de sua capacidade, alcançaremos um custo mais competitivo que o do etanol de primeira geração”, informou a Ganbrio.

 Por outro lado, o coordenador do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de bioetanol (CTBE), Antônio Bonini, ressalta que o 2G enfrenta algumas dificuldades. “Os principais desafios são: a logística, produção de enzimas e operação do processo”, diz. Algumas matérias-primas como: sorgo e resíduos florestais, também, podem ser utilizadas na elaboração do etanol de segunda geração. “O ideal é que o material esteja disponível em grandes quantidades e com preços baixos”, finalizou Bonini.

A tecnologia do etanol 2G será um dos temas abordados durante 14ª Conferência Internacional sobre Açúcar e Etanol, que acontece nos dias 20 e 21 de outubro no Grand Hyatt Hotel em São Paulo. Mais informações sobre o evento acesse:http://www.conferenciadatagro.com.br/ 


Geral: Saias longas se destacam na coleção de Primavera da Mineral Kids



Redação

A Primavera pede peças leves e fresquinhas e, para a estação das flores as saias longas chegam com força total na coleção da Mineral Kids. São duas opções super coloridas e estampadas, que garantem o estilo das meninas.

Queridinhas no mundo da moda, as saias longas são tendência e podem ser usadas de diversas maneiras, criando looks para qualquer ocasião. Para as meninas brincarem livremente a Mineral Kids mantém o conforto das peças, deixando-as livres para aproveitar cada momento. A dica é usar as saias com uma camiseta lisa, finalizando com um cintinho. O visual fica moderno e divertido.

Preços: - Saia longa em meia malha leve com estampa digital - Tamanhos 4, 6 e 8 - R$ 49,90 e tamanhos 10, 12, 14 e 16 - R$ 59,90


Artigo: Mesada é ferramenta importante para educar financeiramente as crianças



Crianças precisam aprender o valor do dinheiro 
Reinaldo Domingos*

 A Educação Financeira para as crianças deve começar desde cedo. Assim, além da escola, os pais possuem um papel fundamental nesse processo. Mas, como os pais podem fazer isso? São várias as formas, uma delas é a mesada. Para os pais que ainda não disponibilizam esta ferramenta, está na hora de repensar e começar a planejar para falar com os filhos sobre o tema, sendo importante sempre ter em mente algumas questões.

  A primeira dúvida em relação a esse tema é a idade com que a criança deve iniciar o contato com o dinheiro. Isso dependerá de cada caso, entretanto, a partir dos três anos, quando a criança começa a demonstrar desejos próprios, já é o momento de iniciar a analisar a melhor forma de inserir a educação financeira (não a mesada), mostrando o processo de troca do dinheiro por produtos.

  A mesada efetivamente deve ser pensada por volta dos sete a oito anos, quando os jovens já estiverem acostumados com o contato com o dinheiro. Contudo, cuidados devem ser tomados para que esse artifício realmente atinja a sua finalidade.

Um deles é definir o valor da mesada. É simples: durante um mês, sem que a criança perceba, anote todo o dinheiro que dá para o seu filho, inclua lanche escolar, passeios, compra de jogos, enfim, todos os gastos da criança.

 Com esse número em mãos, chegou a hora de chamar a criança para uma conversa franca. Diga a ela que, por já estar crescendo, chegou o momento de ela mesmo controlar seu próprio dinheiro e que começará a dar uma mesada.

 Dê apenas 50% do valor total dado a ela no mês e informe que a criança terá que se organizar com esse valor. Ela, com toda a certeza, ficará feliz, pois achará o montante bastante alto. Mas reforce que esse dinheiro terá que dar para os próximos 30 dias.

 E fale mais: por ser um ótimo filho ou filha, os pais resolveram realizar alguns desejos e peça que ela relacione no mínimo três desses, um de curto prazo, até três meses, um de médio, até seis meses e um de longo, até um ano. Explique que o mesmo valor que receberá da mesada também terá para os desejos e sonhos.

 Com isso, ela saberá que todo o dinheiro que ela receber, deverá ser separado metade para desejos e metade para o consumo (doces, passeios, lanches).

 Se tiver mais de um filho, para cada um deles, a decisão do valor e a conversa deve ser feito individualmente, adequando à realidade dos mesmos. Lembre-se: as crianças são semelhantes, mas nunca iguais, quando o assunto é dinheiro.

  É fundamental também mostrar aos jovens a importância de conquistar os valores que recebem.
Mas faço um alerta: não é interessante associar esse dinheiro ao desempenho escolar, pois o estudo deve ser incentivado pela importância que ele terá para a vida. Uma criança que só estuda para garantir a mesada no fim do mês poderá ter um rendimento muito baixo e, se, por algum motivo, a família deixar de ter condições de oferecer, isso afetará o desenvolvimento intelectual.

Outro ponto relevante é que não se deve complementar com frequência a falta de dinheiro ocasionada pela má administração da mesada. Muitas crianças e adolescentes gastam além da conta e passam a recorrer sistematicamente aos pais para conseguir mais dinheiro. Se os pais cedem aos pedidos, não ensinarão a controlar os impulsos, criando a ilusão de que pode gastar sem limites. A consequência disso será na fase adulta, quando utilizarão o crédito fácil como complemento salarial.

 Chamo atenção para um ponto imprescindível que é o de, desde o primeiro mês de vida da criança, junto com a certidão de nascimento, já se deve abrir uma previdência privada Junior para essa criança, com a qual se garantirá projetos de vida, como uma faculdade, um intercâmbio, um carro e sua própria aposentadoria sustentável.

 Mostre a seu filho a importância de priorizar os seus desejos e faça-os entender que, para realizá-los, será sempre necessário guardar parte do dinheiro que passa pelas suas mãos.

*Reinaldo Domingos   é educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.

Variedades: O novo campeão de DJs do mundo é selecionado no Azerbaijão


Redação

 O mundo dos DJs tomou conta de Baku, capital do Azerbaijão, por seis dias de batalhas intensas e performances especiais únicas dos melhores profissionais da cena DJing. No fim só pode haver um vencedor e neste ano não foi um novato: o terceiro lugar do ano passado, o alemão Eskei83.

 Entre os seis finalistas da batalha, que chegou ao fim no Crystal Hall, estava a paulistana Cinara, que apresentou um set com ideias criativas, habilidade e fez a pista do clube ferver. Além dela, DJ Flip (Irlanda), DJ Twist (Azerbaijão), DJ Trayze (EUA), Eskei83 (Alemanha) e Carlo Atendido (Filipinas) apresentaram aos juízes e ao público um set de 15 minutos. No final, com experiência e atitude, o alemão Eskei83 (foto) saiu campeão. Com uma mistura de precisão técnica, seleção musical impecável e coragem, ele incorporou tudo que é necessário para ser o campeão do Red Bull Thre3Style.

 Fora das competições, os fãs viram performances comandadas por alguns dos DJs mais famosos do mundo, como o DJ Jazzy Jeff e Krafty Kuts, além de duas apresentações raras do grupo californiano The Invisible Skratch Piklz em importantes clubes e lugares históricos de Baku.

 "Foi um aprendizado que vai ser muito útil pra enriquecer ainda mais o meu set do ano que vem", diz a competidora Cinara após a batalha. "Aqui em Baku, aprendi a ter um feeling pra tocar para um público que eu não conhecia, além de prestar atenção e usar como referência sets de DJs que viajam o mundo inteiro e sabem como tocar para qualquer pista. Fora as palestras e workshops que tivemos todos os dias. Está tudo armazenado aqui, nesta convivência diária. Até entender a escolha dos juízes, pode me ajudar no ano que vem", complementou a competidora brasileira.


Variedades: Turma da Mônica apresenta Musical neste sábado (13) em São Paulo


Canções típicas acompanharão os personagens de Maurício de Sousa

Redação


 O espetáculo Mônica Mundi – Uma volta ao mundo com a Turma da Mônica volta a São Paulo neste sábado, 13 de setembro. Ótima opção de entretenimento infantil de qualidade para toda a família, o musical leva o público a conhecer, de forma lúdica, educativa e divertida, as mais diversas culturas e países. Tudo isso embalado com canções típicas e sem sair da cadeira! Com temporada no novo Theatro NET SP, localizado no Shopping Vila Olímpia, é a segunda vez que a superprodução com a Turma da Mônica estará na metrópole. O musical já passou por Rio de Janeiro, em temporada de sucesso em 2013, e Vitória/ ES em 2014. 

A produção é um convite a todos para uma inesquecível volta ao mundo com a Turma da Mônica, sem precisar de passaportes. Tradições de países como Portugal, Itália, Japão, França, Estados Unidos, África, Arábia, Grécia e do nosso Brasil se tornam pura diversão nesta linda viagem educativa e cultural. Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento e Jeremias estão prontos para o embarque.

 O espetáculo será apresentado até 16 de novembro, aos sábados e domingos, às 16h. Os valores dos ingressos variam de R$ 25,00 (meia Balcão) a R$ 100 (inteira Plateia Central) e podem ser adquiridos no site da Ingresso Rápido e na bilheteria do teatro. http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=35758. Clientes Porto Seguro e acompanhante contam com desconto de 20% no valor dos ingressos. 

Serviço: MÔNICA MUNDI - UMA VOLTA AO MUNDO COM A TURMA DA MÔNICA
Data: 13/09 a 16/11 (Sábados e Domingos)
Horário: 16h00
Duração: 60 minutos de espetáculo e mais 15 minutos de intervalo
Classificação: Livre
Local: Theatro NET São Paulo
Capacidade: 799 lugares
Endereço: Rua Olimpíadas, 360 – 5º andar, São Paulo / SP - Shopping Vila Olímpia
Realização: Mauricio de Sousa AO VIVO.

Ingressos:
Plateia central – R$100,00 (inteira) e R$50,00 (meia)
Plateia lateral – R$80,00 (inteira) e R$40,00 (meia)
Plateia Petrobras – R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia)
Balcão Nobre – R$70,00 (inteira) e R$35,00 (meia)
Balcão – R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia)
*Clientes Porto Seguro tem 20% de desconto
*Clientes Net tem 50% de desconto.

Telefone para vendas: 11 4003.1212
Horário de funcionamento da bilheteria: De 2ª a domingo, das 10 às 22h, inclusive feriados. (Piso Térreo do Shopping Vila Olímpia)
Estacionamento: sim
Acesso para portadores de necessidades especiais: sim


Variedades: Parque da Juventude será palco da 3ª edição do JovemFest



A Banda Cine é um dos destaques do evento

Redação

 A 3ª edição do JovemFest vai acontecer no dia 21 de setembro (domingo) das 10h às 17h no Parque da Juventude,  Zona Norte de São Paulo. O objetivo do evento, que tem entrada franca e cujo público estimado é de 5 mil pessoas, é oferecer aos jovens um dia inteiro em contato com a arte, cultura, entretenimento, para que ele tenha a oportunidade de ampliar seu repertório e vivenciar experiências e conteúdos que possam contribuir com a sua formação.

 O JovemFest será um encontro com várias tribos, onde vai rolar tudo sobre a cultura jovem. Serão realizadas oficinas gratuitas de fotografia, empreendedorismo e comportamento, clínicas de Patins, Skate e de DJ’s no ônibus balada, além de aulões de dança como: Street Dance, Hip Hop e Sertanejo Universitário.

 Também haverá a tradicional Batalha de Mc’s e apresentação de fanfarras universitárias e uma palestra especial sobre Aprendizagem Acelerada, com a especialista em comportamento jovem, a psicoterapeuta Myriam Durante. O JovemFest também terá muita música, com os sucessos da consagrada banda Teen, Cine e com o carisma dos garotos da boy band One Play.

 Durante o evento, será gravado um “Flash Mob” e uma mega gincana entre o público jovem para concorrer aos primeiros convites Vip’s do Prêmio Jovem Brasileiro 2014, que acontecerá no dia 11 de novembro no Anhembi. Com apresentação de Adriane Galisteu e Rodrigo Faro, o Prêmio Jovem Brasileiro também terá show da cantora Anitta e as atrações: Banda Fly e EkMuzik. A entrada no JovemFest é gratuita aos jovens de todas as idades, que poderão ir de bike, patins e skate para um dia de muita agitação.

 O JovemFest faz parte das ações do Prêmio Jovem Brasileiro, que tem como principal objetivo principal, a valorização do protagonismo jovem na sociedade. “Os jovens participam do PJB votando muito nos seus artistas preferidos. O JovemFest é um dia em que pedimos para que os jovens saiam da frente do computador e venham aprender sobre empreendedorismo ou mesmo curtir um show musical” afirma Guto Melo, idealizador dos projetos.

Mais informações, no site www.premiojovem.com.br ou www.facebook.com/jovemfest2014

Serviço:
3º JovemFest
Data: 21 de setembro
Local: Parque da Juventude - Av. Zaki Narchi, nº 1309.
Horário: Das 10h às 17h


Programação JovemFest

10h00    Abertura do evento
                Clínica de Patins
                Clínica de Skate
11h00    Apresentações – Cia de Dança Agito Cultural (Palco)
11h30    Ônibus balada - Oficina de DJ - Porto Seguro AutoJovem
12h00    Oficina de Fotografia (Espaço Cultural)
13h00    Aulão de Street-dance (Palco)
13h30    Ônibus balada - Oficina de DJ - Porto Seguro AutoJovem
14h00    Flash Mob
14h30    Ônibus balada - Oficina de DJ - Porto Seguro AutoJovem
                 Aulão de Dança (Sertanejo Universitario)
13h30    Oficina Aprendizagem Acelerada com a psicoterapeuta Myriam Durante
15h00    Dupla Neto & Diego
15h30    Ônibus balada - Oficina de DJ - Porto Seguro AutoJovem
                Banda One Play
16h00    Show Principal - Banda Cine
16h30    Ônibus balada - Oficina de DJ - Porto Seguro AutoJovem
17h00    Balada Jovem
DJ’s + Performances